Jornalistas&Cia 1474

Edição 1.474 página 26 conitnuação - Comunicação Corporativa passa”, afirmou a jornalista Viviane Raymundi, coordenadora de comunicação do Projeto Legado. “Geralmente, a mídia começa a reproduzir as narrativas oficiais, o contraditório não aparece tanto, a sociedade é convencida de que tudo já está normalizado e, aí, a gente é surpreendido de novo, como ocorreu em Brumadinho”. u Daniela Arbex, autora de Arrastados, livro que conta o que aconteceu em Brumadinho a partir do olhar da comunidade, reforçou a importância de “preservar a memória para que as narrativas não sejam distorcidas e a verdade contribua para a não repetição de tragédias, como tem sido comum no País”. u “Nesta tragédia-crime, as empresas mineradoras alardeiam uma reparação que é impossível. A vida é irreparável”, frisou Josiane Melo, diretora da Avabrum que perdeu a irmã Eliane Melo, de 39 anos, grávida de cinco meses, no rompimento da barragem. u Financiado pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo (DMC), pago a título de indenização social pela tragédia-crime que ceifou 272 vidas, o Projeto Legado de Brumadinho, iniciado em 2022, ainda conta com dois sites onde é possível fazer o download das publicações: o legadodebrumadinho.com.br, um repositório dos textos e peças da campanha, e o Amanhã Pode Ser Tarde, que registra as histórias das vítimas e já recebeu quase 1.500 mensagens de apoio aos familiares. u A campanha publicitária Amanhã pode ser tarde reúne mais de 30 vídeos de depoimentos dos familiares contando os impactos da perda de seus entes queridos, buscando a sensibilização e a promoção do valor absoluto da segurança do trabalho. No rompimento da barragem, 250 vítimas eram trabalhadores da Vale e empresas terceirizadas. A mesma campanha traz ainda depoimentos de profissionais que atuaram no pós-tragédia, contando como foram impactados pelos acontecimentos. Por dentro da Comunicação Pública No dia 8 de agosto, associados da ABCPública reuniram-se em assembleia online para eleger a diretoria e órgãos colegiados auxiliares para o biênio 2024-2026. A diretoria terá pela primeira vez na presidência um dos fundadores da associação, o professor e jornalista Jorge Duarte, que enfatizou a importância de descentralizar e empoderar as regionais, vice-presidências e comitês. “Sinto-me absolutamente honrado. A ABCPública está aí para ser capaz de fortalecer regiões, por isso a ideia é empoderar diferentes atores da associação. O conceito que quero trabalhar é esse: queremos dar autonomia e liberdade dentro dos princípios da ABCPública”. A data também marcou a saída da servidora da Câmara dos Deputados Cláudia Lemos da presidência da associação, que esteve no cargo nos últimos dois biênios. “Eu tenho imenso orgulho de ter sido presidente da associação nesses dois períodos. É uma enorme alegria estar junto de pessoas com um núcleo de crença comum, que é fazer uma comunicação pública que pensa na cidadania, no direito à comunicação e participação”, afirmou a jornalista, que agora fará parte do Conselho Consultivo da ABCPública. Fundada em 2016, a ABCPública possui mais de 360 associados. Em 2024, a entidade completou a instalação de diretorias em todos os estados brasileiros, cumprindo um dos objetivos da gestão anterior. A gestão 2024-2016 já tem um plano de atividades em que constam os seguintes objetivos: 1) Consolidar a expansão da associação; 2) Ampliar as ações de capacitação; 3) Fortalecer o papel de porta- -voz da comunicação pública no Brasil 4) Influenciar avanços na legislação; e 5) Manter e buscar novas parcerias. Confira os nomes de todos os eleitos na área Sobre Nós do site. Para se associar à ABCPública clique aqui. Jorge Duarte é eleito presidente da ABCPública Jorge Duarte Quando o assunto é inteligência artificial, existem dois tipos de pessoas: as que amam e usam diariamente e as que ainda têm receio ou desconhecem as ferramentas. Para todos os casos, é importante conhecer mais sobre riscos e boas práticas para utilizarmos a IA com ética e responsabilidade. Esse é o tema do último conteúdo do Podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência, da vice-presidente da ABCPública Aline Castro. Ouça aqui. O convidado foi Fernando Souza, diretor da ABCPública no Maranhão e profissional responsável pela redação da Recomendação nº 1 de 2024, sobre Inteligência Artificial, publicada pela associação. Ele falou sobre detalhes do documento e fez alertas sobre o uso dessas ferramentas no âmbito da comunicação pública no Brasil. Na mesma semana de lançamento do conteúdo podcast, Fernando Souza representou a ABCPública no 2º Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público brasileiro, realizado em Belo Horizonte, de 7 a 9 de agosto. De acordo com notícia publicada no portal do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o profissional pontuou que os setores de tecnologia da informação de cada órgão público precisam conhecer as ferramentas disponíveis e pensar os usos corretos, indicando aos servidores aquelas que tiverem as melhores soluções, em termos não apenas de custos, mas também de privacidade dos dados e propriedade intelectual. Inteligência artificial na comunicação pública Fernando Souza

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