Jornalistas&Cia 1466

Edição 1.466 - 19 a 25 de junho de 2024 n A edição 2024 do Digital News Report do Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo, apresentado em 17/6 em Londres, revelou que o Brasil é o país com mais alto índice de credibilidade nas notícias na América Latina. u A taxa do País (43%) é maior do que a média global (40%) e superior ou equivalente à de nações como Alemanha, Suíça, Bélgica, Japão e Reino Unido. Ao mesmo tempo, o Brasil não ficou imune ao fenômeno global batizado de «fadiga de notícias”, que este ano alcançou seu recorde: 39% dos entrevistados no mundo dizem evitar notícias frequentemente ou às vezes, superando em três pontos o resultado do ano passado. Em 2023, 41% dos entrevistados pelo Instituto Reuters no Brasil disseram evitar se informar. Este ano o percentual cresceu para 47%. u Leia mais sobre os resultados do Digital News Report na coluna Media Talks by J&Cia, de Luciana Gurgel, na página 6). n O próximo dia 16 de julho marcará os 125 anos da realização da primeira transmissão da voz e da música por ondas de rádio da história da humanidade, experiência levada a cabo pelo padre-cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, realizada entre o Colégio Santana, na zona norte de São Paulo, e a Ponte das Bandeiras, conforme atesta a farta documentação reunida pelo biógrafo de Landell, jornalista Hamilton Almeida. u A efeméride merecerá uma edição especial de Jornalistas&Cia, com a participação de Almeida, em texto em que apresentará detalhes do evento e de sua repercussão no País naquele final do Século XIX. u A mesma edição trará uma linha do tempo sobre a intensa movimentação que vem sendo realizada desde 2010 com vistas ao reconhecimento do padre-inventor, além de dezenas de depoimentos de colegas jornalistas. Lembrará ainda outras atividades desse período celebrando o feito e exortando a sociedade brasileira a levar adiante a luta pelo reconhecimento desse ilustre brasileiro, ainda pouco conhecido em seu próprio País, a despeito de ter sido um dos mais importantes cientistas do mundo. u Marcas que queiram apoiar a edição e a causa podem entrar em contato com Silvio Ribeiro pelo 19-97120-6693 e silvio@ jornalistasecia.com.br. 125 anos da primeira transmissão de rádio do mundo Jornalistas&Cia celebrará feito de Landell de Moura em 16 de julho Brasileiro confia nas notícias, mas a evasão do noticiário aumentou, diz relatório do Reuters Institute

Edição 1.466 página 2 Últimas n A Press Manager, sistema de gestão para assessorias de imprensa, empresas e profissionais de comunicação, está promovendo um levantamento com base nos jornalistas cadastrados em seu mailing para apontar quais as maiores redações e grupos de comunicação do Brasil. u O estudo toma como base os cerca de 55 mil profissionais e 15 mil veículos com atuação no Brasil cadastrados e ativos no mailing da plataforma e considera apenas os jornalistas contratados ou que colaboram de maneira fixa para as publicações. u De acordo com o levantamento, o Grupo Globo é o que mais emprega no Brasil, com 1.205 profissionais cadastrados, mais que o dobro do segundo colocado, o Grupo Record, com 458. O Grupo Bandeirantes fecha o pódio com 352 jornalistas atuando em seus veículos.. u Entre os jornais, somadas as versões impressas e online, a Folha de S.Paulo tem a maior redação do País, com 226 jornalistas, seguida por O Globo, com 156, e Estadão, com 155 profissionais. u Já entre as revistas, a liderança é de Exame, que atualmente emprega 44 jornalistas em sua Levantamento da Press Manager aponta as maiores redações do Brasil Grupo de Comunicação Quantidade de Jornalistas Grupo Globo 1.205 Grupo Record 458 Grupo Bandeirantes 352 Grupo Estado 273 Grupo Folha 266 Grupo RBS 254 Grupo Jaime Câmara 202 Grupo Abril 179 Rede Bahia 167 Grupo UOL 140 Diários Associados 135 Grupo EP 134 Grupo RPC 111 Metrópoles 109 Grupo Sada (Sempre Editora) 105 Revista (Impressa/Online) Quantidade de Jornalistas Exame 44 Veja 34 IstoÉ 30 Carta Capital 24 Vogue Brasil 21 Forbes 20 Jornal (Impresso/Online) Quantidade de Jornalistas Folha de S. Paulo 226 O Globo 156 O Estado de São Paulo 155 Valor Econômico 135 Zero Hora 107 Correio do Povo 70 O Tempo 66 Diário do Nordeste 58 A Tarde 51 O Povo 46 Extra 41 Correio Braziliense 38 Folha de Pernambuco 35 Jornal do Comércio 33 Correio* 28 Estado de Minas 25 Diário do Comércio 23 Jornal do Commercio 19 Leandro Sobral redação, enquanto Veja, na segunda posição, conta com 34 profissionais, e IstoÉ fecha o pódio, com 30. u “Estes números são fruto da atualização diária promovida por nossa equipe, que na média, a cada 60 dias, confere e atualiza todos os contatos cadastrados em nosso banco de dados”, explica o sócio-diretor Leandro Sobral. “Não são números absolutos, pois não há um cruzamento de informações com o RH das empresas. Também não consideramos, por exemplo, colunistas ou colaboradores, mesmo que fixos, que atuem em mais de uma publicação; por isso, o número real, em alguns casos, tende a ser maior, mas este levantamento ajuda a ter uma ideia do tamanho e das principais redações brasileiras”. u Nos próximos dias, novos levantamentos, considerando outras plataformas, como rádio e tevê, e recortes regionais deverão ser divulgados. As informações serão publicadas em primeira mão neste Jornalistas&Cia.

Edição 1.466 página 3 n O Canaltech, especializado em tecnologia, anunciou uma série de mudanças em sua redação. Anaísa Catucci, ex-g1, assume a Gerência Editorial, no lugar de Fabrício Vitorino, que permaneceu nas últimas semanas como interino. E Murilo Tunholi, ex-Gizmodo e TechTudo, reforça a equipe de analistas de produto. u Anaísa chega para liderar uma redação de 30 pessoas e contará com a parceria dos times de YouTube, CT Ofertas e marketing. Trabalhou como coordenadora de afiliadas do g1, e teve passagens por Folha de S.Paulo, SBT, R7 e Grupo ND. Foi editora em EPTV, TV TEM, Grupo Jaime Câmara (g1 Tocantins), RBS e NSC, coordenando as operações do g1, onde participou do premiado projeto Monitor da Violência. u Murilo é jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Formado pelo Centro Universitário IBMR, no Rio de Janeiro, passou por redações de tecnologia como Giz Brasil, Olhar Digital, TechTudo, Tecnoblog e Terra, além de sites de conteúdo para e-commerce como Buscapé e Zoom. Foi assessor de imprensa para Blizzard Entertainment, Bungie, Gamescom Latam e Ablegamers. conitnuação - Últimas Canaltech muda Gerência Editorial e anuncia contratações Anaísa Catucci Murilo Tunholi n O InfoMoney, especializado na cobertura de economia, investimentos e negócios, estreou na semana passada o programa Negócios do Esporte, para discutir temas relacionados à economia dos esportes, como grandes eventos, negociações de atletas, direitos de transmissão, compra e venda de ativos e clubes no Brasil e no mundo, entre outros. u A apresentação é de Henrique Esteter, especialista em mercado financeiro e coapresentador do Stock Pickers. O episódio de estreia entrevistou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, representante da NFL no Brasil, que realizou a venda em tempo recorde de ingressos para o primeiro jogo da liga de futebol americano no Brasil, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. O jogo será em setembro, na Neo Química Arena, em São Paulo. u Negócios do Esporte estará disponível em todas as plataformas do InfoMoney e nas redes sociais. Segundo Thales Calipo, diretor Multiplataforma e de Novos Negócios do InfoMoney, o programa tem o objetivo de trazer para o público mais informações sobre a economia do esporte: “Com esse novo programa, queremos dar a nossa contribuição para o crescimento dessa indústria cada vez mais relevante para a economia e para a vida das pessoas”. InfoMoney estreia programa Negócios do Esporte e amplia cobertura do tema Negócios do Esporte Divulgação/InfoMoney n André Ramos foi contratado como vice-presidente de Jornalismo e Multiplataforma da CNBC no Brasil. Esta era uma das posições executivas mais aguardadas pelo mercado. u Como Douglas Tavolaro, CEO e fundador da CNBC, Ramos participou da implementação da CNN no País. Responsável por todo planejamento, montagem e execução da sucursal em Brasília, desembarcou em São Paulo 40 dias antes da estreia do canal para comandar a operação que colocaria a CNN no ar. Permaneceu na capital paulista assumindo a direção-geral de Jornalismo da CNN Brasil, respondendo também pelos escritórios do Rio de Janeiro e de Brasília, além de dezenas de correspondentes nas principais capitais. u Sua trajetória entre os grupos de mídia do País inclui: trabalhou como repórter, âncora e editor-chefe da EPTV, afiliada da Rede Globo em Campinas (SP); chefe de redação no SBT e na RecordTV; e diretor de Jornalismo da RecordTV nas sucursais de Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No ano passado, assumiu a Direção Nacional de Jornalismo e Esportes no Grupo Jovem Pan para modular a linha editorial depois das eleições majoritárias de 2022, e revitalizar a imagem da empresa. Essa experiência deve ser importante para a formação da equipe e o acompanhamento da linha editorial a ser adotada na programação em todas as plataformas. André Ramos será vice-presidente de Jornalismo da CNBC André Ramos Divulgação/CNBC Brasil

Edição 1.466 página 4 Nacionais n Estreou em 16/6 o programa de entrevistas Diálogos com a Inteligência, produzido a partir de uma parceria entre o Canal Meio e a Insight Comunicação, responsável pela revista Insight Inteligência. A cada programa, o cientista político Christian Lynch, editor da revista, recebe um convidado para conversar sobre o que há de mais atual e relevante na produção intelectual brasileira. Eles vão debater temas na última fronteira da ciência política, ciência social, história, filosofia, economia, cultura, artes, comportamento. u Nesse primeiro episódio, o ex- -presidente da Petrobras Roberto Castello Branco comenta o papel da estatal no momento em que o mundo avança na transição energética. Uma das características que distingue esse processo de outros similares no passado é a politização, bastante presente no contexto atual, criando bandeiras que levam ao engano. Critica também a posição dos europeus, que cobram do Brasil uma atitude preservacionista que eles próprios não têm. u O vídeo do programa ficará disponível todo domingo, às 18h15, na página do canal Meio (@Meio) no YouTube, e a versão em áudio, no perfil da revista Inteligência no Spotify e demais agregadores de podcast. n Organizações jornalísticas e filantrópicas vão se unir para criar um fundo de apoio ao jornalismo no Brasil, visando mobilizar recursos para fortalecer as capacidades de gestão e desenvolvimento das organizações de mídia no País. Inicialmente articulada pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a iniciativa reconhece o papel crucial do jornalismo e das mídias de interesse público na promoção de processos democráticos. u O fundo receberá contribuições de fundações como International Fund for Public Interest Media (IFPIM), Ford Foundation, Oak Foundation, Luminate e Open Society Foundations (OSF), com planos de considerar outras fontes de financiamento no futuro. Para manter sua independência, o projeto terá como anfitrião fiscal o Instituto Incube, focado em fortalecer organizações e coletivos que defendem a justiça social. u Sob a coordenação de Natasha Felizi e Nina Weingrill, uma equipe autônoma conduzirá consultas de campo neste mês para definir os critérios de seleção do fundo. Interessados em colaborar com a pesquisa podem responder o questionário no formulário. Organizações planejam criar fundo de apoio ao jornalismo no Brasil Cytonn Photography/Unsplash Canal Meio e Insight lançam programa de entrevistas n A BandNews FM escalou uma equipe para cobrir as festas juninas no Nordeste. Os apresentadores Luiz Megale, Sheila Magalhães e Carla Bigatto vão a Recife e Caruaru, em Pernambuco, para ver de perto as festividades que serão transmitidas para todo o País. Estarão também em Campina Grande, na Paraíba, pois Caruaru e Campina Grande disputam quem tem o melhor São João do Agreste. Os âncoras visitarão ainda outras manifestações culturais dessas cidades e conversarão com personalidades simbólicas desta época do ano. u A viagem terá início em 27/6, com transmissões das 7h às 9h20. Os ouvintes poderão acompanhar a cobertura especial pelo rádio, no YouTube, no aplicativo de streaming Bandplay e nas redes sociais da BandNews FM. BandNews FM cobre festas juninas ao vivo para todo o País Sheila Magalhães, Luiz Megale e Carla Bigatto Renato Pizzutto

Edição 1.466 página 5 EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação No dia 28 de junho, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sediará um evento especial focado na sustentabilidade financeira no jornalismo. A aula, que faz parte do curso Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós Digital, contará com a participação de Sara Lomax Reese, cofundadora e presidente da URL Media, dos Estados Unidos. O evento, fruto da colaboração entre a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação e a URL Media, visa explorar práticas e estratégias para promover a diversidade e garantir a sustentabilidade das iniciativas de comunicação. Durante a aula, serão analisados casos de sucesso, como os de URL Media e WURD Radio, enfatizando a importância de dar voz a comunidades marginalizadas. A aula será presencial, no campus da UFRJ na Praia Vermelha, das 13h30 às 16h30, com transmissão pelo canal da Extensão UFRJ no YouTube. Saiba mais. Sustentabilidade financeira no jornalismo é tema de aula com participação internacional Sara Lomax Reese

Edição 1.466 página 6 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O Digital News Report, do Reuters Intitute. que apontou o Brasil como o país onde mais gente confia das notícias em comparação às demais nações pesquisadas na América Latina, é considerado o mais amplo retrato do comportamento do público em relação às fontes de informação online, examinando a situação de países em seis continentes. O relatório trata como notícia informações recebidas por qualquer fonte − do acesso a um veículo de comunicação a conteúdo factual distribuído via redes sociais ou aplicativos de mensagem, produzidos por organizações de mídia ou canais independentes. Os autores assinalam que os resultados refletem o que as pessoas dizem, e não necessariamente o que fazem. Mas é uma importante referência para a indústria e para quem se interessa pela contribuição do jornalismo para a sociedade, revelando as percepções sobre temas como o papel das mídias sociais, a inteligência artificial na imprensa, a desinformação e a disposição de pagar para se informar. Dentre essas questões, medir a confiança é importante, porque um dos grandes desafios do jornalismo tem sido manter a credibilidade diante das fake news, de movimentos para desacreditar a imprensa e da disputa com influenciadores, que se tornaram fontes primárias de informação, sobretudo para os jovens. Para ilustrar o crescimento de sua importância, o estudo ressalta a quantidade expressiva de citações dos nomes de Lionel Messi, Taylor Swift e das Kardashians como fontes de informação, embora eles não tratem de assuntos noticiosos em suas redes sociais. No Brasil, as grandes organizações de mídia são mais confiáveis aos olhos do público, segundo o estudo. A confiança no noticiário manteve-se estável em relação a 2023 no mundo, com taxa de 40%, mas ainda está quatro pontos abaixo do índice atingido durante a pandemia do coronavírus, de acordo com o relatório. A Finlândia segue como o país com os níveis mais elevados de confiança global nas notícias (69%), enquanto Grécia (23%) e Hungria (23%) apresentaram os níveis mais baixos. O Brasil ficou em 15º entre os 47 países pesquisados, mas teve queda de 19 pontos em relação a 2015, quando o cenário midiático era bem diferente. O Instituto alerta que as baixas pontuações em alguns países, como EUA (32%), Argentina (30%) e França (31%), podem estar ligadas à polarização política e cultural. O que forma a credibilidade? Nic Newman, autor do relatório, salienta que as percepções não dizem respeito apenas à produção jornalística, sendo influenciadas também por fatores políticos e sociais. A pesquisa identificou quatro Digital News Report 2024 examina confiança, fadiga e acesso a notícias no Brasil e no mundo fatores que constroem a confiança nas notícias: padrões elevados, abordagem transparente, falta de preconceitos e representação justa. Newman explicou que as respostas são consistentes entre países, idades e pontos de vista políticos. E observou que abordagens negativas ou críticas em matérias não emergiram na pesquisa como razões importantes para comprometer a credibilidade, “significando que o público ainda espera que os jornalistas façam perguntas difíceis”. Em relação à fadiga de notícias, métrica em que o Brasil registrou aumento (47%, contra 41% em 2023), o País nem é o pior do mundo. Na Argentina, 77% do público declararam em 2017 ter interesse em notícias, taxa que despencou para 45% em 2024. No Reino Unido, a queda em relação a 2015 foi quase a metade. Smartphone é rei O relatório investigou também os equipamentos usados para acessar notícias online. No Brasil, 82% dos entrevistados disseram informar-se pelo celular, 51% pelo computador e apenas 30% pelos tablets. Na avaliação sobre meios, o online (incluindo sites de notícias, aplicativos e redes sociais dos veículos) domina no Brasil, com 74% de acesso a notícias por eles. Mídias sociais (incluindo influenciadores) e TVs aparecem quase empatados, com 50% e 51% respectivamente. O uso de veículos impressos como fonte de informação continua baixo. Mas se serve de consolo aos amantes do papel, estacionou no Brasil desde a pandemia, com 11% dos entrevistados na pesquisa declarando informar-se por eles. Leia mais sobre o relatório do Instituto Reuters e veja o documento completo em MediaTalks. Ozan Safak/Unsplash

Edição 1.466 página 7 conitnuação - MediaTalks HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Cristiano Ronaldo − Acostumado a ser notícia, o astro do futebol Cristiano Ronaldo está somando ao seu vasto império de negócios um novo canal de TV a cabo especializado em jornalismo, do qual é um dos principais sócios. O Now estreou em 17/6 para competir com a CNN Portugal e com canais locais como o SIC Notícias, exibindo um elenco de peso, que inclui o ex-primeiro-ministro de Portugal António Costa como um dos comentaristas. O projeto é do grupo Medialivre, dono também dos jornais Correio da Manhã e Negócios e da CMTV, líder no mercado de TV paga. IA e o Holocausto − Um novo relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), publicado em 17/6, alerta para o risco de a inteligência artificial generativa distorcer o registro histórico do Holocausto e alimentar o antissemitismo se não forem adotadas “medidas efetivas” para integrar princípios éticos às ferramentas de IA. O relatório AI and the Holocaust: rewriting history? (IA e o Holocausto: rescrevendo a história?) adverte que a IA generativa não só pode permitir que agentes de má fé espalhem desinformação e narrativas alimentadas pelo ódio, mas também tem a capacidade de inventar conteúdos falsos ou enganosos sobre o Holocausto, como demonstraram exemplos contidos no documento. Cão entalado − A tentativa frustrada de Hector de usar a passagem do gato da família para sair de casa foi a vencedora do prêmio Comedy Pet Awards, que anualmente escolhe as mais divertidas fotos de pets enviadas por profissionais e amadores de diversos países. A britânica Sarah Haskell, autora do clique, contou que o cão de 14 anos viu o gato atravessar a portinhola e pareceu achar que seria fácil para ele também – um breve momento de crise de identidade. Atenta, ela capturou o instante em que Hector se deu conta de que era um pouco maior. Só deu ela na mídia − Era para ser uma celebração do aniversário do rei Charles III, mas quem leu jornais, assistiu à cobertura na TV ou acompanhou as conversas nas redes sociais talvez tenha até esquecido disso: a volta de Kate Middleton à cena em 15/6, participando do primeiro evento oficial desde o Natal, dominou as atenções. Não há fotos de Charles em destaque nas primeiras páginas dos principais jornais – apenas um o retratou em um detalhe no rodapé. Na cobertura ao vivo do desfile, em Londres, as TVs passaram a maior parte do tempo exibindo as imagens de Kate dentro da carruagem sempre que ela passava por um ponto em que cinegrafistas conseguiam registrá-la. Se o rei Charles não for vaidoso e ciumento ele deve ter gostado do resultado, pois a onda de simpatia pela realeza proporcionada pela carismática Kate, aumentada depois do diagnóstico de câncer, faz muito bem para a reputação da monarquia, que já não é tão alta como nos áureos tempos da rainha Elizabeth II. #MeToo na cadeia − A jornalista investigativa chinesa Huang Xueqin, que iniciou o movimento #MeToo na China, foi condenada por um tribunal de Guangzhou em 13/6 a cinco anos de prisão por “incitação à subversão do poder do Estado”. A jornalista, que também é conhecida como Sophia Huang, foi capturada em setembro de 2021, um dia antes de deixar a China a fim de fazer um mestrado no Reino Unido. Junto com ela foi preso o ativista de direitos humanos Wang Jianbing, que prestava assistência a vítimas de abusos sexuais. O julgamento dos dois aconteceu em setembro de 2023, a portas fechadas, mas o veredito não foi divulgado na época. Ele recebeu uma pena de três anos e seis meses sob a mesma acusação. Esta semana em MediaTalks Sarah Haskell

Edição 1.466 página 8 Comunicação Corporativa E mais... n Gabi Cruz, ex-Tróvoa, foi para Londres cursar Music Business na Point Blank Music School e, desde a capital inglesa, permanece colaborando com as agências brasileiras Gira Hub e Café8 Music. Bahia n Fábio Góis Barbosa, gerente de relações institucionais e responsabilidade social corporativa, deixou a Bracell, onde esteve por quase 5 anos, até abril, e engatou nova jornada na PetroReconcavo, como titular da Gerência de Comunicação e Sustentabilidade. Antes, foi da Rede Bahia por pouco mais de 5 anos e meio. Brasília n Letícia Rezende está de trabalho novo. Deixou em maio a BCW Brasil e o cargo de analista pleno de relações governamentais, após 2 anos e 2 meses de casa, e começou como assessora na Diretoria de Relações Internacionais da Desenvolve-SE. Rio de Janeiro n Danielle França, ex-Monte Castelo Ideias e Approach, que esteve por 4 meses como assessora de imprensa na Statled Brasil, começou em maio no time da Danthi Comunicação, na função de assessora sênior. Rio Grande do Sul n Daniela Cidade, ex-diretora regional da Aberje em Porto Alegre, que integra o quadro de professores da ESPM, começou em abril como head de marketing da CDL, instituição que atua no apoio às 30 mil empresas do Estado por meio de uma rede de mais de 150 entidades empresariais. n A nova Burson mundial foi lançada oficialmente na última semana em Nova York, num movimento que, além da completa reestruturação de suas marcas de PR, abrange, conforme informa o comunicado distribuído à imprensa, “uma nova identidade de marca e novas ofertas para clientes e talentos”. O mesmo comunicado diz que este lançamento mundial “será feito em todos os canais globais, articulando sua abordagem moderna para reinventar como a reputação é construída e protegida no ambiente dinâmico de hoje” e que, “para dar vida a esse novo posicionamento, introduziu uma série de produtos e programas para capacitar seus consultores e criadores a resolver os desafios dos clientes em diversos setores e mercados”. O comunicado ainda complementa: “A nova identidade visual, inspirada pelo poder da luz para iluminar insights e revelar oportunidades, reforça o compromisso da empresa em aconselhar os clientes com criatividade ousada e soluções de consultoria”. As marcas globais que estão ancoradas no Grupo Burson são: • Axicom, a agência global de comunicações earned-first para marcas de tecnologia e marcas com uma história tecnológica; • Burson Buchanan, recentemente renomeada Buchanan Communications, firma de consultoria em comunicações financeiras e mercados de capitais; • GCI Health, a agência global de saúde de serviço completo inspirada nas pessoas; • Hill & Knowlton, empresa global de serviço completo e parceira comprovada para transformação empresarial e de marca, fornecendo soluções estratégicas em comunicação, marketing e assuntos corporativos. u No Brasil, a Burson manterá as marcas Máquina, Burson (BCW) e Jeffrey, todas atuando de forma independente. Internacional Nasce a nova Burson A nova marca Gabi Cruz Fábio Góis Barbosa Letícia Rezende Danielle França Daniela Cidade I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM.

Edição 1.466 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Pedro Prochno, Mariliz Torres e César Guimarães acabam de chegar à S/A Comunicação, agência recentemente refundada por Marco Antonio Sabino. Pedro, que já passou por organizações como Uber, Meta e iFood, chega como diretor de Estratégia e BI. Mariliz, ex-Young & Rubican PR e Hill+Knowlton, como gerente de atendimento focada em criação e execução de estratégias. Completando o trio de reforços, César tem passagens por redações da grande imprensa como Lance e TV Globo, além de experiência na comunicação corporativa de empresas como Banco do Brasil, Octagon Latam e ODDZ Network, holding de propriedade do ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno. E mais... n Adriana Lutfi iniciou nova jornada, dessa vez regressando ao segmento de agências, como sócia-diretora da RPMA Comunicação. Após sabático de 1 ano, ela ali aporta após ter liderado a comunicação de organizações como banco Next, PicPay, Airbnb, Mercado Livre e Unisys. Em agências, esteve em Ideal, InPress Porter Novelli (em 2 oportunidades) e Publicom. n Alexandre Ribeiro, que foi da Oracle por 14 anos, os últimos 3 anos e meio na função de gerente de comunicação, iniciou nova jornada em março como consultor sênior na Imagem Corporativa, para o atendimento exclusivo à SAP Brasil. n Janaina Vilella assumiu agora em junho a Diretoria de Comunicação e Sustentabilidade da B3. Ali chega após 9 anos e 4 meses como diretora de Comunicação Corporativa na Enel Brasil. Antes, foi por 7 anos da Endesa, parte como gerente e parte como diretora. No período em que atuou como jornalista, foi repórter de veículos como Valor Econômico, DCI, JB e iG, entre 2000 e 2007. n Valéria Montes acaba de assumir a comunicação corporativa da CVC Corp. Desde 2011, quando trocou as redações pelo mundo corporativo, atuou em companhias como Walmart, GOL Linhas Aéreas, Grupo Boticário, YHbrasil e, por último, Simpar, em que esteve por 2 anos e 8 meses. Nos tempos de jornalismo, em jornada de quase 20 anos, desempenhou várias funções e passou por veículos como Rede Globo e Band. n Renato Sales começou em junho como gerente sênior de comunicação no Grupo Carrefour, organização que já havia atendido nos tempos em que atuou em agência. Ali chega após quase um ano e meio na comunicação do iFood. Antes, esteve em Weber Shandwick, Loures e Ideal. São Paulo Janaina Vilella é a nova diretora de Comunicação e Sustentabilidade da B3 Janaina Vilella Valéria Montes assume a comunicação da CVC Corp Valéria Montes Renato Sales deixa o iFood e acerta com o Carrefour Renato Sales Pedro Pochno, Mariliz Torres e César Guimarães chegam à S/A Comunicação César Guimarães Mariliz Torres Pedro Prochno Alexandre Ribeiro Adriana Lutfi

Edição 1.466 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Ana Catharina Bessa integrou- -se em abril à Agência SoWhat como gerente de PR e Influência. Chega após jornada de quase 2 anos e meio na Soko. Ela também foi, por outros 2 anos, da Index Assessoria. n Chiara Rodello, gerente de atendimento, despediu-se em fevereiro da Giusti Creative PR, após 11 meses de casa, e começou como head de PR e marketing de influência na agência de propaganda Messs. Antes, foi por 1 ano e meio coordenadora de moda na Index e por 1 ano e 9 meses líder de estratégia cultural na Sharp Inteligência Cultural. n Claudia Rozembrá está de trabalho novo. Após rápida passagem pela RPMA, agora faz parte do time da 4Influence como coordenadora de comunicação e PR de contas como Harald, Lockton e REF+. n Gabriel Haguiô começou em maio como executivo de contas júnior na Zeno. Estava, até então, na Ideal, onde permaneceu 1 ano e 10 meses, como atendimento júnior. Ana Catharina Bessa Chiara Rodello Claudia Rozembrá Gabriel Haguiô n Isabela Levy, diretora de prêmios, que começou na agência África como estagiária, deixou a empresa em março, após 10 anos e 3 meses de casa. Sobre os próximos passos, escreveu no LinkedIn: “Fiz 30 anos, pulei de paraquedas, gostei tanto do novo que resolvi que é momento de me jogar. É tempo de descobrir, no próprio voo, o que vem por aí!” n Juliana N. Magalhães Macedo, gerente de atendimento, que esteve por 3 anos na FSB, até abril, iniciou nova jornada na MetLife Brasil, como especialista em comunicação e marketing. Ela foi ainda da CDI e atuou também por sua própria agência, a Magalhães Comunicações. n Luciana Garzon, gerente de marketing, despediu-se da Embraer em fevereiro, após 24 anos e 7 meses de casa. n Maria Luiza Capp Juocys, analista pleno de comunicação interna, deixou a Air Liquide, em que esteve por 2 anos e 10 meses, até maio, e seguiu para a Allianz, para também atuar com comunicação interna, porém como analista sênior. n Mayra Bragança, assessora de imprensa, deixou a Editora Globo, onde esteve por dois anos, até maio, e emendou nova jornada na mesma função na HarperCollins Brasil. Esteve antes na Ricardo Viveiros & Associados, por 8 meses. n Nicolas Ramos, ex-JeffreyGroup e Agênciaman, começou em maio como analista pleno de marketing de influência na Cely, que atua no segmento de marketing de influência. n Raíssa Jorgenfelth, storyteller na Pina, deixou a agência em abril, após quase 1 ano de casa, e começou em maio como atendimento sênior na Fala Criativa, agência do Grupo Fala. Antes, esteve no Grupo Fala (1 ano e 6 meses), NR-7 (11 meses) e MasMedia (1 ano e 11 meses). n Sidney Amora deixou a Qualicom – Diálogo Estratégico em maio, após 4 anos e meio de casa, e foi para o Grupo Trama Reputale, na função de gerente de comunicação interna. Isabela Levy Juliana Magalhães Macedo Luciana Garzon Maria Luiza Capp Juocys Mayra Bragança Nicolas Ramos Raíssa Jorgenfelth Sidney Amora

Edição 1.466 página 11 n A Danthi Comunicação conquistou a conta da Vallourec, empresa com sede na França, 8 unidades no Brasil, que atua principalmente nos mercados de energia (óleo e gás, baixo carbono) e no setor industrial (mecânico, automotivo e construção). A agência venceu a concorrência e será responsável pela assessoria de imprensa e pelo posicionamento digital da empresa nas redes. E mais... n A Loures conquistou a conta da rede de beleza Sephora e passa a cuidar da estratégia de comunicação de marcas e temas institucionais da marca, atuando também no relacionamento com líderes de opinião, influenciadores, marcas parceiras e demais stakeholders. n A Virei Notícia fará, pelo segundo ano consecutivo, a assessoria de imprensa do NFT Brasil, evento latino-americano de cultura Web3 que será realizado em setembro, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Manu Vergamini, que já esteve em Index Conectada, Lu Barbosa Assessoria, Agência Bowie e Em Foco Comunicação, será a responsável pelo atendimento, ao lado dos sócios Luiz Lamim e Maurício Storelli. Pelas instituições n O GT de Inovação da Abracom realiza em 25/6, das 10h às 11h, pela plataforma Zoom, o webinar Insights Abracom, tendo por tema Estratégias para maximizar sua experiência em eventos e conferências de inovação. Estão confirmadas as participações de Renato Pezzotti (UOL e videocast Mídia e Marketing), Juliana Caramelo (LVBA) e André Foresti (TroubleMakers), com coordenação de Nilton Lemos (Voz Comunicação). Inscrições aqui. n A LF & Cia, de Lucia Faria, e o Instituto Envolverde, de Dal Marcondes, anunciaram no início desta semana a formação de uma parceria estratégica com finalidade de oferecer soluções integradas em projetos de temáticas ESG. u Entre os serviços oferecidos estão a capacitação dos clientes e suas lideranças em questões relacionadas a ESG, consultoria para empresas interessadas em construir imagem alinhada aos valores da responsabilidade socioambiental, treinamentos e elaboração de produtos editoriais, incluindo branded content e relatórios de sustentabilidade. E mais... n A agência Ovo anunciou uma reestruturação a partir de julho. O sócio Fernando Scheller, ex-Estadão, assume a operação como CEO, e as sócias-fundadoras Paula Ponzi e Roberta Scrivano vão liderar novos negócios, entre eles a Crania, agência que atuará na produção de conteúdo, sobretudo para redes sociais. Outra marca que integra o grupo é a Base, focada em startups e que é liderada pelo sócio-diretor Jader Fernandes. n Profissionais de imprensa terão acesso gratuito à transmissão online da segunda edição do We Choose Earth Tour, evento promovido pela EDP, que reúne influenciadores mundiais para discutir sustentabilidade e o futuro do planeta. O encontro está marcado para 20/6, às 11 horas, e tem confirmadas as participações de Miguel Stilwell, CEO global da EDP, da atriz Cate Blanchett e do ex-secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-Moon. Clique aqui para assistir. Pingos nos is – n Renata Veríssimo de fato começou na GBR Comunicação, em Brasília e no mês de junho, como informou J&Cia. Erramos feio foi no ano: a mudança é de 2020 e não de 2024. Como diriam nossos irmãos lusitanos, foi o chamado erro de engano. E pedimos desculpas pelo lapso. n Thais Andreoli está de volta à And,All, como diretora de atendimento. Cuidará de clientes corporativos e do mercado financeiro. Ao longo de seus 20 anos de experiência, esteve à frente de contas como BlackRock, Temasek, Carlyle, Azul Linhas Aéreas, Globo e The Economist, além de ter atuado na área de Relações com Investidores em um fundo de venture capital. No jornalismo, passou por Gazeta Mercantil, InvestNews e Estadão. Licença-maternidade n Flavia Telles Schmidt Tinoco, gerente-geral de marketing na Tegra Incorporadora, em São Paulo, na empresa desde fevereiro de 2017 Thais Andreoli Flavia Telles Schmidt Tinoco Dança das contas Danthi passa a atender à Vallourec Pelo mercado LF & Cia e Instituto Envolverde fecham parceria para oferecer serviços focados na agenda ESG Tatiane Oliveira, Dal Marcondes, Lucia Faria e Claudio Garcia conitnuação - Comunicação Corporativa

Edição 1.466 página 12 AUTO n A reportagem Etanol vira fonte para produção de hidrogênio mais ecológico e barato, produzida por Vitor Matsubara para o site Autoesporte, foi a vencedora da categoria Jornalística do Prêmio AEA ESG 2024. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada em São Paulo, em 13/6, que marcou também os 40 anos de fundação da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. u Além do prêmio principal, a iniciativa reconheceu dois trabalhos com Menção Honrosa: a reportagem Hyundai quer mover carros elétricos, fábricas e até fazendas de etanol, de Leonardo Felix, também para a Autoesporte; e Renault mostra como indústria 4.0 cortou custos e papéis, de Bruno de Oliveira, para a Automotive Business. E mais... n Já está disponível no Spotify o primeiro episódio do LoggiCast, novo canal de comunicação da empresa de logística e transportes Loggi. A apresentação é de Hanna Del Poio, analista de Comunicação da marca. A atração traz informações sobre cultura e bastidores da companhia. n Foi prorrogado até 26/6 o credenciamento de imprensa para a Rolex 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance que acontecerá de 12 a 14 de julho, no Autódromo de Interlagos. n Novidades na Comunicação Corporativa da Stellantis, área sob o comando do VP para América do Sul Fabrício Biondo. Depois de anunciar em abril a promoção de Tatiana Carvalho a head de Comunicação para Produtos (ver J&Cia 1.456), agora foi a vez do grupo repatriar Daniel Simonetti, que passa a integrar o time comandado por Tatiana, com foco na comunicação das marcas Fiat e Abarth. u Apesar de vestir pela primeira vez a camisa da Stellantis, Daniel é um velho conhecido da casa, tendo começado sua carreira como estagiário da então Fiat Automóveis, em São Paulo, e mais tarde atuado como assessor para Produto e Automobilismo em Minas Gerais. No total, foram mais de dez anos entre Fiat e FCA, de onde se desligou em outubro de 2017 para assumir como gestor de Comunicação da MRV Engenharia. u Seu novo e-mail de contato é [email protected]. De volta à casa nova: Daniel Simonetti reforça o time da Stellantis Tatiana, Daniel e Fabrício Vitor Matsubara vence o Prêmio AEA ESG 2024 Vitor Matsubara TOP Mega Brasil – 2024 Votação prossegue Continua aberta e vai até o dia 7 de julho a etapa de indicações que definirá os finalistas entre as Agências de Comunicação e os Executivos de Comunicação Corporativa (excluídos colegas das agências de comunicação) de todo o País, na busca pelos TOP 10 Brasil, TOP 5 das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul e do troféu maior da Onça Pintada. Clique aqui e indique suas agências e seus executivos favoritos para a premiação.

Edição 1.466 página 13 Por Assis Ângelo PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO José de Alencar era cearense e Machado de Assis, fluminense. Machado tem coisas maravilhosas no campo do adultério. Contos como A Carteira e A Missa do Galo prendem o leitor do começo ao fim. Não sei se todos os cornos são idiotas, mas Honório é no mínimo de uma ingenuidade franciscana. Imperdoável. Dá pra rir. Aparece no conto A Carteira. E Capitu, a protagonista do romance Dom Casmurro (1899), traiu ou não traiu Bentinho com Escobar? Acho que não, mesmo contrariando a máxima de Flaubert. Ele dizia que toda mulher deveria trair o homem. A história de Machado passa-se no século 19 no Rio de Janeiro. No século 19 também foi escrito um romance baseado num fato real. Caso de uma fazendeira casada que passa a ter um trelelê com um parente do maridão. Não há rock nas páginas do livro, até porque isso ainda não existia. Porém, diga-se depressa: o que há é muito sexo e poetas repentistas tirando baião à viola. O marido descobre a safadeza da mulher e por isso é por ela assassinado. Anos depois, a assassina é vista mendigando nas ruas da cidade onde vivia. De que romance estou falando? Dona Guidinha do Poço, do cearense Manuel de Oliveira Paiva, que foi publicado nos primeiros anos da década de 1950, quando o autor já havia falecido há pelo menos 60 anos. Manuel de Oliveira Paiva foi seminarista, jornalista e militar. Tinha 31 anos de idade quando morreu. Algo parecido com o enredo de Oliveira Paiva ocorre nas páginas do romance Estudos de Mulher, de Honoré de Balzac, escrito em 1837. No enredo, uma mulher trai o seu par. A personagem de Balzac é astuta, mas isso não impede que o traído trame e execute um plano de vingança. Quem já leu o conto O Gato Preto, escrito em 1843 por Edgar Allan Poe (1809-1849), encontrará o final de Estudos de Mulher. Poe teve uma vida pessoal pra lá de atribulada. Ele fumava, bebia e enchia a cabeça de droga. Um dia foi encontrado caído na rua e levado ao hospital, onde morreu. Tinha 40 anos, e 20 quando se casou com uma prima de 13. Foi um poço de infidelidade. A história de Edgard Allan Poe lembra um pouco o enredo do russo Licenciosidade na cultura popular (LXIV) Vladimir Nabokov (1899-1977) desenvolvido no livro Lolita (1955). No enredo de Nabokov há um pedófilo que mira suas garras numa garotinha de 12 anos. Mas o tal, que se diz “escravo de uma ninfeta colegial”, começa a cair em desgraça quando a mãe da menina descobre a safadeza num diário guardado a sete chaves por ele. Deu polêmica mundial. Também parecida com a história de Nabokov é a personagem de 16 anos que aparece no livro A Fugitiva (2012). Nesse livro, a autora, Anaïs Nin, fala de uma certa Nicolly, que vive sendo o tempo todo abusada por um homem que ela detesta. É quando traça um plano pra fugir do algoz, deixando entender que se matou. Enfim, a personagem vai em busca de uma nova vida. Curiosidade por curiosidade, não custa lembrar que essa mesma temática é abordada pela escritora norte-americana Alice Munro (1931-2024) em Fugitiva, livro formado por oito contos, publicado em 2004. Alice Munro foi ganhadora do Prêmio Nobel em 2013. Pois é, não são poucas as histórias em que personagens femininas se dão mal. Isso ocorre também num dos mais polêmicos livros de Aluísio Azevedo: O Homem, publicado em 1887. Nele, uma jovem de nome Magda se apaixona por Fernando. Os dois prometem se casar. É quando entra em cena o pai de Magda, também pai de Fernando. Detalhe: esses jovens não são filhos de uma mesma mãe. Fernando morre e Magda fica lelé. Fim trágico. Tem veneno na parada e mais não digo. A ideia de pôr veneno em copos e pratos alheios sempre foi corrente nos contos e romances escritos mundo afora. No livro Lágrima de Mulher, do mesmo Aluísio, tem disso. O caso envolve uma certa Rosalina e seu amado, Miguel, moço pobre e apaixonado. Órfão e sem vintém, Miguel herda uma rabeca e o talento do pai. E por aí vai. O livro é de 1880. Veneno há também na história que envolve Romeu e Julieta, não é mesmo? E no enredo de Tristão e Isolda? E com Peri de Ceci, no famoso romance de Alencar? Até nas histórias infantis o veneno se faz presente, como na história A Branca de Neve e os Sete Anões. A personagem come uma maçã envenenada, morre e é ressuscitada com um beijo de língua bem dado por um príncipe que vivia sem fazer nada. Nuns 10 ou 15 livros da escritora inglesa Agatha Christie (1890-1976) o veneno faz o efeito esperado, matando quem a autora quis. Num desses livros, Brinde de Cianureto, a autora põe na roda um casal e amigos para comemorar um aniversário. A aniversariante morre na hora ao ingerir um copo de bebida. Suicídio ou assassinato? A leitura é palpitante. Machado de Assis Edgar Allan Poe Aluísio de Azevedo

Edição 1.466 página 14 Na vida real, pessoas encontram no veneno o meio de desaparecer do mundo. São muitos e muitos casos. Incontáveis. Desde sempre. O pai do socialismo científico, Karl Marx (1818-1883), em vida comeu o pão que o diabo amassou. Se não fosse o amigo Friedrich Engels (1820-1895), Marx não teria sido Marx. Engels o alimentava financeiramente, até mesmo após se casar com Jenny von Westphalen. Marx era um cidadão conservador, duro com os filhos. Foi pai sete vezes. Dessa ninhada, sobreviveram até a fase adulta Jenny, Laura e Eleanor. A caçula Eleanor teve fim trágico, suicidando-se ao tomar uma dose de ácido prússico. Laura, das três irmãs a do meio, suicidou-se junto com o marido Paul, ambos também tomando uma dose de veneno, cianeto. Isso foi na França, mais precisamente, no dia 25 de novembro de 1911. Jenny foi dessas a única que não optou por se matar. Morreu vítima de câncer. Marx, não custa dizer, seguiu exemplo de muitos machos do seu tempo e dos tempos atuais. Casado, traiu a mulher com a governanta. Dessa relação nasceu um varão: Freddy, que morreu em janeiro de 1929 com 78 anos de idade. Causa-mortis de Marx: bronquite. O veneno se apresenta nas formas mais variadas. Tem vários casos de pessoas que envenenam relações de outras pessoas, inventando mentiras. Mais coisa brava, brava mesmo, ocorreu no período da caça a judeus e minorias diversas por Hitler. Em Auschwitz, pelo menos 6.000 pessoas foram sufocadas e mortas pelo gás Zyklon B. Muitos livros contam essa história. O livro A Menina Que Roubava Livros, de Markus Zusak, por exemplo. Embora volumoso, com umas 500 páginas, o livro é de fácil leitura. Emociona. Tem palavrões aqui e acolá. A Chave do Tamanho não tem palavrão nem veneno, embora faça referência ao nazismo, é de Monteiro Lobato, publicado em 1942. O nazismo é uma praga que jamais será esquecida. E que nunca se repita. Bom, veneno por veneno… no final do século 19 rolou um papo que dava conta de que Machado de Assis fora pai de um filho gerado pela mulher de José de Alencar. Hummm… Veneno puro cuspido pela língua ferina de Humberto de Campos (1886-1934). Mário morreu em 1925. Era advogado e poeta. Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora Marx, suas filhas e Engels Fausto Bergocce PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 Sudeste São Paulo n Morreu na manhã de 18/6, aos 59 anos, o jornalista e gastrônomo Ricardo Castilho. Com passagem marcante pela revista Playboy, onde foi repórter, editor e editor especial, e pela revista Gula, onde foi diretor de Redação, ele criou em 2003 o projeto da revista Prazeres da Mesa, que até agora vinha comandando ao lado de sua esposa Claudia Esquilante e dos sócios Mariella Lazaretti e Georges Schnyder. u A informação foi publicada no perfil da Prazeres da Mesa no Instagram: “Com enorme tristeza, incredulidade e saudades imensas, comunicamos que nosso sócio, amigo, pai e marido Ricardo Castilho, nos deixou esta manhã. Um sujeito comprometido com o bom jornalismo, sócio leal, trabalhador incansável. Um dos maiores especialistas de vinho do Brasil. Pai amoroso e presente de Carol, Juninho e JP, e marido extraordinário de Claudia, foi um homem presente em cada momento de sua família. Deixa um buraco em nossas vidas, e de nossa equipe. Estamos arrasados”. u Sobre a partida precoce do amigo, Thales Guaracy publicou um texto no Facebook relembrando o convite feito para Castilho assumir o comando da Gula. Reproduzimos a íntegra na seção Memórias da Redação, na página 24. Morre Ricardo Castilho, referência no jornalismo gastronômico Ricardo Castilho

Edição 1.466 página 15 Curta-SP n A Associação Nacional de Jornais (ANJ) abriu as inscrições para a segunda edição do Data Day, que ocorrerá em 2 de julho, das 8h30 às 19h, no auditório da ESPM Tech, em São Paulo. Com o tema Inteligência artificial: ferramentas e oportunidades, a programação contará com especialistas em IA e profissionais líderes em tecnologia digital para compartilhar suas experiências, insights e melhores práticas no contexto. A inscrição é gratuita para profissionais dos associados de ANJ, Abert e Aner, enquanto os demais pagarão R$ 300. Interessados devem solicitar o link de inscrições pelo e-mail marly. [email protected] até as 18h de 26 de junho. SP-Interior n Kaito Lomartire, editor na EPTV em Ribeirão Preto por sete meses, que tinha, no total, quase 13 anos atuando em afiliadas Globo no Estado de São Paulo, mudou agora em junho para a Record News, em Araraquara. Ali chega na função de operador de controle mestre. n A EPTV, afiliada Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, e o g1 anunciaram a criação do Fato ou Fake regional, projeto que vai verificar informações relacionadas às regiões de Campinas, Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto e Sul de Minas. O lançamento oficial da iniciativa será no fórum Entre o fato e o fake: os desafios da informação nas eleições, promovido pelos veículos e pela Unicamp na próxima segunda-feira (24/6), a partir das 13h, no Centro de Convenções da universidade. As inscrições são gratuitas. Vaivém-SP n Anna Rangel deixou a direção do Poder360 após três anos de casa. Retorna a São Paulo para novos projetos, após quase cinco anos em Brasília. Anteriormente, atuou por pouco mais de três anos e meio na Folha de S.Paulo e por quase um ano e meio na Deloitte. n A Folha de S.Paulo promoveu uma mudança no comando de seu Núcleo de Lazer e da editoria Folhinha/Folhateen. Guilherme Genestreti, que era editor de Comida, Turismo e Guia da Folha, passa a responder por Turismo, Folhinha e Folhateen, enquanto Marília Miragaia, que há seis anos e meio vinha atuando como repórter, foi promovida a editora de Comida e do Guia da Folha. n Luis Artur Nogueira (ex-Jovem Pan, IstoÉ Dinheiro, Exame e Bandeirantes) é o novo comentarista de economia na Revista Oeste. Ele participa diariamente do recém-criado programa Faroeste à Brasileira, das 14h às 16h, no canal da revista no YouTube. n Martina Medina, profissional com passagens por Band, UOL, Folha, Valor Econômico e editoras Abril e Trip, assumiu o cargo de editora no Brasil de Fato. Anna Rangel Guilherme Genestreti Marilia Miragaia Luis Artur Nogueira Martina Medina Kaito Lomartire conitnuação - São Paulo n Reinaldo Lázaro Ruas, responsável pela fundação do Portal Prudentino, de Presidente Prudente, faleceu em 1º/6, aos 59 anos. Ele passou os últimos meses em tratamento, depois de um transplante de fígado. Com o órgão em pleno funcionamento, recuperado de uma forte infecção, sofreu dois AVCs durante sua internação no Hospital de Base de São José do Rio Preto. Deixou esposa, três filhos e dois netos. n Também em Presidente Prudente, morreu nesta semana o radialista Claudemir de Lima, conhecido como Kall, aos 58 anos, após dois anos de luta conta um câncer. Embora sonoplasta, em diversas ocasiões fazia entrevistas como repórter de campo para a Rádio Diário. Deixou esposa e dois filhos. Reinaldo Ruas

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