Edição 1.476 - 28 de agosto a 3 de setembro de 2024 n A votação do primeiro turno do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, iniciada em 15/8, encerra-se nesta quinta-feira (29), com a livre indicação de nomes. Organizada por este Jornalistas&Cia, em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, a premiação elegerá os profissionais TOP 50 Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem (foto e vídeo), os Veículos TOP 5 (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras). Também promoverá homenagens especiais, entre elas ao craque Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madri, com o Troféu Glória Maria de Personalidade do Ano, e aos Decanos Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, com o Troféu Luiz Gama, ambos reconhecidos nacionalmente pela trajetória de luta e pelas múltiplas realizações tanto no plano racial quanto na defesa da ética, do bom jornalismo e do respeito profissional. u Neste primeiro turno, cada pessoa pode indicar até cinco nomes em cada uma das categorias. Os profissionais e veículos com o maior número de indicações classificam-se para o segundo turno, que definirá os vencedores da edição 2024. Ficará reservada para a festa de premiação a revelação dos profissionais TOP 10 e dos campeões das demais categorias, bem como os campeões regionais. u Podem ser votados jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País (contratados ou freelancers) e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente de porte, segmento ou especialização; e veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro. u A festa de premiação será na noite de 11 novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, uma das entidades aliadas ao projeto, que também conta com patrocínio Ouro da Unilever, patrocínio bronze da Dow e o apoio da Latam Airlines. u Clique aqui para fazer suas indicações. +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira Primeiro turno termina nesta quinta, 29 de agosto Apoio Patrocínio Ouro Patrocínio Bronze Realização Apoio Institucional n Jornalistas&Cia divulgou em 26/8 em edição especial os finalistas da quarta edição do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Iniciativa promovida em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, a eleição tem como objetivo destacar o trabalho de excelência de profissionais e publicações que atuam na cobertura desses segmentos. Confira aqui os finalistas. u O segundo turno de votação, que vai apontar os favoritos dentre os indicados, do 1º ao 5º colocado em cada categoria, também começou no dia 26 e vai até 9 de setembro. Você pode votar aqui. Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar define finalistas
Edição 1.476 página 2 Últimas n Fernando Henrique de Oliveira está processando a CNN Brasil após alegar ter sofrido racismo na emissora. O profissional, que atuava na redação de Nova York, argumenta que teria sido orientado a mudar seu cabelo (ele usa dreads) por “estar em descompasso com a atividade”. As informações são do Alma Preta. u No processo, Fernando relata várias situações de desigualdade em comparação aos colegas brancos no trabalho. Em uma delas, a emissora teria explorado o fato de ele ser negro ao convidá-lo para falar publicamente sobre o assassinato de George Floyd, algo que seus colegas não precisaram fazer. Além de diferenças salariais significativas, alega ter sido submetido a tarefas mais perigosas ou de menor relevância. u Ele ainda cita que, por ser negro, teve que carregar equipamentos para gravações externas e atuar como segurança de uma colega branca. Além da denúncia de racismo, o processo inclui fraude contratual, jornada de trabalho excessiva, acúmulo de funções, adicional de transferência e fraude na obtenção de visto de trabalho nos Estados Unidos. u A CNN Brasil negou as acusações de discriminação, afirmando que Oliveira não era o único a usar dreadlocks e que a relação com ele era apenas comercial. A emissora argumentou que outros jornalistas negros com o mesmo estilo capilar trabalhavam lá e que sua demissão foi por cortes de gastos. u O juiz José Celso Bottaro, da 80ª Vara do Trabalho de São Paulo, julgou que as provas apresentadas pelo jornalista são insuficientes para comprovar a discriminação racial, considerando que as diferenças salariais e a menor exposição na televisão decorriam de diferenças nas funções dos cargos. A defesa de Oliveira recorreu e o caso irá a julgamento novamente, porém sem data definida. n A Folha de S.Paulo estreia em 1º/9 um novo formato gráfico, com o objetivo de facilitar a leitura das páginas. O novo padrão é conhecido como berliner, muito utilizado em veículos de mídia da Europa. A média diária de páginas passará de 40 para 64. Os textos terão linhas maiores e menos quebras de palavras, e a distância entre uma linha e outra vai aumentar. Títulos e legendas também vão aumentar de tamanho. u Outra novidade é que, com o novo formato, o jornal passa a adotar também um novo sistema de impressão, que traz imagens mais nítidas e com cores mais vibrantes, que não soltam tinta na mão do leitor. u Em relação às novidades de conteúdo, a Folha trará de volta o Guia Folha, disponibilizado como caderno avulso, que circulará às sextas-feiras, junto com Comida. O caderno Equilíbrio, sobre bem-estar, sairá às quartas com a Ilustrada, e Veículos, sobre o setor automotivo, vai com Mercado. Entre as novas seções estão Agenda, que trará informações rápidas e úteis no início do dia como atmosfera, vacinação, rodízio e prazos de inscrição, entre outras; FolhaCorrida, que ficará na contracapa do caderno principal, oferece newsletters de serviços adaptadas ao formato impresso, como Carreiras, Cuide-se, Maratonar e Tudo a Ler. u A Folha terá novos colunistas em sua edição impressa e vai repaginar algumas colunas, como Painel, que ganha novas peças, e a coluna de Mônica Bergamo, que volta a ter uma página inteira. As colunas do jornal passarão a ser publicadas na vertical. Além disso, os editoriais aumentarão de tamanho. Folha de S.Paulo estreia novo formato gráfico em setembro e amplia conteúdo Jornalista processa CNN Brasil por discriminação racial Fernando Henrique de Oliveira n Com estreia prevista para novembro, a CNBC Brasil, de Douglas Tavolaro, divulgou na Folha de S.Paulo as primeiras imagens de sua sede. Ao mesmo tempo, anunciou em 27/8 o lançamento oficial da emissora nas redes sociais – Instagram, X, Facebook e Linkedin. Por enquanto, não haverá noticiário nessas plataformas, apenas os bastidores da montagem da emissora para o público conhecer as novidades. u A redação já está pronta: são três estúdios em 2 mil m2 em São Paulo, na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. no bairro do Itaim Bibi. O cenário tem telas e leds e foi projetado para receber simultaneamente conteúdo em todas as telas. Estas permitem a projeção de artes gráficas e imagens de alta definição, integrando os profissionais de texto e vídeo, de maneira a produzir conteúdo para a TV e as mídias digitais. u E prosseguem as contratações. Lucas Campos, economista de Brasília, será head de Assuntos Corporativos da emissora licenciada pela CNBC na capital federal. Para captar publicidade, também em Brasília, a CNBC contratou como sua represenCNBC Brasil lança redes sociais e prepara inauguração Estúdio CNBC Lucas Campos
Edição 1.476 página 3 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Em 2023 foram registrados 1.463 feminicídios no Brasil − uma absurda média de quatro por dia, sem contar os casos de abuso doméstico que não resultaram em mortes e episódios de violência que ficaram entre quatro paredes. A maioria nem chega à imprensa, tamanha a banalidade desse tipo de crime. Mas os que chegam nem sempre são noticiados da forma mais sensível e cuidadosa, afetando a reputação da vítima à punição do autor. A jornalista e escritora britânica Michelle Rawlins, que leciona jornalismo na Universidade de Sheffield, está fazendo uma pesquisa sobre a forma como vítimas e agressores são retratados na imprensa. O estudo tem a participação de duas organizações não-governamentais de proteção feminina do Reino Unido: Women’s Aid e Independent Domestic Abuse Service. A partir de entrevistas com vítimas e especialistas, Rawlins faz observações importantes sobre detalhes que nem sempre são levados em conta na correria das redações ou em conteúdo nas redes sociais comentando essas tragédias. Uma das principais é o uso ou compartilhamento de fotos do casal feliz para ilustrar matérias sobre feminicídio ou abuso. Em alguns casos as fotos são capturadas diretamente das contas de mídia digital das pessoas envolvidas ou de seus amigos e parentes. A autora da pesquisa aponta que essas imagens positivas, contrastando com a violência do ato, podem dar a ideia de que o abusador ou homicida era “um cara legal”, causando surpresa sobre como poderia ter feito um ato tão horrível − e influenciando decisões sobre o caso. Entrevistadas disseram que essas fotos criam uma falsa narrativa de como era de fato o relacionamento, “deturpando a realidade da situação”, o que pode alimentar a crença de que o agressor não fez nada de errado. E têm o potencial de reforçar um preconceito arraigado na sociedade: o de que a mulher tem algum grau de culpa pela agressão. Indo além, podem tornar mais Noticiário de abuso doméstico: como fotos e descrições do “casal feliz” podem machucar ainda mais as vítimas ou sua memória difícil acreditar em mulheres que relatam abusos de um agressor que se comporta bem em público e que não tenham sido presenciados por terceiros ou confirmados por pessoas próximas, que na maioria das vezes preferem não se intrometer. Em um artigo sobre sua pesquisa no portal acadêmico The Conversation, Rawlins conta que uma das mulheres sobreviventes de abuso relatou que imagens perfeitas dela e do ex-parceiro fazem com que a vítima se sinta inadequada, como se fosse culpa dela por não tê-lo deixado. Outras mulheres contaram que as fotos trouxeram de volta memórias traumáticas de quando estavam em relacionamentos tóxicos e de risco. Além das fotos, a história contada nos textos e a linguagem utilizada podem igualmente voltar-se contra as vítimas ou contra a sua memória, nos casos de feminicídio. Muitas vezes os abusadores são perfilados como “caras legais”, que nunca pareceram estranhos ou agressivos, impressão corroborada por aspas de vizinhos ou parentes. Mulheres abusadas relataram nas entrevistas a percepção de que homens abusivos são muito hábeis em construir uma imagem positiva para o mundo exterior enquanto maltratam suas vítimas, e isso deve ser considerado em conteúdos sobre abuso doméstico. Em seu trabalho, Michelle Rawlins cita a advogada Ann Olivarius, especializada em agressão sexual, que diz: “Os homens violentos são caras legais. Eles são legais com todos, menos com as mulheres das quais abusam, esse é o ponto principal”. A própria expressão para descrever esses atos pode criar uma impressão errada do que configura um crime. Segundo Rawlins, a Women’s Aid recomenda usar “abuso doméstico” e não “violência doméstica”, para englobar também situações de coerção que não envolvam maus-tratos físicos. Como experiente profissional de mídia, ela admite que a forma de noticiar cada caso deve ser avaliada individualmente, dependendo das evidências disponíveis, e que a imprensa precisa contar as histórias de alguma forma. Mas recomenda que os jornalistas sempre considerem o efeito que as palavras e fotos que escolhem têm sobre as vítimas, sobreviventes e suas famílias. Michelle Rawlins Scott Merrylees
Edição 1.476 página 4 conitnuação - MediaTalks HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Correspondentes processados − O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) anunciou que vai processar cinco correspondentes estrangeiros sob alegação de terem cruzado ilegalmente a fronteira russo-ucraniana em Sudzha, na região de Kursk, onde a Ucrânia fez uma forte ofensiva nos últimos dias. Os alvos são o britânico Nick Paton Walsh, editor de assuntos de Defesa da CNN; as ucranianas Olesya Nikolaevna Borovik e Diana Vladimirovna Butsko e as italianas Stefania Battistini e Simone Traini, da RAI. Se forem considerados culpados, eles podem pegar até cinco anos de prisão. O FSB anunciou que os cinco serão colocados em uma lista internacional de procurados. Proibições do Talibã − Uma nova lei a ser aplicada pela polícia moral do Talibã proibirá jornalistas de publicarem ou transmitirem conteúdo que o grupo islâmico que governa o Afeganistão há três anos entenda como violação da lei Sharia ou insulto aos muçulmanos. Hibatullah Akhundzada, líder do Talibã, sancionou o projeto de lei em 31 de julho. Mas a notícia veio a público em 21 de agosto, quando o novo regulamento foi publicado no site do Ministério da Justiça. Entre as restrições estão a proibição de publicar ou transmitir imagens de pessoas e animais vivos, que o Talibã considera contrárias ao islamismo. Pela nova lei, a voz de uma mulher é considerada íntima e não deve ser ouvida cantando, recitando poesia ou lendo em voz alta em público – significando na prática que jornalistas de rádio e TV seriam banidas da profissão. Fauna dos manguezais − O prêmio internacional de fotos de manguezais Mangrove Photography Awards anunciou os vencedores da sua 10ª edição. A competição mostra a beleza e a importância dos ecossistemas alagados, as ameaças que eles enfrentam e os animais que vivem nesses habitats. O vencedor geral foi Supratim Bhattacharjee, da Índia, com a imagem Sundarbans afundando, que retrata uma jovem no local onde ficava sua loja de chá, destruída pela água do mar após a passagem do ciclone Aila. Jornalistas feridos − Jornalistas da Reuters ficaram feridos e um consultor de segurança da agência de notícias morreu em mais um ataque da Rússia a um hotel onde profissionais de imprensa estavam hospedados na Ucrânia. O ataque aconteceu em Kramatov, leste do país em guerra com a Rússia, na noite de sábado 24 de agosto. Imediatamente após o bombardeio a Reuters confirmou a morte de Ryan Evans, de 38 anos, um ex-militar britânico que fazia parte da equipe prestando aconselhamento para os jornalistas se manterem seguros durante coberturas de risco. Escapou da morte − O jornalista Ariel Grajales Rodas escapou da morte depois de ser baleado várias vezes por homens armados não identificados que invadiram sua residência em Villaflores, no estado de Chiapas, um dos mais violentos do México. Segundo a Promotoria Distrital, Grajales foi levado para um hospital e seu estado de saúde é estável. O Ministério Público estadual informou que as investigações foram entregues à Procuradoria de Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Proteção a Jornalistas e Defensores de Direitos Humanos. Esta semana em MediaTalks Sundarbans Supratim Bhattacharjee
Edição 1.476 página 5 Comunicação Corporativa Denominada “Tem tempo? Tem tempo!”, iniciativa incentiva internautas e verificarem informações antes de postar, interagir ou compartilhar em suas redes sociais. Campanha da XCOM para as Nações Unidas combate a disseminação de notícias falsas e desinformação Combater a disseminação de notícias falsas no Brasil e promover a integridade das informações divulgadas nas plataformas digitais. Esse é o objetivo central da campanha “Tem tempo? Tem tempo!”, que acaba de ser lançada pelo Centro de Informação da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil (UNIC Rio). O tema é extremamente importante no período eleitoral, quando o volume de desinformação aumenta massivamente e pode afetar os resultados das eleições. “Sabemos que notícias falsas podem ter um impacto significativo no processo eleitoral, influenciando a opinião pública e deslegitimando os resultados das eleições. Por isso, a campanha promove a integridade da informação e a responsabilidade digital, especialmente em tempos de alto volume de informação “A missão central do UNIC Rio é promover o entendimento sobre o trabalho e os objetivos da ONU, alcançando diversos setores da sociedade”, diz Diêgo Lôbo, diretor interino do Centro de Informações. “Estamos muito animados com esta parceria, que faz parte de nossos esforços para romper o ciclo da desinformação, combater as consequências nefastas da disseminação de informações falsas e apoiar iniciativas de fortalecimento da integridade da informação”, completa. De acordo com dados divulgados em 2022 pelo Poynter Institute, em colaboração com o Google, 4 em cada 10 pessoas afirmam receber notícias falsas diariamente. Além disso, 43% dos brasileiros afirmaram já ter compartilhado conteúdos e, posteriormente, perceberam que se tratava de informação não verdadeira. Os jovens, especialmente de 18 a 25 anos, são os mais propensos a admitir o envio de notícias falsas. Outro estudo, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, revelou que durante a campanha eleitoral de 2022, a média diária de mensagens falsas cresceu de 196,9 mil no primeiro turno para 311,5 mil durante o segundo turno. O aumento foi mais forte no Telegram (23%), WhatsApp (36%) e Twitter (57%). Descontraída e positiva, a campanha “Tem tempo? Tem tempo!”, busca ajudar cada pessoa a refletir sobre sua responsabilidade ao compartilhar informações. O objetivo é educar e conscientizar sobre a importância de conferir a veracidade das informações antes de compartilhá-las, independentemente da faixa etária. Para isso, está sendo divulgada em portais de notícias e espaços de mobiliário urbano. consumida por diversos meios”, explica Viviana Toletti, CEO da XCOM, agência parceira da UNIC Rio e responsável pela criação da campanha. n O apresentador Serginho Groisman, do programa Altas Horas, da Rede Globo, receberá na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, o Prêmio Personalidade da Comunicação – 2024, dentro da programação da 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. A cerimônia de premiação será realizada no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo, a partir das 19 horas, logo após o Encontro com Jovens Comunicadores, reunindo perto de 140 jovens que atuam em agências de comunicação e que também foram convidados a participar de uma roda de conversa com o apresentador, na sequência da homenagem. u Com a premiação, Groisman passa a integrar uma galeria de homenageados, que inclui nomes como Mauricio de Sousa, Caco Barcellos, Elifas Andreato, Laurentino Gomes, Audálio Dantas, Marcos Mendonça, Fátima Turci, José Hamilton Ribeiro, Miguel Jorge, Mino Carta, Alberto Dines e outros expoentes do jornalismo e da comunicação do Brasil. Trajetória n Serginho Groisman trabalhou entre os anos de 1980 e 1988 na Band FM como redator e repórter. O primeiro programa que apresentou e dirigiu na televisão foi o TV Mix, na TV Gazeta, no fim da década de 1980. O sucesso, no entanto, veio com o Matéria Prima, na TV Cultura, em que as perguntas eram feitas pela plateia, constituída de jovens, formato este mantido depois, em 1991, quando foi para o SBT apresentar o Programa Livre, e em 2000, no atual Altas Horas, da Rede Globo. u A transferência para a Rede Globo aconteceu em 1999, no Festival da Música Popular Brasileira, mas a estreia no Altas Horas só ocorreria em outubro do ano seguinte, 2000. Ali, ele também apresentou, por 11 anos, o programa Ação, nas manhãs de sábado. u Autor do livro Meu Pequeno Corintiano e roteirista, juntamente com Marcelo Rubens Paiva, do filme Fiel, Groisman também fez teatro. Em maio de 2006, estreou sob direção de Gerald Thomas Sievers, no espetáculo Brasas no Congelador, com outros colegas atores da Cia. Ópera Seca. Serginho Groisman recebe nesta quinta-feira (29/8) o Prêmio Personalidade da Comunicação Serviço Evento: Cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação – 2024 Homenageado: Serginho Groisman Data, hora e local: 29 de agosto de 2024, Unibes Cultural, 19 horas Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo, SP Outras informações: Clara Francisco ([email protected]) Serginho Groisman
Edição 1.476 página 6 conitnuação - Comunicação Corporativa n A Unibes Cultural, em São Paulo, foi palco, na noite dessa quarta-feira (28/8), da cerimônia de entrega do TOP Mega Brasil 2024, premiação que celebra as feras da comunicação corporativa nas verticais Agências de Comunicação e Profissionais de Comunicação Corporativa. u Cerca de 200 convidados participaram do coquetel de confraternização e acompanharam a premiação, conduzida pelo mestre de cerimônias Ulisses Rocha. TOP 10 e Pódio Brasil − Agências n Nas TOP 10 Brasil a agência vencedora foi a Oficina Consultoria, de Brasília, que ganhou também em 2019 e esteve entre as TOP 10 do País em outras quatro edições da premiação. Ela foi seguida pela FSB Comunicação, campeã no ano passado e que este ano ficou com o vice-campeonato, e da Edelman, a terceira colocada. Ambas estiveram entre as dez mais, inclusive no Pódio, em oito das nove edições da premiação. u As outras agências que integram as TOP 10 Brasil são, em ordem alfabética: Approach, Burson, Fato Relevante, GBR Comunicação, Giusti, InPress Porter Novelli e Weber Shandwick. TOP 10 e Pódio Brasil − Executivos n Entre os executivos, quem levou o Troféu da Onça Pintada pela primeira vez foi Pedro Torres, diretor de Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Gerdau, que esteve entre os TOP 10 do Brasil em 2020. A vice-campeã estreou no TOP Mega Brasil este ano: Amanda Brum, CCO e CMO da Anbima – Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais. Na terceira colocação, outra estreante, Alessandra Ber, diretora de relações com a imprensa da TIM. u Os outros sete executivos eleitos entre os TOP 10 do País são, em ordem alfabética: Ana Luiza Herzog (Magazine Luiza), Bárbara de Paula Ferreira (Organom Brasil), Carime Kanbour (Klabin), Carla Simões (CNSeg), Debora Pratali (Hospital Israelita Albert Einstein), Malu Weber (Bayer) e Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco) – as quatro primeiras também estreando no TOP 10. TOP Mega Brasil homenageia as feras da Comunicação Corporativa Evento de premiação foi realizado na noite dessa quarta-feira (28/8), na Unibes Cultural, abrindo a 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação Campeões Regionais n Os campeões regionais do TOP Mega Brasil 2024 são os seguintes: Entre as Agências: • Região Norte – Temple Comunicação (PA) − hexacampeã As outras são: Eko Agência (PA), Gaby Comunicação (PA), Jambo Comunicação (PA)e Três Comunicação (AM) • Região Nordeste – Comunic.ativa Agência de Comunicação (BA) – bicampeã As outras são: ATcom Comunicação Corporativa (BA), Darana RP (BA), Dupla (PE), Marketing Real (RN), e Texto & Cia − Assessoria de Comunicação (BA) (*) Na Região Nordeste, em função de empate, foram eleitas seis agências • Região Centro-Oeste – YOD Comunicação (MT) As outras são: Agência Terruá (DF), Brívia (DF), DGBB Comunicação & Estratégia (DF) e Kasane (GO) • Região Sudeste – Árvore (MG) − Bicampeã As outras são: BH Press (MG), Casa9 Comunicação (MG), FleishamHillard (SP), JeffreyGroup (SP) e Loures (SP) • Região Sul – Martha Becker Connections (RS) − pentacampeã As outras sõ: Ação Integrada (PR), FTCom (RS), HappyHouse (RS), e V3COM (PR) Entre os executivos, os primeiros colocados são: • Região Norte – Danielle Redig (Vale Base Metals − PA) Os outros eleitos são: Adriana Monteiro (Vale – PA), Elen Neris (Sistema Fiepa – PA), Elena Brito (Norsk Hydro – PA) e Fernando Alves (Norsk Hydro – PA) • Região Nordeste – Daniela Franco Verhine (VINCI Airports – BA) – tetracampeã Os outros são: Amine Darzé (Coelba/Neonergia – BA), Fernanda Veiga (TIM – BA), Marcelo Gentil (Odebrecht/Novonor – BA) e Roberta Câmara (TIM – PE) • Região Centro–Oeste – Ana Cristina Rosa (CJF – DF) Os outros são: Bianca Nigres (Grupo Enzo – MS), Laís Lis (Conexis Brasil Digital – DF), Marcelo Freitas (IPAM Amazônia – DF) e Paola Fenbelon (BB – DF) • Região Sudeste – Viviane Mansi (Diageo – SP) Os outros são: Claudia Burgos (Takeda – SP), Karla de Melo (Firjan – RJ), Leandro Modé (Vale – RJ) e Simone Maia (MRV&CO – MG) • Região Sul – Carmem Murara (Grupo Marista – PR) Os outros são: Bianca Franchini (Sicredi – RS), Mariane Legat Ramos (Vivo – RS), Michele Schifino (Engie Brasil Energia – SC) e Sayonara Moreira (Tupy – SC) A jornada n Foram dois turnos de votação e milhares de votos de todo o País, resultando na indicação de centenas de agências e executivos, dos quais cerca de cem de cada uma das verticais seguiram para a final, no segundo turno que elegeu os TOP 10 Brasil e os TOP 5 das cinco regiões. Desses saíram os campeões regionais e o Pódio Brasil, destacando os 1º, 2º e 3º colocados, que receberam adicionalmente o Troféu da Onça Pintada, felino símbolo da premiação, por representar as feras da comunicação corporativa. TOP de Ouro n Ainda durante a premiação, houve a entrega do troféu TOP de Ouro para a AD2M, de Fortaleza, por ter conquistado em 2022 sua quinta Onça Pintada como campeã da Região Nordeste. Após cumprir quarentena nas edições 2023 e 2024, Região Nordeste, a AD2M volta a ficar habilitada para concorrer novamente na região em 2025.
Edição 1.476 página 7 conitnuação - Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Samantha Simon é a nova head de comunicação da Motorola do Brasil. Ali chega após experiência de quase 5 anos e meio na Gerência de Comunicação da JHSF e outros 5 anos e 9 meses como head de RP da divisão Fashion da MktMix. Também foi por pouco mais de 9 anos gerente da RP1, atual RPMA. Brasília n Samuel Brito, especialista em mídias digitais, despediu-se em julho da Confederação Nacional da Indústria, onde esteve por pouco mais de 10 anos e meio, respondendo por planejamento, desenvolvimento, gestão e elaboração de estratégias de mídias digitais de ações/campanhas publicitárias para CNI, Sesi, Senai e IEL. Paraná n Bruno Raphael, que passou por Ambev e Grupo Cimed, começou em julho, como terceirizado, na assessoria de imprensa e relações públicas da Avon. Rio de Janeiro n Ana Tereza Robusti, consultora sênior, deixou a InPress Porter Novelli em julho, após quase 1 ano de casa, e retornou, em agosto, à Mais Inspiração Comunicação Integrada, onde havia trabalhado entre 2017 e 2022. Ela também esteve em Golin e Danthi Comunicação. n Fernanda Menezes, gerente de comunicação e marketing, deixou em maio a Ipiranga, onde esteve por quase 20 anos, e começou na sequência como gerente sênior de marketing na Estrella Galícia do Brasil. n Roberta Bernardo de Souza deixou em agosto a Weber Shandwick, após 11 anos de casa, por último como diretora de comunicação de ciências da vida e saúde, e na sequência assumiu como gerente sênior de comunicação corporativa na Bristol Myers Squibb. Samuel Brito Bruno Raphael Ana Tereza Robusti São Paulo Fernanda Menezes começa na Estrella Galícia... Fernanda Menezes ...Roberta Bernardo de Souza, na Bristol Myers Squibb,... Roberta Bernardo de Souza ...e Samantha Simon, na Motorola do Brasil Samantha Simon
Edição 1.476 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa E mais... n Claudia Rozembrá (ex-RPMA), na coordenação de PR e Influência, e Vitório Tomaz Cabral (ex-Frat Digital), como líder de Estratégia Digital, chegaram recentemente à 4influence, agência do Grupo REF. Claudia integra a equipe liderada por Andrea Benedetti, head de PR & Influencer Marketing; e Vitório passa atuar em dupla com Leonardo Ramires, diretor criativo da agência. n Amauri Ademar Vargas, gerente de relações públicas, despediu-se da Realme, fabricante chinesa de smartphones, e integrou-se ao time de gestão de crises da Loures, como freelancer. Ele também foi de FSB Comunicação, CDN, JeffreyGroup e Ink Comunicação. n Caio Ramos, ex-CDI, Via News e BRSA, deixou em agosto o Grupo Fala, após 11 meses de casa, e começou como assessor de imprensa na Netglobe Cyber Security, em Campinas. n Daniela Bittencourt Ferreira despediu-se em agosto da único IDtech, após 2 anos e 10 meses de casa, e seguiu para a Oracle, contratada como executiva de comunicação corporativa. Ela esteve anteriormente em Toyota, Edelman e Philips. Claudia Rozembrá Vitório Tomaz Cabral Amauri Ademar Vargas Caio Ramos n Érika Pardini, que gerenciou por quase 4 anos e meio a comunicação corporativa da Rumo, até fevereiro, iniciou nova jornada em abril como head de comunicação da Hidrovias Brasil. Ex-FSB, ela também integrou por mais de 5 anos a comunicação da Raízen. n Erika Sarinho, ex-gerente de comunicação e especialista ESG na Ideal Axicom, onde esteve por 2 anos e 2 meses, até dezembro, e que atuou como freelancer na Recíproka por 6 meses, começou em maio como consultora de comunicação em meio ambiente na FSB Comunicação, para o atendimento à The Nature Conservancy Brasil. n Iza França está dando início a uma nova atividade profissional como mestre de cerimônias e mediadora, disponível para atuar em seminários, conferências, painéis e outros eventos. Ao longo da carreira, atuou na comunicação em áreas de negócios, entre elas as de franquias, empreendedorismo feminino e startups. Contatos com ela podem ser feitos pelo 11-976444496 e iza.influencion@gmail. com. n Karoline Queiroz começou em junho como gerente de comunicação corporativa na Ideal Axicom. Em jornadas anteriores, esteve em Dasa, Qualicorp e Pros. n Larissa Camargo, ex-InPress Porter Novelli, Fbiz e Quinto Andar, deixou a Loures em julho, após quase 1 ano atuando no atendimento da Ambev, e logo na sequência começou na And. All, na função de gerente de PR para o cliente Meta. Daniela Bittencourt Ferreira Érika Pardini Erika Sarinho Iza França Karoline Queiroz Larissa Camargo
Edição 1.476 página 9 Dança das contas n A JeffreyGroup é a nova agência de comunicação do Grupo Orizonti, dono do Hospital Orizonti, da Oncomed BH, da Casa Delas – todos localizados em Belo Horizonte – e da clínica Neoplasias, em Itajaí (SC). A conta ficará sob a direção de Eduardo Gaggini (egaggini@jeffreygroup. com) e supervisão de Raphaela Brumatti (rbrumatti@). n A NR7 cuidou pelo segundo ano consecutivo do HackTown, festival de criatividade e inovação, realizado de 1 a 4 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Atuou no relacionamento com a imprensa e na estruturação do conteúdo, que envolveu vários clientes da casa. n A Contatto conquistou a conta da F3 Bancadas Sustentáveis, que atua em cortes especiais de porcelanato. No atendimento, Fernanda Fernandes, com coordenação de Vinícius Cavallero. O trabalho em redes sociais será realizado por Lucas Henrique Rodrigues, recém-chegado à agência, e Stefany Santos. n A Magnitude PR reassumiu o atendimento à imprensa e relacionamento com a mídia da Escola do Mecânico, edtech voltada para capacitação e ensino de mecânicos. No atendimento, a sócia-fundadora Adriana Veronez. n Em BH, a Scapola, de Rodrigo Scapolatempore, conquistou a conta do Sintram − Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano de Passageiros de Belo Horizonte e região. Pelas instituições n A Abracom realizará em 5/10 a Copa Abracom 2024 de futebol society, com as participações já confirmadas dos times das agências Giusti, Ideal Axicom, InPress Porter Novelli, Burson, CDN, CDI, JeffreyGroup, FSB Comunicação, Ketchum, RPMA e da equipe Abracom All Stars. n Mariana Sândalo Martinez, que estagiou por 10 meses na InPress Porter Novelli, integrou-se em julho ao time da Index, na função de assistente de relações públicas do núcleo farmacêutico. n Michelle Ito, ex-Accenture, Alvarez & Marsal e Magna Sistemas, iniciou nova jornada em junho como gerente de marketing de conteúdo e PR na Docusign. n Núbia Matos, ex-Ideal, que foi por 6 meses supervisora de comunicação corporativa do Mercado Livre, deixou a empresa em junho. n Patrícia Kishimoto, ex-Golin, Approach e Weber Shandwick, começou em agosto como analista sênior na Imagem Corporativa. n Stefany Hernandes, ex-Kallas Mídia OOH e que também registrou rápidas passagens por KB!Com e Jovem Pan, começou em junho como gerente de comunicação na VEX, empresa especializada em produção de painéis para mídia externa. n Vitor Giglio, head de atendimento para Samsung América Latina, despediu-se em agosto da FleishmanHillard, após 2 anos e 3 meses de casa, e começou como diretor de digital na FSB Comunicação. Em passagens anteriores, esteve em Ideal e Máquina. Núbia Matos Patrícia Kishimoto Stefany Hernandes Vitor Giglio Michelle Ito Mariana Sândalo Martinez conitnuação - Comunicação Corporativa
Edição 1.476 página 10 n A edição 2024 do Prêmio Jatobá PR, cujas inscrições estão abertas até 30 de setembro, conta com algumas novidades, entre elas as novas categorias Inteligência Artificial, exclusiva para a vertical das organizações empresariais ou públicas, e Media Trainning, que poderá ser disputada tanto por grandes agências quanto pelas agências-butique. Com isso, o total de categorias regulares da premiação passou de 31 para 34, elevando-se a 45 ao se somarem a elas as três premiações para Cases do Ano, as três premiações para Organizações do Ano e as cinco Premiações Regionais, que destacarão os melhores cases de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. u Também a categoria PR Internacional tem novidade. A partir deste ano passam a valer cases realizados por agências do continente latino-americano para todo o mundo e não apenas nos países da América Latina. Continua sendo obrigatório que o case tenha sido realizado em ao menos dois países, porém não há mais restrições geográficas em relação a eles. Premiação homenageará a ABCPública n Uma outra novidade do prêmio é a homenagem à ABCPública com o Troféu Decio Paes Manso de Contribuição à Comunicação Corporativa, o mesmo entregue em 2022 à Abracom e em 2023 à Aberje. Fundada em 2016 e com quase 300 associados de todo o Brasil, a ABCPública foi criada para promover a comunicação pública com foco no cidadão; para desenvolver, apoiar e fomentar padrões de excelência para a atuação dos comunicadores no Executivo, Judiciário, Legislativo, empresas públicas e no Terceiro Setor, em níveis federal, estadual e municipal; e para incentivar práticas de comunicação que favoreçam a transparência, a prestação de contas, o amplo acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação nas decisões. Julgamento, shortlists e festa de premiação n O julgamento dos cases que concorrerão aos troféus Jatobá PR contará com a participação de 60 jurados e será feito entre 8 e 26 de outubro; e as shortlists com os finalistas (até cinco, por categoria) serão anunciadas em 31 de outubro. A festa de premiação será no Hotel Renaissance, em 2 de dezembro, Dia Nacional das Relações Públicas. u Inscrições aqui e informações com Bruna Valim (brunavalim@ megabrasil.com.br) ou Clara Francisco (clarafrancisco@). Pelo mercado As novidades da edição 2024 do Prêmio Jatobá PR Agenda n Um grupo de profissionais de diferentes áreas da comunicação vai se reunir em 5/9, às 17h30, para debater fórmulas de como melhorar o relacionamento entre assessores e jornalistas. O encontro, cujo mote é ReleaseGate tem solução?, será nos estúdios da Transformação Digital e Innovation Hub, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo. u Participam Guga Peccicacco (Infor), Fernanda Lara (I’Max), Armindo Ferreira (Blog do Armindo), Jorge Soufen Junior (2PRÓ) e Laura Pancini (Exame). Igor Lopes (Innovation Hub) será o mediador. As inscrições podem ser feitas aqui. Cinco pessoas serão sorteadas para assistir in loco. n Está aberto o credenciamento de imprensa para a ISC Brasil 2024, conferência e exposição de segurança integrada, que será aberta em 3/9 (terça-feira), em São Paulo. Para credenciar- -se clique aqui. n Outro evento com credenciamento aberto é a Campus Party Nordeste, de 4 a 8/9, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE). Aqui o link de credenciamento. conitnuação - Comunicação Corporativa Tuitão do Plínio Por Plínio Vicente (pvsilva42@ gmail.com), especial para J&Cia (*) Plínio Vicente é editor de Opinião, Economia e Mundo do diário Roraima em tempo, em Boa Vista, para onde se mudou em 1984. Foi chefe de Reportagem do Estadão e dedica-se a ensinar aos focas a arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços. Araruanã voltou para a aldeia dos pemon no Contão, perto da fronteira, depois de vários anos trabalhando como produtor de eventos indígenas em Maturín, Nordeste da Venezuela. Com a crise desencadeada no regime de Nicolás Maduro, perdeu o emprego e teve a certeza de que ficar por lá só aumentaria ainda mais os seus problemas. Veio embora, mas trouxe várias lições: a descoberta de novos ritmos, costumes e sabores e as técnicas artesanais dos warao. Junto com os que haviam fugido do chavismo, criou um festival, que virou atração turística, e abriu uma pequena empresa-escola. Hoje, ensina o ofício a muitos jovens e a produção de instrumentos, como o xaque-xaque, é vendida nas lojas de Boa Vista. Xaque-xaque - [Voc. onom.] − Substantivo masculino − 1.V. ganzá (1). [Pl.: xaque-xaques.] (Aurélio). O pemon que modernizou sua maloca
Edição 1.476 página 11 AUTO n O Motor1.com Brasil, veículo que integra a rede internacional Motorsport Network, anunciou na última semana uma reestruturação editorial e estratégica em sua equipe. Dentre as novidades, destaque para a chegada de Rodrigo Perini (ex-Chevrolet e Volkswagen), que assume como gerente de Projetos e Experiência de Marca da Motorsport Network Brasil, atendendo às demandas das marcas Motor1.com, Motorsport.com, InsideEVs.com e ElectricDays. u Na área editorial, Felipe Motta foi anunciado como novo CCO (Chief Content Officer) para as operações da Motorsport Network no Brasil. No lugar dele como editor-chefe assume Leonardo Fortunatti, até então editor-técnico do Motor1. Thiago Moreno, repórter, também foi promovido e assume como editor assistente responsável pelo dia a dia do Motor1. Com as promoções, dois novos repórteres deverão ser contratados e anunciados nos próximos dias. u Todo o time da Motorsport Network Brasil segue respondendo ao CEO Fábio Trindade. E mais... n A BYD está com duas vagas abertas para reforçar sua equipe de Relações Públicas. Interessados podem se candidatar até 19/10 para os postos de Analista de Comunicação Pleno ou Analista de Comunicação Sênior. n Toyota Comunica, plataforma de relacionamento com a imprensa da Toyota, ganhou um espaço para divulgação de conteúdos da marca no WhatsApp. O novo canal, ainda em fase de testes, tem como objetivo facilitar o acesso dos jornalistas aos comunicados e releases do grupo. Para participar, basta clicar no link e fazer a inscrição. n A Webmotors lançou uma ferramenta de inteligência de dados que passa a calcular mensalmente as variações de preços dos anúncios de carros usados do portal. O Índice Webmotors calcula as variações percentuais dos valores dos anúncios para montadoras, concessionárias, bancos e seguradoras. n Após 13 anos como responsável por comunicação e imprensa da JAC Motors, mesmo período em que a marca vem atuando no Brasil, Eduardo Pincigher anunciou sua saída da fabricante chinesa. Quem assume o posto a partir de agora é Julio Cabral (11-98065-4321 e [email protected]), profissional com passagens por Autoesporte, UOL, Jalopnik, Estado de Minas e Auto Press, e que recentemente atendeu ao Grupo BMW pela agência Jeffrey Group. u “Expressamos nosso sincero agradecimento à dedicação e profissionalismo de Eduardo, que foi fundamental para a história da JAC desde sua implantação à evolução da marca no País”, destacou Julio em comunicado encaminhado à imprensa. Vale destacar que, com a chegada dele, a JAC volta a ter um profissional dedicado exclusivamente para a marca. u Nos últimos anos, Eduardo vinha fazendo atendimento à marca a partir de sua agência, a E.Pincigher, onde atuava paralelamente com outros clientes do setor automotivo, entre os quais Revo, Point S, Fortbras, Festival Interlagos e Super Carros, além de dar apoio operacional à equipe de comunicação da Porsche Brasil. Com o fim de seu contrato com a JAC, ele afirma que poderá retomar um sonho antigo, o de atuar na cobertura do setor como freelancer para publicações automotivas. u “Só tenho a agradecer a esse cara incrível que é o Sergio Habib, que sempre me deu imensa autonomia para empreender a Comunicação Corporativa em que acredito”, destacou Eduardo em post de despedida no Linkedin. “Prestes a lançar um produto importante no País, a JAC opta por novas diretrizes e inspirações nessa área. E é algo que coincide com a minha necessidade ‘empresarial’ de trabalhar outros e/ou novos clientes. Se o casamento foi muito legal nos últimos 13 anos e meio, o divórcio, com toda a transparência de sempre, também foi perfeito”. u Ele atende pelos 11 994649356 e [email protected]. Eduardo Pincigher deixa o atendimento da JAC Motors e é substituído por Julio Cabral Eduardo Pincigher Motor1 promove reformulação editorial e contrata Rodrigo Perini para novos projetos Rodrigo Perini Leo Fortunatti Felipe Motta Thiago Moreno Fabio Trindade Julio Cabral
Edição 1.476 página 12 Por Assis Ângelo PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Safado, gozador, brincalhão e um tanto puto, Zé Limeira raramente titubeava pra pôr sua viola no peito e dela tirar som com versos assim: O véio Thomé de Souza, Governador da Bahia, Casou-se e no mesmo dia Passou a pica na esposa... Ele fez que nem raposa: Cumeu na frente e atrás, Chegou na beira do cais, Onde o navio trefega, Cumeu o Padre Nobréga, Os tempos não voltam mais. Absurdo é o irreal, o que não se vê, coisa ou algo que não se vê. Na literatura é comum classificar tal gênero como “realismo fantástico” ou “mágico”. Nessa classificação entra claramente o tcheco Franz Kafka (18831924). Kafka, segundo o austríaco Otto Maria Carpeaux (1900-1978), era “um rapaz franzino, magro, pálido, taciturno. Eu não podia saber que a tuberculose da laringe, que o mataria três anos mais tarde, já lhe tinha embargado a voz”. Assim trouxe Carpeaux suas reminiscências sobre Kafka. E o mesmo Otto Carpeaux lembra como conheceu o autor de Metamorfose (1915): “Kauka.” “Como é o nome?” “KAUKA!” “Muito prazer.” Esse diálogo, que certamente não é dos mais espirituosos, foi meu primeiro encontro com Franz Kafka. Ao ser apresentado a ele, não entendi o nome. Entendi Kauka em vez de Kafka. Foi um equívoco. Hoje, o “Kauka” daquele distante ano de 1921 é um dos escritores mais lidos, mais estudados e – infelizmente – mais imitados do mundo. Era do caralho! Num tempo não muito distante, era comum escritores morrerem vitimados pela tuberculose. Fora o mal que atacou os pulmões de Kafka. Ele era de pouca conversa, de pouco namoro e tal. Seus relacionaLicenciosidade na cultura popular (LXXIV) mentos amorosos eram raros. Preferia frequentar bordéis a manter relações duradouras com mulheres: “Tenho tanta necessidade de alguém para ter um contato unicamente amigável que ontem voltei para o hotel com uma prostituta. Ela é velha demais para ser melancólica, ela somente se lamenta; tanto que não fica espantada que não sejamos tão gentis com uma prostituta como com uma amante. Eu não a consolei, pois ela também não me consolou”. Isso ele disse em carta para seu amigo e editor Max Brod. Diante disso tudo, da fala que ele dá nessa carta, houve uma jovem que lhe despertou atenção. Com essa jovem, uma burguesa de Praga chamada Milena Jesenská (18961944), ele manteve uma longa correspondência que acabaria por virar um livro: Cartas a Milena (1952). Porém − porém de novo −, com ela ele nunca manteve relações sexuais, físicas. Tipo amor platônico. Ele foi, partiu para a Eternidade, antes dela. No Brasil teve um escritor que foi o tempo todo comparado a Kafka. Seu nome: Murilo Rubião (1916-1991). Era bom, mas não era tudo isso. Pelo menos no que se refere a Kafka. Murilo Rubião estudou e fez um monte de coisas, como ser inteligente que era. Foi jornalista, antes disso advogado, contista e tal. A obra literária do mineiro Rubião é pequena, mas densa. Deixou 30 e poucos contos espalhados em um, dois, três… quatro… talvez cinco ou seis livros. Coisa pouca, como se vê! Foi bom? Murilo foi ótimo. Antes dele houve outros autores que tentaram navegar nas ondas de Kafka, mas não conseguiram. E talvez até nem quisessem, como o bom João do Rio. João foi o primeiro grande repórter da imprensa brasileira. Mais: como repórter ele retratava a realidade que via na sua cidade do Rio. Ou seja, fazia o que todo bom repórter deve fazer. Esse João deixou histórias escritas no mundo real e irreal. João foi grandão. Reproduções de Flor Maria e Anna da Hora Franz Kafka Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) Estudo recente da empresa de medição de atenção Adelaide revelou que anúncios em plataformas de áudio, como rádio AM/FM e podcasts, são mais eficazes em captar a atenção dos consumidores do que se acreditava anteriormente. A análise mostrou que, para alcançar o mesmo nível de atenção que um investimento de US$ 1.000 em publicidade de rádio AM/FM, seriam necessários US$ 2.635 em anúncios no Facebook. Além disso, plataformas de áudio geram atenção quase equivalente à da TV, desafiando o mito de que apenas anúncios com elementos visuais e de movimento são eficazes. Plataformas de áudio superam expectativas e geram atenção igual à da TV
Edição 1.476 página 13 (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Os resultados do estudo da Adelaide, medidos pela pontuação AU (Unidade de Atenção), indicam que, embora as plataformas de áudio não possuam os elementos de “visão e movimento”, elas ainda conseguem capturar quase a mesma atenção que a televisão. O rádio AM/FM, por exemplo, atinge 85% da atenção da TV linear, enquanto o streaming de áudio atinge 86%, e os podcasts alcançam 94%. Outro estudo realizado pela Lumen, encomendado pela agência de mídia Dentsu, reforça essa descoberta, mostrando que anúncios em áudio não apenas competem, mas superam vídeos em termos de atenção e lembrança de marca. Isso demonstra que o áudio pode ser uma opção de publicidade mais eficiente e econômica, especialmente quando se considera o custo por mil impressões (CPM) com base na atenção. A percepção de que a atenção é uma métrica importante para medir a eficácia dos investimentos em mídia também tem crescido. De acordo com um estudo da Advertiser Perceptions, 78% dos profissionais de marketing e agências de mídia consideram a atenção como uma métrica crucial. Essa tendência é corroborada pela crescente valorização dos formatos de áudio, que se mostram menos sujeitos a rejeições de anúncios em comparação com mídias digitais como banners e vídeos online. Os consumidores, por sua vez, demonstram maior envolvimento com o rádio AM/FM e podcasts para obter informações e entretenimento. Estudos revelam que esses formatos são associados a contextos de “inclinação”, onde os ouvintes estão ativamente engajados, ao contrário do streaming de música, que é mais associado ao relaxamento e menos propenso a captar atenção significativa. Essas descobertas destacam o valor das mídias tradicionais, como o rádio e a TV, em comparação com plataformas digitais, quando se trata de atenção do consumidor. A maior eficácia dos anúncios em áudio sugere que os profissionais de marketing devem reconsiderar suas estratégias de mídia, priorizando plataformas que comprovadamente geram maior engajamento e retorno sobre o investimento. Diante disso, é evidente que os formatos de áudio, especialmente rádio AM/FM e podcasts, têm um potencial subestimado no mercado publicitário. Com a capacidade de capturar altos níveis de atenção e oferecer uma experiência de escuta ativa, esses meios estão emergindo como ferramentas poderosas para alcançar consumidores em um ambiente saturado de mídia. Os dados apresentados sugerem que as mídias tradicionais de áudio, como o rádio AM/FM e os podcasts, são opções valiosas para os anunciantes que buscam maximizar o impacto de suas campanhas. Enquanto as plataformas digitais têm um alcance extenso, o nível de atenção dedicado pelos consumidores a anúncios nesses ambientes é significativamente menor, conforme demonstrado pelos estudos mencionados. Além disso, os anúncios de rádio AM/FM e podcasts não apenas captam mais atenção, mas também proporcionam um engajamento mais profundo e duradouro. O envolvimento dos consumidores com esses formatos é frequentemente motivado por necessidades de aprendizado e informação, o que favorece um contexto de alta concentração. Essa interação mais intensa com o conteúdo é benéfica para os anunciantes, pois aumenta a probabilidade de que a mensagem publicitária seja não apenas percebida, mas também lembrada. Por outro lado, as mídias digitais, apesar de sua popularidade, enfrentam desafios quando se trata de manter a atenção dos usuários. O estudo da MARU/Matchbox destaca que formatos de anúncios digitais, como banners, pop-ups e vídeos online, possuem taxas de rejeição muito mais altas. Isso se deve, em parte, à natureza mais passiva do consumo de mídia digital e à saturação de anúncios que os usuários frequentemente encontram, o que leva a uma tendência de ignorar ou pular os anúncios. A análise das métricas de atenção também revela que há uma diferença significativa entre os diversos tipos de mídia em termos de eficácia publicitária. O rádio AM/FM, por exemplo, mostrou-se eficaz mesmo sem a presença de elementos visuais, comprovando que a qualidade do conteúdo e a relevância para o público são fatores cruciais para o sucesso de uma campanha. Por sua vez, o streaming de música, apesar de ser uma forma popular de consumo de mídia, não oferece o mesmo nível de atenção ativa, já que os usuários frequentemente utilizam esses serviços como trilha sonora de fundo, sem um foco específico nos anúncios. Essas conclusões reforçam a importância de uma abordagem diversificada na alocação de investimentos publicitários. Em um cenário onde a atenção do consumidor é cada vez mais fragmentada, é essencial que as marcas e agências de mídia reavaliem suas estratégias e considerem o potencial das plataformas de áudio como parte integral de seu mix de mídia. Ao combinar diferentes canais que oferecem tanto alcance quanto profundidade de engajamento, os anunciantes podem otimizar seus resultados e assegurar que suas mensagens atinjam de maneira eficaz seus públicos-alvo. Portanto, enquanto o panorama da publicidade continua a evoluir, é fundamental reconhecer que as plataformas de áudio, especialmente o rádio AM/FM e os podcasts, possuem uma relevância crescente. Elas não apenas desafiam suposições antigas sobre a eficácia dos anúncios visuais e de movimento, mas também oferecem um caminho comprovado para capturar e manter a atenção do consumidor em um mundo digital cada vez mais saturado de informações. (Com dados de Adelaide, Lumen e Westwood One.) Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. ZYDigital
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