Edição 1.460 página 38 Cristiane Leite Rio de Janeiro n A série em quatro episódios Leo Batista – A voz marcante é dirigida por Kizzy Magalhães, ex-Vídeo Show da Globo. Alguns episódios tiveram pré-estreia em março no CineFoot – Festival de Cinema de Futebol. A série completa será exibida em junho, no SporTV, que coproduziu o documentário com a agência Imaginar. u Leo Batista, o mais antigo apresentador em atividade da TV brasileira, tem 91 anos de idade e 76 anos de profissão. Sua voz está presente na memória afetiva de várias gerações. A diretora ouviu amigos e companheiros de profissão para contar sua trajetória e, na obra, revela ainda uma vida pessoal que poucos conhecem, em que ele é cantor, artista plástico, comediante e escritor. Vaivém-RJ n Déborah Cruz, que há dez anos atua como repórter esportiva, com passagens por Band, TV Rio Sul, Maracanã e Vasco da Gama, começou no Grupo Radioweb como repórter. n Começa em 8 de julho o curso Jornalismo Empreendedor: transformando ideias de mídia em startups, ministrado por Gilberto Scofield Jr..Presencial, em cinco aulas, faz parte da esfera Dynamic da ESPM, voltada para a pós-graduação. Informações detalhadas estão no site. u No programa, o que ,5é necessário saber para abrir um projeto próprio ou produto de mídia ou jornalismo digital. E anda, o que é preciso conhecer antes e durante a execução do projeto ou produto, qual a equipe ideal para reduzir as chances de erros e as várias formas de monetizar e monitorar o site para mantê-lo sustentável. Tudo com análises de casos brasileiros e estrangeiros. u Scofield é mestre pela UFRJ, especializado em Comunicação Digital, Jornalismo Empreendedor e Desinformação; tem MBA pela FGV em Marketing Digital; atualmente doutorando na PUC- -RJ e na UFF. Em 15 anos no Globo, foi editor e correspondente na China e em Washington. Entre outros trabalhos, figurou como diretor da Máquina Cohn & Wolfe e da agência Lupa de fact checking. Produz a newsletter quinzenal O Ofício, sobre empreendedorismo digital. Leo Batista é homenageado em série documental Deborah Cruz Leo Batista Gilberto Scofield dará curso de empreendedorismo digital na ESPM Curta-SP n Estão abertas as inscrições para o seminário Datificação da atividade de Comunicação e Trabalho de arranjos de comunicadores: os embates com as determinações das empresas de plataformas. Promovido pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-USP), o workshop buscará discutir as implicações do trabalho de comunicação em plataformas digitais. O encontro será nos dias 9, 10 e 11/5, no formato presencial na Escola de Comunicações e Artes da USP, com transmissão online pelo canal ECA-USP no YouTube. Mais informações e inscrições estão disponíveis na plataforma do Centro de Pesquisa da USP. conitnuação - São Paulo n A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou as reportagens vencedoras do Prêmio ABF José Lamônica de Jornalismo. A iniciativa reconhece profissionais de imprensa que se destacaram na cobertura do setor de franquias em 2023. u O primeiro lugar de Mídia Regional foi para Lívia Araújo, do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, com a matéria Ensino de idiomas busca se reinventar no pós-pandemia. Já em Mídia Digital, Márcia Rodrigues, do Portal Mercado & Consumo, destacou-se com o texto Flagships e lojas-conceito de encher os olhos em São Paulo. u Na categoria Jornal Impresso, Kátia Simões, do Valor Econômico, venceu com Expansão acelerada pode pôr em risco a perenidade da rede. Enquanto em Revista, a ganhadora foi Raquel Bocato, pela matéria Da infância à maturidade, publicada na Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN). u As vencedoras receberam um certificado de participação e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 6 mil. ABF divulga vencedores do Prêmio ABF José Lamônica de Jornalismo Lívia Araújo (esq.) recebe seu prêmio Pág.1
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==