Jornalistas&Cia 1498

Daqui a 2 semanas, em 19/2, Jornalistas&Cia chegará à edição 1.500, em quase 30 anos de história. Em números estimados, serão 22.500 páginas (média de 15 por edição); 225.000 notas (média de 10 por página), 450 mil jornalistas e demais profissionais citados (média de 20 por página); 250 marcas presentes ao longo desse período; e 100 mil leitores (de todas as gerações, graduações e áreas de atuação). Nossa trajetória contou com três reformas gráficas, uma mudança de logomarca, uma mudança de plataforma (do fax para o e-mail/whatsapp) e com uma absoluta obsessão pelo bom jornalismo, pela informação de qualidade e pelo respeito ao mercado profissional. Prestigie! Informações com Silvio Ribeiro, pelo [email protected] e 19-97120-6693

Edição 1.498 - 5 a 11 de fevereiro de 2025 Após seguidos descumprimentos do plano de recuperação judicial, Justiça de São Paulo decreta falência da editora fundada em 1972 por Domingo Alzugaray. Pág. 3 Falência da Editora Três sela o fim das revistas IstoÉ, Dinheiro e Motor Show Recordes, contratações e outras novidades do InfoMoney Matheus Lombardi, sócio e CEO do InfoMoney e da XP Educação, fala a J&Cia sobre a trajetória de sucesso da plataforma digital de informações de economia, finanças e negócios. Pág. 9 Reprodução/Google Maps Esquire está chegando ao Brasil Começa a circular em março a versão brasileira da revista americana Esquire, referência no universo masculino desde 1933. Pág. 5

Edição 1.498 - pág. 3 Últimas n Em decisão publicada em 3/2, a Justiça de São Paulo decretou a falência da Editora Três, responsável pelas revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e Motor Show. Na sentença, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, destacou os seguidos descumprimentos do plano de recuperação judicial – o segundo da história da empresa –, iniciado em 2020. u A decisão ocorre dez dias depois de vazar um comunicado encaminhado a bancas e jornaleiros sobre o fim das versões impressas da IstoÉ e IstoÉ Dinheiro. A ideia era aliviar os custos com impressão e distribuição para focar na produção das revistas digitais, como já vinha fazendo há mais de dois anos com a Motor Show, ainda que sem periodicidade fixa. u Dentre os acordos não cumpridos, a Editora Três vinha atrasando constantemente as obrigações trabalhistas. Com dois meses de salários atrasados, além de não terem recebido parte dos acordos de quitação de 13º e FGTS, os funcionários estavam há quase um mês em greve. Atualmente, a Editora Três emprega cerca de 50 funcionários, metade deles jornalistas em regime PJ, sem contrato formal. u Até o momento, entre os profissionais que estavam na casa e que agora buscam recolocação no mercado, foram confirmados por nossa reportagem os nomes dos editores Flávio Silveira (11-980350386 e flaviorsilveira@gmail. com) e Luiz Cesar Pimentel ([email protected]); os repórteres Alan Rodrigues ([email protected] e 11-996181599), Aline Almeida ([email protected]), Ana Mosquera (mosquera. [email protected]), Denise Justiça decreta a falência da Editora Três Mirás ([email protected]), Laira Gonçalves Vieira (vieiralaira@ gmail.com), Marcelo Moreira ([email protected]), Maria Ligia Pagenotto ([email protected]) e Mirela Luiz ([email protected] e 11-98218-5838); os designers Christiane Pinho ([email protected]. br), Cleber Machado (clebermachado@ outlook.com), Iara Spina (spina. [email protected]), Therezinha Prado ([email protected]) e Wagner Rodrigues (wagner.sorocaba@ gmail.com); o infografista e ilustrador Fábio X ([email protected]); o editor de fotografia Frederic Jean (fredjean@ uol.com.br); e o fotógrafo Marco Ankosqui ([email protected]). Sites seguirão operando n Como parte do acordo para a recuperação judicial, a Editora Três havia vendido no final de 2022 as operações dos sites IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Dinheiro Rural, Motor Show, Planeta e Menu para o empresário Antonio Freixo Junior, da Entre Investimentos, por R$ 15 milhões. u Registrados desde então em nome de IstoÈ Publicações Ltda., os sites passaram a operar de maneira independente das revistas, apesar de seguirem aproveitando parte de seus conteúdos, em um modelo similar ao de uma agência de notícias. u Isso garantirá a continuidade das marcas, que seguirão com suas equipes próprias comandadas pelo diretor executivo Daniel Hesse Teich (ex-Veja, Exame, Estadão e O Globo). História n Fundada em 1972 por Domingo Alzugaray, Luis Carta e Fabrizio Fasano, a Editora Três teve diversos títulos de sucesso, entre eles a revista Planeta, primeira publicação da casa, a IstoÉ e suas variações Dinheiro, Dinheiro Rural e Gente, e as revistas Motor Show, Status e Menu. u Dos sócios originais, Alzugaray foi o único a seguir com o projeto e comandou a editora até o início dos anos 2010, quando foi diagnosticado com Alzheimer, passando então o comando para seu filho, Caco Alzugaray. Domingo morreu em julho de 2017. Editora Três

Edição 1.498 - pág. 4 Últimas n Uma pesquisa divulgada na semana passada pela Marco, agência global de comunicação independente com sede em Madri e escritórios próprios em outros 13 países, em parceria com a empresa de pesquisa Cint, mostrou que veículos tradicionais como tevês, rádios e jornais impressos são considerados fontes mais confiáveis e capazes de combater informações falsas, em meio ao consumo digital massivo. u Segundo o levantamento, 84% dos participantes da pesquisa consideram o jornalismo fundamental para combater fake news. No Brasil, esse percentual é ainda maior, chegando a 89% dos entrevistados. u Mesmo com essa percepção, o levantamento aponta que os brasileiros consideram o LinkedIn como a fonte mais confiável para se informar, com 25% dos entrevistados atribuindo à rede social a nota 10 (extremamente confiável). Os meios de comunicação tradicionais aparecem em seguida com a TV e os jornais impressos, ambos com 19%. Já o rádio vem logo na sequência, com 16%. u Ainda de acordo com a pesquisa, as redes sociais e os aplicativos de mensagens são considerados menos confiáveis como fontes informativas pelos brasileiros. Os percentuais variam apenas entre 6% e 8% dentre aqueles que atribuíram nota 10 para esses canais. u Confira mais detalhes e o link para a pesquisa no Portal dos Jornalistas. Estudo aponta mídias tradicionais como mais confiáveis na luta contra fake news Considerando a média ponderada dos 11 países envolvidos no estudo, a TV tem a maior pontuação entre as fontes de informação mais confiáveis (fonte: Global MARCO New Consumer Report 2024)

Edição 1.498 - pág. 5 n A revista americana Esquire, referência no universo masculino desde 1933, chega ao Brasil em março. Sob a liderança do jornalista Luciano Ribeiro e do publicitário Allan Barros, a edição brasileira terá como foco o público masculino AA, explorando temas como lifestyle, comportamento e cultura, além de manter o destaque para grandes reportagens. As informações são do Brazil Journal. u Além da versão impressa, a Esquire Brasil estará presente no digital, nas redes sociais, em eventos e vídeos. Em entrevista a Pedro Arbex, do Brazil Journal, Luciano destacou a aposta no impresso, criticando a perda de qualidade do jornalismo nas revistas atuais: “Muitas vezes você pega as revistas e simplesmente não tem o que ler. Vamos investir muito nisso, em trazer um bom jornalismo, com matérias que as pessoas realmente queiram ler”. u O modelo de negócios inclui publicidade, eventos e um sistema de cotas fundadoras para anunciantes. Marcas como Rolex, Cartier e Montblanc já garantiram espaço na publicação. Com um contrato inicial de cinco anos, renovável, a Esquire Brasil pretende consolidar-se no mercado de luxo e disputar espaço com títulos como Vogue e GQ. n Para celebrar seu 18º aniversário, o portal Neo Mondo ganhou nova identidade visual e reforçou seu propósito com o novo slogan A sustentabilidade prospera na transparência. “Neo Mondo nasceu com o propósito de falar sobre sustentabilidade quando poucos ainda enxergavam sua importância”, destaca o publisher Oscar Lopes Luiz. “Hoje, mais do que nunca, precisamos de um olhar crítico, baseado em dados sólidos e comunicação qualificada. Nossa nova identidade reflete esse compromisso e nos prepara para continuar inspirando e impulsionando mudanças reais”. u A identidade visual também reflete essa nova fase. O tradicional verde dá lugar ao preto, uma escolha ousada, que simboliza estabilidade, confiabilidade e o peso de verdades inegáveis. No ambiente digital, o preto reduz distrações e põe o foco na informação essencial, criando uma experiência de leitura mais envolvente e imersiva. u Um dos principais portais de jornalismo socioambiental do Brasil, o Neo Mondo é parceiro de conteúdo do Estadão e ao lado deste Jornalistas&Cia, da Rede JP e do site 1 Papo Reto organiza há dois anos a eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras do Brasil. Últimas Neo Mondo celebra 18 anos com nova identidade visual Com quase cem anos, a revista Esquire está chegando ao Brasil

Edição 1.498 - pág. 6 Últimas n Organizações latino-americanas defensoras do jornalismo uniram-se para lançar a Aliança pelo Jornalismo local na América Latina. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a ausência de jornalismo local e reduzir os desertos de notícias. u A aliança visa a estabelecer padrões que sirvam como base para a implementação de políticas públicas que favoreçam o jornalismo local e reduzam a ausência de trabalhos jornalísticos em muitas comunidades latinoamericanas. Fazem parte da iniciativa o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), representando o Brasil; Foro de Periodismo Argentino (FOPEA); Fundación para la Libertad de Prensa en Colombia (FLIP); Fundação Gabo; e Instituto Prensa y Sociedad de Venezuela (IPYS Venezuela). u Uma das principais ações será o lançamento de uma plataforma para compartilhar dados e relatórios sobre desertos de notícias, elaborados pelas organizações que compõem o projeto. A ideia é compartilhar essas informações, junto de exemplos e dicas de boas práticas, estratégias colaborativas e soluções que envolvam tanto os governos quanto os cidadãos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos dessa ausência de informações para a sociedade. u Entre os padrões a serem estabelecidos citados pela iniciativa estão promover o investimento em fundos econômicos que apoiem o trabalho jornalístico; garantir a formação contínua dos profissionais da mídia; e permitir a geração de conteúdo de alta qualidade. Organizações lançam Aliança pelo Jornalismo local na América Latina Divulgação A Uber e o Estadão Verifica firmaram uma parceria para combater fake news no setor de mobilidade urbana e reforçar o papel do jornalismo profissional. A iniciativa visa desmentir informações falsas e conscientizar o público sobre os impactos negativos da desinformação. Para Saulo Passos, diretor de comunicação da Uber na América Latina, o fenômeno afeta tanto pessoas quanto empresas. "A Uber se tornou sinônimo da categoria, o que nos torna alvos preferenciais de fake news. Isso pode comprometer a segurança dos usuários e motoristas parceiros", explica. "Em um mundo em que as informações circulam de maneira cada vez mais rápida, ter fontes confiáveis que possam verificar e contextualizar os acontecimentos é fundamental”, completa Passos. Desde 2019, a Uber investe em ações contra notícias falsas, como parcerias com a Abraji e Redes Cordiais. Entre as ações, destaca-se um curso de capacitação para jornalistas promovido em 2023, voltado a aprimorar a verificação de informações em um ambiente de alta pressão e engajamento. Daniel Bramatti, do Estadão Verifica, reforça que a colaboração entre empresas e a imprensa é essencial. "A desinformação é como poluição. Quando uma empresa investe na checagem de fatos, colabora para um ambiente informativo mais limpo e saudável", afirma. A parceria busca ampliar o alcance das iniciativas contra a desinformação e fortalecer o acesso a fontes confiáveis e profissionais. Uber e Estadão Verifica firmam parceria contra a desinformação Branded Content

Edição 1.498 - pág. 7 Nacionais n Foi ao ar pela primeira vez em 1º/2 o Bom Dia Sábado, novo telejornal da Globo exibido nas manhãs de sábado, às 6h50, comandado por Sabina Simonato e Marcelo Pereira. Além dos apresentadores, integram a equipe a editora-chefe Cristiana Randow ([email protected]), a editora executiva Juliana Bressan (juliana. [email protected]) e os produtores Ricardo Hiar ([email protected]) e Marina Ferreira (marina.silva.ferreira@g. globo). u Com a estreia, a Globo fez mudanças na direção de outros jornais locais de São Paulo: No Bom Dia São Paulo, o editor-chefe é Willian Okada e o editor executivo é Lucas Siqueira; no SP1, Ana Vallada (ex-editora chefe do Bom Dia SP) assume como editora-chefe e Telmo Valente ocupa o cargo de editor executivo; e no SP2, o editor-chefe é Augusto Dolenga e o editor-executivo é Felippe Caetano. u Com o novo telejornal, a Globo fez mudanças na programação dos sábados: Logo cedo, vai ao ar uma reprise do Globo Rural, seguida pelo Bom Dia Sábado, às 6h50. E na sequência, vem o Pequenas Empresas Grandes Negócios, que passa a ser exibido aos sábados, e não mais aos domingos. O É de Casa perde duas horas e passa a ser exibido das 9h às 12h. Compliance – n A TV Globo anunciou em 30/1 a demissão do âncora Rodrigo Bocardi, que apresentava o Bom Dia São Paulo, por “descumprir normas éticas do jornalismo”. Segundo Daniel Castro, do Notícias da TV, a demissão teria sido por justa causa. Ele afirma que “a emissora Globo estreia Bom Dia Sábado e promove mudanças Sabina Simonato e Marcelo Pereira Globo/Bob Paulino tomou decisão tão drástica após seu Comitê de Auditoria e Compliance e sua Comissão de Ética e Conduta analisarem denúncia muito grave apresentada contra o ex-apresentador do Bom Dia São Paulo. Bocardi foi acusado de cobrar de empresas de ônibus, coleta de lixo e de obras públicas para não as criticar no ar. Ele nega e se prepara para processar a Globo”. Sabina Simonato, que atuava como coapresentadora do Bom Dia São Paulo, passou a substituí-lo no comando da atração. Outras novidades n O Fantástico apresentou no domingo (2/2) algumas novidades. Renata Ceribelli comanda o quadro Prazer Renata, sobre a vida de pessoas com 60 anos ou mais. E, até abril, Sônia Bridi estará de volta com o quadro Jornada da Vida, em que falará sobre cultura e biodiversidade de países como Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã. u Novidades também no Globo Repórter, que abordará a história de artistas, atletas e outras personalidades no Globo Repórter Celebridades, que estreia em 7 de março; e no Profissão Repórter, o Mochilão do Profissão, no qual, em duplas, os repórteres viajarão com apenas uma mochila nas costas para “chegar aonde avião, carro, trem não chegam”. u Na GloboNews, em março, estreia Liderança S/A, com Mônica Waldvogel, feito em parceria com o Valor Econômico, que entrevistará CEOs, empresários e executivos sobre suas carreiras e experiências corporativas. E na Academia do Jornalismo, projeto interno da Globo de capacitação e treinamento, haverá uma iniciativa, feita em parceria com o Movimento Luz na Educação (LED), na qual universitários serão convidados a apresentar ideias sobre um tema prédefinido, e os melhores projetos poderão ser exibidos nas plataformas da Globo. Rodrigo Bocardi Caco Barcellos, Mônica Waldvogel, Maju Coutinho, Sabina Simonato e Marcelo Pereira Bob Paulinho/Globo

Edição 1.498 - pág. 8 n A repórter Nathália Freitas, da TV Globo e Rádio CBN, deixou em 29/1 uma coletiva após uma resposta machista do presidente do Atlético-GO, Adson Batista. Durante a entrevista, ao perguntar sobre a possível saída de Shaylon, Adson desviou a conversa e questionou se, na opinião da jornalista, outro atleta havia tido um bom desempenho na partida. Após ouvir a resposta, insinuou que ela poderia estar influenciada por achá-lo “bonitinho”. Nathália expressou seu incômodo, ressaltando que a fala afetava sua credibilidade profissional. u Após um pedido de desculpas seguido de insinuações de “barraco” e vitimização, a repórter deixou o local e recebeu apoio nas redes sociais. Posteriormente, Adson divulgou um comunicado: “Nathália, gostaria de expressar minhas desculpas pelo comentário feito durante a entrevista de hoje. […] Quero que saiba que a intenção nunca foi causar qualquer tipo de constrangimento, mesmo porque minha postura não foi de te ofender ou diminuir. Repito que jamais tive a intenção de afetar sua reputação”. Repórter abandona coletiva após fala machista do presidente do Atlético-GO Reprodução/Instagram/Youtube Nacionais n Os irmãos João e Neneto Camargo, donos das rádios Disney, 89 e Alpha FM, compraram a rede de rádios Transamérica, que tem emissoras em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife e chega a 370 cidades. A compra foi assinada em 31/1 mas ainda depende de confirmação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). u O objetivo do negócio é investir no público interessado em esportes. A Transamérica é referência na cobertura esportiva e nas transmissões de jogos, com altos índices de audiência e importantes nomes em sua equipe. A família Camargo, que já é dona da Disney (voltada ao público até 13 anos), 89 (focada em rock) e Alpha FM (para as classes A e B), quer investir agora no setor de esportes com a Transamérica. u Segundo Alex Sabino, da Folha de S.Paulo, não há garantia de que a marca Transamérica vai permanecer. A Família Camargo deve realizar pesquisas de mercado para analisar a possibilidade de uma mudança de nome. A rede Transamérica pertencia às herdeiras do banqueiro Aloysio Faria, que morreu em 2020, aos 99 anos. Família Camargo, dona das rádios Disney, 89 e Alpha FM, compra a Transamérica Nathália e Adson A família +Admirados da Imprensa cresceu Quer saber mais? Vinicius Ribeiro – (11) 9.9244.6655

Edição 1.498 - pág. 9 Nacionais n Controlado desde 2011 pelo Grupo XP, o portal InfoMoney, de acesso gratuito, segue com o pé na tábua. Na contramão do mercado acionário, que amargou queda de 10,36% em 2024, com base no índice Ibovespa, a plataforma digital de informações de economia, finanças e negócios fechou o último ano com a marca recorde de 95,2 milhões de usuários, registrando um crescimento médio mensal de público de 37% na temporada e mantendo a liderança de audiência num grupo de 33 plataformas do gênero, com uma fatia de 16,2% em dezembro. O desempenho nas redes sociais não ficou atrás: o total de seguidores aumentou 23%, para 8,3 milhões, ao passo que o alcance (total de pessoas que visualizaram posts) e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) somaram, respectivamente, 3,1 bilhões (+374,26%) e 60 milhões (+404,12%). Não por acaso, o InfoMoney alcançou, em novembro, o topo do ranking geral de veículos (1o no Facebook e Instagram, 2o no X, 5o no YouTube) da sétima edição do relatório FInfluence, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que leva em conta critérios como popularidade (seguidores), engajamento médio e o volume de postagens. u “Dois fatores contribuíram de forma decisiva para a boa performance em 2024: a reformulação de nossa estrutura interna e a oferta de novos conteúdos de gabarito e canais para púbicos específicos”, diz o jornalista Matheus Lombardi, sócio e CEO do InfoMoney e da XP Educação. u Executada no início do último ano, a referida mudança organizacional consistiu na cisão da redação, composta por cerca de 30 profissionais, em duas equipes: a de conteúdo editorial, sob o comando de Mariana Segala (ex-Exame, InfoMoney bate recordes, prepara lançamentos e contratações Por Dario Palhares, especial para J&Cia Matheus Lombardi Mariana Segala Thales Calipo Brasil Econômico e Agência Estado), e a de multiplataforma, dirigida por Thales Calipo (ex-UOL, Band, CNN e Google). Ambas, claro, seguem trabalhando de forma integrada, mas com autonomia para definir estratégias e conteúdos apropriados para seus públicos, que têm gostos distintos. Um exemplo é o canal do portal no WhatsApp (766 mil seguidores), desenvolvido pela área de multimídia e lançado há um ano. u “As notícias do InfoMoney no WhatsApp atendem às expectativas dos usuários dessa rede: são curtas e diretas”, diz Lombardi. “Ao contrário de outros veículos, não pretendemos atrair o público das redes sociais para o portal. A intenção é oferecer bons conteúdos em vários canais”. u Com base no mesmo princípio, o time de multiplataforma empunhou a tesoura e abreviou os vídeos postados nas redes sociais, que passaram a ter, no máximo, três minutos de duração. A decisão contribuiu para um crescimento de 408,82% nas visualizações dessas produções, que somaram 346 milhões em 2024. Pautas e assuntos que pedem abordagens mais profundas são candidatos à grade de programas da casa, que apresenta, entre outras atrações, o telejormal InfoMorning, de segunda a sexta; a Liga dos FIIs, voltada a investidores em fundos imobiliários; Do Zero ao Topo, sobre empreendedorismo; e o videocast StockPickers, “a voz da Faria Lima”. u Os conteúdos editoriais – que incluem, a cada dia, cerca de 200 reportagens produzidas internamente e fornecidas por terceiros – também foram reforçados em 2024. Em abril, o InfoMoney passou a publicar textos e vídeos de economia de três ícones da imprensa global: The New York Times, Harvard Business Review e Fortune. O pacote inclui materiais elaborados pelo prestigiado serviço de notícias DealBook, do jornalista Andrew Ross Sorkin, com exclusividade para o Times. De quebra, no plano doméstico, o portal ganhou duas novas editorias: uma de energia e outra 100% voltada a assessores e consultores de investimentos, a Advisor.

Edição 1.498 - pág. 10 Nacionais Outliers InfoMoney n “Lançada em julho, a Advisor tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento desses profissionais. A editoria reforçou o compromisso do InfoMoney com esse público estratégico, que já é homenageado por nós há mais de dez anos com o Brazil Advisor Awards”, diz Lombardi. u A boa acolhida à iniciativa motivou a casa a aumentar suas apostas na seara. Em 8 de janeiro último, um conselho curador formado por quatro ex-presidentes da Anbima e um da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap) anunciou as 18 gestoras de recursos selecionadas para a primeira edição da premiação Outliers InfoMoney, que elegerá os destaques do segmento em cinco categorias: geral, revelação, voto popular, gestora internacional e de alternativos. A votação, a cargo das firmas do ramo registradas na Anbima e de investidores em geral, foi encerrada em 31 de janeiro e a cerimônia de entrega dos prêmios, sob o comando de Ana Paula Padrão, será realizada nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, no Teatro B32, em São Paulo. “O evento terá desdobramentos ao longo do ano. Planejamos, por exemplo, promover encontros de nossos leitores com as finalistas e as vencedoras do concurso”, diz Lombardi. u Outras novidades estão previstas já para as próximas semanas. Neste mês, a área de multiplataforma lançará um programa sobre hábitos saudáveis de figuras bem ao gosto do público do InfoMoney: empresários, CEOs e outros executivos de ponta. O esporte também está na mira de Lombardi. O tema, em particular as sociedades anônimas do futebol (SAFs), ganhará espaço no portal com a estreia, prevista para março, de mais um programa. “Vamos abordar os negócios realizados na área, que vêm crescendo e ganhando contornos empresariais”, diz ele. u Utilizada internamente já há algum tempo, a inteligência artificial (IA) tende a ganhar espaço na casa. Sob supervisão humana, a ferramenta começou em 2023 a redigir textos sobre resultados trimestrais e anuais de empresas com ações negociadas em bolsa e no ano passado passou a “colaborar” em cortes e edições de vídeos, reduzindo o tempo de execução dessas tarefas, de alguns dias para poucas horas. O viés de alta da IA no InfoMoney, que estuda a aplicação dessa tecnologia em outras frentes, não sinaliza, contudo, cortes na folha salarial. Ao contrário. u “Embora apostemos na automatização de processos, teremos de contratar profissionais para fazer frente à expansão da cobertura jornalística e da grade de programas. A previsão é de que a equipe cresça na faixa de 10% a 20% até o fim do ano”, diz Lombardi, que traça metas ambiciosas para a temporada. “A ideia é fechar 2025 com 50% a mais de leitores no portal e manter as elevadas taxas de crescimento registradas nas redes sociais dos últimos anos”. Pingos nos is – n Flavio Pestana enviou um esclarecimento sobre a entrevista que deu a J&Cia 1.497: “O projeto de lançamento de um jornal de economia e negócios (futuramente chamado de Valor) foi apresentado conjuntamente pelo Luis Frias e por mim para João Roberto Marinho e para Luiz Eduardo Vasconcelos (na época diretor de Mídia Impressa e Rádio das Organizações Globo). O evento se deu durante um almoço na sede da Globo no Rio de Janeiro”. Equipe InfoMoney

Edição 1.498 - pág. 11 Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A nova gestão de Donald Trump tem confirmado os temores sobre a desvalorização da imprensa e de jornalistas que não seguem as narrativas do presidente dos EUA. Na semana passada, a secretária de imprensa de Trump, Karoline Leavitt, causou ondas de choque ao anunciar que “jornalistas independentes, podcasters, influenciadores de mídia social e criadores de conteúdo” seriam bemvindos nas coletivas de imprensa da Casa Branca. Essa medida, que poderia parecer positiva, tem se mostrado uma forma de favorecer os amigos. A história não é nova. Durante o primeiro mandato de Trump, veículos como Fox News tiveram tratamento preferencial, enquanto repórteres de organizações consideradas “hostis” foram banidos de briefings informais. Veículos alinhados à extrema-direita, como Breitbart News e One America News, também receberam acesso favorável por transmitirem mensagens alinhadas a Trump. Na era Trump 2.0, entretanto, a recompensa pelo apoio vem se tornando mais formal. No novo “programa anual de rotação de mídia” do Pentágono, os dois substituíram a NBC News e a National Public Radio, respectivamente, no espaço de trabalho físico do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA. Essa medida, segundo o porta-voz do órgão, Jonathan Ullyot, tem o objetivo de “ampliar o acesso ao espaço limitado do Corredor dos Correspondentes”. No Nas primeiras semanas da nova gestão Trump temores sobre a desvalorização da imprensa se confirmam entanto, a “rotação» prioriza veículos pró-Trump. O tabloide The New York Post, de propriedade de Rupert Murdoch, dono da Fox, também foi convidado a substituir o escritório usado pelo The New York Times. O HuffPost tomará o lugar do Politico. O National Press Club manifestou preocupação, destacando que “qualquer ação que restrinja a capacidade dos jornalistas de relatar as operações do governo deve alarmar todos que valorizam a transparência e a liberdade de imprensa”. Em artigo no portal acadêmico The Conversation, o professor de sociologia de mídia digital Steven Buckley, da University of London, aponta que a proeminência de influenciadores partidários, juntamente com a polarização da mídia, pode diminuir a confiança do público nas instituições essenciais para a democracia, como a imprensa. Em meio a essa confusão, a saída do âncora Jim Acosta, da CNN, parece representar a tempestade perfeita que se abate sobre o jornalismo norteamericano, formada pela combinação de tentativas de evitar conflitos com Trump e batalha para reverter declínio de audiência. Crítico do presidente, Acosta anunciou na semana passada que estava deixando a rede por se recusar a deixar o horário nobre das 10h da manhã por um espaço entre meia-noite e 2 da manhã, chamado de ‘cemitério.’ Apesar de a CNN garantir que a mudança não tinha a ver com as posições políticas do âncora e sim com a necessidade de aumentar audiência no horário, o movimento alegrou Trump. Ele comemorou a notícia em sua rede social chamando o prestigiado profissional de “um dos piores e mais desonestos repórteres da história jornalística, um grande canalha”, sinalizando tempos complicados para a imprensa independente. DeepSeek: como uma pequena empresa chinesa de IA está abalando os gigantes da tecnologia dos EUA. Leia mais WhatsApp diz que jornalistas e ativistas em mais de 20 países foram alvo de spyware israelense no aplicativo. Leia mais Internews abre inscrições para financiar projetos de capacitação de jornalistas e comunicadores para reportagens sobre crimes ambientais na Amazônia. Leia mais

Edição 1.498 - pág. 12 Vaivém das redações n Após anunciar sua saída do SBT no último mês, Luiz Alano já tem uma nova casa. O narrador, que integrava a equipe esportiva da emissora desde 2020, agora faz parte da CazéTV. Segundo a coluna F5, da Folha de S.Paulo, Alano ainda concluirá sua participação na cobertura do Campeonato Paulista pela plataforma de streaming Nosso Futebol antes de se tornar exclusivo da CazéTV. n O jornal digital Poder360, sediado em Brasília, teve mudanças no comando da Redação no início deste ano, e foi criado o cargo de chefe da Redação. A função será exercida por Brunno Kono (brunno. [email protected]. br), que até o final de 2024 era o secretário de Redação do veículo. Ele responderá ao diretor executivo Mateus Netzel (mateus. [email protected]). u Ainda por lá, Hanna Yahya ([email protected]. br) passa a ser secretária de Redação, tendo Sabrina Freire ([email protected]) como secretária adjunta e Simone Kafruni ([email protected]) como secretária assistente. E mais... n Rachel Vargas, profissional com duas décadas de trajetória no jornalismo e passagens por Correio Braziliense, Jornal de Brasília e tevês Bandeirantes, Justiça, Record e CNN, acaba de estrear como colunista do Brasil 247. Ela abordará no espaço os bastidores do poder, da economia e da agenda institucional da Capital Federal. n Rafael Luis Azevedo (rafaelluis. [email protected]) está se despedindo da Assembleia Legislativa do Ceará, onde nos últimos dois anos atuou na direção de Alece TV e Alece FM. Ele será substituído por Weberte Lemos, ex-TV Jangadeiro, que já tem quase dez anos de casa. Entre os 15 jornalistas mais premiados da história do Nordeste, segundo o Ranking +Premiados da Imprensa 2024, Rafael teve passagens por Sistema Jangadeiro, Vice Brasil e O Povo, e é criador, ao lado de Larissa Cavalcante, do site Verminosos por Futebol, sobre cultura, memória e o lado B do esporte. Mato Grosso do Sul n Antonio Carlos de Almeida Bispo deixou o portal Campo Grande News e o jornal O Estado de MS e começou na TV Morena, afiliada Globo no Estado, como repórter. Luiz Alano começa na CazéTV Luiz Alano Brasília Brunno Kono assume a Chefia de Redação do Poder360 Brunno Kono Mateus Netzel Hanna Yahya Sabrina Freire Simone Kafruni Rachel Vargas Ceará Rafael Azevedo deixa a Alece TV e a Alece FM Rafael Luis Azevedo Weberte Lemos Antonio Carlos de Almeida Bispo

Edição 1.498 - pág. 13 Vaivém das redações Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. n Além de Conrado Corsalette, que acertou com o Poder360, e de Paula Miraglia, que deixou a publicação no final de 2023 para fundar a plataforma Momentum, o Nexo Jornal despediu-se em janeiro de sua última sócia-fundadora, a CEO e diretora de Finanças e Estratégias Renata Rizzi (rizzi.renata@ gmail.com). u Quem assume o cargo de CEO é a diretora de Operações e Relações Institucionais Marina Menezes, que está na casa desde a fundação. Do lado editorial, o comando fica com Antonio Mammi, que é editor do Nexo desde 2019. Apesar de deixar o dia a dia da empresa, Renata seguirá como acionista e membro do conselho. E mais... n Aline Bellatti Küller, que nos últimos três anos e meio vinha atuando como editora assistente na produção de conteúdo para o portal Terra, pelo Estadão, foi promovida a editora do jornal. n Edilson Junior é o novo repórter da Band Mais em Sorocaba. Nos últimos meses ele vinha cobrindo férias como repórter e produtor da TV Sorocaba, afiliada do SBT, e antes esteve por quatro anos e meio na TV cidade. n Larissa Santiago (lsantiago@ grupomm.com.br), que nos últimos meses vinha trabalhando como redatora freelancer para o UOL, é a nova repórter do site Meio&Mensagem. Ela antes passou por IstoÉ e CNN Brasil. n Lívia Abreu começou no site Parabólica, parceiro de conteúdo do Terra, como repórter freelancer na cobertura de automobilismo. Ela antes passou por portal Sereias e Meu Peixão. n O Poder360 reforçou a equipe de sua sucursal em São Paulo com a chegada do secretário assistente de redação Conrado Corsalette (conrado.corsalette@poder360. com.br). Com mais de 25 anos de carreira, e passagens por Agora SP, Estadão e Folha de S.Paulo, ele estava há dez anos no Nexo Jornal, publicação que lançou em 2015 em parceria com Paula Miraglia e Renata Rizzi. Também integra o time paulista desde outubro do ano passado a editora Thaís Ferraz ([email protected]). Pernambuco n Joab Alves, após sete anos atuando na TV Asa Branca, afiliada Globo em Garanhuns, mudou-se para Recife, onde é o novo repórter da TV Globo Pernambuco. Rio Grande do Sul n Danilo Teixeira está de volta ao SBT RS após quase três anos, para assumir o cargo de Gestor de Jornalismo e Esporte. Nesse período, atuou como gerente de Esportes da RBS TV e GE RS, e antes passou pelas tevês Bandeirantes, Record e RedeTV. Joab Alves Danilo Teixeira São Paulo Conrado Corsalette assume a sucursal paulista do Poder360 Conrado Corsalette Renata Rizzi também se despede do Nexo Renata Rizzi Marina Menezes Antonio Mammi Aline Bellatti Küller Edilson Junior Larissa Santiago Lívia Abreu

Edição 1.498 - pág. 14 Comunicação Corporativa Alagoas n Isabella Lucena, ex-analista de mídias sociais da Prefeitura de Penedo, começou em novembro como analista de mídia digital no Grupo Equatorial, em Maceió. Mato Grosso do Sul n Alessandra Miranda, que foi por quase 10 anos assistente de comunicação no Grupo CCR, em Campo Grande, iniciou nova jornada profissional em janeiro como analista júnior de endomarketing na Sertão, revendedora de máquinas agrícolas e que também atua na comercialização de ferramentas, utilidades domésticas e produtos para a construção civil. Pará n Mayra Therezo, analista sênior de comunicação na Alubar Global Management, deixou a companhia em dezembro, após 10 anos e 9 meses de casa. Antes, esteve por 1 ano e 9 meses na Prisma Comunicação Visual, atuando com criação e arte final. Pernambuco n Matheus Emiliano, ex-estagiário da Neonergia em Recife, começou na Partners Comunicação Integrada como jornalista júnior, contratado para atuar na Secretaria de Imprensa e Comunicação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), também em Recife. Rio de Janeiro n Juliana Schincariol despediuse em janeiro do Valor Econômico, onde foi repórter por 8 anos e 7 meses, e aderiu ao universo da comunicação corporativa, entrando de sócia na Ânima Comunicação em Governança, fundada em outubro de 2023. Associa-se, desse modo, à fundadora Simone Monteiro, especialista em reputação e que foi gerente executiva de comunicação e marketing da Previ, por quase 12 anos. n Vanessa Koiky, ex-Cuca Design e Approach, chegou em dezembro à SoWaht, integrando-se ao time de operações da agência. Assumiu gestão estratégica do fluxo de trabalho entre equipes, para implementar melhorias nos processos e metodologias. Rio Grande do Sul n Téssia Mundt, especialista sênior, despediu-se em dezembro da Yara Brasil, onde trabalhou por 10 anos e 4 meses, e, logo na sequência, começou na Sicredi, na função de coordenadora de reputação e comunicação. Isabella Lucena Alessandra Miranda Mayra Therezo Matheus Emiliano Juliana Schincariol Vanessa Koiky Téssia Mundt São Paulo n Rose Pimentel, ex-InPress e Ágora, está em nova jornada, como diretora executiva da Loures Consultoria, com reporte à sócia e CEO Rebecca Belmonte, compondo o time ao lado dos outros 2 diretores executivos, Rafael Faro e Amanda Marchini. Chega para liderar um time com mais de 40 pessoas na gestão de contas de empresas dos segmentos de consumo, saúde, alimentos e bebidas e varejo, com o suporte dos diretores de atendimento Rika Cerruti e Bruno Sisdelli. E mais... n Alexandre Mello, assessor de imprensa sênior, deixou a M2 Comunicação Jurídica em dezembro, após 9 meses de casa. Antes, ele foi por quase 12 anos e meio analista de gestão na Sabesp e por 1 ano e 9 meses jornalista no Estadão. Alexandre Loures, Amanda Marchini, Rafael Faro, Rebecca Belmonte e Rose Pimentel Alexandre Mello

Edição 1.498 - pág. 15 Comunicação Corporativa n Amanda Guerra, diretora de PR, deixou em janeiro a FleishmanHillard Brasil, em que atuou por 2 anos e 4 meses, e seguiu como diretora sênior para a Edelman, para cuidar do atendimento a clientes Brasil e Latam na área de reputação corporativa. Na Fleishman foi responsável por contas corporativas nas áreas de tecnologia e consumo, entre elas Samsung Latam, Brown Forman, Hershey’s, Sakura Alimentos, Monster, Kenvue e Softy’s. n Beatriz Cristine, que começou como estagiária em julho de 2023 na InPress Porter Novelli, foi efetivada na agência em janeiro no cargo de assistente de comunicação. n Camila Abranches Lopes Angeli está de trabalho novo. Despediu-se em novembro, após 2 anos e 7 meses, da CDN, onde atuava como coordenadora de comunicação para a Pfizer, e integrouse ao time da InPress Porter Novelli, na função de gerente de comunicação. n Camila Lafratta iniciou em janeiro nova jornada como diretora de Conteúdo da PiU Comunica, agência em que havia atuado no início de carreira, na área de conteúdo, que agora passa a liderar. Antes, foi por pouco mais de 5 anos gerente de comunicação do Nubank e passou 4 anos e 5 meses como editora executiva na New Content (hoje parte do grupo Accenture). Na PiU, reporta-se às sócias-fundadoras Anna Angotti e Claudia Carmello. n Caroline Collin, ex-Edelman, que esteve por 2 anos e 8 meses no cargo de supervisora de marketing do Sistema Positivo de Ensino, assumiu em novembro a coordenação de relações públicas na Bloomin’ Brands Brasil, dona das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie. I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. Amanda Guerra Beatriz Cristine Camila Abranches Lopes Angeli Camila Lafratta Caroline Collin n Cecília Bandeira, gerente de social listening e insights, que trabalhou na Ketchum por 9 anos e 9 meses, está agora na agência Purpple, na função de gerente de BI e insights. n Claudia Sérvulo da Cunha Dias, que já foi de Solvi, Novartis e que está desde março de 2024 na Fundação Feac, de Campinas, assumiu em janeiro o cargo de head de Comunicação, Marca, Marketing e Relações Institucionais da instituição. n Danilo Vicente, diretor de comunicação externa e interna e marketing institucional do Grupo Carrefour Brasil, assumiu funções adicionais: passou a dirigir também, em janeiro, a comunicação interna e design da companhia, que hoje conta com um quadro de 130 mil colaboradores. n Felipe Campos, head of brand, despediu-se em dezembro do Quinto Andar, empresa em que atuou por 4 anos. Entre as companhias em que já trabalhou estão Future Brand, Natura e CocaCola. Cecília Bandeira Claudia Sérvulo da Cunha Dias Danilo Vicente Felipe Campos

Edição 1.498 - pág. 16 comércio varejista. Ela também já foi de Talquimy, Máquina e Conteúdo Comunicação. n Larissa Spínola, consultora de comunicação para o Publicis Groupe, despediu-se em outubro da And, All, após 2 anos e 9 meses de casa. Antes, atuou como analista pleno em Natura & Co e Avon. n Leticia Suzuki, ex-Nissan, CDN, JeffreyGroup e CDI, que esteve por último, por 3 anos e 8 meses, na BCW Global, até outubro, assumiu em janeiro a Diretoria de Novos Negócios na Oliver Press, agência que está completando 10 anos de vida. Outra novidade por lá foi a promoção de Ana Oliveira, que, após quase 6 anos como líder de equipe, assumiu em dezembro a Gerência de Relacionamento com o Cliente (Customer Success). Ambas reportam-se à CSO Patricia Hidaka e à CEO Juliana Oliveira. n Liliane Pires está de cargo novo na Markable. Foi promovida em fevereiro de gerente a diretora de redação. Em atuações anteriores, esteve na Texto & Imagem e na Casa da Notícia. n Luanna Barros iniciou nova jornada como analista na Exclusiva Comunicação, agência que está completando 10 anos de mercado e que é dirigida pelos sócios Mauricio Khalil e José Amaro, o Marinho. Ali chega levando a experiência de 5 anos Comunicação Corporativa n Filipe Palácio, ex-InPress Oficina, IBM e Weber Shandwick, começou em outubro como especialista em conteúdo na KPMG Brasil, aonde chegou para ser o responsável pela estratégia e produção de conteúdo para posicionamento da alta liderança no LinkedIn. n Glauco Figueiredo despediu-se em outubro da JeffreyGroup, onde esteve por pouco mais de 3 anos na função de gerente de contas, e acertou em novembro com a Alter Conteúdo Relevante, para atuação remota em função semelhante. n Guilherme Blender, diretor na GBR Comunicação, agência em que atuou por 8 anos e 4 meses, até outubro, acertou com a FSB Comunicação e ali começou em novembro também na função de diretor. Antes de ingressar no universo das agências, atuou por quase 6 anos na Folha de S.Paulo, em diversas funções. n Hellen Carvalho, ex-Grupo Carrera Veículos e CDI, que esteve por 7 meses na Typo.ag, até novembro, seguiu para a Delta Energia, na função de analista de marketing. n Isabela Levy, que esteve por mais de 10 anos na agência África, ocupando nesse período diferentes funções (a última como diretora de projetos), está desde novembro na LePub, como head de comunicação e conexões globais. n Joyce Müller, coordenadora de comunicação e brand no núcleo de beleza, deixou a Index Assessoria, onde esteve por 3 anos e 7 meses, até agosto, e em novembro iniciou nova jornada como coordenadora de comunicação e marketing na Oniverse, que atua na área de Filipe Palácio Glauco Figueiredo Guilherme Blender Hellen Carvalho Isabela Levy Joyce Müller Larissa Spínola Leticia Suzuki Ana Oliveira Liliane Pires Luanna Barros

Edição 1.498 - pág. 17 e meio como repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV e 8 anos e 9 meses em diversas funções no Grupo Bandeirantes de Comunicação, inclusive como editora do Brasil Urgente. u Antes dela, chegaram ao time da Exclusiva Ana Weiss, com passagens por Veja, IstoÉ, Folha, Estadão, além de experiências em agências como FSB e GBR; e Euclides Bitelo, que já esteve em Correio Braziliense, Zero Hora, O Povo e assessoria de imprensa da OAB/DF. n Marcia Tokunaga, gerente de marketing e comunicação, despediu-se em outubro da Mapfre, após 5 anos e 10 meses de casa. Antes, ela foi por 6 anos e meio analista sênior de comunicação e marketing digital no Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. Também atuou como analista de projetos e negócios por 2 anos e 7 meses na Solera Brasil. n Mayara (May) Oliveira, exGrowth Comunicações, que esteve por 7 meses no Nexcom Grupo, como analista pleno, integrou-se em setembro ao time da Oliver Press, na função de executiva pleno. n Natalia Lopes, gerente de comunicação e assuntos científicos na Royal Canin, despediu-se em dezembro da companhia, após quase 14 anos de casa. Está agora, conforme informou em seu Linkedin, fazendo uma pausa na carreira. Natalia é graduada em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e tem MBA em Gestão Comercial pela FGV. n Pedro Orlandi, ex-Holofote, Cause e CDN, começou em outubro na Loures, como gerente de comunicação. Comunicação Corporativa Ana Weiss Euclides Bitelo Marcia Tokunaga Mayara (May) Oliveira Natalia Lopes n Priscilla Oliveira, ex-Em Foco e Ketchum, que esteve por 2 anos e 4 meses na Máquina, fundou há alguns meses a Oliveira Comunicações Consultoria. n Rodrigo Miguez, ex-Nova PR, CDI Comunicação e Imagem Corporativa, que esteve por último na Tree Comunicação por pouco mais de 1 ano, até dezembro, começou em janeiro como executivo sênior na FSB Comunicação, contratado para atendimento exclusivo de imprensa à Vale. n Thais Lopes, analista de marketing de influência, despediu-se em outubro da Ketchum, após 3 anos e 9 meses de casa, e começou como analista de atendimento no Grupo Farol. n Vivian Machado, gerente de comunicação, despediu-se em janeiro da Natura, onde atuou por 10 meses. Antes, liderou a comunicação de empresas como Dia, Carrefour e Ri Happy e também esteve no GPA (Grupo Pão de Açúcar). Licença-maternidade n Ingrid Ribeiro, consultora de comunicação e atendimento exclusivo da FMC na Alfapress, interior paulista, na agência desde novembro de 2022. Pedro Orlandi Priscilla Oliveira Rodrigo Miguez Thais Lopes Vivian Machado Ingrid Ribeiro

Edição 1.498 - pág. 18 Comunicação Corporativa 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Álvaro Bufarah aborda nesta coluna relatório da Dentsu que aponta um crescimento de 4,8% nos investimentos publicitários globais em 2024, totalizando US$ 745 bilhões, impulsionado pela publicidade digital, que representa 58% do total. Vídeo online cresceu 12%, e mídia social 10%, com destaque para mobile advertising (70% dos investimentos digitais). Para 2025, projeta-se alta de 5%, com foco em IA, AR e publicidade programática. Tendências como privacidade de dados, sustentabilidade e personalização devem moldar o mercado. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. n A And, All – Reputação e Influência foi a agência escolhida pela Nespresso para gerenciar sua comunicação com a imprensa, influenciadores e ações de endomarketing no Brasil. A gestão da conta ficará a cargo da diretora Paloma Vega e da gerente Lane Lima. O e-mail de contato é [email protected]. E mais... n A Fato Relevante acaba de adicionar a marca Atlas Eletrodomésticos à carteira de clientes. Fabricante brasileira de fogões e dona das marcas Atlas e Dako, a empresa está há 75 anos no mercado. A comunicação da Atlas é conduzida pela head de marketing Renata Cohen e pela coordenadora de comunicação e branding Priscila Pontes de Oliveira. Na FR, a conta será liderada pelas sóciasdiretoras Angelita Gonçalves e Renata Binotto. O e-mail do time de atendimento é [email protected]. n A SmartPR também tem novidades em carteira. Conquistou a conta nacional da Botmaker, empresa de soluções de automação conversacional com IA generativa. No atendimento, Flavia Knispel e Manuela Pestana, com coordenação de Karina Okamoto. A conta integra o núcleo dirigido pela VP Fabiana Jacomini. O contato para a imprensa é [email protected]. n A Agência Brands, dirigida por Fernanda Brandão, será novamente – e pela quarta vez consecutiva – a agência de comunicação do Camarote Bar Brahma (CBB) no Carnaval de São Paulo, nos dias 28 de fevereiro e 1, 2 e 8 de Dança das contas And, All conquista conta da Nespresso março. A agência também conquistou a conta da hamburgueria Milk & Mellow, que tem duas unidades em São Paulo. n Também a ModoCon Comunicação, de Alex Cabral, tem novidades. É a nova agência de PR e Relacionamento com a Mídia da HB, empresa holandesa que atua no transporte de perecíveis e tem 30 anos de vida. Pelo mercado n A receita global da LLYC em 2024, anunciada pela agência como um crescimento robusto, atingiu € 115,1 milhões (+19%) – € 17,3 milhões de EBITDA recorrente. Esse desempenho é atribuído à adoção de um novo modelo organizacional, que impulsionou um aumento de 25% nas receitas operacionais no segundo semestre. Além disso, foram investidos € 30 milhões em aquisições estratégicas nos EUA, Colômbia e Espanha, fortalecendo a presença global da marca. Para 2025, a empresa projeta receitas operacionais de € 120 milhões e um EBITDA recorrente de € 25 milhões. n A Atômica Lab, que está completando 20 anos de mercado e é dirigida por Claudia Belem, integrou-se à rede internacional de agências 3AW Network, iniciativa que permitirá a ampliação da atuação, tanto do Brasil para fora, para seus próprios clientes, quanto de fora para dentro, para os clientes das agências que integram a rede. Outras informações com Igor Piotto (igor. [email protected] e 11-971344455.

Edição 1.498 - pág. 19 AGRO Patrocínio n Já está no ar o NP Agro, veículo independente focado em notícias sobre o agronegócio, fundado por Alexandre Inacio e Fernando Lopes, profissionais com anos de experiência na cobertura do setor. Segundo os fundadores, a ideia do projeto é abordar o agro como força da economia brasileira, com notícias, análises de indicadores e muitas histórias. u A nova plataforma conta com cinco editorias principais, cada uma focada em um tema essencial para o setor do agronegócio: Insumos, Produção, Indústria, Economia e Ambiental, Social e Governança (ESG). Além disso, conta com uma versão em podcast, batizada de NP Agro Cast, que trará entrevistas com personalidades do setor. u Fernando Lopes é uma das grandes referências do jornalismo de agronegócio brasileiro. Trabalhou por 23 anos no Valor Econômico. Antes, foi por seis anos editor e repórter da Gazeta Mercantil e participou da criação da editoria de negócios (IM Business) do InfoMoney. u Alexandre Inacio tem 15 anos de carreira na cobertura do agro. Trabalhou como editor e repórter em Gazeta Mercantil, Estadão e Valor Econômico. Atuou também como colaborador de Bloomberg Línea, Brazil Journal e InfoMoney. Durante uma década, foi responsável pela comunicação corporativa de multinacionais como JBS e DSM. Alexandre Inacio e Fernando Lopes lançam o NP Agro Alexandre e Fernando E mais... n Stéfani Campos é o novo reforço da equipe de jornalismo do Portal Agrimídia, especializado na cobertura dos setores produtivos de aves, suínos e bioenergia. Ela passou anteriormente pela Mundo Agro e pelas agências Giracom e Carvalho Assessoria. n Após um período sabático vivendo e estudando na Irlanda, Renan Silva de Carvalho (ex-Oi, SBT e iG) está de volta ao Brasil e é o novo reforço da MM12 Loyalty Marketing para o atendimento da Syngenta. Na agência, atuará como especialista de Comunicação e Planejamento. Stéfani Campos Renan Silva de Carvalho HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

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