Jornalistas&Cia 1522

Edição 1.522 - 23 a 29 de julho de 2025 ANOS 100 Admirados JORNALISTAS Brasileiros 1º turno dos +Admirados Jornalistas Brasileiros termina nesta quinta-feira (24/7) Prêmio Jatobá PR abre cinco categorias para cases da América Hispânica Detalhes serão apresentados na próxima quarta-feira (30/7), em café da manhã no Renaissance Hotel, em São Paulo. Pág. 12 Karla Mendes é primeira brasileira a vencer o Prêmio Oakes de Jornalismo Ambiental Repórter investigativa da Mongabay no Brasil, ela venceu com uma investigação que revelou a explosão de gado ilegal e crimes ambientais na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Pág. 5 Fábio Nascimento Premiação, que retorna em 2025 como parte das celebrações dos 30 anos de J&Cia, reconhecerá os 100 +Admirados Jornalistas do Brasil. Vote! Pág. 4

Edição 1.522 - pág. 2 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 22 – Edições 1.071 a 1.121 (out/2016 a set/2017) Reputação é resultado e vice-versa Alguns acontecimentos históricos ficam marcados para sempre na memória. O movimento Diretas Já; a queda do Muro de Berlim; o fim do apartheid na África do Sul; os ataques de 11 de setembro de 2001; a pandemia de Covid-19. Em comum a todos estes − e tantos outros episódios que mudaram, cada um à sua maneira, o rumo da história − sempre esteve presente a imprensa, com seu papel social de registrar os fatos e levar informação de qualidade para as pessoas. No final de novembro de 2016, porém, um grupo de jornalistas não foi apenas testemunha ocular, mas também vítima de um trágico acidente que chocou o mundo e que será lembrado para sempre: a queda do avião da Chapecoense. A equipe catarinense disputaria em 30 de novembro o primeiro jogo da final da Copa Sulamericana, na Colômbia, contra o Atlético Nacional (ed. 1079 e 1080). Entre atletas, imprensa, dirigentes, convidados e tripulação, o voo 2933 da LaMia, que partiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín, e que caiu instantes antes do pouso, levava 77 pessoas e fez 71 vítimas fatais. Destas, 21 eram profissionais de comunicação, número maior inclusive que o de atletas. Na delegação de imprensa que seguia no voo estavam seis profissionais da Fox Sports, detentora dos direitos de transmissão da competição: o repórter Victorino Chermont, o cinegrafista Rodrigo Santana, o narrador Deva Pascovicci, o produtor Júnior Lilacio, e os comentaristas Paulo Julio Clement e Mario Sergio Pontes Paiva, este último também ex-jogador. J&Cia Ano 22: uma das mais tristes manchetes de Jornalistas&Cia Pela RBS de Santa Catarina (atual NSC) embarcaram o repórter Giovane Klein Victoria, o técnico de externa Bruno Silva e o cinegrafista Djalma Neto, além dos também repórteres André Podiacki, do Diário Catarinense, e Laion Espindula, do GE SC. Completavam a lista os repórteres Guilherme Marques e Guilherme Laars, e o cinegrafista Ari Araújo Jr., da TV Globo; Renan Agnolin e Jacir Biavatti, da RIC TV Record de Chapecó; Gilberto Pace Thomaz, assessor de imprensa da Chapecoense; e os jornalistas Fernando Schardong, Edson Ebeliny, Gelson Galiotto, Douglas Dorneles, que atuavam em emissoras de rádio da região de Chapecó.

Edição 1.522 - pág. 3 ANOS Ano 22 – Edições 1.071 a 1.121 (out/2016 a set/2017) A tragédia só não vitimou mais jornalistas porque Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital FM, foi uma das seis pessoas resgatadas com vida, enquanto Ivan Carlos Agnoletto, da Rádio Súper Condá, que deveria ter embarcado no mesmo voo e chegou a constar na lista dos passageiros, foi impedido de última hora por problemas com seu documento de identidade. Carnaval do Rio também fez vítimas Três meses após a queda do avião da Chapecoense, mais uma cobertura que era para ser de um momento de alegria transformou-se em tragédia. Desta vez foi no Carnaval do Rio de Janeiro, quando um carro alegórico da Paraíso da Tuiuti, primeira escola a desfilar pelo Grupo Especial de 2017, perdeu o controle e bateu nas grades que separavam as arquibancadas da pista, ferindo 20 pessoas, oito delas jornalistas (ed. 1091). Alguns dos feridos permaneceram internados ou em tratamento por meses. O caso mais grave foi o de Elizabeth Ferreira Jofre, da Ação FM. Mais conhecida como Liza Carioca, a radialista de 55 anos teve fratura exposta na perna e fratura na bacia. Depois de dois meses internada no Hospital Souza Aguiar, e sete cirurgias, ela foi transferida às pressas para o Quinta D’Or após seu estado de saúde se agravar, mas acabou morrendo quatro dias mais tarde de septicemia (ed. 1100). Novos lançamentos movimentam o Jornalismo Apesar de tantos reveses, o 22º ano de Jornalistas&Cia noticiou muitas novidades positivas ao mercado, a começar pela redução na frequência e quantidade de demissões em massa que haviam assolado as redações nos anos anteriores. A descontinuidade de publicações também diminuiu, com exceção às versões impressas do Jornal da Noite (ed. 1071) e da revista Quem (ed. 1111), e do encerramento das atividades das rádios Bradesco Esportes (ed. 1091 e 1093) e Estadão (ed. 1093) e da revista Casa e Comida (ed. 1104). Na contramão, o mercado de mídia digital independente seguiu em franco crescimento, como apontou um relatório da SembraMedia em parceria com a Omidyar Network (ed. 1112). Neste novo cenário, diversos projetos, a maioria comandada por jornalistas, foram apresentados ao mercado. Lançado oficialmente alguns meses antes, o Poder360 vivia um novo momento, agora com a dedicação total de seu fundador, Fernando Rodrigues, que havia saído do UOL (ed. 1083). Paralelamente, Pedro Doria anunciava o lançamento da plataforma Meio (ed. 1072), Dimmi Amora criava a Agência iNFRA (ed. 1100 e 1115), Paulo Werneck e Fernanda Diamant apresentavam o projeto da revista de literatura Quatro Cinco Um (ed. 1099), Alzira Rodrigues, Decio Costa e George Guimarães lançavam o site AutoIndústria (1106), e Boris Feldman, o portal Auto Papo (ed. 1120). Entre os principais conglomerados de comunicação, o destaque positivo foi o Grupo RBS, que, inspirado no modelo consagrado pela equipe Spotlight, do jornal americano Boston Globe, cuja história venceu o Oscar de Melhor Filme de 2016, lançou seu Grupo de Investigação (ed. 1080 e 1106). Comandado pelo editor Carlos

Edição 1.522 - pág. 4 ANOS Ano 22 – Edições 1.071 a 1.121 (out/2016 a set/2017) Etchichury, o GDI era formado por nove experientes e premiados repórteres. Faziam parte da equipe inicial do projeto Adriana Irion, Carlos Rollsing, Humberto Trezzi e José Luís Costa, de Zero Hora; Jeniffer Gularte, do Diário Gaúcho; Cid Martins, da Rádio Gaúcha; e Giovani Grizotti, Jonas Campos e Fábio Almeida, da RBS TV. Outra novidade por lá foi a unificação dos sites da rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora, que resultou no nascimento do portal GaúchaZH (ed. 1120). Mercado de comunicação ganha mais um prêmio Um levantamento inédito produzido no final de 2016 pela Mega Brasil identificou a presença de 1.061 agências de comunicação no Brasil (ed. 1079). De olho nesse mercado em franco crescimento, a Jornalistas Editora, que publica este Jornalistas&Cia, em parceria com as empresas Business News, Maxpress e Mega Brasil, lançou em 2017 o prêmio Jatobá PR. O intuito da premiação, que segue ativa até os dias atuais, é reconhecer cases brasileiros e internacionais produzidos pelas agências de Relações Públicas (ed. 1113). A iniciativa foi mais uma tacada certeira de J&Cia no intuito de seguir valorizando o trabalho de excelência dos profissionais do setor, agora dos dois lados do balcão. Meses antes, outro lançamento de sucesso foi o do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças (ed. 1071 e 1078). Inspirado na eleição dos +Admirados Jornalistas Brasileiros, promovida nos anos de 2014 e 2015, a iniciativa reconheceu em sua primeira edição Miriam Leitão como a +Admirada Jornalista do Ano. Miriam, a propósito, também obteve posição de destaque no Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2016. De acordo com a pesquisa, que chegava naquele ano à sua quinta edição, a jornalista do Grupo Globo apareceu na liderança dos +Premiados Jornalistas da História, empatada com Eliane Brum, que também liderou naquele ano o recorte dos +Premiados Jornalistas do Ano, desta vez empatada com Natalia Viana, da Agência Pública (ed. 1082 e 1084). Últimas n Termina nesta quinta-feira (24/7) o primeiro turno do prêmio Os 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros. Nesta fase, o colégio eleitoral formado por jornalistas e profissionais de comunicação poderá indicar livremente até dez nomes de sua admiração, de qualquer veículo, plataforma e região do País. u Os nomes mais citados serão classificados para o segundo turno, que terá início na próxima semana, onde os eleitores poderão escolher os cinco profissionais de sua preferência, do 1º ao 5 º colocado. u “Mais do que uma premiação, o 100 +Admirados é um gesto coletivo de reconhecimento a quem honra diariamente a missão de informar com ética, coragem e profundidade”, destaca Eduardo Ribeiro, diretor deste Jornalistas&Cia e idealizador do projeto, que retorna em 2025 para celebrar os 30 anos da newsletter. “Num momento em que o jornalismo enfrenta ataques, descrédito e transformações profundas, celebrar os profissionais mais admirados do País é também afirmar, com todas as letras, que sem imprensa livre não há democracia possível”. u Realizada nos anos de 2014 e 2015, a eleição consagrou nessas duas edições Ricardo Boechat como o +Admirado Jornalista do Ano. Apesar do hiato de dez anos, ela deu origem nessa última década a sete premiações segmentadas: +Admirados da Imprensa Automotiva; Imprensa de Economia, Negócios e Finanças; Imprensa de Tecnologia; Imprensa Esportiva; Imprensa do Agronegócio; Imprensa de Saúde, 1º turno da eleição dos +Admirados Jornalistas Brasileiros termina nesta quinta-feira (24/7) Premiação, que retorna em 2025 como parte das celebrações dos 30 anos de J&Cia, reconhecerá os 100 +Admirados Jornalistas do Brasil 100 Admirados JORNALISTAS Brasileiros

Edição 1.522 - pág. 5 ANOS n A Unilever confirmou apoio à 3ª edição do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que será realizada em 10 de novembro, às 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia acontece por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel. u Parceria de Jornalistas&Cia com as plataformas 1 Papo Reto, Neo Mondo e a Rede JP (Jornalistas pela Diversidade na Comunicação), a premiação valoriza profissionais negros e negras que se destacam na imprensa brasileira, com eleição feita em dois turnos por jornalistas e profissionais da comunicação. u Serão reconhecidos os 50 +Admirados do País, além de destaques em três categorias temáticas: Profissionais de Imagem/Vídeo, Veículo Geral e Veículo Liderado por Jornalistas Negros. Também serão anunciados o Decano e a Decana do Jornalismo e o(a) Jornalista Revelação de 2025. A lista dos +Admirados por região será revelada durante a cerimônia. O primeiro turno de votação terá início em 6 de agosto. u Empresas interessadas em apoiar a iniciativa podem entrar em contato com Vinicius Ribeiro pelo e-mail vinicius@ jornalistasecia.com.br. Ciência e Bem Estar (com patrocínio exclusivo do Hospital Israelita Albert Einstein); e Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira (em parceria com os sites 1 Papo Reto e Neomondo e a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação). u Participe, dê seu voto e seu apoio ao Prêmio Os 100+ Admirados Jornalistas Brasileiros. Vote aqui! Grupo Nexcom e Assaí também associam suas marcas ao prêmio n O Grupo Nexcom e a rede de atacarejo Assaí confirmaram suas participações na homenagem aos +Admirados Jornalistas Brasileiros. Com esses novos apoios, a iniciativa passa a contar com seis empresas associadas: Grupo Nexcom, Syngenta e Uber, como patrocinadoras, e Assaí, Cogna e JTI, como colaboradoras. Empresas interessadas em associar suas marcas à premiação e à cerimônia de entrega dos certificados e troféus, marcada para setembro, podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected] e 1199244-6655). Unilever apoia a 3ª edição do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras Últimas Karla Mendes é primeira brasileira vencedora do Prêmio Oakes de Jornalismo Ambiental da Universidade de Columbia n Karla Mendes, repórter investigativa da Mongabay no Brasil, acaba de se tornar a primeira brasileira vencedora do prêmio John B. Oakes de Excelência em Jornalismo Ambiental, da Universidade de Columbia, EUA. Karla venceu com uma investigação que revelou a explosão de gado ilegal e crimes ambientais na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, em meio a um número recorde de assassinatos de indígenas Guajajara. u “A reportagem de Mendes é um feito extraordinário de documentação, multimídia, jornalismo de dados, mapeamento e análises”, escreveram os jurados do prêmio, anunciado em 23 de julho pela Universidade de Columbia, em Nova York. “Mendes arriscou sua vida várias vezes para fazer a reportagem em campo, passando por áreas dominadas pelos criadores de gado para chegar à Arariboia, uma das áreas mais perigosas do mundo”.

Edição 1.522 - pág. 6 ANOS n Apresentado ao mercado em 17/7, após quase um ano de estudos e reflexões sobre a necessidade de apoiar com consistência e efetividade a causa do antietarismo no Brasil, o Movimento bstory – A experiência que transforma traz consigo um importante diferencial: a interação e integração com o segmento da comunicação corporativa, já muito familiarizado com o tema e com longevo relacionamento com organizadores do projeto. u “Nosso desafio inicial será estruturar um Conselho Maestro com nomes da comunicação corporativa, tanto das organizações quanto das agências de comunicação e PR”, diz Paulo Marinho. “E não porque pensamos em focar o Movimento apenas nesse segmento profissional, ao contrário. Priorizamos essa estratégia, essa parceria, por três razões básicas, que contribuirão para fazer o Movimento espraiar-se por todo o espectro produtivo das organizações públicas e privadas: 1) Porque esse é um tema muito caro à imensa maioria dos colegas de comunicação; 2) Porque será certamente para eles uma oportunidade de contribuir de forma efetiva e também simbólica com uma causa nobre; e 3) Pelo próprio perfil desses profissionais, caracterizado pelo olhar diverso, pelo imenso capital de relacionamento e pela atuação transversal nos segmentos produtivos em que atuam”. u Criado em 1994, o Oakes é considerado um dos prêmios mais importantes do jornalismo, reconhecendo contribuições excepcionais para a compreensão do público sobre questões ambientais. Geralmente, esse prêmio é concedido a repórteres de grandes veículos, como New York Times, Reuters e Pro Publica. u Os jurados concederam o prêmio a Karla pelas “provas rigorosamente coletadas que desencadearam uma série inovadora de ações” por Governo Federal, Ministério Público e organizações não-governamentais. Publicada em português, inglês e espanhol, a série foi usada pelo Governo Federal para remover milhares de cabeças de gado da Arariboia. A investigação faz parte da série A madeira do sangue Guajajara, que teve financiamento e apoio editorial da Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center. u O fio condutor da investigação foi o assassinato do guardião da floresta Paulo Paulino Guajajara em novembro de 2019, em uma emboscada de madeireiros na Arariboia. Karla entrevistou Paulo nove meses antes de sua morte para um documentário que codirigiu e que ganhou quatro prêmios internacionais. O Ministério Público Federal usará a série como prova no julgamento do assassinato de Paulo. u A série de reportagens, que também recebeu menção honrosa no Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, foi destacada em uma série da CBC sobre riscos para fazer reportagens na Amazônia. Também foi citada no livro What Will Your Legacy Be?: Conversations With Global Game Changers About the Climate Crisis (Qual o seu legado? Conversas com lideranças sobre a crise climática), de Sangeeta Waldron, que dedicou um capítulo do livro à investigação e à trajetória profissional de Mendes. Karla Mendes Fábio Nascimento Voluntário, antietarista e abrangente, Movimento bstory será inicialmente ancorado nos colegas de comunicação corporativa Liderada pelo Gecom e pelos executivos e irmãos comunicadores Paulo e Daniel Marinho, iniciativa tem como ponto de partida o Prêmio bstory – A experiência que transforma Últimas Paulo Marinho

Edição 1.522 - pág. 7 ANOS Últimas Nacionais n A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, organização voltada à causa da primeira infância, comemora neste ano seis décadas de trabalho. Para celebrar, lançou a Rede Jornalistas pela Primeira Infância, iniciativa que visa a fortalecer e incentivar a cobertura jornalística sobre a primeira infância no Brasil e no mundo. u Os integrantes da rede terão acesso a pesquisas inéditas, dados atualizados, oportunidades de formação especializada e conexões com especialistas e outros profissionais do setor, com o objetivo de valorizar e qualificar o trabalho jornalístico sobre a primeira infância. u “Queremos criar um espaço de troca, fortalecimento e reconhecimento para quem cobre a primeira infância com seriedade e sensibilidade”, declarou Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em texto sobre a iniciativa. “O jornalismo tem o poder de inspirar um olhar mais sensível da sociedade para as múltiplas primeiras infâncias brasileiras. Afinal, cuidar de cada criança é cuidar do País inteiro”. u A idealizadora da rede é Paula Perim, diretora de Sensibilização da Sociedade da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O projeto é tocado por Sheila Calgaro, gerente de Comunicação e de Sensibilização da Sociedade da Fundação; e Luana Rodriguez, assessora de imprensa e analista de comunicação. u Confira a lista completa de jornalistas que integram a rede. u Marinho é quem vai liderar as conversas com o mercado com o objetivo de estruturar o Conselho Maestro e os Conselhos Orquestrais, que atuarão nessa fase inicial na montagem do Prêmio bstory – A experiência que transforma, com suas 15 categorias, 12 delas focadas nos profissionais e ações setoriais, e três nas cadeias produtivas de Comércio, Indústria e Serviço. u Segundo ele, “a meta é chegar nos próximos três meses a 150 membros, abrangendo colegas dos mais de 40 setores da atividade produtiva, que foram agrupados, para efeito da premiação, em 12 categorias e que, por extensão, representarão também Comércio, Indústria e Serviço”. u “Vamos fazer contato com colegas de mais de 400 organizações empresariais e mais de 100 agências de comunicação com convite para participar do Movimento. E estamos confiantes numa adesão crescente pelo que o Movimento poderá aportar, de um lado, à luta contra o etarismo e, de outro, às respectivas carreiras dos colegas que aderirem ao projeto e por extensão à causa”. Quem está à frente do Movimento bstory n O Movimento bstory – A experiência que transforma nasceu de uma parceria entre o Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom) – o mesmo que organiza há nove anos o Prêmio Jatobá PR – e os executivos e irmãos comunicadores Paulo e Daniel Marinho, ambos com grande experiência na comunicação empresarial. u Paulo liderou por pouco mais de 17 anos a comunicação do Banco Itaú e presidiu por um período o Conselho Deliberativo da Aberje, além de ter atuado por cinco anos como repórter do jornal Estado de Minas. Daniel traz em seu currículo passagens por agências como Imagem Corporativa e por organizações como Carrefour, Basf e, por último, Grupo CCR (Metrô Bahia). u O Gecom é integrado pelos executivos Eduardo Ribeiro, Marco Rossi, Helio Garcia e Thales Toffoli, que lideram, respectivamente, as organizações parceiras Jornalistas&Cia, Mega Brasil, Business News e Grupo Boxnet. u Outras informações pelo paulo. [email protected]. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lança a Rede Jornalistas pela Primeira Infância Marisa Howenstine/Unsplash

Edição 1.522 - pág. 8 ANOS n O Google está testando novos recursos com inteligência artificial no Discover, ferramenta que exibe conteúdo personalizado para os usuários com base em seus interesses e atividades na web. A ideia é utilizar a IA para fazer resumos de notícias publicadas por sites de veículos jornalísticos. O problema é que esse recurso tem o potencial de diminuir drasticamente a audiência desses mesmos sites de notícias. As conclusões são do Núcleo Jornalismo. u Segundo a reportagem do Núcleo, diversos sites dos Estados Unidos especializados em tecnologia, como PC Mag, 9to5Google e Android Police, noticiaram que o Google está testando esse novo recurso com inteligência artificial. Porém, o Núcleo explicou que esses resumos de notícias que passarão a ser exibidos na ferramenta do Google vão reduzir significativamente o número de cliques nos links e sites de veículos jornalísticos. Se todo o conteúdo que as pessoas buscam for disponibilizado para elas via esse recurso do Google, elas não verão necessidade de clicar nos links dos sites noticiosos, o que reduzirá drasticamente a audiência. u Leia a reportagem completa do Núcleo aqui. n O Instituto Reuters para o estudo do jornalismo, da Universidade de Oxford, divulgou no mês passado o seu Relatório de Notícias Digitais 2025, que traz análises, dados e as principais tendências do mercado do jornalismo e da comunicação ao redor do globo. No caso do Brasil, um dos destaques do relatório foi o aumento no uso de inteligência artificial (IA) nas redações. u O estudo explicou que a IA tem sido cada vez mais utilizada em diferentes frentes dentro das redações brasileiras, como na tradução de artigos; em converter conteúdo escrito em vídeos curtos; e na produção de insights a partir de grandes quantidades de dados não estruturados. Um exemplo citado pelo relatório é o do jornal O Globo, que publicou uma série de reportagens baseadas em 600 mil discursos proferidos na Câmara dos Deputados e no Senado entre 2001 e 2024. Durante quatro meses, os jornalistas de O Globo utilizaram inteligência artificial para avaliar e analisar mais de 255 milhões de palavras e expressões utilizadas nesses discursos. u O relatório destaca, porém, que o uso dessa tecnologia por parte dos veículos jornalísticos é sempre feito de forma limitada, controlada e sob supervisão humana direta. Alguns dos principais grupos de mídia do País, como o Grupo Estado e o Grupo Globo, publicaram diretrizes sobre o uso da tecnologia. u Outro recorte destacado pelo Instituto Reuters é o aumento do uso de chatbots como fonte de informação no Brasil. Cerca de 9% dos brasileiros utilizam tecnologias do tipo para buscar informações. Em 2025, o meio mais utilizado pelos brasileiros para isso são veículos digitais, utilizados por 78% dos participantes da pesquisa. Na sequência, aparecem as redes sociais, que servem como fonte de informação para 54% dos brasileiros. E cerca de 45% dos participantes informam-se via grandes emissoras de TV. u Confira mais dados do relatório aqui. E leia mais sobre o Relatório de Notícias Digitais 2025 em MediaTalks by J&Cia. Nacionais Relatório do Instituto Reuters indica aumento do uso de IA nas redações brasileiras Nova ferramenta de IA do Google pode reduzir audiência de sites noticiosos, diz Núcleo Markus Spiske/Unsplash Christin Hume/Unsplash

Edição 1.522 - pág. 9 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) observou uma intensificação dos ataques à imprensa nos primeiros seis meses do segundo mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, com repercussões além das fronteiras americanas. Segundo a entidade, desde 20 de janeiro, quando retomou o controle da Casa Branca, Trump consolidou-se como figura central em um movimento global que compartilha táticas autoritárias para restringir a liberdade de imprensa. A RSF alerta que essas práticas estão sendo adotadas por regimes com pouca tolerância à mídia crítica, que se inspiram nas ações da Casa Branca para justificar suas próprias repressões. Entre os métodos identificados estão o uso abusivo do sistema judicial, tentativas de controle de veículos por aliados políticos, cortes no financiamento à mídia pública, censura de linguagem, violência contra jornalistas e acusações infundadas contra organizações independentes. A organização afirma que, embora muitas dessas estratégias não sejam inéditas, Trump contribui para sua amplificação global, legitimando ações semelhantes em países como El Salvador, Hungria, Rússia, China, Sérvia, Turquia, Geórgia e Argentina. A RSF aponta que a troca de ideias e discursos entre líderes com histórico autoritário criou um ciclo de retroalimentação que ameaça o jornalismo em escala internacional. Leia a matéria completa em MediaTalks. Seis meses de Trump: repressão à imprensa avança nos EUA e inspira o mundo Pesquisa global revela que violência digital atinge 9 em cada 10 ativistas do clima, mas plataformas ignoram ameaças. Leia mais One World Media oferece apoio de até R$ 22,5 mil a projetos documentais de jornalistas e cineastas em meio de carreira; saiba como se inscrever. América Latina tem mais jornalistas assassinados em 2025 do que em todo o ano passado, diz RSF. Leia mais Comitê para a Proteção de Jornalistas reúne organizações de direitos civis em Atlanta para exigir libertação de jornalista salvadorenho preso em protesto contra Trump. Leia mais.

Edição 1.522 - pág. 10 ANOS Vaivém das redações Brasília n Marília Marques, que já atua na Globo Brasília, assumiu a bancada do DF1 com Fabiano Andrade, durante a licença-maternidade da apresentadora Natália Godoy. Minas Gerais n Ana Flávia Moreira é o novo reforço da equipe de reportagem da Inter TV Grande Minas, afiliada Globo com sede em Montes Claros. Ela teve passagens por Record TV e TV Rio Preto. n Isabelle Magalhães (isabelle. [email protected]) começou na TV Paranaíba, em Uberlândia, como repórter. Ela esteve nos últimos seis anos na TV Rio Sul, afiliada Globo em Angra dos Reis. Paraná n Carlos Nunes Junior mudou-se para Londrina, onde assumiu neste mês como gerente Regional de Jornalismo do Grupo RIC Paraná. Ele vinha atuando nos últimos meses como editorchefe da Times Brasil e antes esteve por 23 anos no SBT, em São Paulo. Rio Grande do Sul n Daniele Balbinot deixou o Grupo RBS, onde ficou um ano e meio, e está de volta ao Diário de Canoas como editora. Esta será sua terceira passagem pela publicação, onde atuou de 2006 a 2010 e de 2011 a 2019. n Julio Menezes Jr. e Wesley Santos são os novos reforços da Multi RS. Repórteres fotográficos, eles integrarão a equipe responsável pela captação de imagens do projeto @multirsoficial, com a proposta de cobrir, 24 horas por dia, os principais acontecimentos de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Ana Flávia Moreira Isabelle Magalhães Carlos Nunes Junior Daniele Balbinot Julio Menezes Jr. e Wesley Santos São Paulo SCNC tem novidades em suas gerências n O Sistema Canção Nova de Comunicação promoveu mudanças em sua equipe. A principal envolveu Adriana Pereira, apresentadora da TV Canção Nova com mais de 30 anos de grupo, que assumiu a Gerência-Geral. Além dela, foram confirmados Douglas Felix, com gerente de Integração, Douglas Eugênio, como gerente de Conteúdo Digital, e Willieny Casagrande, como coordenadora do Portal Canção Nova. E mais... n Felipe Branco Cruz deixou Veja após cinco anos e meio de casa e está de volta ao UOL. Esta será sua segunda passagem pelo portal, onde atuou de 2015 a 2019. Ele também teve passagens por Estadão, R7 e Rolling Stone. Felipe Branco Cruz Fabiano Andrade e Marília Marques

Edição 1.522 - pág. 11 ANOS Vaivém das redações n Maria Luiza Araújo, que por um ano atuou como estagiária na CNN Brasil, foi efetivada e assumiu a produção do Money AI, novo quadro semanal sobre inteligência artificial do CNN Brasil Money. n Matheus Piovesana, que em junho deixou a Agência Estado após quase seis anos de casa, começou na Bloomberg como repórter de Finanças. n Peterson Izidoro deixou o Brasil do Povo, da RedeTV, apenas um mês após sua estreia na atração. Segundo Jeff Benício, da coluna Entretê (Terra), ele se demitiu após uma discussão com o apresentador José Luiz Datena. Curiosamente, eles já haviam trabalhado muitos anos juntos no Brasil Urgente, da Band, e mantinham até então um excelente relacionamento. Izidoro também teve passagens por Record TV, Rede Amazônica, SBT e Grupo RBS. n Rodrigo Alvarez despediu-se do Bora Brasil, telejornal matinal da Band, que apresentava desde abril ao lado de Cynthia Martins e Patrícia Rocha. Ele permanecerá na emissora, agora dedicado a outros projetos, incluindo uma série especial para o Jornal da Band sobre experiências de quase morte. n Victória Ribeiro deixou o Estadão, onde estava há pouco mais de um ano, ultimamente como repórter de Saúde. Cofundadora do projeto Transfobia em Dados, ela teve passagens por IstoÉ Dinheiro, UOL e Fiquem Sabendo. Nos próximos dias deve anunciar seus novos desafios profissionais. Maria Luiza Araújo Matheus Piovesana Peterson Izidoro Rodrigo Alvarez Victória Ribeiro Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede Jornalistas Pretos, em parceria com o Comunir Cursos, acaba de anunciar uma nova edição de formação voltada à reportagem para televisão, com oferta de três bolsas para profissionais autodeclarados negros, pardos, indígenas ou oriundos de grupos historicamente marginalizados. A iniciativa oferece uma bolsa integral e duas parciais (50%) para participação no curso presencial no Rio de Janeiro. O programa tem como objetivo fortalecer a diversidade e a representatividade no jornalismo audiovisual, capacitando esses profissionais para atuar em telejornalismo. A formação contará com instrutores do Comunir e será realizada no formato presencial − ideal para quem busca consolidar habilidades práticas na cobertura televisiva. (Saiba+) Rede Jornalistas Pretos e Comunir lançam programa de bolsas para curso de reportagem em telejornalismo

Edição 1.522 - pág. 12 ANOS Comunicação Corporativa n O Prêmio Jatobá PR, que chega este ano à nona edição, tem como uma de suas principais novidades o avanço para produções de PR nos países da chamada América Hispânica. O que era uma categoria isolada e geral – PR Internacional – transformou-se na quarta vertical da premiação, contemplando cinco novas categorias das mais concorridas especialidades de PR da atualidade. u Os detalhes e as novidades que chegam com essa nova vertical serão apresentados na próxima quartafeira (30/7), para executivos brasileiros que hoje atuam direta ou indiretamente em produção de projetos de PR nos países da América Hispânica, abrangendo países de América do Sul, Central e do Norte, no caso, o México. u “Sabe-se que hoje há pelo menos 100 organizações nacionais ou internacionais que optaram por colocar o Brasil e os executivos brasileiros na liderança das áreas da comunicação latino-americana”, explica Helio Garcia, diretor do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), organização mantenedora do Jatobá. Ele lembra que há também “pelo menos 20 agências de comunicação nacionais e internacionais com sede no País ligadas às filiais latino-americanas, muitas vezes atuando em parcerias diretas no planejamento e ações de PR em todo o continente. E é para elas que estamos organizando esse encontro, de modo a mostrar as oportunidades que a premiação oferece em termos de reconhecimento e projeção, com reflexos diretos na reputação e nos negócios das organizações”. u As cinco novas categorias da vertical PR Internacional – América Hispânica são: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia, Campanha de Comunicação / Campanha Institucional / Utilidade Pública, Comunicação Integrada, Projeto Especial e Relacionamento com Influenciadores. u Outras informações e adesões ao encontro com Clara Francisco, pelo e-mail [email protected]. Prêmio Jatobá PR abre cinco categorias para cases da América Hispânica Detalhes serão apresentados na próxima quarta-feira (30/7), em café da manhã no Renaissance Hotel, em São Paulo, para executivos e lideranças brasileiras com atuação na AH I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. Aos 70 anos, Einstein muda marca e valoriza suas raízes judaicas n O Hospital Israelita Albert Einstein apresentou ao mercado na última semana sua nova marca e, com ela, o nome que passa a adotar: Einstein Hospital Israelita. A mudança reflete a escuta ativa da organização em relação ao público, que já o reconhece como sinônimo de excelência, inovação, conhecimento e cuidado em saúde. u O anúncio ocorre no momento em que são celebrados os 70 anos da organização, que atua tanto no setor privado, com 33 unidades, quanto no sistema público, em que administra 32 unidades, além de estar presente de forma relevante nos segmentos de ensino, pesquisa e inovação, tendo como base a responsabilidade social. u Segundo o presidente Sidney Klajner, “o Einstein é hoje um sistema que se desenvolveu a partir do hospital, que é o Helio Garcia

Edição 1.522 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa coração pulsante e o elo com as outras atividades. Ao longo da história dessa organização em constante evolução, a marca passou a ser associada à confiança e à credibilidade, características imprescindíveis no setor de saúde”. u Presente na marca desde o início, a Estrela de Davi mantém-se como símbolo central, representando, na sua essência, a história e os valores judaicos que moldam a organização. Ela ganhou novos tons de azul, mais vibrantes e que remetem à saúde, tecnologia e inovação. u Débora Pratali, diretora executiva de Comunicação Institucional do Einstein, explica a mudança: “A evolução da marca traz uma nova arquitetura com o objetivo de organizar e simplificar a aplicação nos diferentes pontos de contato com os públicos. O projeto priorizou a modernização e a clareza, mantendo os símbolos já reconhecidos – a estrela e o nome Einstein, além de assegurar que a marca reflita com precisão o crescimento da organização ao longo dos anos, bem como toda a sua diversificação”. u A transição, que começou oficialmente em 2 de julho, será feita de forma gradual. Com a atualização da marca, inicia-se um ciclo dedicado a sua governança, essencial para garantir consistência e fortalecer a identidade da instituição, inclusive junto aos mais de 24 mil colaboradores. u Vale ressaltar que a marca está presente hoje no Brasil inteiro, nas diversas unidades e em alianças nacionais e internacionais. Ceará n Alice Araújo Lima, assessora de imprensa e RP, deixou em junho a Capuchino Press, após 2 anos e 9 meses no atendimento à Solar CocaCola, e começou em julho como analista na FSB Comunicação, em atuação híbrida. Sidney Klajner Débora Pratali Alice Araújo Lima n Karla Rondon Prado e Sara Paixão deixaram em junho o Pacto Global, surpreendidas com a decisão da organização de reestruturar a área de comunicação, incluindo sua extinção e terceirização. u Karla encerrou uma jornada de 3 anos e meio, quase metade deles na função de gerente sênior de comunicação. Ex-publisher da Eu Vejo Beleza, ela foi anteriormente, por 2 anos, na L’Oreal, analista sênior de mídia e influência. u Sara estava na organização há 1 ano e 10 meses como coordenadora de comunicação. Seu trabalho anterior foi como assessora de comunicação da Rede Globo, em que esteve por 4 anos e 8 meses. No período em que atuou nas redações, passou por Infobloco, O Dia, Editora Caras, Revista Contigo e Globo.com. E mais... n Christiane Alves, que foi por 2 anos e 9 meses assessora de comunicação na Textual, até julho, seguiu para a Barões Brand Publishing, contratada como gestora de conteúdo. Antes, esteve por cerca de 15 anos na CBN, ocupando as funções de repórter e chefe de Reportagem. n Tatianna Togashi está em nova jornada. Começou em julho como especialista em comunicação na Atlas Renewable Energy. Antes, esteve por quase 8 anos na Enel Brasil, por último como coordenadora de marca e gestão de conteúdo. Rio de Janeiro Pacto Global decide terceirizar a Comunicação; com isso, Karla Rondon Prado e Sara Paixão deixam a organização Karla Rondon Prado Sara Paixão Christiane Alves Tatianna Togashi

Edição 1.522 - pág. 14 ANOS Comunicação Corporativa n Luiz Periard, que tem uma história profissional com a Amil desde 1993, incluindo o período em que a organização esteve sob o controle do UnitedHealth Grupo (11 anos e 3 meses), entrou julho com novo cargo na companhia. Até aqui diretor de marketing, foi promovido a diretor executivo de marketing e comunicação. E mais... n Adriana Tornero, que por mais de 8 anos foi responsável pela comunicação e assessoria de imprensa da Colégio Rio Branco e Faculdades Integradas Rio Branco, e que também registrou passagem pela Nova PR, começou na FSB Comunicação no atendimento à conta do Colégio Visconde de Porto Seguro. n Amanda Abílio, ex-NB Press, Oliver Press, CM Comunicação e XCom, começou em maio como executiva na Tamer Comunicação. n Beatriz Cunha, ex-MSL Brasil e que esteve por quase 4 anos no time de executivos da Approach, mudou em março para a Máquina, na função de executiva sênior. Também atuou por cerca de 4 anos na comunicação do Theatro Municipal de São Paulo. n Bruno Mengato, que até janeiro foi analista de redes sociais na Fapcom, onde esteve por 3 anos e 4 meses, fez novo movimento profissional, transferindo-se para o Museu do Futebol, na função de analista pleno. São Paulo Luiz Periard assume a diretoria executiva de marketing e comunicação na Amil n Catarina Borsari Conte está de volta à MktMix, onde em 2019 foi estagiária por 2 meses. Regressou em fevereiro na função de assessora de imprensa sênior, após passagens por Index, Coolab Digital, Pop Comunication e FSB Comunicação. n Elisa Destro de Oliveira, que estagiou e na sequência foi executiva júnior na Edelman, deixou a agência em maio, após 3 anos e 9 meses de casa. n Flávia Milhassi Denone integrouse em junho à equipe de executivos do Grupo Trama Reputale e ali chegou após atuação de 2 anos e 7 meses como repórter e head de conteúdo da plataforma Sua Franquia. Ela também foi, por 4 anos e 4 meses, supervisora de conteúdo da WSI Digital Marketing. n Isabella Córdoba, que foi por 2 anos atendimento pleno na Dezoito.com e por 2 anos e 7 meses atendimento sênior na Index, começou em julho como consultora sênior na InPress Porter Novelli, para o atendimento a Natura e Avon. n Kallany Ruiz, analista de comunicação para redes sociais, deixou em maio o Poesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, onde atuou por 3 anos. Antes, passou por DKS Agência, CDN e 99jobs. n Karina Brandford, que recentemente deixou a FleishmanHillard (ver J&Cia 1521), onde foi gerente de comunicação por quase 1 ano (além dos 4 anos em que passou na InPress Porter Novelli), entrou em julho na JBS, na função de especialista de comunicação. Em tempo: naquela edição, o nome dela constou na retranca do Rio de Janeiro, mas ela é de São Paulo. Luiz Periard Adriana Tornero Amanda Abílio Beatriz Cunha Bruno Mengato Catarina Borsari Conte Elisa Destro de Oliveira Flávia Milhassi Denone Isabella Córdoba Kallany Ruiz Karina Brandford

Edição 1.522 - pág. 15 ANOS Comunicação Corporativa n Lucas Ament mudou em abril para a Shopee, ali chegando como gerente de eventos. Estava anteriormente no iFood, onde ficou por 3 anos e 10 meses na função de coordenador de marketing e eventos. Também já foi de ACE startups e Amcham. n Mariana Garcia Chaves, que esteve por pouco mais de 15 anos na Globo, até abril, por último como editora web e repórter de ciência, saúde, bem-estar e meio ambiente no g1, começou em julho como executiva sênior na Burson, contratada para o atendimento à Nova Nordisk. n Melina Mayrink O’Kuinghttons começou em julho como analista de comunicação externa no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ali chegou após pouco mais de 1 ano na TSC.ai (The Stakeholder Company). n Paloma Vega, ex-Ketchum, agência em que atuou por mais de 14 anos, e que também passou por MSL Group, Ideal, Imagem Corporativa e BCW/Burson, e que vinha atuando como diretora de inovação, marketing de influência e marcas de consumo na And, All, deixou a agência em junho, após 11 meses de casa. n Paulo Justos, que está desde março de 2024 na farmacêutica Novo Nordisk, onde ocupou em sequência as gerências de Campanhas e de Conteúdo, Digital e Marca Corporativa, passou em julho a liderar, também como gerente, a comunicação externa latam da companhia. n Renata Pedroso Pupo Nogueira, gerente de comunicação, deixou a InterCement no final de maio, após quase 4 anos de casa. Ela também foi por 5 anos e meio coordenadora de comunicação corporativa na Duratex; e por outros 5 anos e meio gerente de comunicação e atendimento da Agires – Instituto de Articulação Social. n Thiago Pires Manolio, ex-LVBA, Ideal e Loures, e que esteve por 4 meses na CDN, até maio, começou em junho como coordenador de atendimento do núcleo institucional da MktMix. n Weldher Rodrigues, consultor sênior, deixou a FSB Comunicação em abril, após quase 3 anos de casa, e seguiu para a consultoria de marketing The Lever, na função de analista sênior. Anteriormente, passou pelas agências LLYC e Conteúdo Comunicação. Licença-Maternidade n Juliana Morato Menezes, gerente de comunicação corporativa na Piracanjuba, em Goiânia, na empresa desde junho de 2016. Lucas Ament Mariana Garcia Chaves Melina Mayrink O’Kuingttons Paloma Veja Paulo Justos Renata Pedroso Pupo Nogueira Thiago Pires Manolio Weldher Rodrigues Juliana Morato Menezes

Edição 1.522 - pág. 16 ANOS n A Ágora Comunicação Estratégica e Public Affairs, que integra o ecossistema Untold_, tem cliente novo chegando ao núcleo de saúde: a Unidade de Negócios (BU) de Vacinas da Takeda Brasil, biofarmacêutica global com mais de 244 anos de história. Sob a liderança do diretor de Public Affairs Thomaz D’Addio, o núcleo passa a ser o novo ponto de contato com a imprensa nacional para assuntos relacionados à dengue e à vacinação contra a doença. O time conta ainda com Raquel Reis como gerente, além de Rejane Monteiro e Sofia Porlan no atendimento. E mais... n Também a Trama Comunicação tem novidades em carteira, a Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital (AnaMid), que tem 3 anos de vida, atua no fortalecimento e defesa do mercado digital brasileiro e conta com 400 associados. A direção é da sócia e fundadora Leila Gasparindo. n A Sherlock Communications assumiu a assessoria de imprensa no Brasil do Skyscanner, empresa que atua no segmento de busca e comparação de voos, hotéis e aluguel de carros. O e-mail de contato é skyscanner@ sherlockcomms.com. n A Aberje, por meio do seu Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação (Ceaec), lançou neste mês um Resumo Executivo inédito que orienta profissionais sobre a atuação da comunicação com colaboradores em contextos de desastres climáticos. A publicação baseia-se na experiência de empresas que responderam às enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 e sistematiza caminhos possíveis, aprendizados e boas práticas adotadas durante o período. u Coordenado pela professora Cynthia Provedel e com foco em apoiar os profissionais da área diante de crises de natureza ambiental, o estudo, segundo informa a entidade, combina dados de pesquisa com lideranças empresariais, entrevistas, benchmarking e uma curadoria de experiências reais. Embora conteúdos como este sejam normalmente reservados aos associados da Aberje, o material foi disponibilizado ao público em razão de seu caráter de interesse coletivo. u “Este material nasce da urgência em repensar o papel da comunicação organizacional frente à crise climática. Acreditamos que o profissional de comunicação, além de estratégico, precisa estar preparado emocional e tecnicamente para lidar com cenários extremos. Compartilhar esses aprendizados é parte do compromisso da Aberje com a construção de organizações mais humanas, ágeis e conscientes”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje. u Confira aqui a íntegra do estudo. E mais... n A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) lançou o Programa Avançado de Formação Executiva em Comunicação, nova pós-graduação com início em agosto e duração de 1 ano. As inscrições estão abertas até 31 de julho. Outras informações aqui. Dança das contas Ágora conquista a conta da BU Vacinas da Takeda Brasil Pelas instituições Aberje: Estudo traz orientações aos comunicadores em contextos de desastres climáticos Cynthia Provedel Hamilton dos Santos Comunicação Corporativa

Edição 1.522 - pág. 17 ANOS Comunicação Corporativa n A Ponto Map está apresentando ao mercado seu novo serviço, o Impacto dos Líderes, que avalia a presença e reputação de executivos a partir da visibilidade conquistada na imprensa e do desempenho no LinkedIn, reunindo, como informa o release divulgado, “dados qualitativos e quantitativos para oferecer uma leitura estratégica sobre o papel dos líderes na construção de valor para as marcas que representam”. u O novo índice junta-se ao portfólio de índices da agência, construído com a métrica do impacto, casos do Índice de Efetividade dos Influenciadores, do Índice de Relevância de Marca e do Pulso, que retrata o ambiente nas redes, nas dimensões de comportamento, bem-estar, ESG e cultura. u Segundo Marília Stabile, presidente do Conselho da Ponto Map, a política da empresa tem sido oferecer ao mercado a métrica do impacto para a avaliação 360 graus, em todas as mídias e plataformas, até para os times corporativos visualizarem melhor seus investimentos e retornos: “Mas estamos investindo em índices focados em 1 único tipo de mídia ou público, daí também o Impacto dos líderes. E em breve vamos anunciar aqueles mais focados para reforçar o papel da comunicação, mas também de outras áreas, como relações institucionais e governamentais”. Pelo mercado Ponto Map lança Impacto dos Líderes, que mede a reputação de executivos na imprensa e no LinkedIn E mais... n A Imagem Corporativa divulgou na última semana uma análise sobre o impacto no mercado da anunciada tarifa de 50% anunciadas por Trump ao Brasil, com atualização até o episódio do cancelamento dos vistos para os EUA de Alexandre de Moraes e outras autoridades brasileiras. O texto é assinado pelo presidente da agência, Ciro Dias Reis. Clique aqui para ver a íntegra. n A consultoria Ecco anunciou na última semana o lançamento de um programa especializado em aprimorar a comunicação no ambiente hospitalar, onde, segundo release distribuído pela agência, “precisão e empatia são vitais, tendo em vista que falhas comunicacionais geram impactos alarmantes que vão além do financeiro, comprometendo diretamente a segurança do paciente”. u O projeto foca em treinar lideranças para que se façam entender melhor por meio de técnicas de comunicação social profissional. Outras informações com a diretora Silvania Dal Bosco. n Kiki Moretti assina uma das 65 histórias do livro Protagonistas, que reúne histórias reais de mulheres que, com coragem e determinação, transformaram desafios em oportunidades. Sobre sua participação, diz ela: “Escrevi um capítulo desse livro com o coração nas mãos e com a certeza de que contar nossa história é também um ato de resistência”. u Organizado por Chris Pelajo, Déa Mendonça, Flávia Salim e Mari Galindo, a obra é colaborativa e foi editada pela SerMente Editorial. Já está em pré-venda. Compre aqui. Marília Stabile Kiki Moretti Ciro Dias Reis

Edição 1.522 - pág. 18 ANOS Por dentro da Comunicação Pública n A coluna da ABCPública destaca o Curso Completo em Comunicação Pública, promovido pela entidade em parceria com a Aberje, que segue até outubro deste ano. O segundo módulo, realizado em maio, abordou a importância do planejamento estratégico diante de crises e urgências, com participações de Aline Castro, uma das docentes do curso, e Wilson da Costa Bueno, professor convidado do módulo. Confira a programação completa e inscreva-se aqui. n A Oficina Consultoria realiza em 30/7, em São Paulo, o Oficina Reload SXSW London 2025, encontro que se propõe a apresentar os principais aprendizados da primeira edição europeia do South by Southwest (SXSW), realizada em Londres. Segundo os organizadores, “o evento propõe uma leitura estratégica, prática e provocadora sobre as tendências que devem pautar o futuro da inovação, da cultura digital e dos negócios”. u Com mediação de Silvia Bassi e Soraia Yoshida, respectivamente publisher e editora-chefe do The Shift, o encontro reunirá as executivas da Oficina que estiveram presentes no festival: Patrícia Marins (sóciafundadora), Liliane Pinheiro (CEO), Miriam Moura (consultora associada), além das conselheiras Ana Zamper e Fernanda Romano. u O evento vai das 17h às 20h, no auditório da Noz (Edifício Riverview, Av. Chucri Zaidan, 246). Outras informações com Bianca Tresca (11-99100-0842 e [email protected]). Agenda-SP Oficina promove evento com curadoria do SXSW London 2025 Comunicação Corporativa Especial Uma Edição histórica!!! Acesse

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