Edição 1.483 - pág. 5 A BHP, líder global em mineração, possui sede na Austrália e operação em mais de 90 localidades em todo o mundo. Ao longo dos últimos anos, a empresa tem adaptado o seu portfólio para minerais estratégicos, que contribuem para a transição energética e para a segurança alimentar global, reforçando seu compromisso com operações mais diversificadas e sustentáveis. Atuação no Brasil e compromisso com a reparação Na divisão Minerais Américas, as atividades consistem na exploração de cobre, potássio e minério de ferro. No Brasil, a BHP Brasil possui 50% de participação na Samarco, joint venture não operada (NOJV) que produz pelotas de minério de ferro e que atualmente conta com uma equipe de 15 mil pessoas em Minas Gerais e Espírito Santo, considerando empregos diretos e indiretos. Desde o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em 2015, a BHP Brasil mantém no país uma equipe em Belo Horizonte (MG), focada nos trabalhos voltados à reparação e compensação. A empresa também é uma das mantenedoras da Fundação Renova, criada em 2016, para liderar o processo de reparação. A BHP Brasil mantém como prioridade no país o apoio a estas atividades, com o objetivo de promover uma reparação justa e integral às pessoas atingidas e o meio ambiente. Projeto Jansen: potássio para segurança alimentar global O potássio, mineral chave para a produção de fertilizantes e relevante para a segurança alimentar global, ocupa um papel de destaque na estratégia da BHP. Com investimentos de US$ 10,5 bilhões no Projeto Jansen, no Canadá, a empresa planeja iniciar operações comerciais em 2026. Esta mina está projetada para ser uma das maiores e mais sustentáveis plantas de potássio do mundo. Dada a sua importância no segmento de agricultura, o Brasil deve ser um mercado estratégico para a empresa, já que é um dos maiores consumidores de fertilizantes do mundo. Sustentabilidade no centro da estratégia A sustentabilidade não é apenas um compromisso da BHP, mas um dos pilares de sua visão de longo prazo. A empresa já reduziu suas emissões operacionais de gases de efeito estufa (GEE) em 32% desde 2020 e busca uma redução de 30% até o ano fiscal de 2030, com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Além disso, a BHP continua a avançar em suas metas de diversidade e inclusão, com uma recente importante conquista na frente de gênero: nas Américas, a empresa já conta com 43% de mulheres. Atributos de marca e primeira campanha no Brasil A BHP tem reforçado a sua atuação em minerais para o futuro. E, pela primeira vez, traz ao Brasil uma campanha institucional, que visa destacar a contribuição da empresa para a obtenção de recursos essenciais para a transição energética e segurança alimentar. “Construir um futuro melhor é uma responsabilidade de todos nós e é dessa forma que colocamos em prática o nosso propósito, que é unir pessoas e recursos para um futuro melhor. O valor social orienta todas as nossas decisões. No cenário reputacional, é importante trabalhar os atributos globais de marca onde estamos presentes. Uma forma poderosa de reforçarmos a nossa essência e, no caso do Brasil especialmente, o nosso valor de fazer o que é certo.”, afirma Fernanda Lavarello, Diretora de Assuntos Corporativos e Comunicação da BHP Brasil. BHP consolida liderança com foco em minerais estratégicos e sustentabilidade Branded Content
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==