Jornalistas&Cia 1473

Edição 1.473 página 2 Se fosse uma atleta, a Vivo seria medalhista e poderia ter orgulho de representar o Brasil em rankings nacionais e internacionais. Está nos principais rankings ESG que medem o compromisso das marcas com práticas sustentáveis. Este ano, alcançou a liderança do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da bolsa de valores brasileira e atualmente segue entre as TOP 3 da carteira, composta por 78 empresas de 36 setores. Também é a líder do setor nas Américas pelo Sustainability Yearbook 2024 da S&P, que analisou mais de 9 mil empresas, e está na lista “Global 100”, da Corporate Knights, instituição especializada em capitalismo consciente que elege as companhias mais sustentáveis do mundo. Mais recentemente, ganhou destaque na publicação “Melhores do ESG” da revista Exame, na categoria “Telecomunicações, Tecnologia e Mídia”. Assim como quando um esportista conquista uma medalha, os resultados da Vivo são fruto de uma estratégia de longo prazo que reúne diferentes ações coordenadas por trabalho em equipe, dedicação, persistência e compromisso. E, acima de tudo, refletem a importância do tema para a marca, que tem na sustentabilidade um valor essencial de sua cultura e de seu negócio. “Sem sustentabilidade, não há negócio”, resume Renato Gasparetto, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, para quem a chave do sucesso de uma estratégia ESG é a governança. “Quanto mais direcionamos nosso negócio às demandas sociais e ambientais, com comportamento ético e responsável, mais progredimos nos rankings e reconhecimentos de sustentabilidade, mecanismos que nos credenciam também para os negócios e investimentos”, acrescenta Gasparetto. Para avançar na governança da agenda ESG, a Vivo mantém a sustentabilidade como pilar estratégico do negócio, presente na cultura e no dia a dia dos colaboradores. Tem dois Comitês de Sustentabilidade: um executivo e outro vinculado ao Conselho de Administração, que é composto por 83% de membros independentes, sendo 33% mulheres. E, como medida para impulsionar toda a organização rumo às melhores práticas ESG, desde 2019, 20% do bônus executivo e do programa de participação nos resultados na Vivo são atrelados a indicadores não-financeiros, como diversidade e redução de emissões. Ação pelo clima É um ciclo virtuoso que resulta no engajamento da equipe e faz com que a empresa se desafie a atingir metas cada vez mais ambiciosas. Por exemplo, graças a uma série de medidas de descarbonização, a Vivo já reduziu em 90% suas emissões de gases de efeito estufa desde que estabeleceu suas primeiras metas ambientais, após o Acordo de Paris, em 2015. Desde 2018, por exemplo, consome energia 100% renovável e diversifica sua matriz energética, com 69 usinas de geração distribuída de fontes solar, hídrica e de biogás em todo o Brasil. Recentemente, a Vivo antecipou sua principal meta ambiental, para ser net zero até 2035, cinco anos antes do previsto. Para isso, há dois anos, deu início a um programa estruturado de sensibilização, engajamento e consultoria de seus fornecedores, principalmente os 125 carbono intensivos, para que eles também possam assumir compromissos e metas voluntárias de descarbonização. Essa e outras iniciativas renderam à Vivo a presença na “A List” do CDP e o prêmio “Guardiões pelo Clima”, pelo Pacto Global da ONU no Brasil. Como parte da estratégia de descarbonização, só em 2023 o programa Vivo Recicle recolheu 12 toneladas de resíduos eletrônicos, entregues por consumidores em 1,8 mil pontos de coleta em lojas da marca em todo o país. “Queremos ajudar o Brasil, um dos maiores produtores de resíduos eletrônicos do mundo, a vencer este desafio ambiental da era digital, que são os resíduos eletrônicos”, destaca Gasparetto. Por isso, a empresa vai aumentar em 150% o total reciclado desde o início do programa Vivo Recicle, chegando a 375 toneladas acumuladas até 2035. Para tal, pretende mobilizar também fabricantes e clientes corporativos. Diversidade e educação Por meio da Fundação Telefônica Vivo, que em 2024 completa 25 anos, a Vivo atua pela educação pública, com iniciativas voltadas para o desenvolvimento de competências digitais junto a estudantes e educadores. Em 2023, 3,6 milhões de pessoas foram beneficiadas pela Fundação, que também tem um dos maiores programas de voluntariado do Brasil. As ações têm ainda outro impacto fundamental, que é ampliar a diversidade, ao democratizar o acesso de mais pessoas à educação. Este é outro pilar das ações de ESG da Vivo, que tem também diversas iniciativas internas voltadas à promoção de um ambiente mais diverso e inclusivo. Em 2023, abriu cerca de 2.700 vagas prioritariamente para Pessoas com Deficiência, LGBTI+, mulheres, negros e 50+. Seus programas de trainee e estágio destinaram 50% das posições exclusivamente para negros. “Uma empresa sustentável, precisa ser, acima de tudo, diversa e inclusiva”, destaca Gasparetto. Hoje a Vivo conta com 33% de negros em cargos de liderança e mulheres somam 37,6% da liderança executiva. Em 2020, havia 20 profissionais trans na empresa, número que superou 100 em 2023. Até 2035, a Vivo almeja ter 40% de mulheres em posição de alta liderança e 45% em vagas de liderança; 40% de pessoas negras em cargos de liderança e 45% de negros no quadro geral de colaboradores. Além dessas ações internas, a Vivo se posiciona pela diversidade por meio de ações de incentivo na cultura e no esporte. Graças a esse conjunto de ações, também é destaque do ranking Merco Empresas de reputação, entre as Top 20. O impacto do compromisso da Vivo com o ESG ultrapassa os efeitos das ações realizadas pela própria empresa. É capaz de mobilizar e engajar outros atores – parceiros, concorrentes, consumidores – na mesma direção. Tal qual um medalhista olímpico está para outros esportistas, tem o potencial de inspirar muitas organizações na agenda ESG. Com iniciativas ESG, Vivo impacta a sociedade e fortalece seu negócio Ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental e promove a inclusão digital, empresa avança nos principais índices de sustentabilidade Branded content

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