Edição 1.464 página 29 Comunicação Corporativa n O valor total dos orçamentos destinados às atividades de comunicação empresarial das empresas no Brasil deverá chegar a R$ 36 bilhões em 2024, de acordo com o estudo Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil, feito pela Aberje, em parceria com a FGV Comunicação Rio, que contou com o apoio do Valor Pro. Participaram do estudo 102 empresas, cujos resultados foram apresentados durante o Warm Up do Aberje Trends, em 28 de maio, no auditório da FGV no Rio de Janeiro. O número, conforme destaca comunicado divulgado pela entidade, representa um crescimento nominal de 1,5% ante os investimentos em 2023, que somaram R$ 35,5 bilhões. u “O objetivo do estudo é oferecer balizas para o comunicador gestor, tanto a respeito do tamanho do setor como um todo, com a estimativa de orçamento total, quanto das tendências de orçamento médio por nível de faturamento”, diz Leonardo Müller, economista-chefe do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje e professor do programa de pós-graduação em economia da Universidade Federal do ABC. u Esse orçamento é estimado a partir do crescimento ou redução esperada pelas próprias empresas participantes da pesquisa em relação ao orçamento da área em 2023. A análise também dividiu o orçamento médio por faixa de faturamento bruto anual das empresas. Para as empresas com faturamento maior do que R$ 50 bilhões, a tendência de orçamento estimada para a área de comunicação é da ordem de R$ 49,4 milhões. Já para aquelas com faturamento inferior a R$ 300 milhões, o esse valor estimado é de R$ 320,1 mil. Receitas das agências não chegam a 1/7 desse montante n Interessante observar que no estudo realizado pelo Anuário da Comunicação Corporativa, da Mega Brasil, sobre o faturamento anual das agências de comunicação, o total da receita das 1.145 agências existentes no País em 2023 foi de R$ 5,1 bilhões, o que significa que a fatia por elas obtida não chega a 1/7 do orçamento global da atividade. Ou seja, um cenário que demonstra haver ainda muito espaço para ampliação de negócios nessa seara. u Para Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, a previsão para o orçamento revela um crescimento na relevância que as empresas estão vendo na comunicação corporativa: “Ano a ano o investimento das empresas no departamento de comunicação vem crescendo. Isso mostra que as organizações estão reconhecendo, cada vez mais, a necessidade de investir na comunicação corporativa como estratégia para se destacarem no mercado e se mostrarem mais competitivas e relevantes”. u A pesquisa será apresentada durante a oitava edição do Aberje Trends, cujo tema é: Transições: contextos, tecnologias e competências que vão transformar ainda mais a Comunicação Empresarial. O evento, em 25 de junho, no Teatro Bravos, em São Paulo, tem como objetivo focar na era da transição social, cultural, energética e demográfica que o mundo está vivenciando. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site da Aberje. n As conversas entre Marcus, Nelson e Tânia começaram no final de 2023 nos encontros profissionais e eventos da área, como os da Aberje, por eles frequentados com alguma assiduidade. E prosperaram sobretudo a partir da constatação de que havia um alinhamento das aspirações profissionais do trio e de que era real e promissor o potencial de mercado, diante da ampla experiência executiva que acumulavam em segmentos distintos da atividade econômica. u Naquelas semanas começou a nascer a PRhub, agência que se propõe a oferecer propostas inovadoras, expertise e consultoria de qualidade em comunicação 360°, RP, ESG, gestão de reputação e de stakeholders e transformação digital, entre outras iniciativas. u “Usaremos nossas conexões e conhecimentos nos diversos setores em que atuamos e nos especializamos para uma aproximação propositiva e produtiva, sobretudo com o C-level das médias e grandes corporações”, diz Nelson Silveira (ex-GM), que no novo empreendimento está associado a Tania Magalhães (ex-PayPal e Oracle) e Marcus de Barros Pinto (ex-GOL e Neonergia). Mas não só, como ele explica: “Vamos também atuar Aberje estima R$ 36 bi de recursos em comunicação empresarial este ano Leonardo Müller Hamilton dos Santos PRhub será formalmente anunciada na segunda-feira (10/6) Agência inicia operações tendo à frente Marcus de Barros Pinto, Nelson Silveira e Tania Magalhães Marcus de Barros Pinto Nelson Silveira Tania Magalhães
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==