Jornalistas&Cia 1477

Edição 1.477 - 4 a 10 de setembro de 2024 n O Portal dos Jornalistas, braço digital deste J&Cia, criou perfis nas plataformas Threads, do Instagram, e Bluesky. Com a suspensão das atividades do X (ex-Twitter) no Brasil, o portal vai seguir agora no Threads e no Bluesky com o trabalho que fazia na plataforma. Links de matérias e especiais, dicas de livros, oportunidades de prêmios e informações sobre a série +Admirados da Imprensa estão entre alguns dos conteúdos que o leitor poderá encontrar nos perfis do Portal dos Jornalistas no Threads e no Bluesky. u Vale lembrar que o portal também está no próprio Instagram, com o perfil @portaldosjornalistas, que deve voltar a ser abastecido em breve, com posts diários no feed e nos stories. Além disso, tanto o Portal dos Jornalistas quanto este J&Cia estão no LinkedIn, rede na qual compartilhamos as principais informações da edição da semana e as últimas notícias do mercado do jornalismo e da comunicação brasileira e internacional. E o nosso canal no YouTube transmite ao vivo eventos essenciais para a profissão, como as edições dos +Admirados da Imprensa. u Sigam-nos nas redes sociais: Threads: @portaldosjornalistas, Bluesky: @portaljornalistas.bsky. social, Instagram: @portaldosjornalistas, LinkedIn: Portal dos Jornalistas e Jornalistas&Cia, YouTube: Portal dos Jornalistas. n No ano em que a campanha Setembro Amarelo completa seu 30º aniversário, um marco que reflete o avanço significativo no debate sobre saúde mental no mundo, o MediaTalks lança uma edição especial explorando como a construção de um diálogo mais aberto e inclusivo sobre o tema pode contribuir para mudar os rumos da crise do bem-estar emocional. u O novo especial, composto por uma revista e uma página dedicada no MediaTalks, traz um olhar internacional sobre a questão a partir de Londres, com a participação das correspondentes Cláudia Wallin (Suécia), Eloá Orazem (EUA) e Fernanda Massarotto (Itália), sob o comando de Luciana Gurgel. u A edição apresenta pesquisas mostrando a extensão da crise, análises de jornalistas e especialistas de vários países e iniciativas destinadas a informar e a reduzir o estigma que muitas vezes impede a busca de apoio, em linha com o tema do Setembro Amarelo deste ano: “Se precisar, peça ajuda!”. u Embora não mencionado nos pilares ESG, o bem-estar emocional tornou-se uma prioridade nas corporações, envolvendo não apenas os colaboradores, mas também os públicos com os quais se relacionam. u Entre os protagonistas da questão estão jornalistas e comunicadores. Ao mesmo tempo em que se alinham entre os mais acometidos pela crise do burnout, têm um papel central na busca do aprimoramento da representação, dos canais de ajuda e da forma de dialogar sobre questões emocionais, tanto dentro como fora das empresas. u No Especial MediaTalks Saúde Mental, saiba mais sobre: • Narrativas e canais: o papel da imprensa, da comunicação e dos líderes na informação, no combate ao estigma e no incentivo à busca de ajuda. • Cuidando de quem informa: pesquisas revelam o que leva jornalistas, comunicadores e profissionais da indústria criativa ao burnout e especialistas sugerem caminhos para responder ao desafio. • Combate a mitos e estigma: Campanhas e guias mostram como falar e escrever sobre saúde mental e suicídio com sensibilidade e sem estereótipos. •Impacto das redes sociais: como lidar com efeitos do assédio online e do conteúdo nocivo que contribui para problemas emocionais de adultos e crianças? n Leia aqui a edição completa, que contou com o apoio de Enel Brasil, Cristália e das agências InPress Porter Novelli e RPMA. u E visite a página do especial MediaTalks Saúde Mental, com conteúdos adicionais e atualização durante o mês de setembro. Portal dos Jornalistas cria perfil no Threads e no Bluesky; siga nosso trabalho nas redes sociais! Novo Especial MediaTalks Como a representação adequada e canais de diálogo podem mudar os rumos da crise do bem-estar emocional Luciana Gurgel Cláudia Wallin Eloá Orazem Fernanda Massarotto

Edição 1.477 página 2 Últimas n O recém-inaugurado Distrito Anhembi recebe de 6 a 15 de setembro a 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O maior evento literário da América Latina retorna assim à sua tradicional casa, depois de um hiato de seis anos em que teve uma edição (2020) cancelada por causa da pandemia da Covid-19 e a seguinte (2022) realizada em outro endereço, no Expo Center Norte, por causa das obras no Anhembi. u E o retorno promete ser em grande estilo. Com 100% dos espaços ocupados, serão 75 mil m² disponíveis ao público, 15% mais do que em 2022, e 17.267 mil m² de áreas comerciais, o que representa um aumento de 45,20% em relação à última edição. No total, foram confirmados 227 expositores, que disputarão a atenção de cerca de 600 mil visitantes em dez dias de evento. u Outro destaque será a programação cultural, que contará com mais de 2 mil horas de eventos, entre palestras, debates, apresentações e sessões de autógrafo. Entre os espaços disponíveis estão a Arena Cultural, dedicada para os visitantes terem contato com autores de best-sellers nacionais e internacionais; a BiblioSesc, com bate-papos, contações de histórias e apresentações artísticas; o Espaço Educação, que promoverá encontros para discutir temas como educação ambiental, inovação e diretrizes públicas; e o Salão de Ideias, espaço que trará autores para gerar discussões atuais sobre questões de relevância social e cultural; além de três espaços oficiais para autógrafos. u Todos eles contarão com a presença de jornalistas. Confira a programação dos eventos que contarão com a participação de jornalistas. A lista completa está disponível no site da Bienal: 6/9 (sexta-feira) • 13h (Arena Cultural) – De pai para filhos: O legado criativo e empreendedor de Mauricio de Sousa, com Monica Souza e Marcos Saraiva, e mediação de Renata Sturm • 14h45 (Arena Cultural) – Narrativas da vida urbana: Um bate-papo sobre o cotidiano e a escrita, com Elizandra Souza, Sérgio Vaz e Cidinha da Silva • 15h (Salão de Ideias) – Os descaminhos da fé: Religião, poder e a sociedade contemporânea, com Anna Virginia Balloussier, Viviane Costa e Bruno Paes Manso, e mediação de Reinaldo Lopes • 18h (Literare Books – B41) – Pedro Luiz Dias autografa Maria vive, viva Maria Bienal do Livro de São Paulo começa nesta sexta-feira (6/9) recheada de lançamentos e debates com jornalistas Evento retorna ao Anhembi após seis anos afastado pela pandemia e pelas reformas no antigo Pavilhão • 18h45 (Salão de Ideias) – Mesa Sesc Futebol: menos machismo, menos racismo, com Daniela Alves e Aranha e Milly Lacombe • 19h15 (Arena Cultural) – O papel da memória e do jornalismo na construção da História, com Daniela Arbex e Ariel Palácios 7/9 (sábado) • 17h (Salão de Ideias) – Ayrton Senna: 30 anos, com Leonardo Guzzo e Ernesto Rodrigues, com mediação de Talita Facchini • 17h (Matrix – H87) – Valmir Moratelli autografa A invenção da velhice masculina • 18h45 (Salão de Ideias) – Mesa Sesc LGBTI+: direitos, expressão e afirmação, com Filipe Catto e Renan Quinalha, e mediação de Chico Felliti 8/9 (domingo) • 12h30 (Literare Books – B41) – Christiane Pelajo autografa Uma sobe e puxa a outra 9/9 (segunda-feira) • 14h15 (Arena Cultural) – Vozes de resistência: Arte e cultura na época da Ditadura Militar, com Bruna Ramos da Fonte e Cadão Volpato • 16h (Salão de Ideias) – Mentes sombrias: Explorando o lado obscuro do crime brasileiro, com Ivan Mizanzuk e Ulisses Campbell, e mediação de Beto Ribeiro 10/9 (terça-feira) • 17h (BiblioSesc – Praça da Palavra) – Jornalismo imersivo: podcast e inúmeras formas de contar histórias, com Paula Scarpin e Rita Palmeira • 18h (Salão de Ideias) – 60 anos depois: reflexões e memórias do golpe militar de 1964, com Miriam Leitão e Dênis de Moraes, e mediação de Lu Fernandes • 19h15 (Arena Cultural) – Investigações na História, com o jornalista cubano Leonardo Padura e Samir Machado de Machado, e mediação de Rodrigo Casarin 11/9 (quarta-feira) • 10h30 (Arena Cultural) – A jornada de Verônica Hipólito e a magia das Paralimpíadas, com Joanna de Assis e a atleta Verônica Hipólito, e mediação de Carolina Cespedes • 16h (Salão de Ideias) − Escrita é música: Crônicas das músicas populares brasileiras, com Mauricio Barros de Castro, Michele Miranda e Tom Cardoso, e mediação de Roberta Martinelli • 16h (BiblioSesc – Praça de Histórias) – Contra a mercantilização da natureza: Ecologia + Futuro, com Bernardo Esteves e Sabrina Fernandes • 17h45 (Arena Cultural) – Polarização e censura, com André Marsiglia, Felipe Nunes e Thomas Traumann • 19h (Espaço de Autógrafos 1) – Ulisses Campbell autografa Maníaco do Parque (Matrix) 12/9 (quinta-feira) • 10h30 (Arena Cultural) – Manual do Mundo: Estimulando a curiosidade científica e o pensamento crítico, com Iberê Thenório e Mariana Fulfaro Distrito Anhembi Daniel Deák/SPTuris

Edição 1.477 página 3 • 20h (Editora Senac – H10) – Roseli Tardelli, da Agência de Notícias da Aids, palestra sobre o tema Literatura e Prevenção 13/9 (sexta-feira) • 18h (Papo de Mercado) – Traços de Ziraldo: A Influência do Mestre na Ilustração Brasileira, com Fabio Yabu, JAL (José Alberto Lovetro) e Lorena Kaz, e mediação de Marcelo Alencar 14/9 (sábado) • 13h (Matrix – H87) – Sergio Ramalho autografa Decaído: A história do capitão do Bope Adriano da Nóbrega e suas ligações com a máfia do jogo, a milícia e o clã Bolsonaro • 16h (Rocco – G30) – Bruna Ramos da Fonte autografa Apenas uma mulher latino-americana • 20h (BiblioSesc – Praça da Palavra) – Jogo jogado e falado: outros olhares para o futebol, com Xico Sá e Amara Moira 15/9 (domingo) • 11h (Salão de Ideias) – Eu, chefe de mim, com Nathalia Arcuri • 12h (Espaço de Autógrafos 1) – Nathalia Arcuri promove sessão de autógrafos de seus livros u Além da programação oficial, muitas editoras promoverão sessões de autógrafos em seus estandes com os autores após suas participações nos debates. Apoio à imprensa u A Communica Brasil (bienaldolivrosp@communicabrasil. com.br) é a agência responsável pelo relacionamento com a imprensa da Bienal do Livro. A equipe, formada por Andrea Funk (andrea@ e 11-99173-9120), Cássia Cunha (cassia@ e 981225602) e Lucas Almeida (lucas@ e 93945-0779), estará disponível durante todos os dez dias de evento. n Breno Altman, do Brasil 247, foi condenado pela Justiça de São Paulo a três meses de prisão em regime aberto por injúria contra o economista Alexandre Schwartsman e André Lajst, presidente da StandWithUs Brasil. O juiz Fabrício Reali Zia substituiu a pena pelo pagamento de 15 salários mínimos (R$ 21,1 mil) ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Cabe recurso da decisão. u A sentença ocorreu após uma postagem de Altman na rede social X, onde chamava os dois de “covardes e desqualificados”. A publicação foi feita em resposta a um artigo de Schwartsman na Folha de S.Paulo, no qual o economista chamou-o de “kapo”, um termo ofensivo, para designar judeus que colaboravam com os nazistas. Altman também entrou com uma queixa-crime contra Schwartsman, alegando que o termo é uma das maiores ofensas para um judeu. u O juiz Fabrício Reali Zia considerou que Altman ofendeu a honra de Schwartsman e Lajst, excedendo a liberdade de expressão. Altman argumentou que estava se defendendo, mas o juiz rejeitou essa alegação, afirmando que a resposta deveria ter sido dada no mesmo contexto e tempo do ataque. u O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) publicaram uma nota em solidariedade a ele, considerando a decisão “totalmente equivocada e injusta”. Sindicato de SP e Fenaj saem em defesa de Breno Altman, condenado por injúria contra Alexandre Schwartsman e André Lajst Breno Altman Reprodução/Causa Operária n Marcelo Torres, ex-âncora do SBT Brasil, foi anunciado nessa terça-feira (3/9) para compor o time de apresentadores da CNBC Brasil, canal de notícias que estreia em novembro. No início da semana, ele já havia confirmado sua saída do SBT após 19 anos na emissora. u Com mestrado em Jornalismo Internacional pela University of Westminster, em Londres, Torres tem experiência em coberturas internacionais importantes, como a Guerra do Iraque e a Primavera Árabe. Perguntado sobre sua nova fase profissional, demonstrou entusiasmo: u “É um movimento empolgante na minha carreira, já que vai me permitir usar toda a experiência que acumulei para não apenas levar o noticiário ao público, mas também analisá-lo com a ajuda de especialistas. Enxergo como missão promover informações precisas e pontos de vista instigantes. Entregar fatos junto com contexto é oferecer valor ao público”. u Antes de sua longa trajetória no SBT, onde atuou como repórter, âncora e recentemente como correspondente na Argentina, Torres trabalhou por seis anos como repórter na TV Globo. u Douglas Tavolaro, CEO e fundador da CNBC Brasil, ressaltou a importância da chegada de Torres para a emissora: “Marcelo é um rosto conhecido pelos brasileiros. Suas experiências como correspondente internacional o colocaram em coberturas dos eventos mais significativos do mundo. Ele é um jornalista de grande credibilidade”. u Christiane Pelajo e Fábio Turci também foram contratados nesta semana pela nova emissora all news. Cada um vai ancorar seu próprio telejornal no horário nobre. Eles foram colegas na GloboNews por quase 20 anos. Christiane hoje é palestrante em empresas e Turci tem formação acadêmica em mercado financeiro. Ex-âncora do SBT, Marcelo Torres vai para a CNBC Brasil Emissora também contrata Christiane Pelajo e Fábio Turci Marcelo Torres Reprodução/Instagram Christiane Pelajo Fábio Turci conitnuação - Últimas

Edição 1.477 página 4 n O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) lançou em 3/9 o Manual de Jornalismo Local 2024, guia com recomendações sobre o trabalho de cobertura jornalística local. A edição inclui informações sobre as eleições municipais deste ano. O manual tem edição de Angela Pimenta e Francisco Belda. Esta edição aborda temas como ética, transparência, checagem, dados e impacto, além de temas específicos sobre as eleições como TSE, políticas públicas e panorama municipal. u O lançamento do manual foi marcado com um debate organizado pelo Observatório da Imprensa com o tema O jornalismo local e as eleições municipais de outubro. Participaram do debate, além de Belda e Pimenta, Paulo Talarico, cofundador e diretor de treinamento e dados da Agência Mural, Carlos Castilho, ex-editor do Observatório da Imprensa, e Katia Brasil, editora executiva da Agência Amazônia Real. A mediação foi de Denize Bacoccina, editora do Observatório da Imprensa. n A mídia comandada por afro- -brasileiros é tão antiga quanto a existência da imprensa no Brasil. Contudo, é inegável que a popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) tornou mais fácil, mais barato e até mais eficiente a produção e irradiação de conteúdo noticioso. Hoje, pode-se abrir uma rádio, uma TV ou um jornal na internet e falar para o mundo! u Ainda estamos no começo da pesquisa e da produção de entrevistas para a reportagem especial da edição de aniversário de J&Cia sobre o perfil e os desafios da mídia negra na atualidade. No entanto, já conseguimos captar alguns dados interessantes: a nova cena do jornalismo independente é liderada por mulheres. As redações com equipes exclusivamente femininas chegam a 31% dos veículos pesquisados pelo Fórum Permanente pela Igualdade Racial (Fopir). Outro dado que chama a atenção é a força do Nordeste, onde estão baseadas 35,4% das mídias independentes. O Sudeste aparece na liderança, com 44,4%. u Um ponto de atenção é que o setor, no geral, vive em um contexto de baixa sustentabilidade financeira. De acordo com números da Associação e Jornalismo Digital (Ajor), menos de 20% dos veículos se mantém por meio de anúncios diretos ou via AdSense, do Google. u Para conduzir esse trabalho, J&Cia convidou Rosenildo Ferreira, fundador e diretor do site 1 Papo Reto, eleito em mais de uma ocasião entre os +Admirados Jornalistas Brasileiros. u A edição circulará em 25 de setembro. Organizações interessadas em apoiá-la podem procurar Silvio Ribeiro pelo e-mail [email protected] ou whatsapp 19-97120-6693. Projor lança Manual de Jornalismo Local 2024 J&Cia 29 anos Especial de aniversário vai se debruçar sobre Os empreendedores negros e negras na imprensa brasileira Edição, liderada por Rosenildo Ferreira, vai circular no dia 25 de setembro Rosenildo Ferreira conitnuação - Últimas

Edição 1.477 página 5 Nacionais n O comentarista esportivo Renato Rodrigues deixou os canais ESPN após oito anos de casa e assinou com a TNT Sports. A expectativa é que ele estreie em breve. Vai participar de programas como De Placa e fará transmissões da Champions League, cuja cobertura terá novo formato na TNT Sports a partir deste ano. u Rodrigues estava na ESPN desde 2015, atuando principalmente como comentarista esportivo. Trabalhou também no DataESPN, projeto de estatísticas de futebol da emissora. Antes da ESPN, fez parte da equipe de scout de desempenho do Corinthians, entre 2013 e 2015. n Em meio a perseguições e censura do governo contra a imprensa na Venezuela, jornalistas locais passaram a usar avatares gerados por inteligência artificial como meio de continuar noticiando os acontecimentos no país de forma segura. A iniciativa, chamada Operación Retuit, reúne mais de 100 jornalistas de 20 organizações independentes, que trabalham em conjunto para garantir a divulgação das informações. u Por trás dos apresentadores, nominados como El Pana e La Chama, a equipe de profissionais traz informações reais e verificadas. Criado pelas alianças informativas Venezuela Vota e La Hora de Venezuela, da plataforma Connectas, o noticiário já conta com 12 episódios. No primeiro, eles denunciaram que mais de 1.400 pessoas foram presas e 23 mortes ocorreram por contestarem os resultados da eleição; entre os detidos, 129 são adolescentes. u Em entrevista à LatAm Journalism Review (LJR), Carlos Eduardo Huertas, diretor da Connectas e porta-voz da iniciativa, afirmou que adotou avatares para evitar a exposição dos comunicadores, que preferem permanecer anônimos enquanto a situação no país não se estabiliza: “Estamos diante de um uso inteligente e estratégico da IA. Não é uma questão de moda ou acessório”. u Huertas explicou que o projeto busca “hackear o cerco informativo” imposto pelo governo de Nicolás Maduro, que suspendeu temporariamente a rede social X (ex-Twitter) e ameaçou bloquear o WhatsApp. A série de vídeos é publicada de segunda a sexta-feira em vários canais para garantir a circulação da informação. Renato Rodrigues vai da ESPN para a TNT Sports Instagram Renato Rodrigues Diante de censura e prisões, jornalistas venezuelanos adotam avatares de IA Os avatares venezuelanos La Chama e El Pana n A apresentadora Carol Barcellos anunciou em 28/8 sua saída do Grupo Globo após 20 anos de casa. Em publicação no Instagram, a jornalista escreveu sobre sua trajetória e agradeceu aos colegas de redação. Débora Gares vai substituir Barcellos na apresentação do bloco de esportes do Bom Dia Brasil. u Segundo informações de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo), Carol vai apostar em conteúdo digital e na realização de eventos no mundo corporativo. O último trabalho dela na Globo foi a cobertura das Olimpíadas de Paris. u Barcellos chegou à Globo em 2004, como estagiária. Na editoria de esportes, atuou como repórter do SporTV. Em 2007, começou a cobrir o dia a dia dos times do Rio de Janeiro para a TV aberta. Cobriu três Olimpíadas e três Copas do Mundo. Também apresentou os programas Planeta Extremo, Globo Esporte e Esporte Espetacular. Carol Barcellos deixa a Globo após 20 anos Carol Barcellos YouTube/TV Globo

Edição 1.477 página 6 Comunicação Corporativa n A noite era para homenageá-lo, mas quem acabou sendo homenageada foi a plateia da cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação – 2024 ao jornalista, apresentador, escritor, ator e roteirista Serginho Groisman, em 29/8, na Unibes Cultural, em São Paulo. Além de acompanhar a emocionada subida ao palco de seu filho Thomas (sob o olhar vigilante da mãe Fernanda), que do alto de seus oito anos de idade lhe fez uma singela declaração de amor, e de conhecer um pouco mais da história desse inquieto e talentoso personagem da tevê e da cultura brasileiras, o público ficou encantado quando ele desceu do palco e misturou-se às pessoas para conversar e responder as perguntas tête-à- -tête, numa espécie de roda de conversa. u Falou sobre decisões difíceis ao longo da carreira, como a troca da Cultura pelo SBT, o que em princípio não queria fazer por suspeitar que sofreria interferência de Silvio Santos (o que acabou vendo ser improcedente), de artistas que ainda não conseguiu entrevistar (Chico Buarque, entre eles), do “quase sósia” presente na plateia (Sérgio Lüdtke, presidente do Projor), que chegou a ser confundido com ele num hotel, sendo muito bem tratado até o momento em que perceberam que aquilo era um engano. u Ao lado dele, no palco, na entrega da escultura simbolizando o prêmio, estiveram Marcos Mendonça, ex-presidente da Fundação Padre Anchieta e ex- -diretor do Museu da Imagem e do Som, e os diretores da Mega Brasil Eduardo Ribeiro (também diretor deste J&Cia) e Marco Rossi. u Em sua 25ª edição, o Prêmio Personalidade da Comunicação já homenageou nomes como Mauricio de Sousa, Caco Barcellos, Elifas Andreato, Laurentino Gomes, Audálio Dantas, Miriam Leitão, Fátima Turci, Miguel Jorge, José Hamilton Ribeiro, Johnny Saad, Octavio Frias de Oliveira, Ruy Mesquita, Boris Casoy, entre outros. Prêmio Personalidade da Comunicação Serginho Groisman, o encantador de plateias Serginho Groisman com o prêmio,... ...ao lado de Marcos Mendonça e dos diretores da Mega Brasil Marco Rossi e Edu Ribeiro,... ...na plateia, interagindo com o público,... ...e conferindo a história do “quase sósia” Sérgio Lüdtke

Edição 1.477 página 7 n A edição 2024 do TOP Mega Brasil, cuja cerimônia de premiação foi realizada na noite de 28/8, na Unibes Cultural, em São Paulo, reuniu quase 200 convidados e foi marcada por uma considerável renovação entre os vencedores, embora também antigas personagens tenham se destacado. Os campeões do TOP 10 Brasil n Pedro Torres, diretor global de Marca, Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, foi o campeão do TOP 10 Brasil, levantando pela primeira vez o Troféu da Onça Pintada. Ele havia ficado entre os 10+ apenas uma vez, em 2020. Foram nove edições e nove vencedores diferentes. A segunda colocada foi Amanda Brum, CCO & CMO da Anbima, que em 2019 ficou entre os TOP 5 da Região Sudeste. E a terceira foi Alessandra Ber, diretora de Relações com a Imprensa da TIM, estreante na premiação. TOP Mega Brasil Boas surpresas marcaram a premiação conitnuação - Comunicação Corporativa Campeões da edição 2024 do TOP Mega Brasil Pedro Torres Amanda Brum Alessandra Ber u Entre as agências, a vencedora Brasil foi a Oficina Consultoria, de Brasília, bicampeã, repetindo o feito de 2019. Ao longo das nove edições, esteve entre as 10+ em quatro edições. Na segunda colocação ficou a FSB Comunicação, a campeã de 2023, que nas nove edições da premiação só deixou de ser eleita em 2018. E o Troféu da Onça Pintada para a terceira colocada foi para a Edelman, que já subiu ao Pódio Brasil em cinco edições, venceu os TOP 5 Sudeste em 2022 e só ficou de fora em 2019. Times de Oficina, FSB e Edelman Norte n Entre os executivos e agências eleitos TOP 5 das cinco regiões, tivemos, no Norte, a vitória da Temple, que já levantou o TOP de Ouro, por ter vencido por cinco vezes a premiação na Região Norte, e que agora, após cumprir quarentena de dois anos, voltou a concorrer e a ganhar, ficando com o hexacampeonato regional. Entre os executivos, a vencedora foi Danielle Redig (Vale Base Metals − PA), participando pela primeira vez na premiação e já se sagrando campeã. A Onça Pintada nas cinco regiões do País Danielle Redig (dir.), com a professora Ethel Pereira; de quem recebeu o troféu; e equipe da Temple

Edição 1.477 página 8 Nordeste n Na Região Nordeste, os campeões das duas verticais já são velhos conhecidos do prêmio: entre as agências, venceu a Comunicativa, que levantou o troféu pela segunda vez; e entre os executivos, Daniela Franco Verhine (Vinci Airport), tetracampeã. Com mais um troféu, caso venha a conquistar, ela será a primeira executiva a ganhar o TOP de Ouro. Daniela Franco Verhine; e Graziella Garcia e Thais Figueiredo, representantes da Comunicativa Ana Cristina Rosa (na tela); e Yael Botelho, da YOD, com Thales Toffoli (Boxnet e Gecom) Centro-Oeste n No Centro-Oeste, tanto a agência quanto a executiva que se sagraram campeãs nunca haviam sequer figurado entre os eleitos. Estrearam e venceram. A agência campeã foi a YOD Comunicação, do Mato Grosso, e a executiva, Ana Cristina Rosa (Conselho da Justiça Federal – CJF), do Distrito Federal. Sudeste n Viviane Mansi, de São Paulo, a executiva que mais vezes foi eleita no TOP Mega Brasil, figurando em oito das nove edições da premiação, conquistou o TOP Sudeste pela segunda vez, tendo também já conquistado em 2023 o TOP 10 Brasil e figurado na segunda posição em 2020. A agência vencedora é a mineira Árvore, bicampeã da premiação, desbancando marcas tradicionais de São Paulo e Rio de Janeiro. Viviane Mansi; e equipe da Árvore, liderada por Rafael Araujo Evane Becker, representante da Martha Becker Connections; e Carmem Murara Sul n Na Região Sul, após três edições, a Martha Becker Connections, de Porto Alegre, voltou a vencer entre as agências, conquistando o pentacampeonato e o TOP de Ouro, que será entregue aos seus dirigentes na edição de 2025 do prêmio. Entre os executivos, quem levantou o Troféu da Onça Pintada foi Carmem Murara (Grupo Marista, do Paraná), que esteve entre os TOP 5 em outras três edições do TOP Mega Brasil. conitnuação - Comunicação Corporativa

Edição 1.477 página 9 TOP de Ouro n Vencedora nos anos de 2015, 2016, 2018, 2019 e 2022, a AD2M, de Fortaleza, foi ao evento para receber o TOP de Ouro, pelo pentacampeonato, e ainda recebeu a notícia de que poderá voltar a disputar o TOP 5 Nordeste em 2025. Time da AD2M (Mauro, Apolônio e Djane), ladeados por Marco Rossi e Edu Ribeiro, da Mega Brasil conitnuação - Comunicação Corporativa n A Edelman abriu escritório em Lima, no Peru, complementando sua atuação na América Latina, em que está presente com estruturas próprias em Argentina, Brasil, Colômbia e Mexico. Para liderar a operação peruana, mercado em que há mais de 15 anos opera em apoio aos clientes, a Edelman contratou Carolina Palacios, com 20 anos de experiência em comunicação integrada e public affairs, nomeando-a gerente-geral, com reporte direto a Mariana Sanz, CEO da Edelman na América Latina, que vive na Cidade do México. Bahia n Aline Garrido, que foi por 16 anos da comunicação corporativa da Braskem, está já há alguns meses na Neonergia Coelba, na função de gerente de Imprensa. Internacional Edelman abre escritório no Peru Carolina Palacios Aline Garrido n Patrícia Cunegundes Guimarães ([email protected]) está de volta a Brasília, neste início de setembro, para assumir a Gerência de Comunicação do Postalis, o fundo de pensão dos empregados dos Correios. Ela estava desde setembro de 2019 prestando consultoria para a Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Autogestão em Saúde (Anapar), morando no Rio, ali também fazendo doutorado em Comunicação na PUC, defendendo a tese sobre a paisagem no cinema latino-americano. Assumiu o cargo que estava vago desde julho, com a saída de Larissa Rossana. Rio de Janeiro n Cecília Manzoni está de volta à Approach. Assessora de imprensa por 11 meses, entre 2022 e 2023, regressou em agosto no cargo de assessora de comunicação, após passagem de 1 ano e 4 meses na FSB Comunicação. Rio Grande do Sul n Maicon Bock, assessor especial de gabinete na Prefeitura de Novo Hamburgo, em sua segunda passagem por lá, transferiu-se em agosto para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na função de secretário adjunto de comunicação. Brasília Patrícia Cunegundes assume a Comunicação do Postalis (Correios) Patrícia Cunegundes Guimarães Cecília Manzoni Maicon Bock I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM.

Edição 1.477 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Luiz Dutra está de casa e função novas. Deixou a Bracell, onde desde abril de 2023 era diretor-executivo, para assumir a Presidência-Executiva da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em substituição a João Carlos Basílio, que esteva à frente da entidade desde 1995, ano em que foi fundada. u Dutra regressa ao setor, em que em que havia atuado em companhias como Unilever e Johnson & Johnson (atual Kenvue), além da FSB Consumo. Ele também foi presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla). n Carolina Lobo é a nova gerente de Comunicação da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Chega após jornada de quase 11 anos e meio na Weber Shandwick, em que foi diretora de comunicação em saúde e VP da agência. Também foi jurada no Festival de Cannes, na categoria de health & wellness, em 2022. Outras agências em que atuou foram Edelman e Burson, onde liderou o atendimento a empresas do setor farmacêutico, hospitalar, equipamentos médicos e planos de saúde. n Bruno Rossini, que por quase 3 anos e meio liderou a comunicação da Netflix e por outros 3 esteve à frente da área no Quinto Andar, onde ficou até maio passado, acaba de ser anunciado como novo diretor de Comunicação da 99. Chega com a missão de liderar as áreas de Relações Públicas para mobilidade, veículos elétricos e 99Pay, a carteira digital da marca, além de Comunicação Corporativa, Comunicação Interna e Comunicação Digital, para fortalecer o posicionamento da empresa no mercado e o relacionamento com imprensa, influenciadores, colaboradores e outros stakeholders. São Paulo Luiz Dutra assume a Presidência-Executiva da Abihpec,... Luiz Dutra ...Carolina Lobo, a Comunicação da Interfarma... Carolina Lobo ...e Bruno Rossini, a Comunicação da 99 Bruno Rossini E mais... n Aline Ribeiro, analista sênior, despediu-se em agosto da ABCasa, onde trabalhou por 1 ano e 2 meses, para regressar à Drummond Advisors, desta vez na função de gerente de comunicação. Na passagem anterior, de 3 anos, entre 2020 e 2023, ocupou o cargo de consultora sênior. n Ana Carolina Diegues de Faria Passaro está desde abril como consultora master na Oficina Consultoria. Antes, foi por 9 anos e 9 meses especialista de comunicação na Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. n Camila Bertagni, executiva que integrou a equipe da Edelman por 2 anos e 4 meses, até junho, transferiu-se para a Dive Studios, na função de gerente de contas. Antes, esteve por 3 anos na Valley Magazine (Penn State), na região da Pensilvânia. n Débora Ambar, ex-Embraer, deixou a Eve Air Mobility, onde esteve por 3 anos e meio, até junho. Ali atuou como head de marca e conteúdo. Também esteve por 6 anos e meio na Bombril. n Flavia Ferreira começou em agosto como analista de comunicação na Confederação Nacional das Seguradores (CNSeg), instituição que vinha atendendo até então pela Hill+Knowlton Strategies. Ela também esteve na comunicação de Ingresso. com e Sociedade Brasileira de Anestesiologia – ABA. Aline Ribeiro Ana Carolina Passaro Camila Bertagni Débora Ambar Flavia Ferreira

Edição 1.477 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Heloísa Gonçalves Pinto, gerente de estratégia e planejamento, deixou a FSB Comunicação em maio, após 1 ano e 7 meses de casa. Ela também esteve à frente do planejamento de Repense Comunicação, CDI, BCW (atual Burson) e Ideal H+K Strategies. n Júlia Sardenberg deixou em agosto a startup de RP Mention, onde atuou por um curto período na função de assessora de imprensa júnior. Ela também esteve na Bentview e MSL Brasil (atual And.All). n Letícia Batista Nascimento, ex- -Imagem Corporativa e 4influence, deixou a NR-7 em julho, após pouco mais de 1 ano de casa, e iniciou nova jornada na Giusti, como executiva de atendimento sênior do Banco Master. n Maria Fernanda Espinosa, de volta à RPMA após licença-maternidade, está assumindo uma nova função na agência: gerente de Negócios e Reputação. n Matheus Rheda, ex-estagiário e consultor de comunicação, deixou a InPress Porter Novelli em junho, após 3 anos e 2 meses de casa. n Patricia Cré, ex-Máquina CW, Planin, Markable e KB!Com, começou em maio na Reserva Parques, contratada como assessora de imprensa do Zoológico e do Jardim Botânico de São Paulo. n Renato Gerbelli, ex-MassMedia, deixou em junho a Loures, agência em que atuou por 2 anos e 4 meses como consultor sênior de mídias sociais para o cliente Minerva Foods, e seguiu para Edelman, na função de especialista sênior para a área digital. n Tatiane Peres, assistente de comunicação, despediu-se em agosto da PiaR, onde permaneceu por 1 ano e 2 meses. Antes, estagiou por 1 ano na RPMA. Heloisa Gonçalves Pinto Júlia Sardenberg Letícia Batista Nascimento Maria Fernanda Espinosa Matheus Rheda Patricia Cré Renato Gerbelli Tatiane Peres Dança das contas n A RPMA conquistou a conta da operadora de serviços de telecomunicações Alares, que atua em sete estados brasileiros, possui uma rede de 24 mil km de fibra ótica e conta com dois mil colaboradores e cerca de 635 mil clientes. A conta integra o núcleo de Tecnologia e Finanças, com direção de Adriana Lutfi e gerência de Sebastião Rinaldi. Contatos pelo alares@rpmacomunicacao. com.br ou 11-98984-5775. n A Virta cuidará, pelo segundo ano consecutivo, do relacionamento com a imprensa do Mind The Sec (MTS), evento latino- -americano de cyber security, que será realizado de 17 a 19/9, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No atendimento, Ricardo Filinto (ricardo.filinto@ grupovirta.com.br), com apoio de Barbara Acácia Cristiano (barbara.cristiano@) e coordenação de Paulo Moura, sócio- -diretor da agência. n A Rede Comunicação, de Belo Horizonte, também está com novidades. Entraram para a carteira de clientes da agência a farmacêutica Cimed e a financeira Serasa. O Grupo Cimed, além de medicamentos – genéricos, principalmente –, produz suplementos e cosméticos, categoria em que ostenta marcas como o hidratante labial Carmed. A Serasa atua no mercado de soluções de inteligência analítica financeira. Outras informações com Mônica Farias Lischt (3197154-3372 e monica@rede comunicacao.com) e Débora Oliveira (97177-3351 e debora. oliveira@) n A Dfreire Comunicação assumiu a conta de assessoria de imprensa da rede de franquias Oral Sin, especializada em implantes dentários, com 20 anos de mercado e 500 unidades no País. No atendimento, Ruhama Rocha ([email protected]), com direção de Débora Freire (debora@) e Rafael Machado (rafael@). Pelas instituições n O ex-craque Raí, que tem mestrado em Políticas Públicas pelo Science Po – Instituto de Estudos Políticos de Paris, estará em 10/9 na FGV do Rio, para a aula magna de abertura da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados, fruto de parceria entre a própria FGV, Aberje e Fundação Itaú. u O evento, das 9h às 12h, contará com outros palestrantes, entre eles o presidente da Aberje, Paulo Nassar. Todos os alunos foram contemplados com bolsas integrais. Raí

Edição 1.477 página 12 conitnuação - Comunicação Corporativa Pelo mercado n Paulo Andreoli, CEO da And. All, é um dos 38 personagens do livro Histórias de Sucesso - Vol.11, de Fabiana Monteiro, publisher e diretora editorial da Editora Global Partners. A publicação reúne profissionais de diversos segmentos do mercado que compartilham suas biografias, relatos da vida corporativa, conselhos, além de cases de sucesso. n A Growth Comunicações, que celebra 30 anos de vida, está apresentando ao mercado sua nova identidade visual, que reflete, segundo release divulgado pela agência, “a transformação e a inovação contínuas que têm sido pilares desde sua fundação”. Naty Sanches, diretora de Operações, lembra que essa é a primeira grande atualização da marca, simbolizando sua evolução, maturidade e consolidação. Pingos nos is – n As legendas das fotos de Samuel Brito e Bruno Raphael, publicadas na última edição, foram invertidas. Aqui o correto: Paulo Andreoli Samuel Brito Bruno Raphael n Pesquisa nacional realizada pelo Instituto Poder Data sobre a percepção geral da atuação da imprensa na cobertura da tragédia de Brumadinho revela que 69% dos brasileiros consideram que a imprensa informou bem sobre a tragédia. Desse total, 36% aprovam a cobertura, mas apontam que faltou falar mais das vítimas. Apenas 13% a avaliam como negativa, tanto sobre os acontecimentos, como sobre as vítimas. u Ocorrida cinco anos e sete meses atrás, a tragédia tirou a vida de 272 pessoas: 250 trabalhadores, 15 moradores próximos da barragem, cinco turistas e dois nascituros. Mesmo decorrido todo esse tempo, a tragédia ainda é lembrada pela maioria da população brasileira: 69%, índice elevado para a população que não foi afetada diretamente. Em Brumadinho o índice de conhecimento é de 100%. Nas demais cidades de Minas Gerais o percentual de quem conhece ou ouviu falar da tragédia é de 87%. u A pesquisa abrangeu eleitores e eleitoras com 16 anos de idade ou mais, em 175 municípios nas 27 unidades da Federação. Ao todo, foram ouvidas 3.200 pessoas. Dentro do quadro nacional, Brumadinho destaca-se por apresentar um número maior de entrevistados cobrando maior cobertura sobre quem são as vítimas. u Para Armando Linhares Medeiros, da coordenação técnica do Projeto Legado de Brumadinho, os dados confirmam o papel relevante da imprensa em impedir que tais tragédias, e suas lições, fiquem invisíveis: “A cobertura da imprensa, além de endossar a luta contra a impunidade, serve de alarme para a não repetição de atos gravíssimos de negligência cometida por grandes corporações e, muitas vezes, por mais que se esforce, sem resposta eficaz do Poder Público”. u Outro dado importante da pesquisa é sobre o grau de conhecimento a respeito de outras barragens em situação de risco no Brasil. Um total de 74% de entrevistados reconhecem que existem barragens com risco de rompimento, como ocorreu em Brumadinho. Outros 7% afirmam que sim, há riscos, mas não como o de Brumadinho. Já 8% não acreditam que existam barragens em risco e 11% não sabem. No relatório de julho passado, a Agência Nacional de Mineração (ANM) apontou que há, no Brasil, 158 barragens em situação de risco médio e alto. u De acordo com Lariza Squeff, da LS Comunicação, responsável pela campanha #amanhãpodesertarde e de ações de comunicação para a Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho (Avabrum), um dos maiores desafios da comunicação por propósito e de suporte a causas sociais é não deixar cair no esquecimento: «É quase um hábito da nossa sociedade esquecer das grandes tragédias, o que implica grande possibilidade de repetição. A campanha atua na perspectiva de que nunca mais aconteça». u Nayara Porto, presidente da Avabrum, é categórica ao lembrar que, para os familiares, não existe reparação: “Nem com o maior dinheiro do mundo existe reparação. Por isso, precisamos lutar para preservar a memória do que aconteceu – e punir os responsáveis –, para que outras famílias e comunidades não enfrentem os problemas que estamos vivendo. Há lições que precisam ser aprendidas urgentemente, exigindo uma nova postura das empresas e do Estado”. Exclusivo Pesquisa revela que a sociedade avalia como positiva a cobertura de imprensa da tragédia de Brumadinho Armando Linhares Medeiros Lariza Squef Nayara Porto

Edição 1.477 página 13 conitnuação - Comunicação Corporativa n Encerra-se em 30 de setembro o prazo de inscrições para a edição 2024 do Prêmio Jatobá PR, este ano contando com 34 categorias regulares e 11 categorias especiais, entre elas os Cases do Ano das cinco regiões brasileiras. u Entre as novidades desta edição estão as categorias Media Training – exclusiva para as agências (grandes e butiques) – e Inteligência Artificial (exclusiva para as organizações empresariais). u Também a categoria PR Internacional foi repaginada, passando a aceitar cases produzidos por agências brasileiras e latino-americanas em qualquer país. u Os trabalhos passarão pelo crivo de quatro dos 60 jurados que farão parte da Comissão de Julgamento. Eles terão a responsabilidade de analisar dez quesitos de cada um dos trabalhos. A nota mais baixa é eliminada, valendo, para efeito de pontuação, as três melhores médias. u O julgamento está marcado para o período de 8 a 26 de outubro e as shortlists serão divulgadas em 31 de outubro, com jantar de premiação em 2 de dezembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. u As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Prêmio Jatobá PR, neste link. Outras informações na Secretaria Executiva, com Clara Francisco (clarafrancisco@megabrasil. com.br). Inscrições ao Prêmio Jatobá PR entram na reta final AGRO Patrocínio n O Canal Rural e a CNN Brasil anunciaram uma parceria para a cobertura do G20 Agro, encontro que reunirá autoridades de vários países em fóruns de discussões para definir políticas públicas e ações estratégicas que serão recomendadas à Cúpula de Líderes do G20. O G20 Agro será realizado de 10 a 14 de setembro, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. u A parceria começará antes do G20 Agro, na cobertura do Fórum Internacional da Agropecuária (FIAP 2024), promovido pelo Canal Rural, na próxima segunda-feira (9/9), em Cuiabá (MT). O fórum funcionará como aquecimento para a agenda do Grupo de Trabalho G20 Agro. Credenciamento − n Está aberto o credenciamento de imprensa para a cobertura do G20 Agro. Os jornalistas poderão acompanhar briefings, falas de abertura e coletivas. Interessados devem fazer o credenciamento para os eventos separadamente neste link. Canal Rural e CNN Brasil formam parceria para a cobertura do G20 Agro E mais... n Jornalistas interessados já podem fazer o credenciamento para a cobertura do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que será realizado em 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O cadastro deve ser feito até 18 de outubro no site do congresso. n A ESPM, em parceria com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), abriu inscrições para o curso Marketing Estratégico para o Agronegócio, com aulas online e ao vivo para todo o Brasil. As aulas são às terças-feiras, das 19h30 às 22h30. Inscrições até 21 de outubro. n A Syngenta está um uma vaga aberta para o cargo de líder de Branding e Comunicação, que será responsável pela criação da estratégia de comunicação, com o objetivo de realizar as comunicações necessárias para promover marcas, produtos e tecnologias. Entre os requisitos estão experiência no mercado agrícola e conhecimento da linguagem e necessidades de comunicação do agronegócio. Mais informações e inscrições aqui. n Juliana Pertille apresenta Na Pegada do Agro, videocast que visa a descomplicar a linguagem do campo. O último episódio recebeu Adriano Cantadeiro, da Markanti Tecnologia, para falar sobre tecnologias e inovação.

Edição 1.477 página 14 AUTO n A Volkswagen lançou em 2/9 no Instagram a página Garagem Volkswagen, dedicada exclusivamente a carros clássicos presentes na garagem real da fabricante. Além do foco em clássicos do acervo, a página vai destacar marcos importantes da história da empresa no Brasil. O novo perfil é o primeiro canal oficial da Volkswagen fora da Alemanha dedicado exclusivamente aos veículos clássicos. u Nele, serão exibidos os modelos clássicos da Garagem da Volkswagen, incluindo informações e curiosidades sobre eles. A página trará também conteúdos exclusivos, como bastidores da produção de fotos e vídeos dos carros. E a fabricante deve estrear em breve o Podcast Garagem Volkswagen, que também abordará os modelos clássicos, com histórias de proprietários por todo o Brasil. u O lançamento oficial da página foi no Dia Nacional da Kombi, na sede da Meta, em São Paulo. Estiveram presentes jornalistas, influenciadores digitais e membros de grupos de carros clássicos, além de executivos da Volkswagen do Brasil, como Claudio Rawicz, gerente executivo de Imprensa, Comunicação Digital & Clássicos, e André Drigo, gerente executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo, Engenharia de Protótipos e Clássicos. Volkswagen lança página dedicada exclusivamente a carros clássicos Divulgação/Volkswagen Brasil E mais... n Christian Stein assume em 16/9 a Direção Global de Comunicação do Renault Group, sendo responsável pela comunicação de todas as operações do grupo. Ele vai se reportar a Luca de Meo, CEO do Renault Group, em substituição a Stéphanie Cau, que deixa a empresa. Antes da Renault, Stein trabalhou no Grupo Volkswagen. n Pedro Luiz Dias, que atuou por mais de 30 anos na comunicação da General Motors, lança nesta sexta-feira (6/9), na 27ª Bienal do Livro de São Paulo, Maria Vive, Viva Maria!, obra baseada em sua pesquisa na graduação de Teologia, que analisa as mídias digitais e a crescente devoção a Maria. Haverá sessão de autógrafos às 18h, no estande B41. n Está aberto o credenciamento de imprensa para a cobertura da Fenatran 2024, feira focada no setor de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina. O evento será de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo. Mais informações e credenciamento aqui. n Marcos Rozen, editor-chefe do Use Elétrico, lançou seu segundo livro, Indab 50 anos, sobre a história da Indab Indústria Metalúrgica Ltda e seus fundadores. Foram sete meses de trabalho para concluir a obra, com 104 páginas no total. Mais informações aqui. n Daisa Kawashita é a nova coordenadora de marketing da Neta Auto Brasil. Antes, trabalhou em Raízen e J.Serrano. Christian Stein Pedro Luiz Dias Diego Padgurschi Marcos Rozen LinkedIn Daisa Kawashita LinkedIn HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.477 página 15 Por Assis Ângelo PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 Baixinho, gordinho, feinho… mas tinha uma inteligência invulgar. Esse era João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto (1881-1921), que assinava com pseudônimo de João do Rio. Suas reportagens chamavam a atenção do grande público. Eram feitas nos morros, puteiros, casas de umbanda. Por aí. O submundo era, de certo modo, o seu mundo. Simples e muito inteligente, era admirado e respeitado pela plebe e pela elite. Tinha sempre o que dizer. E ainda encontrava tempo para bebericar com amigos, brincar o Carnaval e outras festas do povo. Também para escrever e enviar cartas às pessoas de que gostava, como o português João de Barros. Para Barros, João do Rio escreveu uma carta em que fala de orgia. Curiosa e cheia de fofocas. Deve ter sido enviada a seu amigo, um ex-ministro português, em fevereiro de 1912. Meu caro João, Chegou a Ema. Criaturinha insignificante. O José Moraes (o empresário) literalmente sem dinheiro, porque ela em dois anos comeu-lhe duzentos contos e estragou-lhe vários negócios, não quer ser amante e ama-a. A Ema dá ataques e fornica com toda a gente. É do sangue. A terrível senhora que me domina pela ameaça do suicídio, a senhora Aurea, apesar de ser divorcée do Porto Carrero e de sociedade, deu de fazer o Carnaval em pijama, comigo e com a Ema. Passamos quatro dias nessa orgia de que se não fala… A Ema aí referida na carta era uma atriz bastante conhecida à época. Ainda naquele ano de 1912, sempre em tom de fofoca, João escreveu ao seu velho xará português: João, queridíssimo, Tenho uma coisa impagável. Lembras-te do Amaral França, o elegante senhor do Paiz? Era o amante da madame Camacho! O marido, aquele cretino com ares de boneco de alfaiate barato – soube! Soube e teve ciúme. Então mandou cinco, nota bem, cinco amigos seguirem a feia Camacho e quando a bela Camacho (digo bela agora porque não se compreende uma adúltera feia) palpitava nos braços do Amaral, na sua garçonnière do Russell, deu-se o flagrante delito mais escandaloso do Rio de Janeiro. O divórcio é amigável. Camacho chora (isto é, Camacho fêmea) enquanto Camacho de barba olha o céu pensando ver o chifre. Isso causou na bande a impressão do raio. O nosso incorrigível ingênuo Sampaio ficou prostrado, e assegurou-me que felizmente a Marguett era angélica… Licenciosidade na cultura popular (LXXV) João não morreu pobre nem rico. Viveu e deixou dúzia e meia de livros pra quem quiser saber de histórias reais e inventadas que trazem a assinatura do famoso repórter. No seu último livro, A mulher e os espelhos (1919), João do Rio conta histórias curtas do cotidiano carioca. Nessas histórias, os personagens mais frequentes são mulheres com seus dramas pessoais; amor, sexo, adultério e violência. São textos limpos, claros, atualíssimos. Síntese era a marca desse João. No Brasil de Guimarães Rosa, Paulo Dantas (1922-2007), Zé Limeira e Manoel Camilo dos Santos (1905-1987) houve e continua havendo espaços para o fantástico. Camilo, como Limeira, deixou além de saudade uma obra muito bonita. O cordel Viagem a São Saruê, por exemplo, país inventado por Camilo, começa assim: …Eu que desde pequenino sempre ouvia falar nesse tal São Saruê destinei-me a viajar com ordem do pensamento fui conhecer o lugar. Iniciei a viagem as quatro da madrugada tomei o carro da brisa passei pela alvorada junto do quebrar da barra eu vi a aurora abismada… E lá pras tantas, segue dizendo o poeta: …Lá os tijolos das casas são de cristal e marfim as portas barras de prata fechaduras de “rubim” as telhas folhas de ouro e o piso de sitim. Lá eu vi rios de leite barreiras de carne assada lagoas de mel de abelha atoleiros de coalhada açudes de vinho do porto montes de carne guisada… Na terra de São Saruê há de um tudo. Lá ninguém passa fome, porque lá tudo tem e tudo dá sem sequer precisar plantar. É tudo frouxo e legal. Quase no fim dessa história, diz o cordelista sobre amor e felicidade: Tudo lá é festa e harmonia amor, paz, benquerer, felicidade descanso, sossego e amizade prazer, tranquilidade e alegria... Pois é, amigos e amigas, esse cara, Camilo, deixou um monte de coisas bonitas. Eu o entrevistei e publiquei nossa conversa no extinto diário paulistano Jornal da Tarde. Foto e reproduções por Flor Maria e Anna da Hora João do Rio

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==