Edição 1.473 página 4 conitnuação - Últimas n O Google anunciou na manhã de 5/8 uma série de ações e iniciativas de combate à desinformação durante as eleições deste ano. Em evento de divulgação à imprensa, a big tech falou sobre novas ferramentas e recursos, parcerias e treinamentos de educação midiática, com o objetivo de trazer informação confiável a seus usuários durante o período eleitoral. u A empresa chamou atenção para as parcerias que mantém com instituições governamentais, veículos de mídia e ONGs para o combate à desinformação. Uma delas é a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já dura dez anos. Segundo a empresa, ela é “espinha dorsal” para o trabalho do Google no combate às fake news durante as eleições. u O Google renovou o apoio ao Projeto Comprova, coalizão de jornalismo colaborativo de checagem de fatos com 42 veículos jornalísticos espalhados por todo o País. A empresa também está investindo em programas de apoio ao jornalismo local e treinamentos de educação midiática, segundo Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab para o Brasil. A empresa vai apoiar as agências de checagem de notícias Aos Fatos e Lupa para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de produtos focados no combate à desinformação. u Aos Fatos vai aprimorar o Busca Fatos, que assiste e transcreve vídeos e identifica alegações verificáveis e as conecta com fontes de informação confiáveis. A ferramenta será complementada pela assistente virtual Fátima. Já a Lupa vai investir no Lupascan, plataforma que consegue monitorar perfis de políticos nas redes sociais, analisando os posts publicados. A ferramenta inclui transcrição de vídeos. u Leia mais no Portal dos Jornalistas. n Termina no próximo domingo (11/8) o prazo para participação na pesquisa de mercado de Jornalistas&Cia, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os hábitos de leitura e preferências de seus leitores. u A partir dos resultados do levantamento, um novo projeto editorial e gráfico será apresentado ao mercado em setembro, durante as comemorações do aniversário de 29 anos da newsletter. u São apenas 13 questões de seleção ou múltipla escolha e uma dissertativa opcional. O tempo máximo para responder ao questionário é de apenas cinco minutos. Preencha-o aqui e ajude-nos a montar um Jornalistas&Cia que é a sua cara! n O Tribunal de Justiça do Tocantins tirou do ar nesta quarta-feira (7/8) o site de notícias Diário Centro do Mundo (DCM). Segundo informações do UOL, a decisão é resultado de um processo, que está sob sigilo de Justiça, movido pela deputada estadual Janad Valcari (PL). u Em novembro de 2023, o DCM publicou matéria na qual afirmou que Valcari teria faturado mais de R$ 23 milhões em esquema envolvendo prefeituras e shows da banda Barões da Pisadinha. A deputada foi empresária da banda até dezembro do ano passado. Após a publicação, Valcari entrou na Justiça do Tocantins com um processo contra o DCM. u De acordo com a decisão, a derrubada do site ocorreu por “tentativas infrutíferas” de contato com o DCM e “impossibilidade técnica” de suspensão apenas do link da matéria citada, o que levou à opção de tirar o site do ar. Em live no YouTube, Kiko Nogueira, diretor do DCM, declarou que não recebeu nenhuma notificação sobre a derrubada do site. u “Nosso advogado está atrás disso e me disse que retorna em breve com a solução. Acho que ele vai ter que entrar com pedido de liminar pro site voltar ao ar. Enquanto isso, nós vamos perdendo dinheiro, audiência e, no limite, o que eles querem é quebrar o DCM”, declarou Nogueira, que classificou a decisão como “loucura”. u Até o momento da publicação deste texto o site do DCM continuava fora do ar. Justiça do Tocantins tira do ar Diário Centro do Mundo; diretor do site diz não ter sido notificado Pesquisa J&Cia recebe participações até domingo (11/8) Google anuncia ações de combate à desinformação nas eleições 2024 Luís França/Google
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