Jornalistas&Cia 1483

Edição 1.483 - 16 a 22 de outubro de 2024 A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Fundacentro lançaram uma pesquisa sobre a saúde mental dos jornalistas no Brasil. O estudo, iniciado em abril deste ano, busca identificar fatores que causam sofrimento mental. Pág. 4 Jornalistas da EBC voltam ao trabalho, mas mantêm estado de greve Em assembleia nacional unificada, jornalistas da EBC decidiram por unanimidade retornar ao trabalho em 11/10 após oito dias de greve. Segundo os sindicatos de DF, Rio e São Paulo, a paralisação levou a empresa a prometer uma revisão do Plano de Cargos e Remunerações (PCR), atendendo parcialmente à reivindicação da categoria. Pág. 2 Cléber Machado deixa o SBT O SBT anunciou a saída do narrador esportivo Cléber Machado, que estava na emissora há pouco mais de um ano. O canal informou estar negociando para que a saída ocorra apenas no final de novembro. Pág. 7 Freepik m i P n n e e a v n s c s e t q i a a s o u ú t ln i i d d g s a e a e a l jornalistas

Edição 1.483 - pág. 2 Últimas n No início de 2025, os correspondentes do Esporte da Globo serão realocados. u A Europa, até agora atendida de Paris, passará para Madrid, na Espanha, e ficará mais perto de alguns jogadores brasileiros que estão no Real Madrid. A repórter Júlia Guimarães, na empresa há nove anos, com experiência nas coberturas esportivas internacionais, assumirá o posto. Com ela estarão a produtora Lorena Dillon, que se muda de Paris, e o repórter cinematográfico Ronaldo Gonçalo. u Guilherme Pereira, em Paris nos últimos dois anos, vai para Nova York, acompanhar os preparativos da próxima Copa do Mundo. Terá a companhia do repórter cinematográfico Luiz Novaes e do produtor Camilo Pinheiro Machado. O antecessor de Pereira no posto, André Gallindo, volta à redação no Rio de Janeiro, depois de dois anos e meio nos Estados Unidos. u Na foto, uma curiosidade: Júlia foi notícia durante a Copa do Mundo 2018 na Rússia, quando assediada por um torcedor local que tentou beijá-la, e disse a ele, em inglês: “Nunca mais faça isso para uma mulher. Respeite!”. u Em Buenos Aires, não haverá mudanças. Raphael Sibilla continua em Buenos Aires e acompanha o esporte na América do Sul. n Em assembleia nacional unificada, jornalistas da EBC decidiram por unanimidade retornar ao trabalho em 11 de outubro. Eles permaneceram paralisados durante oito dias, obtendo a adesão de cerca de 300 jornalistas. Segundo os sindicatos de DF, Rio e São Paulo, a greve levou a empresa a prometer uma revisão do Plano de Cargos e Remunerações (PCR), atendendo parcialmente à reivindicação da categoria. A decisão de voltar aos postos de trabalho é um gesto de confiança ao ministro Paulo Pimenta, da Secom, que se reuniu com representantes sindicais. u Ainda segundo os sindicatos, uma nova assembleia nacional, que pode ou não retomar a greve, está marcada para a próxima terça-feira (22/10). Apesar da suspensão do movimento paredista o estado de greve segue mantido. Jornalistas da EBC retornam ao trabalho, mas mantêm estado de greve Mudanças na Globo para 2025 Correspondentes estrangeiros do Esporte... Reprodução Globo O assédio a Júlia Guimarães em 2018

Edição 1.483 - pág. 3 Nacionais n Ernesto Paglia retorna à Globo com a série Caça Tempestades na Amazônia, dando continuidade a um trabalho iniciado em 2013. As gravações começaram em 10/10, com a participação do cientista Osmar Pinto Júnior e da cineasta Lara Cardoso. As informações são do F5, da Folha de S.Paulo. A nova atração explorará os desafios de caçar tempestades e os impactos desses fenômenos na vida das pessoas na Amazônia. u A região é uma das três áreas do mundo com maior incidência de raios, registrando cerca de 300 mil tempestades por ano. Outros fenômenos, como os fulguritos – tubos vítreos formados pela energia dos raios ao atingir grãos de quartzo na areia –, também serão investigados. O quadro será exibido no Fantástico, com estreia prevista para janeiro de 2025, marcando o retorno do grupo às câmeras 11 anos após a série País dos Raios. ...e no SporTV n O programa Hello LA, com foco nas Olimpíadas 2028 em Los Angeles, estreou em estúdio no SporTV no início do mês, depois de duas edições em externas. O cenário totalmente novo, com as cores da marca da emissora, que coincide com as da bandeira norte-americana, passa uma impressão solar como a da cidade-sede. Apresentado por Marcelo Barreto, com a ex-jogadora de vôlei Fabi Alvim, o programa se propõe a acompanhar de perto os atletas brasileiros até o início dos Jogos em LA. Novo telejornal n A TV Globo também estreia em fevereiro de 2025 Bom Dia Sábado, telejornal que irá ao ar nas manhãs de sábado, com apresentação de Sabina Simonato e Marcelo Pereira e participação ao vivo de repórteres espalhados por todo o País. O foco serão temas do cotidiano, com notícias factuais de todo o Brasil. Cristiana Randow atuará como editora-chefe do novo telejornal. u Com a chegada do Bom Dia Sábado, a TV Globo vai mudar sua programação matinal aos sábados. O dia começará com uma reprise especial do Globo Rural, seguida pelo Bom Dia Sábado. Na sequência virá Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e depois, das 9h às 12h, É de Casa, que terá a duração reduzida. Últimas Marcelo Barreto e Fabi Alvim Fábio Rocha/Globo Sabina Simonato e Marcelo Pereira Bob Paulino/Globo Ernesto Paglia estreará série da Globo sobre tempestades na Amazônia Ernesto Paglia Reprodução/TV Globo

Edição 1.483 - pág. 4 Nacionais n A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Fundacentro lançaram uma pesquisa sobre a saúde mental dos jornalistas no Brasil. O estudo, iniciado em abril deste ano, busca identificar fatores que causam sofrimento mental na profissão e desenvolver políticas de proteção. u Coordenada pelo professor Marcelo Kimati Dias, do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR, a pesquisa adota metodologia quantitativa, através de um questionário padronizado, cujas respostas são confidenciais e coletadas exclusivamente para fins estatísticos. u Além de identificar os impactos, o projeto visa a contribuir para pesquisas paralelas sobre trabalho e saúde. Os resultados deverão subsidiar políticas sindicais e negociações com empregadores para promover melhorias nas condições de trabalho e legislações que protejam trabalhadores do assédio e pressão no exercício da profissão. Acesse a pesquisa aqui. Fenaj e Fundacentro lançam pesquisa nacional sobre saúde mental de jornalistas SEO Galaxy/Unsplash EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Com o aumento de veículos jornalísticos online e a crescente circulação de fake news surge a necessidade urgente de mecanismos que garantam a confiabilidade na comunicação. Mas será que o Brasil está caminhando para a concretização de um jornalismo mais idôneo e transparente? Recentemente, o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, lançou o Programa de indicadores de compromissos com o público. A iniciativa busca certificar a veracidade dos sites de notícias por meio de 11 indicadores que medem a transparência e o compromisso das instituições com o público. Entre os principais pontos avaliados estão a política de correção de erros, a afiliação a associações setoriais, a clareza sobre o financiamento e a acessibilidade. Veículos que atenderem a pelo menos oito dos 11 critérios receberão um selo de conformidade, indicando ao público que se trata de uma fonte confiável. Leia a reportagem completa no link. Certificação de veracidade na comunicação online brasileira: desafios e oportunidades Rede JP

Edição 1.483 - pág. 5 A BHP, líder global em mineração, possui sede na Austrália e operação em mais de 90 localidades em todo o mundo. Ao longo dos últimos anos, a empresa tem adaptado o seu portfólio para minerais estratégicos, que contribuem para a transição energética e para a segurança alimentar global, reforçando seu compromisso com operações mais diversificadas e sustentáveis. Atuação no Brasil e compromisso com a reparação Na divisão Minerais Américas, as atividades consistem na exploração de cobre, potássio e minério de ferro. No Brasil, a BHP Brasil possui 50% de participação na Samarco, joint venture não operada (NOJV) que produz pelotas de minério de ferro e que atualmente conta com uma equipe de 15 mil pessoas em Minas Gerais e Espírito Santo, considerando empregos diretos e indiretos. Desde o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em 2015, a BHP Brasil mantém no país uma equipe em Belo Horizonte (MG), focada nos trabalhos voltados à reparação e compensação. A empresa também é uma das mantenedoras da Fundação Renova, criada em 2016, para liderar o processo de reparação. A BHP Brasil mantém como prioridade no país o apoio a estas atividades, com o objetivo de promover uma reparação justa e integral às pessoas atingidas e o meio ambiente. Projeto Jansen: potássio para segurança alimentar global O potássio, mineral chave para a produção de fertilizantes e relevante para a segurança alimentar global, ocupa um papel de destaque na estratégia da BHP. Com investimentos de US$ 10,5 bilhões no Projeto Jansen, no Canadá, a empresa planeja iniciar operações comerciais em 2026. Esta mina está projetada para ser uma das maiores e mais sustentáveis plantas de potássio do mundo. Dada a sua importância no segmento de agricultura, o Brasil deve ser um mercado estratégico para a empresa, já que é um dos maiores consumidores de fertilizantes do mundo. Sustentabilidade no centro da estratégia A sustentabilidade não é apenas um compromisso da BHP, mas um dos pilares de sua visão de longo prazo. A empresa já reduziu suas emissões operacionais de gases de efeito estufa (GEE) em 32% desde 2020 e busca uma redução de 30% até o ano fiscal de 2030, com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Além disso, a BHP continua a avançar em suas metas de diversidade e inclusão, com uma recente importante conquista na frente de gênero: nas Américas, a empresa já conta com 43% de mulheres. Atributos de marca e primeira campanha no Brasil A BHP tem reforçado a sua atuação em minerais para o futuro. E, pela primeira vez, traz ao Brasil uma campanha institucional, que visa destacar a contribuição da empresa para a obtenção de recursos essenciais para a transição energética e segurança alimentar. “Construir um futuro melhor é uma responsabilidade de todos nós e é dessa forma que colocamos em prática o nosso propósito, que é unir pessoas e recursos para um futuro melhor. O valor social orienta todas as nossas decisões. No cenário reputacional, é importante trabalhar os atributos globais de marca onde estamos presentes. Uma forma poderosa de reforçarmos a nossa essência e, no caso do Brasil especialmente, o nosso valor de fazer o que é certo.”, afirma Fernanda Lavarello, Diretora de Assuntos Corporativos e Comunicação da BHP Brasil. BHP consolida liderança com foco em minerais estratégicos e sustentabilidade Branded Content

Edição 1.483 - pág. 6 Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A motivação de quem espalha teorias da conspiração nem sempre está relacionada a uma crença genuína nessas ideias, mas sim a interesses específicos, o que torna ainda mais difícil combatê-las com estratégias tradicionais. Esse tema é explorado no livro Taking Conspiracies to Extremes, que analisa a violência gerada pelo extremismo. Uma das autoras, a professora de psicologia social H. Colleen Sinclair, da Universidade da Louisiana, destaca que muitos disseminadores dessas teorias são oportunistas. Eles buscam gerar conflito, caos, recrutar seguidores, lucrar ou simplesmente chamar atenção, sem necessariamente acreditar no que propagam. No entanto, os efeitos são devastadores. Em um artigo para o portal The Conversation, Sinclair alerta que até mesmo os oportunistas podem acabar acreditando nas mentiras que espalham. Além disso, transformam outras pessoas em “idiotas úteis”, que, sem perceber, ajudam a difundir a desinformação. A professora detalha cinco tipos de disseminadores de teorias da conspiração, presentes tanto nas redes sociais quanto na mídia tradicional. Entre eles estão os “conspiracionistas buscadores de atenção”, que muitas vezes nem leem o que compartilham. Frases típicas de seus posts incluem perguntas como “será que é verdade?” ou afirmações como “pode ser algo próximo da realidade”. O objetivo é participar de discussões ou ganhar curtidas e compartilhamentos, explica Sinclair. Teorias da conspiração: cinco perfis dos oportunistas que as disseminam sem acreditar nelas Os “conspiracionistas do caos”: só querem criar confusão Outro grupo é o dos “conspiracionistas do caos”, motivados pelo desejo de criar confusão, sem intenção de convencer. Um exemplo é a tentativa de assassinato de Donald Trump, quando um troll inventou uma acusação falsa visualizada mais de 300 mil vezes. Há também os movimentos radicais, que usam teorias da conspiração como “isca” para atrair novos membros. Segundo Sinclair, eles experimentam várias teorias até encontrarem uma que funcione como “portal” para a radicalização. Um exemplo é o grupo Boogaloo Bois, que gerou mais de 610 mil tuítes contra o lockdown da pandemia, dos quais 58% tinham o objetivo de provocar e radicalizar. Curiosamente, os próprios membros admitiram não acreditar no que espalhavam, mas o faziam para “provocar o governo”, explica a professora. Sinclair também menciona o uso de conspirações por governos, algo que ocorre há muito tempo. Um exemplo clássico é o documento Os Protocolos dos Sábios de Sião, fabricado pelos russos em 1903, que disseminou a falsa ideia de uma conspiração judaica global. Recentemente, plataformas digitais têm derrubado redes de desinformação apontadas como apoiadas por países como Rússia, China e Irã. Outro tipo de disseminador é o “conspiracionista comercial» − de influenciadores até redes de mídia. O americano Alex Jones, que criou um império comercial apoiado em uma rede de mídia, admitiu que seus seguidores “comprariam qualquer coisa” dele. Sinclair também cita o caso da Fox News, que apoiou a tese de fraude eleitoral nas eleições de 2020 para manter a audiência, embora, nos bastidores, muitos dentro da empresa não acreditassem nessas narrativas. Ela conclui ressaltando a importância de cautela com o que se compartilha, questionando sempre as intenções por trás de cada conteúdo. ”Conspiritualidade” e clima: como influenciadores de bem-estar estão espalhando desinformação ambiental | Leia mais Jornalista ucraniana premiada por coragem morre em prisão na Rússia após mais de um ano desaparecida | Leia mais Premiê da Eslováquia explode com repórteres durante entrevista coletiva | Leia mais Kamala Harris ganha capa e apoio da Vogue: ”A candidata para os nossos tempos” | Leia mais

Edição 1.483 - pág. 7 Vaivém das redações n O SBT anunciou a saída do narrador esportivo Cléber Machado, que estava na emissora há pouco mais de um ano. Em nota, a assessoria de comunicação do SBT confirmou a saída do jornalista. A emissora escreveu que está ciente de uma proposta que Machado recebeu de outro canal, mas não divulgou o destino do narrador. u A nota diz ainda que o SBT está negociando com Cléber para que a saída ocorra apenas no final de novembro. A ideia é que o narrador continue à frente das transmissões e participando da programação da emissora até a final da atual edição da Conmebol SulAmericana, em 23 de novembro. E mais... n Vitor Azevedo assumiu o cargo de editor-chefe na CNN Brasil. O e-mail para pautas é vitor.azevedo@cnnbrasil. com.br, com foco em sugestões sobre macroeconomia, Bolsa de Valores, companhias listadas e negócios. Antes, foi repórter de mercados do InfoMoney. Trabalhou também na revista Veja. n A Record TV contratou reforços para sua equipe de Esportes, visando a transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol a partir de 2025. A emissora fechou acordo com os times da Liga Forte União e transmitirá 38 jogos do torneio por ano até 2027. Embora não haja confirmação por parte da Record, diversos veículos de mídia publicaram que os profissionais estão fechados ou apalavrados com a emissora. u Entre os contratados estão a apresentadora Paloma Tocci e a comentarista Duda Gonçalves. Tocci atuará como apresentadora e repórter especial na Record. A jornalista deixará no final de outubro a Bandeirantes, onde está há 15 anos. E Gonçalves será uma das principais repórteres dos times de São Paulo, cobrindo o dia a dia das equipes. A jornalista estava na ESPN desde o início de 2022. u Outro que estaria apalavrado com a Record é o comentarista Maurício Noriega, que chegaria para comentar jogos do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista de Futebol. A Record deve transmitir 54 jogos ao vivo ao longo da temporada, sendo 38 partidas do Campeonato Brasileiro e 16 do Paulistão. Novas contratações para o setor de Esportes devem ser anunciadas em breve. Nacionais Cléber Machado deixa o SBT Cléber Machado Divulgação/SBT Vitor Azevedo São Paulo Record reforça equipe de Esportes para transmissão do Campeonato Brasileiro Duda Gonçalves Paloma Tocci Maurício Noriega Instagram Instagram

Edição 1.483 - pág. 8 Vaivém das redações n Após cinco anos na Exame, o editor de ESG Rodrigo Caetano anunciou na última semana sua saída da publicação. Em conversa com este J&Cia, ele informou que a decisão foi pessoal e que após duas semanas de férias iniciará um novo projeto pessoal focado na cobertura freelancer da COP30. Publicações e empresas interessadas podem obter mais informações pelo [email protected]. u Com passagens por DCI, Computerworld Brazil e IstoÉ Dinheiro, Rodrido é coautor, ao lado de Pedro Paro, de Empreendedorismo Consciente: como melhorar o mundo e ganhar dinheiro (Alta Books). u Na Exame, Lia Rizzo, que coordenava projetos especiais em diversidade, será a nova editora de ESG. Rodrigo Caetano anuncia saída da Exame E mais... n André Borges assumiu o cargo de editor de conteúdo da RadioData. Ele está na empresa desde julho deste ano, onde atuou também como repórter. Antes, trabalhou como repórter no Grupo Radioweb e no Jornal de Jundiaí. n César Galvão deixou a Record TV no início do mês. Ele estava na emissora desde maio, atuando no Domingo Espetacular. Anteriormente, trabalhou por mais de 20 anos na TV Globo. Trabalhou também na rádio CBN e na TV Manchete. n Marcio Henrique Coelho Reis assinou como comentarista esportivo da TNT Sports US. Ele atuou como comentarista da Rádio Craque Neto e trabalhou anteriormente na Jovem Pan e na Gazeta Esportiva. n Tiago Campos é o novo repórter do site Super Lutas, responsável pela produção de pautas e reportagens sobre MMA e lutas em geral. Antes, foi editorchefe da EPTV, afiliada da Globo em Campinas. Lia Rizzo Rodrigo Caetano André Borges César Galvão Marcio Henrique Coelho Reis Rio de Janeiro n João Pedro Farah assinou com O Antagonista. Ele segue como analista de comunicação da Feng Brasil, onde trabalha desde maio de 2022. Antes, foi produtor da Rádio BandNews FM. Minas Gerais n Lélis Félix Souza é o novo repórter de O Fator. Antes, trabalhou como master control e repórter na Jovem Pan e como repórter freelancer no jornal Estado de Minas. Trabalhou também em veículos de Patos de Minas. Distrito Federal n Caio Barcellos assinou contrato com o Poder360. Antes, trabalhou por mais de três anos no Datagro, sendo responsável pela cobertura hard news sobre commodities, economia, mercado financeiro, infraestrutura, política e demais temas. n Gabriel Teles é o novo editor de texto da Globo, responsável pela produção de reportagens e edição de conteúdo para o esporte do grupo Globo. Antes, era produtor de reportagem. Trabalhou também na Bandeirantes e no Jornal de Brasília. Tiago Campos João Pedro Farah Lélis Félix Souza Caio Barcellos Gabriel Teles

Edição 1.483 - pág. 9 Paraná n O repórter e apresentador Lúcio André Oliveira assinou com a rádio BandNews FM. Antes, trabalhou por 11 anos na RIC TV Record Paraná, como repórter do Cidade Alerta PR. Atuou também como apresentador substituto do programa. Bahia n Tiago Mascarenhas assinou como repórter do Alô Alô Bahia. Antes, trabalhou por mais de quatro anos como social media e repórter no Papelpop. Foi também editor-chefe do Blog do Gerenciagram. Vaivém das redações Lúcio André Oliveira Tiago Mascarenhas Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. Dos leitores n Continuamos a receber manifestações de leitores sobre o especial de aniversário e o novo projeto gráfico de J&Cia. Confira!! “Recebo com alegria está edição superespecial do Jornalistas&Cia, que continuo acompanhando aqui das Minas Gerais, mesmo não atuando mais, diretamente, na comunicação corporativa. Parabéns pelos 29 anos de vida do J&Cia, um feito e tanto! A reforma gráfica ficou também muito boa. E que edição maravilhosa, com pelo menos 40 páginas dedicadas à história de empreendedores negros no jornalismo brasileiro. Eu não tinha ideia de tanta potência nesse segmento. Edição histórica, para se guardar e consultar!” – José Eduardo Gonçalves “Parabéns pelos 29 Anos do J&Cia e a toda equipe deste veículo que sempre preza pela inovação, seja no projeto gráfico, que está lindo, seja nas reportagens especiais, com temas da atualidade, como as sobre negros e negras empreendedores do jornalismo.” – Marilene Lopes u E mais Carina Baladi (AkzoNobel), Cesar Bruneli (ACSP), Eduardo Correa (Emergent Cold LatAm), Juliana Annunciato, Rodrigo Scapolatempore (MSc. comms and tech), Stella Winnikes,Terezinha Santos (TSF Comunicação). Mais repercussões Este é um caso da vida real. No feriadão, dois casais de amigos reuniram-se na casa de um deles. O visitante, ex-alcoólatra, bebeu metade de uma latinha de cerveja sem álcool. Foi embora quando o filho, que já chegara febril, recaiu. Levou o menino pro hospital. Na volta, foi parado numa blitz da Polícia. Previamente suspeito, submeteu-se ao bafômetro sob ameaça de, recusando, pagar multa brava. Revistaram minuciosamente o carro, buscando “evidências da bebedeira”. O “infrator” fez novamente o teste do bafômetro. Nada. Humilhado, foi embora com a impressão de que, das duas, uma: fora mais uma vítima do despreparo dos policiais ou, numa indesejável hipótese, de achaque premeditado. Teje bêbado Tuitão do Daniel A arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu.

Edição 1.483 - pág. 10 Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Andrew McLuhan, que esteve recentemente no Brasil para o lançamento do livro Brand Publishing na Prática, que ele prefaciou e que foi editado pela Robecca & Co e organizado por Paulo Henrique Ferreira, da Barões Brand Publishing, concedeu uma entrevista exclusiva a Renato Acciarto, para o programa Comunicação S/A, da Mega Brasil, ancorado por Marco Rossi. u Neto de Marshall McLuhan, renomado teórico da comunicação, criador do mantra “o meio é a mensagem”. Andrew, como afirmou Acciarto em post no Linkedin, “não só trabalha para manter vivo o trabalho icônico do avô como também se tornou um estudioso em comunicação, capaz de análises surpreendentes sobre hashtag#IA, hashtag#telas e hashtag#redessociais”. A entrevista pode ser conferida aqui ou neste podcast. Disponível também no Spotfy. Goiás n Ana Priscila Donato Capps, ex-Edelman, InPress e Approach, que esteve por 1 ano e 9 meses como analista sênior no Grupo Equatorial Energia, até setembro, assumiu na sequência a coordenação de atendimento e comunicação do Grupo Piracanjuba, em Goiânia. Minas Gerais n Silvia Caldeira Costa despediu-se em setembro da Link Comunicação, agência em que era diretora de atendimento e em que atuou por 21 anos. Paraná n Hélia Araujo assumiu agora em outubro a Gerência de Comunicação Regional da Arteris, função que inclui a coordenação de iniciativas integradas de comunicação institucional, relações públicas, comunicação interna e externa, além de eventos e redes sociais. Chega de uma experiência de 1 ano na Gerência de Comunicação da Portos do Paraná. Rio de Janeiro n Matheus Zanon Figueira começou em outubro na função de gerente de conta na Alter Conteúdo Relevante. Excoordenador de comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, esteve por 2 anos e meio no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), na função de assessor de comunicação. No Brasil, Andrew McLuhan fala ao programa Comunicação S/A, da Mega Brasil Renato Acciarto (esq.) e Andrew McLuhan Ana Priscila Donato Capps Silvia Caldeira Costa Hélia Araujo Matheus Zanon Figueira

Edição 1.483 - pág. 11 Comunicação Corporativa São Paulo n Ana Beatriz Ansarah Valim, que esteve por pouco mais de 6 anos e meio como gerente sênior de comunicação na Medtronic, até setembro, acertou com a Raízen e é agora gerente de comunicação corporativa na organização. Ela também já esteve em Rhodia e Solenis. n Beatriz Justino, que até maio atuou como assistente na 2PRÓ, começou em agosto na mesma função na Index. n Carol Tiago, atendimento sênior e coordenadora de contas latam, deixou a Edelman em setembro, após 2 anos e 9 meses de casa. Outras agências pelas quais passou são aboutCOM, Ideal e Oliver Press. n Eduardo Ramos começou em maio como analista sênior na Loggi. Ali chegou após quase 3 anos e meio na RPMA Comunicação, onde era consultor pleno. Também registrou passagens por Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Seven PR. n Fernando Figueiredo Mello, analista sênior de conteúdo, deixou agora em outubro a GBR Comunicação, em que atuou por 5 anos. Em passagens anteriores, esteve por um ano como redator na Garage Interactive Marketing, por 2 anos como redator e editor de texto na SKY e também foi redator na editoria de esportes do UOL por pouco mais de 1 ano. n Gabriela Morseli Herdeiro, que estagiou por 1 ano e 5 meses no atendimento à Kraft Heinz LATAM, foi efetivada em julho pela FSB Holding, na função de assistente de comunicação. n Michele Schifino, gerente de comunicação corporativa na Engie, organização em que está desde fevereiro de 2021, foi promovida e agora responde pela Gerência de Inteligência de Mercado, Marketing e Comunicação Externa da companhia. Paralelamente, atua como diretora do Capítulo Aberje de Santa Catarina. Rio Grande do Sul n Yuri Niederauer, analista de projetos na Gio Comunicação, deixou a agência em setembro, após 1 ano de casa, e em outubro deu início a nova jornada como analista na NI* AgroTech. Michele Schifino Yuri Niederauer Ana Beatriz Ansarah Valim Beatriz Justino Carol Tiago Eduardo Ramos Fernando Figueiredo Mello Gabriela Morseli Herdeiro HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.483 - pág. 12 n Raquel Rodrigues, que deixou em julho a aboutCOM, onde era supervisora e atuou por 2 anos e meio, iniciou nova jornada na Burson, como executiva de contas sênior para a conta da Intel. n Suzana Wester está de volta, desde de junho, à FSB Comunicação, agência em que havia trabalhado por quase 13 anos e meio, entre 2005 e 2018. Assumiu agora a função de diretora de comunicação corporativa. Nesse intervalo, passou por Cortex (10 meses) e FleishmanHillard Brasil (5 anos). Antes, liderou por quase 2 anos e meio a comunicação da Nestlé. Licença-maternidade n Mariana Yole, coordenadora de comunicação na MGA Press, em São Paulo, na agência desde maio de 2019. n Patricia Gomez, gerente de marketing de influência na Ketchum, em São Paulo, na agência desde outubro de 2022, em segunda passagem. Comunicação Corporativa n Izabelly Naressi, que atuou como relações públicas por 1 ano e 8 meses na Cobogó RP, até maio, foi para a agência Pub, como executiva de contas. n Kamila Garcia, ex-Agência Contato e Economídia, deixou a Queissada Comunicação, onde ficou por 10 meses, até junho, e está atuando desde então por sua Kamila Garcia RP. n Luana Zanelato, que foi por pouco mais de 5 anos gerente de comunicação na A4Holofote, deixou a agência em julho e atualmente está atuando por sua LZ Comunicação. Ela também já passou por Grupo MGB, Luft Logistics e Techint Engenharia de Construções. n Maria Rita Teixeira, diretora de atendimento, deixou a Giusti Comunicação, após quase 15 anos de casa. Ela também já passou por Cris Brito Escritório de Comunicação LF & Cia Comunicação e Folha de S.Paulo. n Milena Carolina de Almeida começou como analista de PR pleno na Mosaike, responsável pelo atendimento a contas do setor de automóveis e indústria de base. Ela esteve anteriormente, por 2 anos e 9 meses, na Gotcha! e foi também da Agência Unesp de Inovação. n Paloma Vega, diretora de PR, deixou a BCW Brasil (Burson), onde atuou por quase 5 anos, até julho, responsável pelas contas das marcas Shein, Unico ID Tech, Intel, Vetritran e Colgate, e é agora consultora em sua Vega Comms. Entre as agências por que passou anteriormente estão Ketchum, MSL Group, Ideal e Imagem Corporativa. Luana Zanelato Maria Rita Teixeira Milena Carolina de Almeida Raquel Rodrigues Suzana Wester Mariana Yole Patricia Gomez Kamila Garcia Izabelly Lopes Paloma Vega

Edição 1.483 - pág. 13 Comunicação Corporativa Pelas instituições n A edição 2024 do encontro Verso e Reverso da Comunicação Interna (VeR), organizado pela Abracom, está marcada para 22/10, de 8h30 às 13h30, na Galeria Idea!Zarvos (Rua Sampaio Vidal, 978, São Paulo). Terá por tema CI é Negócio, o mesmo de campanha institucional lançada pela entidade há algumas semanas. u Híbrido, a participação presencial custa R$ 300 para associados e R$ 500 para os demais interessados; e o acesso online, respectivamente R$ 150 e R$ 300. Programação e outras informações aqui. Agenda n A Oficina Consultoria, de Brasília, lança nesta quinta-feira (17/10) Tríade − Indicador de Reputação para a Agenda 2030, ferramenta projetada para avaliar a reputação de empresas e organizações à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança). Desenvolvido para oferecer uma análise abrangente da imagem corporativa, a Tríade considera tanto o desempenho de negócios quanto as contribuições para a Agenda 2030, e avalia a reputação em três dimensões: mídia online e off-line, reputação digital e a percepção dos públicos internos. n Está marcada para 23/10, das 8h às 12h, na Câmara de Comércio Árabe Brasileira – CCAB (Av. Paulista 283/287), em São Paulo, a segunda edição do encontro A força da comunicação no mercado de seguros, que contará com a presença de executivos das áreas de comunicação, marketing, experiência do cliente e sinistros de seguradoras como Allianz, Bradesco, Suhai e Zurich. u Eles vão debater A jornada da comunicação e do atendimento no seguro automóvel, em duas rodas de conversa: Comunicação com o consumidor e Atendimento e comunicação de valor. Inscrições aqui. Dança das contas n A A4&Holofote conquistou a conta do Grupo Roca no Brasil, dono das marcas Roca, Laufen, Incepa, Celite e Logasa, de peças para banheiros. O atendimento se dará em duas frentes: Arquitetura e Design, liderado por Katia Blandino, com gerência de Camila Barbieri; e Negócios e ES, gerenciado por Thiago Rosa. A direção geral será da dupla Almir Soares e Claudia Kucharsky. n A Dam Press passou a atender à Amper, agência de publicidade e marketing especializada em B2B. No atendimento, Mariana Seman ([email protected]). n A Gueratto Press assumiu a assessoria de imprensa da Equity Fund Group, holding de investimentos criada em 2023 e que é liderada pelos empresários João Kepler, Nilio Portella, Tulio Mene e Gabriel Lopes. No atendimento, Fabrizio Gueratto e Tuanny Blumer. n A NR7 também tem cliente novo em carteira: a agência de live marketing e brand experience LGL Case. No atendimento, Carolina Cardoso, com gerência de Malu Barbosa. 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Nesta coluna, Álvaro Bufarah mostra que Washington Olivetto, ícone da publicidade falecido em 13/10, sempre valorizou o rádio por sua simplicidade e capacidade de criar emoções e histórias envolventes. Ele transformou o meio em um grande aliado publicitário, com campanhas icônicas como o “Homem Bombril”, que tiveram sucesso tanto no rádio quanto na TV. Fiel ouvinte, Olivetto acreditava que, mesmo com a digitalização, o rádio permanecia imbatível como companhia e forma de conexão emocional com o público, redefinindo seu uso criativo na publicidade. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

Edição 1.483 - pág. 14 AUTO n A XCom anuncia a chegada ao seu portfólio da Cantu Inc. (cantu@ xcom.net.br), empresa que atua na comercialização e reposição de pneus, responsável pelas operações das marcas de pneus Speedmax e Gripmaster, e da plataforma de e-commerce PneuStore. As atividades de PR serão gerenciadas por Mila Farto e operacionalizadas por João Vasconcelos e Guta Campos, sob a direção de Deborah Slobodticov. E mais... n Tarcísio Dias, do Mecânica Online, será mais uma vez jurado na Vehicle Dynamics International Awards, premiação anual promovida pela revista britânica Vehicle Dynamics International. Ele será o único representante sulamericano da iniciativa que definirá os melhores carros e processos relacionados à cadeia automotiva em todo o mundo. n Está aberto o credenciamento de imprensa para a Fenatran, uma das maiores feiras do setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina. O evento será realizado de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo. Interessados devem acessar este link e preencher as informações requisitadas. O credenciamento, destinado a profissionais que cobrem os setores de transporte, mobilidade, veículos, tecnologia, economia e negócios, permite acesso aos pavilhões do São Paulo Expo, à cerimônia de abertura e à sala de imprensa. n A Automec, marcada para de 22 a 26 de abril de 2025 no São Paulo Expo, anunciou a SD&Press como agência responsável pelo seu relacionamento com a imprensa. A equipe de atendimento é integrada por Caroline Corrêa (caroline. [email protected] e 1198630-6272), Analuiza Tamura (analuiza.tamura@ e 987087787) e Priscila Fabi (priscila. [email protected] e 981483980). SD&Press assume o atendimento da Automec... ...e XCom, da Cantu Por Assis Ângelo Licenciosidade na cultura popular (LXXXI) Nesta coluna, Assis Angelo aborda a origem da boneca Barbie, que foi inspirada na personagem Lilli, uma prostituta fictícia criada pelo cartunista Reinhard Beuthien em 1952. Também explora a trajetória de autores e obras literárias brasileiras e internacionais que tratam de temas como a liberdade feminina, submissão e violência. Menciona obras de escritores como Márcia Denser, Sônia Coutinho, Taylor Jenkins Reid, Ivan Ângelo, Fernando Sabino e Conceição Evaristo, destacando a complexidade das relações humanas. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333

Edição 1.483 - pág. 15 AGRO Patrocínio n Bruno Blecher, sócio da agência Fato Relevante e colunista de agronegócio e meio ambiente do Poder360, está lançando Assassinato no Zap (11 Editora), seu segundo livro de crônicas. Com prefácio de João Gabriel de Lima, o livro convida o leitor a uma jornada pelas nuances do cotidiano, com um toque de humor e melancolia, revelando como a tecnologia moldou nossas relações, nossos hábitos e a forma como nos conectamos (ou não) com o mundo. A obra já pode ser adquirida em prévenda, com 10% de desconto, pelo site da 11 Editora. E mais... n Josivaldo Mattos deixou a TV Sucesso, afiliada Bandeirantes em Goiás, e começou na plataforma Sucesso no Campo como repórter. Antes, passou pela TV Conquista. n A ESPM e a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro recebem até 21/10 inscrições para o curso Marketing Estratégico para o Agronegócio. As aulas serão online e ao vivo, com início em 22 de outubro. n Um grupo de 15 veículos de mídia confirmou apoio à segunda edição do Diálogos Agrojor, evento que será realizado pela Rede Brasil de Jornalistas Agro (Rede Agrojor) em 29 de outubro. Em formato híbrido, mesclando presencial e online, o encontro discutirá transformações e tendências do jornalismo no Digital e o Jornalismo de Dados. u Confirmaram apoio ao evento, em ordem alfabética, AgFeed, Agro Mais, Agro Hoje, Agrofy News, Balde Branco, Canal Rural, Clima Tempo, DBO, Forbes Agro, Globo Rural, INC Magazine, Notícias Agrícolas, Record News, SBT Agro e Terra Viva. u Neste ano, Diálogos Agrojor terá a participação de Marc Tawil, jornalista que é 1° Linkedin Top Voices Brasil e estrategista de comunicação; e Glória Vanique, jornalista e podcaster. Os dois estarão em um painel sobre oportunidades, tendências e desafios para os jornalistas em meio às transformações da carreira e dos meios digitais. A mediação será de Aleksander Horta, chefe de redação do Notícias Agrícolas. u Kátia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), fará uma palestra sobre práticas e estratégias para a aplicação da análise de dados para o trabalho jornalístico, da pauta à investigação. E Lilian Munhoz, associada 2º Diálogos Agrojor terá apoio de 15 veículos Bruno Blecher lança Assassinato no Zap da Rede Agrojor, será a apresentadora do evento. u Para Vera Ondei, presidente da Agrojor, o evento “tem um propósito diferente dos eventos tradicionais da Agrojor: ele traz a visão de colegas que não atuam no Agro. Neste sentido, construímos uma programação que busca atender às ‘dores’ dos jornalistas do setor, com um debate que trará insights sobre o papel dos comunicadores frente às grandes mudanças do digital”. u Mais informações e inscrições aqui. Josivaldo Mattos

Edição 1.483 - pág. 16 São Paulo SUDESTE Rio de Janeiro n A rádio EP FM Araraquara lançou em 14/10 o Jornal da EP, apresentado por José Carlos Magdalena. O programa, com os principais acontecimentos locais, é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h às 11 horas. O jornal também está disponível no site e nas redes sociais da rádio. n Leonardo Bruno responde por roteiro e dramaturgia do espetáculo Aquele abraço, na abertura do novo Roxy Dinner Show, nesta quinta-feira (17/10), em Copacabana. No que ele define como “um passeio pela cultura brasileira”, a casa vai se especializar em shows que unem músicas, dança, canto e imagens reunindo a diversidade dos costumes brasileiros. u O antigo cinema Roxy passou por um retrofit que levou alguns anos e transformou o espaço. Agora, o ingresso (salgado) compreende um jantar com várias escolhas de entrada, prato principal e sobremesa, ao som de trio instrumental que toca bossa nova e MPB. Em seguida, o musical ocupa o palco. A cenografia é de Abel Gomes, do réveillon de Copacabana; coreografia de Priscila Mota e Rodrigo Neri, dupla vencedora do carnaval pela Viradouro; direção musical de Pretinho da Serrinha, e em cada temporada um chef convidado monta o cardápio. n Luiz André Alzer e Mariana Claudino lançam uma edição especial para comemorar os 20 anos do Almanaque anos 80. O livro, que saiu originalmente em 2004, teve 19 reimpressões e ficou 52 semanas consecutivas na lista dos dez mais vendidos do País, mas há seis anos estava fora de catálogo. u A nova edição, ampliada, é toda em cores, tem 50 páginas a mais, capa dura, mais curiosidades e, principalmente, muitas novas fotos – agora são quase 900. E ainda ganhou prefácio de Léo Jaime. O lançamento, em 15/10, foi no restaurante Pizza Park, que criou pizzas e drinques temáticos e divertidos. Um telão passava clipes e comerciais da época. Reinauguração do Roxy tem espetáculo assinado por Leo Bruno Novo Roxy Edição comemorativa do Almanaque anos 80 Leo Bruno Jornalistas&Cia é um informativo semanal produzido pela Jornalistas Editora Ltda. • Diretor: Eduardo Ribeiro ([email protected] – 11-99689-2230) • Editor executivo: Wilson Baroncelli ([email protected] – 11-99689-2133) • Editor assistente: Fernando Soares ([email protected] – 11-97290-0777) • Repórter: Victor Felix ([email protected] – 11-99216-9827) • Estagiária: Hellen Souza ([email protected]) • Editora regional RJ: Cristina Vaz de Carvalho 21-99915-1295 ([email protected]) • Editora regional DF: Kátia Morais, 61-98126-5903 ([email protected]) • Diagramação e programação visual: Paulo Sant’Ana (pr-santana@ uol.com.br – 11-99183-2001) • Diretor de Novos Negócios: Vinícius Ribeiro ([email protected] – 11-99244-6655) • Departamento Comercial: Silvio Ribeiro (silvio@ jornalistasecia.com.br – 19-97120-6693) • Assinaturas: Armando Martellotti ([email protected] – 11-95451-2539)

Edição 1.483 - pág. 17 Brasília CENTRO-OESTE n Estreia nesta quinta-feira (17/10) PlatôBR, projeto editorial focado em notícias sobre política e poder. A iniciativa terá um site próprio, com conteúdo em texto e multimídia, que será também publicado em veículos parceiros como Correio Braziliense, Estado de Minas, portal IstoÉ e Brazil Journal. u A ideia é focar no exclusivo, com menos material do tradicional factual político, segundo o diretor de redação Rodrigo Rangel. A equipe do PlatôBR é composta por já conhecidos nomes da cobertura política nacional. Além de Rodrigo, fazem parte da equipe Gilberto Nascimento, exIstoÉ, Estadão e O Globo; Leonardo Fuhrmann, que estava na Folha de S.Paulo; e Sheila D’Amorim, ex-Folha de S.Paulo, Estadão e O Globo, que comandará o conteúdo de economia. u Rodrigo conversou com Kátia Morais, editora de J&Cia em Brasília: n A Câmara dos Deputados lançou uma forma inovadora de selecionar conteúdos para serem veiculados na Rádio e na TV Câmara. A partir de agora, um comitê permanente irá escolher trabalhos realizados por produtores independentes ou por outras instituições para integrar a programação dos veículos de comunicação da Casa. Como ressaltou Ana Raquel Macedo, diretora da Rádio Câmara, antes dessa inovação a Câmara só podia utilizar conteúdos de terceiros por meio de convênios com outras instituições. O novo modelo permite a formalização de contratos também com pessoas físicas. u Daniela André, diretora de conteúdo da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais, explica que a iniciativa também vai ser importante para os produtores de conteúdo. Ela lembrou que, muitas vezes, esses realizadores recebem financiamento dos governos, com a obrigação de veicular os produtos para o grande público, mas não contam com canais de divulgação. Ao mesmo tempo, para os veículos da Câmara, os conteúdos de fora podem ampliar as vozes que integram a programação. Acesse o formulário. Nova plataforma PlatôBR trará notícias de política e poder Gilberto Nascimento, Sheila D’Amorim, Rodrigo Rangel e Leonardo Furhmann Celso Júnior Jornalistas&Cia – Como nasceu esse projeto? O que o diferencia dos demais portais de notícias? Rodrigo Rangel – O projeto foi idealizado por esses renomados veículos, que me procuraram no início deste ano, quando eu havia deixado o Metrópoles. A ideia é fugir do noticiário commoditie, de larga escala, para produzir conteúdo exclusivo, de bastidor, com análises sobre política e poder, o que há de melhor em Brasília. Estamos trabalhando nisso há cerca de dois meses. Vamos produzir o conteúdo e os veículos parceiros compartilharão o material da maneira como quiserem. J&Cia – Quem mais integra o projeto? Rodrigo – Temos na equipe nomes conhecidos no mercado, como Gilberto Nascimento, Sheila D’Amorim e Leonardo Furhmann. Além de Renato Orphão, na produção do site, e Daniel Medeiros, na edição multimídia. J&Cia – E onde funcionará o novo empreendimento? Rodrigo – Por coincidência, no mesmo prédio da Crusoé, onde trabalhei, no Parque Cidade Corporate. O local está ficando bacana, com estúdio para podcast e tudo o que temos direito. Neste lançamento, traremos uma entrevista exclusiva com o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. n Rodrigo Rangel cobre o poder em Brasília desde 2003. Trabalhou nas revistas Veja, Época e IstoÉ, nos jornais Estadão, O Globo e Correio Braziliense, na rádio CBN e, mais recentemente, assinou uma coluna no Metrópoles. De 2018 a 2022, dirigiu a redação da revista Crusoé. Recebeu em 2022 o Prêmio Latinoamericano de Jornalismo Investigativo por reportagens que revelaram casos de assédio sexual e moral na cúpula da Caixa Econômica Federal. Elas levaram à queda do então presidente do banco, Pedro Guimarães. Câmara Federal abre seleção de conteúdos para os veículos da Casa

Edição 1.483 - pág. 18 E mais... n Neila Medeiros, da TV Record, e Bruno Melo, âncora da CBN Brasília, irão receber em 24/10 o Prêmio Mérito Varejista 2024. A premiação é organizada pelo Sindivarejista-DF. Ao todo, serão dez premiados, entre empresários e personalidades de outros segmentos. Os agraciados são escolhidos pela contribuição ao desenvolvimento econômico e à inovação no comércio do Distrito Federal. Em anos anteriores, Samanta Sallum (Correio Braziliense), Antônio de Castro (TV Globo) e Guilherme Portanova (EBC) também foram premiados. n O Blog Brasília, de Chico Sant’Anna, firmou parceria com Fernanda Vasques, professora da Faculdade de Comunicação da UnB, que ministra a disciplina Apuração Jornalística. Juntos, eles abrem um espaço para que futuros profissionais comecem a ter um novo olhar para a técnica jornalística. Confira primeira reportagem. n Mônica Salgado, jornalista e influencer, lançou em 11/10 A Vida Que Não Postamos. Com mais de 26 anos de carreira, a autora, que atuou como redatora-chefe da Vogue e diretora da Glamour, é conhecida pela influência no jornalismo de moda no Brasil. Atualmente, ela se dedica à vida de influenciadora digital, o que a inspirou a compartilhar suas reflexões sobre os desafios e fascínios que acompanham as redes sociais Mônica Salgado Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia Curtas n A Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf) lançou o podcast Respirar, apresentado por sua presidente Flávia Lima. O programa compartilha relatos de pacientes e oferece informações fundamentais sobre o diagnóstico e o tratamento da hipertensão pulmonar. n Está aberto o credenciamento de imprensa para o Encontro Internacional de Natação 2024, que será realizado de 24 a 26 /10, no Senac Santo Amaro, em São Paulo. Mais informações com Fernanda Spagnuolo pelo 11-97140-3144 ou [email protected]. n O documentário Acordo com Lampião? só na boca do fuzil, uma parceria de Moacir Assunção (exEstadão e Universidade São Judas Tadeu), como roteirista, e o cineasta Marcelo Felipe Sampaio, ganhou o primeiro prêmio, e foi internacional. Na verdade, segundo Moa, foram três prêmios: melhor direção, melhor cinematografia e melhor montagem. Foi no festival internacional de filme independente BIMFF. n Após assinar um acordo com a Reuters na última semana, a CNBC no Brasil firmou uma parceria estratégica com a Agence France-Presse. Visando fortalecer sua cobertura jornalística, a nova colaboração garantirá acesso a vídeos, imagens, textos e gráficos internacionais da AFP. n A ANJ declarou apoio à Associação Colombiana de Meios de Comunicação após um comunicado sobre a deterioração da liberdade de imprensa na Colômbia, denunciando restrições e violências contra jornalistas que limitam a democracia. O apelo também foi respaldado por organizações internacionais como WAN-IFRA, SIP, NME e NMC.

Edição 1.483 - pág. 19 Rio Grande do Sul (*) SUL (*) Com o portal Coletiva.Net Ceará (*) NORDESTE (*) Colaboração de Lauriberto Braga (lauribertobraga@ gmail.com e 85-99139-3235), com Rendah Mkt & Com ([email protected] e 85-3231-4239). n O Prêmio Sebrae de Jornalismo divulgou os finalistas da etapa estadual do Rio Grande do Sul. Agora, eles irão para a competição em nível regional da 11ª edição do prêmio. Confira a lista completa. n O segundo leilão para definir a venda do prédio da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori) não teve compradores. Por isso, o juiz do caso decidirá sobre a redução do valor e poderá definir um parcelamento para a compra. O imóvel, localizado na Rua Coronel Fernando Machado, 653, Centro Histórico de Porto Alegre, foi a leilão para cumprimento de obrigações judiciais. n Mariana Pontes e Pedro Carrizo fundaram a agência Bridges, que atua no mercado de Social Media e é focada em gerenciamento de Instagram e LinkedIn para empresários, palestrantes e executivos que desejam fortalecer suas redes sociais. n A TV Record RS lançou em 14/10 a série O Rio Grande sob as garras das facções. O projeto, que inaugura o novo núcleo investigativo da emissora, sob o comando do repórter Ricardo Azeredo e do produtor Renato Gava, conta com cinco episódios, exibidos até 18/10, às 12h45, no Balanço Geral. n A Associação Riograndense de Imprensa anunciou os finalistas do 4º Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa, que reconhece profissionais e empresas do setor no Rio Grande do Sul. A cerimônia será em 17/10, às 13h30, no auditório Desembargador Osvaldo Stefanello, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. Confira a relação de finalistas aqui. n As jornalistas Gláucia Schumacher (PP) e Carine Schwingel (União Brasil) conquistaram vitórias históricas na última eleição no Rio Grande do Sul. Carine foi eleita a primeira prefeita de Estrela, e Gláucia, a segunda mulher a liderar a prefeitura de Lajeado, no Vale do Taquari. A posse de ambas será em 1º de janeiro de 2025. n A ARI-Serra Gaúcha anunciou os homenageados do Troféu ARI Serra Gaúcha 2024: Eron Voesch (Radiojornalismo), Ivanete Marzzaro (Jornalismo Digital e Impresso), Juliana Rech (Imagem), Leandro Adamatti (Telejornalismo), Letícia Duarte (Destaque Internacional) e Nilo Bortolotto (Contribuição à Comunicação). Também foram agraciados Ricardo Bacana Vignatti (Publicidade e Marketing Digital), Ricardo Tonet Dini (Assessoria de Imprensa) e Rejane Lisot (Relações Públicas). A premiação será realizada em 29/10, às 19h, no Clube União de Antônio Prado, em Caxias do Sul. n A Associação dos Diários dos Grupos Regionais de Comunicação do Rio Grande do Sul premiou, durante seu 26º congresso, em 12/10, Márcio Vieira da Cunha, do Jornal do Povo, na categoria Gestão, e na categoria Editorial, Bibiana Faleiro e Raica Weiss, do Jornal A Hora. Confira outros homenageados aqui. n Denise Santiago substitui a Caio Ricard na apresentação esportiva do Bom Dia Ceará. da TV Verdes Mares Fortaleza. n Karla Moura, ex-Jangadeiro, estreou como correspondente da CNN Brasil em Fortaleza. Denise Santiago Karla Moura Mariana Pontes e Pedro Carrizo Carine Schwingel e Gláucia Schumacher Reprodução/Coletiva.net

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==