Edição 1.474 - 14 a 20 de agosto de 2024 n Outro ponto alto da noite foi a homenagem a Mauro Zafalon, repórter da Folha de S.Paulo, que recebeu o troféu de Contribuição ao Jornalismo do Agronegócio. Titular da coluna Vaivém das Commodities, que completou 35 anos em maio, Zafalon cobre o setor há mais de 50 anos. Ele foi o segundo profissional a receber a homenagem – o primeiro foi José Hamilton Ribeiro, em 2021. u “Eu e o Edu Ribeiro temos algo em comum. Há 35 anos eu criei o Vaivém das Commodities e ele o das Redações. Só que ele nunca conseguiu me colocar dentro do vaivém dele”, brincou Zafalon, referindo-se aos mais de 40 anos em que atua de maneira ininterrupta na Folha de S.Paulo. “Acho que nunca consegui ver tantos jornalistas de Agro reunidos em um local, e fico muito feliz que o Jornalistas&Cia tenha conseguido fazer isso. É um setor que vinha numa crescente, mas que não tinha um local ou ponto de encontro para nós, por isso esse prêmio é tão importante”. u Em sua quarta edição, a eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2024 contou com os patrocínios de Cargill, Mosaic, Syngenta e Yara, apoios de Elanco, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaborações de Bosch, BRF e Lavoro e apoios institucionais de Faesp e Rede Agrojor. Confira as fotos da festa a partir da pág. 2 e a íntegra da cerimônia no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube. n Em concorrida cerimônia realizada na noite de 12/8, em São Paulo, foram homenageados os jornalistas e veículos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2024. Mais de 100 convidados estiveram presentes ao evento, que teve neste ano como destaque a apresentadora e editora da Record News Kelly Godoy, eleita a +Admirada Jornalista do Agronegócio 2024. u “Pra mim é uma honra muito grande estar aqui”, destacou em seu discurso. “Este é um momento muito especial pra gente que trabalha com agronegócio, porque é um momento em que a gente se encontra. Eu acompanho o trabalho de vocês, sou fã do trabalho de vocês, então é muito bom poder encontrar com vocês sem estar correndo atrás de uma pauta em uma feira. Esse é um momento nosso de reunião e celebração e eu me sinto muito honrada de estar entre vocês. Agradeço a todos vocês e espero que a gente possa se encontrar mais vezes nas pautas e também aqui no ano que vem”. u Em quatro anos de premiação, ela é a quarta profissional diferente a receber a honraria, que nos anos anteriores teve como ganhadores Renata Maron, do Terraviva (2023), Beatriz Gunther, do Canal Rural (2022) e Sidnei Maschio, também do Terraviva (2021). u Completaram os TOP 5 deste ano, pela ordem, Fabiano Reis, do Canal do Boi, novamente Beatriz Gunther, do Canal Rural, Aleksander Horta, do Notícias Agrícolas, e Cristina Vieira, do programa Globo Rural, da TV Globo. u Nas categorias destinadas aos veículos, os prêmios foram para Agência Embrapa (Agência de Notícias), CBN Agro (Áudio), Clima Tempo (Canal Digital), Canal Rural (Site), Globo Rural (Programa de TV Geral), Valor Econômico (Veículo Impresso), Rural Notícias (Programa de TV Especializado) e Globo Rural (Periódico Especializado). u “Nos enche de orgulho perceber como a eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio caiu no gosto dos profissionais do setor”, destacou Vinicius Ribeiro, diretor de Projetos da Jornalistas Editora. “Partimos de uma primeira edição, em 2021, que por causa da pandemia teve que ser realizada de maneira remota, e desde então a festa só cresceu. Tradicionalmente, por outros compromissos pessoais e profissionais, alguns jornalistas não conseguem comparecer, mas nesta edição tivemos apenas um veículo homenageado que não pode enviar representante e dois jornalistas que não estiveram presentes, mas ainda assim foram representados por outros colegas. Isso mostra o poder e o sucesso deste encontro”. Kelly Godoy é eleita a +Admirada Jornalista do Agronegócio em 2024 Cerimônia de premiação teve homenagem especial a Mauro Zafalon, da Folha de S.Paulo, por Contribuição do Jornalismo do Agro Mauro Zafalon recebe prêmio por Contribuição ao Jornalismo Kelly Godoy Mauro Zafalon e Eduardo Ribeiro
Edição 1.474 página 2 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Milena Siqueira (Mosaic) Guilherme Schmitz (Yara) Millena Machado (Faesp) e Luiz Rangel (Agência Brasil) Marcio Rodrigues (Agência Estado) e Millena Machado (Faesp) Aline Merladete (Agrolink News) e Millena Machado (Faesp) Fernanda Hoe (Elanco) e Ana Paula Olivi (Notícias Agrícolas) Felipe Fonseca (Cargill) Nêmora Reche (Syngenta)
Em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico, o jornalismo segue tendo importância crucial na construção de um sistema alimentar sustentável. Semear a informação para colher uma sociedade melhor para todos A Cargill ocupa uma função central na cadeia de suprimentos ao conectar quem produz alimentos com consumidores em todo o mundo. Nessa jornada para a construção de uma cadeia de fornecimento cada vez mais resiliente e acessível, nós reconhecemos e celebramos a missão dos pro ssionais do jornalismo que se dedicam à informação de qualidade e à transparência.
Edição 1.474 página 4 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Fernanda Hoe (Elanco) e Daniel Olivi (Notícias Agrícolas) Cristina Bertelli (Terraviva) e Fernanda Hoe (Elanco) Camila Moraes e Anderson Souza, do Agro Record News, recebem o certificado das mãos de Leandro Sobral, da Press Manager Leandro Sobral (Press Manager) e Sandra Santos (SBT Agro) Lívia Marra (Folha de S.Paulo) e Leandro Sobral (Press Manager) Márcio Campos (Jornal Terraviva) e Fernando Soares (J&Cia Agro) Phelipe Pedroso e Alessandra Mello, da AgFeed, e Fernando Soares, editor da coluna J&Cia Agro Fernando Soares (J&Cia Agro), Maristela Franco e Demétrio Costa (Revista DBO)
SYNGENTA: INOVAÇÃO INSPIRADA EM VOCÊ, CONECTANDO O AGRO.
Edição 1.474 página 6 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Alessandra Bergmann (Campo e Batom) e Fernanda Magalhães (Cargill) Alessandra Mello (AgFeed) e Fernanda Magalhães (Cargill) Fernanda Magalhães (Cargill) e Aline Leonhardt (Vale Agrícola) Fernanda Magalhães (Cargill) e Andreia Fogaça Ângela Ruiz (Climatempo) e Fernanda Magalhães (Cargill) Thiago Coletti (Yara) e Arno Baasch (Safras News) Thiago Coletti (Yara) e Carla Caroline da Silva (Canal Rural) Thiago Coletti (Yara) e Carla Mendes (Notícias Agrícolas)
Edição 1.474 página 8 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Thiago Coletti (Yara) e Carol Lorencetti (G1) Denise Saueressig (Globo Rural) e Vanessa Martins (Mosaic) Vanessa Martins (Mosaic) e Gabriel Azevedo (Canal Rural) Vanessa Martins (Mosaic) e Ingrid Alves (Record News) Vanessa Martins (Mosaic) e Janaina Barros (Canal Rural) Vanessa Martins (Mosaic) e Jhonatas Simião Vanessa Martins (Mosaic) e Lilian Munhoz Geovanna Batista (Syngenta) e Luisa Nogueira (Play no Agro)
O conhecimento transforma as pessoas, e as pessoas transformam o campo. @yarabrasil yarabrasil.com.br Desde 1905, a Yara cultiva uma relação de troca e confiança com agricultores, agrônomos, pesquisadores e com você, jornalista, para juntos construirmos um futuro cada vez mais próspero e sustentável para o setor.
Edição 1.474 página 10 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO NOSSAS SOLUÇÕES NOSSOS COLABORADORES NOSSO COMPROMISSO Buscamos ações e iniciativas focadas em quatro pilares interligados: animais mais saudáveis, pessoas mais saudáveis, planeta sustentável e empresas mais prósperas. Todos contribuem para o sucesso e a sustentabilidade de nosso ecossistema compartilhado para as gerações de hoje e as futuras. ANIMAIS DE COMPANHIA ANIMAIS DE PRODUÇÃO Hoje, nosso time é dividido igualitariamente entre homens e mulheres - segundo sua própria identificação de gênero. 30% Outro marco importante para nós é que mais de do nosso time tem mais de 6 ANOS DE CASA! Desde 1953, a Elanco tem oferecido soluções inovadoras de saúde animal para apoiar seus clientes nos cuidados com os animais sob sua responsabilidade. Conheças nossas principais soluções: Elanco Brasil @elancoagrobr @elancopetsbr /ElancoBrasil Acompanhe a gente em nossas redes sociais: Somos a Elanco Saúde Animal. Nós acreditamos que animais saudáveis são a chave para resolver alguns dos problemas mais urgentes do mundo. QUEM SOMOS Para saber mais consulte o nosso Relatório ESG no site: www.elanco.com ou use o QR Code abaixo: SAC 0800 11 2690 Elanco e o logo em barra diagonal são marcas da Elanco e suas afiliadas © 10/2022. Todos os direitos reservados. PM-BR-22-0971. Geovanna Batista (Syngenta) e Michelle Valverde (Diário do Comércio) Renata Afonso (Terraviva) e Geovanna Batista (Syngenta) Geovanna Batista (Syngenta) e Sidnei Maschio (Terraviva) Thamires Benetório (Play no Agro) e Geovanna Batista (Syngenta)
Edição 1.474 página 11 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Thiago Coletti (Yara) e Patrick Cruz (Valor Econômico) Millena Machado (Faesp) e Luis Toledo (Canal Rural) Fernanda Hoe (Elanco) e Roberta Compagnoli (Clima Tempo) Raphael Salomão (CBN Agro) e Vinicius Ribeiro (Jornalistas&Cia) Leandro Sobral (Press Manager) e Fábio Reynol (Agência Embrapa) Mauro Zafalon Geovanna Batista (Syngenta) e Wanessa Ferri (Urbana Caipira) Vera Ondei (Forbes) e Geovanna Batista (Syngenta)
Edição 1.474 página 12 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO @Bosch Brasil Bosch, há 70 anos no Brasil. Inovando no Agronegócio, do Plantio à Colheita. Acesse o Press Portal: www.bosch-press.com.br/pressportal/br/pt/news Ana Pais (Yara) e Aleksander Horta (Notícias Agrícolas) Eliane Uchoa (Cargill) e Cristina Vieira (Globo Rural) Fabiana Trebilcock (Syngenta), Denise Saueressig e Patrick Cruz (Globo Rural) Luiz Maurício Pereira (Mosaic) e Laila Muniz (Rural Notícias)
Edição 1.474 página 13 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Adriana Alencar (Mosaic) e Beatriz Gunther (Canal Rural) Nêmora Reche (Syngenta) e Fabiano Reis (Canal do Boi) Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia) e Kelly Godoy (Record News) Thamires Benetório (Play no Agro) Beatriz Gunther, Luis Toledo e Laila Muniz, do Canal Rural Phelipe Pedroso e Alessandra Mello, da AgFeed
Edição 1.474 página 14 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Daniel Olivi, Ana Paula Olivi, Aleksander Horta e Carla Mendes, do Notícias Agrícolas, e Jhonatas Simião Time de Comunicação da Cargill: Felipe Fonseca, Eliane Uchoa, Fernanda Magalhães e Victor Araújo Lilian Munhoz, Renata Afonso (Terraviva), Andreia Fogaça, Cristina Bertelli (Terraviva), Sidnei Maschio (Terraviva) e Márcio Campos (Jornal Terraviva) Alessandra Bergmann (Campo e Batom), Ângela Ruiz (Climatempo), Sandra Santos (SBT Agro) e Marcelo Casagrande (SBT) Carla Caroline da Silva e Janaina Barros, do Canal Rural
Edição 1.474 página 15 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Raphael Salomão (CBN Agro), Denise Saueressig (Globo Rural) e Patrick Cruz (Valor Econômico) Aline Leonhardt (Vale Agrícola) e Alessandra Bergmann (Campo e Batom) Arno Baasch (Safras News), Denise Saueressig (Globo Rural), Aline Merladete (Agrolink News) e Alessandra Bergmann (Campo e Batom) Vinicius Ribeiro (Jornalistas&Cia) Cida Muniz (Estadão), Laila Muniz (Rural Notícias) e Ângela Ruiz (Climatempo) Ulisses Rocha (Mestre de cerimônia) Flávia Romanelli (Agrojor)
Edição 1.474 página 16 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO
PLANTE, CULTIVE E COLHA A PAZ. UMA VIDA DEDICADA AO AGRO
Edição 1.474 página 18 Últimas n Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). O evento, presencial e online, será nos dias 2 e 3 de setembro, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo. u O congresso abordará temas essenciais para o jornalismo de educação, como educação infantil, educação inclusiva, inteligência artificial no ensino e cobertura das eleições municipais deste ano. Um dos destaques será o impacto da crise climática na educação, tema abordado logo na sessão de abertura. Participarão do debate Giovanna Corrêa, de Porto Alegre; Jahzara Ona, de São Paulo; e Txai Suruí, de Cacoal (Rondônia) u Outro tema que será debatido no congresso é o impacto de eventos climáticos extremos na educação. Uma das conversas reunirá jornalistas gaúchas que estiveram na cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul: Isabella Sander, repórter do jornal Zero Hora, e Kelly Mattos, da Rádio Gaúcha. Também participará do debate a jornalista norte-americana Sarah Carr, autora do livro Hope Against Hope, sobre os impactos do furacão Katrina nas escolas em Nova Orleans por meio das experiências de um aluno, um professor e uma família. u As inscrições para participar presencialmente do congresso custam R$ 25 para associados da Jeduca e R$ 50 para não associados. Estudantes e professores de Jornalismo pagam R$ 25, mesmo que não sejam associados. Para participar online a inscrição é gratuita para associados, estudantes e professores de Jornalismo. Não-associados pagam R$ 25. u O congresso conta com o apoio deste J&Cia e do Portal dos Jornalistas. Confira a programação completa e inscreva-se aqui. n O narrador esportivo Milton Leite anunciou sua saída do Grupo Globo após 19 anos de casa. Seu último trabalho na emissora foi em 10/8, comandando a transmissão das provas de atletismo das Olimpíadas de Paris 2024. Emocionado, Leite explicou que decidiu sair para descansar e passar mais tempo com a família. u O narrador explicou que conversou no começo do ano com a direção da Globo para deixar a emissora. Em comum acordo, foi decidido que ele faria sua última participação na cobertura das Olimpíadas de Paris. u Milton Leite chegou à Globo em abril de 2005. Com bordões marcantes como “Que beleza!” e “Que fase!”, tornou-se um dos grandes nomes da narração esportiva da Globo nos últimos anos. Narrou diversos eventos esportivos importantes ao longo da carreira, como cinco Copas do Mundo e oito Olimpíadas. No SporTV, apresentou os programas SporTV Repórter, Arena SporTV e O Grande Círculo. n O Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, iniciativa promovida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com este Jornalistas&Cia, recebe até esta quinta- -feira (15/8) as indicações para sua primeira fase de votação. Nela, o colégio eleitoral formado por jornalistas e profissionais da Comunicação poderá indicar livremente até cinco jornalistas ou veículos em cada categoria. A cédula de votação está disponível no Portal dos Jornalistas. u São oito categorias destinadas aos profissionais, com destaque para a principal, que homenageará os TOP 25 +Admirados Jornalistas de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Além dela, mais uma vez haverá reconhecimentos especiais ao +Admirado Jornalista Especializado em Ciência, ao +Admirado Colunista e aos +Admirados Jornalistas Regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). u Já para os veículos, são sete categorias: Agência de Notícias, Áudio (Programa de Rádio/ Podcast), Jornais e Revistas (Impresso ou Digital), Programa de TV, Veículo Impresso e/ou Digital Especializado em Saúde, Veículo Especializado em Jornalismo Científico e Site/Portal. u Os nomes mais indicados na primeira fase classificam-se para o segundo turno, em que serão definidos os TOP 25 + Admirados Jornalistas e os TOP 3 +Admirados nas demais categorias. Na cerimônia de premiação, ainda a ser marcada, também serão conhecidos os TOP 5 +Admirados Jornalistas da Imprensa de Saúde e Bem-Estar do Brasil e os mais votados em cada categoria temática. Jeduca abre inscrições para 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação Milton Leite deixa a Globo após 19 anos Milton Leite GE/YouTube 1º turno do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar termina nesta quinta-feira (15/8)
Edição 1.474 página 19 conitnuação - Últimas n O Troféu Glória Maria, instituído pelo prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira para homenagear um nome reconhecido por sua dedicação à luta antirracista, será concedido este ano a um dos brasileiros que mais se tem empenhado, e com muita coragem, nessa jornada, fazendo com que ela rompesse fronteiras e ganhasse o mundo: Vinicius José Paixão de Oliveira Junior, ou Vini Jr., como é conhecido mundialmente o craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid. Mais até do que craque, um Cidadão com C maiúsculo, e que agora levará para sua galeria o troféu de Personalidade do Ano, o mesmo que em 2023 foi entregue ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Luiz de Almeida. u “Homenagear Vini Jr. é reafirmar e incentivar a luta antirracista em todo o planeta. Seu engajamento no enfrentamento ao racismo fez com que regras fossem implementadas no futebol e extrapolassem o esporte, enfatizando a necessidade de sempre estarmos atentos para formas inovadoras de combate ao racismo”, dizem Marcelle Chagas e Rosenildo Ferreira, coorganizadores da premiação e que dirigem respectivamente a Rede JP – Jornalistas Pretos e o site 1 Papo Reto. “Sua coragem e determinação em defesa da causa racial, a despeito das várias manifestações racistas que tem sofrido pelo caminho, inspiram e motivam a sociedade a lutar cada vez mais e intensamente por igualdade e justiça racial e social. Para nós, jornalistas negros e negras, tê-lo em nossa premiação, mais do que uma honra, é um estímulo para que também lutemos por maior equilíbrio racial nas redações e nas pautas e fontes jornalísticas da imprensa brasileira”, enfatizam. +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira Vini Jr. será um dos homenageados da premiação. Receberá o Troféu Glória Maria de Personalidade do Ano Votação do 1º turno começa nesta quinta-feira, 15 de agosto Rosenildo Ferreira Marcelle Chagas Vini Jr. Apoio Patrocínio Ouro Patrocínio Bronze Realização Apoio Institucional Começa o primeiro turno n A votação do primeiro turno do prêmio começa nesta quinta-feira, 15 de agosto, com a livre indicação de nomes. Organizada por Jornalistas&Cia em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, a premiação elegerá os profissionais TOP 50 Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem (foto e vídeo), os Veículos TOP 5 (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras) e promoverá homenagens especiais aos profissionais Decanos e Revelação do Ano. u Neste primeiro turno, cada pessoa pode votar uma única vez, indicando até cinco nomes em cada uma das categorias. Os profissionais e veículos com maior número de indicações classificam-se para o segundo turno, que definirá os vencedores da edição 2024. Ficará reservada para a festa de premiação a revelação dos profissionais TOP 10 e dos campeões das demais categorias, bem como os campeões regionais. u Poderão ser votados jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente de porte, segmento ou especialização; e veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro. u A festa de premiação será na noite de 11 novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, uma das entidades aliadas ao projeto, que também conta com patrocínio da Unilever e apoio da Latam Airlines. u Clique aqui para fazer suas indicações.
Edição 1.474 página 20 n O Portal dos Jornalistas lançou em 12/8, no evento +Admirados da Imprensa do Agronegócio, uma plataforma na qual jornalistas, veículos e pessoas interessadas podem consultar todo o histórico da série de prêmios +Admirados. u Hoje com cinco premiações ativas nas áreas de Economia, Negócios e Finanças; Saúde, Ciência e Bem-Estar; Imprensa Automotiva e do Agronegócio, além dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras, a plataforma traz o histórico de cada uma das 23 edições da série, realizadas desde 2014. u Segundo Vinicius Ribeiro, diretor de Projetos da Jornalistas Editora, “a ideia de ter uma página consolidando todas as informações dos prêmios da série +Admirados surgiu em 2023. O objetivo inicial era facilitar a nossa própria busca por informações sobre edições específicas de cada prêmio. Quando o desenho começou a ser feito pensamos que poderíamos oferecer essas informações também ao mercado, gerando dessa forma maior visibilidade das iniciativas”. u A plataforma oferece um resumo da edição de cada prêmio, além dos principais arquivos e notícias relacionadas a cada uma das premiações, como as relações de finalistas e vencedores e a cobertura de cada um dos eventos. u Vinicius destaca ainda a opção de os usuários buscarem os resultados de cada prêmio de forma individual, seja por tema, ano ou mesmo por alguma categoria específica: “Quem tiver interesse, por exemplo, em saber quem foram os ganhadores da edição de 2016 dos +Admirados de Economia terá essa opção. Mas fomos mais longe e disponibilizamos a busca também por categorias, ou seja, conseguimos entregar com facilidade a informação, por exemplo, de quais veículos estavam nos TOP 3 da categoria Agência de Notícias em qualquer uma das edições”. u Para ter acesso a esse conteúdo basta clicar no ícone +Admirados no Portal dos Jornalistas. Já a ferramenta de busca estará no ar a partir desta quinta-feira (15/8). Portal dos Jornalistas lança plataforma sobre a série de prêmios +Admirados conitnuação - Últimas EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP) anuncia o lançamento da Rede de Periodistas Afro Latinos, uma iniciativa que visa unir jornalistas negros de toda a América Latina em prol da diversidade e inclusão na mídia. Entre os principais parceiros da iniciativa está o Celacc − Centro de Estudos Latino Americano de Comunicação e Cultura. Esse projeto pioneiro tem como objetivo central a troca de experiências, recursos e oportunidades entre seus membros, além de promover eventos, workshops e conferências que discutam os desafios enfrentados pelos jornalistas negros na região. A iniciativa também busca influenciar políticas públicas e práticas de mercado para promover a equidade racial no setor midiático. O lançamento oficial da Rede será marcado por uma live nesta sexta-feira, 16 de agosto, às 19h, em que serão debatidos temas como representatividade e estratégias para a promoção da diversidade na comunicação. A jornalista Denise Mota coordena a iniciativa, ao lado de Marcelle Chagas. Leia a reportagem completa. Rede JP lança a Rede de Periodistas Afro Latinos Denise Mota
Edição 1.474 página 21 De Londres, Luciana Gurgel O jornalismo climático vive na corda-bamba entre a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a gravidade da situação ambiental e ao mesmo tempo não alarmar demais a ponto de gerar ansiedade e evasão do noticiário. Uma nova pesquisa feita nos EUA examinou o efeito das expressões utilizadas para descrever os problemas enfrentados pelo planeta, descobrindo que carregar no drama não é o caminho mais indicado. O motivo não é somente o susto que o alarmismo causa, mas sim a dificuldade de compreensão e a ineficiência em provocar mudanças. Usando-se expressões mais diretas e simples, o público entende melhor e se mostra mais inclinado a aceitar políticas e a tomar atitudes práticas em favor do planeta. Para chegar aos resultados, quatro pesquisadores do Departamento de Psicologia da South California University testaram a reação de 5,1 mil americanos a um conjunto de expressões usadas pela imprensa em notícias sobre o tema: mudança climática, justiça climática, aquecimento global, crise climática e emergência climática. O objetivo do trabalho foi examinar o efeito desses termos so- bre cinco perspectivas: familiaridade com o tema, preocupação, senso de urgência, disposição para apoiar políticas e intenção de comer menos carne bovina. O consumo de carne vermelha foi escolhido para o teste porque o IPCC (Painel Integovernamental de Mudanças Climáticas) da ONU recomenda essa mudança alimentar como uma oportunidade para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o que conteria as mudanças climáticas e seu impacto desproporcional em comunidades vulneráveis. Embora em tese palavras como “crise” e “emergência” Quer convencer o público sobre a emergência da crise climática? Melhor não chamar de crise nem de emergência, diz pesquisa despertem senso de urgência e gravidade, não foi bem isso que os pesquisadores descobriram ao verem as reações dos participantes. Os termos mais tradicionais “mudança climática” e “aquecimento global” foram classificados como mais familiares do que os termos relativamente mais novos, “crise climática” e “emergência climática”. Talvez por serem menos familiares, os termos “crise climática” e “justiça climática”, introduzidos para enfatizar a urgência da situação ambiental, na verdade suscitaram menos preocupação. Além disso, “crise climática” ou “emergência climática” não geraram percepções de urgência maior do que “mudança climática” e “aquecimento global”. O termo “justiça climática” foi o menos familiar e teve o pior desempenho em todas as avaliações. Uma das razões, segundo os pesquisadores, é que boa parte do público não entende que a mudança climática afeta desproporcionalmente comunidades vulneráveis, o que eles afirmam já ter sido constatado em outros estudos. Quando os termos não eram familiares, os participantes se mostraram menos propensos a expressar preocupação, senso de urgência, apoio a políticas e intenção de mudar de atitude. Um exemplo foi o teste sobre a proposta de comer menos carne bovina. Quando a ideia foi associada à expressão justiça climática, teve a menor taxa de adesão. Segundo os pesquisadores, o experimento confirma teorias psicológicas de formação de atitude, que sugerem que a ação efetiva sobre uma questão é influenciada por informações que vêm à mente no primeiro momento. E estudos psicológicos consagrados confirmam que variações aparentemente suaves em como as opções são apresentadas podem afetar o julgamento e decisão. O trabalho cita um outro estudo revelando que alimentos sem carne e laticínios têm mais probabilidade de serem escolhidos quando são rotulados como “à base de plantas” em vez de “veganos” − e se tornam ainda mais populares quando os rótulos dizem “saudável” ou “sustentável” para enfatizar os benefícios. Os pesquisadores recomendam “não cometer o erro” de exagerar na linguagem, garantindo que é mais eficiente usar expressões que as pessoas entendam, como aquecimento global e mudança climática. Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.
Edição 1.474 página 22 conitnuação - MediaTalks Brasileiros em destaque − Na “ressaca” dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, uma das maiores agências de fotografia do mundo, a Getty Images, fez uma seleção dos melhores momentos das Olimpíadas reunindo imagens que estiveram entre as mais reproduzidas pela imprensa internacional, algumas protagonizadas por atletas brasileiros. Fazem parte da seleção o momento mágico de Gabriel Medina flutuando no ar e as medalhas de ouro das brasileiras Beatriz Souza e de Rebeca Andrade, reverenciada pela deusa da ginástica artística Simone Biles. Ken Meinardis, vice-presidente de fotografia editorial da agência, ressaltou a habilidade de Paris em integrar sua arquitetura e monumentos às conquistas, emoções e humanidade dos melhores atletas mundiais. Site de Maria Ressa − Um tribunal nas Filipinas anulou uma ordem de fechamento do site de notícias Rappler, fundado e dirigido pela jornalista Maria Ressa, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2021 junto com o russo Dmitri Muratov. A decisão foi comemorada por organizações de direitos humanos e de liberdade de imprensa, pois Ressa tornou-se um símbolo internacional da perseguição a jornalistas que fazem críticas aos governos de seus países. Além da ordem de fechamento do Rappler, perseguido implacavelmente pelo ex- -presidente Rodrigo Duterte por suas denúncias sobre corrupção e violência policial, ela chegou a enfrentar 23 processos. Alguns ainda estão em curso. Quem é Banksy? − A série de animais que o misterioso artista Banksy vem espalhando diariamente há uma semana pelas ruas de Londres – o de 12/8 é um rinoceronte parecendo apoiado sobre um carro − colocou novamente sob os holofotes uma das personalidades mais curiosas do mundo artístico, cuja identidade nunca foi revelada, apesar de seus trabalhos serem vendidos por até US$ 25 milhões nas mais renomadas casas de leilão do mundo. Depois de especulações sobre a mensagem que ele desejava transmitir, o enigma foi desfeito em 10/8 pelo jornal The Guardian: um emissário de Banksy (ou ele próprio?) disse que a intenção é alegrar as pessoas abaladas pelos violentos protestos de extrema direita das últimas semanas no país. Mas as obras têm nuances políticas e sociais, fiéis ao estilo que o consagrou não apenas como artista, mas como ativista que usa a arte para questionar e criticar. Conheça a história de Banksy e veja sua nova série, que está deixando os londrinos em suspense para descobrir o próximo. Desconfiança do público − Nem inteligência artificial nem cortes de verba nem liberdade de imprensa: de acordo com a edição 2024 do relatório State of Media, baseado em uma ampla pesquisa feita pela empresa Cision PR, o que mais preocupa jornalistas continua sendo a desconfiança do público na imprensa. E os efeitos da crise de sustentabilidade financeira da indústria sobre as redações, que em anos recentes apareciam em segundo lugar entre as preocupações sob uma perspectiva setorial, cederam espaço para a necessidade de adaptação para as mudanças na forma de consumir notícias. No entanto, a falta de recursos lidera entre os problemas que mais afetaram os entrevistados em nível individual. Musk vs. anunciantes − “Tentamos a paz por dois anos, agora é guerra”, escreveu Elon Musk em sua conta no Twitter / X para anunciar a abertura de um processo no Texas contra grandes anunciantes, que incluem Unilever, Mars, CVS Health e a empresa de energia dinamarquesa Orsted. No entendimento de Musk, essas empresas conspiraram de forma ilegal para boicotar a rede social e fizeram com que ela perdesse “bilhões de dólares” em receita, violando as leis antitruste dos EUA. A suposta conspiração teria sido liderada pela Federação Mundial de Anunciantes por meio da iniciativa Aliança Global para Mídia Responsável (GARM, na sigla em inglês), mecanismo criado em 2019 para evitar que anúncios fossem veiculados ao lado de conteúdo nocivo e de desinformação. Esta semana em MediaTalks Instagram @Banksy
Edição 1.474 página 23 Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Tamires Silvestre, head de ESG e comunicação externa, despediu-se em julho da Coca- -Cola Femsa, onde esteve por 1 ano e 4 meses, e começou como diretora de Sustentabilidade para América do Sul da Ball Corporation, que opera no segmento de embalagens metálicas. Antes, atuou em Nubank, Dow e Dow AgroSciences. E mais... n Aline Raimundo foi promovida em fevereiro de coordenadora a gerente de Marketing da Arezzo, companhia em que atua desde 2012. Thais Rebequi Mayra Guerreiro Jessica Fanaia Internacional n Thais Rebequi, ex-Printer Press e Blues Propaganda, que foi para o Canadá (Calgary, Alberta) em 2022, tendo atuado por 1 ano e 8 meses como coordenadora de marketing da Minas Brazilian Steakhouse, começou em março no MK Auto Group, contratada como especialista em mídia social. Goiás n Mayra Guerreiro, coordenadora de marketing e eventos na Unimed Goiânia, em que atua desde julho de 2023, foi promovida a gerente de comunicação e marketing. Rio de Janeiro n Jessica Fanaia despediu-se em julho da Lupa Comunicação, seguindo para a FSB, contratada para atuar na assessoria de imprensa da L’Oréal Brasil. Em jornadas anteriores, foi coordenadora executiva na FGV e assistente de conteúdo na Fundação Cesgranrio. n João Caminoto, ex-diretor de Jornalismo do Estadão e da Agência Estado, aceitou convite do CEO Ricardo Cesar e começou a atuar em julho como consultor da Ideal Axicom. Fundador do Curto News, focado em inteligência artificial, sustentabilidade e vida digital, ele também vem se dedicando ao projeto desde fevereiro de 2022. São Paulo João Caminoto começa como consultor na Ideal Axicom Cristiana Xavier de Brito deixa a Basf n Cristiana Xavier de Brito, diretora de relações corporativas e sustentabilidade América do Sul, deixou a Basf na última semana, após 10 anos e meio de casa. Em jornadas anteriores, liderou a comunicação de SAP, Klabin e HP. Cristiana Xavier de Brito Tamires Silvestre despede-se da Coca-Cola e começa na Ball Tamires Silvestre Aline Raimundo João Caminoto
Edição 1.474 página 24 conitnuação - Comunicação Corporativa n Any Caroline do Nascimento começou em maio no Boticário, na função de especialista em comunicação e cultura para as operações internacionais em Portugal, Colômbia e EUA. Ex- -Thomson Reuters e Basf, ela esteve por quase 3 anos na área de comunicação interna da Natura&Co. n Cláudia Freiesleben assumiu novos desafios na Ketchum. Até então diretora de contas dos núcleos de Transporte, Entretenimento e CPG, entrou julho no cargo de head de Growth & Marketing Latam. Na nova posição, terá o desafio de liderar a estratégia de crescimento e novos negócios da agência, além do trabalho de marketing e reputação da Ketchum no mercado da América Latina, alinhada à liderança de mercados globais. n Daniela Giuntini, prestes a completar seis anos na JeffreyGroup, está assumindo este mês novos desafios na agência. Até então diretora de contas sênior, foi promovida a diretora de grupo, função em que passa a liderar o atendimento a clientes nas áreas de consumo, tecnologia, varejo, alimentos e bebidas, turismo e outros setores, junto com os diretores de atendimento e gerentes da agência. O movimento se segue às recentes promoções de Luís Joly a presidente e Thiago Salles a diretor-geral da operação brasileira. n Débora Moreno, que esteve por 14 anos na InPress Porter Novelli, deixou a Gerência de Integração da agência, transferindo-se em junho para a FleishmanHillard, do mesmo Grupo In Press, como diretora de atendimento. n Fernanda Blanes, ex-Index Assessoria e Pros, começou em julho como gerente na FSB Comunicação, responsável pela gestão de comunicação do Grupo L’Oreal. n Giullia Reggiolli integrou-se em agosto ao time da Motim, na função de especialista de PR. Vinda da FSB, onde começou como estagiária, passou também pela Edelman, tendo ali permanecido por 1 ano e 3 meses. n Letícia Marques, executiva de atendimento, despediu-se em maio da PinePR, agência em que em que começou como estagiária e estava há 2 anos e 8 meses. Está desde então focando em assessoria de imprensa na área política. n Marcela Francisco Camargo, começou em agosto no Grupo Boticário, na função de especialista de PR e Conteúdo. Chega após 2 anos e 2 meses na Pros, onde atendia a marcas do próprio Boticário. Também esteve por 2 anos na Máquina CW. Any Caroline do Nascimento Cláudia Freiesleben Daniela Giuntini Débora Moreno Fernanda Blanes Giulia Reggiolli Letícia Marques Marcela Francisco Camargo n Marize Vossen, ex-SAE Brasil, Fundamento e LVBA, despediu- -se em junho da InPress Porter Novelli após 2 anos e 8 meses, e iniciou novo ciclo profissional na Loures, como atendimento sênior. n Nathalya Cippiciani, analista de comunicação interna, deixou a Midiaria.com, onde esteve por 2 anos e 2 meses, até julho, e seguiu para o Grupo CB, na mesma função. n Renata de Toledo Rodovalho iniciou em julho nova jornada, como gerente de causas no Instituto Natura, mesma função que vinha desempenhando no Instituto Avon, onde esteve por 7 anos e 7 meses. Marize Vossen Nathalya Cippiciani Renata de Toledo Rodovalho
Edição 1.474 página 25 conitnuação - Comunicação Corporativa n Tatiana Ferreira começou em julho na BrandXP como head de marketing, comunicação e práticas ESG. Ela foi anteriormente, por quase 22 anos, da Saint-Gobain, tendo atuado por mais de 11 anos na área de comunicação, digital, CX e ESG. Licença-maternidade n Ligia Di Pietro, coordenadora de CXM na Qualicorp, em São Paulo, na empresa desde maio de 2021. Dança das contas n A Marco estendeu para o Brasil os trabalhos de relações com a mídia do International Workplace Group (IWG), que atua em soluções para o trabalho híbrido − e que a agência assessora em Espanha, França e Alemanha. O atendimento será liderado por Douglas Meira (douglas@ marco.agency) e Camilla Ginesi (camilla@). n A Rebento Comunicação conquistou a conta da Dream Factory, empresa de eventos, serviços e entretenimento ao vivo, dona das marcas Dream Experience, DreamLoc, Dream Venue e GoDream. Sob a coordenação de Marco Antônio Rocha e gerência de Giulia Amendola, tem no atendimento Juliana Prestes (juliana@rebentocomunicacao. com e 21-98728-2923). n Pelo terceiro ano seguido, o Armazém Comunicação vai responder pela assessoria de imprensa do palco Supernova no Rock in Rio, mantido pela Sony Music Brasil. À frente do job está Christina Martins (christinamar [email protected] e 21-981286104), com Ana Paula Nunes. A dupla, que trabalha junto desde o início, vai coordenar a divulgação dos 28 artistas escalados para se revezarem no palco durante os sete dias de festival. n A Pub, do Grupo Newscom, conquistou a conta do Sem Parar Empresas, unidade de negócio do Grupo Corpay, e contará com a atuação integrada da Charisma, braço de business inteligence do grupo. No atendimento, Izabelly Lopes, com gestão de Regina Valente e direção de Núbia Tavares. Tatiana Ferreira Ligia Di Pietro Pelo mercado n Régis Soares e Mayara Oliveira, ele jornalista e ela publicitária, associaram-se para fundar a Envelope, agência de comunicação e marketing. u Em 12 anos de carreira no jornalismo e na comunicação, Régis trabalhou com comunicação interna, externa, televisão, mídias sociais, produção de conteúdo, assessoria de imprensa, PR e marketing, ocupando posições de coordenador, apresentador, repórter, redator, editor, produtor e analista. u Mayara, com 6 anos de trajetória, incluindo período de estágio, foi atendimento na Take4Content, analista na Socializers, marketing de influência na Agência Deal, planner&analysis no Atlantic Group e analista de mídias sociais na Lucco Fit. Régis Soares Mayara Oliveira n A estratégia de comunicação de projetos sociais foi um dos temas do 1º Seminário de Meio Ambiente e Cultura do Projeto Anagama, realizado na semana passada em Belo Horizonte. u Um deles foi o Legado de Brumadinho, criado para preservar a memória das 272 vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, dar voz aos familiares que clamam por justiça e desenvolver comunicação capaz de contribuir para a cultura da segurança e do direito à vida, em contraste com as narrativas das corporações responsáveis pelos acontecimentos. u Em dois anos de trabalho, o Projeto Legado de Brumadinho registra mais de 2.800 ações de comunicação, incluindo 2.000 publicações orgânicas em todos os tipos de mídia e nas redes sociais, tendo já impactado 14 milhões de pessoas, com vídeos reproduzidos mais de 15 milhões de vezes. u Idealizado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão – Brumadinho (Avabrum), a iniciativa realiza ações de formação, desenvolvimento comunitário, eventos culturais-educativos e de comunicação, com atividades de assessoria de imprensa, redes sociais, vídeos, materiais de apoio, seminários e interlocução com públicos estratégicos, como investidores. Combate ao esquecimento u “A grande imprensa e a sociedade como um todo lembram das grandes tragédias, mas talvez o nosso defeito seja não acompanhar com atenção o que acontece depois que a comoção Comunicação do Legado de Brumadinho alcança mais de 14 milhões de espectadores Seminário em BH debate estratégia de comunicação de projetos sociais
Edição 1.474 página 26 conitnuação - Comunicação Corporativa passa”, afirmou a jornalista Viviane Raymundi, coordenadora de comunicação do Projeto Legado. “Geralmente, a mídia começa a reproduzir as narrativas oficiais, o contraditório não aparece tanto, a sociedade é convencida de que tudo já está normalizado e, aí, a gente é surpreendido de novo, como ocorreu em Brumadinho”. u Daniela Arbex, autora de Arrastados, livro que conta o que aconteceu em Brumadinho a partir do olhar da comunidade, reforçou a importância de “preservar a memória para que as narrativas não sejam distorcidas e a verdade contribua para a não repetição de tragédias, como tem sido comum no País”. u “Nesta tragédia-crime, as empresas mineradoras alardeiam uma reparação que é impossível. A vida é irreparável”, frisou Josiane Melo, diretora da Avabrum que perdeu a irmã Eliane Melo, de 39 anos, grávida de cinco meses, no rompimento da barragem. u Financiado pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo (DMC), pago a título de indenização social pela tragédia-crime que ceifou 272 vidas, o Projeto Legado de Brumadinho, iniciado em 2022, ainda conta com dois sites onde é possível fazer o download das publicações: o legadodebrumadinho.com.br, um repositório dos textos e peças da campanha, e o Amanhã Pode Ser Tarde, que registra as histórias das vítimas e já recebeu quase 1.500 mensagens de apoio aos familiares. u A campanha publicitária Amanhã pode ser tarde reúne mais de 30 vídeos de depoimentos dos familiares contando os impactos da perda de seus entes queridos, buscando a sensibilização e a promoção do valor absoluto da segurança do trabalho. No rompimento da barragem, 250 vítimas eram trabalhadores da Vale e empresas terceirizadas. A mesma campanha traz ainda depoimentos de profissionais que atuaram no pós-tragédia, contando como foram impactados pelos acontecimentos. Por dentro da Comunicação Pública No dia 8 de agosto, associados da ABCPública reuniram-se em assembleia online para eleger a diretoria e órgãos colegiados auxiliares para o biênio 2024-2026. A diretoria terá pela primeira vez na presidência um dos fundadores da associação, o professor e jornalista Jorge Duarte, que enfatizou a importância de descentralizar e empoderar as regionais, vice-presidências e comitês. “Sinto-me absolutamente honrado. A ABCPública está aí para ser capaz de fortalecer regiões, por isso a ideia é empoderar diferentes atores da associação. O conceito que quero trabalhar é esse: queremos dar autonomia e liberdade dentro dos princípios da ABCPública”. A data também marcou a saída da servidora da Câmara dos Deputados Cláudia Lemos da presidência da associação, que esteve no cargo nos últimos dois biênios. “Eu tenho imenso orgulho de ter sido presidente da associação nesses dois períodos. É uma enorme alegria estar junto de pessoas com um núcleo de crença comum, que é fazer uma comunicação pública que pensa na cidadania, no direito à comunicação e participação”, afirmou a jornalista, que agora fará parte do Conselho Consultivo da ABCPública. Fundada em 2016, a ABCPública possui mais de 360 associados. Em 2024, a entidade completou a instalação de diretorias em todos os estados brasileiros, cumprindo um dos objetivos da gestão anterior. A gestão 2024-2016 já tem um plano de atividades em que constam os seguintes objetivos: 1) Consolidar a expansão da associação; 2) Ampliar as ações de capacitação; 3) Fortalecer o papel de porta- -voz da comunicação pública no Brasil 4) Influenciar avanços na legislação; e 5) Manter e buscar novas parcerias. Confira os nomes de todos os eleitos na área Sobre Nós do site. Para se associar à ABCPública clique aqui. Jorge Duarte é eleito presidente da ABCPública Jorge Duarte Quando o assunto é inteligência artificial, existem dois tipos de pessoas: as que amam e usam diariamente e as que ainda têm receio ou desconhecem as ferramentas. Para todos os casos, é importante conhecer mais sobre riscos e boas práticas para utilizarmos a IA com ética e responsabilidade. Esse é o tema do último conteúdo do Podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência, da vice-presidente da ABCPública Aline Castro. Ouça aqui. O convidado foi Fernando Souza, diretor da ABCPública no Maranhão e profissional responsável pela redação da Recomendação nº 1 de 2024, sobre Inteligência Artificial, publicada pela associação. Ele falou sobre detalhes do documento e fez alertas sobre o uso dessas ferramentas no âmbito da comunicação pública no Brasil. Na mesma semana de lançamento do conteúdo podcast, Fernando Souza representou a ABCPública no 2º Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público brasileiro, realizado em Belo Horizonte, de 7 a 9 de agosto. De acordo com notícia publicada no portal do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o profissional pontuou que os setores de tecnologia da informação de cada órgão público precisam conhecer as ferramentas disponíveis e pensar os usos corretos, indicando aos servidores aquelas que tiverem as melhores soluções, em termos não apenas de custos, mas também de privacidade dos dados e propriedade intelectual. Inteligência artificial na comunicação pública Fernando Souza
Edição 1.474 página 27 Por dentro da Comunicação Pública Fundado em 15 de julho deste ano, o projeto social Juntas contra o assédio surgiu a partir de várias conversas entre quatro mulheres acerca do assédio moral e sexual nas organizações, em especial as instituições públicas. Foi por meio dessa troca de angústias, medos, dúvidas e anseios que surgiu a idealização do projeto, criado por mulheres que têm como propósito acolher, ouvir, orientar e apoiar vítimas de assédio moral e sexual no trabalho. As cofundadoras têm histórias pessoais ligadas ao tema assédio no trabalho e, a partir dessa dor comum, perceberam que muitas mulheres estão silenciadas pelo medo e pela vergonha, deixando de lado a sua saúde mental e bem-estar no trabalho. Elas perceberam também que, apesar das inúmeras campanhas, quando o assédio vira realidade, muitas pessoas não sabem como agir. “A ideia do projeto é essa: somos mulheres ajudando outras mulheres, sem revitimização, sem preconceitos e sem pré-julgamentos. Criamos um espaço virtual de acolhimento, escuta e orientação”, afirma Rubiane Kreuz, servidora de carreira da Justiça Eleitoral e diretora da ABCPública no Paraná. Segundo Rubiane, todas as pessoas e instituições são convidadas a fazer parte deste movimento em prol do bem-estar e saúde no trabalho, com foco no cuidado das pessoas: “O objetivo do projeto é ampliar o seu alcance junto à sociedade, em especial entidades e órgãos públicos, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. A finalidade é fomentar a discussão sobre o tema e a capacitação por meio do letramento antiassédio, para prevenir, enfrentar e fiscalizar a aplicação da lei nos casos de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”. As outras cofundadoras são Marta Ribeiro Dala Costa, advogada; Monica da Silva, assessora jurídica do Ministério Público do Estado do Paraná; e Rose Meire Cyrillo, promotora de Justiça aposentada do Ministério Público do DF e Territórios. Acesse o Instagram do projeto: @juntascontraassedio. Diretora da ABCPública no Paraná fala sobre o projeto social Juntas contra o assédio Rubiane Kreuz Tuitão do Plínio Por Plínio Vicente (pvsilva42@ gmail.com), especial para J&Cia (*) Plínio Vicente é editor de Opinião, Economia e Mundo do diário Roraima em tempo, em Boa Vista, para onde se mudou em 1984. Foi chefe de Reportagem do Estadão e dedica-se a ensinar aos focas a arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços. Após completar o ensino básico Escola Municipal Indígena Ko’Ko Ermelinda, na região do Campo Alegre, Aruanã Aaxi, apaixonado por informática, veio para a capital estudar TI no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), mantido pela Prefeitura de Boa Vista. Em menos de um ano já era expert em Wysiwyg, sigla que designa recurso de software capaz de processar certos tipos de dados (texto, imagem) e exibi- -los, na tela do computador, com o mesmo aspecto que teriam se impressos fossem, e permitindo a visualização imediata do trabalho realizado, por exemplo, em editoração eletrônica. Seu sucesso foi tão grande que, levado para os EUA, hoje é aluno do MIT (Massachussets Institut of Tecnology). Wysiwyg − [ÈwIzijwIg] [Ingl., sigla de w(hat) y(ou) s(ee) i(s) w(hat) y(ou) g(et), ‘o que você vê é o que obtém’] 1. Inform. (...) (Aurélio). O gênio que nasceu numa escola indígena A família +Admirados da Imprensa cresceu Quer saber mais? Vinicius Ribeiro – (11) 9.9244.6655
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