Jornalistas&Cia 1479

Edição 1.479 - 18 a 23 de setembro de 2024 n Após dez anos integrando o Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, setor do qual era chefe de Redação desde 2019, André Caramante viu seu contrato ser rescindido pela emissora na última semana. E muito se especulou de que o motivo estaria relacionado ao comportamento dele no relacionamento com membros da equipe. u Os casos, segundo ouviu Jornalistas&Cia de colegas da emissora, cuja identidade aqui preservamos, seriam até bem mais antigos, datando inclusive do período em que ele atuou na Ponte Jornalismo, site especializado em Direitos Humanos que ajudou a fundar. u São citadas, entre as reclamações, casos de gritos, xingamentos, ameaças, humilhações, abuso de poder e agressões verbais e físicas, em especial o agarrão pelo pescoço de um repórter numa reunião de pauta, episódio que, segundo os colegas, teria sido notificado à direção de Recursos Humanos, sem que qualquer providência fosse tomada. u Outras reclamações entre os colegas referem-se à jornada de trabalho, como estendê-la sem necessidade ou interromper dias de folga, sempre seguidas de ameaças em caso de descumprimento. u Em nota, Caramante admite que sua postura enquanto gestor pode ter afetado o relacionamento com sua equipe, mas negou as denúncias de agressão e xingamentos. “A Record jamais toleraria agressão entre seus funcionários, ainda mais por dez anos. Não utilizo xingamentos ou gritos, tampouco dava feedback negativo na presença de outros profissionais. Minha demissão foi sem justa causa e não tive mais detalhes sobre as reclamações”. u Ainda segundo ele, na quarta-feira (11/9) foi chamado para uma reunião no RH da emissora. Na ocasião, foi informado da existência de reclamações sobre sua conduta e que isso estava em avaliação. No dia seguinte, a demissão foi concretizada. u Procurada, a Record não se pronunciou a respeito do caso até o fechamento desta edição. Caso se manifeste, voltaremos ao tema. u Confira no Portal dos Jornalistas a íntegra da nota enviada por André Caramante. Bastidores da saída de André Caramante da Record TV n A eleição de 2024 do prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira já superou a votação da primeira edição, mas ainda dá tempo de votar: o segundo turno, que definirá os TOP 50 e, entre eles, os TOP 10, além dos campeões regionais e das categorias Colunistas, Veículos gerais e Veículos liderados por jornalistas negros e negras, encerra-se à meia noite desta quinta-feira, 19 de setembro. u Os profissionais e veículos eleitos serão conhecidos no início da próxima semana, em edição especial que será veiculada pelas quatro organizações organizadoras da premiação: este J&Cia, os sites 1 Papo Reto e Neo Mondo e a Rede JP – Jornalistas Pretos. u Para votar, é preciso acessar este link e escolher até cinco opções dentre os finalistas de cada uma das categorias. Na cerimônia de premiação, marcada para 11 novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, serão revelados os profissionais TOP 10 e o campeão em cada uma das categorias, além dos campeões regionais. Também no evento serão realizadas homenagens especiais aos Decanos Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, que receberão o Troféu Luiz Gama; à Personalidade do Ano, o jogador de futebol Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madri, com o Troféu Glória Maria; e à Revelação do Ano, nome a ser ainda anunciado, que ficará com o Troféu Tim Lopes. u O prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira conta com Patrocínio Ouro da Unilever, Patrocinio Bronze de DOW e LATAM, apoio institucional de GSS e apoio do Itaú Cultural. u Mais informações com Vinícius Ribeiro (11-99244-6655 e [email protected]). +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira Hoje (19/9) é o último dia para votar Apoio Patrocínio Ouro Patrocínio Bronze Realização Apoio Institucional André Caramante

Edição 1.479 página 2 Últimas n A Jovem Pan anunciou os desligamentos da diretora de Relações Institucionais Elaine Keller e da editora-chefe Mellina Braga. As saídas foram motivadas após uma gafe durante a exibição do programa Linha de Frente de 13/9, quando os advogados Diego Tavares e Fernando Capez comentavam sobre a construção de uma cela no estilo “greco-goiano” para receber o cantor sertanejo Gusttavo Lima, investigado pela Polícia Civil de Pernambuco por um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo jogos de azar. u A informação, porém, era falsa, e havia sido criada pela página de humor Sensacionalista, ligada ao jornal O Globo, como uma brincadeira que fazia referência à mansão do sertanejo, em Goiás. No programa, a discussão entre os comentaristas durou mais de dez minutos. u Em resposta ao ocorrido, a direção da Jovem Pan demitiu Mellina Braga, então editora-chefe do programa. Descontente com a decisão, Elaine anunciou na sequência sua saída da emissora. Nos bastidores, defendia que o erro fosse assumido e que um pedido de desculpas fosse feito aos telespectadores, o que não foi atendido. Erro com fake news causa saídas de Elaine Keller e Mellina Braga da Jovem Pan Elaine Keller Mellina Braga Rafael Oliveira n O comentarista esportivo Rafael Oliveira deixou a TV Bandeirantes após quatro anos de trabalho. O jornalista fez uma publicação de despedida em suas redes sociais e afirmou que a saída foi uma decisão própria. u Oliveira chegou à Band em setembro de 2020, durante a pandemia, para comentar jogos do Campeonato Italiano de Futebol. Desde então, trabalhou em transmissões da Bundesliga (Campeonato Alemão de Futebol), Mundial de Clubes e Copa Africana de Nações. Comentou também a Copa do Mundo de 2022 na Rádio Bandeirantes. Ultimamente, comentava jogos da Série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Saudita. Ele também fala sobre futebol e táticas em seu canal no YouTube, com quase 200 mil inscritos. Rafael Oliveira deixa a Bandeirantes após quatro anos Instagram n Circulou em 17/9 a edição especial com os profissionais e veículos eleitos na quarta edição do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com este Jornalistas&Cia. Nesta edição, os TOP 25 +Admirados Jornalistas são TOP 26, devido a um empate. u O segundo turno de votação elegeu os TOP 26 +Admirados Jornalistas do Brasil, os TOP 3 profissionais em cada região do País (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), os TOP 3 nomes nas categorias especiais de Colunista e Jornalista Especializado em Ciência e os TOP 3 veículos em cada uma das sete categorias temáticas (Agência de Notícias, Áudio, Jornais e Revistas, Programa de TV, Site/Portal, Veículo Impresso e/ou Digital Especializado em Saúde, e Veículo Especializado em Jornalismo Científico). u “A cobertura de ciência e saúde tem grande impacto para a sociedade e transforma vidas; por isso, é fundamental reconhecer a importância do trabalho de cada jornalista e veículo, bem como sua responsabilidade em fornecer conteúdos verdadeiros e de qualidade à população”, destaca Débora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein. Além do reconhecimento concedido pelo prêmio, que chega à quarta edição, segundo ela, “a organização seguirá firme no propósito de fornecer e compartilhar informações claras e confiáveis, desenvolvendo iniciativas próprias que se estendem por várias regiões do País”. u Na cerimônia de premiação, marcada para 4 de novembro, em São Paulo, serão revelados os TOP 5 +Admirados Jornalistas da Imprensa de Saúde e Bem-Estar do Brasil, o +Admirado Jornalista Especializado em Ciência, o +Admirado Colunista, os cinco campeões regionais, e os veículos campeões das sete categorias. Confira a edição. +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2024

Edição 1.479 página 3 conitnuação - Últimas n E vai até 26/9 a votação do primeiro turno da nona edição do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, eleição também promovida por este Jornalistas&Cia. Neste primeiro turno, os eleitores podem indicar até cinco profissionais e veículos em cada categoria. u Para votar, basta acessar o link da votação, preencher um breve cadastro e fazer até cinco livres indicações por categoria. Os finalistas serão conhecidos em 1º de outubro. A cerimônia de premiação está marcada para 25 de novembro, no hotel Renaissance, em São Paulo. u O prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2024 tem oferecimento de BTG Pactual e Federação Brasileira de Bancos (Febraban); patrocínio de Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Deloitte, Gerdau, Grupo Nexcom e Vivo; apoio de LATAM, Portal dos Jornalistas e Press Manager; e apoio institucional do IBRI. Mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@ jornalistasecia.com.br). u Vote agora no primeiro turno! +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças Vem aí a edição de aniversário de Jornalistas&Cia O empreendedorismo dos jornalistas negros e negras na imprensa brasileira Circulação: 25 de setembro Fechamentos comercial e editorial: 20 de setembro Organizações já confirmadas: 2PRÓ, Aberje, Accor, Anglo American, Ambev, B3, Baobá, Diageo, Dow, FSB, GBR, GPA, Grupo In Press, Itaú, Johnson&Johnson, Klabin, Pirelli, Roche, RPMA, Santander, Suzano, Textual, Vivo, XP Informações: Silvio Ribeiro ([email protected] e 19- 97120-6693 29anos

Edição 1.479 página 4 Nacionais n O apresentador José Luiz Datena, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, agrediu o também candidato e coach Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada durante debate realizado pela TV Cultura no último domingo (15/9). O jornalista foi expulso após a agressão. O episódio fez o diretor Leão Serva, mediador do debate, agir rapidamente para conter a situação. u Serva tentou impedir Datena de cometer a agressão e chamou os intervalos comerciais. Após longo tempo, declarou que Datena havia sido expulso por descumprir regras, não apenas pela agressão, mas também por ter utilizado palavras de baixo calão. Já Marçal deixou o debate para ir ao hospital. u “Vivemos agora nesse intervalo forçado um dos eventos mais absurdos da história da televisão brasileira, certamente dos debates”, declarou Serva. “A decisão da televisão foi expulsar Datena, conforme estava previsto no regulamento assinado e aceito por todos, porque ele cometeu três falhas graves sucessivas: o uso de palavras de baixo calão em duas ocasiões, e posteriormente a agressão física. (...) Eu peço desculpas em nome da TV Cultura e de todo o mundo da televisão que viu hoje uma cena tão absurda”. u Após o debate, em entrevista para o programa De Olho no Voto, da própria TV Cultura, Serva comentou o ocorrido: “Não imaginávamos que, com todas essas regras, isso pudesse acontecer. Muito lamentável que tenha ocorrido. Certamente, uma das cenas mais desagradáveis da história da TV Brasileira”. u A postura e a condução do problema por parte de Serva foram elogiadas nas redes sociais pela agilidade do jornalista em conter a crise e por se tratar de uma situação de emergência. Porém, não foi uma unanimidade. Outros criticaram o fato de ele ter chamado os comerciais logo após a agressão e cortado o vídeo da transmissão em um momento que seria de grande importância para o jornalismo, para falar sobre uma situação que ficará marcada na história dos debates eleitorais. u Vale lembrar que esta não foi a primeira vez que Serva agiu para conter uma situação de crise. Em 2022, durante debate entre candidatos ao Governo de São Paulo promovido pela TV Cultura, ele defendeu a jornalista Vera Magalhães após ela ter sido agredida verbalmente. Na ocasião, o então deputado estadual Douglas Garcia filmou o rosto de Vera, chamando-a de “vergonha para o jornalismo brasileiro”. Serva, percebendo a situação, pegou o celular da mão de Garcia e o arremessou para longe. Foi a primeira vez que um dirigente da TV brasileira rebelou-se fisicamente para impedir um ataque contra um de seus jornalistas. u Serva atua hoje como diretor Internacional de Jornalismo da TV Cultura e correspondente do canal em Londres. É também professor de Ética Jornalística. Antes da Cultura, trabalhou em Folha de S.Paulo, Diário de S.Paulo, portal iG e revista Placar. Agressão em debate da TV Cultura faz Leão Serva agir novamente para conter crise TV Cultura/YouTube Em 2022 ele interveio para defender a apresentadora Vera Magalhães n Jornalistas&Cia reproduz abaixo, em apoio à estratégica e relevante atuação da Sumaúma, o manifesto da agência na defesa de seu trabalho jornalístico e investigativo e da sustentabilidade de sua operação na Amazônia: “Dois anos. Mais de quatro centenas de conteúdos publicados. 12 prêmios nacionais e internacionais. 14 jornalistas-floresta formados. Reportagens que abriram investigações policiais e fizeram governos agir. Dois anos de um jornalismo rigoroso e ético, de alumbramento, de um jornalismo que busca mudar o futuro do planeta a partir da Amazônia brasileira. Aniversário é tempo de balanço. E, nós, em Sumaúma, olhamos para o passado e nos orgulhamos. Mas aniversário também é tempo de planejar o futuro. E precisamos ser diretos: tudo isso que fizemos custou muito caro. Revelar o que as mulheres Yanomami sentem e sofrem com o garimpo, por exemplo, nos custou mais de 50 mil reais. Investigar como o assassino de Chico Mendes pretendia entrar na política em Medicilândia, outros 30 mil reais. Fazer jornalismo de profundidade na Amazônia, jornalismo que vai lá, vê e escuta, exige muito dinheiro. Hoje dependemos muito de doações de instituições filantrópicas, ainda que nossa base de apoiadores-leitores seja incrível. Mas nossa segurança financeira precisa estar no apoio de quem nos lê. No seu apoio. Só assim vamos conseguir continuar fazendo o que fazemos. Por isso, temos uma proposta para te fazer. É uma proposta ousada, sabemos. Mas vai ser legal para você – e para o planeta, prometemos. No próximo mês queremos arrecadar ao menos 500 mil reais. Essa verba nos dará fôlego para planejar pelo menos 10 reportagens neste terceiro ano de nossa existência. Em troca, te daremos um – ou dois – presentes. Um deles é uma dupla de aulas virtuais. A primeira, com Eliane Brum, a jornalista mais premiada do Brasil e nossa idealizadora. A segunda, com Jonathan Watts, outro idealizador de Sumaúma, editor global de meio ambiente do jornal The Guardian. Também estamos oferecendo uma série colecionável de postais com as fotos mais lindas e importantes publicadas em Sumaúma nesses dois anos, com frases de povos-floresta que emergiram em nossas reportagens. Bora contar a Amazônia para o mundo com a gente?” n Doe: apoia.se/sumauma2anos. Carta aberta de apoio à Sumaúma Leão Serva

Edição 1.479 página 5 conitnuação - Nacionais n A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) foi apontada pelo Monitor de Assédio Judicial da Abraji como uma das principais autoras de assédio judicial contra jornalistas no Brasil. Desde 2021, Zanatta abriu ao menos 12 processos contra jornalistas sob acusações de difamação, calúnia e injúria. u A parlamentar foi classificada pela associação como “litigante contumaz”, alguém que processa múltiplos profissionais. Seus alvos incluem comentaristas de TV e repórteres que a criticaram ou trouxeram à tona dados públicos que comprometem sua atuação política. Entre os casos mais conhecidos está o de um comunicador que a apelidou de “Barbie fascista” por causa de uma foto que a mostrava carregando armas de alto calibre. u Procurada pela LJR, Júlia Zanatta justificou suas ações como defensivas: “Como cidadã e ser humano, tenho o direito natural e legal de me defender de acusações que visam, primeiro, me desumanizar e, depois, me destruir”. A deputada negou que suas ações tenham caráter intimidatório, afirmando: “A quantidade de processos é proporcional ao número de ataques recebidos e não é uma tentativa de intimidar ou silenciar a imprensa”. (Saiba+) Monitor da Abraji classifica Júlia Zanatta como uma das principais assediadoras judiciais Júlia Zatanna Reprodução/Palavra Aberta/TV Câmara EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação No site da Rede JP está disponível o texto que aborda a crescente conscientização da população negra em relação aos seus direitos, enfatizando o papel essencial da comunicação nessa mudança. Ele destaca o aumento significativo dos processos de injúria racial e o impacto da mídia na disseminação de informações sobre racismo. No entanto, especialistas apontam que, apesar desse progresso, a estrutura racista persiste, e a luta por uma sociedade mais justa ainda enfrenta desafios. A mudança é lenta e requer esforço contínuo, tanto da população quanto dos profissionais de comunicação, para combater o racismo estrutural e alcançar equidade racial. (Saiba+) O lançamento do Relatório de Impacto da Articulação pela Mídia Negra, reunindo importantes líderes da comunicação no Brasil, pode ser assistido no canal da Fenaj no YouTube. O evento, realizado em formato de live, contou com a participação de Samira de Castro (presidente da Fenaj), Fabio Soares (Cojira-SP), Kátia Brasil (Amazônia Real), Marcelle Chagas (Rede JP), Ronaldo Matos (Desenrola, Não me Enrola) e Valdice Gomes (Cojira-AL). Entre os principais marcos abordados no relatório está a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Antirracista, estabelecido pelo Governo Federal em 2024. A Articulação pela Mídia Negra, que reúne 55 veículos e entidades de comunicação, tem como objetivo central fomentar políticas públicas para promover a igualdade racial na mídia brasileira. O vídeo traz conteúdo essencial sobre os avanços e desafios da comunicação no Brasil. População negra está mais familiarizada com os seus direitos. Mas só isso basta para uma plena sociedade comunicativa antirracista? Live de lançamento do Relatório de Impacto da Articulação pela Mídia Negra está disponível no canal da Fenaj

Edição 1.479 página 6 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O relatório anual de comportamento de consumo de mídia do Ofcom, órgão regulador de comunicações britânico, foi destacado nas manchetes nesta semana sob um ângulo surpreendente para um país que durante décadas teve seu jornalismo dominado pela BBC: pela primeira vez na história desse acompanhamento, mais pessoas declararam informar-se pela internet do que pela TV. O resultado reflete a conhecida diferença de hábitos entre gerações já registrada em centenas de pesquisas mundo afora. A TV reinava soberana desde a década de 1960 no Reino Unido, quando desbancou os jornais e o rádio. E isso tem a ver com a BBC, uma potência que domina o ecossistema de mídia do país e segue forte apesar de crises sucessivas. Nesta semana ela teve que lidar com mais uma: o ex-âncora Huw Edwards, uma das maiores estrelas da casa, foi condenado por posse de imagens pornográficas de crianças, um choque para a população que se acostumou a vê-lo todas as noites apresentando o telejornal das 22 horas. A condução da BBC no caso tem sido fortemente criticada, e manifestantes diante do prédio do Tribunal, quando o veredito foi anunciado, atacaram mais a rede do que o apresentador. No entanto, mesmo que a BBC não enfrentasse nenhuma crise reputacional ela estaria de qualquer forma sendo vítima da mudança geracional no consumo de notícias atestada pelo Ofcom. Sete em cada dez (71%) adultos do Reino Unido passaram a se informar por fontes online, que ultrapassaram a televisão por um ponto percentual. A categoria online engloba não apenas as mídias sociais mas também podcasts, serviços de mensagens, sites e aplicativos Relatório de consumo de mídia no Reino Unido aponta a ultrapassagem histórica da TV pelo online na terra da BBC acessados através de qualquer dispositivo − incluindo os da BBC. Isso acaba criando uma certa confusão, pois conteúdo de veículos de imprensa tradicionais e de jornalistas influenciadores estão nesse conjunto. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 88% acessam notícias online, segundo o órgão regulador. Apenas 34% das pessoas com mais de 75 anos fazem o mesmo. Considerando o envelhecimento natural da população, o futuro não parece promissor para os canais tradicionais de notícias. O rádio permaneceu estável e os jornais impressos continuaram a cair. O site da BBC aparece como o preferido para os adultos que acessam diretamente as plataformas online, citado por 59% do público. A força da rede pode ser medida pela distância para os que vêm em seguida: Sky News e The Guardian são citados por 20% e o tabloide Daily Mail, por 19%. O problema para ela e para as demais reside na idade. As redes sociais foram mais uma vez confirmadas como um componente significativo do consumo de notícias via internet. Mais da metade dos entrevistados acima de 16 anos (52%) as utilizam atualmente para essa finalidade, cinco pontos percentuais acima do resultado de 2023. Oito em cada dez entrevistados com idade entre 16 a 24 anos disseram informar-se por elas, enquanto menos da metade (49%) dessa faixa etária usa a TV para notícias. O órgão regulador britânico procurou ainda entender o que pensa uma parcela do público pouco observada: os adolescentes entre 12 e 15 anos. TikTok (30%), YouTube (27%) e Facebook/Instagram (ambos com 21%) foram apontados como as fontes individuais de notícias mais usadas por eles, sendo que 12% dos adolescentes citaram o TikTok como sua principal fonte. Embora os dados acentuem as preocupações da mídia tradicional, há notícias boas para o jornalismo. Uma esmagadora maioria (96%) dos adultos do Reino Unido disse ao Ofcom que consome notícias de alguma forma, tranquilizando aqueles que temem a evasão do noticiário. Embora o uso das mídias sociais e outras fontes online para acesso a notícias tenha aumentado, as plataformas tradicionais as superam em uma série de classificações de atributos, segundo o relatório do Ofcom − em particular confiança, precisão e imparcialidade. Há clientela interessada em bom conteúdo. O desafio é entregar notícias no canal e no formato apropriados, acompanhando a tendência geracional sem enfiar a cabeça na areia. O relatório completo pode ser visto aqui.

Edição 1.479 página 7 conitnuação - MediaTalks HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Mais assédio − Em uma corajosa entrevista coletiva para meios de comunicação internacionais, a Associação de Jornalistas de Hong Kong (HKJA) denunciou o agravamento das perseguições a profissionais de imprensa por parte do governo controlado pela China nos últimos três meses, em uma operação considerada sem precedentes. No encontro realizado em 13/9 e em um comunicado, a HKJA revelou que jornalistas de 13 veículos de mídia locais e internacionais, incluindo os sites InmediaHK, HK Feature, Hong Kong Free Press e duas instituições de imprensa de ensino de jornalismo, foram submetidos a “ataques sistemáticos e organizados” desde junho deste ano. As perseguições não são apenas contra os jornalistas, estendendo-se a familiares e pessoas próximas a eles, e “não podem ser toleradas”, disse a presidente de HKJA, Selina Cheng. Setembro Amarelo − Neste mês em que vários países dedicam atenção à prevenção do suicídio – no Brasil o movimento ganhou o nome de Setembro Amarelo –, diversas campanhas destacam a importância da representação, que envolve linguagem apropriada e formas de abordar questões relacionadas ao bem-estar emocional, reduzindo o estigma e favorecendo um debate informado. Os temas escolhidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para assinar até 2026 as iniciativas visando reduzir as taxas de suicídio são “Mudando a Narrativa” e “Começando a Conversa”, enquanto o Setembro Amarelo brasileiro adotou o lema “Se Precisar, Peça Ajuda”. Mas para pedir ajuda é preciso quebrar o estigma. Segundo a OMS, pelo menos 700 mil pessoas tiram a própria vida por ano no mundo – e muitas dessas mortes seriam evitáveis com mais informação e menos estereótipos, como apontam especialistas entrevistados para um reportagem especial sobre Saúde Mental e Comunicação publicada há duas semanas. Fotos com iPhone − O iPhone Photography Awards anunciou os vencedores da edição 2024, e entre eles estão as melhores fotos de animais feitas com o smartphone da Apple. O concurso, que é realizado desde 2007, recebeu este ano milhares de imagens de fotógrafos de mais de 140 países, que se inscreveram nas 14 categorias da competição. O brasileiro Daniel De Cerqueira ficou em primeiro lugar na categoria Crianças. As fotos premiadas de animais feitas com iPhone mostram cachorros, pinguins, aves e animais selvagens como elefantes e zebras. Conheça os três primeiros colocados e os fotógrafos que receberam menções honrosas. Violência na Suécia − Para estupefação de todos, a antes segura e pacífica Suécia transformou- -se em uma espécie de capital europeia do crime organizado: tiroteios e explosões mergulham boa parte da população em um transe coletivo de medo, ansiedade e insegurança, e a violência passou a ocupar um espaço nunca visto na mídia. Gangues de tráfico de drogas se reproduzem como células, e o índice de mortes por armas de fogo na Suécia é hoje o segundo maior da Europa – atrás apenas da Albânia. Na última década, a ocorrência de tiroteios com vítimas fatais mais do que triplicou nesta nação de dez milhões de habitantes. Em 2022, foram registrados 391, com 62 vítimas fatais. Preso por assassinato − O ex-governador Joel Reyes entregou-se à polícia das Filipinas pelo suposto envolvimento no assassinato do jornalista ambiental Gerry Ortega, que havia denunciado corrupção em sua administração na província de Palawan. Reys chegou a ficar três anos preso pelo crime, ocorrido em 2011, mas um Tribunal de Apelações anulou as acusações. Em 2023 a Suprema Corte ordenou que o ex-governador voltasse para a cadeia e enfrentasse novo julgamento, mas desde então ele estava foragido, até se entregar em 11/9 ao National Bureau of Investigation (NBI), em Manila. Esta semana em MediaTalks Daniel De Cerqueira

Edição 1.479 página 8 Comunicação Corporativa n Alexandre Elmi despediu-se em agosto da Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, onde por 1 ano e 8 meses exerceu o cargo de secretário adjunto de comunicação. Ele também foi, por quase 3 anos e meio, diretor de Jornalismo da mesma secretaria e esteve na equipe de jornalistas da Zero Hora por 8 anos e 9 meses, tendo ali atuado como repórter e, depois, editor de Geral e Esportes. Internacional n Paula Kasparian, que atuou como diretora de marketing do D4U USA Group por 4 anos e 3 meses, em Boca Raton (Miami), está de trabalho novo nos EUA: começou em setembro como chief business officer na Alexandre Law Firm (Alfa). Nos tempos de Brasil, esteve em Burson-Marsteller (atual Burson), Museu da Imagem e do Som (MIS) e Sesc-SP. Maranhão n Elis Ramos, gerente de comunicação territórios Norte, despediu-se em agosto da Vale, onde esteve por cerca de 24 anos, passando por diversas funções e praças, entre elas São Luís, Belém, Belo Horizonte e Vitória. Ela também se despediu da liderança do Capítulo Aberje Amazônia, passando o bastão para Mônica Alvarez, da Alubar. Paraná n Luciano Fonseca, gerente de comunicação regional na Arteris S/A, em São José dos Pinhais, deixou a concessionária de rodovias em agosto, após pouco mais de 2 anos e meio de casa. Ele também foi da InPress Porter Novelli e do Detran-SP. Rio de Janeiro n Flavia Diniz, que atuou na edição 2018 do Rock in Rio, no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio (2016) e na Copa do Mundo (2010), assumiu em agosto a Gerência de Relações Públicas da Vibra (setor petrolífero). Paula Kasparian Elis Ramos Mônica Alvarez Luciano Fonseca Flavia Diniz Rio Grande do Sul Alexandre Elmi deixa a Secom do Governo do Estado n Leandro Conti despediu-se neste início de setembro da Hotmart, companhia em que esteve por 4 anos e onde exercia o cargo de vice-presidente global de assuntos corporativos. Antes, liderou a comunicação corporativa e assuntos afins em companhias como UnitedHealth Group Brasil, Syngenta (Brasil e Suíça), Bayer, Henkel, Philip Morris e Nextel. u Mariana Rosa, gerente de comunicação corporativa, segue na liderança da comunicação da empresa. u Em mensagem que publicou no Linkedin, comunicando a saída da empresa, Conti diz: “A empresa optou por dividir a minha responsabilidade e equipe com outras áreas e eliminou minha posição. Tudo com muito respeito, transparência e compensações justas. Fiquei triste, claro. E bastante emocionado com as muitas mensagens de agradecimento e carinho que recebi dos colegas. Saio com imensa gratidão, mantendo as portas abertas, com um legado construído e novos conhecimentos, habilidades e relacionamentos que dificilmente teria conseguido de outra forma. E que, agora, me abriram tantas possibilidades que poderei escolher os próximos passos com tranquilidade.” São Paulo Leandro Conti deixa a Hotmart,... n Ligia Sato despediu-se neste início de setembro da Latam Airlines, após 14 anos na empresa, período em que atuou com Sustentabilidade, Meio Ambiente, Relações com a Imprensa e Relações Governamentais/Institucionais. Enquanto define os próximos passos profissionais, vai atuar como consultora de sustentabilidade da PWTech, startup que possibilita a chegada de água tratada a regiões remotas do País e do mundo por meio de um inovador sistema de purificação compacto e portátil. Leandro Conti ...Ligia Sato, a Latam Airlines,... Ligia Sato

Edição 1.479 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Helena Prado, fundadora e que nos últimos 5 anos presidiu o Conselho da PinePR, está de volta à operação como sua presidente executiva, continuando tendo ao lado a CEO Fabiana Ramos. Nos últimos anos, Helena esteve envolvida diretamente no direcionamento estratégico da PinePR, enquanto acumulou experiências em outras organizações, como na EY, onde foi líder de comunicação externa e marca para a América do Sul, e na startup Quero Educação, onde atuou como head de comunicação e employer branding. E mais... n Aline Silva despediu-se da FSB, onde estava há 2 anos e era analista sênior, para assumir, em setembro, a função de coordenadora na Néctar Comunicação. Antes, foi assessora de imprensa no Centro Paula Souza e atendimento sênior na Agência No Ar. n Ana Luiza Marins concluiu estágio de quase 2 anos em assessoria de imprensa na BCW e recebeu sua primeira oportunidade de profissionalização na outra agência do grupo, a JeffreyGroup, como executiva de contas júnior, para a conta da Amazon. n Bárbara Lima, diretora de relações públicas, deixou a agência de publicidade Gut São Paulo, em que esteve por 1 ano e 5 meses, até agosto. Ex-Fundação Dorina Nowill para Cegos e Mutato, ela também foi, por pouco mais de 4 anos, vice-presidente do Observatório para Diversidade na Propaganda. Está disponível para frilas e consultorias. n Julia Aronchi despediu-se da Danone, depois de 4 anos como líder da área de comunicação corporativa. Em mensagem postada no Linkedin, informou que decidiu fazer uma pausa na carreira e no mundo corporativo para se dedicar a um mestrado internacional. Anteriormente, ela liderou a comunicação da Mars (1 ano e 7 meses) e da Decathlon (quase 7 anos). ... e Julia Aronchi, a Danone Julia Aronchi Helena Prado assume a Presidência Executiva da PinePR Helena Prado Aline Silva Ana Luiza Marins n Camila Biagianti, que atuou como repórter na AP Vídeo – Produtora Audiovisual e como coordenadora de comunicação na Infograhya Comunicação, começou em julho como executiva sênior na GBR Comunicação. n Christiano Bianco, diretor de atendimento do núcleo de Finanças e Serviços, B2B e Crise, despediu-se em maio da Ketchum, agência em que atuou por 16 anos. No Linkedin, disse: “Sigo em frente, com a certeza de que o novo ciclo da minha carreira profissional será igualmente ou mais enriquecedor”. n Eduarda Rodrigues Moreira, analista júnior, deixou a Loures no final de agosto, após 3 anos e 8 meses de casa (2 deles como estagiária), e começou em setembro na Pros, no atendimento a O Boticário. n Fernanda Funayama Teodoro, analista de marketing júnior, despediu-se da Experta (Rio de Janeiro), em que atuou remotamente por quase 2 anos e meio, até agosto, e integrou-se na sequência ao time de comunicação do Senac-SP, também na função de analista. n Giovanna Marsili Nichi, executiva sênior, despediu-se em agosto da Hill+Knowlton Strategies, após 1 ano e 9 meses de casa, e seguiu para a Weber Shandwick, na mesma função, para o atendimento a BRF/Sadia. Antes, ainda no mesmo Grupo WPP, esteve na Ideal por 2 anos e 3 meses. Outras empresas em que atuou foram CDI e Mercedes-Benz do Brasil. Camila Biagianti Christiano Bianco Eduarda Rodrigues Moreira Fernanda Funayama Teodoro Bárbara Lima Giovanna Marsili Nich

Edição 1.479 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n João Pedro Teles iniciou em junho nova jornada como atendimento na Scale Press. Esteve anteriormente, por 1 ano, como analista de comunicação e responsabilidade social da Bayer, em São José dos Campos, pela Go&Grow. Também foi de FSB e Ecomunica. n Kauane Rezende concluiu estágio de 2 anos na Fato Relevante e foi efetivada na agência em agosto, na função de assessora de imprensa júnior. n Letícia Gouveia assumiu novas funções na Agência Pública, onde está há mais de 2 anos e meio. Deixou o cargo de assistente de comunicação e assumiu o de analista de fidelização de leitores. n Luiza Vaz, analista sênior de comunicação, que esteve por 2 anos e 7 meses na Ketchum, até maio, iniciou nova jornada em junho na Asics Latin America, como analista de marketing sênior. João Pedro Teles Kauane Rezende Letícia Gouveia Luiza Vaz n Marianna Abdo está em um novo cargo no Grupo Ultra. Após 1 ano na coordenação de comunicação externa, foi promovida a gerente de comunicação. Ela também atuou na comunicação da Ultracargo por 8 anos e 4 meses. n Mirla Prieto deixou a Fato Relevante em agosto, após 1 ano e meio gerenciando a equipe de atendimento à CPFL Energia, e foi para a FSB Comunicação, na função de gerente de imprensa. Antes, passou por Grupo AES Brasil e InPress Porter Novelli, ali atuando na gestão da conta da Claro. n Orlando Duarte Figueiredo Neto, ex-editor da CNN Brasil e RP da VW, que teve uma rápida passagem como editor de texto na XMobots, até maio, está agora na equipe de executivos sêniors da BRSA. n Raphael Furtado Laurindo, analista júnior de marketing digital, deixou a Nidec Global Appliance, onde estagiou e esteve por 2 anos 4 meses, e começou em setembro como analista de comunicação interna na Martinelli Advogados. n Tamires Rodrigues, que esteve por 3 anos e 9 meses na RPMA na função de executiva sênior, despediu-se em agosto da agência, iniciando nova jornada como analista sênior na Atvos, empresa produtora de etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar e de sua biomassa. n Vitória Vinhal concluiu estágio em jornalismo no Grupo InPress, no atendimento à Mattel, e foi contratada em julho como assistente na FleishmanHillard, do mesmo grupo, para atuar no atendimento à Shein. Marianna Abdo Mirla Prieto Orlando Duarte Raphael Furtado Laurindo Tamires Rodrigues Vitória Vinhal I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM.

Edição 1.479 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n A Punto Comunicação é a nova agência de PR da TCL Semp, joint-venture criada em 2016 entre a brasileira Semp e a multinacional chinesa TCL, que atua na produção de eletroeletrônicos, como TVs, áudios, condicionadores de ar, smartphones, linha branca e monitores gamer. No atendimento, René Ribeiro (rene.ribeiro@puntocomuni cacao.com.br), Beatriz Russo (beatriz.russo@) e Rafael Perez (Rafael.perez@), com gerência de Bruna Valentim e direção de Daniel dos Santos. E mais... n A MHComm Agência conquistou a conta do Sistema Embelleze, organização brasileira presente em mais de 64 países, que cria e desenvolve produtos para todos os tipos de cabelos. Com isso, passa a cuidar da comunicação institucional das marcas Novex, Maxton, Natucor e Instituto Embelleze. Na coordenação do atendimento, Henrique Malveis e Camila Hirano. n A V3Com conquistou a conta da Embraed Empreendimentos, passando a cuidar do planejamento e das iniciativas de relações públicas, marketing de influência e relacionamento com a imprensa da marca em todo o Brasil. n A Markable Comunicação passou a responder pela comunicação do JAH, rede de franquias de açaí, sorvetes e picolés, que tem 15 anos de atuação, 160 unidades em 13 estados e duas fábricas (Belo Horizonte e Sorocaba). No atendimento, Raquel Dourado, com gerência de Analina Arouche, no núcleo de Gastronomia da agência. n Também a VFR Comunicação, de Vanderlei França, está com novidades em carteira. Conquistou as contas de PR do Grupo We, que cuida da publicidade de marcas como BYD, SBT, EMS, Shopee, Novibet, Drogarias São Paulo e Pacheco, Cacau Show e Riachuelo, entre outras; e da Onil X, gestora de criptomoedas, com 18 escritórios nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Os heads da agência são Ricardo Liguori e Samy Charanek. n A Dix Conteúdo e Relacionamento é a nova agência para assessoria de imprensa da plataforma de educação COC e da Vieira Melo & Lionello (VML), empresa de tecnologia jurídica. Elaine Brazão (elaine.brazao@ dix.inf.br e 11-2787-6238) faz o atendimento para as duas marcas, com gerenciamento de Cristina Fernandes e da diretora Elen Petterson. Licença-maternidade n Bárbara Fabres, gerente executiva de comunicação no Grupo RBS, em Porto Alegre, na organização desde setembro de 2018. n Tamires Vianna, analista sênior de comunicação corporativa na Unimed Nacional, em São Paulo, na organização desde março de 2015. Bárbara Fabres Tamires Vianna Dança das contas Punto conquista a conta da TCL Semp n Executivos de comunicação do setor de seguros reuniram-se em 11/9, na sede da Allianz, em São Paulo, para uma tarde de trabalho, seguida de confraternização. Recepcionados pela equipe de comunicação da empresa, dirigida por Elysangella Nunes, e com coordenação da CNSeg, sob a liderança de Carla Simões, os profissionais puderam acompanhar duas apresentações especiais: da professora Elis Monteiro, especializada em marketing digital, sobre o tema Muito mais que uma rede de currículos: a importância do LinkedIn para a atuação pessoal e profissional; e da futurista Mônica Magalhães sobre Inspiração e provocação: futuro, inovação e tecnologias emergentes. Encontro de comunicação de profissionais da área de seguros Profissionais de seguros n Ederaldo Kosa, fundador e diretor executivo da Linhas Comunicação, liderou o desenvolvimento e está anunciando esta semana o lançamento do IAIH, site focado em conteúdos de inteligência artificial, que será alimentado por equipe de jornalistas com temas como inovação, carreira e tecnologia. u Diz Kosa sobre o projeto, que nasce nas celebrações dos 25 anos da Linhas: “O site vai ao ar em um momento de grande procura do público por conteúdo especializado, informativo e interativo... A fim de compreender os desafios e as oportunidades desse contexto efervescente, o IAIH nasce com o propósito de noticiar, explicar e aprender com as inovações que assombram o mundo. Não se trata de enaltecer ou rejeitar a tecnologia, mas de oferecer um projeto que possa, ao mesmo tempo, ser crítico, divertido e informativo para vários tipos de público”. Lançado esta semana, site IAIH vai focar exclusivamente em inteligência artificial Ederaldo Kosa Pelo mercado

Edição 1.479 página 12 conitnuação - Comunicação Corporativa Livros n Raquel Costa (ex-Oficina Consultoria), gerente da área digital da FSB Holding em Brasília, lançou o livro Saindo do armário e ficando na igreja – Uma história de fé sem religião, em que conta a história de como é ser mulher cristã e homossexual: a dor, a culpa, os desafios. A obra está disponível nas versões impressa e e-book em várias plataformas e também pode ser adquirida aqui. Foto, identificada, e capa Igreja n Margareth Boarini lançou em 17/9 o livro Dos humanos aos humanos digitais e os não humanos – A nova ordem social da coexistência (Publitiddi e Estação das Letras e Cores), fruto da pesquisa de pós-doutorado em que se debruçou sobre como tem se dado essa realidade e os desafios e as oportunidades que ela traz. Raquel Costa Margareth Boarini Agenda 19/9 (quinta-feira) – n A Imagem Corporativa recebe convidados no seu European Day 2024, das 8h30 às 12h30, no Hotel Renaissance. O encontro, que debaterá A encruzilhada europeia, terá as participações de Caio Blinder, Oliver Stuenkel, Roberto Dumas, José Luiz Pimenta, Marcelo Lins, Jonas Lindstrom, Ian Balat, Danielle Moraes, Ciro Dias Reis, José Estanislau do Amaral Souza Neto e Lucila Ribeiro. u No encontro, a agência apresentará pesquisas sobre a visibilidade das empresas brasileiras na Europa e sobre a imagem das empresas europeias no Brasil. n Na mesma quinta, a Jabuticaba Conteúdo reúne convidados no evento Quanto mais velho ... será que fica melhor?, a partir das 17 horas. O encontro contará com palestra da sommelier e jornalista Andrea Beller (A vida é curta demais para beber vinho ruim), com talk show da influencer 60+ Rosângela Marcondes (É preciso saber viver), seguidos de degustação de vinhos de terroirs sulamericanos. Informações aqui. Tuitão do Daniel Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu. Peão de boa leitura, Eurico acordou agoniado. Não tinha certeza se havia sonhado ou tinha ouvido pelo rádio o “elogio” do comentarista ao gesto daquela empresária que, em época de eleição, socializava a fortuna com os políticos do seu entorno de interesses comerciais. Pulou da cama alvoroçado com o “estalo de Vieira” na cabeça. Taí, por que não fazer a mesma coisa com um bolão da loteria? Correu para o computador e abriu suas redes. Foi direto: pessoal, estou socializando o prêmio integral da Megasena. Para participar, basta curtir aqui e enviar o Pix de adesão. Ah, farei o bolão na vitoriosa lotérica do incorruptível João Alves. Até à vitória. Juntos, chegaremos lá. a arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo título e espaços Sonho que se sonha junto O prazo está acabando, mas ainda dá tempo Se sua organização tem um bom case de PR e acredita que ele merece um prêmio, inscreva-o no Jatobá PR. Mas atenção, as inscrições vão só até 30 de setembro Veja+

Edição 1.479 página 13 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. A pesquisa The Podcast Landscape: Podcast Consumption 2024 oferece um panorama detalhado sobre o cenário dos podcasts, revelando mudanças significativas e tendências emergentes que moldam o consumo desse formato de mídia. Os dados revelam que o número de ouvintes ativos de podcasts aumentou para 440 milhões globalmente, marcando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O consumo de podcasts apresenta um crescimento contínuo e robusto. Em 2024, cerca de 45% dos ouvintes regulares relataram um aumento no tempo dedicado à escuta de podcasts, em comparação com o ano anterior. Atualmente, o número total de podcasts disponíveis ultrapassa 3 milhões, o que ilustra uma ampla variedade e intensa concorrência no mercado. O perfil dos ouvintes de podcasts está se diversificando. Embora a faixa etária entre 18 e 34 anos continue a ser a mais significativa, observou-se um aumento especial na audiência de 35 a 54 anos, que agora representa 35% dos ouvintes, um crescimento de 8% em comparação com o ano passado. Este destaque é direcionado ao interesse crescente de profissionais e pessoas em diferentes estágios da vida, que buscam podcasts como fonte de informação, educação e entretenimento. Além disso, 50% dos ouvintes relatam ouvir podcasts enquanto realizam outras atividades, como deslocamentos ou tarefas domésticas, proporcionando flexibilidade e integração dos podcasts no dia a dia. A pesquisa mostra que, embora os podcasts de narrativa e crime verdadeiro continuem sendo populares, há uma demanda crescente por conteúdos relacionados a saúde mental, bem-estar e desenvolvimento pessoal. A audiência de podcasts sobre autoajuda e psicologia aumentou 20%, refletindo uma busca por conteúdos que oferecem valor prático e suporte emocional. Podcasts sobre negócios e finanças também viram um crescimento significativo, com aumento de 15% na audiência. Os ouvintes estão cada vez mais específicos em programas que combinam entretenimento com insights importantes e aplicáveis à vida pessoal e profissional. A tecnologia continua a transformar a maneira como os podcasts são consumidos. O relatório destaca a ascensão dos dispositivos inteligentes, como alto-falantes conectados e fones de ouvido wireless, que facilitam o acesso a conteúdos e personalizam a experiência auditiva. A integração com assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistant, tem permitido que os ouvintes descubram novos conteúdos de maneira mais eficiente, resultando em um aumento de Chega a 440 milhões o número de ouvintes de podcasts no mundo 25% no uso desses dispositivos para ouvir podcasts. Além disso, uma pesquisa aponta que 40% dos ouvintes utilizam aplicativos de podcasts que oferecem recomendações personalizadas com base em seus interesses e hábitos de escuta. A monetização dos podcasts é um ponto crucial abordado na pesquisa. O investimento em publicidade em podcasts cresceu 30% em relação ao ano passado, com o mercado de anúncios para podcasts alcançando a marca de 1,5 bilhão de dólares. Os anunciantes estão cada vez mais atraídos pela capacidade dos podcasts de atingir audiências altamente segmentadas e engajadas. Uma pesquisa revela que 55% dos investidores compartilham os anúncios em podcasts menos invasivos do que em outros meios de comunicação, o que aumenta a eficácia das campanhas publicitárias. Modelos de monetização como assinaturas e pagamentos diretos também estão ganhando popularidade, com 20% dos ouvintes passando a pagar por conteúdo exclusivo. Apesar do crescimento, o mercado de podcasts enfrenta desafios significativos. A saturação de conteúdo e a intensa concorrência representam preocupações constantes para os produtores, que precisam ser inovadores para se destacarem. A pesquisa ressalta a necessidade de estatísticas mais precisas e planejadas para avaliar o impacto e o alcance dos podcasts. Além disso, a dificuldade em medir com precisão o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas publicitárias em podcasts ainda é um obstáculo a ser superado. Mesmo assim, o futuro dos podcasts parece promissor, com tendências emergentes que podem moldar o panorama do setor. A pesquisa sugere que a integração de tecnologias de inteligência artificial e machine learning será crucial para a personalização do conteúdo e a criação de experiências mais envolventes para os ouvintes. Além disso, o crescimento dos modelos de monetização baseados em assinaturas e o aumento da colaboração entre produtores e marcas revelam novas oportunidades para o setor. Espera-se que os podcasts se tornem uma plataforma ainda mais relevante para a publicidade, com o potencial de criar novas formas de engajamento e interação com o público. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. São 34 categorias. Seu case certamente cabe em uma delas O Jatobá PR tem 11 categorias para grandes agências, 11 para butiques e 11 para as demais organizações. E uma internacional aberta a todos Veja+

Edição 1.479 página 14 AGRO Patrocínio n As transformações e tendências do jornalismo digital e de dados estarão na pauta do 2° Diálogos Agrojor. O encontro, promovido pela Rede Brasil de Jornalistas Agro, será em 29 de outubro, a partir das 9h, no Auditório da FIA – Fundação Instituto de Administração (Avenida Doutora Ruth Cardoso, 7.221), em São Paulo. u Com formato híbrido (presencial e online), a edição 2024 do encontro já tem as presenças confirmadas do consultor em Comunicação Marc Tawil e de Kátia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A mediação e apresentação será de Lilian Munhoz. u “Diálogos tem um propósito diferente dos eventos tradicionais da Agrojor: ele traz a visão de colegas que não atuam no Agro”, explica Vera Ondei, presidente da Rede Agrojor. “Neste sentido, construímos uma programação que busca atender às ‘dores’ dos jornalistas do setor, com um debate que trará insights sobre o papel dos comunicadores frente às grandes mudanças do digital”. u As inscrições estão abertas no Sympla, com condições exclusivas para associados da entidade. E mais... n Termina nesta sexta-feira (20/9) o período de inscrições do Prêmio Abapa de Jornalismo 2024. Promovido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão, o concurso, que está em sua quarta edição, reconhecerá trabalhos de destaque publicados em veículos de todo o País sobre a cotonicultura no Estado da Bahia. No total, serão distribuídos R$ 117 mil em prêmios, troféus e certificados aos primeiros colocados. Mais informações em www.abapa.com.br. n O portal Boi a Pasto, especializado em pecuária, está com novo e-mail para pautas: [email protected]. n Foi ao ar em 9/9 a primeira edição do AgroBand, novo programa diário sobre agronegócio do Grupo Bandeirantes. Com apresentação de Valteno de Oliveira e Carolina Rabelo, é exibido de segunda a sexta-feira, das 8h às 8h15, na TV Bandeirantes e nos canais Agromais e Terraviva. Reúne notícias do segmento no País e no mundo, com ênfase em assuntos como debates no Congresso, exportações, sustentabilidade, insumos, meio ambiente, tecnologia, formação de mão de obra, gestão, capacitação do produtor rural e cooperativismo. u Também integram o time o repórter especial Sebastião Garcia, os correspondentes internacionais Márcia Carmo, no Cone Sul, Eduardo Barão, na América do Norte, e Felipe Kieling e Sonia Blota, na Europa. u Produzido em parceria com o sistema CNA e o Senar, AgroBand também está disponível no aplicativo Bandplay e no canal Band Jornalismo no YouTube. AgroBand estreia em cadeia nacional por Band, Agromais e Terraviva Valteno de Oliveira e Carolina Rabelo Katia Brembatti e Marc Tawil falarão sobre jornalismo digital e de dados no 2º Diálogos Agrojor Marc Tawil Katia Brembatti O Troféu Jatobá PR tem premiações regionais? Tem, para as 5 regiões No Jatobá PR, além de concorrer nas categorias tradicionais, todos os cases disputam automaticamente os troféus regionais de Cases do Ano Veja+

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