Jornalistas&Cia 1467

Edição 1.467 - 26 de junho a 2 de julho de 2024 n A Academia Brasileira de Letras (ABL) concede a Thomaz Souto Corrêa a medalha João Ribeiro como destaque na área de cultura. Corrêa é vice-presidente do Conselho Editorial da Abril, e deu sua contribuição como um dos maiores editores de revistas do País. A cerimônia de entrega do troféu será em 19/7, data de aniversário da ABL. u Thomaz teve passagens por Veja, Realidade, Nova e Cláudia, e criou o Curso Abril, que fez parte da carreira de centenas de jornalistas. Por dois mandatos, presidiu a Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas). Foi o primeiro latino-americano a presidir o Conselho Diretor da Fédération Internationale de Presse Périodique (FIPP). É autor de dois livros sobre gastronomia, atividade que exerceu em paralelo à imprensa. Ele foi um dos retratados na série de J&- Cia Protagonistas da Imprensa Brasileira. n O Estadão anunciou a contratação de Erick Bretas, que chega para assumir o cargo de CEO da S/A O Estado de S. Paulo, sendo responsável pela gestão do jornal e da rádio Eldorado. Bretas substitui a Francisco de Mesquita Neto, que deixa o cargo de diretor-presidente do Grupo Estado e será o novo presidente do Conselho de Administração, formado por Roberto Crissiuma Mesquita, Manoel Lemos, Marcelo Pereira Malta de Araújo, Marco Bologna e Tito Enrique da Silva Neto. u Bretas tem 27 anos de experiência na indústria da comunicação. Antes do Estadão, foi diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo. É considerado o “pai” da plataforma de streaming Globoplay, tendo liderado o time que criou a plataforma em 2015. Dedicou 16 anos da carreira ao jornalismo, ocupando cargos como de editor-chefe do Jornal da Globo, diretor regional de Jornalismo do Rio de Janeiro e diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo. Liderou equipes que receberam o Emmy Internacional de Jornalismo em 2011 e o Prêmio Caboré em 2020 e 2023. n A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou uma nota em 21/6 denunciando a divulgação de prints falsos utilizados como forma de ataque a sua diretora Juliana Dal Piva. Em postagens no X e no Instagram, o blogueiro Allan dos Santos incentiva seus seguidores a cobrarem um posicionamento da jornalista sobre uma troca de mensagens inexistente. u Considerado foragido pela Justiça e refugiado nos EUA, Allan teve suas contas bloqueadas nas plataformas digitais em 2021, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, sob a acusação de usá-las para promover atos antidemocráticos. Contudo, segundo a nota, ele permanece criando novos perfis. u Nas redes sociais, Juliana, também colunista do ICL Notícias, publicou um texto e um vídeo desmentindo as acusações de Allan e afirmando que não permitirá que o episódio a impeça de continuar seu trabalho. u No texto, a Abraji expressa solidariedade a Juliana Dal Piva e manifesta preocupação com as incitações de ódio contra ela, que “tem publicado reportagens sobre as milícias digitais bolsonaristas e investigado as origens do patrimônio de Jair Bolsonaro e sua família”. Abraji denuncia desinformações utilizadas para gerar ataques a Juliana Dal Piva ABL homenageia Thomaz Souto Corrêa Estadão anuncia Erick Bretas como novo CEO Juliana Dal Piva Reprodução/Linkedin Erick Bretas Divulgação/Estadão Thomaz Souto Corrêa Renato Pizzutto

É o único que possui um Banco de Cases estruturado, garantindo longevidade e vitrine a todos os cases inscritos – banco já conta com mais de 1.300 cases Conta com uma das mais belas festas de premiação para 40 0 pessoas, realizada anualmente no Hotel Renaissance, em São Paulo É o único onde as agências-butique são reconhecidas com a mesma premiação das grandes agências, sem concorrerem entre si É o único que possui 11 categorias exclusivas para as grandes agências, 11 exclusivas para a agênciasbutique e outras 11 exclusivas para as organizações empresariais e públicas É o único onde os cases participantes são analisados por quatro jurados de diferentes áreas da comunicação É o único onde a nota mais baixa, entre as quatro, é descartada, aumentando a competividade do case É o único que conta com metodologia transparente de julgamento, com dez quesitos e média mínima (sete) para classificação nas shortlists É o único onde os competidores podem antecipar pagamentos (beneficiandose dos descontos) e cadastrar o case depois; ou vice-versa, antecipar a inscrição e pagar depois É o único organizado por quatro empresas com tradição e larga história na comunicação corporativa do País: Boxnet, Business News, Jornalistas Editora e Mega Brasil, que compõem o GECOM É o único que conta com um ecossistema de divulgação integrado por veículos como Jornal da Comunicação Corporativa, Direto da Redação, Jornalistas&Cia, Portal dos Jornalistas, mais as redes sociais das quatro empresas É o único que tem à disposição o mais detalhado banco de dados do segmento, abrangendo os executivos de comunicação, as agências de comunicação, as equipes das agências e das organizações, num total de 25 mil nomes de todo o País Todos os cases inscritos e as organizações participantes, além de disputarem as categorias escolhidas, concorrem automaticamente aos prêmios especiais: Case do Ano, Organização do Ano, Cases Regionais do Ano (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) Conta com uma Comissão de Julgamento renovada a cada ano com expoentes das agências (grandes e butiques), das organizações empresariais e públicas, dos fornecedores de serviços, do jornalismo e da academia Conta com um Regulamento rigoroso no que diz respeito às diretrizes sobre o julgamento, ao funcionamento da premiação e aos eventuais conflitos de interesse Conta com valores de inscrição entre os mais competitivos do mercado, com bonificações por volume e pagamentos antecipados 15 razões para participar do Prêmio Jatobá PR Inscreva seu case num dos mais respeitados prêmios de PR da América Latina e amplie as oportunidades profissionais e de negócios. A força do talento, a serviço da inovação e da excelência em Comunicação Corporativa

Edição 1.467 página 3 Últimas n Felipe Malta deixará o comando do Primeiro Impacto para assumir a direção de Jornalismo do SBT em Brasília. Ele deverá continuar apresentando o telejornal na primeira quinzena de julho, e após isso seguirá para a nova função. u Formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Felipe iniciou a carreira no SBT como estagiário, em 2011. Desde então, atuou como produtor, repórter local, repórter nacional, editor-chefe, apresentador de telejornais locais, plantonista da bancada do SBT Brasil e titular do Primeiro Impacto em rede nacional. n Rachel Sheherazade ganhará novo programa com exibição aos domingos na Record. As informações são do F5, da Folha de S.Paulo. O convite foi feito após o bom desempenho de Sheherazade à frente do reality A Grande Conquista 2 e a estreia deverá ocorrer em agosto, no horário de 12h às 14h15, competindo com o Domingo Legal, do SBT, e com a Temperatura Máxima, da Globo. Também nesse mesmo período está previsto o início do Acerte ou Caia!, game show que terá apresentação de Tom Cavalcante. u O programa de Rachel terá quadros fixos já gravados, mas seu principal objetivo será noticiar os assuntos mais relevantes do final de semana. Rachel Sheherazade comandará novo programa dominical na Record Rachel Sheherazade Reprodução/Domingo Espetacular Felipe Malta deixa o Primeiro Impacto para assumir a direção do SBT em Brasília Felipe Malta Reprodução/Instagram Nacionais n Desta vez, finalmente, a notícia estampada em veículos de todo o mundo sobre Julian Assange foi a sua saída da prisão, no Reino Unido, depois de mais de cinco anos detido. O preço foi declarar-se culpado de uma acusação de disseminação ilegal de material de segurança nacional. Ele foi julgado em 25/6 nas Ilhas Marianas do Norte. Pelo acordo com os EUA, foi sentenciado a 62 meses de prisão, período que já cumpriu enquanto estava no Reino Unido. Em seguida foi libertado e seguiu para a Austrália, sua terra natal. u O WikiLeaks, site que ele criou, comentou sobre a libertação: “Este é o resultado de uma campanha global que envolveu trabalho de base, defensores da liberdade de imprensa, legisladores e líderes de todo o espectro político, até as Nações Unidas. Agradecemos a todos que estiveram ao nosso lado, lutaram por nós e permaneceram totalmente comprometidos na luta pela sua liberdade. A liberdade de Julian é a nossa liberdade”. u Julian Assange fundou o WikiLeaks em 2006. A partir de 2010, começou a divulgar milhares de documentos contendo dados secretos sobre a atuação dos EUA nas guerras do Iraque e do Afeganistão, sobre o ataque aéreo a Bagdá (Iraque) em julho de 2007 e sobre supostos abusos cometidos pelas Forças Armadas estadunidenses, além de outras informações diplomáticas e de operações militares. Os documentos abordavam também casos de espionagem industrial e política por parte dos EUA contra outros países. u Em 2019, Assange foi preso em Londres na prisão de alta segurança de Belmarsh, depois de passar sete anos asilado na embaixada do Equador. Foi acusado de diversos crimes, incluindo divulgação de dados sigilosos e espionagem, e poderia pegar até 170 anos de prisão se condenado. O acordo feito agora com os EUA deve colocar fim à disputa legal entre o jornalista e o país norte-americano, que se estende por mais de cinco anos. (Veja+) Julian Assange WikiLeaks/Twitter Julian Assange: finalmente livre

Edição 1.467 página 4 conitnuação - Nacionais n O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou em 19/6 a retirada da censura imposta por ele mesmo a reportagens sobre Jullyene Lins, ex-esposa de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Nas reportagens, Jullyene falou sobre supostas agressões cometidas pelo parlamentar contra ela. u Atendendo a um pedido da defesa de Lira, um dia antes Moraes havia ordenado a retirada do ar de dois vídeos e dois textos jornalísticos com afirmações de Jullyene Lins. Foram duas entrevistas em vídeo com a ex-esposa do parlamentar, uma da Folha de S.Paulo e outra da Mídia Ninja, e duas reportagens escritas sobre o caso, do portal Terra e outra do Brasil de Fato. No dia seguinte, porém, Moraes recuou e retirou a censura. u O ministro do STF afirmou que as informações obtidas após a realização dos bloqueios mostraram que o conteúdo censurado era de “reportagens jornalísticas que já se encontravam veiculadas anteriormente, sem emissão de juízo de valor” e que as reportagens não podem ser consideradas como “conteúdo ofensivo e inverídico”. u Nas reportagens sobre o caso, Jullyene Lins acusa Arthur lira de tê-la agredido fisicamente. Em 2015, o parlamentar foi absolvido no âmbito do processo, mas a versão de Lins é a de que ela foi ameaçada para que mudasse seu depoimento na ação. Pública segue censurada n Uma reportagem da Agência Pública que trazia um relato inédito de Jullyene Lins sobre o caso segue censurada há nove meses. A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiu pela remoção da reportagem e confirmou a decisão em abril deste ano. A defesa da Pública foi ao STF e fez uma reclamação contra a censura, que foi indeferida por Alexandre de Moraes. A Pública recorreu da decisão e o caso foi a julgamento da primeira turma do STF, mas o julgamento está no momento suspenso em razão do pedido de vista da ministra Cármen Lúcia. u A reportagem da Pública abordava casos graves que teriam ocorrido em 2006 e que não foram analisados pelo STF. O veículo afirma que a reportagem teve “propósito informativo e de interesse público, feita com base em documentos judiciais e fontes que deram seu depoimento sobre os fatos, sem qualquer ofensa a quem quer que seja”. u “Com isso, a população fica privada do acesso a informações importantes sobre um homem público”, escreveu a Pública. “A decisão de manter censurado o nosso jornalismo de interesse público, é uma afronta à liberdade de imprensa e ao bom jornalismo”. n A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou um site sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 206/2012, a PEC do Diploma do Jornalista, que restabelece a obrigatoriedade da formação superior específica no País. O site traz informações sobre a luta da entidade e de seus 31 sindicatos filiados pela aprovação da proposta. u O site dá acesso ao placar de votos da PEC, que tramita na Câmara dos Deputados. No momento da publicação deste texto, são 169 votos favoráveis à aprovação do projeto, que acrescenta os parágrafos 7º e 8º ao art. 220 da Constituição Federal, para dispor sobre a profissão de jornalista, voltando a exigir o curso superior de Jornalismo. u Traz ainda argumentos favoráveis para a exigência do diploma do jornalista no exercício da profissão; uma retrospectiva da luta em defesa da formação superior, onde as pessoas podem consultar um resumo histórico e as principais datas; e a relação dos votos dos líderes partidários que já declararam apoio à PEC. Confira o site aqui. Alexandre de Moraes derruba censura a reportagens sobre Arthur Lira Mas material da Agência Pública sobre o caso segue censurado há nove meses Arthur Lira Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Fenaj lança site sobre a PEC do Diploma de Jornalista

Edição 1.467 página 5 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Menos de dois anos após o lançamento do ChatGPT, as formas aceitáveis de utilizar a inteligência artificial generativa começam a se delinear melhor, tanto no jornalismo como na propaganda. Pesquisas mostram que depois do entusiasmo inicial e da onda de pânico pelos riscos que da IA ofereceria até para o futuro da humanidade, como pregaram os mais assustados, o debate agora se volta para a transparência, sobretudo em relação a imagens. Dois estudos recentes, do Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo da Universidade de Oxford e da Getty Images, sinalizam que informar que um texto e uma imagem ou vídeo empregaram a inteligência artificial em sua criação ou tratamento consolida-se como uma exigência do público. Digital News Report e a IA no jornalismo O Digital News Report 2024 do Reuters, lançado na semana passada, é trabalho é uma extensa pesquisa sobre o comportamento de consumo de notícias abrangendo 47 países, incluindo o Brasil. Ele se concentra principalmente na avaliação da confiança no noticiário − que está em 40% no mundo e 43% no Brasil. Um dos capítulos do relatório examina as percepções dos entrevistados de seis países − Argentina, Dinamarca, França, Japão, Reino Unido e EUA − sobre a inteligência artificial generativa, não apenas no jornalismo mas em também em outros campos, como a ciência. Uma das revelações é que apesar de todo o buzz em torno do ChatGPT e das outras IAs, entre 20% a 30% dos entrevistados nesses países disseram nunca ter ouvido falar dessas ferramentas. Considerando que elas não saem das manchetes, essas pessoas podem estar no grupo das afetadas pela fadiga de notícias, limitando o consumo de informações. Obter informações é o principal uso feito pelo público, mencionado por 24% dos entrevistados pelo Reuters. Quando perguntados sobre os setores em que a IA generativa terá mais impacto nos próximos cinco anos, 66% responderam jornalismo e ciência, que ficaram empatados. Mas a confiança é reduzida: menos de um terço das pessoas No jornalismo ou na propaganda, rotular imagens geradas com IA é exigência do público, mostram pesquisas ouvidas pelos pesquisadores confia que empresas de mídia social, meios de comunicação e políticos usarão a IA com responsabilidade. O estudo demonstrou também um elevado grau de incerteza sobre o impacto futuro da IA no jornalismo. Segundo o Reuters, entre um terço e metade dos entrevistados nesses seis países responderam “não sei” ou deram respostas neutras quando foram indagados sobre sua opinião a respeito da inteligência artificial na atividade. Na média dos seis mercados, somente 14% do público admitiram estar confortáveis com notícias inteiramente produzidas com IA, percentual que sobe para apenas 22% no grupo entre 18 e 24 anos, indicando que não é apenas uma questão geracional. A preocupação com conteúdo visual ficou evidente. “Criar imagens quando uma fotografia real não está disponível” é o primeiro item da lista de atividades que os entrevistados querem ver rotuladas, mencionado por 49%. O texto vem em seguida, com 47%, empatado com análise de dados. Getty Images e a IA na propaganda O resultado está em linha com o relatório Building Trust in the Age of AI (Construindo confiança na era da IA) feito pela Getty Images, publicado em abril, que procura respostas para as seguintes perguntas: “Devo usar IA generativa e, em caso afirmativo, como e quando?”. A principal conclusão é de que as pessoas não querem se sentir enganadas: 98% dos consumidores disseram que imagens e vídeos “autênticos” são essenciais para estabelecer confiança em conteúdos promocionais e publicitários. Os setores em que a expectativa por transparência é mais alta são saúde e indústria farmacêutica, serviços financeiros e viagens. A insegurança com o que se vê é elevada, com 76% dos entrevistados afirmando que não conseguem mais distinguir uma imagem real de uma criada com IA. E a maioria não se sente confortável com pessoas irreais, razão pela qual a Getty recomenda que quando a confiança é o objetivo principal, um conteúdo filmado pode ter melhor desempenho, pois mesmo com rótulo, o poder de convencimento da imagem é comprometido. Imagem feita por IA − reprodução

Edição 1.467 página 6 conitnuação - MediaTalks HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Assange livre – Após um acordo com o governo dos EUA admitindo culpa sob a Lei de Espionagem do país, Julian Assange pousou em Canberra, capital da Austrália, pouco antes das 20h desta quarta-feira (horário local) aguardado ansiosamente por apoiadores, por familares e por sua mulher, Stella Assange, com quem tem dois filhos. Assange deixou o avião e acenou para os jornalistas e apoiadores que aguardavam o pouso, acompanhado de membros da família e de Stella, com quem se reencontrou logo ao desembarcar. O acordo formalizado em uma audiência realizada nessa terça- -feira (25/6) em Saipan, território americano, permitiu que o fundador do Wikileaks não fosse extraditado para os EUA para responder a 18 processos que poderiam resultar em 175 anos de prisão. Brasileiros defendem − Uma nova pesquisa realizada pelo Programa de Desenvolvimento das Organização das Nações Unidas (Pnud) em parceria com a Universidade de Oxford revelou que 85% dos brasileiros defendem ações climáticas mais efetivas no País. Segundo o Pnud, esta é a mais abrangente pesquisa independente sobre mudanças climáticas já feita no mundo. Mais de 73 mil pessoas falando 87 línguas diferentes em 77 países, representando 87% da população global, responderam ao questionário do estudo. Globalmente, 80% dos entrevistados querem que seus governos adotem medidas mais rigorosas contra a crise ambiental, e 86% esperam que os seus países deixem de lado as diferenças geopolíticas e trabalhem em conjunto para mitigar as alterações climáticas. Cultura popular − A Wikipédia anunciou as melhores fotos da etapa Brasil de seu concurso internacional Wiki Loves Folklore, que concorrerão com imagens da cultura popular enviadas por internautas de todo mundo para disputar o prêmio global da enciclopédia online. A foto do ano no Wiki Loves Folklore, a versão brasileira do concurso, foi Cavalhadas em Pirenópolis, feita por Michelly Matos, retratando uma das manifestações culturais mais tradicionais de Goiás, em que cavaleiros mascarados encenam batalhas medievais entre mouros e cristãos usando trajes e adornos coloridos. Falhas em proteção − No terceiro aniversário do assassinato do jornalista Gustavo Sánchez Cabrera, o governo do México reconheceu publicamente as falhas em sua proteção e pediu desculpas à família durante uma cerimônia realizada pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e pela organização local Propuesta Cívica, que representa a RSF no país. Editor do site de notícias Noticias Minuto a Minuto, Sánchez Cabrera vinha recebendo ameaças e pediu proteção federal 13 meses antes do crime, mas não foi atendido. Ele foi morto a tiros quando trafegava de moto com o filho perto da cidade de Morro de Mazatán, no estado de Oaxaca, em 17 de junho de 2021. Embora seja mais um entre tantos casos no México, apontado como o país mais perigoso para a imprensa no Ocidente, a história de Sánchez Cabrera teve repercussão internacional por expor a fragilidade dos mecanismos de proteção no país, situação que se repete em outras nações. Onda de ameaças − A liberdade de informação digital tem sido sistematicamente comprometida por censura e ataques na Venezuela, segundo a nova edição do Algoritmos do Silêncio, relatório anual de direitos digitais do Instituto de Imprensa e Sociedade (Ipys). O relatório indicou que 46 meios de comunicação nacionais e internacionais, bem como portais de organizações e plataformas civis, continuam bloqueados pelos principais provedores de internet do país. Além disso, o Ipys Venezuela registrou ao longo de 2023 um total de 128 violações da liberdade de expressão ocorridas na esfera digital, que afetaram meios de comunicação, jornalistas, cidadãos e organizações da sociedade civil. Esta semana em MediaTalks Michelly Matos

Edição 1.467 página 7 AGRO Patrocínio n O Sindicato Rural de Campo Grande, em parceria com a Agro Agência e Assessoria, premiou em 22/6 os vencedores do 3º Prêmio SRCG de Agrojornalismo. A iniciativa tem como objetivo reconhecer reportagens de destaque que abordem inovações sustentáveis na cadeia produtiva do agronegócio no Mato Grosso do Sul. u Em Jornalismo Impresso o primeiro lugar ficou com Ariosto Mesquita, do Jornal Agroin, com a reportagem Os “pais” da ILP tropical brasileira; em Radiojornalismo o vencedor foi Carlos Guilherme, da Band FM Grande Dourados, com o trabalho Em nova era tecnológica, agricultura de precisão é protagonista no meio rural; na categoria Webjornalismo o prêmio principal foi entregue a Aliny Mary Dias, do site Midiamax, autora da reportagem Onda amarela que mobilizou multidão, girassol movimenta o campo e alimenta com saúde em MS; e em Telejornalismo a dupla Eder Campos e Marcos Rivany, do SBT MS, ficou com o primeiro lugar, com o trabalho Pecuária sustentável ganha força do Estado e garante aumento da produção. E mais... n A Agropress, agência de Comunicação e Marketing fundada por Nelson Moreira (51-992060957 e nmoreira@agropress. com.br), completou 35 anos de atuação em 18 de junho. “A ideia de investir nesse mercado surgiu quando eu ainda atuava n Luciane Reis (11-98469 9849 e [email protected]), que foi por quase cinco anos e meio da Nutrien, até maio, grande parte como diretora de Comunicação para América Latina, começou em junho na AgroGalaxy, ali assumindo o cargo de head de comunicação, tanto da AgroGalaxy quanto da Aqua Capital. Na Cargill, onde também ocupou cargos de liderança na área, ela esteve por 24 anos. n A Copersucar anunciou Priscilla Cortezze ([email protected]) como sua nova diretora de Comunicação e Sustentabilidade. A executiva, que até 2023 era head de Comunicação Internacional do Grupo Volkswagen, na Alemanha, também acumula passagens pela Volkswagen do Brasil, Citi, Microsoft e FSB. Ela chega com a responsabilidade de cuidar da gestão 360º da marca, incluindo comunicação interna, endomarketing, gestão de mídias sociais, assessoria de imprensa, marketing institucional e eventos. u “Estou muito feliz em estar no setor da agroindústria brasileira e continuar conectada às agendas de transição energética e biocombustíveis”, explica a executiva. “A Copersucar é uma companhia muito respeitada no setor, e a minha missão será a de ampliar o conhecimento da marca num posicionamento voltado ao impacto do nosso ecossistema de soluções em escala que impulsionam a transição energética e contribuem para a segurança alimentar mundial. Tenho também o privilégio de fazer parte de uma missão ainda maior, que é ajudar o Brasil a se consolidar na posição de liderança na sustentabilidade energética mundial, graças ao nosso potencial em bioenergia”. u Integram a equipe dela a gerente Juliana Coutinho (jbcoutinho@ copersucar.com.br), a especialista em Comunicação Interna e Eventos Tais Ribeiro (tlperez@) e as analistas Bruna Duarte (bdaaraujo@), em Comunicação Externa e Relacionamento, e Jéssica dos Santos (jsantos@), em Terminais Logísticos. A equipe conta ainda com o suporte da Edelman, sob a direção de Ana Sartor (ana. [email protected]). Priscilla Cortezze assume a Comunicação da Copersucar Priscilla Cortezze Luciane Reis deixa a Nutrien e inicia nova jornada na AgroGalaxy Anunciados os vencedores do 3º Prêmio SRCG de Agrojornalismo Nelson Moreira em redação, na produção de um caderno semanal sobre criação e esportes equinos, e tinha muita dificuldade de encontrar as fontes ou boas pautas, uma vez que o setor não costumava divulgar sua existência”, lembra Moreira. “Quando saí do jornal, fui conversar com essas fontes, mostrando a vantagem de ter uma assessoria de imprensa. E deu certo, pois a partir daquele momento, um trabalho foi chamando o outro e, gradativamente, o setor começou a entender a dinâmica de uma assessoria de imprensa e passou a buscar pelo serviço”. n Após mais de dez anos desde a última edição, em 2013, a Feicorte − Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne volta a ser realizada e será em novembro, em Presidente Prudente. A Attuale, agência especializada em agronegócios e que foi a responsável pela assessoria de imprensa da última edição do evento, está novamente à frente da conta. Mais informações com Mariele Previdi (mariele@ attualecomunicacao.com.br e 11-99954-4626). Luciane Reis

Edição 1.467 página 8 Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. Internacional n Flavia Fonseca começou em maio como senior associate Brazil na Embellie Advisory, empresa internacional que apoia investidores em mercados emergentes, avaliando mitigação de riscos socioeconômicos, relações com comunidades e criação de valor sustentável. Com isso, deixou Belo Horizonte e a Tinno Marketing Digital, em que atuou por 13 anos e 4 meses, para morar em Doha, no Catar. Espírito Santo n Letícia Pereira Lamego, coordenadora de marketing e branding, deixou a MRV, onde esteve por quase três anos, até março, e começou em atuação híbrida como gerente de marketing, em Vitória, na Timenow, que atua soluções em engenharia consultiva, gerenciamento de projetos e consultoria para indústrias e empresas em geral. Rio de Janeiro n Flávia Pinho, ex-Engie Brasil, FinCom Consultoria e Cepel, começou em fevereiro no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), na função de diretora adjunta de Comunicação Institucional. A curiosidade, como ela conta no Linkedin, é que com esse movimento voltou, agora como cliente, à FSB, agência em que havia atuado em início de carreira. n Ricardo Marques, a dois meses de completar 9 anos na Máquina CW, foi promovido, passando de diretor a VP da agência. Nesse período, ocupou por 7 anos e 4 meses o cargo de diretor; e 1 ano e 7 meses, gerente. n Adriano Candido Stringhini despediu-se em junho da Iguá Saneamento, onde por 1 ano e meio ocupou as funções de consultor e diretor das áreas de Relações Governamentais, Institucionais e Jurídica. Agora, por escolha pessoal, como revelou no Linkedin, seguirá a carreira de consultor e atuará na vida acadêmica. Flavia Fonseca Letícia Pereira Lamego Flávia Pinho São Paulo Ricardo Marques passa a VP da Máquina CW Ricardo Marques Adriano Stringhini deixa a Iguá... Adriano Candido Stringhini ...e Carol Silvestre, a VTex n Carol Silvestre, head global de comunicação e marketing de conteúdo, despediu-se da VTex, empresa em que atuou por três anos. Em jornadas anteriores, ela foi executiva de comunicação de Cargill, Oracle, Samsung (em que esteve por 4 anos e meio) e Mercedes-Benz (6 anos). E mais... n Ana Beatriz Paschoal está desde abril na Textual, agência em que ocupa a função de gerente de comunicação, responsável por liderar a equipe de atendimento da Abbott. Antes, passou por Inner Voice (9 meses), CDN (9 anos) e Ogilvy PR (2 anos e 2 meses). Carol Silvestre Ana Beatriz Paschoal

Edição 1.467 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Beatriz Ces, ex-coordenadora de RP da Approach, onde esteve por quase 5 anos, e que atuou por mais dois anos na mesma função na FSB Comunicação, até maio, está agora como analista de comunicação na Elevadores Atlas Schindler. n Carlos Teciano está retomando as atividades, após pausa de seis meses para tratamento de saúde. Ao longo dos 20 anos de carreira, registrou passagens por Lance, Diário do Comércio, CDN, Latam, Ketchum, CDI, FSB e Artesp. O contato dele é carlos. [email protected]. n Claudia Sérvulo da Cunha Dias, ex-Novartis e Solví, começou em março na Fundação Feac, em Campinas, como head de comunicação e marketing. Vale registrar que ela coordena, desde agosto de 2023, o Grupo de Trabalho Ética, GRC e Sustentabilidade da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. n Elen Andrade, ex-Textual e Golin, deixou a Giusti em março, após 11 meses de agência, integrando-se logo na sequência ao time de comunicação da Centauro. Chegou na função de especialista em reputação e comunicação externa. Beatriz Ces, Carlos Teciano Claudia Sérvulo da Cunha Dias Elen Andrade n Giovanna Paulucci está desde fevereiro na CCR Aeroportos como analista de conteúdo sênior. Em suas passagens anteriores esteve em VIPe, NR7, Imagem Corporativa e CDI. n Jéssica Díez Corrêa deixou a GBR, onde estava há dois anos e meio, atuando no atendimento às marcas Qualicorp, Ypê, Oncoclínicas, SulAmérica e OAB SP, e passou a integrar o time de Finanças da Danthi. n Jessica Koch, coordenadora na CDI Comunicação, despediu- -se em abril da agência, após 2 anos e 4 meses de casa. Antes, esteve em bcbiz (3 anos e 1 mês), MktMix (1 ano e 3 meses) e AtitudeCom (3 anos e 10 meses). n Leandro Buarque, gerente de comunicação corporativa, despediu-se em maio do Mercado Livre, após 3 anos de casa. Em jornadas anteriores, esteve em Basf (1 ano), Máquina CW (8 anos), Weber Shandwick (1 ano) e ADS (1 ano e 9 meses). n Manuela Wis, ex-diretora-executiva da H+K Strategies, em que atuou por 2 anos e 2 meses, e que também foi de Index Assessoria, LLYC, Suporte Comunicação e Daslu, começou em abril como head de comunicação e conteúdo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). n Marina Lima, ex-gerente de RP para a América Latina do Waze, começou como consultora freelancer de comunicação e RP na plataforma de software Manychat. Ela também já foi de BCW Global, Burson-Marsteller (incorporada pela BCW) e FleishmanHillard. n Milla Delfino começou em junho como gerente de marca e comunicação no Bioelements Group. Chega após oito meses de atuação na Fundamento Grupo de Comunicação, em que foi gerente de projetos de marketing e comunicação. Antes, foi por 3 anos e meio da Fico. Giovanna Paulucci Jéssica Díez Corrêa Jessica Koch Leandro Buarque Manuela Wis Marina Lima Milla Delfino

Edição 1.467 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa Dança das contas n A FSB Comunicação conquistou a conta de comunicação integrada do centro de oncologia A.C.Camargo. O escopo de atendimento inclui a gestão nas redes sociais e o relacionamento com a imprensa. n A Imagem Corporativa também tem novidades em carteira: a conta do Movimento de Inovação Digital (MID), que reúne mais de 180 empresas nativas digitais, em diversos setores. No atendimento Daniel de Oliveira, com direção de Gisele Darbellay. n A Nova PR passou a cuidar da comunicação da Radix, escola de formação para travel designers, criada pelas agências de turismo de luxo Latitutes, Matueté, Primetour e Teresa Perez. Será atendida pelo núcleo de turismo da agência, dirigido por Livia Hormigo (livia.hormigo@nova pr.com.br), com coordenação de Simone Carmona (simone. carmona@). n A JeffreyGroup assumiu a conta da Nauterra, empresa de alimentação global, com mais de 80 anos, dona das marcas Gomes da Costa, Calvo e Nostromo. No atendimento, Bruna Alves Baptista (bbaptista@jeffrey group.com) e Lisa Calil (lcalil@), com supervisão de Raphaela Brumatti e direção de Juliana Medrano. n A NR7 anunciou a chegada de 15 marcas à carteira de clientes: 1datapipe, Omni Saúde, Clínica da Cidade, Instituto Avencer, Quality24, Dr. Miguel Nicolelis, EmCash, Iwá, Lima Consulting Group, SuperFrete, Tauá Partners, RED Innovations, HackTown, Sales Clube e Finvity. Outras informações com Guilherme Luchezi Guimarães (guilherme.luchezi@ nr7.ag e 11-99292-4620). n A Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital assumiu a conta de assessoria de imprensa da EcoNoroeste, empresa do grupo EcoRodovias, responsável pela manutenção e operação de 442 quilômetros de rodovias pavimentadas nas regiões Central e Norte do Estado de São Paulo. O trecho vai de São Carlos a Mirassol, de Sertãozinho a Borborema e de Jaboticabal a Bebedouro. No atendimento, Michelle Monte Mor, com coordenação do diretor Fernando Bueno. n A Contatto passou a atender à F.A Colchões, empresa com 60 anos de vida e cerca de 700 pontos de venda no País, além de lojas exclusivas. No atendimento, Matheus Correa e Daniela Silveira de Sousa, com apoio nas ações de influência de Victoria Santos Bezerra. A coordenação é de Vinícius Cavallero. n A Focal3 reforça sua carteira com a chegada da Claranet Brasil, multinacional que atua em soluções de cloud, cibersegurança, dados & IA. O time de atendimento é integrado pela head de Planejamento e Operações Raquel Brito (raquel@ focal3.com.br) e pela líder de conta Elaine Nishiwaki, com o apoio do head Carlos Gil. n A Dfreire assumiu a conta de assessoria de imprensa da Rockfeller, rede de franquias há 20 anos no mercado. No atendimento, Ruhama Rocha ([email protected]), com direção da fundadora e CEO Débora Freire e de Rafael Machado. n A KR2 Comunicação, dirigida por Jéssi Kovatch e Jonathan Kovatch, passou a atender à to.gather, que atua em análise de dados para diversidade corporativa. n A Business Factory, dirigida por Thais Medina, conquistou a conta da Unedestinos, organização especializada na promoção de destinos composta por 47 Conventions & Visitors Bureaux (CVBs) e entidades. No atendimento, Amanda Melo e a recém-chegada Ana Garcia, com coordenação de Karina Fusco. n Paulo Tonon, executivo de atendimento na CDN, agência em que atuou por 2 anos e 7 meses, até junho, foi contratado para o cargo de executivo de PR pela Tastemakers Brasil. n Ruhama Rocha começou em junho como assessora sênior na Dfreire Comunicação e ali chega após 6 anos e meio na Economídia. Também já esteve em Grupo Rái (2 anos e 8 meses) e Tamer (7 anos e 8 meses). n Thayane P. Piccolo, coordenadora de comunicação digital, despediu-se em fevereiro da Loures, agência em que atuou por quase 2 anos e meio. Antes, esteve na Armazém Peter Paiva e no PagSeguro UOL. Licença-maternidade n Giovanna Maradei, gerente nacional de comunicação da construtora Teto, em São Paulo, na empresa desde outubro de 2019. Giovanna Maradei Thayane Piccolo Ruhama Rocha Paulo Tonon

Edição 1.467 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Philip Kotler será uma das principais estrelas do encontro Caminho para o futuro do marketing, que a ESPM realizará em 3/7, a partir das 19h, em seu teatro, à rua Dr. Álvaro Alvim, 123, em São Paulo. Ele participará ao vivo, por videoconferência, ao lado de Waldemar Pfoertsch (também de modo online) e do professor de Branding Marcos Bedendo, que ali estará presencialmente. u Durante o evento também acontecerá o lançamento do livro Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human, uma coautoria de Kotler, Pfoertsch, Bedendo e Uwe Sponholz. u Os jornalistas que desejarem participar presencialmente devem encaminhar dados completos (nome, RG, veículo e cargo) para [email protected]. E aqueles que têm disponibilidade para participar virtualmente podem se inscrever neste link. n Em uma nova e ousada iniciativa de comunicação, o Hospital Israelita Albert Einstein passa a “assinar” explicações dadas pela assistente virtual Alexa sobre diferentes condições de saúde. A partir de uma iniciativa conjunta, conteúdos sobre diferentes doenças − como causas, sintomas e formas de prevenção − passam a ter, a partir de agora, a chancela de especialistas do hospital. u Segundo informa o comunicado distribuído pelo Einstein, “as informações chanceladas perpassam por áreas como neurologia, infectologia, cardiologia, oncologia, gastroenterologia, ginecologia, doenças autoimunes e reumatológicas, além de saúde ocular e mental”. u Já são, nesse primeiro momento, mais de 900 os conteúdos disponíveis validados pelo Einstein, com assuntos definidos a partir dos temas mais consultados pelos brasileiros nos sites de busca. Assim, ao questionar a assistente virtual sobre um determinado tema, Alexa citará que a resposta tem como fonte o Hospital Israelita Albert Einstein. u Sobre a iniciativa, Debora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein, diz que a organização acredita que, munida de conhecimento, a população torna-se mais preparada para gerir sua saúde: “A disseminação de informação confiável e de qualidade é um compromisso de longa data da organização e quem ganha, no final, é o usuário. Quando falamos em inteligência artificial, é fundamental que se garanta uma base de dados segura – e é esse o papel do Einstein nessa iniciativa”. u O ganho é recíproco, pois também fortalece a atuação da assistente virtual, como explica Talita Bruzzi Taliberti, country manager de Alexa no Brasil: “Oferecer experiências em que nossos clientes possam confiar é fundamental. Essa colaboração com o Einstein reitera esse compromisso ao fornecer informações referendadas para consultas recorrentes. Seguimos evoluindo a experiência com Alexa em linha com as necessidades e funcionalidades para o bem-estar das pessoas”. u Até o final de 2024, a expectativa é que estejam disponíveis mais de 1.500 temáticas validadas pelo Einstein para a assistente virtual. Os assuntos de saúde não contemplados na iniciativa seguem sendo informados normalmente por Alexa, com créditos às respectivas fontes de informação. Pelo mercado Em movimento inovador, Einstein passa a validar respostas de Alexa sobre condições de saúde Talita Bruzzi Taliberti Debora Pratali ESPM-SP realiza debate com presença online de Philip Kotler n A kubix fechou parceria com o Instituto Vladimir Herzog, que está celebrando 15 anos de vida, para cuidar da divulgação da exposição Sobre Nós – 60 anos de resistência democrática no Brasil, que será realizada na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207), em São Paulo, de 2 a 22 de julho. u O planejamento desenvolvido pela agência inclui ações de comunicação com a mídia e ativação nas redes sociais, mesclando o universo político e social com a agenda cultural paulista. A kubix também é a responsável pela cobertura audiovisual da mostra, incluindo o evento de pré-estreia, para o qual são esperados mais de 400 convidados. u A exposição percorrerá a história recente da luta democrática no Brasil, passando pela ditadura militar, a Comissão Nacional da Verdade, as manifestações de junho de 2013, a ocupação de escolas por alunos secundaristas em 2015, entre outros acontecimentos históricos. De 11 a 14 de julho, a mostra vai exibir também o especial É preciso estar atento, com quatro filmes que dialogam diretamente com as histórias contadas pelas obras. Kubix assume a divulgação de exposição que celebrará os 15 anos de Instituto Vladimir Herzog

Edição 1.467 página 12 E mais... n A LLYC está apresentando esta semana ao mercado o Free the Voices, primeiro banco de vozes sintéticas diversas, desenvolvido em parceria com a Monoceros Labs/Fonos, com o objetivo de chamar a atenção para os vieses associados à voz e contribuir para um ambiente digital mais diverso e inclusivo. David González Natal, sócio da LLYC que atua no México, é o líder do projeto, que tem origem na constatação de que a voz continua a ser um dos fatores que contribuem para a discriminação multidimensional contra pessoas queer. u O comunicado divulgado pela agência, lembra que “as vozes geradas por IA estão ganhando mais relevância devido à quantidade de plataformas em que podem ser utilizadas. A maioria dessas vozes não reflete a diversidade vocal da sociedade e, pelo contrário, são construídas a partir de uma visão cis heteronormativa. O projeto reúne vozes sintéticas diversas coletadas de mais de 250 vozes do coletivo em 12 países e que, a partir de agora, poderá ser usado em diversos conteúdos audiovisuais”. u Outras informações com Itamar de Assis Jr. (iassis@llyc. global e 11-99650-4776). n Regina Valente, head de PR na agência PUB, representou o Brasil na IV Cumbre Latinoamericana de Relaciones Públicas y Comunicación Estratégica, em San José, Costa Rica, no começo de junho. Como parte da Redirp (Red Iberoamericana de Relaciones Públicas), Regina compartilhou experiências e avanços do Brasil em RP, debatendo comunicação, transparência e sustentabilidade com profissionais de toda a América Latina. n Chico Brito entrou como sócio na IZ Comm, agência especializada em startups e inovação fundada e dirigida há cinco anos por Izabella Sant’Anna. Chico é publicitário e jornalista, autor de dez livros e professor de graduação e pós-graduação. É conselheiro certificado pelo IBGC e hoje atua em quatro conselhos. Regina Valente Chico Brito conitnuação - Comunicação Corporativa EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Em 21/6, Rejane Romano ministrou uma aula sobre estratégias de comunicação diversificada em redes sociais no curso Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Digital, promovido pela Rede Jornalistas Pretos e a Escola de Comunicação da UFRJ. Durante o encontro, Rejane, diretora de Comunicação, PR, Digital e Social no Publicis Groupe Brasil, compartilhou experiências pessoais e teorias sobre a importância de uma comunicação digital inclusiva e autêntica, evitando linguagens academicistas e focando em exemplos humanos. Ela enfatizou a relevância da construção e afirmação das identidades diversas, citando o teórico Frantz Fanon, e abordou a importância de estratégias de comunicação que considerem identidade, estratégia, ação e mensuração. Destacou a necessidade de humanização do conteúdo e criticou práticas como o diversitywashing. No fim da aula, apresentou iniciativas bem-sucedidas em comunicação racializada e ressaltou a importância de criar espaços de protagonismo e fugir de modismos. O evento, amplamente elogiado, contou com forte participação dos alunos. A próxima aula do curso será nesta sexta-feira (28/6), com a professora americana Sara Lomax Reese, sobre disseminação e sustentabilidade de conteúdo diversificado no meio comunicativo. O evento será transmitido pelo YouTube da Extensão UFRJ e realizado presencialmente no campus da UFRJ na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Estratégias de comunicação diversificada em redes Rejane Romano

Edição 1.467 página 13 Por dentro da Comunicação Pública Praticando a comunicação eficaz sobre crises sanitárias em tempos de populismo: o projeto Pancopop como fonte de conhecimento acionável é o título do relatório do projeto Pancopop, que desenvolveu estudo comparativo envolvendo pesquisadores da comunicação política e da saúde pública em Estados Unidos, Brasil, Polônia e Sérvia. O pesquisador Danilo Rothberg, integrante do projeto, dá mais detalhes: Qual o ponto central do relatório? “O relatório oferece recomendações para enfrentar novos desafios trazidos por mudanças importantes no ambiente político e da produção, circulação e consumo de informação. Além disso, traz exemplos de melhores práticas de comunicação de crises sanitárias para autoridades de saúde pública e servidores públicos, reguladores de mídia e formuladores de políticas, e organizações de notícias e jornalistas.” Entre as recomendações, o que você considera mais urgente? “As equipes de comunicação pública precisam antecipar- -se às eventuais contestações políticas de ameaças à saúde pública e medidas preventivas e rever as orientações e formas de treinamento existentes para emergências de saúde pública. É preciso trabalhar com cenários que prevejam a falta de apoio das elites políticas.” Quais os próximos passos do projeto? “Já apresentamos e vamos apresentar artigos decorrentes do projeto em eventos e revistas acadêmicas. Estamos estreitando contatos com setores relevantes para disseminar o relatório do projeto e ampliar o engajamento com suas recomendações.” Como a sociedade civil pode contribuir? “Buscar informações de especialistas e autoridades de saúde com credibilidade e reputação é hábito sempre necessário.” As versões em Português e Inglês do documento estão disponíveis na biblioteca da ABCPública, entidade parceira do projeto e que participou da discussão da versão preliminar do relatório. A quinta edição do Curso Completo em Comunicação Pública 2024, promovido através da parceria entre Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), concluiu na última semana o Módulo 2. Dividido em duas sessões, nos dias 8 e 15 de junho, esse módulo contou com a participação dos professores Jorge Duarte e Wilson Bueno, que abordaram o tema Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública. O módulo tratou os temas de diagnóstico, estratégia e planejamento, reunidos de forma integrada para proporcionar uma comunicação pública mais efetiva, responsável, ágil e alinhada com as demandas dos cidadãos e a missão da organização. Uma das principais reflexões foi como tornar a comunicação pública mais efetiva e promotora de diálogo entre instituições e a população. Jorge Duarte, vice-presidente de Relações Acadêmicas da ABCPública, destacou que a comunicação vai além de distribuir informações: “Comunicação envolve participação, entender as necessidades e tentar ajudar as pessoas do ponto de vista da informação e da interação”. Duarte, que também é um dos curadores do curso, abordou o conceito de estratégia e sua aplicação na prática, citando vários exemplos bem-sucedidos. Enfatizou a importância de definir uma estratégia, sempre vinculada a um diagnóstico preciso e ao estabelecimento de objetivos claros. “Estratégia de comunicação é criar intencionalmente uma solução original para resolver um problema importante da comunicação”, afirmou. Além disso, destacou que os profissionais de comunicação devem “comunicar sobre comunicação” dentro da organização e assumir a responsabilidade de liderar os processos de comunicação, de maneira a demonstrar sua importância e garantir um impacto positivo nos resultados da organização. Planejamento da Comunicação O professor e pesquisador Wilson Bueno trouxe a discussão sobre Planejamento da Comunicação, apresentando conceitos e práticas fundamentais. Também criticou a visão limitada que algumas empresas têm do planejamento, tratando-o apenas como uma lista de entregas e atividades: “Ao assumirem essa condição, elas reduzem a comunicação a uma perspectiva meramente operacional, não estratégica”. Segundo Bueno, o conceito de planejamento é muito mais amplo e deve envolver a participação de diversos públicos estratégicos, alinhando-se à Política de Comunicação da organização. Esta política deve definir claramente as diretrizes, posturas, ações e estratégias para fortalecer a interação da instituição com seus públicos estratégicos e a sociedade. “Se isso não ficar claro e consensuado internamente, essa relação e essas atividades serão organizadas de maneira não integrada”, ressaltou o professor, que ainda destacou que planejar a comunicação significa assumi-la como uma função estratégica: “Sem planejamento, a comunicação nunca será uma instância estratégica”. Os módulos do Curso Completo em Comunicação Pública 2024 vão até 26 de outubro, com temas como comunicação pública digital, mensuração da comunicação na área pública, gestão de riscos e crises em comunicação, gestão da comunicação interna e outros. Clique aqui e confira a programação. (Com contribuições de Déborah Ramos Goecking) Planejamento e Estratégia são destaques no Curso de Comunicação Pública de Aberje e ABCPública Projeto Pancopop: garantir o acesso à informação, o combate à desinformação e a qualidade da informação

Edição 1.467 página 14 AUTO n Foi apresentado ao mercado nesta quarta-feira (26/6) o Auto+TV, nova plataforma de streaming do grupo Auto+ Entretenimento. Disponível via aplicativo, o serviço oferece aos assinantes opções gratuitas, com conteúdo liberado 24 horas por dia, e por assinatura, que oferece atrações on demand, clube de vantagens e sorteios. O primeiro, de um carro e uma moto, correrá pela loteria federal em 10 de agosto. u “A criação desta plataforma reforça o pioneirismo do Auto+ Entretenimento, que está sempre de olho nas tendências do mercado e nas demandas do público que curte e acompanha os movimentos do setor automotivo”, explica Marcello Sant’Anna, CEO da A+ Content, produtora de conteúdo que engloba a plataforma Auto+. “Mencionei algumas vezes que tínhamos coisas grandiosas a caminho, e chegou a hora de mostrar o resultado. O Auto+TV é o que faltava para quem, assim como nós, é apaixonado pelo mundo sobre rodas”. u Além dos conteúdos produzidos pela equipe do Auto+, a plataforma contará com participações jornalistas e influenciadores parceiros, que a partir de seus canais abordarão temas variados, como avaliações de carros e motos, automobilismo, lançamentos, histórias, curiosidades, dicas de manutenção e serviços. u Dentre os nomes já confirmados estão Silvia Garcia, Cassio Cortes, João Anacleto, Gerson Borini, João Brigato, Rafael Giovannini (Ninja), Renato Maia, Tiago Mendonça, Carlos Mattos, Edison Ragassi, Marcos Camargo, Maurício Garcia, Victor Dertassoli e Maurício Marx. Novo parceiro – n Quem também passou a fazer parte do portfólio de parceiros do Auto+, e estará presente também em sua plataforma de streaming, é o canal InsideCars e o videocast InsideCast, comandados por Lipe Paíga e Paulo Vaz. Pela parceria, as captações dos vídeos para produção dos novos parceiros serão conduzidas pelo time de produção Auto+, enquanto o InsideCast passará a ser gravado no estúdio do grupo. u “Estar junto com pessoas que são apaixonadas pelo que fazem é essencial”, comemora Lipe Paíga. “O Auto+ era o elo que faltava na nossa corrente para que possamos voar ainda mais alto com nossas ideias. Em pouco tempo juntos, já me sinto em casa”. n A Agência Autoinforme anunciará em 18/7, a partir das 10h, no último dia do Eletrolar Show, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, os vencedores da segunda edição do Prêmio Mobilidade Limpa. Dentre as principais novidades, a iniciativa passará a reconhecer não apenas os veículos eletrificados, mas também os automóveis e comerciais leves a combustão com os melhores índices de consumo energético. u Nesta edição, a premiação resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024, que considera 35 marcas e 975 modelos/ versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel. u A cerimônia de entrega da premiação será precedida por um painel de debates, com a participação de Marcio Alfonso, diretor de Engenharia & PDI da Great Wall Motors, e de João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis South America, com mediação de Joel Leite, diretor da Agência Autoinforme. u Mais informações com Koichiro Matsuo (11-99983-1075 e [email protected]). E mais... n De olho na crescente demanda por conteúdos sobre carros elétricos, Marcus Lauria ([email protected]. br e 21-97235-9515), criador e diretor do site CarPoint News, criou uma página exclusiva no Instagram para divulgar as novidades do segmento. Através do perfil @carpoint_newseletric ele trará dicas e informações técnicas sobre o assunto, além de reproduzir reportagens publicadas originalmente no www. carpointnews.com.br. Vencedores do Prêmio Mobilidade Limpa serão conhecidos em julho Auto+ lança plataforma própria de streaming

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==