Edição 1.480 - pág. 21 Curtas n A Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, na sigla em inglês) lançou uma versão atualizada para 2024 de seu Guia de Eleições para Jornalistas Investigativos. O guia traz dicas e recomendações para jornalistas cobrirem as eleições que ocorrem neste ano em todo o mundo. Dividido em cinco capítulos, aborda temas como por onde começar no trabalho de cobertura das eleições, ferramentas e recursos de investigação, como encontrar e entrevistar fontes essenciais para as reportagens, como investigar candidatos e lidar com a desinformação eleitoral. O material foi escrito e revisado por Rowan Philp, repórter sênior da GIJN. A edição é de Nikolia Apostolou, Reed Richardson e Laura Dixon, com ilustrações de Marcelle Louw. u Leia o guia na íntegra. n Uma pesquisa do Instituto Smesp e da plataforma Worklaove revelou que 40,4% dos graduados em Jornalismo trabalham fora de sua área de formação. Realizada entre agosto e setembro deste ano, a pesquisa envolveu 5.681 ex-estudantes de instituições públicas e privadas. Em comparação, 75% dos formados em Design e Relações Públicas e 73,5% em Publicidade e Propaganda permanecem em suas áreas. Os que trabalham nas próprias áreas ganham cerca de 27,5% a mais. Metade dos egressos com empregos remunerados recebe entre R$ 3 mil e R$ 10 mil mensais, com uma renda média de R$ 4.640. Confira a pesquisa completa aqui. E mais... n Estão abertas as inscrições para o curso online Domine a sua Comunicação, ministrado por Ana Paula Megiolaro. Com técnicas de comunicação objetiva, os encontros serão nos dias 8, 15 e 22 de outubro, das 20h30 às 22h30, totalizando seis horas de conteúdo e certificado ao final. GIJN lança versão atualizada de guia para cobertura de eleições Rovena Rosa/Agência Brasil Estudo revela que mais de 40% dos graduados em Jornalismo não atuam na área Internacional n Executivos e autoridades brasileiras viajaram a Lisboa em setembro para prestigiar o lançamento do Público Brasil, site produzido para os brasileiros residentes e potencialmente residentes em Portugal e demais países da Europa. A nova plataforma, ligada ao Público, jornal diário português fundado em 1990, tem em seu comando Vicente Nunes (ex-Correio Braziliense). Também integram a equipe Fernando Thompson, Felipe Varela, Ana Cunha, Jair Rattner e Carlos Vasconcelos. Público Brasil recebe convidados brasileiros em seu evento de lançamento Vicente Nunes e Carla Simões, diretora de Comunicação da CNseg, durante lançamento do Público Brasil José Fonseca Fernandes
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