Jornalistas&Cia 1461

Edição 1.461 página 10 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Uma nova pesquisa feita nos EUA pelo Pew Research Center confirmou duas tendências que preocupam o jornalismo: o enfraquecimento da imprensa local e o desaparecimento da mídia impressa. Um dos aspectos interessantes desse estudo é a diferença entre o que os entrevistados relatam como sendo importante para eles e o que fazem na prática. A grande maioria dos adultos (85%) afirma que os meios locais são importantes para o bem-estar da comunidade, enquanto 44% afirmam que é extremamente ou muito importante. Só que os mesmos que dão valor ao jornalismo local preferem acessar notícias sem pagar. Apenas 15% dos entrevistados afirmaram ter pago por notícias locais no último ano, apesar de acharem que a imprensa da região está fazendo um bom trabalho. A percepção de que os jornalistas estão em contato com as pessoas que vivem na comunidade até aumentou. Quase sete em cada dez adultos norte-americanos ouvidos pelo Pew afirmam que os jornalistas locais na sua área estão em contato com a sua comunidade, contra 63% que tinham essa percepção em 2018. Os entrevistados destacam quatro aspectos positivos da cobertura local: a precisão das notícias (71%), a atenção aos fatos importantes (68%), a transparência (63%) e o escrutínio sobre autoridades da região (61%), longe do radar de veículos nacionais. Até os que se declaram eleitores do Partido Republicano, inclinados a demonstrar opiniões mais desfavoráveis sobre a imprensa tradicional, disseram-se confiantes na precisão do jornalismo local: 66% deles pensam assim. Esse valor ficou evidente na edição 2024 do Prêmio Pulitzer, em que veículos regionais e nativos digitais derrotaram Jornalismo local: muitos gostam, mas poucos pagam por ele, mostra pesquisa grandes organizações de mídia em categorias importantes. No entanto, esses vencedores são gotas d’água em um oceano de cortes de vagas, suspensão de impressos e fechamento total de veículos, provocando o que ficou consagrado como “desertos de notícias”. A culpa da crise pode ser atribuída em parte justamente à pouca disposição do púbico de pagar pelo conteúdo, aliada ao declínio de interesse nos formatos tradicionais. A pesquisa do Pew constatou que os americanos são agora mais propensos receber notícias locais online, seja em sites de notícias (26%) ou redes sociais (23%). Ambos os números aumentaram em relação a 2018. E menos pessoas dizem agora que preferem se informar por um aparelho de TV (32%), em comparação a 41% que disseram o mesmo há seis anos. Entretanto, as TVs não saem totalmente perdendo, pois parte da audiência que migra para seus canais digitais. Já o papel não migra. Os impressos declinaram de 13% para 9%, e sua audiência geral também, incluindo suas versões digitais. Um terço dos americanos afirma que pelo menos às vezes recebe notícias locais de um jornal diário, seja por via impressa, online ou pelos canais oficiais nas redes – uma queda de 10 pontos em relação a 2018. A parcela dos que se informam localmente por jornais está no mesmo nível da taxa dos que recebem notícias locais de agências governamentais locais (35%) ou boletins informativos locais (31%). Já as redes sociais não têm do que reclamar. Grupos do Facebook ou o aplicativo Nextdoor são os preferidos: 52% dos adultos nos EUA dizem que recebem notícias locais desses fóruns, um aumento de 14 pontos em relação a 2018. Segundo o Pew, ao serem perguntados por que não pagam por notícias, a resposta dos entrevistados foi óbvia: a oferta de conteúdo gratuito em sites ou nas redes. Na conta das perdas da imprensa local entra também a evasão do noticiário. A taxa dos que acompanham notícias locais muito de perto nos EUA passou de 37% para 22% desde 2016, ainda que a maioria dos entrevistados (66%) tenha dito que acompanha pelo menos um pouco o que acontece na região. Se serve de consolo, o percentual está em linha com o desinteresse dos americanos sobre notícias nacionais e internacionais, lembrando que o problema da imprensa vai além do declínio da mídia local. https://outraspalavras.net/outrasmidias/a-funcao-politica-do-jornalismo-local/

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==