Jornalistas&Cia 1480

Edição 1.480 - pág. 8 ESPECIAL outro a rápida popularização da internet exigiu agilidade e capacidade de antecipar tendências, algo que para um setor marcado pelo conservadorismo sempre se constituiu em um desafio tremendo. Resultado: a “falência” do modelo de venda de notícias, com a progressiva fuga de assinantes e anunciantes, resultou no fechamento de diversos títulos, alguns dos quais centenários, como o Jornal do Brasil, ou considerados ícones da imprensa econômica, como a Gazeta Mercantil. Assim como aconteceu com jornais e revistas – muitos dos que ainda resistem circulam com tiragens cada vez menores –, as emissoras de TV abertas também não têm tido vida fácil. Com a audiência em contínua queda (4), elas passaram a ter de dividir fatias cada vez maiores do bolo publicitário com as chamadas big techs (5). Segundo relatório elaborado pelo CenpeMeios, do total de compra de mídia em 2023 (R$ 23,4 bilhões) a internet abocanhou 38,2% enquanto as TVs abertas ficaram com 39,6%. O mesmo levantamento mostra a estagnação das revistas, com 0,4% dos gastos com publicidade, e queda no caso dos jornais, cuja fatia passou de 1,7% para 1,6% do bolo total. cottonbro studio: https://www.pexels.com

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