Edição 1.465 - 12 a 18 de junho de 2024 E mais... Soluções de comunicação e marketing que amplificam resultados WhatsApp (11) 93273-9831. Grupo VII Prêmio de Jornalismo em Seguros anuncia vencedores (pág. 2) Justiça obriga Globo a manter TV de Collor como afiliada (pág. 5) Serginho Groisman é Personalidade da Comunicação 2024 (pág. 9) n José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que foi um dos principais nomes da TV Globo, anunciou sua aposentadoria após 70 anos de trabalho em televisão. Sócio da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São José dos Campos, no interior de São Paulo, avisou aos funcionários da emissora que deixará o dia a dia da empresa e permanecerá apenas como sócio-proprietário. As informações são do F5 (Folha de S.Paulo). u Boni tomava decisões importantes e mantinha uma interlocução com a Globo ao lado de Roberto Buzzoni, outro ex-executivo da Globo que é seu sócio na TV Vanguarda. Com a aposentadoria dele, seus filhos Bruno Boni e Reynaldo Buzzoni passam a fazer essa interlocução com a Globo. u A trajetória de Boni na televisão começou em 1953, na extinta TV Tupi, onde trabalhou como redator. Depois, passou por TV Rio e TV Excelsior, até chegar ao Grupo Globo em 1967, quando comandou a direção de programação e produção da TV Globo. Em 1980, foi promovido à Vice-Presidência de Operações da emissora, função que exerceu até o final de 1997. Posteriormente, foi consultor da emissora até 2001. n O Diário Popular, de Pelotas, circulou nesta quarta-feira (12/6) com a sua última edição, dando fim às suas atividades após 133 anos. A publicação era a terceira mais antiga do Brasil ainda em atividade e foi uma das pioneiras do jornalismo no Rio Grande do Sul. De acordo com Lucas Kurz, chefe de Redação da publicação, o Diário não terá continuidade nem em versão digital, encerrando assim por completo a sua atuação. u Em carta de agradecimento publicada na abertura da edição final, a diretora superintendente Virgínia Fetter agradeceu aos leitores e aos profissionais que passaram pela casa e explicou que a crise financeira agravada após o início da pandemia chegou a um patamar que tornou insustentável a manutenção da publicação. n O canal CNBC Times Brasil, com Douglas Tavolaro à frente, contrata equipe para direção e gerência. Carolina Vargas – com 20 anos de experiência no setor de telecomunicações e mercado audiovisual – é a nova vice-presidente de Distribuição. Ailton Cavalheiro – ex-TV Globo, Record, Sony Channel e Netflix – é o head de Tecnologia e Operações. Roberta Ciasca – vinda de Warner Bros Discovery, Fox Brasil e Globosat – assume como head de Planejamento Comercial. E Maria Lígia Custódio – ex-China Media Group – está como head de Gestão Administrativa. Boni aposenta-se da televisão após 70 anos Roda Viva/YouTube Boni Diário Popular (RS) encerra atividades após 133 anos Capa final DP CNBC anuncia contratação de executivos Ailton Cavalheiro, Maria Lígia Custódio e Roberta Ciasca Carolina Vargas
Edição 1.465 página 2 Últimas n O jornalista Celso Augusto Schröder, diretor de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foi condenado pela Justiça do Rio Grande do Sul a indenizar o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Santos Gomes, por danos morais. O profissional também deverá arcar com honorários advocatícios e custos processuais. u Em 2021, Schröder publicou em suas redes sociais sobre o suposto envolvimento do vice- -prefeito e de sua esposa em ameaças e ataques à ex-deputada Manuela d’Ávila, que havia postado uma foto com sua filha de cinco anos. Outros colegas jornalistas e personalidades também publicaram sobre o suposto envolvimento do político no episódio. Porém, após a apuração dos fatos, foi provado que o vice-prefeito e sua esposa nada tiveram a ver com os ataques, e Schröder excluiu a publicação e se retratou. Porém, Gomes entrou com ação contra ele por danos morais. u Em nota, a Fenaj escreveu que “expressa preocupação com a crescente utilização de ações judiciais contra jornalistas e veículos de comunicação, conclama a categoria a também se solidarizar com Schröder”. Neste momento, o jornalista está em dificuldade financeira por ser uma das vítimas das enchentes que atingiram o Estado. Doações podem ser enviadas por meio da chave Pix 29022053991. n Em um evento que reuniu 170 convidados no Blue Note, em São Paulo, foram anunciados em 11/6 os vencedores do VII Prêmio de Jornalismo em Seguros. A iniciativa, organizada por Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Escola de Negócios e Seguros (ENS) e Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), reconheceu as melhores reportagens na cobertura de seguros dos anos 2023 e 2024, destacando 15 trabalhos em cinco categorias e distribuindo R$ 120 mil em prêmios. u “Esse prêmio está ganhando cada vez mais relevância entre os jornalistas”, destacou Carla Simões, superintendente-executiva de Comunicação e Marketing da Confederação Nacional das Seguradoras. “Foram mais de 300 matérias inscritas. Isso é reflexo do tamanho do setor segurador, que hoje é equivalente a 6% do PIB nacional. O prêmio faz parte também da nossa estratégia de democratizar o acesso aos produtos de seguros”. u O destaque da noite ficou com Kelly Lubiato, da Revista Apólice, eleita Jornalista do Ano em Seguros e vencedora da categoria Imprensa Especializada do Setor de Seguros com a reportagem Um mundo de oportunidades se abre aos 50+. André Felipe de Lima, também da Revista Apólice, e Denise Bueno, do InfoMoney, ficaram na segunda e terceira posições respectivamente. u Na categoria especial Prudential ASG & Seguros, o primeiro lugar ficou com Jamille Niero e Dhiego Maia, do InfoMoney, por Falta preparo ao Brasil para enfrentar fenômenos climáticos cada vez mais extremos. A segunda posição ficou com Sônia Araripe e Antonio Carlos Teixeira, da Revista Plurale, e o terceiro lugar foi para Daniela Frabasile, do B3 Bora Investir. u Em Audiovisual (Rádio e TV) o prêmio principal foi entregue para João Paulo Seabra, da Rádio Cultura FM de Belém, com uma série de quatro reportagens especiais sobre o mercado de seguros no Brasil. Completaram o pódio, na ordem, Andrielli Zambonin, Evandro Zucatti, Fabian Londero, Fernando Basei e Paulo dal Bello, da NSC TV, e Aline Albuquerque, da TV TEM/ Sorocaba. u Na categoria Mídia Impressa, Carol Kossling, do jornal O Povo (CE), foi a vencedora, com a reportagem Longevidade, sustentabilidade e ESG: os novos olhares do mercado de seguros, enquanto Sérgio Tauhata e Adriana Cotias, ambos do Valor Econômico, ocuparam a segunda e terceira posições. u E em Webjornalismo o primeiro lugar ficou com Cristiane Noberto, da CNN Brasil, pela reportagem Com oferta de seguros, setor privado busca alternativas para minimizar perdas de imóveis por mudanças climáticas. A segunda colocação ficou com Gustavo Rossetti Viana, do Valor Econômico, enquanto o terceiro lugar foi ocupado por Nathália Larghi e Marcelo D’Agosto, do Valor Investe. VII Prêmio de Jornalismo em Seguros anuncia vencedores Dyogo Oliveira (presidente da CNseg), Kelly Lubiato (Revista Apólice), Manuel Matos (vice-presidente da Fenacor) e Lucas Vergílio (presidente da ENS) Alisson Valentim Celso Schröder, diretor de Relações Internacionais da Fenaj, é condenado a indenizar vice-prefeito de Porto Alegre por danos morais Celso Schröder
Edição 1.465 página 3 n Estreia em julho O ponto, novo programa de análise política na CNN Brasil. Ancorado por Clarissa Oliveira, especializada na cobertura do tema, vai receber analistas e repórteres do canal, e convidados de outros veículos. Na pauta está a repercussão do principal assunto da semana, para uma abordagem em profundidade, com diferentes visões e contextos. u Clarissa está na CNN desde o ano passado. Antes, trabalhou na Folha de S.Paulo e no grupo O Estado de S. Paulo. Em Brasília, foi colunista do iG e dirigiu a sucursal desse portal, e foi também repórter especial da Band TV. Por último, era colunista de política e apresentadora na revista Veja, em São Paulo. Clarissa Oliveira comandará novo programa na CNN Clarissa Oliveira conitnuação - Últimas
Edição 1.465 página 4 conitnuação - Últimas n A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação Rio) anunciaram em 12/6 o início de um convênio de cooperação com o objetivo de aproximar os alunos da faculdade ao mercado das agências de relações públicas, que empregam cerca de 20 mil profissionais e faturaram mais de R$ 5 bilhões apenas em 2023. u O passo inicial foi dado com a palestra O mercado de comunicação corporativa, do presidente da Abracom, Fábio Santos, aos alunos de Comunicação Digital da FGV, no Rio de Janeiro, em 3 de junho (ver foto). u O convênio entre as duas instituições, liderado por Santos, pela Abracom, e pelo professor Felipe Sauerbronn, pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV, engloba a realização de seminários, ciclos de palestras, cursos e oficinas, além de treinamentos para os alunos. Também serão realizadas pesquisas em conjunto, visando tanto a capacitação dos futuros profissionais em comunicação corporativa quanto o desenvolvimento conjunto de novas soluções em cultura digital para o mercado. Abracom fecha parceria com FGV Objetivo é apoiar desenvolvimento profissional no segmento das agências de comunicação Nacionais n Paulo Gilvane Borges, na sua RadioWeb, agência de notícias de rádio, mobilizou a equipe de jornalismo do grupo para a cobertura dos estragos no Rio Grande do Sul desde o início das chuvas. Montou um QG na sede, que fica na região central de Porto Alegre, para facilitar o deslocamento das equipes para as áreas mais afetadas. u O gerente de jornalismo Cristian Pheula e o coordenador Leno Falk assumiram a responsabilidade de pautar e definir as diretrizes da cobertura. O trabalho foi guiado, além da prestação de serviço e utilidade pública, por um reforço no combate às fake news; por orientar a população, voluntários, entidades sobre o que estava sendo feito pelos governos nas três esferas; questionamento às causas da tragédia; e por tornar o conteúdo ferramenta de instrução e orientação para quem estava nas regiões mais abaladas. u À medida que os alertas previam cheias históricas, foi ampliado o grupo de trabalho na reportagem. Aos repórteres titulares – Alexandre Figueiredo, Diego Brião, Marcelo Vaz e Renê Almeida – juntaram-se, para suporte na cobertura, Rafael Ferri, Cristian Costa e Eduardo Covalesky. Os relatos dos fatos e podcasts estiveram a cargo de Alexandra Fiori, Aline Costa, Allan Barbosa, Carolina Cassola, Hiury Hdson, Ivson Gomes e Norberto Notari, e mais colaboradores. u A agência, com sucursais em São Paulo e Brasília, tem mais de 2.200 emissoras afiliadas e veicula cerca de 500 boletins por dia. Além do noticiário, produz podcasts e canais de rádio corporativa para empresas, entidades e instituições governamentais. Aceita sugestões de pauta no endereço [email protected]. RadioWeb amplia cobertura no RS n NSports, TV por assinatura que transmite eventos esportivos ao vivo e on demand, investe agora na produção de conteúdos originais. O canal estreia o programa semanal FalaMaria, comandado pelo trio de jornalistas de Esportes Cris Dias, Yara Fantoni e Renata Saporito. Outro semanal em estreia é Em dupla, que tem à frente o casal Jaque e Murilo, medalhistas do vôlei. u O canal é patrocinador oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) até 2028 e prepara a cobertura especial dos Jogos Olímpicos de Paris. Pioneiro na criação de canais oficiais de entidades esportivas no Brasil, como COB, Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), também oferece cobertura ao vivo de vários outros esportes. Mantém um hub de conteúdo esportivo por meio dos canais lineares, streaming, mídias sociais e eventos. Fala Maria NSports estreia programa semanal Felipe Sauerbronn (sentado, à esq.), Fábio Santos (ao centro, de casaco branco) e alunos da FGV
Edição 1.465 página 5 conitnuação - Nacionais n A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) determinou em 6/6, por dois votos a um, que a TV Globo deve manter o contrato de afiliação com a TV Gazeta, pertencente ao ex-presidente Fernando Collor, em Alagoas. O tribunal negou um recurso da Globo que questionava uma liminar de primeira instância que determinou a renovação compulsória por cinco anos entre as emissoras. A Globo deve recorrer agora ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). u A parceria entre os dois veículos existe desde 1975. A Globo alegou que não quis renovar o contrato com a TV Gazeta, destacando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em esquema no qual utilizava a TV Gazeta para receber propina. A Globo já tem um acordo verbal com a TV Asa Branca para ser a nova afiliada da emissora em Alagoas. u Em novembro do ano passado, a TV Gazeta entrou na Justiça pedindo que a Globo não rompesse o contrato de afiliação, sob a justificativa de que, sem o aporte financeiro da emissora carioca, não conseguiria pagar dívidas estabelecidas em seu plano de recuperação judicial. Além disso, sem o dinheiro da Globo, haveria demissões em massa e a extinção de ao menos 209 dos 279 postos de trabalho da empresa. u A TV Gazeta chegou a conseguir uma liminar que obrigava a Globo a renovar o contrato de afiliação até 2028, mas a decisão foi derrubada no início de janeiro. Por decisão judicial, a emissora mantém o sinal da Globo até o julgamento do caso. TJ-AL nega recurso e Globo é obrigada a manter TV de Collor como afiliada em Alagoas EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Sandra Roza, especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), ministrou uma aula como parte do curso Diversidade, Inclusão e Outros Formatos no Jornalismo Pós-Digital, promovido pela Rede Jornalistas Pretos em parceria com a Escola de Comunicação da UFRJ. Durante o encontro, Sandra destacou a importância das políticas de diversidade nas empresas e na comunicação social. Ela discutiu os principais pilares das políticas de DEI, identificando grupos que devem ser contemplados, como negros, mulheres, pessoas com deficiência, povos originários e a população LGBTQIA+. Sandra utilizou dados para ilustrar a sub-representação desses grupos em posições de liderança dentro das empresas, apontando a necessidade de um alinhamento entre a representação interna das organizações e a diversidade da sociedade. Leia a reportagem completa. Sandra Roza Arquivo pessoal A importância da política de diversidade nas empresas e na comunicação
Edição 1.465 página 6 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Jornalismo climático: pesquisa da Earth Journalism Network questiona prática de ouvir os dois lados e examina barreiras na cobertura Uma nova pesquisa da Earth Journalism Network (EJN), apresentada como a mais ampla realizada recentemente, levantou uma questão que vem ganhando espaço nos debates sobre jornalismo climático: o princípio clássico de incluir os dois lados em uma reportagem. O estudo foi baseado em pesquisa com 744 jornalistas em 108 países, 30% especializados e 70% generalistas, combinando respostas a questionários estruturados e entrevistas em profundidade. Os autores são acadêmicos da Universidade Deakin, na Austrália. Covering The Planet (Cobrindo o Planeta) traz boas e más notícias para quem acredita no jornalismo como instrumento capaz de mudar o rumo da crise do clima: o espaço para o tema aumentou em dez anos, mas problemas como financiamento e ameaças impedem que a cobertura seja compatível com a gravidade da situação. Ao explorar como os jornalistas fazem suas reportagens, a pesquisa constatou que o conceito de “equilíbrio” − escrito assim mesmo, entre aspas − ainda é usado em muitos países, resultando na inclusão de fontes “céticas” nas reportagens: 62% dos entrevistados disseram seguir essa prática. No Brasil, 43% dos jornalistas participantes afirmaram fazê-lo. Em 11 países a taxa de resposta positiva à pergunta superou 80%, chegando em alguns casos a 100%. O relatório considera esse comportamento “surpreendente e perturbador”, salientando que a norma jornalística de equilíbrio é problemática diante da constatação de que a maioria das pessoas forma sua opinião sobre as mudanças climáticas por meio da imprensa. E muitas delas podem acreditar que a ciência sobre as alterações climáticas ainda está sendo debatida, sem que a influência das ações humanas tenha sido claramente confirmada, diz o estudo. Os autores afirmam que ainda há um longo caminho a percorrer em vários países para que a imprensa retrate com precisão as alterações climáticas, e sugere que os jornalistas recebam formação em ciência para construir seu próprio conhecimento baseado no consenso cientifico. Ativismo ou jornalismo? Outros princípios do jornalismo questionados no Covering The Planet são os da objetividade e imparcialidade, colocando em pauta a extensão do ativismo na cobertura climática e a dificuldade de jornalistas que vivem em regiões afetadas por problemas climáticos não transferirem suas vivências para as matérias. Esse ângulo foi explorado nas entrevistas em profundidade, que mostraram opiniões bem diferentes sobre o que seria caracterizado como ativismo ou jornalismo − e se o que é visto por alguns como ativismo deve estar presente no jornalismo. Um jornalista do Equador disse: “Defender o clima não é ativismo, é uma coisa óbvia, como defender direitos humanos ou de gênero”. Já um britânico foi para o lado oposto: “Não vamos defender ou pedir ação”. Cobertura longe do ideal Embora o volume de cobertura venha aumentando em quase todos os países pesquisados − 82% dos jornalistas entrevistados relataram que clima e ambiente têm agora muito mais espaço do que há uma década −, a maioria acha que ele ainda está longe do ideal. Para 76% dos entrevistados, a escassez de recursos financeiros limita ou impede as coberturas, que muitas vezes dependem de viagens ou de um longo tempo dedicado a uma investigação. As ameaças também emergiram como preocupações. Quase quatro em cada dez jornalistas entrevistados relataram que se sentem ameaçados ao fazerem matérias ambientais. E a mesma proporção admitiu que pratica a autocensura, deixando de cobrir questões relacionadas ao clima ou calibrando a abordagem. Essas ameaças em sua maioria partem de pessoas ou organizações que exercem atividades ilegais − e o caso do jornalista inglês Dom Philips é uma triste lembrança de que esse medo não é infundado. O que falta? Em uma lista de desejos para tornar a cobertura climática e ambiental mais extensa e aprofundada, o item mais votado no estudo da ENJ foi financiamento, necessidade citada por 79% dos entrevistados. Em seguida aparecem treinamentos e workshops presenciais (75%); bolsas para participação em conferências (72%); mais acesso a dados relevantes (67%) e a fontes especializadas no assunto (60%).
Edição 1.465 página 7 conitnuação - MediaTalks HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Donald 90 − A primeira aparição do Pato Donald na tela foi no curta de animação intitulado “The Wise Little Hen”, há 90 anos. Ele foi concebido como um personagem coadjuvante, mas sua popularidade imediata fez com que a Disney passasse a usá-lo extensivamente em histórias em quadrinhos e curtas de animação que vieram em seguida. E poucos anos depois de sua estreia, em 1934, o Pato Donald já havia alcançado um status de celebridade comparável ao de Shirley Temple ou de Greta Garbo. Da prisão ao exílio − Condenado em julho de 2022 a cinco anos de prisão e sofrendo problemas de saúde, o jornalista Lázaro Yuri Valle Roca foi libertado em Cuba sob a condição de sair do país, tendo seguido imediatamente para o exílio nos EUA. Valle foi acusado pelo governo de desacato e compartilhamento de “propaganda inimiga” devido a um vídeo publicado no seu canal no YouTube, Delibera, que mostrava panfletos pró-democracia atirados de um edifício na capital, Havana. A polícia relacionou o jornalista à impressão dos cartazes. Segundo o Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ), ele chegou aos EUA sob liberdade condicional humanitária no dia 5 de junho, ao lado da mulher, também jornalista. Instituto Dom Philips − “Amazônia Sua Linda!”, frase usada pelo jornalista inglês Dom Philips em sua última postagem nas redes sociais antes de ser assassinado no Vale do Javari, em 5 de junho 2022, é o nome do primeiro projeto de um instituto criado em homenagem a ele por sua viúva, Alessandra Sampaio, ao lado de amigos e apoiadores. Philips, que morava no Brasil e colaborava jornais internacionais como o The Guardian e o Washington Post, estava escrevendo um livro sobre a Amazônia quando morreu junto com o indigenista Bruno Pereira, um crime que chocou o mundo e chamou a atenção para os riscos do jornalismo ambiental. Ao inaugurar o Instituto em 2/6, às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, Alessandra disse que o objetivo é usar a educação como ferramenta principal para inspirar o interesse da população sobre a importância da proteção da floresta amazônica e os povos que a habitam. Morrem Michael Mosley... − Após cinco dias de buscas, o corpo do jornalista médico Michael Mosley, de 67 anos, uma das personalidades mais conhecidas da TV britânica, foi encontrado em 9/6 em uma encosta rochosa na ilha grega de Symi, onde ele passava férias com a mulher e amigos. Apresentador de programas na televisão e podcasts, criador de documentários, autor de livros e atualmente comentarista da rede ITV, ele era reconhecido por simplificar assuntos complexos de saúde e por experimentar dietas, vaping e até vermes no intestino para contar ao público seus efeitos de forma personalizada e convincente. Mosley saiu para uma caminhada sob temperatura de 37º no início da tarde e aparentemente pegou um caminho errado, em um local árido. O corpo foi encontrado junto a uma cerca a 100 metros de um bar de praia, para onde ele poderia estar se dirigindo a fim de obter ajuda. ...e Christophe Deloire − Christophe Deloire, secretário-geral da organização de liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras, morreu em 8/6 em Paris após uma batalha contra um câncer. Ele tinha 53 anos. Ex-repórter investigativo de TV e mídia impressa na França, Deloire ocupava o cargo desde 2012, tendo se tornado a principal face da entidade na arena pública. Em nota, a RSF destacou seu papel como “defensor incansável, em todos os continentes, da liberdade, independência e pluralismo do jornalismo, num contexto do caos da informação”. “O jornalismo foi a luta da sua vida, que travou com convicção inabalável”, diz a nota. Esta semana em MediaTalks Dom Philips divulgação Instituto Dom Philips
Edição 1.465 página 8 Seis empresas de comunicação juntaram forças para oferecer ao mercado um formato novo de atendimento, que reúne todos os serviços concentrados num único hub de comunicação, o BigBang.com. “Unidos, podemos ajudar nossos clientes de uma forma mais eficiente, com um portfólio completo de serviços. Nosso negócio não pode ter limites que separem o PR da produção de conteúdo, que por sua vez não pode estar separada das campanhas online ou de mídia programática. O que vamos oferecer são Soluções Integradas de Comunicação, seja qual for a ferramenta utilizada”, explica Marco Antonio Sabino, CEO da S/A Comunicação, que voltou para o mercado há poucas semanas. Unidas, essas agências já chegam como um grande player do mercado, com um time de quase 300 profissionais e um faturamento somado de cerca de R$ 70 milhões em 2023. Além da S/A Comunicação, integram a BigBang.com a Conteúdo (também especializada em PR) em São Paulo, a DGBB em Brasília, a Estratégica (publicidade on e offline) no Rio de Janeiro, a Qualimedia (digital, BI e IA) e a Infiniti (produtora de conteúdo). A BigBang.com vai prestar serviços de PR, assessoria de imprensa, media training, relação com influenciadores, produção de conteúdo (inclusive vídeos e motions), campanhas publicitárias on e offline, podcasts, gestão de crises, advocacy, projetos branding, planos de ESG, de ga meficação e até uso de inteligência artificial aplicado na comunicação, entre outros. A iniciativa junta também profissionais várias vezes premiados e consagrados no mercado: Cláudio Sá e Roberta Montanari – Conteúdo; Bernardo Brandão – DGBB; Amândio Aleixo – Estratégica; Beni Biston – Qualimedia; Alberto Luchetti – Infiniti; além de Marco Antonio Sabino – S/A Comunicação. Para Claudio Sá, sócio da Conteúdo, uma agência consagrada, com mais de 20 anos de mercado, a BigBang.Com vai permitir “entregas criativas de jovens profissionais, dirigidos por gente experiente, que esteja pressente no dia a dia da conta, com rodagem para saber o que fazer nas situações mais complexas e que deem tranquilidade para os gestores e para o C-Level”. A DGBB, de Bernardo Brandão, trará sempre a visão de Brasília: “Os clientes querem agências completas em suas estruturas de atendimento, mas que trabalhem com a dedicação de uma butique de comunicação; querem parceria, trabalhar juntos, com agências bem relacionadas, que trabalhem de forma proativa. E esse vai ser nosso diferencial aqui em Brasília, em São Paulo ou no Rio de Janeiro”. A BigBang.com, além deste hub de serviços de comunicação, nasce com outros diferenciais. Como o investimento em BI e IA. “Muita gente fala que tem e sabe como usar essas duas ferramentas, mas na verdade cria um ou dois dashboards e vende como um produto. O BI é pressuposto de trabalhos qualificados e a IA já é nosso dia a dia. Essas não são áreas separadas dentro das nossas estruturas. Estão integradas”, pontua Beni Biston, da Qualimedia. Alberto Luchetti, da Infiniti, dá o tom do astral da BigBang.com: “Nossa aposta é em um time de gente feliz, motivada por estar ali. Para isso, vamos buscar inovar em políticas de gestão de pessoas e carreiras, valorizando os profissionais de verdade e permitindo que eles se sintam integrados nas decisões e estratégias. E sempre com os seniores por perto”. E brinca: “Chegamos já de cabelos brancos, mas com corpinho e fôlego de 20”. “O nome BigBang.com chega como uma explosão de novas ideias, tendências e busca incessante por resultados para nossos clientes”, diz Amândio Aleixo, da Estratégica, animado com a união das seis agências. “Agora, é só marcarmos uma conversa para te apresentar nossas ideias”, completa, direto ao ponto. Mais informações com Claudio Sá ([email protected] e 11-99945-7005); ou Marco Antonio Sabino (sabino@sabinoeassociados. com.br e 11-99934-9666); ou Bernardo Brandão ([email protected]. br e 61-98162-6759). BigBang.com traz a nova tendência do mercado: a união de profissionais e agências consagradas, em um hub de comunicação full service Iniciativa nasce com esc ritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, R$ 70 milhões de faturamento e 300 profissionais especializados em comunicação 360 De pé, da esquerda para a direita: Amândio (Estratégica), Sabino ( S/A), Claudio Sá (Conteúdo), Luchetti (Infiniti) e Beni (Qualimidia). Sentados, da esqueda para a direita: Bernardo (DGBB), e Roberta (Conteúdo) Branded content
Edição 1.465 página 9 Comunicação Corporativa n O Prêmio Personalidade da Comunicação, que homenageia grandes nomes da comunicação e do jornalismo brasileiro, e que é conferido pelos profissionais de comunicação corporativa dentro do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, será entregue este ano ao jornalista e apresentador Serginho Groisman. Um dos mais importantes nomes da televisão brasileira nessas últimas três décadas, ele desde outubro de 2000 dirige e apresenta o programa Altas Horas, que vai ao ar aos sábados pela Rede Globo. u Expoente do cenário cultural, em especial do universo musical, pela permanente e generosa abertura que promove para os artistas brasileiros, Serginho será homenageado na noite de 29 de agosto, a partir das 19h, em cerimônia programada para a Unibes Cultural e que será também aberta aos jovens comunicadores para uma roda de conversa com ele. u O primeiro programa que Serginho Groisman apresentou e dirigiu na televisão foi o TV Mix, na TV Gazeta, no fim da década de 1980. Mas foi com Matéria Prima, na TV Cultura, em 1990, que nasceu o formato que o consagraria, com perguntas feitas pela plateia, constituída de jovens. Levou a fórmula para o SBT e ali ficou por nove anos com o Programa Livre, até ser convidado pela Globo, onde estreou com o Altas Horas em outubro de 2000 – antes, porém, em 1999, apresentou na Globo o Festival da Música Popular Brasileira, que teve apenas uma edição. u Serginho é também padrinho do Troféu HQMIX, considerado o Oscar dos Quadrinhos brasileiros, sendo o apresentador oficial da cerimônia de premiação desde a primeira edição, em 1988. u Ao receber o troféu de Personalidade da Comunicação – 2024, ele passa a integrar uma galeria que já conta com os seguintes nomes: José Hamilton Ribeiro (1999), Vera Giangrande (2000), Miguel Jorge (2001), Alberto Dines e Paulo Nassar (2002), Mino Carta e Gaudêncio Torquato (2003), Ruy Mesquita (2004), Roberto Civita (2005), Otávio Frias de Oliveira (2006), Johnny Saad (2007), Maurício Azêdo e Audálio Dantas (2008), Nelson Sirotsky (2009), J. Háwilla (2010), José Marques de Melo (2011), Antonio Augusto Amaral de Carvalho, Tuta (2012), Caco Alzugaray e Domingos Alzugaray (2013), Miriam Leitão (2014), Vera Brandimarte (2015), Fátima Turci (2016), Boris Casoy (2017), Marcos Mendonça (2018), Laurentino Gomes (2020), Elifas Andreato (2021), Caco Barcellos (2022) e Mauricio de Sousa (2023). n Cerca de 3.500 usuários já acessaram a edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa desde 15 de maio, quando foi lançado em versão digital. Em page views, a audiência já havia superado, em 12/6, 104 mil visualizações. u “Boa parte dessa audiência”, diz Marco Rossi, diretor da Mega Brasil, “deve-se à enorme repercussão da publicação nas redes sociais, em especial no Linkedin, onde anunciantes, fontes e leitores de um modo geral – além de nós, editores, obviamente – compartilham os vários conteúdos abordados, entre eles indicadores setoriais, artigos e reportagens, bem como o Ranking das Agências de Comunicação”. u A edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa reúne, em suas 352 páginas, artigos e depoimentos de mais de uma centena de executivos e empresários da comunicação corporativa. Com participação de 211 agências, a Pesquisa Mega Brasil trouxe como um de seus dados mais importantes a marca histórica de faturamento, que pela primeira vez atingiu 1 bilhão de dólares. u Clique aqui para ver a edição completa. Interessados na edição impressa, que também já está disponível, podem fazer a solicitação pelo e-mail [email protected] ou clarafrancisco@ megabrasil.com.br. Ela custa R$ 120 + R$ 25 de postagem. Bahia n Cíntia Liberato está de cargo novo na Bracell. Ex-Ceconsud e com 1 ano de casa, ela passa de gerente de comunicação a gerente de comunicação, relações institucionais, responsabilidade social e relações com a comunidade. Brasília n Renata Veríssimo está de volta à GBR Comunicação, como diretora, após um hiato de 6 meses, em que atuou como consultora da Caixa Econômica Federal pela InPress Porter Novelli. Na primeira passagem, ali esteve por 3 anos e 7 meses. Em redação, atuou em Estadão, Agência Estado, Gazeta Mercantil e Rede Globo, entre outros. n Wagner Leitzke, head de mídia social, deixou a Samba Digital, em que esteve por 8 anos e 9 meses, até abril, e partiu para nova jornada como head de digital na End to End, que atua no segmento de esporte. Serginho Groisman é a Personalidade da Comunicação 2024 Serginho Groisman Edição digital do Anuário da Comunicação Corporativa supera 100 mil visualizações Cíntia Liberato Renata Veríssimo Wagner Leitzke
Edição 1.465 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Bianca Nigres, gestora nacional de PR e Imprensa, despediu-se em abril da Energisa, onde esteve por 9 anos e 8 meses, para assumir a Diretoria de Comunicação Corporativa do Grupo Enzo, que atua no segmento automotivo. Essa é a sua segunda passagem por lá. Antes, foi gerente de marketing por 3 anos e 7 meses. Paraná n Maria Eduarda Eurich, ex-estagiária, que estava na função de analista de comunicação, deixou a Mapa360 em abril, após 1 ano e 4 meses de casa, seguindo diretamente para a P+G | Trendmakers, como assessora de imprensa e RP. Rio de Janeiro n Renata Monteiro, que foi por 2 anos e 9 meses especialista de comunicação e marketing na Eneva e que já esteve em SulAmérica, BG Group e Raízen, começou em maio como coordenadora de comunicação corporativa na Bram Offshore. n Tiana Ellwanger mudou de área na Petrobras, companhia em que está há 15 anos. Deixou a Gerência Setorial de Atração, Jornada e Experiência para assumir a de Cultura, Clima e Diversidade. n Mauro Tagliaferri assumiu, no início de maio, a nova área de Comunicação da fintech InoveBanco, organização para a qual já vinha prestando consultoria e alguns treinamentos em comunicação, desde que foi criada como uma subadquirente de meios de pagamento. Mauro foi por muitos anos repórter em veículos de prestígio da grande imprensa como Folha de S.Paulo (4 anos), TV Globo (pouco mais de 8 anos), SBT (1 ano) e Record TV (quase 6 anos e meio). Por último, foi âncora da Nova Brasil FM por quase 4 anos. E mais... n Alethéia Rocha, ex-CoWork, que estava há 2 anos e meio como head de digital e planejamento na Tamer Comunicação, deixou a agência em junho para assumir a Diretoria de Reputação e Estratégia da Stratlab Inteligência Digital, agência de marketing B2B, dirigida por Fernanda Nascimento e Cristovao Wanderley. Chega com o desafio de estruturar a área de Comunicação e Reputação da empresa. n Anne Fadul, ex-Fiesp, Loures e FSB Comunicação, que foi cofundadora e COO da Pina, está desde o início do ano como sócia-diretora da agência Pub. Mato Grosso do Sul Bianca Nigres deixa a Energisa e começa no Grupo Enzo Bianca Nigres Maria Eduarda Eurich Renata Monteiro Tiana Ellwanger n A Tokio Marine Seguradora internalizou a estrutura de Relações Públicas. Com isso os contatos com a imprensa passarão, a partir de agora, a ser conduzidos pela equipe da empresa, pelo e-mail assessoriadeimprensa@ tokiomarine.com.br. Na linha de frente estão Cátia Santana (catia.santana@), Thaís Simões (thais.simoes@), Vitória ‘Vick’ Rocha (vitoria.rocha@), recém- -contratada, e Gustavo Rio Branco (gustavo.riobranco@), também recém-chegado, sob a liderança do diretor de Estratégia de Crescimento e Marketing, Flávio Otsuka de Castro (flavio. castro@). São Paulo Tokio Marine internaliza estrutura de Relações Públicas Vick (esq.), Thaís, Flávio, Catia e Gustavo Mauro Tagliaferri assume a comunicação do InoveBanco Mauro Tagliaferri Alethéia Rocha Anne Fadul
Edição 1.465 página 11 n Caio Morgatto Gomes despediu-se em maio da Omoda | Jaecoo Brasil, em que esteve por 7 meses. Antes, ele foi por 7 anos e 3 meses da comunicação da Ford, como analista. n Christine Lages, que foi por 2 anos e 4 meses da Oi (era sua segunda passagem por lá), até janeiro, como consultora de conteúdo digital, começou como gerente de comunicação corporativa no Grupo L’Oreal. Ela também esteve em Invepar, por 3 anos e 4 meses, e Empresa Olímpica Municipal, por 4 anos e 3 meses. n Everton Calício assumiu no início de junho o atendimento de imprensa na Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, pela InPress. Antes, esteve por 2 anos e 3 meses como assessor de imprensa pleno na VFR Comunicação. n Gustavo de Alcântara, ex-estagiário da RPMA, que depois atuou por 11 meses na Edelman, como PR interno da DJE Holdings, deixou a agência em maio. n Hérica Machado, coordenadora de comunicação e experiência de marca, que foi por 14 anos da Claro, deixou a companhia em março. Ela também já esteve em Azuli Marketing (1 ano e 5 meses) e Rapp (1 ano e 9 meses). n Jessyca Souza Caires deixou a NB Press, onde era assessora de imprensa e ficou por 3 anos e 2 meses, até abril, e seguiu para o Grupo Trama Reputale, como executiva de atendimento. Também esteve por 3 anos e 2 meses na Universidade Bras. n Junior Monte, executivo de atendimento júnior, despediu-se em abril da And,All, agência em que esteve por pouco mais de dois anos, considerando também o período de MSL Global. n Ludmilla Gruppi Marchionni, especialista em comunicação interna e externa, deixou a Kavac. com em maio, após 2 anos e 10 meses de casa. Ela foi anteriormente, por pouco mais de 2 anos, assessora de comunicação e relacionamento com a imprensa e influenciadores digitais da Globo, e, antes ainda, consultora da Weber Shandwick por 1 ano. Caio Morgatto Gomes Christine Lages Everton Calício Gustavo de Alcântara Hérica Machado Jessyca Souza Caires Junior Monte Ludmilla Gruppi Marchionni n Márcia Avruch, que até março e por 3 anos e meio atuou na CDI, começou em maio como gerente de atendimento na GBR Comunicação. Antes, no jornalismo, passou por veículos como Gazeta Mercantil, Forbes e Valor Econômico, e também esteve por 15 anos e 11 meses na PwC, como gerente de comunicação. n Matheus Fortes, executivo de atendimento, deixou o Grupo Fala em abril, após 7 meses de casa. Ele foi anteriormente de Imagem Corporativa (1 ano e 7 meses) e Comunicativa Associados, na Bahia (4 anos e 2 meses). n Nathalia Ferreira, ex-RPMA e NR7, que foi por pouco mais de um ano executiva de atendimento da FSB Holding, até maio, mudou na sequência para a Weber Shandwick, onde assumiu o cargo de executiva sênior para as marcas da categoria Spreads da BRF (Qualy, Deline e Claybon). n Rafaela Sassati, que esteve por 2 anos na BCW Brasil, incluindo período de estágio, começou em abril como executiva júnior na Oliver Press. Márcia Avruch Matheus Fortes Nathalia Ferreira Rafaela Sassati conitnuação - Comunicação Corporativa
Edição 1.465 página 12 n Rodrigo Lage, diretor de design, despediu-se em maio da FSB Holding, após 1 ano e 3 meses de casa. Antes, dentro do próprio grupo, atuou por 3 anos e meio na FSB Comunicação, liderando a mesma área de design, mais insights e inovação. Atuou ainda na Máquina CW como gerente por pouco mais de 4 anos. n Thais Thomaz, ex-Bridgestone, Hill+Knowlton e InPress Porter Novelli, despediu-se no início do ano do Publicis Groupe, onde esteve por 6 anos e 4 meses como gerente de contas sênior da MSL. Rodrigo Lage Thais Thomaz n A Lema+ celebra a chegada de quatro marcas ao portfólio de clientes: a companhia aérea Azul, a marca de cerveja Sol (Grupo Heineken), a empresa social MOL Impacto e a fintech Nomad. As contas serão dirigidas pelos sócio-diretores Leandro Matulja, Leticia Zioni e Guilherme Maia e terão no atendimento e planejamento os gerentes de conta Ana Luiza Galvão, Carolina Castelo e Maria Lucila Zioni Gomes; os gerentes de PR Luís Dolci e Ana Cláudia Luiz; a coordenadora de Comunidades & Influência Izabella Battonyai; os coordenadores de Brand PR Bruno Bataglioto e Carolina Bressane; o gerente de estratégia criativa Felipe Vaitsman; o coordenador de estratégia criativa Luis Henrique Sorroche; a líder de estratégias de dados Bianca Barini; e a gerente de produção Magda Castagna. n A agência Cappuccino, que faz parte do Coletivo Weber Shandwick, conquistou a conta do Grupo Carrefour Brasil, para gerenciar sua estratégia digital institucional. O objetivo é expandir a relação da empresa com a sociedade e reforçar a perspectiva institucional, sobretudo em três pilares: combate à fome e à desigualdade; promoção da inclusão e diversidade; e proteção do planeta e biodiversidade. A conta contará com o acompanhamento dos copresidentes Vitor Elman e Rodrigo Martinez. conitnuação - Comunicação Corporativa n A InPress Porter Novelli assumiu a conta de comunicação do Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 120 anos de mercado. A agência responderá pelo relacionamento com as mídias, gerenciamento de temas sensíveis e ações de PR. A conta integra o núcleo liderado pela diretora Fernanda Burjato e terá Leticia Schustoff como gerente de atendimento e integração. Dança das contas Lema+ conquista contas de Azul, cerveja Sol, empresa social MOL Impacto e fintech Nomad Cappuccino assume a estratégia digital institucional do Carrefour InPress Porter Novelli passa a atender à conta do Sicredi n A Approach, por meio de sua empresa de sustentabilidade Juntos, conquistou a conta da Brazilian Week, plataforma de negócios internacionais voltada para a sustentabilidade e nova economia, que nasce com uma intensa programação de eventos marcados para o período de 11 a 15 de setembro, em Nova York. u Criada com a missão de promover o diálogo inclusivo e colaborativo para soluções inovadoras e sustentáveis e sob os eixos de economia criativa, desenvolvimento sustentável e transição energética, a plataforma contará com uma conferência, um evento business, um espaço de experience, um festival cultural e um bureau permanente na cidade norte-americana. Sob a direção de Marcelo Vieira, a Juntos, além do trabalho de comunicação, faz parte do comitê curador do evento. Outras informações com Adriana Freitas no 21-99999-1862. Approach/Juntos responderá pela comunicação da Brazilian Week
Edição 1.465 página 13 Junia Nogueira de Sá conitnuação - Comunicação Corporativa n Dois dos eventos programados pela Aberje acontecerão na última semana de junho. u O primeiro é o Aberje Trends, que chega à oitava edição no dia 25, no Teatro Bravos, em São Paulo (Rua Coropé, 88, Pinheiros), e que colocará em discussão o tema Transições: contextos, tecnologias e competências que vão transformar ainda mais a comunicação empresarial. u O evento será aberto por Rafael Sbarai (do Cartola Express, da Globo) e terá, na sequência a presença internacional de Shahar Silbershatz, CEO da Caliber. A programação conta ainda com cinco mesas de debate e palestras especiais com Fábio Mello (empresário de atletas e ex-jogador de futebol) e Letícia Vidica, apresentadora, escritora e colunista do site Mina Bem-Estar. u Também estão confirmadas no evento as participações de Adriana Moucherek (Ajinomoto), Ana Sanches (Anglo American), Ana Toni (Secretaria Nacional de Mudança do Clima), Claudia Muchaluat (Intel), Fabio Rua (GM), Hamilton dos Santos (Aberje), Jerome Cadier (Latam), Karina Monaco (Basf), Leandro Conti (Hotmart), Leandro Freitas (Vivo), Malu Weber (Aberje e Bayer), Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco), Paulo Nassar (Aberje), Pedro Zannoni (Lacoste), Ricardo Castellani (Novo Nordisk), Sergio Fausto (Fundação FHC), Silvia Penna (Uber) e Suelma Rosa dos Santos (Pepsico). Informações e inscrições aqui. n O segundo evento da entidade irá de 28/6 a 16 de agosto. É o curso Comunicação Estratégica e Gestão de Controvérsias. Serão oito encontros online, sempre às sextas-feiras, das 9h às 12h, sobre temas da agenda ESG, como governança, ética, compliance, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, eficiência energética, tecnologias limpas, segurança alimentar, conservação da biodiversidade, entre outros. O conteúdo também abordará o uso da linguagem para a criação de narrativas que contribuam para o desenvolvimento humano vs. a incitação do ódio e da violência via a criação de fake news, e o uso da inteligência artificial, sua contribuição para os negócios e aumento da produtividade, bem como eventuais impactos negativos e limites éticos. u Coordenado pelos professores Carlos Parente e Paulo Nassar, o curso será ministrado por 15 profissionais que trarão sua visão de mercado e experiências para contextualizar desafios atuais e futuros e como trabalhar a comunicação nesses diferentes contextos de forma assertiva e estratégica. Outras informações e a programação completa aqui. Pelo mercado n Nadia Andrade, ex-chefe de Operações da Ideal, está empreendendo com a Diversah-Consultoria de Design de Relações Colaborativas, agência que fundou em novembro de 2022. “O propósito”, diz ela, “é diversificar a forma como estamos habiPelas instituições Aberje promove o Aberje Trends e o curso sobre Comunicação Estratégica e Gestão de Controvérsias tuados a nos comunicar – sem escutar e com foco na cultura da competição –, trazendo elementos da comunicação consciente, metodologias colaborativas e desenvolvimento humano”. As estratégias envolvem workshops colaborativos e treinamento de comunicação para equipes e lideranças, consultoria para transformação de cultura e mentoria para momentos de transição, como processos de fusões e aquisições. Os contatos dela são [email protected], www. diversah.com e 11-99969-4899. Agenda-RJ 20/6 (quinta-feira) – n O auditório da Neonergia, no Rio de Janeiro (Praia do Flamengo, 78), sediará, das 8h30 às 12h30, a sétima edição do encontro Diálogos Supera, que debaterá o tema Engajamento em ESG, comunicação na transformação, IA e liderança. O encontro tem confirmadas as participações de Júlia Lomba (White Martins), Isabela Salgado (Ipiranga), Roje Cursino (Beehome), Ananda Santos (Vale), Fernanda Amaral (Naturgy) e Vanessa Teixeira (Prumo Logística), com mediação de Carolina Paiva (TIM) e José Luis Ovando (Supera). Informações e inscrições aqui. Agenda-SP 20/6 (quinta-feira) – n Pedro Cadina, CEO da Vianews, estreia na literatura de ficção com o romance Os crimes do Jardim Celeste, pela Patuá. A obra é um thriller policial que se passa em São Paulo, entre hotéis de luxo e espaços periféricos da cidade. O lançamento está marcado para as 19h, na Patuscada (rua Luís Murat, 40). Nadia Andrade I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM.
Edição 1.465 página 14 conitnuação - Comunicação Corporativa n Faleceu em 31 de maio, em decorrência de um câncer no pâncreas (poucos meses após receber o diagnóstico), Floreal Rodriguez Rosa, profissional que atuou como jornalista, em veículos como Estadão e Exame e que, na segunda fase da carreira, migrou para a área de consultoria, especializando-se nos segmentos de desenvolvimento de lideranças executivas e de governança corporativa. u Fiel leitor deste J&Cia por anos, ele trabalhou até dias antes de sua morte, aos 78 anos. Em Exame, atuou numa fase histórica, sob o comando de Guilherme Veloso e Rui Falcão e ao lado de nomes como Cida Damasco, Octavio Costa, José Paulo Kupfer, Marcelo Bairão e Cleyton Netz, entre outros. Deixou cinco filhos e dois netos. (Ver Memórias da Redação, na pág. 29) Pingo nos is – n Renata Piñeiro, da equipe de comunicação da Ocyan, citada em J&Cia 1.464 com a função de assistente, é, em verdade, especialista em comunicação e está na organização há 1 ano e 4 meses, após quase nove anos de CDN. O adeus a Floreal Rodriguez Floreal Rodriguez Renata Piñeiro Por dentro da Comunicação Pública O 5º Fórum Nacional de Secretários de Comunicação, realizado nos dias 4 e 5/6, em Brasília, reuniu o ministro interino da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), Laércio Portela, com 26 secretários estaduais. Os principais temas discutidos foram o combate à desinformação online, a regulamentação de redes sociais, as pesquisas como ferramentas de gestão, a inteligência artificial na comunicação pública e como utilizar o live marketing na comunicação governamental. Igor Marques, secretário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, foi eleito por aclamação e empossado como novo presidente do Conselho, para o mandato de um ano. O Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, que agora ganhou forma jurídica e CNPJ, teve André Curvello, secretário da Bahia, como seu primeiro presidente. Os participantes assinaram uma carta-compromisso que prioriza a defesa intransigente da liberdade de expressão, o fortalecimento da comunicação pública, a defesa do jornalismo profissional, o combate firme à desinformação, além de registrar solidariedade às vítimas da tragédia climática sem precedentes no Rio Grande do Sul. A ABCPública foi representada no evento pela presidente Cláudia Lemos, que falou sobre a importância da Comunicação Pública no Brasil do Século XXI. A presidente da ABCPública destacou que a comunicação pública é uma comunicação que fala com o cidadão, pensa no interesse dele: “E, para isso, é preciso informar os direitos das pessoas, explicar como elas podem participar da formulação de políticas públicas ou como podem ter acesso a dados de transparência”. Confira a entrevista aqui. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai lançar este mês o Prêmio EBC de Comunicação Pública. O combate à desinformação, a retomada ao incentivo à produção audiovisual nacional e o tradicional reconhecimento à produção radiofônica do País norteiam os três eixos da premiação. O Prêmio será dividido nas seguintes categorias: Prêmio EBC de Combate à Desinformação, Prêmio TV Brasil de Exibição e Prêmio da Rádio MEC. Receberão as honras veículos de comunicação, empresas ou organizações da sociedade civil. O regulamento e a premiação serão publicados no site da Instituição nos próximos dias. Para participar do Prêmio EBC de Combate à Desinformação, os trabalhos deverão ter sido produzidos e publicados entre os dias 1º de junho de 2021 e 1º de junho de 2024, e devem abordar o tema de forma inovadora e eficaz. O Prêmio TV Brasil de Exibição seguirá as regras e premiações dos festivais parceiros. Já o Prêmio Rádio MEC terá regras individualizadas, a serem publicadas no site da EBC. Fique de olho! Os projetos serão analisados por duas comissões que terão representantes da EBC, da Secom/ Secretaria de Políticas Digitais, de organismos internacionais e de instituições de pesquisa pública e privada. Saiba mais aqui. Fórum de Secretários de Comunicação elege Igor Marques como presidente do Conselho de Secretarias Igor Marques e Laércio Portela Cláudio Magnavita Cláudia Lemos Comunicação do Fórum Nacional de Secretarias de Comunicação EBC lança prêmio de comunicação pública
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