Jornalistas&Cia 1477

Edição 1.477 página 4 n O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) lançou em 3/9 o Manual de Jornalismo Local 2024, guia com recomendações sobre o trabalho de cobertura jornalística local. A edição inclui informações sobre as eleições municipais deste ano. O manual tem edição de Angela Pimenta e Francisco Belda. Esta edição aborda temas como ética, transparência, checagem, dados e impacto, além de temas específicos sobre as eleições como TSE, políticas públicas e panorama municipal. u O lançamento do manual foi marcado com um debate organizado pelo Observatório da Imprensa com o tema O jornalismo local e as eleições municipais de outubro. Participaram do debate, além de Belda e Pimenta, Paulo Talarico, cofundador e diretor de treinamento e dados da Agência Mural, Carlos Castilho, ex-editor do Observatório da Imprensa, e Katia Brasil, editora executiva da Agência Amazônia Real. A mediação foi de Denize Bacoccina, editora do Observatório da Imprensa. n A mídia comandada por afro- -brasileiros é tão antiga quanto a existência da imprensa no Brasil. Contudo, é inegável que a popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) tornou mais fácil, mais barato e até mais eficiente a produção e irradiação de conteúdo noticioso. Hoje, pode-se abrir uma rádio, uma TV ou um jornal na internet e falar para o mundo! u Ainda estamos no começo da pesquisa e da produção de entrevistas para a reportagem especial da edição de aniversário de J&Cia sobre o perfil e os desafios da mídia negra na atualidade. No entanto, já conseguimos captar alguns dados interessantes: a nova cena do jornalismo independente é liderada por mulheres. As redações com equipes exclusivamente femininas chegam a 31% dos veículos pesquisados pelo Fórum Permanente pela Igualdade Racial (Fopir). Outro dado que chama a atenção é a força do Nordeste, onde estão baseadas 35,4% das mídias independentes. O Sudeste aparece na liderança, com 44,4%. u Um ponto de atenção é que o setor, no geral, vive em um contexto de baixa sustentabilidade financeira. De acordo com números da Associação e Jornalismo Digital (Ajor), menos de 20% dos veículos se mantém por meio de anúncios diretos ou via AdSense, do Google. u Para conduzir esse trabalho, J&Cia convidou Rosenildo Ferreira, fundador e diretor do site 1 Papo Reto, eleito em mais de uma ocasião entre os +Admirados Jornalistas Brasileiros. u A edição circulará em 25 de setembro. Organizações interessadas em apoiá-la podem procurar Silvio Ribeiro pelo e-mail [email protected] ou whatsapp 19-97120-6693. Projor lança Manual de Jornalismo Local 2024 J&Cia 29 anos Especial de aniversário vai se debruçar sobre Os empreendedores negros e negras na imprensa brasileira Edição, liderada por Rosenildo Ferreira, vai circular no dia 25 de setembro Rosenildo Ferreira conitnuação - Últimas

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==