Jornalistas&Cia 1504

Edição 1.504 - 19 a 25 de março de 2025 ANOS Editor do Intercept recebe ameaças de morte Paulo Motoryn vem sendo ameaçado desde que publicou reportagem sobre fugitivo do 8 de janeiro que vive na Argentina. Pág. 5 Brasil247 e site chinês Guancha lançam parceria de mídia do Sul Global Objetivo é construir aliança entre organizações de mídia dos países do Sul Global e fortalecer a cooperação entre elas. Pág. 4 recebe anistia post mortem Decisão do Ministério dos Direitos Humanos foi publicada no Diário Oficial da União em 18/3, quase 50 anos após a morte de Vlado. Pág. 4 Vladimir Herzog He Shenquan e Leonardo Attuch Divulgação

O presente e o futuro do Jornalismo Tema de estreia O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano Com as participações de - Insights - Eugenio Bucci Francisco Rolfsen Belda Pedro Doria Prof. Antonio Rocha Filho, moderador Data: 31 de março de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas. Serão, ao todo, sete encontros entre os meses de março e setembro, sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário de 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 28/04/2025 - COP30 | O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico • 26/05/2025 – Fake News | O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo

Edição 1.504 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 4 – Edições 154 a 202 (out/1998 a set/1999) A virada do terceiro para o quarto ano de atividades do FaxMOAGEM marcou a mudança de nome da newsletter, que naquele momento já era leitura obrigatória nas principais redações, agências e áreas de Comunicação do Brasil, para Jornalistas&Cia. O objetivo era colocar a publicação ainda mais em sintonia com o público-alvo e com o mercado, como lembra seu criador e diretor Eduardo Ribeiro. Moagem, vale lembrar, foi um nome sugerido por José Hamilton Ribeiro para batizar a coluna mantida por Eduardo no jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas de SP, com as principais novidades do jornalismo em São Paulo. O nome, que segundo Zé Hamilton, é muito usado lá pelos lados do Centro-Oeste, é uma alusão às reuniões dos trabalhadores do campo, nas fazendas, quando se juntavam no final de expediente para a “moagem” dos fatos do dia, ou seja, falar da jornada, das pessoas e da vida. Quem também mudou de nome naquele período, mas por outros motivos, foi a TV Manchete, emissora fundada em 1983 por Adolpho Bloch. Após meses em crise, e com o fim de sua concessão se aproximando, o Grupo Bloch encerrou as atividades da emissora em 17 de maio de 1999 e vendeu seus direitos para o Grupo TeleTV, de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, que em novembro daquele ano lançaria no lugar a RedeTV (ed. 154, 156, 159, 163, 166 e 167, 183, 191, 198 e 201). A crise no Grupo Bloch, a propósito, também atingiu naquele período a Editora Bloch, que publicava as revistas Manchete, Pais & Filhos, Ele & Ela, Amiga e Desfile, resultando na demissão de 80% dos funcionários da casa (edição 190). A anúncio, vale lembrar, gerou grande repercussão, pois foi feito através de uma lista dos demitidos afixada na porta da empresa. Ondas de demissões também atingiram entre 1998 e 1999 O Globo, O Dia e Lance (155); Diário Popular (158); Folha de S.Paulo (170); Rádio Capital (173); e Editora Globo (ed. 156), nesta última com a suspensão da circulação das revistas Faça Fácil, Moda Moldes, Querida, Speak Up, Tex e Forma Física. Mas o ano de 1999 não foi marcado só por notícias duras para o mercado; afinal, também registrou os lançamentos do jornal Agora SP (174 e 175), e das revistas IstoÉ Gente (182) e Viva! Mais (202). Sai FaxMOAGEM, entra Jornalistas&Cia Reputação é resultado e vice-versa

Edição 1.504 - pág. 4 ANOS Últimas n O Brasil247 e o site chinês Guancha. cn formalizaram nessa terça-feira (18/3) a criação da Iniciativa de Parceria de Mídia do Sul Global, projeto que tem o objetivo de construir uma aliança entre organizações de mídia dos países do Sul Global e fortalecer a cooperação entre elas. u “Quem controla a narrativa pública molda o mundo. Hoje, o Sul Global não é mais um receptor passivo das narrativas impostas pelo Norte Global, mas um protagonista ativo na construção de sua própria história”, diz o documento, assinado por Leonardo Attuch, editorchefe do Brasil247, e He Shenquan, editor-chefe do Guancha.cn, em 11/3, em Xangai, na China. u A iniciativa definiu quatro grandes princípios a serem seguidos pelas organizações participantes da aliança: yMultilateralismo, defendendo o direito de cada país escolher seu próprio caminho de desenvolvimento, o respeito à soberania dos Estados e opondo-se ao unilateralismo e ao hegemonismo; yPaz e Desenvolvimento Mundial, tratando a disseminação de informações como ferramenta crucial para promover o entendimento mútuo entre os povos e resolver conflitos de forma pacífica, além de defender o direito ao desenvolvimento como um direito humano inalienável; yComunidade com Futuro Compartilhado, entendendo que todos os povos formam uma comunidade com um futuro compartilhado, baseada na solidariedade e no diálogo e que a disseminação de informações deve servir como uma ponte para conectar as nações e promover a cooperação e o entendimento mútuo; yJustiça e Equidade, opondo-se à manipulação da opinião pública por meio de algoritmos e defendendo a criação de conteúdo noticioso descentralizado, aberto e centrado nas pessoas, com o objetivo n O governo federal declarou nessa terça-feira (18/3) Vladimir Herzog como anistiado político post mortem e oficializou a reparação econômica mensal vitalícia para a viúva Clarice Herzog. A decisão do Ministério dos Direitos Humanos foi publicada no Diário Oficial. Herzog era diretor de Jornalismo da TV Cultura quando foi convocado pelo Exército para prestar depoimento sobre suas ligações com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e morreu nas dependências do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura militar, em 25 de outubro de 1975. u Em nota à TV Globo, o Instituto Vladimir Herzog celebrou o reconhecimento para Vladimir: “A declaração foi publicada no Diário Oficial, junto à formalização pública da indenização de Clarice Herzog, reparação concedida em decorrência da perseguição política sofrida por seu marido, torturado e assassinado pela ditadura militar em 1975. Essa vitória é mais um desdobramento da decisão indenizatória para Clarice, proferida pelo juiz Anderson Santos da Silva, da 2ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, em 4 de fevereiro deste ano. O Instituto Vladimir Herzog (IVH) e a família Herzog celebram mais esta decisão, especialmente no contexto dos 50 anos do assassinato de Vlado”. (Com informações de Carlos Henrique Dias/TV Globo SP – leia+) Governo reconhece Vladimir Herzog como anistiado político Vladimir e Clarice Herzog Reprodução GloboNews Brasil247 e site chinês Guancha lançam Iniciativa de Parceria de Mídia do Sul Global Leonardo Attuch e He Shenquan (ao centro) e equipe do Guancha Divulgação

Edição 1.504 - pág. 5 ANOS Nacionais n Eduardo Vasco, autor do livroreportagem O povo esquecido: uma história de genocídio e resistência no Donbass, denunciou estar sendo assediado por pessoas que suspeita serem agentes do regime ucraniano. Em entrevista à Sputnik Brasil, ele relatou os episódios de assédio, que começaram em 12 de março. u De acordo com Vasco, o assédio teve início quando uma mulher chamada Nadia entrou em contato pelo WhatsApp questionando sobre seu livro e insistindo em uma videoconferência: “Não disse o sobrenome, não disse como encontrou o meu número e disse que pertencia a uma fundação, sem citar o nome da fundação. E essa fundação faria pesquisas sobre desinformação, propaganda, influência em eleições dos EUA, da Europa, da China e da Rússia. Pela maneira como ela escreveu, eu percebi que não era brasileira”. Leia a matéria completa no Portal dos Jornalistas. n Denúncia do Intercept Brasil aponta para uma série de ameaças de morte e violências físicas que o editor e repórter em Brasília Paulo Motoryn vem sofrendo desde 13 de março. De acordo com o Intercept, os ataques começaram após a publicação de uma reportagem de Motoryn mostrando que Josiel Gomes de Macedo, um dos condenados por tentativa de golpe de Estado e por incendiar uma viatura em 8 de janeiro de 2023, está vivendo na Argentina após quebrar sua tornozeleira e fugir do Brasil. u “Vamos arrancar sua cabeça”, “tu vai implorar pela anistia” e “merece um banho bem dado com água sanitária” são algumas das mensagens e postagens recebidas pelo jornalista, que incluíram ainda o vazamento de suas informações pessoais, além de menções a membros da sua família. u As ameaças teriam chegado a ocorrer inclusive em uma live: “Todo mundo agora, a partir de agora, está de olho em você. Já sabe quem é você. Já sabe o que você fez. E também vão atrás de você. Você pode ter certeza disso”, ameaçou o golpista condenado. u O Intercept encaminhou à polícia as postagens com ameaças e registrou um boletim de ocorrência. de impulsionar a prosperidade econômica global, a responsabilidade tecnológica e a justiça social, além de reduzir a desigualdade digital. u Além dos princípios, a iniciativa definiu áreas concretas de cooperação, que incluem definição de agenda e ação conjunta para debater questões centrais para a humanidade; a criação de uma rede de mídia do Sul Global, que será utilizada como mecanismo de intercâmbio e cooperação entre as plataformas de mídia; a promoção de uma nova ordem justa de Governança Global, pressionando instituições internacionais a adotarem uma nova estrutura de valores públicos globais alinhada com os interesses do Sul Global; e a defesa da Soberania Digital, com o combate à desinformação e os ataques cibernéticos, construindo um ecossistema digital justo e alinhado aos interesses dos povos do Sul Global. u Por fim, a iniciativa faz um chamado à ação, convocando todas as organizações de mídia que compartilham desses princípios e objetivos a se unirem à aliança. u Leia o documento na íntegra aqui. Paulo Motoryn, editor do Intercept, recebe ameaças de morte Paulo Motoryn Jornalista brasileiro alega estar sofrendo perseguição de agentes ucranianos no Brasil Eduardo Vasco Reprodução/Linkedin Últimas

Edição 1.504 - pág. 6 ANOS n A Agência Brasil analisou um estudo do projeto Mais pelo jornalismo (MPJ), com base no cadastro de mídias da plataforma de mailings de imprensa I’Max, financiadora e idealizadora do MPJ. Desde 2014, foram criados 10.795 veículos – jornais, rádios, TVs e portais. No mesmo período, 13.147 foram extintos. Os resultados negativos mais expressivos concentraram-se nos anos de 2021 e 2022, quando ocorreu a pandemia de Covid-19. u Fernanda Lara, CEO da I’Max, comenta: “O saldo em uma década é negativo e nós não estamos falando de mídias pequenas. São mídias centenárias, que representavam cidades muito populosas e que simplesmente foram descontinuadas porque a transformação digital e a maneira com que as pessoas consomem notícia impactou o negócio do jornalismo”. u Claudia Nonato, do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA-USP, afirma que nas últimas décadas o Brasil passou por uma migração de jornalistas de veículos tidos como tradicionais (jornal, rádio e TV) para as plataformas digitais. Ao mesmo tempo, as verbas e apoio publicitário migraram para o digital, fazendo com que os pequenos veículos não sobrevivessem. u Como saldo positivo, houve a criação de novos formatos, modelos de financiamento, distribuição de conteúdo, cargos e funções dentro do jornalismo digital. Houve também, segundo o Atlas da Notícia –iniciativa que mapeia o jornalismo local no País – uma redução de 9,5% no número de municípios considerados desertos de notícias no Brasil, além do crescimento das rádios comunitárias e do jornalismo local nessas regiões. Brasil perdeu mais de dois mil veículos de comunicação em dez anos Nacionais n Com inscrições quase esgotadas, o primeiro dos sete encontros que este J&Cia fará em parceria com a ESPM sobre O presente e o futuro do Jornalismo – Insights terá transmissão ao vivo pelo youtube. O tema desse primeiro encontro é (Des)Inteligência Artificial: O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano e dele participarão os colegas Eugênio Bucci (ECA-USP), Francisco Rolfsen Belda (Unesp/Projor) e Pedro Doria (Meio), com moderação do professor Antonio Rocha Filho, da ESPM. u Com a transmissão ao vivo, todos os interessados, ainda que não presencialmente, poderão acompanhar as discussões que acontecerão no dia 31 de março, de 9h30 às 12h30, no Auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240). u O encontro conta com o apoio de ABI, Aner, ANJ e Projor. Clique aqui para salvar o link e acompanhar o encontro. Ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insigths Encontro que faz parte da celebração dos 30 anos de J&Cia terá transmissão ao vivo pelo youtube Eugênio Bucci Francisco Rolfsen Belda Pedro Doria Antonio Rocha Filho

Edição 1.504 - pág. 7 ANOS Pelo segundo ano consecutivo, o padre Roberto Landell de Moura sambou na avenida! No ano passado, a escola de samba paulistana Águia de Ouro homenageou os 100 anos do rádio no Brasil, dando destaque para o seu verdadeiro inventor, o Padre Landell. Em 2025, o padre gaúcho foi o principal homenageado do desfile da escola de samba Fidalgos e Aristocratas, em Porto Alegre. Na madrugada de sábado, dia 15/3, a Fidalgos e Aristocratas foi a primeira do Grupo Ouro a desfilar no complexo cultural do Porto Seco. Com o sambaenredo É Hora de Sintonizar, o Show Vai Começar! Eu sou o Rádio, a Voz do Brasil!, a escola contou a história do rádio no Brasil, celebrando o seu impacto na cultura, na política e na comunicação. “Desde a sua chegada, nos anos 1920, até a era digital, o rádio democratizou a informação, fortaleceu a identidade nacional e influenciou gerações”, divulgou o site da Prefeitura. “O enredo destacou o seu papel na música, na resistência política e na evolução das mídias e como essa poderosa ferramenta continua conectando e informando os brasileiros”. As fantasias da comissão de frente e da ala da bateria aludiram ao Padre Movimento Landell de Moura Carnaval de Porto Alegre homenageia o Padre Landell Por Hamilton Almeida (*) Landell, figura central do enredo, que foi por muitos considerado um bruxo. O samba-enredo, composição de André Diniz, Evandro Bocão e Wander Pires, destacou: Liguei o rádio acertei a sintonia Para começar o show Da voz do Brasil inteiro Seria invenção ou bruxaria? Quando o hino ecoou De um padre que diziam um feiticeiro (...) A mensagem foi direta: lembraram da primeira transmissão pública de voz e música (o Hino Nacional) realizada pelo Padre Landell, em São Paulo, em 16 de julho de 1899, que é, de forma documentada, a mais antiga do mundo. O carro abre-alas adentrou o sambódromo representando o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, palco da comemoração do centenário da Independência do Brasil, em 1922, que marcou a primeira transmissão ‘oficial’ do rádio no País. “A Rádio Gaúcha foi lembrada na fantasia do segundo casal de mestresala e porta-bandeira”, escreveu Alexandre Rodrigues no site GZH. “Vozes marcantes como Marlene, Emilinha Borba, Cauby Peixoto, Orlando Silva e Ângela Maria foram reverenciados no carro A Era de Ouro do Rádio no Brasil. Na ala Vozes de Ouro do Rádio, uma referência a Odir Ferreira, radialista gaúcho que há mais de duas décadas anuncia a entrada das escolas de samba na avenida”. A TVE-RS transmitiu o carnaval de Porto Alegre para todo o Brasil. Foi transmitido ao vivo também pelo YouTube da Prefeitura de Porto Alegre. A Fidalgos e Aristocratas ficou em quarto lugar, entre dez concorrentes. O Carnaval, a mais popular das festas brasileiras, reconhece o pioneirismo do Padre Landell nas telecomunicações: inventor do rádio e o primeiro a projetar um sistema de televisão. Se algum dia as escolas seguirem o exemplo das escolas de samba, o Brasil terá saldado, enfim, a enorme dívida contraída com o Padre Landell! (*) Biógrafo do Padre Landell Comissão de frente Ala da bateria Cesar Lopes

Edição 1.504 - pág. 8 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Caso Zamora: ONGs protestam contra revogação da prisão domiciliar de editor da Guatemala que denunciou corrupção no governo. Leia mais ‘Everyone Hates Elon’: em protesto criativo, ativistas espalham ‘propaganda’ anti-Musk nas ruas de Londres. Leia mais Jornalismo na era Trump, financiamento da mídia, IA nas redações e mais: veja os destaques do simpósio anual do Knight Center. Leia mais A edição 2025 do relatório Cision-PRWeek Comms, lançada há duas semanas, faz uma constatação que não é novidade para muitos que atuam no setor: a de que a comunicação corporativa encontrase em uma fase crucial de transição, marcada pela adoção crescente da Inteligência Artificial (IA) e pela integração de dados e análise. O estudo aponta que esses dois pilares, além de serem as áreas de maior destaque, estão profundamente interconectados e impulsionam uma nova era de tomada de decisões e execução de estratégias. A pesquisa envolveu 310 profissionais sêniores de comunicação e marketing de empresas, agências e ONGs dos EUA e Canadá. Mas sugere tendências que podem ser extrapoladas para outros mercados onde operam multinacionais e empresas globais de PR. IA: da experimentação à integração A principal constatação sobre IA é que o setor superou a fase de experimentação e caminha para uma integração da tecnologia em diversos processos. Quase dois terços dos entrevistados (65%) já consideram as ferramentas de IA generativa um fator importante para melhorar a análise de dados. Foi constatada ainda a aplicação cada vez mais regular de IA em tarefas como revisão e otimização de conteúdo (37%) e no brainstorming de ideias e formulação de estratégias de campanha (35%). O estudo da Cision destaca que a adoção de IA vai além do uso de ferramentas disponíveis no mercado. Muitas organizações estão desenvolvendo suas próprias soluções, como motores de insights para monitorar o engajamento do público e identificar influenciadores. Relatório Cision-PRWeek Comms 2025 aponta para transição no setor de comunicação com foco em IA e dados Desafios na comunicação das mudanças Apesar da adoção crescente, o relatório aponta uma preocupação importante: a dificuldade em comunicar as mudanças causadas pela IA para os stakeholders (28%). Por outro lado, a confiança no potencial da IA é alta: 75% dos entrevistados demonstram confiança na capacidade de suas empresas aproveitarem os benefícios da tecnologia e de se adaptarem às rápidas transformações que ela traz. Dados: maior maturidade e foco estratégico Em relação à análise de dados, o relatório mostra uma evolução significativa desde o primeiro estudo, feito em 2017. Agora, 68% dos profissionais afirmam ter as ferramentas necessárias para demonstrar a relação entre suas ações e os objetivos financeiros das organizações. A colaboração com analistas de dados também está em crescimento: 66% dos entrevistados afirmam contar com esse tipo de expertise, essencial para estruturar conjuntos de dados e potencializar o uso da IA. Essa maior sofisticação tem diminuído desafios como a dificuldade de alinhar métricas a KPIs de negócios e de transformar dados em insights acionáveis. A dependência excessiva de impressões de mídia também tem diminuído, o que sugere que o setor está se tornando mais eficiente em provar seu valor estratégico para a alta gestão. O estudo confirma que a comunicação corporativa está não apenas ciente dessas mudanças, mas também ativamente engajada em adotá-las. Veja mais sobre o estudo aqui.

Edição 1.504 - pág. 9 ANOS AGRO Patrocínio n O Canal Rural é o novo parceiro de conteúdo do portal da CNN Brasil. Pelo acordo, a publicação especializada em agronegócio passará a oferecer notícias e análises especializadas sobre agropecuária, commodities e tendências do setor para o site do canal, que em 15/3 completou cinco anos de atuação no Brasil. E mais... n O Grupo UbyAgro anunciou a contratação do Grupo Printer como sua nova agência de assessoria de comunicação corporativa, com foco na gestão do plano de relações públicas. A equipe será liderada pela diretora de conteúdo Rosangela Ribeiro, em conjunto com a gerente de atendimento Adriana Almeida e a executiva de atendimento Suzi Correa (11-99583-4724 ou [email protected]). n Estreou em 12/3 o podcast Arroz, Feijão & Clima, novo projeto de Mariana Grilli, criado com o objetivo de abordar a relação entre a COP30, que acontecerá em novembro, em Belém, e o setor do agronegócio. No primeiro episódio, já disponível em Youtube, Spotify e Apple Podcasts, Mariana conversou com Giuliano Ramos Alves, gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). n A TV Notícias Agrícolas ampliou sua grade de programação com a estreia em 17/3 do programa Pecuária & Mercado. Com apresentação de Aleksander Horta e Letícia Guimarães, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 11h30, para discutir a pecuária brasileira, com foco em mercado, análises segmentadas, pesquisa e tecnologia para o setor, da produção ao consumo final da carne bovina no Brasil. n Falta menos de um mês para o início da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025. Em sua quinta edição, a iniciativa reconhecerá os profissionais e veículos preferidos do setor na avaliação de demais jornalistas e profissionais de Comunicação. u Neste ano, além dos +Admirados Jornalistas, a premiação reconhecerá as publicações favoritas dos eleitores nas categorias Agência de Notícias, Áudio, Canal de Vídeo, Periódico Especializado, Programa de TV Especializada, Programa de TV Geral, Site/Portal e Veículo Geral, e concederá novamente o troféu especial de Contribuição à Imprensa do Agronegócio, que no ano passado foi entregue a Mauro Zafalon, repórter da Folha de S.Paulo e titular da coluna Vaivém das Commodities. u O primeiro turno terá início em 10/4 e a cerimônia de premiação está prevista para 23 de junho. A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025 conta com os patrocínios de Cargill, Copersucar, Mosaic Fertilizantes e Syngenta, apoios de Bosch, Elanco, Tereos e Yara, colaborações de Agrel Agriscience, Lavoro, Portal dos Jornalistas e Press Manager, e apoio institucional da Agrojor. Empresas interessadas em participar da iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia. com.br e 11-99244-6655). Vem aí a eleição dos +Admirados da Imprensa do Agro 2025 Pecuária & Mercado estreia na grade da TV Notícias Agrícolas Mariana Grilli lança podcast de olho na COP30 CNN Brasil e Canal Rural anunciam parceria Aleksander Horta Mariana Grilli

Edição 1.504 - pág. 10 ANOS Vaivém das redações n A Globo anunciou em 14/3 que Karine Alves e Fernando Fernandes são os novos apresentadores do Esporte Espetacular. A dupla estreia na apresentação do programa a partir de 30 de março. Eles substituem a Bárbara Coelho, que deixou a emissora e assinou com a Cazé TV (ver acima), e Lucas Gutierrez, que vai para os gols do Fantástico e continua no Segue o Jogo. u Karine e Fernando também farão reportagens e conteúdos especiais para o programa, como séries e entrevistas exclusivas. Na estreia, Fernando vai até a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, para gravar um desafio com a exatleta Laís Souza, e Karine entrevistará a ginasta Rebeca Andrade. E mais... n Sérgio Maurício retornou à narração das principais transmissões da Fórmula 1 na Band, incluindo o Grande Prêmio da Austrália, no último final de semana, após ter sido afastado em fevereiro por uma publicação transfóbica sobre a deputada Erika Hilton (PSOL-SP). Segundo a coluna F5, da Folha de S. Paulo, a volta foi uma decisão do presidente da emissora, Johnny Saad, após o jornalista se desculpar, mas não é definitiva, e mudanças na equipe de transmissão ainda podem ocorrer. n O professor estadunidense James Green é o novo colunista da Agência Pública. Em sua coluna, que vai ao ar às terças-feiras, ele vai compartilhar suas percepções sobre o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, analisando suas ações e como elas impactam o Brasil. u Professor emérito na Brown University, em Rhode Island, Green está hoje baseado em Nova York, mas entre 1976 e 1981 morou em São Paulo. É cocoordenador nacional da Rede nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil e presidente do Conselho Diretivo do Washington Brazil Office. Escreveu livros como Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX; Apesar de vocês: a oposição à ditadura brasileira nos EUA, 1964-85; Revolucionário e gay: a vida extraordinária de Herbert Daniel; e Escritos de um viado vermelho: política, sociedade e solidariedade. u Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. n A Cazé TV anunciou a contratação da apresentadora Bárbara Coelho, que deixou a Globo após 12 anos. Ela vai apresentar um programa aos domingos, após a transmissão do Brasileirão, que vai debater os principais resultados da rodada. Também vai participar de outros conteúdos para o canal. u Na semana passada, Bárbara anunciou sua saída do Grupo Globo após 12 anos de trabalho. Ela chegou à emissora em 2013, como apresentadora de programas do SporTV. Em 2018, assumiu o Esporte Espetacular, substituindo a Fernanda Gentil. Entrevistou diversas personalidades do esporte e cobriu quatro Copas do Mundo e três Olimpíadas. Internacional James Green estreia coluna na Agência Pública James Green Nacionais Bárbara Coelho assina com a Cazé TV Barbara Coelho Karine Alves e Fernando Fernandes assumem a apresentação do Esporte Espetacular Karine Alves e Fernando Fernandes Divulgação/Globo Sérgio Maurício Band/YouTube

Edição 1.504 - pág. 11 ANOS Vaivém das redações n Em reformulação desde o início do ano, o Departamento de Jornalismo e Esporte do SBT-RS anunciou nesta semana as contratações de Camila Model, que estava na RBS TV, para atuar nos programas locais SBT Rio Grande e SBT Sports RS; e Aline Schneider, com passagens por RBS TV, Record TV, CNN e pelo próprio SBT, como repórter. Além delas, o então editor de texto João Vitor Ferreira foi promovido a editor-chefe do Tá na Hora Rio Grande. E mais... n Gabriela Lerina, que em janeiro deixou o SBT-RS após cinco anos de casa, assinou contrato com a Box Brazil, onde assumiu o Revista RS, programa de cultura e comportamento, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 20h30 às 21h30. n Tiago Dimer é o novo apresentador do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan POA, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8 horas. Apesar do novo projeto, ele seguirá atuando na Agência Moove, onde ocupa o cargo de diretor da PBLC, marca de consultoria em Marketing Político e Eleitoral da empresa. Brasília n Edu Mota foi contratado pelo BP Money para atuar como correspondente do site em Brasília. Ele tem mais de 30 anos de atuação na cobertura política na Capital Federal, tendo passado por assessorias, consultoria a órgãos e entidades, edição de informativos, jornais, sites e redes sociais. Atuou por mais de 25 anos em assessorias de comunicação e imprensa de deputados e senadores, além de ter coordenado a equipe de comunicação do PTB. Com redações em São Paulo e Salvador, o BP Money foi fundado em 2020 por Ricardo Luzbel e Nicolau Eloy. Gabriel Rios é o editor-chefe do portal. n Larissa Alvarenga, apresentadora e repórter, com passagens por Record TV e CNN Brasil, reforça Jornalismo do SBT em Brasília. Na emissora, além de participações ao vivo no SBT Brasil, comandado por César Filho, será substituta nas folgas dos apresentadores locais. Rio de Janeiro n Paula Freitas foi promovida a repórter da Veja no Rio de Janeiro após dois anos atuando como estagiária da equipe de Internacional da publicação. n Richard Stoltzenburg começa como repórter da Inter TV em Petrópolis. Ele estava há um ano atuando na assessoria de imprensa do Centro de Vôlei Diogo Batista e antes passou por TVC e Portal Giro. Edu Mota Arquivo pessoal Larissa Alvarenga Paula Freitas Richard Stoltzenburg Rio Grande do Sul Mais novidades no SBT-RS Aline, Camila e João Victor Gabriela Lerina Tiago Dimer

Edição 1.504 - pág. 12 ANOS n Depois de anunciar na última semana sua saída da Época Negócios, onde era editora executiva há três anos e meio, Maria Carolina Abe já tem novo destino definido. Ela chega à Seu Dinheiro para atuar como editora de Negócios e Empresas, com foco em companhias abertas. O novo e-mail dela é maria. [email protected]. E mais... n Gilmara Santos deixa o InfoMoney, depois de dois anos dedicada à cobertura de seguros. Ela destaca algumas curiosidades nessa função: existe seguro contra abdução alienígena, morte por riso e até para quem derrama ketchup na roupa. São Paulo Maria Carolina Abe começa na Seu Dinheiro Maria Carolina Abe Gilmara Santos Vaivém das redações Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Em entrevista exclusiva à Rede JP, a jornalista e economista americana Candy L. Page destacou a urgência de repensar as relações entre os Estados Unidos e a África. Com um olhar crítico sobre o impacto real de iniciativas como o Programa de Ação de Crescimento e Oportunidades na África (AGOA, na sigla em inglês) e a crescente influência de China e Rússia no continente africano, Page defende que o futuro dessa parceria deve estar pautado na educação, na autonomia econômica e em investimentos estruturantes. Ela reforçou que programas de desenvolvimento precisam ir além da lógica assistencialista e que o continente africano, com sua força de trabalho jovem e mercados em ascensão, tem o potencial de liderar a inovação global. A entrevista completa está disponível na Rede JP, trazendo reflexões essenciais sobre geopolítica, economia e o papel da comunicação nesse debate. Candy Page analisa o futuro das relações África-EUA: educação, economia e poder global Candy Page

Edição 1.504 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. Brasília n Priscila Lambert, da FSB Comunicação, mudou de cliente. Deixou a Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e desde fevereiro está atuando como assessora de comunicação na Secretaria de Imprensa da Presidência da República (Secom/PR). Minas Gerais n Flávia Ivo, ex-I’Max, que vinha atuando pela sua IF Assessoria de Imagem, começou em fevereiro como coordenadora de Produção de Jornalismo na Rede 98, de rádio. No período em que atuou na grande imprensa, foi por quase 7 anos do jornal Hoje em Dia. Pernambuco n Katarina Bandeira de Melo começou em fevereiro como assessora de imprensa na Prefeitura de Recife. Ali chegou após 1 ano como apresentadora do Tecnoblog e de 2 anos e 9 meses como repórter da Folha de Pernambuco. Rio de Janeiro n Cristiane Boechat despediuse em fevereiro da Factual Comunicação, agência em que atuou por mais de 20 anos. Em seu Linkedin escreveu: “Parto para me jogar no mercado com a certeza de que encerro um ciclo de muito sucesso e pronta para o que o futuro me reserva”. n Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna, que será realizado em 22 de maio, das 9h às 16h20, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, em São Paulo). u O tema da nova edição é Hierarquia e Vivências / Empatias e Sinergias – O humano à frente do crachá, tendo como convidados Lígia Oliveira (ESPM e Cia de Talentos), Elizeo Karkoski (P3K), Isabela Costa (Iveco Group), Flavia Favaro (Johnson&Johnson), Denise Pragana e Kalil Blanco (Grupo Trama Reputale), Carol Colunna (Grupo Hiper Saúde), Luciene Cristina da Silva (Vale), Márcia Rocha (Jabuticaba Conteúdo) e Glaucia Santos e Décio Duarte (BIC). u O encontro conta com os apoios de ESPM, Jabuticaba Conteúdo, P3K e Grupo Trama Reputale. As inscrições podem ser feitas aqui. Mega Brasil abre inscrições para seminário de comunicação Interna Priscila Lambert Flávia Ivo Katarina Bandeira de Melo Cristiane Boechat

Edição 1.504 - pág. 14 ANOS Comunicação Corporativa n Fabrício Costa, líder de comunicação corporativa e ESG, deixou a AstraZeneca em março, após 4 anos e 8 meses de casa, e foi para a GSK (GlaxoSmithKline) como gerente sênior de Comunicação. Outras companhias pelas quais passou foram Baxter, Monsanto e Janssen. E mais... n Amanda Barreto, que já esteve em Race, VCRP e Pub, integrou-se em novembro ao time da JeffreyGroup, na função de supervisora, para o atendimento à Divisão Agrícola (Crop Science) da Bayer. n Anselmo Penha, que vinha atuando por 1 ano como freelancer na Ketchum, agência em que estava em sua segunda passagem, começou em fevereiro uma nova jornada como coordenador de comunicação, na Base Comunica. Ali chegou com a missão de atuar no atendimento a clientes da nova economia − startups, consultorias, PMEs e ONGs. n Beatriz Sánchez, gerente sênior, despediu-se em dezembro da Edelman, agência em que atuou por 2 anos e 8 meses. Antes, esteve por 1 ano e 9 meses na JeffreuGroup e por 2 anos e 9 meses na Ideal. n Carolina Uzueli, gerente digital, que estava há 5 anos e 8 meses na Loures, deixou a agência em novembro. Também já esteve na Máquina e na Index e estagiou na InPress Porter Novelli. n Eduardo Borges Marques, que esteve por 9 anos e meio na InPress Porter Novelli, decidiu empreender e lançou sua própria empresa, a Digicom.IA, startup que oferece soluções de comunicação digital integradas com inteligência artificial − fundada, segundo ele, “para transformar a forma como empresas se comunicam no ambiente digital”. n Lucas Rossi assumiu nova posição na AB InBev. Foi promovido de diretor de Comunicação Externa, Interna e Reputação a vice-presidente global de Reputação e Excelência Operacional da companhia. Sua origem é o jornalismo, tendo atuado no início de carreira na Editora Abril, nas revistas Você S/A e Exame. n Márcia Nunes está de volta ao mercado, após pausa de pouco mais de 4 meses na carreira. Retornou agora em março como head de Comunicação e Jogo Responsável do Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), que reúne os principais operadores de apostas online do mundo e representa 75% do mercado brasileiro. Sua última jornada havia sido como gerente de comunicação na Syngenta Seeds Brasil | Paraguai. Antes, esteve em Iguá Saneamento, GOL Linhas Aéreas e Philips Morris International. São Paulo Lucas Rossi passa a VP global de reputação na AB InBev Lucas Rossi Márcia Nunes assume a Comunicação do Instituto Brasileiro de Jogo Responsável... Márcia Nunes ...e Fabrício Costa, da GSK Fabrício Costa Amanda Barreto Anselmo Penha Beatriz Sánchez Carolina Uzueli Eduardo Borges Marques

Edição 1.504 - pág. 15 ANOS Comunicação Corporativa n Flavia Caldeira despediu-se no final 2024 da LLYC, onde esteve por quase 3 anos, primeiro como diretora sênior e, depois, diretora-geral. Recentemente, ela compartilhou no Linkedin mensagem em que informa estar retomando sua carreira independente de consultora de comunicação, reputação e marketing. n Gabriel Ojea está de trabalho novo. Começou em março como analista na Fato Relevante, após 3 anos como executivo de atendimento na Seven PR. n Geisa Balint, ex-BCW, Conteúdo e Weber Shandwick, que esteve por 1 ano e 9 meses na Vulcabrás, começou em fevereiro como gerente de digital, eventos e projetos especiais na Oliver Press, em especial no atendimento a Ambev e Mascavo. Seu e-mail de contato é geisa.balint@oliverpress. com.br. n Jakeline Amaral, ex-Ideal, Press Pass e Weber Shandwick (onde atuou em duas ocasiões, a última até fevereiro), começou como executiva sênior na Edelman, contratada para o atendimento de PR da Kibon. n Leonardo Lira, que esteve por 1 ano como especialista em comunicação e RP na Gerando Falcões, até julho, começou em dezembro no Hinode Group, no cargo de analista sênior de marketing e branding PR. Antes, esteve em Melina Tavares Comunicação, Current Global e Burson. n Lígia Carvalho, que contabiliza mais de 17 anos de experiência no Governo do Estado de São Paulo e que desde abril de 2023 atua no DER, foi empossada no início de março como chefe da recém-criada área de Comunicação no órgão. Atua junto aos coordenadores Luiz Cintra e Gislaine Felipe (que também acaba de chegar, após jornada de 6 anos e 9 meses na equipe da Nova PR, onde, por último, coordenou o atendimento à Nestlé). O time ainda conta com os assessores Diovanna Monte, outra recém-chegada, Paulo Neto e Thamires Brandão. n Lilliam Carvalho, gerente de operações criativas, despediu-se há alguns meses da Ideal, onde esteve por 2 anos e 3 meses. n Marina Lapietra, exMarqueterie e FSB Holding, que atuou por quase 1 ano e meio na Cris Moraes PR, até fevereiro, integrou-se ao time de relações públicas da MktMix. n Natalia Almeida deixou a Fato Relevante agora em março, após 2 anos na função de assessora de imprensa. Na sequência, foi para a XP Inc. como analista de branding. Antes, esteve em OvoCom e Economídia. Flavia Caldeira Gabriel Ojea Geisa Balint Jakeline Amaral Leonardo Lira Lígia Carvalho Lilliam Carvalho Gislaine Felipe Marina Lapietra Natalia Almeida

Edição 1.504 - pág. 16 ANOS Comunicação Corporativa HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? n Sueli Santos iniciou agora em março nova etapa profissional como redatora da Agência Virta. Ali chega após 2 anos e 9 meses como analista pleno na Conteúdo Comunicação. n Thiago Pires Manolio, exKetchum, Imagem Corporativa e Loures, que passou rapidamente pela Nova PR, começou em fevereiro na CDN Comunicação, para atendimento em gestão de reputação da Ypê. n Vitória Rosa, ex-Ideal/H+K Strategies, que esteve por pouco mais de 1 ano como analista de PR e marketing de influência na Jet Commerce, começou em fevereiro como executiva pleno na Máquina, contratada para o atendimento a Cejam e Pague Menos. Pingos nos is – n Mariana Cotrim estagiou na Basf, e não na Bayer, como informado incorretamente em J&Cia 1.503. Dança das contas n A V3COM, de Curitiba, assumiu assessoria de imprensa da rede de educação Marista, que conta com cerca de 100 mil estudantes em 96 unidades no Brasil, sendo 63 colégios particulares e 33 escolas sociais gratuitas. A organização está presente em 20 estados e no Distrito Federal e atua da Educação Infantil ao Ensino Médio. Informações pelo [email protected]. n A Atômica Lab acaba de assumir a assessoria de comunicação do MGM+ – serviço de streaming da MetroGoldwyn-Mayer – no Brasil. No atendimento, Felipe Reis Castilho ([email protected]) e Paulo Oliveira (paulo. oliveira@), com a gerência de Ciro Bonilha, no escritório de São Paulo – tel. 11-2769-3806. n A TV Luiza, canal de comunicação interna do grupo Magalu, criado em 2005, chegou na última semana ao seu milésimo episódio. Por ele a companhia comunica-se semanalmente, ao vivo, com seus mais de 40 mil colaboradores em várias regiões do País. u Projeto liderado pelo gerente sênior Tiago Augusto, o programa já teve seu conteúdo assistido mais de 5 milhões de vezes. Para celebrar o milésimo episódio, o Magalu fez um documentário com depoimentos de pessoas que participaram da história do canal, entre elas o CEO Fred Trajano e a presidente do Conselho de Administração Luiza Helena Trajano. Assista aqui. Sueli Santos Thiago Pires Manolio Vitória Rosa Mariana Cotrim Pelo mercado 1.000 edições

Edição 1.504 - pág. 17 ANOS Comunicação Corporativa n A Mauricio de Sousa Produções ganhou um novo nome, MSP Estúdios, e está sob nova administração. A diretoria executiva responsável por conduzir essa nova fase é composta por Marcos Saraiva, neto de Mauricio; os filhos do desenhista Marina Sousa e Mauro Sousa; e Fábio Junqueira, que, apesar de não ser da família, está na empresa há mais de 15 anos. Essa é a primeira grande mudança em mais de 60 anos de história da empresa. E mais... n A Weber Shandwick foi eleita novamente Agência do Ano pela PRWeek, além de ter conquistado prêmios nas categorias Outstanding Consumer Agency e Extra-Large Agency, com projetos como a criação do novo feriado Véspera de São Patrício e o reposicionamento da bebida energética 5 Horas. Mauricio de Sousa Produções: um novo nome e uma nova diretoria Fábio, Mauro, Mauricio, Marina e Marcos Dos leitores n Continuamos a receber manifestações sobre a edição 1.500 de J&Cia. Como são muitas, reproduzimos a seguir algumas delas e faremos o mesmo nas próximas edições: “Edu, querido, parabé ns pelo marco de 1500 edições do Jornalistas&Cia! Uma publicação criteriosa, de alta qualidade! Me orgulho em fazer parte deste time maravilhoso! Muito obrigada por esta parceria e que o J&Cia continue em sua trajetó ria de sucesso!!” – Cristina Barude “Parabé ns, Eduardo Cesario Ribeiro. Sempre grandes ideias e realizações, um marco muito importante em nosso mercado.” – Eduardo Shor “Só comemoração. Que Relevâncias! Que importância! Um milhão de Parabéns por chegar até aqui com tamanho significado para a categoria.” − Fátima Turci “Parabéns, Edu, por uma marca tão relevante e significativa!!! Vocês são fundamentais na vida de todos os jornalistas.” − Marta Cibeli “Parabéns, Eduardo! 1500, que grande marco!” − Natalia Viana “Oi, Edu, parabé ns! Te admiro muito. Sucesso pela qualidade.” − Nelson Graubart “Parabéns pela edição 1500 do Jornalistas&Cia. Como você sabe, sou do tempo do Fax Moagem e sempre acompanhei as publicações. Eu e todos nossos colegas, imagino, que esperamos a chegada das edições com o mesmo interesse e ansiedade que aguardamos ver nossas próprias criações concluídas. Parabéns a você e a toda equipe!” − Paulo Campo Grande “Parabé ns! Belo trabalho pela comunicação e pelo jornalismo.” – Pedro Cadina “Parabé ns, Eduardo!!! Excelente trajetó ria e merecido reconhecimento! Mais e mais sucesso!” − Regina Diniz n Também recebemos parabéns de Carla Simões, Joana Silva, João Tarcisio Pereira, Maria Helena Domingues, Paula Oliveira Villarinho, Paulo de Tarso Porrelli e Sibelia Di Bell. u Sobre o encarte Manchete, o eterno retorno (J&Cia 1.503): “O caso Manchete poderia dar um livro. Por que o Dario não faz? Depois do trabalho feito, talvez seja mais simples arrumar quem banque. O novo dono?” − Maria Helena Passos

Edição 1.504 - pág. 18 ANOS SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio A Confederação Nacional das Seguradoras anuncia os seis primeiros empoderadores da Casa do Seguro, projeto inovador pensado para posicionar o setor segurador como ator fundamental na oferta de soluções para o enfrentamento da transição climática. Como plataforma de conteúdo e relacionamento empresarial, a Casa do Seguro vai funcionar durante toda a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em novembro, em Belém. Estarão na Casa do Seguro: Allianz, AXA, MAPFRE, Porto, Prudential e Tokio Marine A iniciativa é inédita no setor e favorecerá a conexão do mercado de seguros com outros setores econômicos, estimulando a convergência entre agentes públicos e privados, com ampla participação da sociedade civil. A agenda da Casa do Seguro estará focada no papel do setor na gestão de riscos climáticos e no financiamento de iniciativas sustentáveis. Na programação, destacam-se debates e painéis temáticos; fóruns em parceria com entidades setoriais, organizações internacionais e contrapartes estrangeiras da CNseg; CNseg anuncia os primeiros empoderadores da Casa do Seguro Espaço do setor segurador na COP30, em Belém, vai promover discussões sobre agenda do clima e terá keynote speaker internacional reuniões bilaterais; apresentação de produtos e serviços; e atividades culturais. Alguns dos eixos que pautam a agenda da Casa do Seguro são: proteção social e de investimentos, finanças sustentáveis, infraestrutura resiliente, inteligência climática, seguros & agronegócio, descarbonização da frota brasileira e seguros para o desenvolvimento industrial sustentável. Para o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, o mercado segurador tem um papel de destaque na transição para uma economia mais verde e resiliente, e a atuação do setor na COP30 refletirá a importância de suas contribuições, em um cenário de agravamento das mudanças climáticas. “A Casa do Seguro será uma vitrine do nosso papel como facilitadores de inovação e mitigadores de riscos climáticos, reforçando nosso compromisso com o futuro sustentável do planeta”, destaca Oliveira. “Esse projeto é o ponto alto de uma estratégia de posicionamento do setor segurador nas discussões climáticas, que ganhou maior expressão a partir de 2023, na COP28, em Dubai, e estabelecerá um marco em Belém”. Sobre a Casa do Seguro A Casa do Seguro está situada em local muito próximo ao espaço oficial da COP30. Além da programação de conteúdo, promoverá iniciativas de responsabilidade social, prestigiando a economia e a mão de obra locais. O projeto é ambientalmente responsável e foi desenvolvido dentro dos conceitos de evento neutro e resíduo zero, prevendo ainda uso eficiente de água e energia. Com o apoio de seus empoderadores – Allianz, AXA, MAPFRE, Porto, Prudential e Tokio Marine –, a Casa funcionará em 1,6 mil m² de área útil, acomodando plenária com 100 lugares, seis salas de reunião, business lounges, estúdio para gravação de podcasts, sala de imprensa, espaço de convivência e área para exposições artísticas e apresentações culturais. Empoderadores da Casa do Seguro

Edição 1.504 - pág. 19 ANOS AUTO Patrocínio n A revista Carga Pesada, fundada e dirigida por Dilene Antonucci, está comemorando 40 anos de estrada. Lançada no início de 1985, a publicação, com sede em Londrina, ganhou uma edição especial destacando os principais feitos conquistados ao longo de sua história. u “Por estarmos em uma região em que o agronegócio é muito forte, sempre tivemos um olhar mais cuidadoso na intersecção deste setor com o automotivo, e isso fez com que a gente se tornasse uma referência para o caminhoneiro”, destaca Dilene, que criou o projeto da revista ainda durante a faculdade. “Quando terminei o curso, levei o projeto inicialmente de um jornal para um grupo de Londrina e eles apoiaram a ideia. Desde então foram 204 edições impressas e outras 45 digitais”. u Pioneira em um segmento que ainda hoje abriga poucas mulheres, Dilene tem sua trajetória, e da Carga Pesada, marcada também por intensas ações culturais e sociais voltadas ao caminhoneiro e suas famílias, entre elas a Carguinha, primeira revista infantil sobre caminhões e que tinha como protagonista uma personagem feminina, Valentina. “A gente foi a publicação que mais abriu espaço para as mulheres, até porque eu sou editora e quando comecei era um universo extremamente masculino, então a gente procurou abrir espaço e até hoje tenta destacar o papel das mulheres no transporte”. E mais... n Renato Ferraz, que estava há sete anos no Metrópoles como colunista da Entre-eixos, sobre automóveis, está de volta ao Correio Braziliense, onde atuou por 22 anos, entre 1993 a 2014. Por lá, foi de tudo um pouco: coordenador, subeditor, subeditor executivo, editor de Saúde, Educação, Ciência. De 2000 até a saída, atuava como editor de Veículos, Turismo e Informática. Agora volta ao jornal como colunista/ blogueiro da coluna Multieixos, sobre carros, trânsito e mobilidade. n Caíque Batista (11 97636-8789 ou [email protected]) é o novo analista sênior de Comunicação e Marketing da ConectCar. Ele teve passagens anteriores por Unimed Guarulhos, Banco BMG, Weber Shandwick Brasil, Grupo Rái e Agência Core Group. n A Ituran e a IturanMob promovem na próxima quarta-feira (26/3) a coletiva de imprensa de Resultados & Inovações. A partir das 12h, no espaço AYA Earth Partners (Alameda Rio Claro, 28), em São Paulo. Credenciamento com Gustavo Girotto ([email protected]), Ana Carolina Saito (ana.saito@) ou Andreza Oliveira (andreza.oliveira@). n Jornalistas e profissionais de comunicação têm mais uma semana para participar do segundo turno da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025. A votação, que segue até 27/3 (quinta-feira), definirá os TOP 25 +Admirados Jornalistas e os TOP 3 nas categorias Jornalista Especializado em Duas Rodas, Jornalista Especializado em Veículos Comerciais, Colunista, Áudio, Periódico Especializado, Site e Vídeo. Para participar, basta acessar o link de votação e preencher um rápido cadastro. u A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 conta com os patrocínios de Bosch, Ford, GWM, Honda e VWCO, apoios de BYD, Volkswagen, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de Renault e Scania, e apoio Institucional da Abraciclo. Mais informações com Vinicius Ribeiro (11 99244-6655 ou [email protected]). Segundo turno dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 segue até 27 de março Carga Pesada celebra 40 anos de vida Dilene Antonucci Renato Ferraz Caique Batista

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