Jornalistas&Cia 1464

Edição 1.464 página 5 Especial Dia da Imprensa resultado do enfraquecimento das mídias tradicionais. Mas o fato é que ele indica, antes de tudo, uma mudança profunda no setor. E a essa e outras mudanças, que chegam cada vez mais rápido, os gestores e os jornalistas terão de se adaptar. É visível o reflexo dessa nova configuração no mercado de trabalho. Parte dos veículos da grande mídia vem reduzindo os postos de trabalho. Em contrapartida, as novas publicações, embora com times mais enxutos, atraem cada vez mais profissionais de qualidade, com salários mais altos e benefícios. Um movimento mais ou menos parecido com o que ocorreu com a ascensão das agências de comunicação. As mídias tradicionais buscam novos modelos de financiamento do negócio para enfrentar essa nova concorrência e exibem, como principal credencial, a credibilidade e a independência das suas coberturas. Até onde vai essa disputa? “A grande mídia ainda tem espaço para avançar”, diz Roberto Müller Filho, um dos responsáveis pelo prestigiado projeto da Gazeta Mercantil, sem dúvida um marco no desenvolvimento do jornalismo de Roberto Müller Filho Uma homenagem da Febraban aos profissionais que, faça chuva ou faça sol, usam toda sua inteligência para nos manter atualizados sobre o que acontece no mundo. Contar com profissionais que fazem uma imprensa independente é sempre uma ótima notícia

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==