Jornalistas&Cia 1464

Edição 1.464 página 16 Especial Dia da Imprensa José Eduardo Costa, editor-chefe da Inteligência Financeira, vê uma razão básica para que parte das instituições financeiras escolha ter seus próprios veículos e falar direto com seus clientes: a formação de mercado. A educação financeira, presente nessas publicações, ajuda a transformar o correntista num investidor − e à medida que esse movimento cresce, cresce também a necessidade de informações mais aprofundadas, mais especializadas. O que está mais no foco das publicações financeiras. Ele aponta uma outra diferença importante na qualidade das informações dos sites financeiros, em comparação com as oferecidas pelas mídias tradicionais: o melhor uso de dados, que permite um tratamento mais rápido, mais adequado e mais detalhado para a suíte da notícia bruta. Mesmo assim, Costa ainda vê um distanciamento entre as informações oferecidas pelos dois tipos de publicações e as “conversas” em tempo real que ocorrem no meio digital, com economistas, analistas, entre outros. “O fazer jornalístico é o mesmo nos dois casos e está atrasado em relação a essas conversas”, diz ele. “Enquanto estamos publicando a repercussão da notícia, nesses contatos diretos o leitor já está obtendo respostas A Uber lançou no começo de 2024 o Uber Cast, um videocast, inédito no Brasil, que, além de debater as iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa na construção de uma plataforma mais segura para todos, contou com a participação de especialistas para enriquecer o debate e mostrar suas visões sobre os temas abordados – Segurança, Violência Contra a Mulher, Racismo, LGBTQIAP+fobia, Capacitismo e Acessibilidade. As conversas foram ancoradas pela jornalista Letícia Vidica, que tem mais de 18 anos de experiência e passagens por TV Globo e CNN. O programa foi dividido em cinco episódios, com duração entre 50 minutos e 1 hora, e contou também com a participação de executivos da empresa e pontos de vista de motoristas parceiros e de usuários da plataforma. Videocast mostra as ações de Diversidade, Equidade e Inclusão da Uber e reúne especialistas para debater os temas Segundo Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, a iniciativa tem o objetivo de colaborar para a construção de uma plataforma cada vez mais segura e inclusiva: “Não basta olharmos a tecnologia apenas como facilitadora das nossas vidas. É preciso ir além e encontrar soluções que promovam a segurança e o respeito entre as pessoas que utilizam nossa plataforma todos os dias. São questões atuais da sociedade e que se refletem também em nosso app”. Participações especiais Os participantes do programa são especialistas reconhecidos nas respectivas áreas de atuação: Samira Bueno, socióloga e diretoraexecutiva do Fórum Brasileiro De Segurança Pública; Isabela del Monde, advogada e coordenadora da parceria Uber e Me Too Brasil; Benilda Brito, CEO da Múcua Consultoria e consultora de ONU Mulheres e Pacto Global; Pri Bertucci, produtor executivo da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo e CEO da Diversity BBOX; Maria Clara Araújo, pesquisadora especialista em Estudos Afro-LatinoAmericanos e Caribenhos; Katya Hemelrijk, CEO na consultoria Talento Incluir; e Thiago Pereira, gerente-geral do Instituto Adimax, programa social para cães-guia e cães de assistência. É possível conferir os episódios no Canal do YouTube da Uber e em Spotify, CastBox, Amazon Music, Deezer, Google podcasts e Apple podcast. Branded content José Eduardo Costa

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==