Jornalistas&Cia 1498

Edição 1.498 - pág. 4 Últimas n Uma pesquisa divulgada na semana passada pela Marco, agência global de comunicação independente com sede em Madri e escritórios próprios em outros 13 países, em parceria com a empresa de pesquisa Cint, mostrou que veículos tradicionais como tevês, rádios e jornais impressos são considerados fontes mais confiáveis e capazes de combater informações falsas, em meio ao consumo digital massivo. u Segundo o levantamento, 84% dos participantes da pesquisa consideram o jornalismo fundamental para combater fake news. No Brasil, esse percentual é ainda maior, chegando a 89% dos entrevistados. u Mesmo com essa percepção, o levantamento aponta que os brasileiros consideram o LinkedIn como a fonte mais confiável para se informar, com 25% dos entrevistados atribuindo à rede social a nota 10 (extremamente confiável). Os meios de comunicação tradicionais aparecem em seguida com a TV e os jornais impressos, ambos com 19%. Já o rádio vem logo na sequência, com 16%. u Ainda de acordo com a pesquisa, as redes sociais e os aplicativos de mensagens são considerados menos confiáveis como fontes informativas pelos brasileiros. Os percentuais variam apenas entre 6% e 8% dentre aqueles que atribuíram nota 10 para esses canais. u Confira mais detalhes e o link para a pesquisa no Portal dos Jornalistas. Estudo aponta mídias tradicionais como mais confiáveis na luta contra fake news Considerando a média ponderada dos 11 países envolvidos no estudo, a TV tem a maior pontuação entre as fontes de informação mais confiáveis (fonte: Global MARCO New Consumer Report 2024)

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