Jornalistas&Cia 1494

Edição 1.494 - pág. 25 Brasília CENTRO-OESTE n Embora a troca oficial na Secom só esteja marcada para a próxima semana, o publicitário Sidônio Palmeira, que irá substituir o ministro Paulo Pimenta no comando da Comunicação no Palácio do Planalto, esteve reunido em 6/1 com o presidente Lula, em Brasília. Na reunião, o marqueteiro levou parte da equipe que irá compor a estrutura de Comunicação. u Sidônio tem tido voz ativa em diversas decisões do governo há semanas. Ele e Pimenta estiveram na confraternização de final de ano que Lula fez com seus ministros, em almoço no Palácio da Alvorada, em 20 de dezembro. Enquanto não assume formalmente o cargo, o futuro ministro afasta-se das empresas das quais é sócio na Bahia. u A troca do comando na Secom faz parte de uma estratégia de Lula de dar uma guinada na comunicação do governo na segunda metade do mandato. Lula quer voltar a ter contato diário com o marqueteiro, como fazia nas gestões anteriores com João Santana e Duda Mendonça. E mais... n O Metrópoles iniciou o ano com a marca de 373 milhões de visualizações de páginas em um só dia nas redes sociais. Os dados são fornecidos pelas próprias plataformas. O perfil principal do TikTok foi o que mais contribuiu para o novo recorde. Foram mais de 130 milhões de visualizações de vídeos, o que atraiu mais seguidores e fez a página chegar a 9,1 milhões de seguidores, mantendo-se como o maior perfil de notícias da América Latina. n No ano em que a Câmara Legislativa do DF conquistou a categoria Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, a Casa também comemorou a marca de um milhão visualizações em suas redes sociais em 2024, com 1.361 notícias publicadas. E seu portal somou cerca de 2,7 milhões visualizações no último ano. n A curadora Kujaesãge Kaiabi apresenta no Museu Nacional da República até 2/2 a mostra Os Olhos do Xingu, que conta com 20 fotografias e vídeos de oito artistas membros da Rede de Comunicadores Xingu+, que vivem em território indígena do Xingu, mostrando a perspectiva dos povos originários sobre seu relacionamento com o meio ambiente. “Muitas vezes a gente está sendo retratado por não indígenas”, disse ela. “A nossa história está sendo contada de outra forma. Hoje, a gente mostra as nossas culturas, a nossa história, com os olhares dos comunicadores indígenas”. u A exposição é uma realização da Rede Xingu, da União Europeia e do Instituto Socioambiental (ISA), com apoio da Fundação Rainforest da Noruega − instituição de preservação ambiental. Atendendo a um convite da instituição, a mostra Olhos do Xingu passou primeiro pela Noruega, antes de chegar ao Brasil. Entrada gratuita. Começa a transição para troca da equipe na Secom da Presidência da República Lula e Sidônio Palmeira Instagram Agenda-DF Comunicadores indígenas expõem no Museu Nacional da República Marcelo Camargo/Agência Brasil

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