Jornalistas&Cia 1538

Edição 1.538 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa n Líder do mercado de PR nos últimos 15 anos, tendo faturado em 2024 pouco mais de R$ 735 milhões, segundo o Ranking do Anuário da Comunicação Corporativa, a FSB Holding anunciou na última semana a aquisição, com recursos próprios, de 80% do controle da Calia Publicidade e Propaganda, num movimento que mostra a aceleração do grupo em direção ao mercado publicitário. Tanto que já projeta, com essa aquisição, acumular um volume de compra de mídia em 2026 da ordem de R$ 700 milhões. u O novo negócio surge no rastro de outros dois concluídos em seis meses: a compra, em junho, de uma participação minoritária na Santeria, marcando a entrada no setor de produção; e a aquisição em agosto do controle integral da Jotacom, agência full service focada em digital, e na qual tinha já participação majoritária de 60% desde 2022. u Com 29 anos de mercado, a Calia figurou na 24ª posição em compra de mídia em 2024, segundo dados do Cenp-Meios, tendo como clientes, entre outros, Caixa Econômica Federal, Embratur, Confederação Nacional do Comércio e Ministério da Saúde. Em relação ao board da Calia, Gustavo Mouco permanece como sócio e líder da agência, com base em Brasília; Humberto Pandolpho, atual presidente, passa a integrar o conselho de publicidade da FSB Holding; e o VP José Augusto Nigro segue na operação. u Com a nova aquisição, a FSB Holding passa a reunir 12 empresas que atuam de forma integrada em gestão de reputação, comunicação e marketing: as agências FSB Comunicação, Loures Consultoria e Giusti Creative PR, na área de PR; Jotacom e Calia (publicidade e digital); Seta (relações institucionais e governamentais); Beon (sustentabilidade); Nexus (pesquisa e inteligência de dados); Santeria (produção audiovisual); Deck (influência reputacional); Involv (comunicação interna e marca empregadora); e Bússola (plataforma de conteúdo). E mais... n O empresário André Esteves, chairman do BTG Pactual, foi o convidado de estreia do projeto RepCast, lançado nessa terça-feira pela FSB Holding, dedicado a debater reputação, liderança e os bastidores das decisões que impactam o mercado. A conversa foi lugar às intranets, vídeos e portais digitais, mas o propósito continua o mesmo: formar leitores do mundo organizacional, pessoas capazes de compreender não só o que fazem, mas por que fazem”. u Essas revistas e boletins eram, de certo modo, segundo ele, a literatura do trabalho: “Elas criavam heróis anônimos, exaltavam conquistas produtivas, narravam histórias de superação e pertencimento. O trabalhador, ao se ver impresso, na capa, na foto, no depoimento, tornava-se personagem e leitor da própria história. Era o início de uma nova identidade: o operário leitor, figura central na cultura da comunicação empresarial brasileira. Quem lê, compreende o próprio papel na engrenagem; quem lê, fala; quem lê, participa. O leitor que a fábrica construiu”. u Ao concluir, Nassar salienta: “A alfabetização promovida pela comunicação empresarial extrapolou os muros da fábrica. Ela começou a formar cidadãos. Ao ensinar o operário a decifrar o boletim, a empresa ensinava, indiretamente, a ler o mundo, dentro da assimétrica relação capital e trabalho, a interpretar o jornal, a entender a cidade, a participar do sindicato, da comunidade, a votar. A Aberje transformou essa pedagogia industrial em filosofia institucional: comunicar é educar, educar é integrar, integrar é civilizar”. u Leia a íntegra aqui. E mais... n A Abradi-RS realizará nesta quintafeira (13/11), na Fábrica do Futuro (Rua Câncio Gomes, 609, Porto Alegre), às 18h, o evento Planejar 2026: a vez da estratégia, evento gratuito voltado a profissionais e lideranças de agências, consultorias e equipes de marketing. As inscrições podem ser feitas neste link. Pelo mercado Com a aquisição da Calia, FSB Holding avança na publicidade Em seis meses, esse foi o terceiro grande movimento do grupo, que agora passa a contar com 12 marcas em sua estrutura de negócios

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