Jornalistas&Cia 1460

O jornalismo na tragédia no RS u Na Globo, a âncora Ana Paula Araújo, do Bom Dia Brasil, apresentou o telejornal diretamente de Porto Alegre, perto do Rio Guaíba, mostrando o trabalho de uma força-tarefa para resgatar a população local. Ela também mostrou a escassez de recursos e suprimentos para as pessoas afetadas pela tragédia. u O programa Encontro também foi apresentado do Rio Grande do Sul. A apresentadora Patrícia Poeta, que nasceu no RS, comandou o programa ao vivo de Porto Alegre, no bairro São João, na zona norte da cidade. Ela contou que a viagem até lá foi difícil, com aeroporto e rodoviária fechados e ruas completamente alagadas. Patrícia e sua equipe desembarcaram no aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, e viajaram cerca de sete horas de carro até chegarem a Porto Alegre. A apresentadora declarou que “voltar para a terra natal, com um cenário desolador como esse, é muito difícil, mas vamos focar, vamos tentar fazer nosso trabalho da melhor forma possível para ajudar meus conterrâneos”. uWillian Bonner apresentou o Jornal Nacional ao vivo de Porto Alegre. O âncora trocou o tradicional terno e gravata por uma camiseta preta na apresentação do telejornal. Bonner chegou até a capital do Rio Grande do Sul em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele comentou sobre a tragédia: “Neste momento, o drama que o povo está enfrentando é de gravidade incomparável, até porque a previsão da meteorologia é de mais chuva. Não vim sozinho, mas com vários profissionais para nos solidarizar com os gaúchos e também ajudar os colegas da RBS (afiliada da Globo no RS)”. Bonner informou que a Globo doará uma quantia equivalente à viagem ao Rio Grande do Sul para uma instituição que ajuda vítimas das enchentes. u Na Record, o âncora Roberto Cabrini apresentou o Jornal da Record de Porto Alegre. O apresentador mostrou um local que está recebendo animais resgatados das inundações. O trabalho de voluntários está sendo feito com base em doações, mas as condições são precárias, com escassez de recursos, incluindo água e ração. A Record também fará uma doação equivalente à viagem até Porto Alegre para alguma instituição que está ajudando na crise. u Na Band, Adriana Araújo também foi deslocada para cobrir o desastre ambiental in loco. E no SBT, a âncora Márcia Dantas, do Tá na Hora, foi até o Rio Grande do Sul. Ela precisou desembarcar em Florianópolis e concluir o trajeto de carro. n Gaúcha de Santa Maria, Iara Lemos, diretora da Free Minds, em Brasília, está desde a semana passada arrecadando fundos para ajudar a população do RS nesses dias de tragédia climática. Ela deixa o número do PIX (61-98255-1860) para doações de qualquer valor, e quase que diariamente presta contas do valor arrecadado bem como do que foi distribuído para a população. “Desde quinta-feira, já atendemos a mais de 1,5 mil pessoas vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Maria e em Bento Gonçalves. Vamos juntos levar nossas doações até Porto Alegre! A situação é desesperadora”, disse. n Além de prestarem solidariedade à população do Rio Grande do Sul, abrindo canais para doações, diversos veículos jornalísticos mobilizaram-se para ampliar a cobertura das inundações no Estado. Apresentadores e repórteres deslocaram-se para o RS para cobrir in loco o estrago das chuvas na região, mostrando de perto a catástrofe e o que está sendo feito para combater a crise. Globo, Record, Band e SBT foram alguns dos veículos que enviaram os apresentadores de alguns de seus principais telejornais para ancorar seus programas diretamente do RS. Ana Paula Araújo Patrícia Poeta Willian Bonner Roberto Cabrini Adriana Araújo Iara Lemos TV Globo TV Globo TV Globo Record TV Band SBT Márcia Dantas

Edição 1.460 - 8 a 14 de maio de 2024 n Jornalistas e profissionais de Comunicação reuniram-se na noite de 6/5 para homenagear e reconhecer o trabalho dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024. A cerimônia, realizada na sede da Fenabrave, em São Paulo, teve como destaque o pernambucano Jorge Moraes, colunista do UOL Carros, eleito o +Admirado Jornalista do Ano. u “Quanta honra”, celebrou Moraes, que agradeceu aos familiares, amigos e colegas, que o ajudaram a se eleger: “O troféu do topo do pódio agradeço a cada colaborador que está comigo: Bruno Vasconcelos, Luciana Elldorf, Rodrigo Barros, Thiago Uchôa e, não menos importante, meu cérebro e companheira, Flávia Galvão. De Pernambuco para o mundo, dos carros, da vida, das conquistas. Do nosso Nordeste de talentos”. u Na segunda posição, também de Pernambuco, ficou Tarcísio Dias, do Mecânica Online, enquanto João Anacleto, de A Roda, eleito o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva em 2022, completou o pódio na terceira posição. Soraia Abreu Pedrozo, da AutoData, e Thais Jorge Moraes é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2024 Jorge Moraes Villaça, do Jornal do Carro, ocuparam a 4ª e 5ª posições, respectivamente. u Na categoria Jornalista Especializado em Duas Rodas, a mais votada foi Karina Simões, do canal KS1951, que levou o troféu pela segunda vez. A primeira havia sido na estreia dessa mesma categoria, em 2022. Entre os Jornalistas Especializados em Veículos Comerciais, o homenageado foi Pedro Trucão (Pé na Estrada), enquanto Fernando Calmon (Webmotors), eleito o +Admirado Jornalista na primeira edição do prêmio, em 2015, desta vez ficou com o troféu de +Admirado da categoria Colunista. u Entre as publicações, destaque para o time da Autoesporte, premiado nas categorias Site e Áudio, este último com o programa CBN Autoesporte. Na categoria Vídeo, o vencedor foi o programa Acelerados, e em Periódico Especializado, a revista Quatro Rodas. u A relação completa com os TOP 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2024 e os TOP 3 +Admirados nas sete categorias temáticas está disponível na edição especial deste Jornalistas&Cia, publicada em 5 de abril. Homenagem especial n Além da entrega dos certificados e troféus aos jornalistas e publicações +Admirados da Imprensa Automotiva 2024, a cerimônia guardou uma homenagem especial a Luiz Carlos Secco, referência no segmento, com passagens por Jornal do Carro, Ford, Fiat e Autolatina, que em 2024 está completando 50 anos de atuação como assessor de imprensa no setor automotivo e 90 anos de vida. u Acompanhado do filho, o também jornalista José Carlos Secco, ele recebeu das mãos de Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia, um troféu de reconhecimento pela sua Contribuição ao Jornalismo Automotivo. u Em seu breve discurso, ele agradeceu a homenagem: “A equipe do Jornalistas&Cia, sob o comando de Eduardo Ribeiro, é a única entidade que realiza um trabalho de reconhecimento dos profissionais automobilísticos do País, que nos incentiva e nos promove como profissionais importantes e, principalmente, nos valoriza junto aos diretores das empresas nas quais trabalhamos”. u Confira a partir da página 4 as fotos com os destaques da noite de premiação. Luiz Carlos Secco

A Abraciclo e suas associadas parabenizam os participantes e vencedores do Prêmio +Admirados da Imprensa Automotiva 2024! Siga-nos nas redes sociais abraciclo.com.br/site/ linkedin.com/company/abraciclo @abraciclo Imagens do Polo Industrial de Manaus - PIM

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 4 Fotos: Fabio Risnic Fernando Soares, editor do J&Cia Auto, como mestre de cerimônia Eduardo Ribeiro, diretor do Jornalistas&Cia Marcos Brito (Volkswagen Caminhões e Ônibus) Carlos Abdalla (Bosch) Rogério Franco (Abraciclo) Odair Dedicação Jr. (Honda) Claudio Rawicz (Volkswagen) Marcelo Franciulli (Fenabrave) Álbum de fotos Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 6 Boris Feldman (Auto Papo) e Renato Cuperman (Automob) Fabio Trindade (Motor1) e Renato Cuperman (Automob) Tião Oliveira (Jornal do Carro) e Claudio Rawicz (Volkswagen) Henrique Rodriguez (Quatro Rodas) e Isabel Novaes (VWCO) Daniel Neves (UOL Carros) e Isabel Novaes (VWCO) Aline Feltrin (Transporte Moderno) e Isabel Novaes (VWCO) Pág.1

Com os cumprimentos do time de Comunicação Corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus. ++ ADMIRADOS DE 2024! E a todos os finalistas! Parabéns aos colegas

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 8 Andrea Ramos (Estradão) e Isabel Novaes (VWCO) Péricles Malheiros (Honda), Eliana Malízia (Acelerada Adventure) e Mellina Carvalho (Honda) Karine Bauer Chefe de engenharia de serviços conectados da Bosch Christiano Blume Consultor Ricardo Novo CEO na Mobi7 Mobilidade Conectada Neste episódio, nossos convidados discutem como a digitalização impulsiona a mobilidade, abordando tendências, desafios e oportunidades na indústria automotiva global e no Brasil. Ouvir agora Bosch no Brasil Anos Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 9 Péricles Malheiros (Honda), Thiago Moreno (Motor1) e Mellina Carvalho (Honda) Alzira Rodrigues (Autoindústria) e Rita Mazzuchini (Fenabrave) Carolina Vilanova (Oficina News) e Rita Mazzuchini (Fenabrave) Cauê Lira (Autoesporte) e Rita Mazzuchini (Fenabrave) Parabéns aos profissionais + Admirados da Imprensa Automotiva. Jornalista, seja qual for o caminho escolhido, sua liberdade está garantida. Scania. Líder na transição para um setor de transporte mais sustentável. Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 10 Isadora Carvalho (Quatro Rodas) e Márcia Pontes (Abraciclo) Márcia Pontes (Abraciclo) e João Brigato (Auto+) A Kia parabeniza os jornalistas mais admirados por manter a indústria sempre em movimento. Paz no trânsito começa por você. Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 11 Leonardo Fortunatti (Motor1) e Carlos Abdalla (Bosch) Marcos Rozen (Use Elétrico) e Carlos Abdalla (Bosch) Mais um anúncio sobre confiança e credibilidade Mas este é para parabenizar os jornalistas por serem sinônimos disso Paz no trânsito começa por você. Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 12 Paulo Campo Grande (Quatro Rodas) e Carlos Abdalla (Bosch) Raphael Panaro (Autoesporte) e Carlos Abdalla (Bosch) Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 13 Sérgio Dias (Alpha Autos) e Carlos Abdalla (Bosch) Sérgio Quintanilha (Guia do Carro) e Carlos Abdalla (Bosch) Vitor Matsubara (Automotive Business) e José Eduardo Schwartsman (Kia) Vitória Drehmer (Autoesporte) e José Eduardo Schwartsman (Kia) Renato Cuperman (centro), da Automob, com Cauê Lira, Raphael Panaro, Leonardo Félix e Vitória Drehmer, da Autoesporte Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 14 Leonardo Félix (Autoesporte) Marcelo Moura (Acelerados) e Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia) Marcelo Moura (Acelerados) Henrique Rodriguez, Paulo Campo Grande e Isadora Carvalho, da Quatro Rodas, ao lado de Claudio Rawicz, da Volkswagen Henrique Rodriguez, Isadora Carvalho e Paulo Campo Grande (Quatro Rodas) Karina Simões (KS 1951) e Rogério Franco (Abraciclo) Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 15 Karina Simões (KS 1951) Pedro Trucão (Pé na Estrada) e Danielle Ritton (VWCO) Pedro Trucão (Pé na Estrada) Fernando Calmon (Coluna do Fernando Calmon) e Renato Cruz (Honda) Fernando Calmon (Coluna do Fernando Calmon) Luiz Carlos Secco e Roberto Marques Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 16 Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia) e Luiz Carlos Secco Soraia Abreu Pedrozo (AutoData) e Carlos Abdalla (Bosch) Soraia Abreu Pedrozo (AutoData) João Anacleto (A Roda) e Marcos Brito (VWCO) João Anacleto (A Roda) Jorge Moraes (UOL Carros) e Tassia Rodrigues (Honda) Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 17 Mellina Carvalho, Péricles Malheiros e Gracielle Borges, da Honda Leonardo Félix (Autoesporte) e Karina Craveiro (Volkswagen) Giovanna Ando, Carlos Abdalla, Ellen de Paula e Carolina Avellar Luiz Gustavo Guereschi, Renato Cruz e Odair Dedicação Jr., da Honda Rogério Franco, Márcia Pontes e Mariana Emidio (Abraciclo) Priscila Fabi (SD&Press) e Marcos Rozen (Use Elétrico) Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 18 José Eduardo Schwartsman (Kia), Koichiro Matsuo (Textofinal) e Daniel Brenn (Kia) Isabel Novaes, Marcos Brito e Danielle Ritton, da Volkswagen Caminhões e Ônibus José Carlos Secco e Luiz Carlos Secco Cauê Lira, Vitória Drehmer, Raphael Panaro e Leonardo Félix (Autoesporte) Andrea Ramos (Estradão), Pedro Trucão (Pé na Estrada) e Aline Feltrin (Transporte Moderno) Cris Prado e Sérgio Quintanilha (Guia do Carro) Pág.1

Patrocínio Apoio Apoio Institucional Edição 1.460 página 19 Carlos Abdalla (Bosch), Alzira Rodrigues (Autoindústria) e Soraia Abreu Pedrozo (AutoData) Paulo Campo Grande e Isadora Carvalho, da Quatro Rodas, e Rita Mazzuchini (Fenabrave) Pedro Trucão (Pé na Estrada), Tião Oliveira (Jornal do Carro) e Boris Feldman (Auto Papo) Péricles Malheiros (Honda), Fernando Calmon, Sérgio Dias (Alpha Autos) e Fabio Trindade (Motor1) Fábio Trindade (Motor1), Vitor Matsubara (Automotive Business) e Leonardo Fotunatti (Motor1) Pág.1

Edição 1.460 página 20 Últimas n O Intercept Brasil promoveu há alguns dias um profundo corte em sua redação, atingindo de uma só vez quase 40% de sua equipe editorial. Segundo apurou este Jornalistas&Cia, foram desligados oito profissionais de uma só vez em abril. São eles: u O editor sênior André Uzêda ([email protected]), jornalista e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, com passagens por Folha de S.Paulo, Grupo Metrópole, TV Bahia, Portal Aratu Online, TV Aratu, A Tarde e Correio; u A repórter de segurança pública Carol Castro (castro.g.ca [email protected]), ex-editora das revistas Superinteressante e Galileu, e com passagens por CartaCapital, UOL e Repórter Brasil; u O editor de audiência Emílio Moreno (emiliomsn@gmail. com), especializado em marketing digital, gestão de projetos e de produtos, que atuou por anos no Sistema Jangadeiro e em organizações do Terceiro Setor, como Redes Cordiais e Safernet; u A diretora de vídeo Luiza Drable ([email protected]), graduada em Cinema e Audiovisual, com especialização em Comunicação e Imagem e mestre em Design; u O editor de vídeo Marlon Peter (peterkino.com.br e peterconta [email protected]), que ao longo da carreira assinou a pós-produção de diversos produtos digitais, no cinema e na TV, em canais como Globo, Multishow, GNT e Canal Futura; u O repórter Paulo Victor Ribeiro ([email protected]), que antes do Intercept passou por Énois, UOL TAB, Vice Brasil, Nexo e Manual do Usuário; u O editor de arte Rodrigo Bento ([email protected]), designer com experiência em serviços gráficos, branding, identidade visual e ilustração, e passagens por Gato Preto, O Joio e o Trigo, Observatório da Branquitude, Vice, Pública e Gabinete dos Bichos; u E o gerente financeiro Thiago Pilloni, bacharel em Produção Cultural e em Gestão Financeira, e que atuou como diretor financeiro, gerente de projetos e produtor executivo na área cultural por 12 anos. u Além deles, em março já havia sido demitida a coordenadora de estratégias e operações Maria Intercept Brasil promove novos cortes em sua equipe No total, dez profissionais deixaram a publicação nos últimos dois meses André Uzêda Carol Castro Emilio Moreno Luiza Drable Marlon Peter Paulo Victor Ribeiro Rodrigo Bento Thiago Pilloni Maria Teresa Cruz Flavio VM Costa Teresa Cruz (mariateresacru [email protected]), com passagens por Grupo Bandeirantes, Ponte Jornalismo, TVT e Quebrando o Tabu; e, em comum acordo, desligado o editor-chefe Flavio VM Costa ([email protected]), ex- -Correio, A Tarde e IstoÉ, que assumiu novos desafios profissionais como colunista do UOL e como consultor do Alma Preta, onde participará da criação do núcleo investigativo do site. Atrito com o SJSP n Em texto publicado em seu site, o Sindicato dos Jornalistas de SP (SJSP) fez um paralelo entre os recentes cortes no TIB e a reportagem Cena de Massacre, publicada pelo próprio Intercept um ano antes, quando denunciou os bastidores das demissões em massa nas empresas Meta, Twitter, Google e XP. Segundo a entidade, a publicação descumpriu um entendimento do STF de que casos de demissão em massa devem contar com prévia intervenção sindical, o que não teria acontecido. u Em dificuldades financeiras desde que se desligou de sua operação nos Estados Unidos em 2022, o Intercept vem promovendo há meses uma intensa campanha para captação de recursos através de doações. u Em nota enviada a este Portal dos Jornalistas, Andrew Fishman, presidente e cofundador do The Intercept Brasil, se disse surpreso com as acusações feitas pelo SJSP, lamentou não ter sido procurado para comentar as acusações e afirmou que “comparar a situação de um veículo independente e sem fins lucrativos com demissões em big techs, que sabidamente têm lucros bilionários e violam sistematicamente direitos, mostra má-fé”. u Confira a íntegra da nota no Portal dos Jornalistas. Pág.1

Edição 1.460 página 21 conitnuação - Últimas n O SBT anunciou que José Occhiuso, diretor nacional de Jornalismo, deixou a emissora após 13 anos de casa. Segundo comunicado enviado à imprensa, a decisão para a saída do jornalista foi feita em comum acordo. Luiz Alberto Weber, diretor do SBT em Brasília, assumirá o comando do Jornalismo. u Occhiuso chegou à emissora em 2011, como editor-executivo do SBT Brasil. Posteriormente, ocupou o mesmo cargo no Jornal do SBT. Em outubro de 2013, assumiu a direção de Jornalismo em Brasília, cargo ocupado até o início de 2017. No ano seguinte, assumiu a direção nacional de Jornalismo da emissora, implantando mudanças no SBT Brasil, promovendo debates nas eleições de 2018 e dinamizando o departamento. u Em 2020, durante a pandemia, coordenou conteúdos produzidos pelos telejornais do SBT, informando ao público as últimas notícias sobre a Covid-19 durante toda a programação. Também coordenou a parceria dos departamentos de Jornalismo e Digital, além da criação do portal de notícias SBT News. u Luiz Alberto Weber foi nos últimos quatro anos diretor da sucursal do SBT em Brasília. Antes, foi diretor de Redação da revista Época, chefe de Redação e coordenador de política do Estadão, secretário de edição da Folha de S.Paulo na sucursal de Brasília, editor nos jornais O Globo e Correio Braziliense e repórter das revistas CartaCapital e IstoÉ. nRaquel Landim, apresentadora do CNN 360, deixou a CNN Brasil após cinco anos de casa. A emissora ainda não definiu quem a substitui. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo). Landim apresentou o CNN 360 pela última vez em 18 de abril. Desde então, é substituída por Clarissa Oliveira no comando do programa. u Landim chegou à CNN Brasil em 2019. Foi a primeira experiência dela em televisão. Começou como comentarista e em 2022 alçou o posto de apresentadora substituta de diversos programas da emissora. No ano passado, assumiu o CNN 360, em substituição a Daniela Lima. Antes, trabalhou em Valor Econômico, Estadão e Folha de S.Paulo. Raquel Landim deixa a CNN Brasil após cinco anos Raquel Landim CNN Brasil/Instagram José Occhiuso, diretor nacional de Jornalismo do SBT, deixa a emissora e Luiz Alberto Weber o substitui José Occhiuso Instagram Luiz Alberto Weber Divulgação/SBT A família +Admirados da Imprensa cresceu Quer saber mais? Vinicius Ribeiro – (11) 9.9244.6655 Pág.1

Edição 1.460 página 22 EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A aula ministrada pela pesquisadora Fernanda Rodrigues no âmbito do curso Diversidade, Inclusão e outros formatos no Jornalismo Pós-Digital, promovido pela Rede JP em parceria com a UFRJ, proporcionou uma análise abrangente e profunda sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) na sociedade atual e futura. Com uma abordagem didática e ao mesmo tempo profunda, Fernanda traçou uma linha histórica das IAs, desde sua implementação até os dias atuais, destacando tanto os benefícios quanto os desafios éticos e sociais associados ao seu uso. A pesquisadora ressaltou como o mau emprego da IA pode reforçar desigualdades sociais e injustiças, enfatizando a importância da equidade e da transparência na implementação dessas tecnologias. Além disso, Fernanda abordou os vieses algorítmicos e discriminatórios presentes na prática das IAs, destacando a necessidade de reconhecimento e mitigação desses vieses para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Ela também discutiu formas de atenuar os impactos negativos das IAs, enfatizando a importância da transparência e da regulamentação no uso dessas tecnologias. A comunidade global da Rede JP continua empenhada em promover soluções para problemas sociais através da democratização da comunicação, com foco em educação, representatividade e oportunidades. Acreditamos que iniciativas como essa contribuem significativamente para um futuro mais inclusivo e igualitário. Para mais informações e para assistir às próximas aulas, visite o site da Rede JP e acompanhe nossas redes sociais. Fernanda Rodrigues Com didatismo e profundidade, aula de Fernanda Rodrigues aborda trajetória e impactos da Inteligência Artificial n Estudo da Similarweb, plataforma de inteligência e competitividade digital que analisa dados de ecossistemas digitais em 190 países, mostrou que sites de notícias ao redor do globo receberam cerca de 77 bilhões de visitas no primeiro semestre de 2024. O Brasil especificamente registrou a média 125,8 milhões de visitantes únicos mensais e um score de popularidade de 77,1%. u Os dados foram apresentados no final de abril, durante webinar promovido pela empresa de adtech PremiumAds sobre comportamento e tendências de audiência para publishers no Brasil e no mundo. O estudo da Similarweb foi apresentado por Arlei Bueno, senior sales manager da empresa, que destacou também as tendências da indústria news e media no Brasil e no mundo, tecnologias desse setor no País, perfil e comportamento da audiência e qualificação do investimento. u O estudo traz ainda recomendações aos publishers do setor, destacando, por exemplo, o crescimento dos aplicativos. A Similarweb diz que é importante que os publishers ajustem suas estratégias de distribuição de conteúdo e anúncios. Outro ponto destacado pelo estudo é o combate às fake news, que crescem cada vez mais e devem ser prioridade nos modelos de negócio. Segundo o estudo, a “pulverização e descentralização de tráfego de notícias entre publishers, redes sociais e Google” é benéfica para o setor. Sites de notícias receberam 77 bilhões de visitas no primeiro trimestre de 2024, diz estudo Nacionais pixel8propix/Unsplash Pág.1

Edição 1.460 página 23 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Embora o Brasil tenha obtido uma classificação bem melhor (82º) no Global Press Freedom deste ano, divulgado pela Repórteres Sem Fronteiras em 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a situação nas Américas não é boa. As condições políticas, um dos cinco atributos que compõem o índice, são apontadas pela RSF como a principal preocupação global em 2024. Foi o que mais caiu − 7,6 pontos no mundo em um ano. Não foi o caso do Brasil, que subiu 27 pontos nesse indicador. O ganho contribuiu para o avanço de dez posições na lista, refletindo o fim das hostilidades entre governo e imprensa que marcaram a gestão Bolsonaro. Já a Argentina, que experimenta um agravamento das ameaças ao jornalismo desde a campanha que elegeu Javier Milei para a presidência, caiu 35 pontos. O Paraguai perdeu 36; o Equador, 54; o Peru, 46. Cuba, que figura no ranking como o pior país das Américas em liberdade de imprensa (está na 168ª posição), perdeu apenas quatro pontos no indicador político em relação a 2023. A Nicarágua, em 163º, recuou nove. Vale lembrar que base de ambos já era baixa, não tendo muito mais como cair. Segurança crítica nas Américas Entretanto, situações como campanhas de desinformação por parte de políticos e discursos estigmatizantes contra jornalistas não são os únicos problemas na região. A análise da RSF destaca também a falta de segurança, afetando tanto nações com situação política crítica quanto países que não praticam censura ou repressão sobre jornalistas e veículos. O relatório diz que “a incapacidade de os jornalistas cobrirem assuntos ligados ao crime organizado, à corrupção ou ao meio ambiente, por medo de represálias, representa um grande problema”. Liberdade de imprensa: Brasil sobe no ranking RSF, mas Américas e jornalismo ambiental não vão nada bem O percentual de países das Américas cuja situação é classificada como “satisfatória” caiu de 36% em 2023 para 21% em 2024. Estão nesse grupo Canadá, Jamaica, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Suriname e República Dominicana. Uma surpresa foi a posição dos Estados Unidos, onde a liberdade de imprensa é consagrada na Primeira Emenda da constituição. O país desceu dez posições, figurando agora em 55º. Em quase todas as nações da América do Sul, salienta a RSF, a situação da liberdade de imprensa é agora “problemática” – recuo que a organização atribui em parte à eleição dos que chamou de «predadores da liberdade de imprensa», como Milei, e à incapacidade de os governos reduzirem a violência contra jornalistas. O México continua a ser o país mais perigoso, com 37 mortos desde 2019, embora o ritmo de assassinatos tenha desacelerado. O risco, porém, é que a aparente melhoria resulte de autocensura. Cansados de ver colegas agredidos ou assassinados e os atos ficarem impunes, jornalistas de veículos locais em áreas violentas estariam desistindo das denúncias, sabendo que não podem contar com proteção do Estado. Jornalismo ambiental sob ataque Na visão da Unesco, o setor do jornalismo mais atingido pela violência é o ambiental. Em uma conferência internacional no Chile, a organização divulgou um relatório alarmante. Em 15 anos, foram registradas 749 ameaças a jornalistas e órgãos de imprensa relacionadas a reportagens sobre meio ambiente − fora as que nem chegaram ao conhecimento das autoridades ou das organizações do setor. Mais de 40% dos casos aconteceram nos últimos cinco anos. E uma pesquisa feita em conjunto com a Federação Internacional de Jornalistas envolvendo 900 profissionais de imprensa de 129 países constatou que 70% deles sofreram ataques, ameaças ou pressões relacionadas às suas reportagens, com dois em cada cinco relatando violência física posterior à ameaça. Intimidações ou pressões psicológicas foram relatadas por 562 entrevistados (85%), enquanto 397 indicaram terem sido vítimas de assédio online (60%). E 163 disseram ter sofrido assédio judicial (24,5%). A autocensura foi mencionada nas entrevistas, em alguns casos atribuída ao temor de ir contra interesses de anunciantes ou da direção dos veículos. Os resultados são preocupantes não apenas para os jornalistas ambientais sob risco, mas sobretudo para a sociedade, em um momento em que o planeta tanto precisa de um jornalismo corajoso para sair da crise em que se encontra. Pág.1

Edição 1.460 página 24 conitnuação - MediaTalks Avanço da IA − A Associated Press, uma das maiores agências de notícias do mundo, uniu-se a pesquisadores da Northwest University, dos EUA, e da Universidade de Amsterdã para uma pesquisa com o objetivo de identificar como a indústria de jornalismo tem lidado com as promessas e desafios iniciais da IA generativa, suas expectativas e medos. Realizado um ano e meio após o lançamento do ChatGPT, o estudo ouviu 292 profissionais de imprensa, principalmente dos EUA e Europa, e encontrou uma taxa de adoção da IA superior à de uma pesquisa feita no Brasil pela ESPM-SP em conjunto com a revista de jornalismo Jornalistas&Cia: 56% no país contra 73% no mundo. Mas enquanto algumas organizações jornalísticas estão mais avançadas na sistematização do uso da inteligência artificial e na exploração de suas possibilidades, outras ainda engatinham e a ética é uma grande preocupação, constatou a Associated Press. Al Jazeera fora − A promessa de Israel de suspender operações da rede de mídia Al Jazeera foi cumprida em 5/5, dois dias após o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, com o fechamento anunciado pessoalmente pelo primeiro-ministro do país no Twitter /X. “O governo por mim liderado decidiu por unanimidade: o canal de incitação Al Jazeera será fechado em Israel”, escreveu Benjamin Netanyahu, referindo-se a uma votação ocorrida à luz da uma lei aprovada pelo Parlamento no dia 1º de abril, dando ao governo o poder de encerrar temporariamente as atividades de veículos de imprensa vistos como ameaças à segurança nacional. A rede pertence ao governo do Catar, onde vivem líderes do grupo Hamas. O país vem atuando na medição para a libertação dos reféns israelenses mantidos em Gaza desde 7 de outubro, mas sua TV não foi poupada. Charges alertam − Como parte das celebrações pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que este ano tem como tema o valor do jornalismo como instrumento no combate às mudanças climáticas, a Unesco uniu-se à organização francesa Cartooning of Peace em uma campanha de conscientização sobre os riscos sofridos pelo planeta usando charges como forma de expressão. Um dos participantes da iniciativa é o brasileiro Thiago, que desenhou pedaços de carne na forma de mapa-múndi assando numa churrasqueira para chamar a atenção sobre como a temperatura global vem aumentando por causa da ação humana. Manifesto conjunto − Organizações internacionais e nacionais defensoras da liberdade de imprensa assinaram em 2 de maio, em Santiago, no Chile a Declaração de Santiago + 30, como parte das celebrações pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O texto aborda novos desafios políticos, sociais e tecnológicos que o jornalismo enfrenta no mundo. Entre as entidades signatárias estão a Associação Nacional de Jornais (ANJ-Brasil), a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA) e o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), bem como associações nacionais de mídia de outros oito países da América Latina e Europa (Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Equador). Reunidas em um encontro organizado pela Associação Nacional da Imprensa na Universidade Católica do Chile, as entidades jornalísticas revisaram a Declaração de Santiago publicada em 1994 na própria capital chilena, sob a orientação da Unesco, com o propósito expresso de reafirmar o “compromisso com uma imprensa livre, um discurso público vibrante e o florescimento de sociedades democráticas na região iberoamericana e no Caribe”. Ira de Milei − Impaciente com críticas da imprensa desde a campanha eleitoral, o presidente da Argentina, Javier Milei, está intensificando os ataques pessoais e atos repressivos contra jornalistas, mostra um relatório feito pelo Fórum Argentino de Jornalismo (Fopea, na sigla em espanhol). Milei foi o responsável por mais da metade dos 17 ataques (53%) a profissionais de mídia registrados entre 19 de março e 18 de abril, segundo o Fopea. Atores estatais, incluindo ele, praticaram 76% das violações. Nos primeiros 100 dias de governo (entre dezembro e março), Milei havia protagonizado oito violações, e apenas em abril foram nove. O Fopea protestou contra o que chama de “ira presidencial”, salientando que as críticas de jornalistas ao chefe de Estado também desencadeiam “uma enxurrada de insultos de trolls de fanáticos nas redes sociais”. Esta semana em MediaTalks HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Pág.1

Edição 1.460 página 25 Comunicação Corporativa Junia Nogueira de Sá Bahia n José Barra começou em março como especialista em comunicação na Veracel Celulose, em Eunápolis. Ali aportou após temporada de 5 anos e 2 meses na Suzano, em que ocupava a posição de analista sênior. nRodrigo Caetano, superintendente de jornalismo, despediu-se em abril da Confederação Nacional da indústria (CNI), onde ficou por quase 12 anos. Antes, esteve por pouco mais de 5 anos na FSB Holding, ali exercendo diferentes funções, incluindo período em que atuou no Instituto FSB e, outro, para o Ministério da Saúde. Também foi secretário de comunicação da Universidade de Brasília (UnB) por 5 anos. u Na sua despedida, em texto que postou no Linkedin, salientou duas das principais conquistas do período em que lá esteve: “A primeira foi a criação da Agência de Notícias que se desenvolveu bravamente, tornando os conteúdos do Sistema multimídia, multiplataforma. A segunda foi a criação e o fortalecimento das redes sociais da instituição. A área cresceu tanto que virou uma Superintendência à parte. Tínhamos uma cara nas mídias sociais”. n Rodrigo Uchoa, gerente de comunicação, despediu-se da Braskem, em que esteve por 6 anos, até abril, e regressou à CSN, onde havia atuado de 2013 a 2018. Assumiu, nesse retorno, o time de relações institucionais da companhia em Minas Gerais. Antes disso foi editor e colunista no Valor Econômico por mais de 10 anos e editor na Folha de S.Paulo. Os novos contatos dele são [email protected]. br e 31-98968-2258”. n Já está disponível no site da Abracom um e-book com os resultados e análises do Censo Brasileiro das Agências de Comunicação 2023. O levantamento, promovido em parceria com Gecom − Grupo Empresarial de Comunicação, Mega Brasil e este Jornalistas&Cia, identificou e mapeou o trabalho de quase 1,2 mil agências e consultorias de comunicação que atuam no mercado brasileiro. u Em sua segunda edição, o levantamento teve como ponto de partida a mesma pesquisa realizada dois anos antes, em 2021, que identificou na época ao menos 900 agências em operação no País. u A pesquisa foi ampliada para buscar novos dados sobre o perfil das agências, a fim de identificar, no universo estudado, quais estão estruturadas empresarialmente, quais atuam como consultorias personalizadas e as que, mesmo caracterizadas como pessoa jurídica, são de profissionais freelancers, que em geral têm como clientes outras agências de comunicação. u O porte das agências, a partir de informações como quantidade de colaboradores e de clientes, foi outro aspecto inédito abordado pela pesquisa, que também fez um primeiro mergulho em relação à diversidade de gênero dentro de suas operações. uConfira! E-book apresenta resultados do Censo Brasileiro das Agências de Comunicação 2023 Brasília Rodrigo Caetano deixa a CNI José Barra Rodrigo Caetano Minas Gerais Rodrigo Uchoa retorna à CSN Rodrigo Uchoa Pág.1

Edição 1.460 página 26 conitnuação - Comunicação Corporativa n Patrícia Ávila foi anunciada no início desta semana como diretora regional para a América Latina da Ágora, agência de reputação, comunicação estratégica e assuntos públicos do ecossistema Untold_, liderado por Darío Straschnoy. Chega com a missão de integrar as atividades da agência na América Latina. u Até recentemente CEO da Hill+Knowlton Strategies, cargo que ocupou por 9 meses, Patrícia liderou anteriormente por quase 4 anos a JeffreyGroup e, antes ainda, por 2 anos e 7 meses a BCW Brasil. Com essa contratação, a Ágora, que no Brasil é presidida pelo sócio Everton Schultz, busca consolidar seu crescimento regional na América Latina. Atualmente, a agência, que conta com quase 150 colaboradores e pouco mais de cem clientes, mantém escritórios nas cidades de Buenos Aires, São Paulo, Brasília, Bogotá, Medellín e Cidade do México. n Depois de 2 anos como gerente de Comunicação da Novo Nordisk, onde foi responsável por desenvolver a área de campanhas de conscientização, Eliene Costa chega à Faculdade de Medicina da USP para liderar a comunicação interna, externa e digital da instituição. Em jornadas anteriores, esteve em Maximum Comunicação, RPMA, Ideal e Motorola. nNelita Ferraz, head de comunicação corporativa, despediu-se do Grupo Aço Cearense, em Fortaleza, onde atuou por 16 anos, e regressou ao Pará, contratada pelo Grupo Equatorial Energia na função de gerente de experiência do cliente. Em jornadas anteriores, esteve em Centrais Elétricas do Pará (Celpa) e Vale (município de Paraupebas), também no Pará. nRafael Oliveira, gerente de comunicação e marketing, deixou na última semana a Unimed-Rio, instituição a que chegou como estagiário e em que esteve por 22 anos. Com a saída dele, a área que liderava está sendo assumida por Débora Nassif ([email protected]), também ela com longa carreira na organização (quase 24 anos). u Rafael, que liderou projetos como campanhas publicitárias, ações de comunicação da marca e gestão de crises, foi eleito o executivo de comunicação da região Sudeste em 2022 pelo Prêmio TOP Mega Brasil e ficou entre os TOP 3 profissionais de comunicação do País por duas vezes nos últimos quatro anos pelo Prêmio Aberje. Os contatos pessoais dele são rafafoliveira81@ gmail.com e 21-99932-1514. Pará Nelita Ferraz começa na Equatorial Rio de Janeiro Rafael Oliveira deixa Unimed-Rio e Débora Nassif assume comunicação e marketing da instituição Nelita Ferraz Cristiane de Cássia Rafael Oliveira Gabriela Kugelmeier E mais... n Cristiane de Cássia começou na assessoria de imprensa do Sebrae/RJ. Formada pela UFRJ, com mestrado em Comunicação pela mesma entidade, foi repórter de O Globo por 9 anos, teve passagem pela Vale e ficou 12 anos na Print Comunicação. Santa Catarina n Gabriela Kugelmeier, coordenadora de marketing interno, deixou em março a LC Agência de Comunicação, após pouco mais de 4 anos e meio de casa, e em abril iniciou nova jornada como analista de comunicação no Grupo Malwee, em Jaraguá do Sul. São Paulo Patrícia Ávila começa como diretora regional latam da Ágora... Patrícia, Darío e Everton ...e Eliene Costa, como gerente de Comunicação da Faculdade de Medicina da USP Eliene Costa Pág.1

Edição 1.460 página 27 conitnuação - Comunicação Corporativa n Fábio Auricchio, diretor de comunicação corporativa, despediu-se em abril da Oracle, companhia em que atuou por 16 anos, tendo ocupado os cargos de gerente, diretor Brasil e diretor América Latina. Antes, esteve por quase 6 anos como executivo na Burson-Marsteller (atual BCW Brasil). E mais... n Ana Carolina Diegues de Faria Passaro, especialista em comunicação, despediu-se da CSN em março, após 9 anos e 9 meses de casa, e logo na sequência começou na Oficina Consultoria, na função de consultora master. Antes, foi por pouco mais de 4 anos da comunicação interna da Motorola Mobility. n Anaterra Rendeiro Dantas, coordenadora de PR, despediu- -se da FCB Brasil, agência em que começou como estagiária e onde esteve por 2 anos e 10 meses, e começou como assessora de imprensa e PR na Casa Delas Comunicação. nBruna Bessi Carletto começou em março na Braskem, reforçando o time de comunicação externa, na função de analista. Ela esteve por quase 1 ano e meio na FSB Comunicação, como gerente de atendimento das contas de Tegra, AccorInvest Latam, Contabilizei, E.ducar e G5 Partners. n Suelma Rosa dos Santos, diretora sênior de Reputação e Assuntos Corporativos Brasil & América Latina, deixou a Unilever na última semana, após pouco mais de 3 anos de casa. Nesse período, manteve atuação complementar em entidades como Pacto Global da ONU no Brasil, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Brazilian Bioinnovation Association, Ipsos, Mãe Terra Produtos Naturais e Orgânicos e Global Shapers Campinas. Em jornada anterior, esteve por pouco mais de 3 anos e meio como diretora de Assuntos Governamentais da Dow. Suelma Rosa dos Santos deixa a Unilever... Suelma Rosa dos Santos ...e Fábio Auricchio, a Oracle Fábio Auricchio Ana Carolina Passaro Anaterra Rendeiro Dantas Bruna Bessi Carletto nCinthia Jardim começou em março como gerente de PR na Weber Shandwick. Esteve até então, por 8 meses, na FSB Holding, como coordenadora de atendimento da conta da Nestlé, e, antes ainda, por 1 ano na Loures Consultoria, no atendimento à Sanofi. n Elizabeth Di Giorgio, superintendente de comunicação, despediu-se da Artesp, após 13 anos de casa, e assumiu em abril a Gerência de Comunicação Institucional da Via Appia Concessões. n Guilherme Sierra, head de comunicação corporativa e RP da SOL, empresa de tecnologias agrícolas do Grupo RZK, passou a atuar cumulativamente como diretor associado de comunicação de crise da rede internacional de comunicadores Kenyon Internacional. Ele também tem feito atendimentos pontuais a outros clientes/parceiros por meio da sua Sierra CorpCommsulting. n Isabelle Andrade Da Silva, que foi estagiária e depois analista júnior, deixou em fevereiro a Syngenta, após pouco mais de 3 anos de casa, e em março começou JHSF, como analista de marketing júnior. nJordana Pironti, assistente de RP, deixou a Marqueterie Comunicação, onde esteve por 3 anos, até fevereiro, e começou em março como executiva pleno de relações com a mídia na SmartPR. Cinthia Jardim Elizabeth Di Giorgio Guilherme Sierra Isabelle Andrade Da Silva Jordana Pironti Pág.1

Edição 1.460 página 28 conitnuação - Comunicação Corporativa n Leonardo Fernandes Ataide, analista de comunicação interna sênior, deixou a Sanofi, em que esteve por 2 anos e 10 meses, até março. Antes, foi por 8 meses assessor de imprensa na Attuale e por pouco mais de 1 ano especialista em comunicação interna na AlmavivA Brasil. nManoel Quilarque deixou em março a aboutCOM, agência em que era gerente de RP e estava há 4 anos, e em abril começou na Loures, também no cargo de gerente. nMariana Moura Ribeiro Garcia, executiva da Loures, que também esteve na FSB Comunicação, assumiu em abril, na FSB Holding, o cargo de diretora associada de novos negócios. Ela já foi da comunicação e marketing da Cielo, companhia em que trabalhou por pouco mais de 4 anos. nPablo Solano, que foi da Arteris por 6 anos e 8 meses, até o final do ano, está em transição de carreira, como informa em seu Linkedin, focado no segmento de comunicação e marca. Em jornadas anteriores, esteve em FSB, Weber Shandiwck e Entrelinhas e no jornal Folha de S.Paulo, do qual foi repórter por 2 anos e 3 meses. n Priscila Bures começou em março como head de gente e gestão na ViagensPromo. Antes, foi por pouco mais de 9 anos da CVC Viagens e por 6 anos e 4 meses da CVC Corp. nRubens Rinaldi começou em março como diretor de atendimento na Weber Shandwick, para contas dos setores de entretenimento e alimentos & bebidas. Esteve, até então, por 4 anos e 5 meses, na Ecomunica, na função de gerente sênior de PR e Conteúdo. Também passou por Ideal, Nestlé e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Licença-maternidade nLarissa Errerias do Prado, gerente de comunicação e sustentabilidade na Unimed Nacional, em São Paulo, na empresa desde julho de 2020. Leonardo Fernandes Ataide Manoel Quilarque Mariana Moura Ribeiro Garcia Pablo Solano Priscila Bures Rubens Rinaldi Larissa Errerias do Prado Dança das contas n A Textual Comunicação responderá novamente pela divulgação do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Abraji, que chega à 19ª edição e será realizado no período de 11 a 14 de julho. A agência vai cuidar também do credenciamento de jornalistas para a cobertura presencial dos painéis e convidados especiais. O evento será em formato híbrido: presencial na ESPM, campus Álvaro Alvim (Vila Mariana), em São Paulo, e online, por meio do site oficial do Congresso. No atendimento, Jhonatan Santos ([email protected]) com gerência de Diogo Cruz (diogocruz@t). n A RV&A assumiu a assessoria de imprensa da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que, hoje, além de responsável pelo vestibular, realiza concursos públicos em distintas áreas da USP, como provas de ingresso em seus cursos de pós- -graduação e residências médicas, dentre elas a do Hospital das Clínicas. No atendimento, André Mascarenhas (andre.mascare [email protected]), Loraine Calza (loraine.calza@) e Rafael Silveira (rafael.silveira@). n A Pimenta Comunicação, liderada por Regina Pimenta, responderá novamente pela assessoria de imprensa do Intersolar South America, evento voltado às áreas de energia fotovoltaica, tecnologias termossolares e sistemas de aquecimento renovável. O Intersolar será entre 27 e 29/8, no Expo Center Norte, em São Paulo. Tatiana Cantoni ([email protected]) e Ana Carolina Rodrigues (ana carolina@) estarão à frente da divulgação. n A Pub assumiu a conta do Stark Bank, instituição financeira B2B focada em corporações de médio a grande portes. Vai cuidar da comunicação corporativa tanto no Brasil quanto na América Latina. Informações com Treicy Keller (treicy.keller@ agencia.pub), Patrícia Martins (patricia.martins@) e Anne Fadul (anne.fadul@). n A Bendita Imagem conquistou a conta da Mix FM, no ar há mais de 25 anos e pertencente ao Grupo Mix de Comunicação, que atualmente conta com uma rede de 47 emissoras afiliadas em todo o Brasil. Outras informações com Diego Palma ([email protected] e 13-99636-6169). Pág.1

Edição 1.460 página 29 conitnuação - Comunicação Corporativa n Estão abertas às inscrições para o 50º Prêmio Aberje, que contempla um total de 18 categorias distribuídas por três eixos: Comunicação de Projetos e Ações; Comunicação e Relacionamento: e Produção e Comunicação. Saiba mais. n Ainda sobre a Aberje, registro para a nomeação de Ana Paula Rocha, coordenadora de marca e reputação da Randoncorp, para liderar o Capítulo Aberje no Rio Grande do Sul, sucedendo a Rosângela Florczak e Daniela Cidade, que estiveram à frente das atividades por quase 8 anos. A entidade conta com pouco mais de 30 empresas associadas no estado. E mais... n Carlos Paulo Jr., CEO da UM_digital, é o novo presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), eleito para o biênio 2024-2025. Diego Olavarria, da LLYC, assumiu a segunda vice-presidência da entidade; e Vitor Fortes, da in. Pacto, uma das cadeiras de titular do Conselho Fiscal. n O Grupo TV1, dirigido por Cássio Motta Mello, anunciou no início desta semana a criação da agência Fire, negócio que marca a sua entrada em retail media, segmento da publicidade e do marketing que permite às marcas colocarem anúncios dentro de espaços de empresas varejistas, físicas ou online. A nova empresa nasce tendo em carteira os clientes Filippo Berio, Gina, Fiat Lux e Alimentos Wilson. u “É esperado que o mercado de retail media em marketplaces cresça 10% em 2024, movimentando quase US$ 141,7 bilhões, segundo o relatório Global Ad Trends”, explica Motta Mello. “Trata-se de um canal em grande ascensão, cada vez mais impulsionado pelo crescimento de grandes plataformas, como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza”. E mais... n A Alter e a Caliber Brasil fecharam parceria para atuar conjuntamente em temas sustentáveis para engajamento de stakeholders e a gestão integral da reputação das empresas. No primeiro projeto conjunto, a Alter vai revisar a performance digital da Caliber no Brasil, com nova estratégia de inbound marketing e planejamento de conteúdo nas redes sociais. nMarcus de Barros Pinto, Nelson Silveira e Tânia Magalhães anunciaram em mensagens pessoais no LinkedIn que vão se unir para lançar um novo empreendimento no mercado de comunicação corporativa, a PR Hub. Não deram outros detalhes, mas os três têm uma rica trajetória como executivos de comunicação corporativa, em organizações como Neonergia, GOL e CNI (Marcus), GM – Brasil e Europa (Nelson) e Paypal, Oracle e AT&T (Tânia). Pelas instituições Abertas as inscrições para o 50º Prêmio Aberje Ana Paula Rocha Carlos Paulo Jr Grupo TV1 lança a agência Fire, focada em retail media Cássio Motta Mello Pelo mercado Vem aí a PR Hub Marcus de Barros Pinto Nelson Silveira Tânia Magalhães Registro n Faleceu em São Paulo em 25/4, de causas não reveladas, Elói Piorezan Júnior, que até março atuou como especialista freelancer na Todos pela Educação. Ao longo da carreira, iniciada em maio de 2008 na Hotfrog, na Austrália, como líder do time de conteúdo, esteve nas áreas de marketing de Dell, Abril Mídia, Rede Globo e Unilever, tendo ainda passado uma temporada de 1 ano e 4 meses, em Amsterdã, na Holanda. O corpo foi sepultado no Cemitério da Vila Mariana, em 26 de abril. Elói Piorezan Júnior Pág.1

Edição 1.460 página 30 Pesquisa ESPM/J&Cia Damos sequência ao detalhamento quinzenal do estudo A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros, realizado pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas − ESPM, formado por professores do curso de Jornalismo da ESPM-SP, com parceria, apoio e divulgação do Jornalistas&Cia. O estudo foi publicado na edição especial em comemoração ao Dia do Jornalista. Os dados da primeira fase indicam que, diante da questão “Eu acredito que a IA pode assumir tarefas jornalísticas”, 60% dos respondentes concordam total ou parcialmente com a afirmação. Apesar da concordância da maioria, 34,3% dos jornalistas, aproximadamente um terço do total, têm discordância total ou parcial quanto ao tema, indicando que não acreditam que a inteligência artificial possa assumir atividades da profissão. Apresentam neutralidade (não concordam nem discordam) 5,7% dos respondentes. Dados por área de atuação Os resultados apontam que os profissionais de mídia sonora têm índices bem menores de concordância do que os de outras áreas quanto à possibilidade de a inteligência artificial assumir tarefas jornalísticas. A taxa de 42,8% de concordância, a mais baixa de todas, refere-se apenas à concordância parcial, pois não houve nenhuma total com a questão entre jornalistas dessa área. Os índices de concordância variam de acordo com o setor de atuação. A segunda menor taxa aparece entre os que trabalham com assessoria de comunicação/imprensa, com 55,9%. Em seguida vêm, com índices próximos, os jornalistas de audiovisual (60,5%), mídia escrita (62%) e mídias sociais (62,5%). Os profissionais da área de educação/pesquisa têm o maior grau de concordância (78,5%). Jornalistas de outras áreas não especificadas apresentam 60,7% de concordância. Eu acredito que a IA pode assumir tarefas jornalísticas discordo totalmente – 12,3% discordo parcialmente – 22% não concordo nem discordo – 5,7% concordo parcialmente – 48,7% concordo totalmente – 11,3% Jornalistas de mídia sonora acreditam menos que inteligência artificial pode assumir tarefas jornalísticas, mostra pesquisa discordo totalmente – 14,3% discordo parcialmente – 35,7% não concordo nem discordo – 7,1% concordo parcialmente – 42,8% concordo totalmente – 0 Sonoro (rádio/podcast) discordo parcialmente – 21,4% concordo parcialmente – 50% concordo totalmente – 28,6% discordo totalmente / não concordo nem discordo – 0 Educação / pesquisa Segunda fase A pesquisa A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros terá uma segunda fase, que consistirá em entrevistas abertas, qualitativas, com o propósito de aprofundar respostas relativas ao uso de ferramentas de inteligência artificial na prática jornalística. Os jornalistas serão selecionados por representatividade de perfil. Ao todo, 254 (60%) dos respondentes da primeira fase manifestaram interesse em participar das entrevistas, que serão realizadas nos próximos meses. Responsável pelo estudo, o grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas − ESPM é formado pelos jornalistas Antonio Rocha Filho, Cicélia Pincer, Edson Capoano, Maria Elisabete Antonioli e Patrícia Rangel, professores do curso de Jornalismo da ESPM-SP. No J&- Cia, a coordenação dos trabalhos referentes à pesquisa é do diretor Eduardo Ribeiro e do editor executivo Wilson Baroncellli. 01 020304050607080 Mídia sonora - 42,8% Assessoria de comunicação / imprensa – 55,9% Audiovisual – 60,5% Mídia escrita – 62% Mídias sociais – 62,5% Educação / pesquisa – 78,6% Outras áreas – 60,7% Pág.1

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