Edição 1.498 - pág. 6 Últimas n Organizações latino-americanas defensoras do jornalismo uniram-se para lançar a Aliança pelo Jornalismo local na América Latina. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a ausência de jornalismo local e reduzir os desertos de notícias. u A aliança visa a estabelecer padrões que sirvam como base para a implementação de políticas públicas que favoreçam o jornalismo local e reduzam a ausência de trabalhos jornalísticos em muitas comunidades latinoamericanas. Fazem parte da iniciativa o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), representando o Brasil; Foro de Periodismo Argentino (FOPEA); Fundación para la Libertad de Prensa en Colombia (FLIP); Fundação Gabo; e Instituto Prensa y Sociedad de Venezuela (IPYS Venezuela). u Uma das principais ações será o lançamento de uma plataforma para compartilhar dados e relatórios sobre desertos de notícias, elaborados pelas organizações que compõem o projeto. A ideia é compartilhar essas informações, junto de exemplos e dicas de boas práticas, estratégias colaborativas e soluções que envolvam tanto os governos quanto os cidadãos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos dessa ausência de informações para a sociedade. u Entre os padrões a serem estabelecidos citados pela iniciativa estão promover o investimento em fundos econômicos que apoiem o trabalho jornalístico; garantir a formação contínua dos profissionais da mídia; e permitir a geração de conteúdo de alta qualidade. Organizações lançam Aliança pelo Jornalismo local na América Latina Divulgação A Uber e o Estadão Verifica firmaram uma parceria para combater fake news no setor de mobilidade urbana e reforçar o papel do jornalismo profissional. A iniciativa visa desmentir informações falsas e conscientizar o público sobre os impactos negativos da desinformação. Para Saulo Passos, diretor de comunicação da Uber na América Latina, o fenômeno afeta tanto pessoas quanto empresas. "A Uber se tornou sinônimo da categoria, o que nos torna alvos preferenciais de fake news. Isso pode comprometer a segurança dos usuários e motoristas parceiros", explica. "Em um mundo em que as informações circulam de maneira cada vez mais rápida, ter fontes confiáveis que possam verificar e contextualizar os acontecimentos é fundamental”, completa Passos. Desde 2019, a Uber investe em ações contra notícias falsas, como parcerias com a Abraji e Redes Cordiais. Entre as ações, destaca-se um curso de capacitação para jornalistas promovido em 2023, voltado a aprimorar a verificação de informações em um ambiente de alta pressão e engajamento. Daniel Bramatti, do Estadão Verifica, reforça que a colaboração entre empresas e a imprensa é essencial. "A desinformação é como poluição. Quando uma empresa investe na checagem de fatos, colabora para um ambiente informativo mais limpo e saudável", afirma. A parceria busca ampliar o alcance das iniciativas contra a desinformação e fortalecer o acesso a fontes confiáveis e profissionais. Uber e Estadão Verifica firmam parceria contra a desinformação Branded Content
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