Jornalistas&Cia 1461

Edição 1.461 página 13 Anuário da Comunicação Corporativa Foi lançada nesta quarta-feira (15/5), no programa Comunicação S/A, da Mega Brasil, ancorado por Marco Rossi, a versão digital do Anuário da Comunicação Corporativa, com 354 páginas e o apoio de perto de 80 organizações. Com ela o mercado celebra um feito histórico: pela primeira vez na história o segmento das agências de comunicação atingiu faturamento anual de1 bilhão de dólares. Em reais, as receitas de 2023 superaram os R$ 5,1 bilhões, com um crescimento nominal de 4,45% sobre 2022, desempenho ligeiramente abaixo da inflação oficial medida pelo IPCA, que foi de 4,62% no período. Outro feito do setor deu-se na empregabilidade: as agências fecharam 2023 com praticamente 20 mil colaboradores diretos, atingindo também aí um patamar inédito na história da atividade. Apoiada institucionalmente por Aberje e Abracom − entidades que, inclusive, assinam os editoriais ao lado dos editores −, a publicação reúne oito reportagens especiais: • Emergência socioambiental - COP30 já começou • Diversidade racial - O caminho é longo • Olhar comunitário - O ‘S’ do ESG • Fairplay em baixa - As concorrências multiplicam-se e desafiam o bom senso • Imprensa e RP - Bora lá fazer essa pauta? • Convergências e divergências - Relações públicas e marketing digital: unir para conquistar • A força do engajamento - Diz-me quem segues e eu te direi quem és • Desembarque programado - Expatriado sem romantismo A reportagens são assinadas por Carlos Henrique Carvalho, Cristina Vaz de Carvalho, Fernando Soares, Lena Miessva, Martha Funke, Maysa Penna, Renato Acciarto e Rosenildo Ferreira. Adriana Teixeira, editora executiva, completa o time de profissionais convidados, que atuaram ao lado dos diretores da Mega Brasil Célia Radzvilaviez, Eduardo Ribeiro e Marco Rossi. Informação é da edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa, lançada nesta quarta-feira (15/5) em versão digital Agências de comunicação chegam ao seu primeiro bilhão de dólares e aos 20 mil empregos diretos Ranking das Agências – quatro grupos superam os nove dígitos O Ranking das Agências de Comunicação contou com a participação de 124 agências, 54 delas no segmento das grandes e médias e 70, no das agências-butique. A exemplo do ano anterior, quatro grupos superaram a marca dos R$ 100 milhões de faturamento, sendo que a agência líder pela primeira vez na história rompe o patamar dos R$ 500 milhões de receita. Assessoria de imprensa continua o carro-chefe da atividade Contando com a participação de 211 agências, a Pesquisa Mega Brasil, coordenada pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, sob a supervisão do diretor Maurício Bandeira, traz novamente uma série de indicadores setoriais que contribuem para jogar luzes na atividade da comunicação corporativa brasileira. Entre os produtos mais comercializados pelas agências no mercado, o mais antigo, Relacionamento com a mídia, contou com 77,7% de citações. Curiosamente, ele convive com um dos mais novos, Gestão de redes sociais, que foi o segundo, citado por 45% das agências. Corrobora esse resultado a indicação das três principais áreas em que foram feitas inovações em 2023: Redes Sociais, Mídias Sociais (54,9%), Produção de Conteúdo (52,5%) e Mídia Digital, Marketing Digital (48,8%). Sobre os colaboradores: presença dos negros ainda não chega a 30% As mulheres mantêm participação amplamente majoritária na composição da força de trabalho das agências no País, com 71,5% do total de empregados nelas. Na segmentação por raça/etnia, mulheres brancas predominam, com 50% de participação, seguidas por homens brancos, com 21,3%.

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