Jornalistas&Cia 1474

Edição 1.474 página 29 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) o cenário presente na indústria e no mercado automotivo, procurando traçar tendências, perspectivas e apresentá-las aos leitores e ao mercado em geral”, explica o diretor de Redação Paulo Campo Grande, que, ao lado de sua equipe, atuará como moderador dos debates. Mais informações e credenciamento com Mario Curcio ([email protected] e 11-97466-8897). n O Motor1 abriu processo seletivo para vaga redator em São Paulo. A pessoa interessada na vaga deve ter conhecimento para produção de conteúdo em redes sociais e nível intermediário de inglês para comunicação diária com o time global da publicação. Currículos devem ser enviados para [email protected] com o assunto “Vaga Repórter”. n A Goodyear reuniu cerca de 50 jornalistas em seu Campo de Provas em Americana para apresentar as novas linhas de pneus Cooper Works Series, para caminhões e ônibus, Eagle F1 Asymmetric 6, e Wrangler (on e offroad). Ao longo do dia, os profissionais participaram de simulações de frenagem, direção em pista molhada e offroad, e em veículos pesados. Personalidades do rádio e podcasters têm muita influência sobre o público As personalidades do rádio sempre estiveram na vanguarda do conteúdo criativo, muito antes do termo “influenciador” tornar-se popular. Dados recentes revelam que as marcas que exploram esse conteúdo têm inúmeras oportunidades, especialmente no rádio local. Um estudo da NCSolutions, com dados da Nielsen, mostrou que 48% dos americanos e 66% da Geração Z compraram produtos descobertos através de influenciadores em mídias sociais ou aplicativos de streaming. A pesquisa também analisou as reações dos consumidores à publicidade gerada por criadores: 47% se sentiram entretidos, 43% pesquisaram o produto, 24% compartilharam com amigos e familiares, e 23% se sentiram inspirados pelo conteúdo. Embora a Geração Z seja a mais influenciada por criadores de conteúdo, outras gerações também são impactadas: 55% dos Millennials, 41% da Geração X e 24% dos Baby Boomers. A confiança é um fator chave para a Geração Z, com 12% a mais dessa geração acreditando que os influenciadores têm seus melhores interesses em mente. Além disso, 21% confiam nas recomendações dos influenciadores, comparados a 13% das outras gerações. O rádio, atuando diretamente no nível local e em múltiplas plataformas, apresenta vantagens significativas para marcas locais. Utilizar o talento das personalidades do rádio de maneira eficaz é crucial. Segundo a NCSolutions, o humor é o principal motivador para conexão e compra, escolhido por 50% dos americanos. Vídeos de “como fazer” e música vêm em seguida, com 40% e 37% respectivamente. Um estudo da Maru/Matchbox de 2023 reforçou a conexão influenciadora dos ouvintes de AM/FM com personalidades de rádio, baseada em humor e confiança. De acordo com o estudo, 90% dos entrevistados concordam que seus apresentadores favoritos os fazem rir, enquanto 64% dizem que as personalidades os fazem pensar. A busca por impulsionar vendas incrementais e construir relacionamentos leais de longo prazo com clientes mais jovens é uma estratégia vital para o crescimento contínuo das marcas. O estudo da NCSolutions sobre conteúdo gerado por criadores mostra que parear sua marca com o criador certo não só aumenta o poder da criatividade, mas também fortalece as conexões, permitindo impressões duradouras nos consumidores. Anunciantes devem prestar atenção: apesar da vasta quantidade de influenciadores em mídias sociais, estudos recentes indicam que personalidades de rádio AM/FM continuam sendo algumas das mais confiáveis. A forte conexão emocional e a eficácia publicitária dessas personalidades são destacadas no blog da Cumulus Media/Westwood One Audio Active Group. De acordo com a Jacobs Media Techsurvey 2023, 6% dos ouvintes de rádio AM/FM citaram “DJs/Apresentadores/Programas” como o princ0ipal motivo para sintonizar, superando músicas favoritas. Outro estudo da Maru/Matchbox mostrou que ouvintes de AM/FM desenvolvem relacionamentos leais com base no humor e na confiança: 90% afirmaram que seus DJs favoritos os fazem rir, 73% acreditam que as personalidades entendem suas comunidades, 64% dizem que

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