Edição 1.522 - pág. 8 ANOS n O Google está testando novos recursos com inteligência artificial no Discover, ferramenta que exibe conteúdo personalizado para os usuários com base em seus interesses e atividades na web. A ideia é utilizar a IA para fazer resumos de notícias publicadas por sites de veículos jornalísticos. O problema é que esse recurso tem o potencial de diminuir drasticamente a audiência desses mesmos sites de notícias. As conclusões são do Núcleo Jornalismo. u Segundo a reportagem do Núcleo, diversos sites dos Estados Unidos especializados em tecnologia, como PC Mag, 9to5Google e Android Police, noticiaram que o Google está testando esse novo recurso com inteligência artificial. Porém, o Núcleo explicou que esses resumos de notícias que passarão a ser exibidos na ferramenta do Google vão reduzir significativamente o número de cliques nos links e sites de veículos jornalísticos. Se todo o conteúdo que as pessoas buscam for disponibilizado para elas via esse recurso do Google, elas não verão necessidade de clicar nos links dos sites noticiosos, o que reduzirá drasticamente a audiência. u Leia a reportagem completa do Núcleo aqui. n O Instituto Reuters para o estudo do jornalismo, da Universidade de Oxford, divulgou no mês passado o seu Relatório de Notícias Digitais 2025, que traz análises, dados e as principais tendências do mercado do jornalismo e da comunicação ao redor do globo. No caso do Brasil, um dos destaques do relatório foi o aumento no uso de inteligência artificial (IA) nas redações. u O estudo explicou que a IA tem sido cada vez mais utilizada em diferentes frentes dentro das redações brasileiras, como na tradução de artigos; em converter conteúdo escrito em vídeos curtos; e na produção de insights a partir de grandes quantidades de dados não estruturados. Um exemplo citado pelo relatório é o do jornal O Globo, que publicou uma série de reportagens baseadas em 600 mil discursos proferidos na Câmara dos Deputados e no Senado entre 2001 e 2024. Durante quatro meses, os jornalistas de O Globo utilizaram inteligência artificial para avaliar e analisar mais de 255 milhões de palavras e expressões utilizadas nesses discursos. u O relatório destaca, porém, que o uso dessa tecnologia por parte dos veículos jornalísticos é sempre feito de forma limitada, controlada e sob supervisão humana direta. Alguns dos principais grupos de mídia do País, como o Grupo Estado e o Grupo Globo, publicaram diretrizes sobre o uso da tecnologia. u Outro recorte destacado pelo Instituto Reuters é o aumento do uso de chatbots como fonte de informação no Brasil. Cerca de 9% dos brasileiros utilizam tecnologias do tipo para buscar informações. Em 2025, o meio mais utilizado pelos brasileiros para isso são veículos digitais, utilizados por 78% dos participantes da pesquisa. Na sequência, aparecem as redes sociais, que servem como fonte de informação para 54% dos brasileiros. E cerca de 45% dos participantes informam-se via grandes emissoras de TV. u Confira mais dados do relatório aqui. E leia mais sobre o Relatório de Notícias Digitais 2025 em MediaTalks by J&Cia. Nacionais Relatório do Instituto Reuters indica aumento do uso de IA nas redações brasileiras Nova ferramenta de IA do Google pode reduzir audiência de sites noticiosos, diz Núcleo Markus Spiske/Unsplash Christin Hume/Unsplash
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