Edição 1.477 página 27 Internacional Curtas n A National Endowment for Democracy (NED) está concedendo subsídios para apoiar propostas de projetos de grupos não governamentais para o avanço das metas democráticas e o fortalecimento das instituições democráticas. Mídias independentes, associações e grupos cívicos de todo o mundo podem concorrer. As inscrições vão até 9 de setembro. n Durante reunião realizada em Brasília, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) aprovou a criação do cargo de presidente-executivo, que será ocupado por Cristiano Lobato Flôres e um Comitê Executivo Institucional, composto pelo presidente-executivo, pelo presidente do Conselho Superior e pelos conselheiros Caique Agustini, Fernando Fischer, Flávio Lara Resende e Paulo Tonet Camargo. Essas mudanças serão formalizadas por uma reforma estatutária, sujeita à aprovação em setembro, e implementadas gradualmente até agosto de 2025. Até lá, Flávio servirá como presidente, sendo sucedido por seu vice, Roberto Cervo Melão. n Na campanha eleitoral deste ano, a Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), formada por 11 organizações da sociedade civil, monitorará ataques à imprensa em nove grandes cidades com foco na violência digital, além da offline em todo o País. O Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da UFES ajudará a coletar dados de ataques nas redes sociais X e Instagram. Serão divulgados relatórios semanais sobre os principais ataques e agressores. Ao final das eleições, um relatório completo com análises e recomendações para políticas públicas e regulação digital será publicado. n O estudo Como o Brasileiro se Informa?, realizado pela Fundamento Análises, com apoio da Aner e do Instituto Palavra Aberta, revelou que 29% dos entrevistados preferem jornais, revistas, rádio e TV, enquanto 24% escolhem portais de notícias. Ainda de acordo com a pesquisa, 59% não confiam nas redes sociais. Comparada a 2016, a confiança nas redes sociais aumentou de 14% para 24%, enquanto a TV caiu de 22% para 17% e o jornal impresso, de 3% para 2%. Apesar da busca por meios diversos de notícias, os números confirmaram que brasileiros ainda acreditam que os tradicionais têm maior credibilidade. Veja o estudo completo aqui. n Está aberto o período de credenciamento para o Digitalks Expo 2024. Este ano, o evento será nos dias 25 e 26 de setembro, no São Paulo Expo. O encontro reunirá líderes, especialistas e influenciadores de diversos segmentos para discutir e mostrar, na prática, as principais inovações, tendências e desafios do mercado digital. A programação completa pode ser conferida aqui. Jornalistas interessados em se credenciar devem preencher o formulário. n Com a proximidade das eleições municipais de 2024, Roberta Garcia lançou o programa Papo de Preta Progressista (3P). Nele, entrevista e destaca os projetos de mulheres negras de todo o Brasil que estão concorrendo a prefeituras e câmaras municipais. Até o momento, já foram entrevistadas a candidata a vereadora de Curitiba, Evelin Moreira (PT), a de Salvador, Gleide Davis (Psol), e Talíria Petrone, que concorre à prefeitura de Niterói. A live mais recente, em 4/8, recebeu o Coletivo Vozes Negras Periférica (PT), que concorre à vereança em Taboão da Serra (SP). O 3P é transmitido ao vivo pelo Instagram da jornalista todas as terças e quartas-feiras, às 20 horas. n Redações brasileiras podem se unir a uma campanha promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) em celebração ao Dia Mundial do Jornalismo (28/9). A campanha, organizada pelo Fórum Mundial de Editores (WEF) e pela Canadian Journalism Foundation (CJF), inclui artigos de opinião, anúncios e vídeos para mídias sociais com a mensagem deste ano: Escolha a Verdade. As redações interessadas devem se inscrever para receber o conteúdo a partir de 13 de setembro, com embargo até 24 de setembro. Mais informações estão disponíveis aqui. Roberta Garcia Reprodução/Instagram
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