Edição 1.467 página 13 Por dentro da Comunicação Pública Praticando a comunicação eficaz sobre crises sanitárias em tempos de populismo: o projeto Pancopop como fonte de conhecimento acionável é o título do relatório do projeto Pancopop, que desenvolveu estudo comparativo envolvendo pesquisadores da comunicação política e da saúde pública em Estados Unidos, Brasil, Polônia e Sérvia. O pesquisador Danilo Rothberg, integrante do projeto, dá mais detalhes: Qual o ponto central do relatório? “O relatório oferece recomendações para enfrentar novos desafios trazidos por mudanças importantes no ambiente político e da produção, circulação e consumo de informação. Além disso, traz exemplos de melhores práticas de comunicação de crises sanitárias para autoridades de saúde pública e servidores públicos, reguladores de mídia e formuladores de políticas, e organizações de notícias e jornalistas.” Entre as recomendações, o que você considera mais urgente? “As equipes de comunicação pública precisam antecipar- -se às eventuais contestações políticas de ameaças à saúde pública e medidas preventivas e rever as orientações e formas de treinamento existentes para emergências de saúde pública. É preciso trabalhar com cenários que prevejam a falta de apoio das elites políticas.” Quais os próximos passos do projeto? “Já apresentamos e vamos apresentar artigos decorrentes do projeto em eventos e revistas acadêmicas. Estamos estreitando contatos com setores relevantes para disseminar o relatório do projeto e ampliar o engajamento com suas recomendações.” Como a sociedade civil pode contribuir? “Buscar informações de especialistas e autoridades de saúde com credibilidade e reputação é hábito sempre necessário.” As versões em Português e Inglês do documento estão disponíveis na biblioteca da ABCPública, entidade parceira do projeto e que participou da discussão da versão preliminar do relatório. A quinta edição do Curso Completo em Comunicação Pública 2024, promovido através da parceria entre Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), concluiu na última semana o Módulo 2. Dividido em duas sessões, nos dias 8 e 15 de junho, esse módulo contou com a participação dos professores Jorge Duarte e Wilson Bueno, que abordaram o tema Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública. O módulo tratou os temas de diagnóstico, estratégia e planejamento, reunidos de forma integrada para proporcionar uma comunicação pública mais efetiva, responsável, ágil e alinhada com as demandas dos cidadãos e a missão da organização. Uma das principais reflexões foi como tornar a comunicação pública mais efetiva e promotora de diálogo entre instituições e a população. Jorge Duarte, vice-presidente de Relações Acadêmicas da ABCPública, destacou que a comunicação vai além de distribuir informações: “Comunicação envolve participação, entender as necessidades e tentar ajudar as pessoas do ponto de vista da informação e da interação”. Duarte, que também é um dos curadores do curso, abordou o conceito de estratégia e sua aplicação na prática, citando vários exemplos bem-sucedidos. Enfatizou a importância de definir uma estratégia, sempre vinculada a um diagnóstico preciso e ao estabelecimento de objetivos claros. “Estratégia de comunicação é criar intencionalmente uma solução original para resolver um problema importante da comunicação”, afirmou. Além disso, destacou que os profissionais de comunicação devem “comunicar sobre comunicação” dentro da organização e assumir a responsabilidade de liderar os processos de comunicação, de maneira a demonstrar sua importância e garantir um impacto positivo nos resultados da organização. Planejamento da Comunicação O professor e pesquisador Wilson Bueno trouxe a discussão sobre Planejamento da Comunicação, apresentando conceitos e práticas fundamentais. Também criticou a visão limitada que algumas empresas têm do planejamento, tratando-o apenas como uma lista de entregas e atividades: “Ao assumirem essa condição, elas reduzem a comunicação a uma perspectiva meramente operacional, não estratégica”. Segundo Bueno, o conceito de planejamento é muito mais amplo e deve envolver a participação de diversos públicos estratégicos, alinhando-se à Política de Comunicação da organização. Esta política deve definir claramente as diretrizes, posturas, ações e estratégias para fortalecer a interação da instituição com seus públicos estratégicos e a sociedade. “Se isso não ficar claro e consensuado internamente, essa relação e essas atividades serão organizadas de maneira não integrada”, ressaltou o professor, que ainda destacou que planejar a comunicação significa assumi-la como uma função estratégica: “Sem planejamento, a comunicação nunca será uma instância estratégica”. Os módulos do Curso Completo em Comunicação Pública 2024 vão até 26 de outubro, com temas como comunicação pública digital, mensuração da comunicação na área pública, gestão de riscos e crises em comunicação, gestão da comunicação interna e outros. Clique aqui e confira a programação. (Com contribuições de Déborah Ramos Goecking) Planejamento e Estratégia são destaques no Curso de Comunicação Pública de Aberje e ABCPública Projeto Pancopop: garantir o acesso à informação, o combate à desinformação e a qualidade da informação
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