Edição 1.463 - 29 de maio a 4 de junho de 2024 n Zileide Silva é a vencedora da primeira edição do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, concedido pela Câmara dos Deputados ao profissional cujo trabalho ou ações mereçam especial destaque no jornalismo brasileiro. O resultado da votação, feita pela Mesa Diretora da Casa, foi anunciado em 22 de maio. A entrega do prêmio será em sessão solene marcada para 7 de agosto. u Zileide iniciou suas atividades profissionais na Rádio Jornal de São Paulo. Trabalhou na Rádio Cultura Brasil, na Rede Bandeirantes, na TV Cultura e no SBT. Atua na TV Globo desde 1997, como repórter de política e economia, e como apresentadora de telejornais da emissora. De 2000 a 2003, foi correspondente em Nova York, quando participou da cobertura histórica dos ataques de 11 de setembro de 2001. u Vale lembrar também que ela foi considerada a +Admirada Jornalista Negra de 2023, na primeira edição da premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, realizada em novembro do ano passado, em São Paulo, iniciativa de Jornalistas Editora (que edita este J&Cia), 1 Papo Reto, Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (Rede JP) e Instituto Neo Mondo. n O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu em 22/5 a existência de assédio judicial contra jornalistas e veículos de imprensa. O julgamento foi realizado em razão de ações apresentadas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). u A decisão, tomada de forma unânime, considera inconstitucional o uso de múltiplas ações judiciais para intimidar ou dificultar o exercício da imprensa. Segundo a tese do ministro Roberto Barroso, presidente do STF, uma vez caracterizada essa prática, as ações podem ser reunidas no mesmo foro. u Também foi determinado que “a responsabilidade civil de jornalistas ou de órgãos de imprensa somente estará configurada em caso inequívoco de dolo ou de culpa grave (e evidente negligência profissional na apuração dos fatos)”. u O julgamento, iniciado em 2023, foi retomado na semana passada após o pedido de vista de Barroso. Na época, a ministra Rosa Weber, atualmente aposentada, votou contra a solicitação de unificação das ações em um único local, argumentando que isso implicaria a criação de uma nova regra e alteraria a estabelecida pelo Legislativo. u As ações foram motivadas por casos como o de Elvira Lobato, que, enquanto repórter da Folha em 2007, publicou matéria sobre o patrimônio de empresas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus. O ato fez a profissional e o veículo se tornarem alvo de diversas ações judiciais de membros da igreja, que alegavam danos morais. u O caso levou Taís Gasparian, advogada da jornalista na época e representante da Abraji na ação, a usar pela primeira vez o termo “assédio judicial”. Durante o lançamento do Monitor de Assédio Judicial contra Jornalistas no Brasil, ela revelou que, apesar de terem vencido todos os processos, o episódio paralisou sua agenda e a de Elvira por dois anos, já que tiveram que viajar pelo Brasil para participar das audiências. Zileide Silva é a vencedora do primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo Zileide Silva Memória Globo STF reconhece que uso excessivo de ações contra imprensa é assédio judicial
Edição 1.463 página 2 Últimas n O Brasil247 anunciou em 28/5 um acordo de cooperação com o canal de notícias argentino C5N. O acerto inclui a produção conjunta de conteúdos jornalísticos, a colaboração em redes sociais e a criação de novos produtos audiovisuais, além da realização de seminários e eventos em ambos os países, fortalecendo ainda mais a relação entre Brasil e Argentina. u Na reunião de fechamento do acordo estiveram presentes representantes de ambos os meios de comunicação. Pelo Brasil247, participaram Leonardo Attuch, fundador e diretor presidente, Leonardo Sobreira, chefe de edição, Mario Vitor Santos, diretor de Relações Institucionais, e Marcia Carmo, correspondente em Buenos Aires. Pelo C5N, participaram Julian Leunda, vice-presidente de Relações Institucionais, Nicolas Bocache, diretor de Notícias e Conteúdos, Nelson Rivas, gerente Corporativo de Jurídico, e Guillermo Gammacurta, diretor de Conteúdos da Seção Digital. n Ricardo Kotscho será o homenageado de 2024 com o Troféu Audálio Dantas, em cerimônia marcada para a noite de 7/6, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pela Rede Câmara. A solenidade ocorre no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e seis dias depois do Dia da Imprensa. u O prêmio se destina a jornalistas que dedicam suas vidas à defesa de Democracia, Justiça, Direito à Informação e Liberdade de Expressão. A ideia do troféu surgiu em 2016 com o nome Indignação, Coragem e Esperança, por iniciativa conjunta de Oboré, Agência Sindical e Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé para homenagear Audálio Dantas, que o recebeu em 8 de julho de 2017, dia do seu 88º aniversário. u Depois do falecimento dele, em 30 de maio de 2018, o troféu foi rebatizado com o seu nome, ganhou novas adesões e tornou-se um prêmio unitário com o propósito de lembrar a importância de Audálio em momentos cruciais da história recente do Brasil, além de servir de referência e estímulo para novas gerações de jornalistas, radialistas e toda a gente da imprensa. Ricardo Kotscho, homenageado do ano – n Nascido em São Paulo, Ricardo trabalhou como ajudante de jornaleiro e redator de jornais de bairro. Foi repórter especial de O Estado de S. Paulo (1967 a 1977) e da Folha de S.Paulo nos anos 1980, com atuação significativa sobretudo ao longo da campanha das Diretas Já. Também foi correspondente internacional do Jornal do Brasil na Alemanha e, a convite de Mino Carta, que então comandava a equipe da revista IstoÉ, assumiu posto na publicação em plena redemocratização do País. u Nos anos 2000 viria o convite para ocupar a assessoria de imprensa da primeira campanha de Lula para a presidente e, depois, da segunda, que o levaria à Presidência da República, nas eleições de 2002. Assumiu, na sequência, a Secretaria de Imprensa e Divulgação do Governo, ali permanecendo entre 2002 e 2004. u Autor, entre outros livros, de A prática da reportagem (Ática), Serra Pelada, uma ferida aberta na selva (Brasiliense), Explode um novo Brasil – Diário da campanha das Diretas (Brasiliense) e Uma vida de repórter – Do golpe ao Planalto (Companhia das Letras), Ricardo é, aos 76 anos, articulista do Canal MyNews e do UOL. O troféu – O Troféu Audálio Dantas é de autoria do artista plástico Roger Mátua e foi criado a partir de uma ilustração da cartunista Laerte para a primeira edição dos Cadernos de Jornalismo do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré, em 1996. A tradicional imagem de São Jorge enfrentando o dragão foi ressignificada pelo traço da artista: em vez de lança, o santo empunha um microfone e em seu elmo há uma câmera. Ricardo Kotscho receberá Troféu Audálio Dantas 2024 em 7/6, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa Brasil247 anuncia parceria com plataforma argentina C5N Julian Leunda (C5N) e Leonardo Attuch (Brasil247)
Edição 1.463 página 3 conitnuação - Últimas n Neste domingo (2/6) será realizada a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ na Avenida Paulista, na capital de São Paulo. O evento, maior do mundo em sua categoria, contará com 16 trios elétricos, além de shows e outras atrações. Entre os destaques, está o Camarote Solidário, criado pela Agência de Notícias da Aids. Realizado desde 2002, o Camarote Solidário arrecada doações de alimentos para ONGs que atuam em prol de pessoas que vivem com HIV/Aids. Em 2023, a iniciativa arrecadou cinco toneladas de alimentos, que beneficiaram 11 instituições. u Além da arrecadação de doações, neste ano o Camarote Solidário contará com uma equipe da farmacêutica MSD que distribuirá material informativo a respeito da prevenção contra o HPV (papilomavírus humano), uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns e incidentes no mundo, e que atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil. O vírus do HPV pode ser transmitido via contato direto com pele e mucosas infectadas, sendo mais comuns as transmissões durante sexo vaginal, peniano, anal ou oral. u O Camarote ficará aberto das 12 às 18h, no Parque Mario Covas, de onde os convidados poderão assistir à parada em espaço privilegiado. O evento terá transmissão via canais da Agência de Notícias da Aids em YouTube, Facebook e TV Agência Aids. MSD patrocina Camarote Solidário na Parada do Orgulho LGBT+ EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Durante o curso Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Cultura Digital, promovido pela Rede JP em parceria com a Escola de Comunicação da UFRJ, a especialista Johanna Monagreda destacou a importância da proteção de dados pessoais. Atuante no Data Privacy Brasil, ela abordou o impacto das tecnologias modernas, como o reconhecimento facial, na privacidade e nos direitos humanos. O encontro enfatizou que, embora avançadas, essas tecnologias podem exacerbar discriminações contra grupos vulneráveis se usadas sem o devido consentimento. A especialista ressaltou que a coleta e uso de dados biométricos sem regulamentação adequada podem intensificar desigualdades sociais, evidenciando a necessidade de um equilíbrio entre inovação tecnológica e preservação dos direitos fundamentais. Leia a matéria completa no link. Johanna Monagreda: novas tecnologias podem exacerbar discriminações contra grupos vulneráveis Johanna Monagreda
Edição 1.463 página 4 Nacionais n A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação dos assassinos do radialista Valério Luiz, morto a tiros em julho de 2012. O STJ rejeitou em 21/5 um recurso da defesa do empresário Maurício Sampaio, condenado como mandante do crime, que questionava a sentença. Na decisão, foram mantidas as condenações do próprio Maurício Sampaio, e as de Ademá Figueredo, Urbano Malta e Marcus Vinícius Pereira Xavier. u A defesa de Mauricio Sampaio pedia que a condenação fosse anulada sob a justificativa de que um depoimento prestado por Marcus Vinicius em 2015 teria sido realizado sem a intimação dos demais réus e seus defensores, mas o STJ negou o recurso. Se o pedido fosse aceito, todo o processo do caso Valério Luiz seria anulado e voltaria à estaca zero, 12 anos após o crime. u A decisão do STJ manteve as sentenças: Maurício Sampaio foi condenado a 16 anos de prisão por ter sido o mandante do crime; Ademá Figueredo Aguiar Filho, policial que atirou em Valério Luiz, também condenado a 16 anos de prisão; Urbano de Carvalho Malta, condenado a 14 anos de prisão, acusado de contratar Ademá Figueredo para executar o radialista; e Marcus Vinícius Pereira Xavier, condenado a 14 anos de prisão por ter ajudado a planejar o assassinato. u Em 5 de julho de 2012, Valério Luiz foi morto a tiros, aos 49 anos, enquanto saia da rádio em que trabalhava. Segundo denúncia do Ministério Público, o crime foi motivado pelas críticas que ele fazia à direção do time de futebol Atlético Clube Goianiense. Na época, Maurício Sampaio era vice-presidente do clube. Em 2022, Sampaio foi condenado a 16 anos de prisão como mandante do crime. Em fevereiro deste ano, uma decisão liminar no STJ concedida pela ministra Daniela Teixeira havia anulado o julgamento, mas em abril, a própria ministra revisou sua decisão e agora o STJ negou o recurso da defesa de Sampaio. STJ confirma condenação de assassinos de Valério Luiz Valério Luiz Reprodução/TV Anhanguera
Edição 1.463 página 5 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Nem inteligência artificial, nem cortes de verba, nem liberdade de imprensa: de acordo com a edição 2024 do relatório State of the Media, que acaba de ser publicado pela Cision PR − o que mais preocupa jornalistas continua sendo a desconfiança do público na imprensa. E os efeitos da crise de sustentabilidade financeira da indústria sobre as redações, que em anos recentes apareciam em segundo lugar entre as preocupações sob uma perspectiva setorial, cederam espaço para a necessidade de adaptação para as mudanças na forma de consumir notícias, embora a falta de recursos lidere entre os problemas que mais afetaram os entrevistados em nível individual. O estudo State of the Media examina anualmente as percepções de jornalistas sobre a atividade e sobre relacionamento com assessores, dando elementos para construir relações sólidas a partir do entendimento da realidade das redações. No início deste ano, a Cision havia apresentado os resultados de outra pesquisa concentrada nesse relacionamento. No State of the Media o foco é ampliado, abrangendo as questões setoriais da indústria. Foram ouvidos em janeiro e fevereiro mais de 3 mil jornalistas de América do Norte, Europa e Ásia. Ao serem perguntados sobre o maior desafio do jornalismo em 2023, 42% dos entrevistados apontaram “manter a credibilidade como fonte de notícias confiável e combater acusações de fake news”, a exemplo do vinha ocorrendo em anos anteriores. Quase empatada vem a necessidade de o setor alinhar-se ao comportamento do público consumidor de informação, com 41% dos votos. Em seguida, com distância considerável (36%), aparece a falta de pessoal e de recursos. Em 2023, a deficiência de estrutura ocupava o segundo lugar entre os problemas do ecossistema de mídia. O terceiro era a diminuição das receitas publicitárias e da circulação, que agora figura em quarto lugar na lista de preocupações setoriais. Relatório State of the Media revela preocupações de jornalistas com o futuro da imprensa A inteligência artificial foi mencionada como desafio setorial, mas apenas em 6º lugar, citada por 26% dos jornalistas entrevistados − que talvez não tenham percebido ainda o impacto que as mudanças na busca do Google terão sobre o jornalismo. Antes dela emergiu outro temor mais imediato: a competição com influenciadores e criadores de conteú do − dentre eles jornalistas que deixaram as redações para criar newsletters, podcasts e canais no YouTube. Quando a pergunta mudou para o que mais afeta os profissionais diretamente, 6 em cada 10 apontaram o enxugamento e os recursos reduzidos. O segundo problema é associado: equilibrar a necessidade de fazer matérias importantes com a pressão para impulsionar os negócios. A disputa com a desinformação online ocupa um importante 3º lugar − 33% dos entrevistados a mencionaram. Se no passado jornalistas de redação ficavam distantes do que se passava no comercial e achavam que seu trabalho seria medido pelo impacto social, hoje a realidade é outra. Segundo a pesquisa da Cision, o número de “furos” aparece em um nada honroso quinto lugar na lista do que os jornalistas acham que as empresas em que trabalham consideram métricas de sucesso − 20% o citaram. Ganhar prêmios vem em seguida, com 19%. No topo está o engajamento, incluindo tráfego de link interno gerado, inscricões em newsletters, interaçoes sociais e tempo de permanência. Foi citado com o métrica número um por 47% dos entrevistados. Gerar links para fontes de receita (assinaturas e publicidade) aparece em seguida, apontado por 33%. E compartilhamento, que leva tantos jornalistas a batalharem por atenção nas redes sociais, vem em terceiro, mencionado por 24%. Por isso, estar nas redes não é uma opção. Apenas 3% dos participantes da pesquisa da Cision disseram que não a utilizam no trabalho. Dos que as utilizam, 77% o fazem para promover conteúdo, enquanto 63% interagem com o público diretamente. Diante desse contexto, a expectativa dos jornalistas de que os assessores entendam seu público e ofereçam pautas que interessem a ele não é apenas intolerância ou má-vontade, e sim uma necessidade para atender aos desafios de uma indústria transformada.
Edição 1.463 página 6 conitnuação - MediaTalks HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Crimes de guerra − A organização internacional de defesa da liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras (RSF) apresentou sua terceira queixa ao Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre crimes de guerra praticados por Israel contra jornalistas em Gaza, desta vez envolvendo as mortes de nove profissionais palestinos entre os dias 15 de dezembro e 20 de maio. O pedido de investigação foi feito três dias antes do nono aniversário da Resolução 2222 do Conselho de Segurança da ONU sobre a proteção de jornalistas em coberturas de guerra, comemorado nesse 27 de maio. A queixa reitera pedidos da RSF feitos ao procurador em outubro e dezembro para cumprir o artigo 15 do Estatuto de Roma do TPI, dando prioridade à investigação dos crimes contra jornalistas em Gaza desde 7 de outubro. “Pandemia oculta” − Uma pesquisa apresentada em 27/5 pela Universidade de Edimburgo apontou que um em cada oito menores de idade em todo o mundo foi submetido a algum tipo de abuso infantil online nos últimos 12 meses, como conversas sexuais indesejadas, pedidos de atos sexuais por parte de adultos ou de outros jovens e “sextorsão”. O relatório Into The Light, realizado pelo Childlight Global Child Safety Institute da universidade escocesa, é o primeiro a medir a extensão do abuso online infantil em escala global. O total de crianças atingidas em um ano supera os 302 milhões, diz o estudo. O trabalho baseou-se em estatísticas oficiais e de organizações não-governamentais para traçar o quadro que Paul Stanfield, CEO do Childlight, defende que seja tratado como uma pandemia global, assim como foram a Aids e a Covid-19. “Mas isso não acontece, pois muitas vezes é uma realidade difícil de encarar”, diz. Via Láctea − Uma seleção anual das melhores fotos da Via Láctea, objeto de desejo de amadores e profissionais que se dedicam à astrofotografia, foi apresentada semana passada pelo Capture The Atlas, site internacional especializado em fotografia do céu. A coletânea é publicada sempre no final de maio, durante o pico da temporada da Via Láctea, e tem como objetivo compartilhar a beleza da galáxia em imagens capturadas por câmeras potentes, mostrando cores e luzes invisíveis a olho nu. Para conseguir os registros, os astrofotógrafos precisam de equipamentos sofisticados, técnica e muita disposição para passar horas em locais distantes da poluição e das luzes urbanas, muitas vezes sob frio intenso. Mas o resultado compensa. Entrevista com IA − A família de Michael Schumacher, que não é visto em público há mais de uma década após sofrer lesão cerebral em um acidente de esqui, ganhou um processo contra a revista alemã Die Aktuelle pela publicação de uma entrevista gerada por inteligência artificial (IA) simulando uma conversa com o piloto. A entrevista foi apresentada na capa da publicação em 15 de abril de 2023 como “a primeira” desde o acidente, revoltando os fãs e a família do alemão, que o mantém sob cuidados médicos e em total discrição desde 2013. O grupo jornalístico Funke, dono da Die Aktuelle, pediu desculpas à família e demitiu a editora da revista quando o artigo foi publicado, mas ainda assim o processo foi aberto. Esta semana, um tribunal alemão determinou o pagamento de US$ 200 mil (equivalente a US$ 1 milhão) em indenização. Preso no Nepal − Kailash Sirohiya, presidente do Kantipur Media Group (KPG), foi preso dentro da sede do grupo editorial que preside, o maior do Nepal, sob alegação de irregularidades em sua cidadania. A empresa é dona do mais importante jornal de língua nepalesa, o Kantipur, e também do Katmandu Post, em inglês. Na noite de 24/5 ele foi transferido da prisão para um hospital devido a problemas cardíacos, segundo o Katmandu Post. A prisão, no dia 21, aconteceu no dia seguinte à publicação de reportagens apontando que o vice-primeiro-ministro e ministro do Interior Rabi Lamichhane estava envolvido na apropriação indébita de fundos cooperativos enquanto era diretor administrativo da Gorkha Media Network, segundo o Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ). Esta semana em MediaTalks Julien Looten / MWPOTY 2024
Edição 1.463 página 7 conitnuação - Comunicação Corporativa Internacional n Manuela Nogueira, que foi por três anos executiva de contas da Index Conectada, começou em abril como assistente de comunicação terceirizada na Emilia Wickstead, em Londres. Em abril de 2022 ela foi cofundadora da agência Plima. Brasília n Lydia Medeiros, colunista do Congresso em Foco, começou em maio como consultora do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Minas Gerais n Tatiane Maia, analista de responsabilidade social no Instituto Usiminas, deixou a companhia em março, após período de 3 anos e 2 meses de casa. Antes, em duas passagens, esteve por pouco mais de 5 anos na CDM Projetos Sociais. Pará n Mário Henrique Lima regressou em abril à Norsk Hydro, empresa em que havia atuado entre 2019 e 2020. Nessa nova jornada, assumiu a função de consultor de comunicação. Ex-Arcadis, onde foi por 9 meses gerente de projeto, ele também esteve na Mineração Vale Verde, por pouco n O Grupo WPP anunciou em 23/5, como havia antecipado este J&Cia, o novo movimento de mercado da agência Ideal. A agência funde-se com a Axicom, que é especializada em marcas de tecnologia e empresas de outros setores, mas com forte impacto tecnológico. Com o novo negócio, o Grupo WPP, conforme assegura comunicado distribuído na última semana, busca criar uma marca global voltada a acelerar as estratégias de PR das empresas, por meio de tecnologia, inovação e criatividade. No Brasil, a nova agência passa a atuar como Ideal Axicom e mantém a marca Axicom nos demais países em que as duas marcas operam: México, Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha e Suécia. u Fundada, em 2007, a Ideal passou a fazer parte do Grupo WPP em 2015, a partir da aquisição pela Hill & Knowlton, e, em 2022, tornou-se marca multinacional independente de PR da WPP, com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Cidade do México (México) e Los Angeles (Estados Unidos), sempre mantendo o foco em clientes que trazem um DNA de inovação. u Já a Axicom tem 30 anos no mercado global de PR, com escritórios em cinco cidades dos Estados Unidos (Austin, Chicago, Los Angeles, Nova York e São Francisco) e em sete da Europa (Londres, Amsterdã, Estocolmo, Paris, Madri, Milão e Munique). u “A Ideal e a Axicom têm muitas sinergias: ambas as agências trazem um forte DNA de inovação e criatividade em PR, ao mesmo tempo em que apresentam complementaridade geográfica, de clientes e uma cultura organizacional muito próxima”, afirma Ricardo Cesar, fundador e CEO da Ideal. Com a fusão, ele assume o cargo de presidente da Axicom para a América Latina e passa a ocupar uma posição no Conselho Global da Axicom. “A partir da combinação das ferramentas tecnológicas e expertise das duas agências, a Ideal Axicom deve acelerar ainda mais sua capacidade de oferecer um PR inovador e criativo, conectado às necessidades dos clientes e de um novo ambiente de transformação acelerada da comunicação”, complementa. u Com a fusão, a Axicom ganha escala global imediata e complementa seu conhecimento nas áreas de conteúdo, criatividade, dados, estratégia e planejamento. “Marcas de tecnologia e marcas com uma história de tecnologia são necessariamente focadas no futuro, pois estão identificando oportunidades para levar a inovação ao mercado”, disse Matthew Lackie, CEO global da Axicom. “Nossas equipes são excepcionalmente habilidosas em contar histórias complexas de tecnologia, que não apenas geram impacto imediato nos negócios, mas também estabelecem uma reputação de longo prazo. Com a Ideal juntando-se a nós como Axicom, agora podemos levar essa experiência a um público mais global para nossos clientes”. A marcas globais do Grupo Burson − n Dentro da rede WPP, a Axicom passa a fazer parte das marcas globais de PR do Grupo Burson – empresa que será criada a partir da fusão das operações de BCW e Hill & Knowlton, anunciada em janeiro deste ano, que deve ser finalizada em 1° de julho de 2024. Além de Axicom, mais três marcas globais passam a fazer parte do Grupo Burson: Burson, H+K e GCI, além de marcas locais e regionais, voltadas a atender países ou regiões específicas. No Brasil, a Máquina e a JeffreyGroup, por exemplo. Ideal anuncia fusão com a Axicom e acelera estratégia de criar agência global No Brasil, a nova marca passa a atuar como Ideal Axicom, enquanto no resto do mundo – demais países da América Latina, Estados Unidos e Europa – vai operar como Axicom Ricardo Cesar Matthew Lackie Manuela Nogueira Lydia Medeiros Tatiane Maia
Edição 1.463 página 8 Junia Nogueira de Sá conitnuação - Comunicação Corporativa n Nathalia Torres é a nova diretora de Marketing e Canais Digitais da Leo Madeiras, empresa brasileira com presença em 23 estados, além de quatro cidades no Paraguai. Em jornadas anteriores, que somam 15 anos, registrou passagens pela área em corporações como CVC Corp, Smiles e OdontoCompany. Na área de comunicação, conta com o apoio externo da Storia Comunicação. E mais... n Adriana Cardoso está de trabalho novo. Ex-Approach, A4 e Espalhe, ela deixou a And,All (antiga MSL Brasil), agora em maio, após 3 anos e 8 meses de casa, e, na função de especialista de comunicação e conteúdo, foi para a Stellantis South America, cliente que atendeu na própria And,All. n Ana Clara Hauy, executiva de atendimento, que foi estagiária na PinePR, deixou a agência em março, após 3 anos de casa. n Bárbara Miranda Rodrigues, que esteve até janeiro – e por 2 anos e 9 meses – na JeffreyGroup, agência em que começou como estagiária, seguiu para a Onze, fintech da área financeira, na função de analista pleno. n Camila Cordeiro, que estagiou e atuou como executiva de contas júnior, deixou a Edelman após quase 4 anos de casa e seguiu, em maio, para a CDN, na função de executiva plena, para o atendimento à SLC Agrícola e suporte à AGCO (marcas Fendt, Massey e Valtra). n Diogo Rios assumiu em maio a Gerência de Marca, Publicidade e Patrocínios do Grupo CCR. Ele ali chegou após uma temporada de 8 anos e 9 meses na área de marketing da Porto Seguro. Também já esteve em PwC e Biolab Sanus Farmacêutica. mais de 2 anos, e na Vale, como analista sênior, por 10 anos. Rio de Janeiro n Bianca Ferreira de Carvalho, ex-CDN, onde esteve por quase 3 anos e meio, e que também passou 6 anos e 3 meses na Edelman, até maio, iniciou nova jornada como coordenadora na FSB Comunicação, para a conta da Águas do Rio. Santa Catarina n Leonardo Berns Gorges, analista pleno, despediu-se em abril da Dialetto, onde esteve por 1 ano, e logo na sequência integrou-se à equipe da Vocali, na função de assessor de imprensa. Mário Henrique Lima Bianca Ferreira de Carvalho Leonardo Berns Gorges São Paulo Diogo Rios (ex-Porto Seguro) assume o Marketing do Grupo CCR... Diogo Rios ...e Nathalia Torres (ex-OdontoCompany), o da Leo Madeiras Nathalia Torres Adriana Cardoso Ana Clara Hauy Bárbara Miranda Rodrigues Camila Cordeiro
Edição 1.463 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Carlos Maciel, ex-Grupo Rotoplas, que também passou por And,All e Loures, assumiu em janeiro a Gerência de Comunicação Externa da Ypê. Sucedeu a Gabriela Carvalho (ex-International Paper), que ali esteve na mesma função, acumulando também Reputação Corporativa, por 2 anos e 4 meses. n Fernanda Blanes despediu-se em abril da Pros, agência em que atuou como coordenadora e em que ficou por 2 anos e 11 meses. Antes, esteve em duas ocasiões, por pouco mais de 7 anos, na Index Assessoria. n Giovana Rossi Guarizo, atendimento pleno, deixou a MGA Press, em que esteve por 10 meses, até abril, e foi para a PinePR, na função de executiva de atendimento júnior. n Henrique Rodrigues Alves despediu-se em março da BCW Brasil, agência em que esteve por 4 anos, por último na função de executivo sênior, e começou em abril como analista sênior na hEDGEpoint Global Markets. Antes, ficou por pouco mais de 4 anos na CDN. n Júlia Medeiros começou em maio como expert em comunicação institucional no Grupo Boticário. Antes, foi por 1 ano e 3 meses head de comunicação institucional e RP na Olist. Também passou pela Endeavor, como gerente de comunicação e marketing, ali permanecendo por 2 anos e 9 meses. n Luís de Magalhães deixou a Motim, agência da qual era sócio e head de PR. Saiu em abril, após quase 3 anos e meio de casa, e fundou a Reputia. Ele também esteve em Ogilvy, Grupo Image e BlaBlaCar. n Mariana Gutierre iniciou nova jornada dentro do próprio grupo FSB Holding. Despediu- -se da Giusti Creative, onde esteve por quase 3 anos, o último como gerente de PR, e começou em fevereiro na FSB Comunicação, como gerente de planejamento e estratégia. Carlos Maciel Gabriela Carvalho Fernanda Blanes Giovana Rossi Guarizo Henrique Rodrigues Alves Júlia Medeiros Luís de Magalhães Mariana Gutierre n Natália Prétola começou em abril na Coty, como gerente de corporate affairs Brasil e América Latina. Estava, até então, na comunicação externa da Mapfre, companhia em que atuou por 2 anos e 8 meses. Outras organizações por que passou foram Tereos (2 anos e 3 meses), Aegea (2 anos) e ArcelorMittal (4 anos). n Paulo Metzker Campos, coordenador e gerente de PR em projetos, deixou a Loures em abril, após quase 1 ano e meio de casa, e foi para a CDN, também na função de gerente, para atuar no atendimento à Samsung Brasil. Antes, esteve por duas vezes na Approach e passou rapidamente pelo Grupo In Press. n Ricardo Nóbrega é o novo coordenador de comunicação corporativa e eventos da Fundação Cásper Líbero e suas unidades de negócios que envolvem Faculdade Cásper Líbero, TV Gazeta, Gazeta FM e Gazeta Esportiva, além dos eventos Corrida Internacional de São Silvestre e Prova Ciclística 9 de Julho. Nóbrega também atua como líder de treinamentos na Agência Truly, de Sâo Paulo. Natália Prétola Paulo Metzker Campos Ricardo Nóbrega Julia Bomfim
Edição 1.463 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa Dança das contas n A NIAD, administradora de shopping centers com atuação nacional, contratou cinco agências para divulgar a campanha Colorido do meu jeito – parceria internacional entre a administradora e a ColorADD, ONG portuguesa que desenvolveu o sistema de identificação das cores para daltônicos. A W3 Comunicação, de Lígia Viegas Ramos e Marcos Pinheiro Costa, irá coordenar a ação conjunta e fará a divulgação nacional. Nas praças locais, terá o apoio de Plano & Mídia, no Rio; CR COM, no Paraná; Tato Comunicação, no Distrito Federal; e de Lúcia Marins, no Espírito Santo, para divulgar as ativações locais, que serão realizadas nos shoppings Boulevard Shopping Brasília, Boulevard Shopping Londrina, Boulevard Shopping Vila Velha, Shopping Pátio Alcântara, São Gonçalo Shopping e Santa Cruz Shopping. u O projeto, que faz parte da política de responsabilidade social da companhia, cumpre seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, entre eles saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades. Pelo mercado n A And,All, agência que sucedeu a MSL Brasil e que é liderada por Paulo Andreoli, anunciou na última semana a criação de um novo núcleo de negócios, focado no atendimento do setor de infraestrutura e indústria pesada. E para liderá-la contratou Agnaldo Brito, ex-LLYC, que, como jornalista, atuou, entre outros, nos jornais Gazeta Mercantil, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. n P3K, Indicafix e Sinpase Conteúdos de Comunicação em Rede realizam na manhã de 6/6, na inovabra habitat (rua da Consolação, 2.302, em São Paulo), a segunda edição do evento Impact Comms – Comunicação com resultados, focado em comunicação interna. u Estão confirmadas as presenças de Paula Lindenberg (Diageo), Marcos George Matos (Eureciclo), Rafaela Provensi (Único) e Bárbara Toledo (Intel), com mediação de Elizeo Karkoski (P3K) e Suzel Figueiredo (Indicafix) e apresentação de Rodrigo Cogo (Sinapse). n Vyllena Albuquerque está de trabalho novo. Despediu-se em março da Edelman, onde esteve por pouco mais de 1 ano e meio, e começou em abril como analista de RP na IBM. Licença-maternidade n Ariana Russi Deschamps, gerente de PR, conteúdo e influência em O Boticário, em Santa Catarina, na empresa desde junho de 2019. n Thaís Perez Camargo, gerente de comunicação institucional no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na organização desde maio de 2021. Vyllena Albuquerque Ariana Russi Deschamps Thaís Perez Camargo u Gratuito e em formato híbrido, o encontro colocará em debate temas como: Os desafios persistentes da Comunicação Internas e caminhos para enfrentamento; Avanços necessários para os profissionais de Comunicação Interna contribuírem mais com os desafios e objetivos do negócio; Quais os impactos de uma Comunicação Interna que realmente funciona; O futuro da Comunicação Interna. Inscrições aqui. n A empresa de embalagens metálicas CMP lançou em 9/5, em festa no Solar Fábio Prado, em São Paulo, o livro CPM 100 anos, que celebra o seu centenário de vida. A obra, produzida pela TV1 e que teve como autores Ernesto Bernardes (texto) e Gladstone Campos (fotos), é fruto de um ano de trabalho e envolveu intensa e extensa pesquisa e entrevistas com dezenas de pessoas. Tem 158 páginas, formato coffee table book, e foi impresso pela ipsis, gráfica especializada em livros de arte. n O escritor, engenheiro e economista Eduardo Moreira, idealizador e fundador do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), receberá na noite de 10/6, na Câmara Municipal de São Paulo, o título de Cidadão Paulistano, por proposição do vereador Eliseu Gabriel. u Apresentador desde 2022 do programa jornalístico ICL Notícias, Moreira é autor, entre outras obras, de O que os donos do poder não querem que você saiba, e esteve entre os três melhores economistas do Brasil pela revista Investidor Institucional. n Malu Weber, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e VP de Comunicação da Bayer, estreou na última semana como colunista do Meio&Mensagem, passando a escrever para a seção M&M Women to Watch do portal da publicação. Seu artigo de estreia foi sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e o papel Agnaldo Brito Eduardo Moreira Eliseu Gabriel
Edição 1.463 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Faleceu em 26/5, em sua residência em São Bernardo do Campo, vítima de enfarte, aos 69 anos, Anselmo José Ferreira da Silva, fundador e diretor da agência Unit Comunicação. Ao longo de sua trajetória, dirigiu também as agências Plenarte e Arte Plena, especializadas em publicações empresariais, principalmente no ABC Paulista. Fez parte de um grupo de jornalistas que teve atuação relevante na cobertura das greves dos metalúrgicos do ABC nos anos 1970 e 1980, da qual também fizeram parte, entre outros, Róbson Moreira, Roberto Baraldi, Alzira Rodrigues, Margarete Acosta, Helena Domingues, Sonia Nabarrete, Osmar Mendonça, José Aparecido Miguel e Germano Oliveira. Foi casado duas vezes e deixa a filha Marília, hoje vivendo na Alemanha. n O desconto especial de 20% que o Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom) está concedendo para as inscrições antecipadas ao Prêmio Jatobá PR – 2024 encerra-se nesta sexta-feira, 31 de maio. Mas as agências e organizações não precisam necessariamente cadastrar simultaneamente os cases que desejam inscrever. Elas podem adquirir as inscrições e cadastrar os cases depois, até 30 de setembro, prazo final das inscrições. u Entre as novidades desta edição estão a criação de duas categorias: Media Trainning, direcionada as Grandes Agências e Agências-Butique; e Inteligência Artificial, exclusiva para as Organizações Empresariais e Públicas. u São, no total, 34 categorias em disputa, 11 para Grandes Agências, 11 para Agências-Butique e 11 para Organizações Empresariais e Públicas, além de uma internacional, aberta a todas as verticais. O certame contempla ainda cinco premiações regionais, para Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; e seis premiações especiais, três para Cases do Ano e três para Agências/Organizações do Ano. u As shortlists apontando os finalistas serão divulgadas no final de outubro, e a festa de premiação acontecerá novamente no Renaissance Hotel, na primeira semana de dezembro. Outras informações com Bruna Valim ([email protected]. br) ou Clara Francisco (clarafrancisco@). das lideranças na promoção do bem-estar do time e na criação de um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e humano. O título: O uso do crachá faz mal à saúde?. n A Casa9 Agência de Comunicação desenvolveu, em parceria com Leticia Vidica, um treinamento específico sobre Diversidade, Igualdade e Inclusão para oferecer a organizações interessadas em aprofundar seu conhecimento e letramento no tema. O slogan é Comunicação Inclusiva: transforme seu negócio e a sociedade! n A Holding in.Pacto, que tem sede em Brasília, desistiu de incorporar a agência de publicidade Euro, de Porto Alegre, e fará um novo investimento com foco no Sul do País: a implantação na região da agência Listening, especializada em pesquisa e dados. Liderada nacionalmente desde o início do ano por Flávia Lima, será dirigida, no Sul, por Ana Rita Assumpção (ex-RBS, Canal Rural e Critério Comunicação). n Augusto Pinto, que por 22 anos foi sócio da RPMA Comunicação, associou-se à filha, Juliana Mansur, empresária e CEO da marca Undertop, para lançar o podcast 2 NUM POD?, que tem por objetivo mostrar as diferentes perspectivas geracionais sobre temas diversos e contemporâneos. O lançamento está marcado para junho e os programas estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e no Youtube. Malu Weber Leticia Vidica Ana Rita Assumpção Juliana Mansur e Augusto Pinto, Prêmio Jatobá PR Desconto especial nas inscrições vai até esta sexta-feira (31/5) Anselmo Ferreira Registro O adeus a Anselmo Ferreira
Edição 1.463 página 12 Comunicação Corporativa Os salões de festa do sofisticado hotel Marriott, na Grosvenor Square, em Londres, abriram suas portas em 15 de maio para receber representantes de agências de comunicação de quatro continentes. Lá aconteceu o PR Week Global Awards 2024, um evento black tie que reconheceu as melhores campanhas do ano e as agências mais inovadoras da temporada. Com diversos jurados que atuam no setor de relações públicas – inclusive seis profissionais do Brasil –, o PR Week Global Awards é dividido em duas fases. Nelas o júri analisa estratégias, campanhas, vídeos e websites criados em 34 diferentes categorias. Nessa edição, as agências com atuação na América Latina saíram do hotel Marriot com grandes resultados debaixo do braço. O prêmio de campanha do ano ficou para a Porter Novelli, com uma maravilhosa ideia criada na Costa Rica, que conseguiu reduzir a zero a cobrança de tributos para a comercialização de absorventes higiênicos, que afastava muitas mulheres da chamada dignidade menstrual feminina. A campanha Padvertising for Change, conquistou cinco grandes prêmios. Outro destaque na região foi para a agência Sherlock Communications, com sede em São Paulo e atuação em 14 países latino-americanos. Relativamente pouco conhecida no mercado brasileiro, mas muito focada em participar e conquistar grandes premiações internacionais, a Sherlock saiu do PR Week Global Awards com diversos prêmios, com destaque para agência latino-americana do ano, agência internacional do ano e executivo do ano, para seu sócio Patrick O’Neill. Ana Julião, managing director da Edelman no Brasil ganhou o troféu de melhor profissional na América Latina. A melhor agência global do ano foi o The Weber Shandwick Collective – coletivo de agências do qual faço parte –, que conquistou outras dez premiações na noite de gala. Participar de premiações internacionais que reconhecem as melhores campanhas em quatro continentes é um grande desafio. Preparar extenso material em outro idioma, cuidar da produção de vídeos informativos, apresentações e textos exige tempo e algum orçamento, pois todas as inscrições são pagas. As agências indicadas para a grande final também precisam reservar budget para eventuais viagens e estadia em Londres, se quiserem ter o privilégio de subir ao palco para receber o troféu que reconhece as melhores ideias e agências do ano. Mas o reconhecimento vale muito a pena. Para conhecer todas as categorias, vencedores e menções honrosas entregues no evento recomendo acessar o site. Prêmios PR Week Global Awards reconhece as melhores agências e campanhas do ano Por Zé Schiavoni (*), especial para J&Cia Patrick O’Neill Ana Julião Equipe do Coletivo Weber Shandwick, premiado como Agência Global do Ano (*) Zé Schiavoni é Executive Chairman do The Weber Shandwick Collective no Brasil e participou como jurado da premiação
Edição 1.463 página 13 Por dentro da Comunicação Pública A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), a partir desta semana, passa a atuar em todo o território nacional, com o apoio das suas regionais. Com a criação da regional do Acre (28/5), a ABCPública completa sua organização e estruturação nacional. Antecipou em alguns meses a meta de estar presente em todos os estados, que estava prevista para o final de 2024. Andréa Zílio comandará a regional no estado do Acre, completando assim a organização e a estrutura em todo o País, após sete anos de fundação. Formada em Jornalismo, com mais 20 anos de experiência, atuando nas áreas de assessoria de comunicação e de imprensa, gestão de projetos e gestão pública. É membro da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil − Seccional Acre (Ajeb-AC). Atualmente exerce a função de diretora de Informação Institucional do Tribunal de Justiça do Acre. “Com sete anos de história, demos um passo importante para o avanço das causas sociais ligadas à comunicação pública”, assinalou Cláudia Lemos, presidente da ABCPública. Sergipe tem nova diretora. Quem assume a regional agora é a jornalista Aline Braga. Mestra em Comunicação, é servidora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), atualmente coordenadora de Conteúdo na TV Alese. É secretária-geral da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). “Cada vez mais certa de estar entre colegas, parcerias e parceiros que estimo e feliz de ter aceito o convite para fazer parte da ABCPública”, disse Aline. A substituição ocorreu em virtude da mudança de Clécia Carla, então diretora da ABCPública, para Brasília. Clécia deixou a coordenação de Jornalismo da TV da Assembleia Legislativa de Sergipe para assumir o cargo de gerente de Análise de Conteúdo da Empresa Brasil de Comunicação − EBC. “Foi e é sempre uma honra estar na ABCPública, independentemente do local ou posição. Aline continuará a luta pela Comunicação Pública de forma magnífica em Sergipe, que sediará nosso Congresso em 2025”, afirmou Clécia. Confira aqui os representantes das regionais. O anúncio foi feito durante reunião da Astral no Encontro da Rede Legislativa de Rádio e Televisão 2024, promovido pela Câmara dos Deputados. Para Gerson Inácio de Castro, presidente da Astral, a parceria é muito importante, uma vez que são duas entidades que atuam no campo da promoção de desenvolvimento e aprimoramento da comunicação pública. “A Astral sente-se orgulhosa de poder cooperar com a ABCPública. Estamos muito felizes e temos certeza de que essa cooperação vai gerar bons resultados para a Comunicação Pública”, afirmou. A Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV-ECMI) lançou o curso de mestrado profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados. A primeira turma de 2024 é uma parceria entre a FGV Comunicação Rio, a Aberje e a Fundação Itaú. Serão disponibilizadas 30 bolsas de estudos integrais, voltadas para gestores e comunicadores, profissionais já inseridos no mercado, com interesse em grandes empresas e no Terceiro Setor, além de dados, comunicação digital, gestão, tecnologia e inovação. Os critérios para concessão das bolsas consideram exercício profissional no Terceiro Setor, preferencialmente em áreas de impacto social, educação e cultura, além de atuação na área de Comunicação em empresas privadas com ação no campo de ESG, responsabilidade social e sustentabilidade. Diversidade étnico-racial e de gênero também serão levadas em conta. Inscrições até 7 de junho aqui. O curso terá duração de 18 meses e as disciplinas obrigatórias serão presenciais no Rio de Janeiro. Mais informações aqui. ABCPública chega ao Acre e consolida presença em todo o Brasil Andréa Zilio E teve mudança na regional de Sergipe da ABCPública Aline Braga Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) será sócia institucional da ABCPública Reunião Astral Mestrado em comunicação na FGV oferece bolsas integrais para profissionais do Terceiro Setor
Edição 1.463 página 14 Por dentro da Comunicação Pública O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) vai publicar as notícias sobre as suas decisões com uma versão resumida em linguagem simples. O objetivo é tornar as decisões mais compreensíveis ao cidadão, respeitando o direito fundamental à informação. Como funciona: o leitor poderá ler o resumo simplificado clicando no ícone no topo da matéria. Para retornar ao texto completo, que também estará escrito segundo os princípios da linguagem simples, basta fechar a caixa de diálogo. A primeira notícia simplificada já está no site do TCE-PE, e pode ser lida aqui. O Observatório da Comunicação de Crise da Universidade Federal de Santa Maria divulgou no início do mês de maio uma série de dicas e orientações para gestores e comunicadores em situações de emergências climáticas. As informações foram elaboradas no contexto das inundações no Rio Grande do Sul. Um tópico do documento orienta: “A população deve evitar registrar e postar imagens em redes sociais digitais apenas por entretenimento ou em busca de seguidores e curtidas, principalmente se houver crianças e idosos nas fotografias e vídeos”. Confira aqui a íntegra. Respostas da comunicação para situações de desastres ligados à crise climática TCE-PE publicará notícias com versão resumida em linguagem simples AGRO Patrocínio n Circulou em 24/5 uma edição especial deste Jornalistas&Cia destacando os TOP 30 Jornalistas e os TOP 3 nas categorias para publicações da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2024. u Na cerimônia de premiação, que acontecerá em 12 de agosto, no hotel Renaissance, em São Paulo, também serão conhecidos os TOP 5 jornalistas mais votados e os primeiros colocados nas categorias para veículos. u Outro momento especial anunciado na edição será a entrega do troféu de Contribuição ao Jornalismo de Agronegócio a Mauro Zafalon, da Folha de S.Paulo, que na última semana celebrou os 35 anos de sua coluna Vaivém das Commodities. u A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2024 conta com os patrocínios de Cargill, Mosaic Fertilizantes, Syngenta e Yara, apoios de Elanco, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de BRF e Lavoro e apoio institucional de Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Rede Agrojor. Empresas e entidades que queiram associar suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11- 99244-6655 e [email protected]). n Eleito na última semana entre os TOP 30 +Admirados Jornalistas da Imprensa do Agronegócio, Jhonatas Simião deixou o Notícias Agrícolas, onde foi repórter e editor nos últimos três anos, para assumir o cargo de coordenador de conteúdo da agtech mineira Seedz, empresa de soluções tecnológicas e dados para o agronegócio. u Ele chega em um momento de estruturação do setor, que no começo do ano ganhou o reforço da CMO Gabriela Viana (ex-Xiaomi, Google e Adobe) e em abril contratou a gerente de Conteúdo e Marketing Danielle Geneolle Carrion. u Com mais de uma década de experiência, Simião teve passagens pela comunicação do Instituto Agronômico de Campinas e pela consultoria Datagro, além de trabalhos como freelancer para empresas do setor. Ele passa a atender pelo jhonatas.simiao@ seedz.ag. Jhonatas Simião assume a coordenação de conteúdo da Seedz Jhonatas Simião Especial homenageia +Admirados do Agro 2024 2 0 2 4 24 de maio de 2024 Depois de mais uma edição marcada por uma expressiva participação de eleitores em seus dois turnos de votação, a eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio apresenta neste especial os 30 profissionais e as 25 publicações que serão homenageados em sua edição de 2024, a quarta de sua história. Foi um ano marcado também por uma intensa renovação, com mais de 30% dos eleitos sendo homenageados pela primeira vez. Entre os jornalistas, 12 nomes figuram pela primeira vez entre os TOP 30: Alessandra Mello (AgFeed), Arno Baasch (Safras News), Carla Caroline da Silva (Canal Rural), Carol Lorencetti (g1), Gabriel Azevedo (Canal Rural), Janaina Barros (Canal Rural), Jhonatas Simião (Notícias Agrícolas), Luisa Nogueira (Play no Agro), Marcelo Toledo (Folha de S.Paulo), Michelle Valverde (Diário do Comércio), Renata Afonso (Terraviva) e Thamires Benetório (Play no Agro). Entre os que já figuraram em edições anteriores, destaque para Aleksander Horta (Notícias Agrícolas), Cassiano Ribeiro (Valor Econômico/CBN), Lilian Munhoz e Sidnei Maschio (Terraviva), que pelo quarto ano consecutivo estão entre os +Admirados Jornalistas do Ano. Completam a lista Alessandra Bergmann (Campo e Batom), Aline Leonhardt (Vale Agrícola), Aline Merladete (Portal Agrolink), Andreia Fogaça, Ângela Ruiz (Climatempo), Beatriz Gunther (Canal Rural), Carla Mendes (Notícias Agrícolas), Cristina Vieira (Globo Rural), Denise Saueressig (Globo Rural), Fabiano Reis (Canal do Boi), Ingrid Alves (Record News), Kelly Godoy (Record News), Vera Ondei (Forbes) e Wanessa Ferri (Urbana Caipira). Já entre os veículos, oito das 25 publicações estreiam nos TOP 3 de suas categorias: Agência Embrapa (Agência de Notícias), Agro Resenha e Agrolink News (Áudio), Climatempo (Canal de Vídeo), AgFeed (Periódico Especializado), Agro Record News e SBT Agro (TV Geral) e Terraviva (Site). Além da homenagem aos +Admirados do Ano, durante a cerimônia de premiação, que acontecerá em 12 de agosto, no hotel Renaissance, em São Paulo, serão conhecidos os TOP 5 jornalistas mais votados e os primeiros colocados nas categorias para veículos. Vale lembrar que nos anos anteriores Sidnei Maschio (2021), Beatriz Gunther (2022) e Renata Maron (2023) foram eleitos os +Admirados Jornalistas do Ano. Prêmio +Admirados do Agro 2024 define jornalistas e veículos homenageados Iniciativa também concederá troféu especial de Contribuição ao Jornalismo de Agronegócio a Mauro Zafalon, da Folha de S.Paulo Mauro Zafalon e Carolina Bôas (Yara) na cerimônia dos +Admirados de 2023 Contribuição ao Jornalismo Outro momento especial que reservará a cerimônia de premiação será a entrega de um troféu a Mauro Zafalon por sua Contribuição ao Jornalismo de Agronegócio. Repórter da Folha de S.Paulo, onde também é titular da coluna Vaivém das Commodities, que completou 35 anos na última quarta-feira (22/5), ele será o segundo profissional a receber tal honraria. O primeiro foi José Hamilton Ribeiro, homenageado em 2021. A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2024 conta com os patrocínios de Cargill, Mosaic Fertilizantes, Syngenta e Yara, apoios de Elanco, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de BRF e Lavoro e apoio institucional de Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Rede Agrojor. Empresas e entidades que queiram associar suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11- 99244-6655 e [email protected]). Confira todos os homenageados a partir da pág. 3.
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