Jornalistas&Cia 1481

Edição 1.481 - 2 a 8 de outubro de 2024 Conheça os finalistas dos +Admirados de Economia, Negócios e Finanças 2024 Definidos os finalistas entre os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2024. No total, classificaram-se para o segundo turno 102 jornalistas e 76 veículos. (Pág. 2) J&Cia Livros: Tom Cardoso e as diversas facetas de Chico Buarque Biografia Trocando em miúdos: seis vezes Chico (Record), de Tom Cardoso, é destaque na estreia do quadro Entrevista do Mês, em J&Cia Livros. (Pág. 23) A morte de Nathalia Urban na Escócia Nathalia Urban faleceu em 25/9, aos 36 anos, na Escócia. De acordo com o Brasil 247, onde atuava como correspondente internacional, ela estava internada após cair de uma ponte na cidade de Edimburgo. A causa da morte permanece sob investigação pela polícia local. (Pág. 3) Nathalia Urban Reprodução/Instagram Flavio Ricco deixa o R7 e começa no Portal Leo Dias O colunista Flavio Ricco anunciou em 30/9 sua saída do Grupo Record, onde mantinha uma coluna sobre televisão e entretenimento no R7 e apresentava na internet o Programa de todos os programas. Ele começou no time de colunistas do Portal Leo Dias. (Pág. 7) Flavio Ricco

Edição 1.480 - pág. 2 Últimas n Circulou em 1º/10 uma edição especial de Jornalistas&Cia com os finalistas da eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2024. Em sua nona edição, a iniciativa classificou para a fase final 102 jornalistas, que disputam a partir de agora um lugar entre os TOP 50 +Admirados do Ano, e 76 publicações, que irão concorrer aos TOP 3 nas categorias Agência de Notícias, Áudio, Canal de Vídeo, Jornal, Programa de TV, Revista e Site/Portal. u No segundo turno, que já está aberto e seguirá até 15/10, os eleitores poderão indicar suas escolhas do 1º ao 5º colocado em cada categoria. Cada posição renderá uma pontuação (1º − 100 pontos; 2º − 80; 3º − 65; 4º − 55; e 5º − 50) e ao final da apuração serão homenageados os que somarem mais pontos. Para participar, basta acessar a cédula de votação em pesquisa.portaldosjornalistas.com.br e preencher um rápido cadastro, caso seja o primeiro acesso. u A eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças conta com os oferecimentos de BTG Pactual e Febraban, patrocínios de APQC, CNseg, Deloitte, Grupo Nexcom e Vivo, e apoios de Gerdau, Latam, Portal dos Jornalistas e Press Manager. Empresas interessadas em associarem suas marcas à iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11-99244-6655 e vinicius@ jornalistasecia.com.br). n A Honda abriu inscrições para a terceira edição de seu Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro, iniciativa que valoriza trabalhos jornalísticos sobre temas relacionados à construção e manutenção de um trânsito seguro. As inscrições vão até 28 de fevereiro de 2025. u A premiação tem duas categorias: Texto (Impresso e Online) e Audiovisual (rádio, TV, podcast, redes sociais e plataformas de vídeo). O vencedor de cada categoria receberá R$ 20 mil. Cada participante pode inscrever até seis trabalhos no concurso, sendo no máximo três por categoria. As matérias não podem ultrapassar 45 minutos na categoria Audiovisual e 30 mil caracteres (incluindo espaços) na categoria Texto. Os materiais devem ter sido publicados entre 1 de janeiro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025. u A divulgação dos vencedores e a cerimônia de premiação serão em maio de 2025. Confira mais informações e inscreva-se aqui. Anunciados os finalistas dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2 0 2 4 1 de outubro de 2024 +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças classifica 102 jornalistas e 76 veículos para o segundo turno Depois de um primeiro turno intenso, com mais de 300 jornalistas e de 400 veículos indicados pelos leitores deste Jornalistas&Cia, foram definidos os finalistas da eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2024. Em sua nona edição, a iniciativa classificou para a fase final 102 jornalistas, que disputam a partir de agora um lugar entre os TOP 50 +Admirados do Ano, e 76 publicações, que irão concorrer aos TOP 3 nas categorias Agência de Notícias, Áudio, Canal de Vídeo, Jornal, Programa de TV, Revista e Site/Portal. No segundo turno, que começa nesta terça-feira (1º/10) e seguirá até 17/10, os eleitores poderão indicar suas escolhas do 1º ao 5º colocado em cada categoria. Cada posição renderá uma pontuação (1º − 100 pontos; 2º − 80; 3º − 65; 4º − 55; e 5º − 50) e ao final da apuração serão homenageados os que somarem mais pontos. Para participar, basta acessar a cédula de votação em pesquisa.portaldosjornalistas.com. br e preencher um rápido cadastro, caso seja o primeiro acesso. Além de apontar os TOP 50 +Admirados Jornalistas e os TOP 3 mais votados nas categorias temáticas, que serão conhecidos em edição especial que circulará em 22/10, o segundo turno também definirá os TOP 10 jornalistas mais votados e os veículos vencedores em suas respectivas categorias. Esses anúncios, porém, serão feitos apenas na cerimônia de premiação, marcada para 25 de novembro, no hotel Renaissance, em São Paulo. “Num ano intenso como tem sido 2024, a imprensa especializada em economia, negócios e finanças tem desempenhado papel essencial para deslindar os desafios e complexidades da economia brasileira, e o prêmio é um reconhecimento importante a esse esforço, que mobiliza veículos e profissionais de todo o País,” diz Eduardo Ribeiro, diretor de J&Cia. “Mais ainda por ser um reconhecimento que vem dos próprios pares e dos colegas que interagem com a imprensa, por meio da comunicação corporativa, pelo voto direto. É um orgulho muito grande chegar a esta nona edição da premiação, sob o prestígio de marcas consagradas e que valorizam sobremaneira o trabalho da imprensa”. A eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças conta com os oferecimentos de BTG Pactual e Febraban, patrocínios de APQC, CNSeg, Deloitte, Grupo Nexcom e Vivo, e apoios de Gerdau, Latam, Portal dos Jornalistas e Press Manager. Empresas interessadas em associarem suas marcas à iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11-99244-6655 e vinicius@ jornalistasecia.com.br). Confira a relação dos finalistas, em ordem alfabética, a partir da página 3, e no Portal dos Jornalistas o histórico com todos os homenageados e vencedores das edições anteriores. 3º Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro da Honda abre inscrições

Edição 1.480 - pág. 3 Nacionais n Quatro homens armados invadiram em 25/9 o prédio da TV Cidade, afiliada da Record TV em São Luís, no Maranhão. Os criminosos renderam o segurança e um repórter e foram até a sala de controle e transmissão. Lá, molharam equipamentos da emissora com combustível e atearam fogo. Eles ainda não foram identificados. u O vereador Manoel Pastos de Araújo, o Junior Passos, que exerce o mandato no município de Bom Lugar, chegou a ser preso por ser supostamente um dos homens que incendiaram a emissora. O Ministério Público do Maranhão posicionou-se sobre o caso, julgando a prisão do vereador ilegal, e ele foi solto. Entidades defensoras do jornalismo repudiaram a ação criminosa contra a TV Cidade e pediram que as autoridades conduzam uma investigação célere e rigorosa para identificar os culpados. n Nathalia Urban faleceu em 25/9, aos 36 anos, na Escócia. De acordo com o Brasil 247, onde atuava como correspondente internacional, ela estava internada após cair de uma ponte na cidade de Edimburgo. A causa da morte permanece sob investigação pela polícia local. u Natural de Santos (SP), Urban formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos. Em 2013, mudou-se para Londres, mas, após enfrentar episódios de discriminação, decidiu estabelecer-se na Escócia. Conhecida por defender pautas sociais relacionadas ao racismo, à imigração e ao feminismo, Nathalia participou de diversos projetos do Brasil 247, foi presença constante no programa Bom Dia 247, da TV 247, e atuou como âncora de Globalistas. Ela também criou o programa Veias Abertas, focado na luta dos povos latino-americanos. Criminosos invadem e ateiam fogo em prédio da TV Cidade, no Maranhão Morre Nathalia Urban, aos 36 anos, na Escócia Nathalia Urban Reprodução/Instagram TV Cidade/Instagram Câmera flagrou a invasão Repercussões n Recebemos diversas manifestações de leitores sobre o especial de aniversário e o novo projeto gráfico de J&Cia. Confira!! “Parabéns Edu e companhia! J&Cia cada vez melhor! Excelente matéria sobre os empreendedores negros.” − Branca Ferrari “Parabéns pela primorosa edição e pelo aniversário! No ano que vem o J&Cia será balzaquiano... Uma bela conquista.” − Carlos Battesti (Convergência Comunicação Estratégica) “Passando para agradecer o destaque ao Diário do Comércio na edição de hoje. E elogiar o novo projeto gráfico do J&Cia, que ficou realmente bem mais agradável de ler! Parabéns!” − Cristina Moreno de Castro (Diário do Comércio/MG) “O novo formato do Jornalistas&Cia ficou muito bom! Moderno e intuitivo, acompanha os novos tempos. Parabéns a você e à equipe.” − Daniel Bruin (XCOM)

Edição 1.480 - pág. 4 Como converter o J&Cia para PDF n Alguns leitores que recebem o J&Cia em computadores informaram preferirem continuar a ler as edições em formato PDF, em vez do flipbook para o qual migramos. O processo de conversão do arquivo é simples: 1 − Na parte de baixo da página de abertura do flip há diversos ícones: 2 − Clique no ícone que tem uma seta: 3 − Na janela que abrir, escolha a primeira opção: 4 − Aí é só escolher a pasta em que vai salvar, como faz com qualquer outro arquivo que recebe pela internet: “Parabéns pelos 29 anos e pelo novo projeto gráfico, mais dinâmico, colorido e com nova diagramação, com leitura mais confortável.” − Nelson Graubart (On Art) “Parabéns pelo novo J&Cia, ficou um desbunde. Dê o meu abraço ao Paulo Sant’Ana, pois o projeto gráfico ficou também muito bom. Vida longa.” − Paulo Brandão (Band Nordeste) “Parabéns pelos 29 anos do J&Cia, pelo novo, belo e realmente ‘amigável’ projeto gráfico do ‘nosso’ querido e indispensável semanário e também por seguirem firmes e fortes no front a informar e entusiasmar toda a gente − dentro e fora do jornalismo. Quase infartei tamanha emoção ao avistar um texto meu nessa gloriosa edição especial.” − Paulo de Tarso Porrelli “Tô abrindo aqui, de cara tá mais rápido e a diagramação me agradou. Absurdo de mais rápido. Sem comparação. Outra midia!” − Zeca ao volante n Também enviaram cumprimentos Adriana Garcia (Abraji), Alberto Morelli Cunha, Antonio C. Prataviera Calcagnotto, Antonio Rocha Filho (ESPM), Carina Almeida (Textual), Carla Simões (CNseg), Caru Fogaça (Smart PR), Claudia Daré (Latam Intersect PR), Cristina Barude (Lume Comunicação Integrada), Dimmi Amora, Eduardo Vieira (SoftBank),Fabiane Lombardi (Weber Shandwick Brasil), Giovanna Vasconcellos (Roche), Hebe Veiga (InPress), Itacir Figueiredo Júnior (Oboé Comunicação Corporativa), Leandro Sobral (Press Manager), Marília Stabile (.Map), Matheus Santos (Pirelli), Newton Galvão, Roxana Varela (Rendah), Sonia Araripe, Zé Schiavoni (Weber Shandwick Brasil). “Parabéns pelos 29 anos da publicação e lançamento do novo projeto gráfico!! Que venham ainda mais celebrações e sucesso.” − Danielle Ogeda (Janssen) “Parabéns, Edu & equipe! É muita história para comemorar... Vida longa ao Jornalistas&Cia!” − Egle Cisterna “Mais uma bela edição; ficamos felizes em participar e parabéns por mais esse marco na história da Jornalistas&Cia!” − Helena Alonso (DOW) “Parabéns, a edição ficou primorosa. Já identifiquei muitos conteúdos que quero ler com atenção.” − Julia Prazeres (Casa Santo) “Ficou muito bacana a edição! Parabéns pelo aniversário! Que venham várias novas décadas de Jornalistas&Cia!” − Lucas Soares (Ketchum) “Sensacional a nova diagramação do J&Cia. Mais bonita, mais clean e de fácil leitura. Parabéns e um grande abraço desse veterano leitor desde os tempos do Moagem.” − Luís Artur Nogueira (Revista Oeste) “Realmente ficou mais bonita a apresentação, mas também mais complicada e demorada. Tenho que compulsar 67 páginas digitais. Vai me tomar um tempo de que não disponho. Assim, como todos os e-mails que exigem trabalho extra para serem lidos, descarto por falta de tempo. Complicou. Dificultou a leitura, que era simples. Depois de décadas, deixarei de ler o J&Cia.” − Luiz Roberto de Souza Queiroz “Parabéns, ficou lindo! Virou uma revista! Parece que os textos fluem com mais leveza!” − Marco Antonio Zanfra “Parabéns ao time pelos 29 anos de Jornalistas&Cia, pela renovação. Gostei bastante. Além de sempre me manter informada sobre o setor, já consegui jobs por meio dele.” − Marta Pereira (Grupo Printer) Repercussões

Edição 1.480 - pág. 5 EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Esmerilhando-se em dados e relatos de especialistas, a Rede de Jornalistas Pretos observa o cenário eleitoral e a participação parlamentar negra, além de prognosticar o futuro desses tópicos nas próximas eleições. Dentro de poucos dias, o Brasil realizará suas eleições municipais. Assim como nas eleições nacionais, que ocorrerão em 2026, esse período é marcado por carreatas, comícios, distribuição de santinhos e visitas de candidatos às casas dos eleitores. Contudo, uma questão importante surge: quantos Além disso, há a intensa cobertura política que acompanha o período eleitoral, com análises, debates e reportagens. Surge novamente a pergunta: quantos desses jornalistas e veículos são negros e dão protagonismo a profissionais racializados? A Rede JP busca compreender a representatividade na política, não apenas respondendo a essas questões, mas traçando um panorama da realidade eleitoral brasileira, analisando quem participa ativamente e quem cobre esses eventos na mídia, e quais as perspectivas futuras. Leia a reportagem completa. Representatividade negra na política: do parlamento à cobertura Na ruazinha do bairro onde cada casa abrigava pelo menos um pet, morava a Chica, uma vira-latas brincalhona e afável com os estranhos quando saia à rua para suas necessidades fisiológicas. Mas, havia um porém: nesses momentos de intimidade, Chica não admitia interferências, nem mesmo de suas tutoras. Prova disso foi a quase tragédia daquela noite de sexta-feira, quando um motorista bêbado entrou à toda na ruazinha. O faro canino de Chica anteviu o perigo iminente: numa perna só, voou à frente do carro e obrigou o motorista a frear bruscamente. Salvou os dois: a tutora e o motorista. A façanha viralizou e Chica ganhou status de heroína na pacata ruazinha da zona norte. A tal fidelidade canina Tuitão do Daniel A arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu.

Edição 1.480 - pág. 6 Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A nova edição do relatório anual Journalists At Work do National Council for the Training of Journalists (NCTJ) do Reino Unido, divulgada na semana passada, traduz em números realidades da prática jornalística que em muitos aspectos são parecidas com as do Brasil e de vários outros países. Um deles é o assédio enfrentado pelos profissionais de imprensa. Mais da metade dos entrevistados afirmou ter sido vítima de abuso ou violência − e isso em um país que ocupa o 23º lugar no Global Press Freedom Index da Repórteres Sem Fronteiras. A análise foi realizada por Mark Spilsbury, economista e pesquisador da indústria criativa, com base em questionários respondidos por 1.025 jornalistas atuantes no Reino Unido. Spilsbury comparou os resultados com a situação geral dos trabalhadores britânicos e destacou problemas que afetam não apenas quem atua no jornalismo, mas também podem comprometer a sustentabilidade e a qualidade da produção jornalística no longo prazo. O assédio é um exemplo. Na edição especial sobre Saúde Mental que publicamos em setembro abordamos como as ameaças online, que muitas vezes se transformam em riscos reais, levaram jornalistas a repensarem a carreira ou a desistirem dela. Falta de diversidade Outro problema crítico apontado no relatório é a persistente falta de diversidade nas redações locais. Quase 70% dos jornalistas britânicos vêm de classes socioeconômicas mais elevadas, e 91% são brancos − índices significativamente superiores à média da força de trabalho geral no Reino Unido, que são de 45% e 86%, respectivamente. Essa realidade se parece com a brasileira: o mais recente levantamento do Instituto Reuters sobre inclusão racial nas chefias das principais redações do Brasil não encontrou nenhum negro no comando geral. Embora a origem social ou racial de um profissional não determine automaticamente sua capacidade de produzir jornalismo de qualidade, há um consenso entre especialistas sobre a importância da diversidade. Uma redação mais diversa tende a ser mais inclusiva e a envolver uma parcela maior da população, algo que é essencial tanto do ponto de vista ético quanto comercial. Pesquisas indicam que a audiência se afasta quando não se sente representada. Além da questão da diversidade, o relatório destaca a concentração de jornalistas em Londres, o que resulta em um distanciamento entre o conteúdo produzido e as realidades fora da capital, tema que virou até bandeira política envolvendo a BBC. Por outro lado, diferentemente de muitos países, a maioria dos jornalistas britânicos relataram estar satisfeitos com as condições de trabalho, com a jornada e com a remuneração, que aumentou em comparação com os anos anteriores. Os salários são maiores entre profissionais brancos e entre os que declararam usar ferramentas de inteligência artificial em seu trabalho, em geral aqueles que ocupam cargos mais altos. A presidente do NCTJ, Joanne Forbes, recomendou no lançamento do relatório que os novatos na profissão adquiram habilidades de usar a IA, pois isso pode inflar seus salários − um conselho que vale para gente de qualquer idade. O relatório completo pode ser visto aqui. Pesquisa sobre trabalho em jornalismo no Reino Unido revela falta de diversidade, extensão do assédio e valor da IA Julian Assange falou nessa terça-feira (1/10) em Estrasburgo pela primeira vez desde a saída da cadeia e afirmou que só conseguiu a liberdade por ter aceitado se declarar culpado por seu jornalismo | Veja um resumo do depoimento e assista ao vídeo Kamala Harris dispara em investimentos em propaganda eleitoral e deixa Trump para trás na TV e no digital | Leia mais Repórteres Sem Fronteiras apresenta quarta queixa ao Tribunal de Haia por crimes de guerra contra jornalistas em Gaza | Leia mais Bird Photographer of The Year − Belezas, ameaças e momentos hilários: conheça os vencedores do prêmio internacional de fotos de pássaros

Edição 1.480 - pág. 7 Vaivém das redações n O repórter Pedro Paiva, correspondente da RedeTV em Nova York, anunciou no Instagram em 28/9 que pediu demissão da emissora. Ele alega um “relacionamento de trabalho abusivo”, com atrasos de salários sistemáticos que inviabilizavam sua estadia em dólares, e a demora para obter reembolso das viagens que custeava por conta própria – como foi o caso da ida a Washington para cobrir a participação do presidente Lula na assembleia geral da ONU. n Em texto de despedida publicado em 30/9, o colunista Flavio Ricco anunciou sua saída do Grupo Record, onde mantinha uma coluna sobre televisão e entretenimento no R7 e apresentava na internet o Programa de todos os programas, e é novo reforço do time de colunistas do Portal Leo Dias. u Esta foi sua terceira passagem pelo grupo Record e durou quatro anos. Antes, foram 12 anos no UOL, quando a coluna ganhou maior prestígio. Com mais de cinco décadas atuando na cobertura de temas relacionados à televisão, ele também passou por Globo e SBT, e mantém a coluna Canal 1, publicada em vários jornais pelo Brasil. n Rafael Oliveira, que há alguns dias anunciou sua saída da TV Bandeirantes, começou no time de comentaristas esportivos da CazéTV. Ele já havia colaborado com o canal entre junho e julho, comentando jogos da Eurocopa. Com passagens por Esporte Interativo, TNT Sports e ESPN, ele segue comentando jogos da Copa do Brasil pelo Amazon Prime, além de manter seu canal no YouTube, com quase 200 mil inscritos. Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. n Edilson Silva foi contratado pelo canal Nosso Futebol. Além de apresentador, fará parte da área comercial da emissora. Desde o final de 2022, quando deixou de apresentar Os donos da bola RJ na Band, mantinha apenas seu site Taça Edilson Silva. Nosso Futebol é um canal de TV por assinatura, para transmissão de torneios de futebol nacionais e internacionais, com a versão Nosso Futebol+ em pay per view. O formato do programa que Edilson vai comandar é de transmissão ao vivo do MultiStudios, uma casa de vidro na praça de alimentação do Shopping Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Internacional Pedro Paiva deixa a RedeTV Pedro Paiva Audiência Carioca Nacionais Flavio Ricco despede-se do R7 e começa no Portal Leo Dias Flavio Ricco Rafael Oliveira reforça o time da CazéTV Rafael Oliveira Rio de Janeiro Edilson Silva começa no Nosso Futebol Edilson Silva

Edição 1.480 - pág. 8 Vaivém das redações Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. Minas Gerais n João Victor Calais (exTV Alterosa e TV Diversa) é o novo reforço da Rádio Muriaé, aonde chega para atuar como repórter do site da emissora e também fará entradas ao vido na programação. Mato Grosso n Marcella Vieira ([email protected]) começou na Rede Matogrossense de Comunicação, dona da TV Centro América, como repórter do portal Primeira Página. Ela vinha atuando nos últimos meses como editora do Cidade Alerta MT, na Record TV. Marcella Vieira João Victor Calais n A CNBC Brasil anunciou a contratação de Carol Barcellos, que passa a integrar o time de apresentadores do canal, que estreia em novembro. Recém-desligada da TV Globo, onde atuou por 20 anos, ela chega para apresentar uma revista eletrônica que irá ao ar em horário nobre, nos finais de semana, com produções especiais sobre viagens e culinária. Vai também integrar o projeto CNBC Esportes, que trará programas esportivos destinados ao público de negócios, tanto na TV quanto no digital. Mais detalhes no Portal dos Jornalistas. E mais... n Bruna Furlani deixou o InfoMoney, onde há três anos era repórter responsável por fundos de investimentos, e começou no Valor Econômico, na cobertura em tempo real da Bolsa no Valor Pro. Antes, passou por TV Globo e Seu Dinheiro. São Paulo Carol Barcellos assina com a CNBC Brasil Carol Barcellos Bruna Furlani n Lucas Veloso, (lluccas.veloso@ gmail.com), eleito entre os TOP 50 +Admirados Jornalistas Negros da Imprensa Brasileira 2024, deixou há algumas semanas a TV Cultura. A saída dele ocorreu durante a reestruturação e cortes anunciados pela emissora no início de setembro. Antes, passou por Estadão, Agência Mural, Alma Preta e Imagem Corporativa. Em busca de novos desafios profissionais, atende pelo 11-96912-9381. n Marco Piva (mapiva@uol. com.br) deixou a coordenação de Cmunicação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em Brasília, para assumir a direção do canal de Youtube China Global News, em São Paulo. Ele também apresenta o programa semanal Brasil Latino, na Rádio USP FM, onde aborda temas da América Latina. n Mayara Luna está de volta ao SBT como repórter. Ela havia passado pela emissora entre 2017 e 2018, atuando como freelancer em Bauru, e foi repórter da CBN e da EPTV. Lucas Veloso Marco Piva Mayara Luna

Edição 1.480 - pág. 9 Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n A edição 2024 do Prêmio Excelência e Inovação em PR, ou Prêmio Jatobá PR, como é conhecido, bateu novamente o recorde de inscrições e de organizações participantes. Foram inscritos, no total, 343 cases, sendo 112 por Grandes Agências; 104 por Agências-Butique; 127 por Organizações (114 Privadas e 13 Públicas). Na comparação com 2023, quando o número de cases inscritos foi de 309, o crescimento foi de 11%. u Em relação ao número de organizações participantes da premiação, a expansão foi ainda maior, saltando de 117 em 2023 para 141 em 2024 (aumento de 20,51%). u “São oito edições e praticamente oito recordes de participação, o que nos coloca de fato no patamar de mais importante prêmio de PR da América Latina, atraindo o interesse de todo o mercado”, diz Helio Garcia, diretor do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), mantenedor da iniciativa. “Crescemos em todas as verticais, ou seja, entre as grandes agências Prêmio Jatobá PR Edição 2024 bate recorde de inscrições e de participação Foram 343 trabalhos inscritos e 141 organizações participantes e as agências-butiques e entre as organizações empresariais e públicas”. u No olhar de Marco Rossi, outro dirigente do Gecom, essa participação transversal reverte-se numa oportunidade estratégica de convívio entre clientes e agências: “No Jatobá, sempre pensamos em como reunir clientes e agências de uma forma harmônica, complementar, e é por essa razão que as categorias são diferentes no caso das agências e das organizações. A ideia é que a participação seja complementar e não predatória, com cliente concorrendo contra sua própria agência e vice-versa”. u Thales Toffoli, também diretor do Gecom, atribui esse surpreendente desempenho ao trabalho contínuo de divulgação e aproximação do Jatobá com o mercado: “Nossa equipe não perde tempo. Tão logo se encerra a festa de premiação, em dezembro, já começa a planejar e a motivar o mercado a se engajar na premiação seguinte. Sempre com inovações, como aconteceu este ano com as novas categorias (inteligência artificial e media trainning), com os certificados para todos os participantes das equipes e com a expansão territorial da categoria PR Internacional para todo o mundo”. u Esses cases e organizações confirmados em 2024 entram agora na disputa direta pelos 41 troféus da premiação, considerando-se todas as categorias regulares (34), mais as premiações regionais (5) e as premiações especiais de Cases e Organizações do Ano (6). u Na próxima terça-feira (8/10) os trabalhos serão direcionados para os mais de 70 jurados, que terão até 26 de outubro para fazerem suas análises. As shortlists com os cases finalistas serão divulgadas em 31 de outubro pelos veículos e canais parceiros do Prêmio Jatobá PR. u A festa de premiação está marcada para 2 de dezembro (Dia Nacional das Relações Públicas) no Hotel Renaissance, em São Paulo. Outras informações com Clara Francisco, pelo [email protected].

Edição 1.480 - pág. 10 Comunicação Corporativa Internacional n Paula Di Leone, atualmente residindo em Portugal e cursando mestrado em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, está aberta a trabalhos no Brasil que possam ser feitos de forma remota. Ela mantém desde junho de 2016 atuação como analista e head de projetos na GIO Comunicação, de Porto Alegre. Minas Gerais n Ludmila Bifano entrou setembro de cargo novo na Usiminas, organização em que está em sua segunda passagem. Foi promovida de coordenadora a gerente de comunicação. Rio de Janeiro n Ana Claudia Galaxe, exMáquina, que esteve por pouco mais de 5 anos na FleishmanHillard, começou como consultora sênior na BT Comunicação. n Cristian Klein, ex-Valor, JB e Lance, está há seis meses na Danthi, no núcleo de Lúcia Martins. Como assessor de comunicação, ele atende a PUCRio, Grupo Urca Energia, Ocyan e Concrejato. n Letícia Victória começou em setembro nova jornada como estagiária de assessoria de imprensa na AG Immigration – empresa americana especializada em imigração. Estagiou anteriormente em redação e comunicação no Jornal DR1. Paula Di Leone Ludmila Bifano Ana Claudia Galaxe Cristian Klein Letícia Victória n A FSB Holding anunciou em 2/10 Renato Krausz como novo CEO da Giusti. Renato é cofundador da Loures Consultoria, empresa que desde 2018 integra o ecossistema de gestão de reputação da FSB Holding, e conta com 30 anos de carreira, 20 dos quais no jornalismo, com passagens por Grupo Folha e Editora Abril. Sucede a Rodrigo Pinotti, que ingressou na FSB em 2019 e liderou a Giusti desde março de 2023. u “A Giusti é uma agência com uma sólida reputação de 21 anos no mercado, e meu compromisso é continuar a fortalecer essa posição, promovendo a inovação e mantendo o foco na qualidade do serviço que prestamos, entregando sempre mais do que nossos clientes esperam”, afirma Krausz. A transição de liderança foi feita nesses últimos 2 meses, período em que Pinotti negociou sua saída da empresa. Agora, como informou a este J&Cia, vai usar esse período de final de ano para uma imersão em estudos das novas tecnologias, inclusive em São Francisco, para onde viaja no próximo dia 11. Antes da FSB/Giusti, ele também foi diretor geral da JeffreyGroup e diretor em Ideal e Imagem Corporativa. São Paulo Giusti sob nova direção Renato Krausz é o novo CEO da agência, sucedendo a Rodrigo Pinotti

Edição 1.480 - pág. 11 Comunicação Corporativa n Priscilla Staell, ex-Ericsson, Huawei e Philip Morris, e que teve uma rápida passagem pela comunicação externa e public affairs do YouTube Brasil (Google), assumiu em agosto a Gerência de Comunicação da Japan Tobacco International (JTI) E mais... n Amanda Geroldo Dos Santos, ex-CDI, RPMA e Loures, deixou a InPress Porter Novelli em agosto, seguindo para o Instituto Presbiteriano Mackenzie, ali assumindo a função de analista pedagógica III. n Angela Miguel Corrêa, exToyota, ingressou em setembro na Capgemini na função de coordenadora de marketing, storytelling e estratégia de conteúdo. n Beatriz Hira, analista júnior, deixou a Oliver Press em agosto, após rápida passagem, e começou na sequência na mesma função na Zeno Group, contratada para integrar o time de PR da Sanofi, onde ela antes estagiou por 1 ano e 8 meses. n Bruno Cirillo, ex-Conteúdo e FSB, deixou a Forbes Agro em julho, e está de volta ao segmento das agências de comunicação, contratado em setembro pela NR7, para fazer o atendimento de contas ligadas ao mercado de inteligência artificial. Como repórter, vale lembrar, produziu matérias para piauí, Globo Rural e UOL, entre outros veículos. Priscilla Staell assume a Gerência de Comunicação da JTI Priscilla Staell Amanda Geroldo Dos Santos Angela Miguel Corrêa Beatriz Hira Bruno Cirillo n Daniel Sampaio, chefe de gerenciamento de projetos, deixou a bowler em agosto, após quase 3 anos de casa. Ele também foi de Digital Business e CDI, entre outras experiências. n Elisandra Escudeiro, diretora de atendimento, despediu-se da LVBA em julho, após 7 anos e 7 meses de casa. Antes, esteve por quase 8 anos e meio na Perspectiva Comunicação e também foi da Fan e da Virtual Comunicação. n Gabriela Pomarino começou em junho na GBR Comunicação, contratada para atuar na área de relacionamento com a comunidade. Seu trabalho anterior foi como executiva de atendimento na CDN, agência em que esteve por 6 anos e 4 meses. n Guilherme Scarabelin, gerente de produto, que foi por 4 anos e meio da TecBan, até agosto, mudou para o Itaú Unibanco na mesma função. Em agências, ele passou por InPress Porter Novelli, Máquina CW e Edelman. n Júlia Magalhães, consultora que estava em sua segunda passagem pela Analítica Comunicação, deixou a agência após 3 anos e 2 meses de casa. Ela já foi coordenadora de comunicação da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – Raps. n Kênia Brandão, gerente de PR, despediu-se em agosto da Agência no Ar, após quase 5 anos de casa. Antes, trabalhou em órgãos públicos como Câmara dos Deputados, Secretaria de Daniel Sampaio Elisandra Escudeiro Gabriela Pomarino Guilherme Scarabelin Júlia Magalhães Kênia Brandão

Edição 1.480 - pág. 12 Comunicação Corporativa Estado da Saúde de São Paulo, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Tribunal de Justiça Militar de São Paulo. n Leandro Bornacki acaba de assumir cargo de Chief Growth Officer (CGO) da And,All – reputação e influência (antiga MSL Andreoli). Na nova função, passa a responder pelas áreas de Novos Negócios, Marketing, além de Produtos & Serviços, da agência. Esta é a segunda passagem dele por lá. Nos últimos 5 anos, esteve na Rock Content, onde liderou times comerciais, como vendas e customer success. n Lorena Castro, head de digital, deixou a Fato Relevante e o Grupo Nexcom em julho, após 4 anos de casa. Também já esteve na FSB Comunicação por quase 2 anos e meio. n Marcos Araújo, gerente de atendimento, deixou a Vira Comunicação, em que atuou por 7 anos e 7 meses, até agosto, e foi para a Alfapress (ambas com sede em Campinas), na função de supervisor de atendimento. n Mariana Mascarin, gerente de comunicação interna e employer branding, despediu-se em agosto do PicPay, após pouco mais de 4 anos de casa, e começou no will bank na função de gerente de comunicação interna, cultura & engajamento, employer branding e DE&I. n Nara De Fazzio Cavalcante, ex-FSB Comunicação, que atuou como executiva na Pine PR no atendimento às marcas Cielo, Europa Purificadores, Dock e Vittude por quase 2 anos e meio, está agora como especialista de comunicação na GetNet Brasil. Leandro Bornacki Lorena Castro Marcos Araújo Mariana Mascarin Nara De Fazzio Cavalcante Paula Del Trejo Paiane n Paula Del Trejo Paiane começou em julho como executiva de PR e digital na Tastemakers Brasil, contratada para o atendimento à Unilever (área de beleza e bem estar). Ex-RPMA, ela esteve também em duas ocasiões na InPress Porter Novelli, num total de quase 4 anos. n Rennan Bontempo, que atuou como coordenador de comunicação na Listo por 1 ano e 3 meses, até abril, está agora como analista sênior na Unimed Nacional. n Vanessa Cunha, que foi executiva e gerente de comunicação na CDN, deixou a agência em agosto, após 10 anos e 9 meses de casa. Outras duas agências em que atuou foram Planin (4 anos e meio) e SD&Press (1 ano e 3 meses). Licença-maternidade n Joana Barcelos, coordenadora de Projetos de Cultura e Valores Olímpicos no Comitê Olímpico do Brasil, no Rio de Janeiro, na organização desde novembro de 2016. n Paula Cichini, gerente de comunicação corporativa na BMW, em São Paulo, na empresa desde maio de 2006, quando era estagiária. Rennan Bontempo Vanessa Cunha Joana Barcelos Paula Cichini

Edição 1.480 - pág. 13 Comunicação Corporativa n A JeffreyGroup é a nova agência de comunicação do Banco Fibra, instituição com mais de 36 anos de vida e que atua B2B com foco nos segmentos corporate, agro, middle market e PMEs. A equipe de atendimento conta com Luciana Mira, Gabriela Santander e Vinícius Meneghetti, com gerência de Luiz Hidalgo e direção de Eduardo Gaggini. n A Ecomunica conquistou a conta do espaço cultural Unibes (União BrasileiroIsraelita do Bem-Estar Social) e cuidará das ações de comunicação também das atividades de Unibes Social e Unibes Bazar. A instituição está presente no Brasil, na cidade de São Paulo, desde 1915, período em que diversas entidades se organizaram para auxiliar famílias da comunidade judaica recém-chegadas em decorrência das Primeira e Segunda Guerra Mundiais. E mais... n A Optima Network acresceu duas marcas à sua carteira de clientes: ZPT Digital | Piersec, empresa de tecnologia com 26 anos de atuação, que desenvolve soluções para transformação digital; e Grupo China Link, que tem 15 anos e atua com importação de produtos chineses. No atendimento da ZPT está Bárbara Silva, e na do Grupo China Link, Franciele Ferreira. As duas contas têm coordenação de Danielle Andrade e direção de Ricardo Tomassis Morros e Thiago Guedes. n A Cris Moraes Comunicação Inteligente passou a cuidar da comunicação da Nanica Brasil, rede de franquias de torta banoffee, sobremesa de origem inglesa que tem uma base amanteigada e recheio de doce de leite, banana e creme chantili. A rede já conta com mais de 60 unidades no País. n A Pub ganhou a conta da <Ou>, que atua em soluções de organização de ambientes, em itens como caixas organizadoras, organizadores de geladeira e potes herméticos, além de produtos para diversos outros ambientes. No gerenciamento da conta, Marina Paschoal, com direção de Ana Claudia Camara. Dança das contas Jeffrey conquista a conta do Banco Fibra; e Ecomunica, da Unibes Pelo mercado n Está marcado para 13 de novembro, na ESPM (campus Renato Castelo Branco), em São Paulo, a edição 2024 do seminário Mega Brasil Benchamarking. O encontro, das 8h30 às 13h, cujo tema é A comunicação, as marcas e os influenciadores, terá as participações já confirmadas de Cauã Taborda (YouTube), Diego Santelices (Grupo Petrópolis), Juliana Isidoro (TIM Brasil), Marina Zveibil (Amazon), Michele Dovoezem (Hotmart) e Rodrigo Azevedo (Influency.me). u As vagas são limitadas e as inscrições custam R$ 550. Até 18 de outubro elas poderão ser feitas por R$ 300, subindo, na sequência, para R$ 450, até 4 de novembro. Outras informações aqui. Mega Brasil Benchmarking debaterá comunicação, marcas e influenciadores n A FSB Holding lançou a Nexus, empresa especializada em pesquisa e inteligência de dados, fruto da fusão do Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI) e da FSB Inteligência. A nova empresa terá duas verticais principais: Pesquisa e Inteligência de Dados. u Entre os nomes que compõem a equipe da Nexus estão o CEO Marcelo Tokarski, o diretor de Pesquisa André Jácomo, a diretora de Inteligência Ana Klarissa e o diretor de Conteúdo e Novos Negócios Rodrigo Caetano. u Mais informações no Portal dos Jornalistas. FSB Holding lança Nexus, empresa de pesquisa e inteligência de dados

Edição 1.480 - pág. 14 n A Novo Nordisk lançou no último dia 25/9 o primeiro episódio do videocast da campanha Meu Peso, Minha Jornada, um espaço de diálogo e de compartilhamento de experiências, que tem como objetivo educar e inspirar o público sobre a obesidade. A série, apresentada por Evaristo Costa, que vai trazer sempre um bate-papo entre uma celebridade ou influenciador e um profissional da saúde, é coordenada pela Comunicação da empresa, gerenciada por Ricardo Castellani. u O primeiro episódio, intitulado Obesidade como Doença Crônica, contará com a presença do apresentador e ator André Marques e abordará temas como o impacto social e psicológico do estigma da obesidade, além de relatos sobre discriminação e superação. Ele poderá ser visto na íntegra no canal do YouTube da campanha, além de cortes destacados no Reels do Instagram. Comunicação Corporativa Novo Nordisk lança videocast para apoiar a campanha Meu Peso, Minha Jornada n Um estudo realizado pela Imagem Corporativa (IC), em parceria com o Grady College da Universidade da Georgia, mostra que, dentre as 100 maiores empresas do Brasil, as que pertencem ao setor de transportes e logística são as que mais receberam atenção da imprensa dos EUA e Europa entre janeiro de 2023 e março de 2024, com liderança da Embraer. u As empresas desse setor obtiveram mais de 25 mil menções em veículos de imprensa (portais, revistas, rádios etc.) no período, contra cerca de 17 mil do setor de petróleo e gás, em segundo lugar. Indústrias de alimentos e bebidas também superam o patamar de 10 mil menções e figuram na terceira colocação. u O estudo completo, que rastreou mais de 94 mil matérias sobre as 100 maiores corporações brasileiras, está publicado no Europeanway, portal de notícias da IC, e pode ser conferido aqui. Estudo mostra o desempenho das marcas brasileiras na imprensa de EUA e Europa entre 2023 e 2024 n A Unilever estendeu o prazo das inscrições para o seu Programa de Estágio 2025, que vai até 6 de outubro e tem o objetivo de atrair talentos diversos para representar a pluralidade da sociedade dentro da companhia. u Além da bolsa-auxílio com valores a partir de R$ 1.900, estão entre os benefícios suporte à refeição, transporte, plano de saúde e odontológico, seguro de vida, vale bem-estar (Gympass/ Wellhub), recesso remunerado e plataforma de desenvolvimento de idiomas. Inscrições aqui. Unilever prorroga prazo das inscrições para o Programa de Estágio 2025 Por Assis Ângelo Licenciosidade na cultura popular (LXXVIX) Na coluna desta semana, Assis Ângelo discute obras de ficção distópica e de suspense de autores como Margaret Atwood, Sidney Sheldon e Jess Michaels, além de destacar outras escritoras de destaque. O Conto da Aia, de Atwood, descreve uma teocracia nos EUA em que mulheres férteis são forçadas a reproduzir. Sheldon, conhecido por seus thrillers, é mencionado por O Ditador, que aborda uma ditadura fictícia. O texto também cita Nora Roberts e clássicos como Frankenstein, de Mary Shelley, e O Mundo Resplandecente, de Margaret Cavendish. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333

Edição 1.480 - pág. 15 AUTO n Após a recente saída do editorchefe Raphael Panaro (ver J&Cia 1.479), a Autoesporte promoveu uma reestruturação interna com promoções em sua equipe. Com as mudanças, André Paixão, que desde fevereiro ocupava o cargo de editor executivo, foi promovido a editor-chefe, enquanto o editor André Schaun assume o posto até então ocupado por Paixão. E mais... n A revista semanal Roda Rio comemorou na última semana quatro anos de vida. A produção foi criada e é comandada por Luiz Humberto Monteiro Pereira, também diretor da Agência AutoMotrix. n Será em 4/11, durante a 24ª Fenatran, a cerimônia que anunciará os vencedores dos prêmios Top Car TV, Top Truck TV e Top Moto TV 2024. Neste ano serão 50 jurados divididos entre as categorias, alguns votando em mais de uma, sendo 37 para a premiação de carros, 13 para a de caminhões e sete para a de motos. Confira a relação completa dos jurados. n Depois de dois anos e meio no iG Carros, Mauricio Campelo ([email protected]) despediu-se da publicação e começou em setembro como repórter do Vrum. Ele chega para produzir conteúdos tanto para a versão digital da plataforma (www.vrum.com.br) quanto para a impressa, veiculada pelo jornal Estado de Minas. n A editoria de Carros do iG ganhou nesta semana o reforço de Benê Gomes ([email protected]), que nesta sexta-feira (4/10) estreará uma coluna semanal, além de participar com colaborações na cobertura de eventos do setor e desenvolver projetos especiais para a publicação. u “Estou muito contente com a oportunidade de levar meus conteúdos para o portal iG, um pioneiro no processo de digitalização da informação no Brasil e que segue como grande referência para quem busca conteúdo de qualidade”, comemora. u Com quase 25 anos de atuação no setor, Benê foi o idealizador do programa Auto+, onde atuou por 15 anos, comandou o Momento Vox, produção dedicada ao setor de reparação, pela Band SP, e até junho esteve à frente do programa Band Motores, pela Band Mais, de Campinas. Desde 2018 também comanda o Sexta Marcha, boletim com três inserções diárias na Rádio Transcontinental FM, de São Paulo. n Outra novidade por lá foi a contratação do redator Raphael Leites (11-91318-8383 e [email protected]), que nos últimos oito meses vinha estagiando no portal E-investidor, do Estadão. Benê Gomes passa a colaborar com o iG... Raphael Leites Benê Gomes ...e Mauricio Campelo deixa o portal a caminho do Vrum Mauricio Campelo Autoesporte faz promoções na equipe André Paixão André Schaun

Edição 1.480 - pág. 16 AGRO Patrocínio n Faleceu em 28/9, aos 41 anos, Leonardo Caldas Vargas. Ele vinha atuando desde fevereiro como coordenador de Jornalismo do Canal Rural, onde cuidava da operação jornalística da emissora em diversos estados do Brasil. De acordo com colegas de redação, ele sofreu um mal súbito e foi encontrado sem vida em seu apartamento, em São Paulo. u Natural de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, Vargas teve ao longo da carreira passagens por Grupo RBS, Rádio Gaúcha e revista Veja, além de ter assessorado diversos órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa do RS e o Senado Federal. Recentemente, recebeu o título de Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. q Catharina Eugênia Pires despediu-se da Nutrien Soluções Agrícolas, onde esteve por quatro anos e era diretora de Assuntos Corporativos Latam, para assumir agora em setembro a Diretoria de Biotecnologia da CropLife Brasil. Ela foi anteriormente diretora de Comunicação para América Latina da Bayer e líder de Relações com a Mídia e Gerenciamento de Crise da Monsanto. n Também saída da Nutrien, onde esteve por sete anos integrando os times de Comunicação e Marketing, Mirele Vitorino iniciou em setembro nova atividade como coordenadora de Marketing Digital na AgroGalaxy. Antes, foi produtora executiva na Record TV, em Rio Verde, e repórter da revista Plantar e do site Sucesso no Campo. n O Canal Rural ganhou uma nova plataforma para exibição de seu conteúdo. Desde a última semana a emissora passou a ser exibida também pelo Samsung TV Plus, dispositivo gratuito disponível para mais de 19 milhões de usuários de Smart TVs da marca. Além do novo espaço, o Canal Rural segue sendo exibido em 100% das parabólicas e em 97% dos principais players de tevê por assinatura em todo o País. E mais... n Está aberto o credenciamento de imprensa para o 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será realizado nos dias 23 e 24/10, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O cadastro pode ser feito até 18/10 no www.mulheresdoagro.com.br, pelo menu “Imprensa”. Mais informações na Attuale Comunicação, com Mariele Previdi ([email protected] e 11-99954-4626). n A ABAG e a ABAG/RP, com apoio da Climatempo e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, promove nesta sexta-feira (4/10), a partir das 14h, o webinar Incêndios Florestais: prevenção, combate impactos no agronegócio. Com moderação de Angela Ruiz (Climatempo), o encontro contará com as participações de José Guilherme Nogueira (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), Carolina Matos (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), major Jean Gomes (Corpo de Bombeiros da PMESP) e Flavio Okamoto (MP-SP). Inscrições e acesso pelo bit.ly/webinar_incendios. n A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou em 30/9 o Portal de Comercialização, página dedicada a mostrar as operações realizadas pela estatal, desde as ações de apoio à comercialização até os leilões agropecuários, públicos ou contratados como prestação de serviços a terceiros. O adeus precoce a Leonardo Caldas Vargas Leonardo Caldas Vargas Catharina Eugênia Pires começa na CropLife Brasil... Catharina Eugênia Pìres ...e Mirele Vitorino, na AgroGalaxy Mirele Vitorino Canal Rural estreia no Samsung TV Plus

Edição 1.480 - pág. 17 Ceará (*) NORDESTE (*) Colaboração de Lauriberto Braga (lauribertobraga@ gmail.com e 85-99139-3235), com Rendah Mkt & Com ([email protected] e 85-3231-4239). n A Engaja Comunicação promoveu em setembro ações de sensibilização com funcionários para a importância do cuidado com a saúde mental, em alusão à campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Dentre as ações, a Engaja promoveu escutas terapêuticas com colaboradores, que já acontecem durante todo ano, mas foram intensificadas em setembro. u A empresa também promoveu a palestra Aprenda o caminho para uma vida de bem-estar, em que os participantes puderam compartilhar experiências e discutir sobre a importância de ouvir e estar para o próximo, principalmente no ambiente de trabalho. “A Engaja é uma empresa de pessoas, por isso estamos sempre pensando em como podemos ter um ambiente mais acolhedor, onde as pessoas se sintam bem para, além de desenvolver melhor o seu trabalho, terem um convívio e dia a dia harmonioso”, afirma o sócio-diretor Daniel Rios. “Essas ações em setembro são apenas uma parte do que já fazemos o ano inteiro”. n Com o intuito de valorizar e fortalecer cada vez mais o mercado cearense de comunicação, publicidade, marketing, gestão de pessoas e de negócios, o Nosso Meio lançou durante o evento Marketing, Pessoas e Relacionamento a primeira edição do Prêmio Melhores do Nosso Meio (PMNM 2024), que irá reconhecer o trabalho de 30 profissionais com atuação no estado, divididos em dez categorias distintas. “Implementar mais um projeto com a assinatura do Nosso Meio é muito importante para nós”, afirma Tamires Soares Brito, diretoraexecutiva do Nosso Meio. “É um prêmio que viemos conquistando ao longo dos anos, e estamos sendo guiados pela vontade de melhorar cada vez mais o meio que estamos inseridos. Uma dessas formas, é reconhecer os talentos que temos em casa”. n Nayanne Nogueira comemora 19 anos de carreira. Nas redes sociais, ela postou: “Literalmente o tempo voa... Um dia desses tinha desistido da Faculdade de Direito para me aventurar em algo que estava enraizado em mim, onde nem eu sabia: A COMUNICAÇÃO! E que bom que eu a encontrei, e ela me encontrou! Como sou feliz com minha profissão! Comunicar é uma arte onde exige treino, humildade, carisma e principalmente AMOR!”. Engaja Lançamento do PMNM Nayanne Nogueira Rio de Janeiro n No último dia do mês dedicado ao rádio, o programa Globo Esportivo, da rádio Globo, produziu uma edição especial dedicada aos grandes momentos do esporte registrados no arquivo da emissora, com convidados especiais. Conduzido por Francisco Aiello, foi ao ar na tarde de segunda-feira (30/9). Rádio Globo fecha o mês do rádio com especial Francisco Aiello SUDESTE

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==