Edição 1.494 - pág. 13 Há nove anos o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/ MG, marcou profundamente a história ambiental e social daquela região do Brasil. O episódio trouxe não apenas desafios técnicos e jurídicos, mas a necessidade de uma comunicação clara e eficaz diante de uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil. Trata-se de um tema complexo e com forte apelo emocional, cujos desdobramentos seguem pautando jornalistas e influenciadores ainda hoje. Segundo Fernanda Lavarello, Diretora de Assuntos Corporativos e Comunicação da BHP Brasil, uma das acionistas da Samarco, a comunicação em situações de crise requer muito mais do que informar. “Quando lidamos com um cenário tão complexo, é fundamental transformar dados técnicos e informações jurídicas em mensagens claras, acessíveis e, acima de tudo, transparentes. É isso que fortalece o diálogo com os públicos atingidos e constrói confiança ao longo do tempo.” O cenário contemporâneo, entretanto, adiciona camadas de complexidade. Dados do Edelman Trust Barometer 2024 mostram que apenas 39% dos brasileiros confiam na imprensa, enquanto 53% das pessoas globalmente evitam notícias, segundo o Reuters Institute. “Essa desconfiança na mídia e o comportamento seletivo do público fazem com que a comunicação seja ainda mais desafiadora. Por isso, trabalhamos com uma postura proativa, focada em combater desinformações e corrigir distorções”, explica Lavarello. Especialistas destacam que, em crises prolongadas, como a enfrentada pela Samarco (joint venture entre a BHP Brasil e a Vale), é essencial aplicar princípios técnicos da ciência da A comunicação em tempos de crise prolongada: aprendizados e desafios comunicação. Modelos como a Teoria da Transparência Estratégica sugerem que, para reduzir incertezas e promover confiança, as informações precisam ser compartilhadas de forma precisa, no momento certo e adaptadas ao público. “Nosso compromisso é com a clareza e a transparência. Isso significa estar disponível para a imprensa, comunidades e stakeholders, mesmo diante de um contexto emocional e jurídico tão sensível como este”, afirma. Ao longo dos anos, no referido contexto, foram realizadas muitas ações para promover esse diálogo, incluindo entrevistas, encontros de engajamento e iniciativas para informar os públicos envolvidos sobre os avanços na reparação e trazer uma prestação de contas à sociedade. O processo, que inicialmente esteve sob a gestão da Fundação Renova passa agora a ser conduzido pela Samarco e entes públicos, após a assinatura do maior acordo de reparação da história do Brasil, o Novo Acordo da Bacia do Rio Doce. “O que é prioritário não se restringe apenas à reconstrução de distritos, o pagamento de indenizações ou a recuperação da bacia do Rio Doce. É também um compromisso ético e moral garantir que as pessoas saibam o que foi feito, como foi feito e o que ainda será realizado”, destaca Lavarello, complementando ainda que “sabemos das críticas ao processo de comunicação sobre a reparação nos últimos anos, mas podemos garantir que o aprendizado é contínuo e a busca de melhorias constante, em um cenário complexo como o que envolve a reparação do Rio Doce”, finaliza Lavarello. Ela reforça que a comunicação é parte central desse esforço, especialmente em um contexto de crise que se estende por quase uma década. “Crises longas trazem novos capítulos, novos atores e, frequentemente, narrativas distorcidas como consequências dos diferentes interesses dos envolvidos. Nosso papel é estar presente, esclarecer dúvidas e promover uma comunicação acessível e confiável. Essa postura não apenas fortalece a credibilidade da empresa, mas também estabelece padrões mais elevados para a comunicação corporativa em tempos de crise.” Enquanto o mundo segue enfrentando transformações rápidas, Lavarello acredita que a chave está em manter o foco no que realmente importa: “Fazer o que é certo – e comunicar isso de forma transparente – é o único caminho para construir um futuro mais confiável e responsável.” Branded Content Fernanda Lavarello
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