Jornalistas&Cia 1464

Edição 1.464 página 3 Especial Dia da Imprensa As editorias de Economia dos grandes jornais, leia-se Folha, Estadão e Globo, buscam ganhar fôlego para calibrar a cobertura de acordo com sua vocação e com as exigências do mercado. O Valor Econômico, do grupo Globo, caminha sozinho na trilha dos jornais especializados e abre novas frentes de atuação, como a Educação. A recém-lançada Veja Negócios, com versão impressa mensal mas forte pegada digital, procura resgatar o espaço que a Editora Abril abriu na cobertura de economia e negócios, com a venda da Exame para o BTG. IstoÉ Dinheiro e CartaCapital tentam se equilibrar entre as publicações impressas de origem, com periodicidade semanal, e a instantaneidade do digital. A Exame molda seu perfil à área financeira, sem deixar de lado a tradição de cobertura de negócios, e aposta firme na Educação. Agências dedicadas ao chamado tempo real, como a Agência Estado/Broadcast e a Bloomberg, reforçam a setorização da cobertura e o desenvolvimento de tecnologia para preservar seu diferencial. Na área mais dinâmica do mercado, publicações financeiras bancadas pelas próprias instituições financeiras, como Infomoney (XP), InvestNews (Nubank), Inteligência Financeira (Itaú), O Especialista (Safra), mergulham fundo na cobertura do setor e atiçam a concorrência. Sem contar as novas publicações voltadas para Negócios, criadas pelos próprios jornalistas, a exemplo de NeoFeed, Brazil Journal e Finsiders Brasil. E ainda um sem número de publicações hiperespecializadas nos temas mais quentes, entre eles a chamada economia verde. Alguns observadores mais críticos dirão que esse fracionamento do mercado é simplesmente Por Cida Damasco (*) As novas faces do jornalismo brasileiro de Economia Mais compartimentado, mais especializado, menos dependente das mídias tradicionais. Essas são, em linhas bem gerais, as faces do jornalismo de Economia do Brasil de hoje. Enquanto as mídias tradicionais se mobilizam para manter relevância, multiplicam-se as publicações especializadas, principalmente no setor financeiro. Temas mais particulares, que tempos atrás eram acompanhados por especialistas dentro dos grandes veículos, agora são o foco de novos títulos. No mundo digital, é claro. Há cada vez mais protagonistas disputando o interesse e a audiência do público. (*) Cida Damasco é ex-editora-chefe do Estadão e uma das mais respeitadas profissionais da imprensa brasileira, com passagens também por veículos como Exame, Gazeta Mercantil, Diário do Comércio & Indústria (DCI) e Zero Hora. Eleita algumas vezes entre os +Admirados Jornalistas Brasileiros, tanto na premiação nacional quanto na do segmento de Economia, Negócios Finanças, Cida é desde os anos 1970 testemunha privilegiada dos principais movimentos do jornalismo de Economia no País. Os contatos dela são [email protected] e Cida Damasco no Instagram, no Facebook e no Linkedin. O banco BV é especialista em crédito e líder no financiamento de veículos leves usados

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