Jornalistas&Cia 1499

Prestigie! Informações com Silvio Ribeiro, pelo [email protected] e 19-97120-6693 Na próxima semana, dia 19/2, Jornalistas&Cia chegará à edição 1.500, em quase 30 anos de história. Uma história rica e com muitas curiosidades. Você sabia, por exemplo: Que, quando nasceu, em setembro de 1995, Jornalistas&Cia chamava-se FaxMOAGEM, circulava com apenas uma página e era distribuído por fax, manualmente? Que o primeiro assinante Pessoa Jurídica foi o Bradesco (e é até hoje) e o primeiro assinante Pessoa Física foi o jornalista Audálio Dantas, um dos mais importantes da nossa história? Que antes de ser lançado teve duas edições zero? (Seriam três, mas, com o sucesso, a terceira, abortada, deu lugar à edição de estreia) Que o seu modelo editorial, por outro lado, inspirou colegas argentinos que lançaram e mantiveram por um período o projeto Periodistas Protagonistas? Que a dupla que o lançou – EduRibeiro – texto; e Paulo Sant’Ana – designer e diagramação – continua à frente do projeto até hoje? Que nossa primeira colaboradora, Cristina Vaz de Carvalho, do Rio de Janeiro, está conosco desde 1996? Que nosso mais antigo e fiel anunciante é a FSB Holding, presente em nossas páginas desde a edição 500?

Edição 1.499 - 12 a 18 de fevereiro de 2025 Está marcado para 17/3 o relançamento da revista Manchete impressa, em edição mensal. Pág. 4 Revista Manchete volta em março De novo no prelo Matrix relança obras de sucesso de Bárbara Gancia e Klester Cavalcanti. Pág. 26 Bárbara Gancia Zhang Zhan Klester Cavalcanti Esquecida pelo mundo Zhang Zhan, que em 2020 divulgou imagens iniciais da pandemia de Covid-19 em Wuhan, segue presa na China. Pág. 7

Edição 1.499 - pág. 4 n Está marcado para 17/3 o relançamento da revista Manchete impressa, em edição mensal. Como em seus tempos áureos, uma reportagem sobre o carnaval carioca deve marcar a volta. E uma festa no Teatro Bloch, espaço cedido por Luiz Calainho, terá um show da casa noturna Blue Note. Além da publicação impressa, os vídeos das entrevistas poderão ser assistidos por meio de um QR Code na página da revista, hospedados no R7, do grupo Record, e exibidos na TV Max, na NET. u Marcos Salles adquiriu a marca no final de 2024. Ela pertencia ao empresário Marcos Dvoskin, que, por sua vez, a tinha comprado em leilão judicial. Salles trabalhou na Manchete, foi presidente de O Dia e, mais recentemente, do jornal Correio da Manhã. A experiência bem-sucedida do Correio da Manhã em relançar um título tradicional pode ter motivado o executivo a tomar a decisão. u Manchete circulou semanalmente por 48 anos, até 2000, pela Bloch Editores de Adolpho Bloch. Após a extinção da empresa, ainda foi editada eventualmente até 2007. O acervo digitalizado da revista pode ser consultado no site da Biblioteca Nacional. u Por sua redação passaram Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Nelson Rodrigues. O nome por trás das grandes reportagens era David Nasser, e o fotojornalismo, um de seus trunfos. Foi uma das primeiras publicações brasileiras a dar destaque para a Amazônia em suas páginas. n O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou no começo do mês uma ação civil pública contra a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) por “danos ao sistema de justiça, ao acesso à justiça e à liberdade de expressão e de imprensa”. O processo toma como base o assédio judicial sofrido pelo jornalista João Paulo Cuenca, alvo de centenas de ações ajuizadas por pastores da Iurd. u Segundo inquérito realizado pelo MPF, a igreja teria orquestrado o ajuizamento de ações contra o jornalista como reação a uma postagem feita por ele no X (antigo Twitter) em 2020, sobre a destinação de verbas de comunicação do Governo Federal para canais de rádio e televisão pertencentes a igrejas evangélicas. Pastores da Iurd começaram a ajuizar contra o jornalista, em um total de 144 ações em diferentes cidades e estados, pedindo indenizações que na soma atingiam o valor de R$ 3,3 milhões. u Para o MPF, o ajuizamento de ações em massa representou “exercício abusivo do direito de petição e do acesso à justiça, além de violar as liberdades de expressão e de imprensa, por meio da adoção de estratégia para silenciar e constranger o emissor da mensagem e o próprio ofício jornalístico”. A Iurd argumenta que as ações partiram de iniciativas particulares de cada pastor, mas segundo o MPF as petições eram padronizadas e o mesmo modelo foi repetido diversas vezes, de modo a parecer que seguiam a mesma estratégia processual. u Na ação contra a Iurd, o MPF pede uma indenização não inferior a R$ 5 milhões por danos morais coletivos e assédio judicial, valor que seria destinado ao financiamento de projetos pelo enfrentamento da violência contra jornalistas. A ação também pede o reconhecimento da responsabilidade civil da instituição. Nacionais Revista Manchete volta em março MPF processa Igreja Universal por danos ao sistema de justiça e à liberdade de imprensa Tingey Injury Law Firm/Unsplash

Edição 1.499 - pág. 5 n Morreu em 31/1 o narrador esportivo Ivan Zimmermann, aos 64 anos, nos Estados Unidos, vítima de um acidente. A informação foi confirmada pela família do jornalista. Ivan, que morava na Flórida, envolveu-se em um acidente em uma via em Broward. Ele estava dirigindo seu carro quando um motorista invadiu a pista contrária. Outros três veículos foram danificados. Ivan morreu no mesmo dia, mas a família só soube da tragédia em 5/2, após autoridades norte-americanas entrarem em contato. u No começo da carreira, em 1985, Ivan acompanhou a comitiva do então presidente José Sarney nos Estados Unidos para cobrir a reunião anual da ONU. Após a cobertura, apaixonou-se pelo país e decidiu morar lá. Trabalhou dirigindo carreta e limusines. Em 1992, voltou ao jornalismo e especializou-se em esportes americanos, tornando-se referência na área. u Atuou por mais de 20 anos como narrador na ESPN, cobrindo as principais ligas americanas de futebol americano, basquete, hóquei e beisebol. Em 1993, tornou-se o primeiro brasileiro a narrar in loco um Super Bowl, a grande final da NFL, a principal liga de futebol americano. Cobriu também edições de Copas do Mundo e Olimpíadas. Retornou ao Brasil em 2004 e assinou com a BandSports. Na emissora, cobriu as Olimpíadas de Atenas e Pequim, além do Pan do Rio. Em 2006, participou da cobertura da Copa do Mundo na Alemanha pelo canal DirecTV. Trabalhou ainda na extinta Rádio Bradesco Esportes FM, do Grupo Bandeirantes. Nacionais Morre Ivan Zimmermann, aos 64 anos, em acidente nos EUA Ivan Zimmermann Instagram EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede de Jornalistas Pretos vai lançar nas próximas semanas um banco de oportunidades e fontes de conhecimento dedicado ao cadastro e à pesquisa de profissionais da comunicação. Embora o lançamento oficial esteja previsto para breve, a plataforma já está aceitando cadastros de jornalistas e empresas. O objetivo é conectar talentos negros a novas oportunidades no mercado, promovendo a diversidade e a inclusão no setor jornalístico. A plataforma permitirá uma maior visibilidade para profissionais sub-representados e facilitará o encontro de fontes para as produções jornalísticas. Confira! Rede JP lançará banco de oportunidades para profissionais da comunicação

Edição 1.499 - pág. 6 n A briga judicial entre a Globo e a TV Gazeta de Alagoas, do ex-presidente Fernando Collor, ganhou um novo capítulo. A emissora carioca entrou com um recurso junto ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, para derrubar uma decisão da Justiça de Alagoas que determinou a renovação do contrato de afiliação entre Globo e TV Gazeta por cinco anos. As informações são de Carlos Madeiro, do UOL. u O recurso, que corre em segredo de justiça, foi feito com base na Lei nº 8.437/1992, que permite que esse tipo de recurso seja feito diretamente ao chefe do STJ. A Globo argumenta que a decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) “incorre em lesão à ordem pública ao aplicar o princípio da preservação da empresa de forma desproporcional e abusiva”. Além disso, a emissora carioca argumentou que já tem um acordo verbal com a TV Asa Branca para ser sua nova afiliada em Alagoas. u No recurso, a Globo declarou que a imposição de um contrato com a TV Gazeta “prejudica a qualidade e a independência da programação”, além de afetar a “ordem pública, econômica e social”. O principal argumento utilizado pela emissora carioca baseia-se em escândalos envolvendo a TV Gazeta nos últimos anos, incluindo a condenação de Collor pelo STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em esquema no qual utilizava a TV Gazeta para receber propina. u A Globo pede que Herman Benjamin derrube a decisão do TJAL e autorize a emissora a romper com a TV Gazeta até o julgamento dos recursos já interpostos anteriormente no próprio STF e no Supremo Tribunal Federal (STF). Já a TV de Collor argumenta que, sem o aporte financeiro da Globo, não conseguiria pagar dívidas estabelecidas em seu plano de recuperação judicial, haveria demissões em massa e a emissora iria à falência. Fernando Collor Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Globo entra com recurso para romper com TV de Collor Nacionais

Edição 1.499 - pág. 7 Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Oferta hostil de US$ 97,4 bi de Musk pela OpenAI vira troca de insultos com CEO do ChatGPT: ‘Vigarista!’ Leia mais Suspensão de ajuda internacional por Trump lança jornalismo independente em ‘caos de incerteza,’ alerta RSF. Leia mais Pulitzer Center oferece bolsas a jornalistas e ONGs para projetos sobre temas na pauta da COP30. Leia mais Há cinco anos o mundo começava a enfrentar a pandemia da Covid-19, uma crise sem precedentes. O coronavírus alterou drasticamente o comportamento das pessoas, a forma de trabalhar e colocou o jornalismo sob risco de uma quebradeira geral − que não se confirmou em um ambiente em que notícias confiáveis ganharam valor. Hoje, com as medidas de impacto de Donald Trump, os sinais cada vez mais evidentes da mudança climática e problemas globais como guerras e migração, muitos parecem ter esquecido a profundidade da crise que enfrentamos há tão pouco tempo − e personagens importantes desse enredo dramático. Um símbolo dessa época turbulenta é a jornalista chinesa Zhang Zhan, que permanece detida, sem muita atenção do mundo. Advogada que se tornou jornalistacidadã, ela foi presa pela primeira vez em 14 de maio de 2020, enquanto cobria os estágios iniciais da pandemia de Covid-19 em Wuhan. Antes de sua prisão, compartilhou mais de 100 vídeos nas redes sociais revelando o drama de uma doença desconhecida em um país em que informações são censuradas. Em dezembro de 2020, Zhang Chan foi condenada a quatro anos de prisão, sob a acusação de “provocar brigas e causar problemas”. Durante os primeiros meses de sua detenção, ela quase morreu após uma greve de fome. Mas o calvário não acabou com o fim da pena, em maio de 2024. Três meses depois ela foi novamente presa e segue privada de contato com o mundo exterior, pela mesma acusação. A sombra esquecida da pandemia: uma jornalista na prisão enquanto o mundo segue em frente De acordo com a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a jornalista está sendo mantida no Centro de Detenção de Pudong, em Xangai, por “provocar brigas e causar problemas”. Esta nova detenção pode resultar em mais cinco anos de prisão. A RSF se disse “consternada e chocada” com as novas acusações criminais contra Zhang, criticando o regime chinês pela sua “perseguição implacável a jornalistas independentes” e exigindo a sua libertação imediata. A China é a maior prisão do mundo para jornalistas e defensores da liberdade de imprensa, com pelo menos mais de 120 deles atrás das grades. No Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2024 da RSF, o país ocupa a 172ª posição entre 180 nações. O caso de Zhang Zhan é um lembrete da importância da liberdade de imprensa e da necessidade de proteger jornalistas que buscam a verdade em tempos de crise − sejam formados em universidades ou jornalistas-cidadãos, freelancers ou empregados em veículos de mídia. O esquecimento do caso de Zhang Zhan enquanto o mundo enfrenta outras crises demonstra a facilidade com que a memória de eventos impactantes pode se dissipar. A sua persistência na prisão, mesmo depois de pagar um preço tão alto, simboliza a opressão da liberdade de expressão na China. O caso da corajosa chinesa é um lembrete dos perigos que os jornalistas enfrentam e da importância de não esquecermos as lições do passado, especialmente em meio às atuais crises globais.

Edição 1.499 - pág. 8 Vaivém das redações n O SBT anunciou nos últimos dias novos cortes que atingiram também sua equipe na Capital Federal. Deixaram o veículo na semana passada Leonardo Cavalcanti, editor e apresentador do programa Poder Expresso, do SBT News, e os repórteres Guilherme Resk e Raphael Felice. Da tevê, saíram a secretária Vanessa Neves e Lisandra Souza, responsável pelas redes sociais da emissora. Mato Grosso n Jolismar Bruno (65-99926-8459 e [email protected]) começou na Rede Matogrossense de Comunicação como repórter. Ele estava há pouco mais de um ano no HiperNotícias e antes passou pela Gazeta Digital. Pará n Andréia Santana (ex-O Liberal) e Tarik Duarte (ex-O Liberal, BT Mais e Futebol na Veia) são os novos reforços da equipe de reportagem do Diário Online. Rio Grande do Sul n Ingrid Oliveira anunciou sua saída do SBT-RS após quase sete anos na emissora. Ao longo desse período, atuou como produtora, editora de texto, repórter e editorachefe dos dois telejornais do canal. Santa Catarina n Rafael Medeiros deixou a Rede Massa/SBT, onde era repórter em Curitiba há pouco mais de um ano, e mudou-se para Santa Catarina para atuar como repórter da NSC TV. n Há mais de dez anos no Grupo Bandeirantes, João Paulo Cappellanes assumiu em 9/2 o comando do Domingo Esportivo, tradicional programa da Rádio Bandeirantes. Sob o comando dele, a atração será reformulada. “Teremos quadros inéditos e a certeza de um conteúdo com muita informação, leveza e o bom humor que uma manhã dominical pede”, explica Ricardo Capriotti, coordenador de Esportes da emissora. O Domingo Esportivo Bandeirantes vai ao ar das 10h às 13 horas. E mais... n Joelmir Tavares começou no Valor Econômico como repórter de Política após 12 anos de atuação pela Folha de S.Paulo. n Larissa Maia, que há um ano vinha produzindo reportagens para as editorias de Carreira e Finanças do Valor Econômico, foi transferida internamente e agora é repórter do Valor Investe. Seu e-mail permanece sendo [email protected]. Brasília Cortes no SBT atingem equipe no DF Leonardo Cavalcanti Jolismar Bruno Andréia Santana Tarik Duarte Ingrid Oliveira Rafael Medeiros São Paulo João Paulo Cappellanes assume o Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes João Paulo Cappellanes Joelmir Tavares Larissa Maia Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected].

Edição 1.499 - pág. 9 Comunicação Corporativa Bahia n Bianca Rocha, que atuou como jornalista por 1 ano e 8 meses na Salvador Produções, até outubro, começou em janeiro como assessora de imprensa na Penta Entretenimento. Mato Grosso n Marina Beatriz Paes de Barros deixou a Fala AI Assessoria de Imprensa, em que atuou por pouco mais de 2 anos, e seguiu para o Sicoob Rondon, na função de analista de comunicação e marketing. Mudou de prestadora de serviço para colaboradora direta do Sicoob Rondon. Minas Gerais n Júlia Pessôa, que esteve por 11 meses como assessora de imprensa na Câmara dos Deputados, em Brasília, começou em janeiro na Prefeitura de Juiz de Fora, ali assumindo a Gerência do Departamento de Cerimonial e Eventos da Secom. Paraná n Raphaella Requião está de trabalho novo. Deixou em novembro a coordenação de comunicação do Coritiba Foot Ball Club, após 2 anos e meio, e assumiu em janeiro a assessoria de imprensa da RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná. Rio de Janeiro n Fernanda Miranda, exMNiemeyer e Dois Pontos Comunicação, deixou a Lupa, onde atuou como assessora sênior por pouco mais de 3 anos e meio, até dezembro. n Rafael Bastos, analista de marketing, que foi por 2 anos e 3 meses do Grupo Blend de Comunicação, até novembro, começou em dezembro como analista de conteúdo na Beep Saúde. Bianca Rocha Marina Beatriz Paes de Barros Júlia Pessôa Raphaella Requião Fernanda Miranda Rafael Bastos n Sarah Bonadio está iniciando nova jornada profissional, como diretora da recém-criada área de Corporate Affairs da Alpargatas. Ela chega da Mars, na qual foi diretora de Corporate Affairs de Petcare no Brasil, e já atuou em organizações como Jaguar Land Rover, International Enterprise Singapore, Unicef e Sanofi, incluindo períodos na França e Cingapura. u A nova área abrange os setores de Sustentabilidade Corporativa, Instituto Alpargatas, Comunicação Externa e Reputação, além de Relações Governamentais. São Paulo Sandra Bonadio assume a recém-criada área de Corporate Affairs da Alpargatas Sarah Bonadio I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM.

Edição 1.499 - pág. 10 Comunicação Corporativa n Lilian Dorighello, gerente sênior de comunicação e assuntos corporativos e crises, despediuse no final de janeiro da Unilever, companhia em que esteve por 6 anos. Desde 2018 ela também se dedica ao magistério, como professora de ESPM e Aberje. Em outras jornadas, esteve por 1 ano e 7 meses na Ideafix – Pesquisa e Inteligência Corporativa; e por 4 anos e 4 meses no Grupo Cia. de Talentos. E mais... n Adriana Nigro, ex-F&Q Brasil (M&C Saatchi Group), começou em janeiro como head de negócios da Innova − All Around The Brand. n Ana Eliza Cruz Da Silva, que esteve por 10 meses, até novembro, na And,All, na função de analista de projeto, seguiu para a comunicação do Itaú Unibanco, na função de analista pleno. n Andrea Moraes, que esteve por mais de 24 anos na Ketchum, por último como vice-presidente executiva, assinou contrato com a Vianews, de Pedro Cadina, para ser consultora e conselheira da agência, atuando junto ao grupo de gestão. Lilian Dorighello deixa a Unilever Lilian Dorighello Adriana Nigro Ana Eliza Cruz Da Silva Andrea Moraes n Bia Poiani iniciou em novembro nova jornada como gerente de estratégias na Suno United Creators. Ali desembarcou após 1 ano e meio como planejamento sênior na Pros. Antes, esteve, entre outras organizações, na BFerraz e na DPZ&T. n Carolina Gancho de Almeida começou 2025 em novo cargo na Kimberly-Clark. Até então especialista em comunicação, foi promovida em janeiro a head de comunicação corporativa da companhia. Outras organizações em que trabalhou foram EloPar, C&A Brasil e Alcoa. n Danilo Bomfim integrou-se em janeiro ao time da FSB Holding, contratado para a função de especialista em marketing de influência. Ali chega após quase um ano como assessor de imprensa e analista de marketing de influência sênior na Kele ag. Antes, esteve por 3 anos e 9 meses na Agência Lema. n Denilson Oliveira, coordenador de comunicação, que estava em sua segunda passagem pela Oboé Comunicação, deixou a agência em dezembro, após 2 anos e meio de casa. Foi, anteriormente, de Loures e CDN. Informa em seu Linkedin que está disponível para frilas. n Flavia Amarante, executiva de comunicação na CDN por quase 4 anos e que era atendimento exclusivo da AGCO/Massey Ferguson, deixou a agência em janeiro e foi para a FSB Comunicação como atendimento sênior da própria AGCO/Massey Ferguson. Ela também esteve, por pouco mais de 3 anos, na Texto & Cia Comunicação, em Ribeirão Preto. n Gustavo Brito, que esteve por quase 2 anos no Grupo Rái, até novembro, começou na sequência na função de analista na G&A Comunicação, responsável pelo atendimento ao cliente Getnet. Ele também já foi repórter do UOL por 1 ano e assistente de comunicação na CDI, por 1 ano e 7 meses. Bia Poiani Carolina Gancho de Almeida Danilo Bomfim Denilson Oliveira Flavia Amarante Gustavo Brito

Edição 1.499 - pág. 11 Comunicação Corporativa n Joyce Camargo, gerente de serviços ao cliente, deixou em janeiro, após 3 anos e 7 meses, a Another, onde atendeu às marcas The Macallan, Farfetch, inDrive, Kuehne+Nagel, Fiserv, Trimble. Antes, foi de Ideal (2 anos e 5 meses) e FSB Comunicação (4 anos e 7 meses). n Larissa Pereira Ocampos, que era gerente de comunicação e esteve por 7 anos na CDN, até dezembro, migrou para a área corporativa, contratada como consultora pela Fundação Bunge. n Lina Garrido, ex-PinePR e Textual, começou em outubro como diretora de atendimento na Máquina, para Einstein, C&A e Grupo Prima. n Luciana Veríssimo Lucena, que foi por 2 anos da Máquina, até novembro, começou em janeiro como executiva de atendimento na Sing Comunicação. Ela foi anteriormente, por 16 anos e 9 meses, da CDN e registrou ainda passagem de 1 ano pela Vervi, entre outras organizações. n Maria Miquelini Filippe, exrepórter da Exame, onde atuou por quase 8 anos e meio, iniciou nova jornada no segmento de comunicação corporativa, contratada como coordenadora de comunicação institucional da Natura. n Monica Favero entrou 2025 de trabalho novo, contratada como gerente de comunicação na CDN. Chega após 11 anos e 5 meses de InPress Porter Novelli, onde atuava como relações públicas em contas como Mercado Livre, VR, Roche, Dow, Grupo Cosan, Ambev e Unilever (corporativo e marcas). Outras agências em que atuou foram FB Comunicação, FSB Holding e CDI. Joyce Camargo Larissa Pereira Ocampos Lina Garrido Luciana Veríssimo Lucena Maria Miquelini Filippe n Pollyana Reyes, que atuou como consultora da Sherlock Communications por 2 anos e 4 meses, está de volta à Ideiacomm, agência em que havia atuado 8 anos atrás, como assessora de imprensa. Retorna agora como relações públicas. n Rebecca Cesar, head de comunicação e ESG, despediu-se em janeiro da Rappi, companhia em que atuou por 3 anos. Ela também já esteve na comunicação da Dow e do Greenpeace. n Rodrigo Albuquerque está de cargo novo na Virta, agência em que atua há quase 14 anos. Até então coordenador das áreas de monitoramento e relatório de exposição em mídia, ele assumiu a gerência da área de monitoramento de imprensa. n Silvia Palhares, consultora sênior, deixou a Máquina em janeiro, após 4 anos e 9 meses de casa, e foi para a Stefanini Brasil, na função de coordenadora de marketing. Na Máquina, vinha atuando na comunicação interna da área de soluções digitais da Basf Agro. No novo trabalho, atuará em marketing, comunicação e produção de eventos para o xarvio (sistema de monitoramento agrícola) Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da Basf Soluções para Agricultura. n Valeria Allegrini, diretora por 31 anos e 2 meses, despediuse em fevereiro da LVBA Comunicação, em decisão “construída com planejamento, diálogo e leveza entre meus pares. Além de muita coragem!”, como informou em seu Linkedin. E ali mesmo fala sobre o futuro: “Agora, embarco em um período sabático, sem um roteiro definido, mas com vontade de explorar novos estudos, me dedicar mais à família e aos projetos pessoais. Aberta ao inesperado, mas continuo fã das planilhas e do planejamento!” Monica Favero Pollyana Reyes Rebecca Cesar Rodrigo Albuquerque Silvia Palhares Valeria Allegrini

Edição 1.499 - pág. 12 Comunicação Corporativa n O Grupo Trama Reputale assumiu a conta de comunicação da Mococa, indústria brasileira de laticínios com 106 anos de história e 27 produtos para atender o varejo. Na agência, o atendimento será conduzido por Henrique Miranda, com coordenação de Paloma Funduklian, gerenciamento de Ana Paula Teixeira e direção de Sandra Bonani. u A agência também conquistou a conta da Hoya Vision Care, empresa japonesa do segmento oftalmológico, fundada em 1941, em Tóquio, e que está instalada no Brasil nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Barueri (SP), onde estão localizados seus dois laboratórios produtivos. Além disso, conta com mais de 20 Centros de Excelência, responsáveis pela finalização do atendimento ao cliente, em várias regiões do País. No atendimento, o trio Henrique, Ana Paula e Sandra, mais Herika Mendes e Paula Bueno, além de Fernanda Bernardeli na linha de frente do marketing de influência, com gerenciamento de Vanessa Sallas. E mais... n A Race tem cliente novo em carteira: a MasterSense, especializada em ingredientes e aromas para a indústria de alimentos e bebidas, que também atua na América Latina, em Bolívia, Chile, Colômbia, Guatemala e México. No atendimento, Heitor Carvalho, com assistência de Sabryne Almeida, liderança de Milene Rolan, gerência de Maira Manesco e direção de Wilson Barros. n A Pub conquistou a conta da Pulse Mais, organização sem fins lucrativos de impacto social, dedicada a empoderar jovens talentos no mercado de tecnologia. No atendimento, Izabelly Lopes, com gestão de Regina Valente e direção de Núbia Tavares. n A WedoPR é a nova agência de comunicação da Vedacit e passa a responder por assessoria de imprensa e gestão do perfil da company page no LinkedIn. A conta integra o núcleo liderado por Eliane Castro e Mônica Brissac, e terá como atendimentos Renata Viana e Raphaela Araújo. n Vítor Risso, executivo sênior, deixou a Marqueterie em fevereiro, após pouco mais de 1 ano de casa, para ser coordenador de RP na Mention, startup de RP e Comunicação. Licença-maternidade n Julia (Spinassé) Marques, gerente de sustentabilidade/ ESG na Suzano, em São Paulo, na companhia desde março de 2021. Vítor Risso Julia (Spinassé) Marques ...e Trama Reputale, da Mococa n A CDN Comunicação anunciou na última semana a conquista da conta de comunicação da Ypê, que atua na fabricação produtos de limpeza e higiene. A agência responderá pela comunicação externa e pela company page da empresa no LinkedIn, além de páginas de alguns dos seus executivos. u Para o braço Digital, a direção é de Fernanda Dantas, com gerência de Lucas Tavares. Já em PR, o time é liderado pela diretora Luiza Franco e conta com gerência de Anna Brom e atendimento de Thiago Pires Manolio e Victoria Ramos. O contato de atendimento é [email protected]. Dança das contas CDN conquista conta da Ypê...

Edição 1.499 - pág. 13 Comunicação Corporativa 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Álvaro Bufarah aborda nesta coluna o balanço do Spotify, que registrou um crescimento significativo no terceiro trimestre de 2024, alcançando 640 milhões de usuários e 252 milhões de assinantes pagos. Apesar dos desafios econômicos, a receita subiu 19%, impulsionada por assinantes premium. A plataforma aposta em quatro pilares estratégicos: podcasts, IA, vídeo e audiobooks. Entre as novidades, destaque para podcasts em vídeo, clipes verticais e ferramentas avançadas para criadores. A IA personaliza a experiência do usuário, enquanto novas estratégias de monetização buscam enfrentar a concorrência com o YouTube. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. n Nascido nas redes sociais como um ponto de encontro para os profissionais de comunicação, o portal Assessores de Imprensa está sendo lançado oficialmente neste mês de fevereiro por seu idealizador, Leandro Sobral, sócio e CCO da Press Manager, empresa especializada em mailing de imprensa, parceira deste J&Cia. u O objetivo, segundo release divulgado por seu idealizador, é que se transforme num “importante canal de informações e oportunidades, reunindo notícias, cursos, eventos e vagas de emprego do setor”. u Diz ele ver “o projeto como uma forma de fortalecer o relacionamento entre os profissionais da área, criando um canal exclusivo e focado em suas necessidades. Nosso slogan – conectamos profissionais, criamos o futuro – reflete bem a missão de conectar assessores de imprensa e jornalistas, contribuindo para um mercado mais colaborativo e inovador”. u O projeto prevê a abertura de espaço para a publicação de colunas com profissionais da comunicação corporativa e contará com uma área dedicada a divulgação de cursos, eventos e vagas de emprego. E mais... n O Observatório do Terceiro Setor e o Instituto Phi promovem em 20/2, das 14h às 15h30, a oficina online e gratuita Redação de releases e boas práticas: destaque sua ONG na mídia. A iniciativa faz parte do Voz das ONGs. Inscrições aqui. Outras informações com Stephane Sena, pelo 41-99232-4904. n A RPMA Comunicação está comemorando seu 6º aniversário esta semana e, junto, celebrando as conquistas de 2024, entre elas a conquista de 23 contas, crescimento de 30% em receitas sobre 2023 e a quinta conquista como Agência do Ano no Prêmio Jatobá PR, acumulando 23 troféus no total. n O Projeto de Lei que flexibiliza regras de Assessoria de Imprensa na cidade de Rio Grande foi revogado após pedido do Sindicato de Jornalistas do Rio Grande do Sul (Sindjors). A mudança ocorreu depois de uma reunião, realizada em 5/2, entre a Delegacia Regional dos Jornalistas do RS e Rovam Castro, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Grande. Pelo mercado Leandro Sobral, da Press Manager, lança o portal Assessores de Imprensa

Edição 1.499 - pág. 14 SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio Executivos das principais Seguradoras, Operadoras de Planos de Saúde e empresas de Capitalização reuniram-se para bater o martelo sobre os principais projetos que serão conduzidos pelo time de Comunicação e Marketing da CNseg. O encontro foi na sede da Icatu Seguros, no Rio de Janeiro. Ficou definida que a estratégia de marketing de conteúdo relacionada aos Creators ficará mantida neste ano, uma vez que os resultados de 2024 ficaram muito acima da expectativa. Os projetos do Time Seguro e Seguros pra Gente reuniram 20 influenciadores (17 regionais e três atletas olímpicos) para falar sobre seguros, dentro de uma linguagem coloquial e com o objetivo de fazer a sociedade conhecer mais os nossos produtos. No ano passado, a CNseg registrou 261 milhões de reproduções, 292 milhões de impressões e 80 milhões de pessoas alcançadas. Para este ano, já temos o aval dos executivos para seguir com a estratégia dos Creators. E adicionando um tema relevante que é a COP 30 no Brasil, que concentrará muito dos esforços do setor para essa agenda. Isso porque a CNseg está construindo a Casa do Seguro em Belém, para debater os temas mais importantes relacionados ao clima e à sustentabilidade. “Teremos um espaço de mais de 1.600 metros quadrados que reunirá executivos e autoridades para grandes debates, além de apresentações da sociedade civil e muitas outras ações. O objetivo a Casa do Seguro é destacar a importância do setor segurador nas discussões de mitigação e transição climática”, afirma a superintendente executiva de Comunicação e Marketing da CNseg, Carla Simões. Para Cinthia Kato, diretora de marketing e canais da Icatu Seguros, e anfitriã do evento, “foi um grande prazer sediar esse encontro da CCM e receber esse time de profissionais de ponta do setor aqui na Icatu. Nossos encontros são uma oportunidade valiosa de trocarmos experiências, alinharmos desafios e discutirmos caminhos para fortalecer ainda mais o nosso mercado. Acredito que juntos podemos impulsionar a inovação, a imagem e o impacto do setor no País”, afirma. Executivos de Comunicação das Seguradoras reúnem-se para definir estratégias para 2025

Edição 1.499 - pág. 15 AUTO n A Honda é a sexta marca automotiva a confirmar sua participação na eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025. Em sua sétima edição, a iniciativa terá início em 20 de fevereiro e reconhecerá os profissionais e veículos preferidos pela avaliação de jornalistas e profissionais de Comunicação. u Ela se junta a Bosch, Ford e Volkswagen Caminhões e Ônibus na relação de patrocinadores. A iniciativa conta ainda com os apoios de BYD, Portal dos Jornalistas e Press Manager, e colaboração da Renault. Empresas interessadas em associarem suas marcas à iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11 99244-6655 ou [email protected]). E mais... n A Stellantis abriu inscrições para o seu Programa de Estágio 2025, que dentre as oportunidades contará com vagas para as áreas de Comunicação Social e Marketing. Até 10 de março, pelo https://estagiostellantis.com.br/. n Após alguns meses sem atualizações, o Motor Driver, canal no YouTube criado em 2018 por Carlos Mattos, está de volta e com novidades. Além da produção de conteúdo em vídeo para YouTube e redes sociais, a plataforma prepara o lançamento do podcast Motor Driver no Ar. A atração será apresentada por Mattos e contará com as participações de jornalistas e executivos convidados, u Os programas serão semanais, publicados nas manhãs de sexta-feira em Spotify, YouTube Music e demais agregadores de podcasts. Mais informações e pautas pelos 11-978344334 e [email protected]. n Depois de se despedir em janeiro do Auto Super, Felipe Ribeiro ([email protected]) anunciou nesta semana seu novo projeto pessoal, o canal Atlas Auto. “Nossa meta é de ser o maior hub de informação e entretenimento automotivo do Brasil”, explica Ribeiro, que antes esteve por cinco anos no Canaltech. “Teremos reviews, guias de compra, podcasts, talk shows e vlogs com dia a dia da nossa oficina”. n Já está no ar o Electric Day, site criado pelo casal Rodrigo Samy (rodrigosamy@ gmail.com), ex-Webmotors, Jornal do Carro/Estadão, O Mecânico, Yamaha e Mitsubishi, e Emilene Pardo (emilene. [email protected]), ex-Agora SP, Carro Online e Oficina Brasil. u “Em 2024 começou a ser formado o Eletric Day, uma mistura poética do elétrico em português com a palavra dia em inglês. Tentei acrescentar o ‘C’ no Electric, mas achei que não fosse ficar tão fácil de acessar”, explica Rodrigo. “Um portal com o objetivo de informar de maneira diferente e criativa. Sempre com apoio e contribuição de professores e alunos”. u Apesar do novo projeto, os dois seguirão atuando paralelamente em suas atividades profissionais, Emilene como professora e Rodrigo à frente do site Trucão − Pé na Estrada. Por lá, seu e-mail para pautas é o rodrigo.samy@ trucao.com.br. Rodrigo Samy e Emilene Pardo lançam o Eletric Day... Rodrigo Samy Emilene Pardo ...e Felipe Ribeiro, o Atlas Auto Felipe Ribeiro Motor Driver retorna às atividades e estreia podcast Honda confirma patrocínio aos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 Carlos Mattos

Edição 1.499 - pág. 16 Rio de Janeiro n No sábado da outra semana, dia 22/2, das 8h às 12h, Rosayne Macedo e Mônica Ulisses convidam para o encontro Saúde sem Idade – manhã de atividades, rodas de conversa, vivências e experiências, terapias integrativas. Em Copacabana, em frente à rua Figueiredo Magalhães, no quiosque Mar de Copa. O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia no Sympla. u Rosayne comanda o site Vida e Ação, sobre saúde e terapias, e Mônica está no Comida na Mesa, sobre alimentação saudável. Elas contam com apoio do Movimento Longevidade Brasil, voltado para a integração geracional de pessoas com mais de 50 anos, e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. n Neste sábado (15/1), José Trajano lança seu livro 1960 – Quando as estrelas ficaram vermelhas. Será na livraria Folha Seca (rua do Ouvidor 37, no Centro), das 14h em diante. As estrelas vermelhas de que Trajano fala, como bom jornalista de esportes, são os jogadores do America Football Club, do Rio de Janeiro, time pelo qual ele torcia quando garoto, e hoje mais voltado para as categorias de base e outros esportes. u O moleque de 13 anos, deslumbrado com tudo, inclui no livro o primeiro troféu levantado pelo seu time, os cinemas e jornais da época, as vedetes e a bossa nova, os recantos tijucanos. O livro tem orelha de Mauro Beting, apresentação de João Máximo, prefácio do historiador Luiz Antônio Simas e projeto gráfico de Gustavo Piqueira. n A revista Veja Rio volta a circular toda semana, depois de um intervalo. Lançada em 1991, a revista foi semanal por 27 anos, até ser suspensa quando a editora Abril entrou em recuperação judicial, em 2018. No começo da pandemia, em 2020, voltou a ser publicada, mas com circulação mensal, e retorna agora. u É possível que a reciclagem na circulação ocorra agora por influência do novo CEO da Abril, Maurício Lima, que assumiu em janeiro deste ano. Ele já foi editor-chefe da Veja, e atuou como executivo nos jornais O Globo e Valor. Conhece o mercado da Vejinha e resolveu apostar nisso. Veja Rio volta à circulação semanal José Trajano lança livro no Rio Saúde sem Idade vai ao Mar de Copa Rio Grande do Sul SUL n Sydney de Oliveira é o novo presidente-executivo da Gazeta do Sul, de Santa Cruz. O profissional, que antes atuava como diretor-administrativo e financeiro, substitui a André Luiz Jungblut, que passa a ser presidente do Conselho de Administração. Sydney de Oliveira

Edição 1.499 - pág. 17 Bahia (*) NORDESTE n Uma ótima notícia para as agências e profissionais de comunicação: Lucas Reis, doutor em comunicação e estrategista de negócios e inovação, acaba de anunciar a criação da Trezion, empresa que tem como objetivo tornar real o poder da Inteligência Artificial para agências de publicidade, departamentos de marketing, veículos de notícias e outros players da indústria da comunicação. Dois grandes especialistas em tecnologia e inovação para o setor de comunicação e marketing, Paulo Krenac e Eduardo Grandelle, com décadas de experiência na aplicação de tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial nessa área, são parceiros de Lucas nesta iniciativa. u Juntos, eles estruturaram a empresa especializada em Agentic AI para organizações e profissionais da indústria da comunicação e marketing. A Agentic AI consiste em integrar agentes autônomos de IA ao fluxo de trabalho dos profissionais humanos, otimizando processos e ampliando o impacto das ações. Mais informações: www.trezion.io Lucas Reis lança a Trezion Lucas Reis Redes sociais E mais... n Tamyr Mota e Renato Trindade, que comandam o portal Anota Bahia prometem uma intensa programação de Carnaval, com uma série especial que vai durar até a Quarta-feira de Cinzas. Até lá, o portal vai oferecer diversas matérias exclusivas sobre a grande engrenagem da festa, entrevistas com cantores e cantoras, bate-papo com empresários e promoters que comandam os melhores camarotes e muito conteúdo em torno dos players da folia. No portal e nas redes sociais, um leiaute vibrante e colorido vai marcar esse momento, que também será abordado na coluna Anota Bahia, veiculada às quartas-feiras e aos domingos, no jornal A Tarde. Nos dias de folia, o leitor e internauta poderá acompanhar em tempo real a badalação nos principais camarotes do circuito Barra/Ondina, e as atrações dos trios elétricos mais famosos do Carnaval de Salvador. Tamyr Mota e Renato Trindade Redes sociais Laíse Rabelo Redes Sociais Comunicação corporativa-BA n Laíse Rabelo, especialista em gestão da comunicação organizacional integrada, assumiu a função de analista de comunicação sênior na Companhia de Ferro Ligas da Bahia – Ferbasa. Com 20 anos de experiência na área, Laíse atuou como assessora de comunicação no Salvador Norte Shopping por cinco anos, e teve passagem pela Neoenergia Coelba, por seis anos. n A carreira de Carolina Dourado está em plena acessão na CCR Metrô Bahia. Ela iniciou na companhia em 2021 como agente de comunicação, passou a analista de comunicação pleno, analista sênior e agora foi promovida a especialista em comunicação, passando a atuar com as Unidades de Negócio da CCR Mobilidade, localizadas em Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Carolina Dourado Redes sociais

Edição 1.499 - pág. 18 (*) Colaboração de Cristina Barude (cristina@ lumecomunicacaointegrada.com.br), diretora executiva da Lume Comunicação Integrada, com o apoio de Silvio Tudela, Catharine Matos e Lavínia Falcão (lume@ lumecomunicacaointegrada.com.br). Bahia (*) NORDESTE n Pelo quinto ano consecutivo, a Comunicativa conquistou o Prêmio de Afiliadas do McDonald’s, desta vez na categoria Inauguração de Unidade. Cliente da agência há mais de 30 anos, o McDonald’s reúne anualmente num evento as agências que atendem à marca, para fazer um balanço do ano e conhecer as metas e objetivos da marca para o ano seguinte. Neste encontro a empresa premia as melhores agências em cada categoria. Premiação Comunicativa Ceará (*) n Júlio Xuxa despede-se da Rádio Fortaleza FM 90.7, onde por quase sete anos apresentou o programa Emoções, com o melhor de Roberto Carlos Braga. n Depois de seis anos na Coordenação da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo de Fortaleza, Adriana Albuquerque volta à VSM Comunicação, onde atuou em seus primeiros anos de jornalismo. Os contatos delas são [email protected] e 85-99743-3404. n O repórter Marcelo Moreno começou na TV Câmara Fortaleza. Ele segue também na TV Cidade Fortaleza, afiliada da Rede Record. n Novidades na TV Ceará ITVC: o repórter Luís Eduardo e a comentarista Gissely Correa. Júlio Xuxa Adriana Albuquerque Marcelo Moreno Gissely Correa Luis Eduardo HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.499 - pág. 19 n Yanne Costa deixou o Sistema de Comunicação da Câmara Municipal de Fortaleza e seguiu para a Coordenação de Comunicação da Secretaria da Juventude de Fortaleza. n Luís Carlos Carneiro de Freitas, mais conhecido como LC Galetto, está agora no Band Sports e na FCF TV. Também humorista, radialista e assessor de imprensa, LC teve passagens por Diário do Nordeste, Folha de S.Paulo, Band Rio, Placar, UOL, TV Diário, Aqui CE e Na Cara do Gol Podcast. n Morreu Camila Lima da Silva, aos 29 anos, vítima de infecção bacteriana. Ela trabalhava no Sistema Verdes Mares como produtora. n Grávida de oito meses de seu terceiro filho, Poliana Rocha dará à luz a João Pedro logo após o Carnaval. n Daiana Almeida é a nova analista de Marketing pleno da TBM Têxtil Bezerra de Menezes. Com ampla experiência no mercado de comunicação, Daiana chega à empresa com a missão de fortalecer a marca, desenvolver estratégias diferenciadas de marketing empresarial e contribuir para a comunicação interna e assessoria de imprensa. u Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, ela tem dois MBAs pela Estácio: um em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa e outro em Marketing e Gestão de Clientes. Atualmente é também editorachefe do portal D.Célebre. n Gaída Dias empreende e lança a griffe Gaida Beauty. Recémchegada ao mercado, a marca já conquistou clientela significativa. Para a empresária, a Gaída Beauty quer levar uma experiência Yanne Costa Luis Carlos Galetto Camila Lima da Silva Daiana Almeida Gaída Dias Maria Fernandes Ceará (*) de vida, e nasceu justamente desse desejo de dividir com as mulheres que se inspiram nela; “Eu senti que poderia dividir um pouco das minhas experiências, do meu cotidiano, de quem eu sou, com as mulheres que me seguem, que se inspiram em mim, que gostam de mim”, ressalta Gaída. São, de início, 12 produtos disponíveis, desde a linha Body Splash até a linha capilar. n Maria Fernandes assume a Coordenação de Produtos Digitais no Sistema Verdes Mares. Com 16 anos de experiência em Design e Gestão de Negócios, tem a missão de impulsionar a transformação digital do SVM, implementando metodologias ágeis e práticas inovadoras para otimizar processos e aprimorar a experiência do usuário. n Morreu aos 74 anos, de insuficiência respiratória, o jornalista, radialista e advogado Luiz Eduardo Ribeiro Solon. Ele foi por anos coordenador de Radiojornalismo da Verdinha 810 e chegou a ser RP da Secretaria de Saúde do Ceará. (*) Colaboração de Lauriberto Braga ([email protected] e 85-991393235), com Rendah Mkt & Com (contato@ rendah.com.br e 85-3231-4239). Luiz Eduardo Ribeiro Solon

Edição 1.499 - pág. 20 Prêmios n Termina nesta quinta-feira (13/2) o prazo para inscrições no Prêmio Knight Internacional de Jornalismo 2025. A iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) reconhece profissionais que se destacaram por seu trabalho ou inovação na imprensa, impactando significativamente seus países e regiões. u O prêmio é destinado a comunicadores que enfrentam desafios no exercício da profissão. Podem candidatar-se profissionais de África, Ásia, Europa Central e Oriental, América Latina, Caribe ou Oriente Médio. Os vencedores serão anunciados em 13 de novembro, durante o Tributo aos Jornalistas 2025, evento realizado pelo ICFJ, que cobrirá as despesas de transporte. Inscrições e mais informações aqui. E mais... n O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês), em parceria com a FIA Foundation e a Organização Mundial de Saúde divulgaram nesta semana os vencedores nacionais da terceira edição do Road Safety Reporting Competition and Awards. A iniciativa tem como objetivo reconhecer trabalhos jornalísticos que alertem sobre perigos no trânsito em cinco países com altos índices de acidentes fatais: Brasil, Índia, México, Nepal e Nigéria. Entre os trabalhos brasileiros, o primeiro lugar ficou com José Pedro Soares Martins, da Agência Social de Notícias, com a reportagem Brasil tem desafios gigantescos na Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Prêmio Knight de Jornalismo recebe inscrições até esta quinta (13/2) Paraíba n Morreu em 9/2 Land Seixas de Carvalho, aos 74 anos. Ele estava internado com problemas pulmonares e uma infecção. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB) e secretário-adjunto de Mobilização dos Jornalistas de Imagem da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Trabalhou também nos jornais Correio da Paraíba e A União. Land Seixas de Carvalho Tuitão do Daniel A arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo o título e os espaços – nenhum a mais, nenhum a menos Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu. A orquestra ainda ajustava os instrumentos com os refrões das velhas marchinhas quando, súbito, um grito pavoroso interrompeu o esquenta e um “oh” coletivo se espalhou pelo salão. As luzes se apagaram por alguns segundos. Quando foram reacesas viram o pierrô, que, bamboleante e simulando chorar, agarrou-se à saia da colombina ao seu lado, escalou a mesa e, lá de cima, gritou: “Hei, tem nêgo bebo aí?” Foi a deixa para a orquestra emendar e abrir oficialmente a festa: “Ô, abre alas, que eu quero passar...” Quando o pseudobêbado tirou a máscara foi que todos viram: era o Mosquito, que a cada ano criava uma pantomima para marcar a abertura do carnaval que ele mesmo organizava. Tem nêgo bebo aí?

Edição 1.499 - pág. 21 Brasília CENTRO-OESTE n O deputado Carlos Veras (PT-PE), 1º secretário da Câmara dos Deputados, deu posse em 5/2 à nova diretoria do Comitê de Imprensa da Casa, e enfatizou a importância do jornalismo para levar informações precisas à sociedade. Para o parlamentar, os jornalistas desempenham um papel essencial ao conectar o Congresso com a população. Ele se comprometeu a garantir o funcionamento independente do órgão, assim como a pluralidade da representação dos veículos de comunicação na cobertura do Parlamento e a melhora nas condições de trabalho desses profissionais na Câmara. u A chapa vencedora, encabeçada por Pedro Figueiredo Cardoso, do grupo Globo, que assume a presidência do Comitê, foi eleita com 105 votos. Os outros diretores são Jonas Victor Ohana de Miranda (O Estado de S. Paulo), vice-presidente; Victória Abel de Oliveira (Editora Globo), 1ª secretária; Carolina Rezende Nogueira Pedreira (UOL), 2ª secretária; e os suplentes Rafael Sobrinho Neto (Globo Comunicações) e Maria Laura Alves Giuliani (Poder 360). Em 2019, o órgão recebeu o nome de Jorge Bastos Moreno, jornalista de O Globo, falecido em 2017. n Na primeira reunião do ano, em 10/2, membros do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional reafirmaram a necessidade de regulação das redes e de uma maior educação do usuário. O presidente do colegiado, Miguel Matos, lembrou que a AGU questionou a empresa Meta sobre o alcance do encerramento do serviço de checagem. A informação foi de que o fim do serviço seria restrito aos EUA e, por enquanto, não alcançaria o Brasil. Matos também disse ter a impressão de que o STF vai terminar atuando em favor da regulamentação das redes no País, e sugeriu que o tema seja debatido na próxima reunião, em abril. u Para a vice-presidente do órgão, Patrícia Blanco, “se regular é necessário, educar é urgente. Enquanto a regulação não vem, vamos educar”, ponderou. Já para a conselheira Maria José Braga, “a educação é processo, mas a regulamentação pode dar conta de problemas imediatos. Por vontade própria, as grandes plataformas vão fazer o que sempre fizeram: uma regulação pautada por interesses econômicos, políticos e ideológicos”, declarou. Na visão do conselheiro Davi Emerich, o Brasil precisa da união dos Três Poderes em defesa da soberania nacional: “A educação midiática tem muita importância, mas sozinha hoje não dá conta. Precisamos ter militância política, militância filosófica, rebeldia em favor da nossa civilização”. Pingos nos is – Diferentemente do que J&Cia informou na edição 1.498, Leandro Colon não é assessor especial da presidência da Câmara, apenas atuou como consultor da campanha de Hugo Motta. E mais... n O novo ministro da Secom/PR, Sidônio Palmeira, decidiu trazer para a sua equipe de Comunicação a socióloga Jordana Dias Pereira, especialista em pesquisas. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, ela atualmente coordena o Núcleo de Opinião Pública, Pesquisa e Estudos da Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT. A nomeação deverá ser publicada nos próximos dias. n Tomaram posse em 11/2, na sede do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os novos integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), para o biênio 2025/2026. Pela primeira vez o Estado de Roraima terá um representante titular no Conselho, o jornalista, professor, produtor cultural e escritor Paulo Thadeu Franco das Comitê de Imprensa da Câmara tem nova diretoria. Pedro Figueiredo Cardoso é o presidente Carlos Veras e Pedro Figueiredo Conselho de Comunicação aponta a necessidade de regulação das plataformas digitais

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