Jornalistas&Cia 1472

Edição 1.472 - 31 de julho a 6 de agosto de 2024 n O Grupo RBS anunciou em 30/7 a conclusão da reorganização societária da empresa, iniciada em 2022. O processo, liderado por Nelson Sirotsky, mantém a família Sirotsky no controle acionário da companhia, enquanto o empresário gaúcho Fernando Tornaim passa a fazer parte do quadro societário. u Além de seguir como publisher, Nelson passará a presidir o recém-criado Conselho de Gestão, e Tornaim será vice- -presidente. Permanecem como conselheiros Gilberto Meiches, Marcelo Damasceno Ferreira e Mauricio Sirotsky Neto. Os empresários e acionistas da RBS Pedro Sirotsky e Geraldo Corrêa passam a fazer parte do conselho, que terá também como integrante Roberto Sirotsky, empresário da área digital e de comunicação e membro da terceira geração da família. u Claudio Toigo permanecerá como presidente-executivo (CEO) do Grupo RBS, reportando-se ao Conselho de Gestão e liderando o atual Comitê Executivo da companhia. u Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. n Lançada há duas semanas com o objetivo de conhecer melhor os hábitos de leitura e preferências de seus leitores, a pesquisa de mercado de Jornalistas&Cia segue recebendo contribuições de colegas de todo o Brasil. u O levantamento servirá como base para o novo projeto editorial e gráfico que será apresentado ao mercado em setembro, durante as comemorações do aniversário de 29 anos da newsletter. u São apenas 13 questões de seleção ou múltipla escolha e uma dissertativa opcional. O tempo máximo para responder ao questionário é de apenas cinco minutos. Preencha-o aqui e ajude-nos a montar um Jornalistas&Cia que é a sua cara! n Inicia nesta quinta-feira (1º/8) o primeiro turno do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Em sua quarta edição, a iniciativa, promovida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com este Jornalistas&Cia, tem como objetivo valorizar o trabalho da imprensa especializada na cobertura dessas três áreas do jornalismo brasileiro. u Assim como nos anos anteriores, o colégio eleitoral, formado por jornalistas e profissionais da Comunicação, poderá indicar nesta fase até cinco jornalistas ou veículos em cada categoria. A cédula de votação está disponível no Portal dos Jornalistas. u Serão oito categorias destinadas aos profissionais, com destaque para a principal, que homenageará os TOP 25 +Admirados Jornalistas de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Além dela, mais uma vez haverá reconhecimentos especiais ao +Admirado Jornalista Especializado em Ciência, ao +Admirado Colunista e aos +Admirados Jornalistas Regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). u Já para os veículos, serão sete categorias: Agência de Notícias, Áudio (Programa de Rádio/ Podcast), Jornais e Revistas (Impresso ou Digital), Programa de TV, Veículo Impresso e/ou Digital Especializado em Saúde, Veículo Especializado em Jornalismo Científico e Site/Portal. u Os nomes mais indicados na primeira fase serão classificados para o segundo turno, que definirá os TOP 25 + Admirados Jornalistas e os TOP 3 +Admirados nas demais categorias. Na cerimônia de premiação, ainda a ser marcada, todos os selecionados serão homenageados e também serão conhecidos os TOP 5 +Admirados Jornalistas da Imprensa de Saúde e Bem-Estar do Brasil e os mais votados em cada categoria temática. u As indicações podem ser feitas até 15 de agosto. Indicações ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar começam nesta quinta-feira (1º/8) Pesquisa J&Cia: se você não participou, ainda dá tempo Grupo RBS conclui processo de reorganização societária Reunião do Grupo RBS

Edição 1.472 página 2 Últimas n A Globo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para romper o contrato de afiliação com a TV Gazeta, pertencente ao ex-presidente Fernando Collor, em Alagoas. Em junho, a Justiça de Alagoas negou um recurso da Globo e determinou a continuidade do contrato de afiliação com a TV Gazeta. A briga judicial entre as duas emissoras vem desde o ano passado. u A Globo e a TV Gazeta mantêm contrato de afiliação desde 1975. No final de 2023, a emissora carioca optou pela não renovação do vínculo devido a escândalos envolvendo a TV Gazeta nos últimos anos, incluindo a condenação de Collor no STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em esquema no qual utilizava a TV Gazeta para receber propina. u Em novembro do ano passado, a TV Gazeta entrou na Justiça pedindo que a Globo não rompesse o contrato de afiliação, sob a justificativa de que, sem o aporte financeiro da emissora carioca, não conseguiria pagar dívidas estabelecidas em seu plano de recuperação judicial. Além disso, sem o dinheiro da Globo, haveria demissões em massa e a extinção de ao menos 200 dos 279 postos de trabalho da empresa. u A TV Gazeta chegou a conseguir uma liminar que obrigava a Globo a renovar o contrato de afiliação até 2028, mas a decisão foi derrubada no início de janeiro. Após novo julgamento, que determinou a continuidade do contrato, a emissora carioca entrou com um recurso para suspender o vínculo com a TV Gazeta, que foi negado pela Justiça de Alagoas. O caso vai agora ao STF. Vale lembrar que a Globo já tem um acordo verbal com a TV Asa Branca para ser a nova afiliada da emissora em Alagoas. n A equipe do SporTV precisou deixar o estúdio ao lado do Trocadero, um dos principais pontos turísticos de Paris, devido a uma ameaça de bomba na madrugada de 30 de julho. Outras equipes de imprensa internacional que estão cobrindo as Olimpíadas também precisaram deixar as instalações. u O apresentador Marcelo Barreto comandou parte do programa Ça Va Paris diretamente da rua. Ele explicou que havia saído para jantar entre uma entrada ao vivo e outra, e ao retornar para o estúdio foi impedido de entrar no prédio e informado sobre a ameaça. Deu detalhes da situação e tranquilizou os espectadores, dizendo que todos estavam bem. u “Quando se fala aqui em ameaça de bomba, pode ser um objeto perdido, pode ser uma mochila largada que alguém esqueceu”, explicou. “Não tem jeito, não tem como escapar do procedimento. O caminhão do esquadrão antibombas vai fazer uma análise. Nunca é bobagem, é precaução. Mas está tudo tranquilo, estamos seguros”. u Esse não foi o primeiro caso de ameaça de bomba durante as Olimpíadas. Em 26/7, o aeroporto de Basileia-Mulhouse foi evacuado e os voos suspensos. Horas depois, as operações foram progressivamente retomadas. Equipe do SporTV deixa estúdio em Paris após ameaça de bomba Marcelo Barreto SporTV/X Globo vai ao STF para romper com a TV Gazeta (AL), de Fernando Collor Arte/TV Pop HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.472 página 3 Nacionais n A Biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo, sediará nesta sexta-feira (2/8) o lançamento de A Fabulosa Viagem de Vasco da Gama, adaptação da obra clássica Os Lusíadas, de Luís de Camões, feita pelo jornalista e pesquisador cultural Assis Ângelo, colunista deste J&Cia. O evento, multimídia e inclusivo, contará com exposição do livro e das imagens que o ilustram, leitura dramática do texto, mesa-redonda com o autor e especialistas em Camões, além de uma mostra de livros do acervo do Memorial com publicações de autores portugueses. u A adaptação de Assis Ângelo busca tornar a obra mais acessível, utilizando uma linguagem simples e direta em sextilhas, tradicional na literatura de cordel. A publicação também será lançada em braille e com fonte ampliada, para distribuição gratuita a bibliotecas e entidades para pessoas com deficiência visual e baixa visão. u Ávido leitor, mas impossibilitado de ler em razão da cegueira – teve descolamento das retinas em 2013 −, Assis começou a ouvir audiolivros por intermédio da filha. “Entre as obras que caíram nos meus ouvidos estava Os Lusíadas, que havia lido quando jovem na escola, mas do qual não me recordava muito”, relata. u Segundo o jornalista, quanto mais ouvia os versos do clássico português mais mergulhava em suas histórias, e sem se dar conta começou a tramar sua adaptação na memória. De início, acreditou que poderia deixar seus versos bem guardados na mente e declamá-los a quem quisesse, mas desistiu da ideia. No front da luta diária para manter-se culturalmente ativo, a intenção inicial foi aos poucos se transformando na poesia do livro. Assis conta que foram dezenas de audições, depois a escrita feita de memória, passada para um gravador e finalmente, com a ajuda de amigos, materializada em texto no computador. u A publicação do livro é resultado de um projeto desenvolvido pela Casa de Conteúdo, que contou com recursos do ProAC/SP − Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Sylvia Jardim, sócia-diretora da agência, ressalta que a obra visa reduzir as barreiras linguísticas ao transformar o texto clássico em uma linguagem contemporânea e acessível: “O projeto é uma homenagem aos 500 anos do nascimento de Camões e se destaca por sua inovação, ao preservar o tema original, renovar a linguagem e aproximar o clássico do público atual”. u O evento de lançamento, gratuito, será realizado das 17h às 21h, no Auditório da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial da América Latina. A exposição do livro e das gravuras continuará até o dia 10 de agosto, em horário comercial. u Confira neste link a palestra que Assis fez sobre o tema na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. n O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Abraji de 11 a 14/7, em São Paulo, seguiu em 2024 com o formato híbrido de atividades presenciais, transmissão ao vivo de parte da programação e uma série de conteúdos gravados para maratonar. u Foram 1,8 mil participantes, nas modalidades presenciais e online, de todos os estados brasileiros. Em termos de diversidade racial, contou com 36% dos inscritos pretos, pardos, amarelos e indígenas. Houve ainda a preocupação quanto à diversidade de gêneros, e recursos de comunicação acessíveis para pessoas com deficiência (PCDs), tanto presencial como online. u Os palestrantes brasileiros foram de 20 estados. Os estrangeiros, mais de 20, vieram de Argentina, Bahrein, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Quênia, Quirguistão, Reino Unido e Venezuela, trazendo temas como IA, desinformação, mapeamento open source e sustentabilidade do jornalismo. Os ingressos para a modalidade presencial esgotaram-se, como no ano passado, uma semana antes do evento. u No total, foram quase 250 horas de conteúdo, 16 lançamentos de livros, e mais 27 atividades online, incluindo transmissões e conteúdos inéditos na plataforma. Com números tão significativos, o encontro recebeu o apelido carinhoso de Lollapalooza do jornalismo brasileiro nas redes sociais. Programação n No dia 12/7, o Congresso recebeu o ministro da Fazenda Fernando Haddad e o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, que foram sabatinados por jornalistas. Haddad respondeu a Basília Rodrigues, da CNN Brasil; Míriam Leitão, do Grupo Globo; e Nathalia Fruet, do SBT, sobre as estratégias de governo para a Economia. Pacheco foi entrevistado por Sarah Teófilo, de O Globo; e Breno Pires, da piauí, sobre regulamentação da IA e a lei Anti-Slapp. Quanto a este último tópico, comprometeu-se a estimular a criação de uma lei Assis Ângelo lança adaptação de Os Lusíadas com versão em braille Assis Ângelo com o livro Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji – Uma celebração da profissão A presidente Katia Brembatti detalha as conquistas desta edição Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

Edição 1.472 página 4 conitnuação - Nacionais brasileira, nos moldes existentes na Europa, para coibir o assédio judicial contra jornalistas. u Cerca de 10% da programação oferecida no Congresso teve patrocínio de empresas, o que marca uma nova estratégia da Abraji. Além disso, as parcerias permitiram ampliar a diversidade regional, com 243 organizações presentes, ou 25% a mais que na edição anterior. Garantiram ainda 87 bolsas para jornalistas e comunicadores, como a Jornada Galápagos, o programa Defensores Ambientais, o projeto Caravana da Abraji, pesquisadores do Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, além de jornalistas negras selecionadas pela diretora da Abraji Basília Rodrigues, em parceria com YouTube, Fundação Lemann e Natura. Katia Brembatti comenta n Katia Brembatti, presidente da Abraji, conversou com J&Cia sobre esta edição do Congresso. Jornalistas&Cia − Como avalia este Congresso, que tem números tão significativos? Katia Brembatti − Foi mesmo fora da curva. Embora procuremos sempre aumentar essa curva, os números bateram até as nossas expectativas. A cada ano, nosso objetivo é que o Congresso seja maior e melhor. Acho que conseguimos alcançar esse objetivo. J&Cia − Na sua opinião, entre os temas tratados, qual ou quais foram os mais importantes, e por quê? Katia − É difícil escolher um só, porque a Abraji tem como premissa a diversidade nos temas. Se formos escolher os principais, temos Amazônia e os indígenas, tentando antecipar as demandas da COP de Belém, no ano que vem. Temos que falar nas eleições municipais, uma cobertura com foco local. E também essa questão da Inteligência Artificial. Já foi abordada em nosso último Congresso, mas viemos com novidades. Lidamos agora tanto com as ferramentas para ajudar em processos de apuração, quantos as questões éticas e o impacto no setor. Quisemos abordar o que o público queria, sem sermos repetitivos. J&Cia − Conforme o balanço do Congresso, houve 250 sugestões enviadas pelo público. O que a Abraji faz com essas sugestões? Katia − As sugestões passam por um processo de curadoria. De uns três ou quatro anos para cá, temos pedido ao público sugestões. Se não, o conteúdo fica muito centrado nas nossas ideias. Algumas sugestões vêm repetidas, outras muito específicas, como “a minha reportagem”. Peneiramos tanto o que vem do público quanto o que consideramos importante para ser tratado, como o caso Dom e Bruno, a Guerra de Gaza. Não é só o que o público quer. Cabe a nós apontar as tendências para o público. Katia Brembatti J&Cia − Parece que houve uma nova estratégia nos patrocínios. Qual a diferença entre o antes e o depois? Katia − O Congresso da Abraji sempre aceitou patrocínios. O que fez foi diversificar e aumentá-los, para ter menos dependência de um ou outro patrocinador. Fizemos isso criando cotas específicas para os veículos. As bolsas tiveram patrocínios específicos: da Amazônia, por trabalho de pesquisa... Tivemos como parceiros Aberje e Abracom, que vieram somar, por serem do setor. A novidade deste ano foram as mesas patrocinadas, de branded content. Além do patrocínio com marcas, oferecemos conteúdo patrocinado. Tivemos desde o patrocínio clássico, até um leque de diversos tipos de patrocínio. J&Cia − Pode falar mais sobre as oficinas em formato de masterclass, produzidas para o ambiente digital? Katia − Durante a pandemia, o Congresso passou a ser obrigatoriamente online, e precisamos chamar a atenção do público. Com isso, percebemos uma demanda reprimida de pessoas que queriam ter acesso ao conteúdo, mas estavam em lugares de difícil acesso a São Paulo. Quando voltamos a ser presenciais, não achamos justo manter essa distância. No online, procuramos ter conteúdos muito, muito interessantes, que pudessem contribuir para a formação do jornalista. J&Cia − A Abraji já tem planos para o 20º Congresso, no ano que vem? Katia − Até pela data redonda, temos a expectativa de que seja maior e ainda mais significativo e representativo. Já começamos a selecionar os temas, para fazer os convites aos palestrantes internacionais até o final do ano. Falamos com patrocinadores também. J&Cia − O que gostaria de acrescentar? Katia − A cada ano, o Congresso é a celebração da nossa profissão. Um momento de encontro, para refletir o que a gente faz e como a gente faz. No dia a dia, temos dificuldade de fazer essa reflexão. Muitos jornalistas me falam que o Congresso é um momento de recarregar as baterias. Um momento de pensar por que a gente faz o que faz. Katia Brembatti no Congresso

Edição 1.472 página 5 EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Em um passo significativo para a inovação e acessibilidade no campo do jornalismo, o curso Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Cultura Digital anunciou a criação de repositórios de trabalho que visam centralizar e compartilhar recursos de aprendizagem e projetos desenvolvidos pelos alunos. Os novos repositórios são projetados para servir como uma base de conhecimento acessível, onde estudantes e profissionais podem colaborar, acessar materiais didáticos, compartilhar pesquisas e projetos, e promover práticas jornalísticas inclusivas e diversas. Este desenvolvimento é parte de um esforço contínuo para adaptar a educação em jornalismo às demandas da era digital e para enfrentar os desafios da desinformação e da representatividade nos meios de comunicação. Principais funcionalidades dos repositórios: − Centralização de recursos: Os repositórios oferecem um espaço centralizado onde todos os materiais de curso, incluindo leituras, vídeos, podcasts e estudos de caso, estão disponíveis para todos. − Colaboração e compartilhamento: Os estudantes podem facilmente colaborar em projetos, compartilhar ideias e receber feedbacks. − Acessibilidade e inclusão: Ferramentas e recursos são projetados para serem acessíveis a todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência. O conteúdo está disponível em múltiplos formatos para garantir a máxima inclusão. − Atualização contínua: Os repositórios são constantemente atualizados com novos materiais e estudos relevantes, garantindo que os alunos tenham acesso às informações mais recentes e pertinentes no campo do jornalismo. Impacto no ensino e na prática jornalística O curso Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Cultura Digital tem como objetivo preparar a sociedade civil, futuros jornalistas e profissionais para trabalhar e interagir em um ambiente de mídia em constante mudança, onde a diversidade e a inclusão são essenciais para uma cobertura jornalística precisa e ética. Os repositórios de trabalho representam um avanço significativo neste esforço, proporcionando um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Segundo Paola Ferreira Rosa, repórter da Folha de S.Paulo e aluna do curso, “o curso aborda temas de extrema importância para a sociedade brasileira, com recortes que influenciam especialmente pretos e pardos. Além de destacar o pensamento e o trabalho de grandes intelectuais negros e apresentar alguns que eu não conhecia, as aulas e discussões me impulsionam a refletir sobre o meu trabalho e contribuem na construção de novas pautas”. Para mais informações sobre os repositórios de trabalho e os cursos, visite o site da Rede JP. Paola Ferreira Rosa Site da Rede JP vai ganhar novos repositórios de trabalho dos cursos em parceria com a UFRJ Tuitão do Plínio Por Plínio Vicente (pvsilva42@ gmail.com), especial para J&Cia (*) Plínio Vicente é editor de Opinião, Economia e Mundo do diário Roraima em tempo, em Boa Vista, para onde se mudou em 1984. Foi chefe de Reportagem do Estadão e dedica-se a ensinar aos focas a arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços. Toda semana Mariza saia de Ikabaru, na Venezuela, e viajava cerca de 200 km até a linha da fronteira. No Brasil, já em Pacaraima, onde era bastante conhecida, sempre que entrava no posto da Polícia Federal abria um sorriso largo para o agente enquanto tirava da mochila o artesanato que sempre vinha vender em Boa Vista. Mas um dia deu azar: foi ao banheiro e acabou flagrada por uma agente. É que, ao se sentar no vaso, deixou cair uma vagínula que foi parar nos pés da policial. Conduzida à sala de interrogatórios, confessou: sempre trazia costurados pequenos diamantes garimpados na sua região. Presa por contrabando e extraditada, o seu artesanato nunca mais foi visto nas calçadas de Boa Vista. Vagínula − [Do lat. vaginula.] Substantivo feminino − 1. Bainha pequena. (Aurélio). O azar da diamanteira

Edição 1.472 página 6 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Para quem acompanha os rumos dos grandes conglomerados de mídia é impossível assistir à série Succession e não imaginar que a inspiração para o personagem Logan Roy tenha sido Rupert Murdoch, embora o autor negue que tenha se baseado em apenas um modelo. Mas ainda que alguns lances da série possam parecer fantasiosos para alguns, o que está acontecendo agora no seio da família do magnata da mídia poderia ter sido escrito por um roteirista criativo, com direito a um twist para surpreender os espectadores que achavam que tudo estava resolvido. Rupert Murdoch, de 93 anos, transferiu pacificamente o comando da News Corp e da Fox News para o filho Lachlan em 2023, aparentemente sem brigas na família. Só que agora ele quer mais: garantir que o filho preferido continue liderando mesmo quando ele não estiver mais por perto. Para isso, está movendo um processo para alterar as regras do trust da família, que prevê a divisão do poder decisório entre os quatro filhos mais velhos − James, Elizabeth e Prudence – após a sua morte. A briga, revelada pelo New York Times na semana passada, não diz respeito apenas a uma família bilionária. O conglomerado fundado por Murdoch é dono de veículos de mídia influentes, incluindo The Wall Street Journal, The Times de Londres, Sky News da Austrália, seu país natal, e a poderosa Fox News, que molda a opinião de boa parte da América. Os filhos têm posições políticas e ideológicas diferentes. Dependendo de quem fique no comando − apenas um, ou um sistema de decisões colegiadas −, a linha editorial desses veículos pode continuar a mesma ou mudar, com consequências − boas ou más − para a sociedade. A tentativa de Rupert Murdoch de mudar as regras corre sob segredo de justiça. Mas a reportagem do New York Times informou que advogados de peso foram contratados pelos dois lados. Em um deles estão o patriarca e o filho Lachlan. Do outro estão James e as irmãs, que teriam discordado da ideia do pai e feito uma aliança com o irmão mais velho. James é um progressista que em 2020 fez uma polpuda doação para a campanha de Joe Biden e defende políticas de proteção ambiental, enquanto a Fox dá voz aos negacionistas do clima. O primogênito afastou-se do conselho da News Corp naquele ano de forma dramática, como um roteirista de Succession poderia ter escrito. Ele atribuiu a resolução à discordância com decisões e conteúdos editoriais dos meios No melhor estilo Succession, sucessão do conglomerado de Murdoch chega aos tribunais de comunicação da família, além de ter criticado abertamente a News Corp por espalhar desinformação. Lachlan ocupou o espaço e conseguiu a confiança do pai para ser nomeado como o chefão. Só que, com a morte de Murdoch, que pela ordem natural das coisas deve acontecer antes da dos filhos, James pode voltar a ter influência nas decisões − ou vencer brigas com o irmão se as irmãs se aliarem a ele em tudo − e é isso que o pai tenta evitar. O argumento para a briga jurídica está associado à política editorial. Rupert Murdoch alega que a concentração de poder nas mãos de Lachlan seria benéfica para os negócios do grupo, é baseada em boa-fé, e traria vantagens para todos os herdeiros. Isso quer dizer, em outras palavras, que ser alinhado ao conservadorismo e à extrema-direita, como faz a Fox, apoiadora de primeira hora de Donald Trump, dá dinheiro. Mas também faz perder, e esse pode ser um argumento dos filhos que podem ser mandados para escanteio. A Fox teve que pagar a fortuna de US$ 785 milhões para colocar fim a um processo movido pela empresa de urnas eletrônicas Dominion, acusada por ela de uma suposta fraude que teria “roubado” a vitória de Trump. Quem viu Succession lembra como Logan Roy transitava nos meios políticos e tinha linha direta com o presidente da República. Assim provavelmente é Rupert Murdoch, que não faz o tipo que esnoba um presidente só por não gostar das ideias dele. A julgar pelo intenção de mudar o trust para garantir um sucessor à sua imagem e semelhança, entretanto, ele mostra que continua acreditando no estilo Fox News de fazer jornalismo e influenciar a sociedade − seja por ideologia ou por achar que, mesmo pagando uma multa aqui outra ali, no fim das contas a audiência, os lucros e o poder compensam. Succession não deve ter uma nova temporada, segundo a HBO. Mas com a nova temporada da série Murdoch, com direito a julgamento em setembro, quem precisa? Os Murdoch: Lachlan, Rupert e James https://cnnportugal.iol.pt/rupert-murdoch

Edição 1.472 página 7 conitnuação - MediaTalks Ex-BBC indiciado − O ex-âncora da BBC Huw Edwards, uma celebridade da mídia britânica que narrou eventos históricos como o funeral da rainha Elizabeth II, foi indicado em 29/7 pela Polícia Metropolitana de Londres por compartilhar fotos indecentes de crianças, e teve que comparecer ao tribunal nesta quarta-feira (31). O escândalo envolvendo Edwards, de 62 anos, explodiu em julho de 2023, com a denúncia feita pelo jornal The Sun de que ele teria pago para receber fotos de uma pessoa menor de idade, segundo a família, e que o dinheiro estaria alimentando o vício em drogas. Ele ficou de licença médica e em abril deixou a BBC, mas ainda assim foi o primeiro da lista dos âncoras mais bem pagos da emissora em 2023, conforme relatório divulgado na semana passada. Filmagens não-sexistas − Embora Paris 2024 esteja sendo festejada como a primeira Olimpíada com paridade de gênero em 128 anos de história da competição, a forma como mulheres atletas são retratadas pela imprensa esportiva tornou-se objeto de uma atualização nas diretrizes do Olympic Broadcasting Services (OBS). Dois dias após a abertura oficial dos Jogos Olímpicos, Yannnis Exarchos, chefe do serviço oficial de transmissão de imagens do Comitê Olímpico Internacional, disse à imprensa em Paris que solicitou aos operadores de câmera para não filmarem atletas de forma que estereótipos sejam perpetuados. As imagens capturadas pelo OBS são distribuídas para o mundo inteiro por meio de emissoras que detêm os direitos de exibição das Olimpíadas. Desaparecida na Nicarágua − Organizações internacionais de liberdade de imprensa como Repórteres Sem Fronteiras, Vozes Del Sud e Fundamedios lançaram apelos para descobrir o paradeiro da jornalista Fabiola Tercero Castro, desaparecida junto com a família desde 12 de julho, quando sua casa foi visitada por policiais em Manágua, capital da Nicarágua. Em nota, a Associação de Jornalistas e Comunicadores Independentes da Nicarágua (PCIN) denunciou o desaparecimento da jornalista e disse ter tentado de várias maneiras obter informações sobre ela, sem sucesso. “Exigimos que, caso ela tenha sido detida pela Polícia, a sua integridade e direitos pessoais sejam respeitados e que a sua detenção seja anunciada publicamente”, acrescentou a organização. Venezuela anda para trás − A Venezuela experimentou um acentuado declínio na liberdade de imprensa durante os 13 anos em que Nicolás Maduro vem ocupando o cargo de presidente: o país recuou 39 posições no Global Press Freedom Index da organização Repórteres Sem Fronteiras e agora está em 156º entre 180 nações. Segundo a RSF, desde que se tornou presidente, em 2013, Maduro deu continuidade à política de “hegemonia da comunicação” estabelecida por seu antecessor, Hugo Chávez, impondo restrições que “ameaçam a existência do jornalismo independente”. No ranking de 2024, divulgado em abril e que traz o Brasil na 82ª posição, a Venezuela é o terceiro pior país em liberdade de imprensa nas Américas, perdendo apenas para a Nicarágua (163ª) e Cuba (168º). A tocha na greve − Jornalistas de um dos maiores grupos de mídia australianos, o Nine Entertainment, entrarem em greve em 26/7, antes da abertura das Olimpíadas de Paris, usando o símbolo da tocha como bandeira de protesto. O Nine tem entre suas empresas a Nine Radio e a Nine Network Television, emissora oficial dos jogos, e enviou cerca de 200 funcionários a Paris para cobrir a competição. A rede admitiu em nota que a cobertura está sendo afetada pelo movimento. “Don’t torch jornalism” (“não incendeie o jornalismo”, em tradução livre) foi o tema da paralisação dos profissionais do grupo, também dono dos jornais The Sydney Morning Herald, The Age, The Australian Financial Review, Brisbane Times e WAtoday. Esta semana em MediaTalks Fabiola é incentivadora da leitura

Edição 1.472 página 8 Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Foram anunciados em 30/7 as agências de comunicação e os executivos de comunicação corporativa vencedores da edição 2024 do TOP Mega Brasil, agora candidatos ao Troféu da Onça Pintada. Passam a integrar a galeria da premiação 35 executivos e 37 agências, que conquistaram pelo voto um lugar nos TOP 10 Brasil ou nos TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. u Entre os executivos, as mulheres dominaram de forma acachapante, elegendo 30 executivas, sendo nove nos TOP 10 Brasil, quatro no Norte, quatro no Nordeste, quatro no Centro-Oeste, quatro no Sudeste e cinco no Sul. Os homens estão presentes nos TOP 10 Brasil com apenas um representante, o mesmo ocorrendo nos TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro- -Oeste e Sudeste, e passaram em branco no Sul. u Entre as agências o equilíbrio regional foi maior. Nos TOP 10 Brasil, entraram três agências com sede no Rio de Janeiro, seis com sede em São Paulo e uma com sede no Distrito Federal. u No Norte, o domínio foi do Pará, com quatro agências eleitas, contra apenas uma do Amazonas. No Nordeste, foram quatro da Bahia, uma de Pernambuco e uma do Rio Grande do Norte. No Centro-Oeste, três do Distrito Federal, uma de Goiás e uma do Mato Grosso. No Sudeste, duas de Minas Gerais e quatro de São Paulo. E no Sul, duas do Paraná e três do Rio Grande do Sul. u A festa de premiação será em 28 de agosto, a partir das 18h, na Unibes Cultural, em São Paulo (rua Oscar Freire, 2.500), na véspera da abertura do 27º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. O evento será por adesão e o custo por participante é de R$ 250. As reservas podem ser feitas com Bruna Valim (brunavalim@ megabrasil.com.br) ou Clara Francisco (clarafrancisco@). u Confira aqui os eleitos pelo TOP Mega Brasil 2024. Internacionais n Flávia von Atzingen Lledo, que ficou por mais de 8 anos na Trimble Inc., por último como gerente sênior global de marketing e comunicação, está agora como diretora global de marketing e comunicação na Hexagon’s Autonomy & Positioning Division, em atuação remota. Ela vive nos EUA desde novembro de 2018, atualmente em Denver, Colorado. n Marco Cortinovis, que liderou a comunicação da Pirelli no Brasil e América Latina por quase 11 anos e meio e que desde julho de 2017 foi comandar a comunicação da matriz, em Milão, deixou a companhia em fevereiro e em março assumiu a chefia de comunicação de ex-alunos da Università Bocconi. n Raquel Dias de Albuquerque Rezende, analista de comunicação com quase 12 anos de Correios, foi promovida e assumiu, em junho, a Gerência Corporativa de Comunicação Estratégica da organização. E mais... n Gabriela Yamaguchi despediu-se em abril do WWF-Brasil, onde ocupou por 6 anos e 9 meses a Diretoria de Engajamento. Ex-gerente de comunicação do Instituto Akatu, em que esteve por cerca de 3 anos, ela integra atualmente o Conselho Consultivo do Pimp my Carroça, movimento focado em retirar catadores de materiais recicláveis da invisibilidade. TOP Mega Brasil anuncia vencedores Flávia von Atzingen Lledo Marco Cortinovis Brasília Raquel Rezende assume a Gerência Corporativa de Comunicação Estratégica nos Correios Raquel Dias de Albuquerque Rezende Gabriela Yamaguchi

Edição 1.472 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Jéssica Prado, ex-assessora especial de comunicação social da Agência Nacional de Águas, onde esteve por 1 ano, é, desde fevereiro a assessora-chefe da Anvisa, cargo anteriormente ocupado por Isabel Cristina Raupp Pimentel, atualmente na Interfarma. n Lísia Gusmão, ex-assessora de comunicação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (em duas ocasiões), que também assessorou por pouco mais de 1 ano o senador Fernando Bezerra Coelho, assumiu em março a Gerência de Comunicação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Mato Grosso n Alessandra Miranda, assistente de comunicação, despediu-se em julho do Grupo CCR, onde esteve por quase 10 anos. Mato Grosso do Sul n Marcelo Varela deixou recentemente o Grupo Plaenge – Regional Campo Grande (MS), após 5 anos como assessor de imprensa da organização. Antes, na grande imprensa de Mato Grosso do Sul, passou por Globo e Record (afiliadas), site Diário Digital e Rádio Globo, em funções como produtor, repórter, apresentador e editor-chefe. Minas Gerais n Alexandre Diniz está de trabalho novo. Analista pleno de conteúdo, deixou o Banco Inter, onde esteve por pouco mais de 3 anos, e assumiu a coordenação de conteúdo e PR da Scapola Comunica, agência mineira que conquistou novos clientes em BH e Uberlândia. n Paulo Assis começou em maio na Mineração Usiminas, na função de coordenador de relações com comunidades e institucional, em Itatiaiuçu, interior de Minas. Ali chegou após pouco mais de 13 anos na própria Usiminas, em Belo Horizonte, também na função de coordenador. Jéssica Prado Isabel Cristina Raupp Pimentel Lísia Gusmão Alessandra Miranda Marcelo Varela Alexandre Diniz Paulo Assis n Suzana Santos está de cargo novo na Unipar, onde trabalha desde outubro de 2021. Foi promovida este mês de head a diretora de comunicação, sustentabilidade e do Instituto Unipar. Em jornada anterior, esteve por 15 anos e meio liderando a comunicação da Oi. Rio de Janeiro Suzana Santos, promovida, assumiu a Diretoria de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar... Suzana Santos n Larissa Clarindo, que por cerca de 15 anos liderou a assessoria de imprensa da Petrobras, os últimos sete no cargo de gerente de imprensa, mudou de área em abril. Ela agora ocupa a função de coordenadora de relações com investidores da empresa. Antes da Petrobras, foi por mais de 3 anos analista de marcas no INPI. E mais... n Débora Nassif, que coordenou as áreas de relações públicas, comunicação e marca da Unimed Rio por quase 24 anos, assumiu em abril a Gerência de Relacionamento com o Cooperado na organização. n Jordana Garcia, ex-Ligth, Energisa e Santo Antonio Energia, que assumiu em setembro passado a Gerência de Comunicação da Eletrobras Furnas, está desde junho à frente da Gerência Executiva de Comunicação e Eventos da própria Eletrobras. ... e Larissa Clarindo, na Petrobras, a Coordenação de Relações com Investidores Larissa Clarindo Jordana Garcia

Edição 1.472 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n O administrador Caio Tomazeli é o novo secretário de Comunicação do governo Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul. Sucede a Tânia Moreira, que exerceu o cargo nos últimos 6 anos e agora vai se dedicar à coordenação de campanha nas eleições municipais. O anúncio foi feito em 26/7 pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Outros detalhes no Coletiva.net. n Guilherme Jaeger, agente de comunicação, despediu-se em julho da CCR, onde atuou por pouco mais de 4 anos e meio. Santa Catarina n Andressa Cristina Pereira, que completou 17 anos e meio de Weg, foi promovida e desde maio passou de analista sênior a especialista em comunicação institucional. Rio Grande do Sul Caio Tomazeli sucede a Tânia Moreira na Secom do governo gaúcho Caio Tomazeli Guilherme Jaeger Andressa Cristina Pereira n Pedro Henrique Oliveira, o Peagá Oliveira, anunciou no Linkedin que está assumindo novo desafio profissional. Deixou a unico IDtech, em que era head de comunicação e esteve por 3 anos, para assumir a Diretoria de Comunicação do Jusbrasil, plataforma informativa da área jurídica, criada 15 anos atrás. E mais... n Amanda Caroline de Oliveira, ex-Approach, Loures e GBR Comunicação, começou em maio como atendimento sênior da Weber Shandwick, para a conta da Avon. n Andrea Moraes despediu-se em maio da Ketchum, agência em que esteve por pouco mais de 24 anos, os últimos como vice-presidente executiva. Desde então, passou a atuar como consultora autônoma, além de dar continuidade à consultoria AngelUs Network for Women, iniciada em março de 2021. n Arthur Melo, que ficou por pouco mais de 8 anos e meio na FSB Comunicação, por último, até janeiro, como gerente de planejamento estratégico, está agora na Jotacom (do mesmo grupo FSB Holding) como coordenador de conteúdo. n Bárbara Zelante, ex-NR-7, FirstCom e Motim, que esteve por 1 ano e meio na RPMA, até março, iniciou em maio nova jornada na Sherlock Communications, na função de assistente executiva. n Beatriz Cruz é a nova publisher da Doria Editora, unidade do Grupo Doria que engloba publicações e portais de conteúdo. Na organização desde 2001, ela assume, a partir de agora, o portfólio de publicações on e off-line, que engloba as revistas Lide, Fórum&Negócios, Líderes do Brasil e Brazil Leaders, além da Robb Report Brasil e dos portais de conteúdo líder.inc, revistalide. com.br e robbreport.com.br. n Camila Alam, ex-Pernod Ricard, onde esteve por quase 3 anos, assumiu há alguns meses a Gerência de Comunicação da Red Bull. São Paulo Pedro Henrique Oliveira deixa a unico IDtech e assume a comunicação do Jusbrasil Pedro Henrique Oliveira Amanda Caroline de Oliveira Andrea Moraes Arthur Melo Bárbara Zelante Beatriz Cruz Evandro Macedo Camila Alam

Edição 1.472 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Carolina Piepke, ex-FSB e OLX, despediu-se em março da CDI, onde atuou como coordenadora sênior de RP por pouco mais de 1 ano. n Danilo Guerra começou na Edelman em 23/7, contratado como atendimento sênior para a Microsoft. Ali chega após 3 anos na Ideal Axicom, período em que atuou na conta da Uber. Antes, esteve por 2 anos na Ketchum, atuando na conta do Google. n Eduardo Nunes começou em março como gerente na Quero- -quero Estratégia de Conteúdo. Ali chegou após jornada de 4 anos e 2 meses como diretor na Alter Conteúdo Relevante. Também já esteve em Weber Shandwick e Amcham Brasil, no Rio de Janeiro. n Fernanda Brunsizian, ex-RD Station, Atlas e Purple Metrics, integrou-se em fevereiro ao time de executivos do WhatsApp, para atuar na área de comunicação para negócios na América Latina. n Flávia Martins, que esteve por quase 6 anos, até novembro, na TransUnion, dirigindo a comunicação e o marketing da companhia, assumiu em maio a função de CMO (Chief Marketing Officer) do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, passando a responder por comunicação externa, interna, eventos, entre outras responsabilidades. n Heloisa Ribeiro, promovida, assumiu há algumas semanas a Gerência de Relações Públicas e Comunicação para a América Latina na Samsung Eletronics, onde está desde fevereiro de 2018, tendo antes ocupado as funções de supervisora e gerente júnior. Também esteve por quase 6 anos e meio na comunicação da Toyota. n Ingrid Domingues, atendimento júnior, despediu-se da Pros em abril, após 11 meses de casa. Esteve anteriormente em Máquina CW, como executiva de atendimento, por um ano e meio, após ter estagiado na BCW Brasil por igual período. n Joana Tchian, que estagiou por 9 meses na Nova PR, foi efetivada pela agência em abril, passando a ocupar a função de assessora de imprensa, no atendimento à ESPM. Carolina Piepke Danilo Guerra Eduardo Nunes Fernanda Brunsizian Flávia Martins Heloisa Ribeiro Ingrid Domingues Joana Tchian n João Perocco está de volta à JeffreyGroup, agência em que havia atuado por 1 ano e 9 meses entre 2020 e 2022. Começou em março, reassumindo o cargo de gerente de contas. Esteve, nesse intervalo, em Inside Out PR e Mobiuspace. n Juliana Onofri, ex-In Press Porter Novelli, agência em que atuou por mais de 8 anos, deixou a Klabin em maio, após 3 anos e 2 meses de casa, e foi, na sequência, para a Vero Internet, como especialista de comunicação institucional. n Laura de Arteaga Lucchesi, ex- -another, está atualmente como head para o desenvolvimento de novos negócios na Index Assessoria. n Luísa Scarpioni, executiva da Edelman, onde esteve por 2 anos, até abril, assumiu a função de analista de marketing de influência na JHSF, para o atendimento a Shopping Cidade Jardim e Shops Jardins. João Perocco Juliana Onofri Laura de Arteaga Lucchesi Luísa Scarpioni

Edição 1.472 página 12 n Maíra Flores, gerente de marketing e comunicação, despediu-se da Falconi, onde esteve por 2 anos e 4 meses, até julho, e iniciou nova jornada como head de marketing na Escola Korú, em Campinas, com atuação em formato híbrido. n Mariana Whitehead começou em março como gerente de marketing de influência na Ketchum. Ela também esteve, por quase 2 anos e meio, na DPZ&T, na função de executiva sênior. n Michele Wendling, head de comunicação da Dell, está desde abril em novo cargo na companhia: diretora de comunicação corporativa Latam. Ex-repórter e editora assistente na Rede Pampa, migrou para a comunicação corporativa em 2006, tendo passado por G&A Comunicação e Gerdau, antes da Dell, onde está há mais de 12 anos e meio. n Priscila Palacio dos Santos está desde março como assessora de imprensa do Senac-SP (Grande SP e Litoral) pela Idee Informação Corporativa. Ela foi anteriormente por 1 ano e 3 meses assessora de imprensa da JBQ.Global e também esteve por 1 ano e 4 meses na KB!Com. Maíra Flores Mariana Whitehead Michelle Wendling Priscila Palacio dos Santos Priscilla Garcez Renata Freitas Talita Melo Thaia Duó Tiara Vaz Ribeiro Lia Gurjão n Priscilla Garcez assumiu novas responsabilidades na comunicação da Siemens Energy, companhia em que está (somando também o tempo de Siemens) desde julho de 2018. Até então especialista sênior latam, ela assumiu em junho o cargo de líder de comunicações do Brasil. n Renata Freitas, analista de comunicação, despediu-se em abril da Amil após jornada de 15 anos, incluindo período em que atuou como designer instrucional (13 anos e 8 meses). n Talita Melo despediu-se em fevereiro da Tetra Pak, companhia em que atuou por 10 meses como analista de comunicação e marketing. Anteriormente, foi analista de conteúdo em Hospital Nipo-Brasileiro e Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. n Thaia Duó, ex-CDN e LLYC, está desde março como consultora sênior para o Grupo Fleury na A4Holofote. n Tiara Vaz Ribeiro deixou o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), onde esteve por 4 anos, até março. Antes, ela foi head de PR da Almap BBDO, por 4 anos e 9 meses, e também esteve na New Content por quase 1 ano e meio. Licença-maternidade n Lia Gurjão, gerente sênior de comunicação corporativa na Nestlé, em São Paulo, na empresa desde janeiro de 2015 conitnuação - Comunicação Corporativa

Edição 1.472 página 13 Por dentro da Comunicação Pública No dia 8 de agosto, os associados da ABCPública irão se reunir em Assembleia Geral Ordinária para escolher a nova diretoria e órgãos colegiados auxiliares para o biênio 2024-2026. Confira o edital de convocação. O encontro será online, a partir das 19 horas. Se ainda não é associado, associe-se neste link e aproveite para conhecer mais sobre a ABCPública. Dança das contas n Estão chegando à carteira da Ágora os clientes Swap, plataforma especializada em soluções de pagamento, e Sky Airline, companhia aérea chilena de baixo custo, que opera em seis rotas conectando o Brasil, Chile, Peru e Uruguai. A equipe do diretor William Penna Crispim responderá pelo atendimento aos dois clientes, tendo como gerente Érica Rizzi, que chegou à agência em abril, depois de atuar por pouco mais de dois anos na comunicação na Samsung. n A agia, braço digital do Grupo RPMA, passou a atender à Indorama, empresa global que atua no segmento de produtos químicos e fibras. Pelo mercado n Claudia Leite, diretora da Hilo Estratégia e Propósito, embaixadora no movimento Capitalismo Consciente e mentora no Movimento Todos a Uma Só Voz, é a entrevistada da semana de Marco Rossi, no programa Comunicação S/A. O tema é Cooperativismo e ESG. O programa é veiculado às quartas-feiras, às 14h30, no canal da Mega Brasil no Youtube ou na Rádio Mega Brasil Online. Agenda-SP 7/8 (quarta-feira) – n A Fundamento Análises apresenta, a partir das 8h30, no auditório da ESPM em São Paulo, o resultado da pesquisa Como o brasileiro se informa?, levantamento que ouviu 1.300 pessoas sobre o que pensam do consumo de notícias, fontes confiáveis, fake news e uso da inteligência artificial na manipulação de conteúdo. u Após a apresentação, haverá um debate com as presenças já confirmadas de Patrícia Blanco (presidente do Instituto Palavra Aberta) e Murilo Garavello (diretor de Conteúdo do UOL), com mediação de Marta Dourado (Fundamento). Confirmações de presença até 5/8, aqui. Claudia Leite conitnuação - Comunicação Corporativa 2024 é ano de eleição também na ABCPública Comunicação Pública, Cidadania e Informação: debates do II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública é o título do livro publicado na última semana pela ABCPública. O pré-lançamento foi em 24/7, durante o 33º Encontro Anual da Compós, realizado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Em agosto, a ABCPública fará um evento para o lançamento oficial. A publicação reúne 43 textos de pesquisas, palestras e oficinas apresentadas no II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação (II ComPública) realizado em outubro de 2023 pela ABCPública, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os organizadores da obra são: Cláudia Lemos, Ana Paula Lucena, Antonio Barros, Janaine Aires, Jorge Duarte e Nataly Queiroz. Faça o download aqui. Em artigo publicado no portal da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Jorge Duarte, vice-presidente de Relações Acadêmicas da ABCPública, explica a diferença e importância das temáticas, além de apontar a conexão existente entre elas. De acordo com o texto, apesar de frequentemente usados de forma intercambiável, é útil diferenciar os termos para compreender melhor seu potencial e aplicação. Jorge Duarte também é um dos curadores do Curso Completo em Comunicação Pública 2024, parceria entre a ABCPública e a Aberje, que está na quinta edição. As aulas vão até 26 de outubro, realizadas aos sábados, em formato online. Ainda é possível se inscrever nos módulos específicos. Acesse a programação. Confira o artigo completo. Aproveite e confira também a entrevista de Cláudia Lemos, presidente da ABCPública, para a UnBTV sobre sobre TV 3.0 e a relação com a Comunicação Pública: acesse aqui. E-book do II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública está disponível para download gratuito Qual a diferença entre comunicação estratégica e estratégia de comunicação?

Edição 1.472 página 14 A próxima edição do ComPública já tem data e local: 20 a 22 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), parceira da ABCPública na realização do III ComPública. Em breve serão divulgados o tema e a identidade visual do evento. Acompanhe as redes sociais da associação para não perder as atualizações. Associados da ABCPública têm direito a 10% de desconto na inscrição para o Redes na Estrada, evento promovido pela Redes WeGov, que será realizado em 9 e 10 de setembro de 2024, em Brasília. O evento é destinado a profissionais de comunicação no setor público e visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais do setor público, acadêmicos e especialistas em governança, tecnologia e inovação. Acesse a página oficial do evento. Para garantir o desconto, o associado pode entrar em contato através dos canais da associação e solicitar o código promocional. As inscrições vão até o dia 30 de agosto. Também tem desconto no 27° Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, a ser realizado de 28 a 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo. Saiba mais aqui. A ABCPública é apoiadora institucional do Congresso Mega Brasil. O desconto de 10% para associados vai até 21 de agosto. Fale com a ABCPública para receber as instruções: [email protected]. E nos dias 9 e 16 de agosto, das 14h às 16h30, Michel Carvalho, diretor adjunto da ABCPública em São Paulo, irá ministrar o curso Boas práticas em comunicação pública: integridade da informação e mecanismos de participação. Realização da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), em parceria com a ABCPública- -SP, esta é uma oportunidade de aprimorar habilidades em comunicação pública. O curso é online, transmitido pela plataforma Google Meet, com direito a certificado. Faça a inscrição gratuita aqui. − 25ª plenária nacional do FNDC aprova a plataforma “Eleições 2024: a comunicação que queremos para os municípios” O documento, aprovado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), contém propostas para a comunicação no âmbito municipal e será um instrumento de mobilização durante a campanha eleitoral nos municípios. A ideia é provocar a discussão de políticas públicas relativas à comunicação nas cidades. Por isso, durante a campanha, membros dos comitês regionais do FNDC entregarão a plataforma aos candidatos. A ABCPública é uma entidade nacional filiada ao FNDC. Confira o documento na íntegra. − Piauí é o primeiro Estado a ter uma secretaria estadual de Inteligência Artificial André Macedo irá comandar a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação. Saiba mais aqui. E o III Congresso da ABCPública vem aí! Eventos e capacitação para comunicadores públicos Radar da comunicação pública Por dentro da Comunicação Pública

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