Jornalistas&Cia 1499

Edição 1.499 - pág. 13 Comunicação Corporativa 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Álvaro Bufarah aborda nesta coluna o balanço do Spotify, que registrou um crescimento significativo no terceiro trimestre de 2024, alcançando 640 milhões de usuários e 252 milhões de assinantes pagos. Apesar dos desafios econômicos, a receita subiu 19%, impulsionada por assinantes premium. A plataforma aposta em quatro pilares estratégicos: podcasts, IA, vídeo e audiobooks. Entre as novidades, destaque para podcasts em vídeo, clipes verticais e ferramentas avançadas para criadores. A IA personaliza a experiência do usuário, enquanto novas estratégias de monetização buscam enfrentar a concorrência com o YouTube. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. n Nascido nas redes sociais como um ponto de encontro para os profissionais de comunicação, o portal Assessores de Imprensa está sendo lançado oficialmente neste mês de fevereiro por seu idealizador, Leandro Sobral, sócio e CCO da Press Manager, empresa especializada em mailing de imprensa, parceira deste J&Cia. u O objetivo, segundo release divulgado por seu idealizador, é que se transforme num “importante canal de informações e oportunidades, reunindo notícias, cursos, eventos e vagas de emprego do setor”. u Diz ele ver “o projeto como uma forma de fortalecer o relacionamento entre os profissionais da área, criando um canal exclusivo e focado em suas necessidades. Nosso slogan – conectamos profissionais, criamos o futuro – reflete bem a missão de conectar assessores de imprensa e jornalistas, contribuindo para um mercado mais colaborativo e inovador”. u O projeto prevê a abertura de espaço para a publicação de colunas com profissionais da comunicação corporativa e contará com uma área dedicada a divulgação de cursos, eventos e vagas de emprego. E mais... n O Observatório do Terceiro Setor e o Instituto Phi promovem em 20/2, das 14h às 15h30, a oficina online e gratuita Redação de releases e boas práticas: destaque sua ONG na mídia. A iniciativa faz parte do Voz das ONGs. Inscrições aqui. Outras informações com Stephane Sena, pelo 41-99232-4904. n A RPMA Comunicação está comemorando seu 6º aniversário esta semana e, junto, celebrando as conquistas de 2024, entre elas a conquista de 23 contas, crescimento de 30% em receitas sobre 2023 e a quinta conquista como Agência do Ano no Prêmio Jatobá PR, acumulando 23 troféus no total. n O Projeto de Lei que flexibiliza regras de Assessoria de Imprensa na cidade de Rio Grande foi revogado após pedido do Sindicato de Jornalistas do Rio Grande do Sul (Sindjors). A mudança ocorreu depois de uma reunião, realizada em 5/2, entre a Delegacia Regional dos Jornalistas do RS e Rovam Castro, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Grande. Pelo mercado Leandro Sobral, da Press Manager, lança o portal Assessores de Imprensa

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==