Jornalistas&Cia 1461

Edição 1.461 página 14 Menos de 30% das vagas de trabalho no setor são ocupadas por pessoas pretas ou pardas, que são maioria na população brasileira. Jornalismo é a formação predominante entre os profissionais atuantes nas agências de comunicação corporativa, com 45,3% dos funcionários, sendo este, porém, o menor índice relativo já detectado na série histórica. Relações Públicas, com 11,2%, e Publicitários/Marketing, com 10,5%, são as duas formações que vêm a seguir. Inteligência artificial chega quase como um tsunami no setor Com apenas um ano de intervalo, a presença da inteligência artificial (IA) explodiu no segmento das agências de comunicação e o Anuário retrata de forma excepcional essa transformação − seja nos indicadores da Pesquisa, em que o tema já se mostra como um dos mais influentes na operação do dia a dia e no planejamento das agências, seja nos depoimentos e entrevistas, que acentuam a preocupação e os investimentos que já foram e continuarão a ser realizados com vistas a aprimorar, agilizar e melhorar a produtividade dessa cadeia. Para se ter uma ideia, dentre as tendências tecnológicas e/ou de negócios mais influentes no setor, a IA liderou a Pesquisa, com 73,9% de citações entre os entrevistados. As outras três indicações mais citadas foram Marketing de influência/Uso de redes sociais, com 36%; ESG/Pautas de sustentabilidade, com 28,9%; e BI/Análise de dados/ Analytics/Big Data, com 25,1%. Esses resultados apontam para um setor que se mantém atualizado e participando do desenvolvimento de novíssimas tecnologias. Confirmando essa perspectiva, 69% das agências pesquisadas indicaram ter feito uso de inteligência artificial nos seus processos de trabalho no período. A área de Produção de conteúdo é a que mais demandou essa utilização: 77,9%. As outras áreas indicadas foram Relatórios, com 42,8%; Produção audiovisual, 32,4%; e Pesquisas sobre consumidores, 20,7%. Vem aí também a edição impressa Está marcado para 30 de maio o lançamento da edição impressa do Anuário da Comunicação Corporativa, em tiragem limitada, que poderá ser adquirida e retirada na Mega Brasil pelo valor de R$ 120. No caso de envio, o custo de postagem será de R$ 25,00. Informações com Bruna Valim ([email protected]) ou Clara Francisco ([email protected]). Aqui o link para a versão digital, aberta e gratuita: https:// www.virapagina.com.br/megabrasil/anuario2024/. Para consumir sem moderação. Anuário da Comunicação Corporativa Marco Rossi, Adriana Teixeira e Eduardo Ribeiro

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==