Edição 1.476 página 2 Últimas n Fernando Henrique de Oliveira está processando a CNN Brasil após alegar ter sofrido racismo na emissora. O profissional, que atuava na redação de Nova York, argumenta que teria sido orientado a mudar seu cabelo (ele usa dreads) por “estar em descompasso com a atividade”. As informações são do Alma Preta. u No processo, Fernando relata várias situações de desigualdade em comparação aos colegas brancos no trabalho. Em uma delas, a emissora teria explorado o fato de ele ser negro ao convidá-lo para falar publicamente sobre o assassinato de George Floyd, algo que seus colegas não precisaram fazer. Além de diferenças salariais significativas, alega ter sido submetido a tarefas mais perigosas ou de menor relevância. u Ele ainda cita que, por ser negro, teve que carregar equipamentos para gravações externas e atuar como segurança de uma colega branca. Além da denúncia de racismo, o processo inclui fraude contratual, jornada de trabalho excessiva, acúmulo de funções, adicional de transferência e fraude na obtenção de visto de trabalho nos Estados Unidos. u A CNN Brasil negou as acusações de discriminação, afirmando que Oliveira não era o único a usar dreadlocks e que a relação com ele era apenas comercial. A emissora argumentou que outros jornalistas negros com o mesmo estilo capilar trabalhavam lá e que sua demissão foi por cortes de gastos. u O juiz José Celso Bottaro, da 80ª Vara do Trabalho de São Paulo, julgou que as provas apresentadas pelo jornalista são insuficientes para comprovar a discriminação racial, considerando que as diferenças salariais e a menor exposição na televisão decorriam de diferenças nas funções dos cargos. A defesa de Oliveira recorreu e o caso irá a julgamento novamente, porém sem data definida. n A Folha de S.Paulo estreia em 1º/9 um novo formato gráfico, com o objetivo de facilitar a leitura das páginas. O novo padrão é conhecido como berliner, muito utilizado em veículos de mídia da Europa. A média diária de páginas passará de 40 para 64. Os textos terão linhas maiores e menos quebras de palavras, e a distância entre uma linha e outra vai aumentar. Títulos e legendas também vão aumentar de tamanho. u Outra novidade é que, com o novo formato, o jornal passa a adotar também um novo sistema de impressão, que traz imagens mais nítidas e com cores mais vibrantes, que não soltam tinta na mão do leitor. u Em relação às novidades de conteúdo, a Folha trará de volta o Guia Folha, disponibilizado como caderno avulso, que circulará às sextas-feiras, junto com Comida. O caderno Equilíbrio, sobre bem-estar, sairá às quartas com a Ilustrada, e Veículos, sobre o setor automotivo, vai com Mercado. Entre as novas seções estão Agenda, que trará informações rápidas e úteis no início do dia como atmosfera, vacinação, rodízio e prazos de inscrição, entre outras; FolhaCorrida, que ficará na contracapa do caderno principal, oferece newsletters de serviços adaptadas ao formato impresso, como Carreiras, Cuide-se, Maratonar e Tudo a Ler. u A Folha terá novos colunistas em sua edição impressa e vai repaginar algumas colunas, como Painel, que ganha novas peças, e a coluna de Mônica Bergamo, que volta a ter uma página inteira. As colunas do jornal passarão a ser publicadas na vertical. Além disso, os editoriais aumentarão de tamanho. Folha de S.Paulo estreia novo formato gráfico em setembro e amplia conteúdo Jornalista processa CNN Brasil por discriminação racial Fernando Henrique de Oliveira n Com estreia prevista para novembro, a CNBC Brasil, de Douglas Tavolaro, divulgou na Folha de S.Paulo as primeiras imagens de sua sede. Ao mesmo tempo, anunciou em 27/8 o lançamento oficial da emissora nas redes sociais – Instagram, X, Facebook e Linkedin. Por enquanto, não haverá noticiário nessas plataformas, apenas os bastidores da montagem da emissora para o público conhecer as novidades. u A redação já está pronta: são três estúdios em 2 mil m2 em São Paulo, na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. no bairro do Itaim Bibi. O cenário tem telas e leds e foi projetado para receber simultaneamente conteúdo em todas as telas. Estas permitem a projeção de artes gráficas e imagens de alta definição, integrando os profissionais de texto e vídeo, de maneira a produzir conteúdo para a TV e as mídias digitais. u E prosseguem as contratações. Lucas Campos, economista de Brasília, será head de Assuntos Corporativos da emissora licenciada pela CNBC na capital federal. Para captar publicidade, também em Brasília, a CNBC contratou como sua represenCNBC Brasil lança redes sociais e prepara inauguração Estúdio CNBC Lucas Campos
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