Edição 1.458 página 25 Comunicação Corporativa n O Brasil conhece o Cerrado, sua importância, seu valor para o meio ambiente e para a vida? Decididamente, não. É o que aponta a pesquisa inédita feita pela Hibou, empresa de pesquisa e insights, cujos resultados mostram amplo desconhecimento da população sobre o bioma, enquanto ele atinge índices históricos de devastação em silêncio. “Se a pesquisa fosse uma prova de conhecimento”, dizem os organizadores, “dois terços dos brasileiros seriam reprovados, não acertando sequer metade das questões”. Um exemplo? “Setenta por cento dos brasileiros não sabem que o Cerrado é o berço das águas do Brasil e três em cada dez não tem a menor ideia de que lá tem água”, acentua o levantamento. u Foi com base na invisibilidade do bioma que nasceu Sou Cerrado, iniciativa idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e por Felipe Triaca, ativista e detentor do canal @ chapadadosveadeiros, com o objetivo de alcançar e engajar o maior número de pessoas na preservação do bioma, por meio de uma marca forte e uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs e instituições para que os brasileiros colaborem com quais quiserem, de forma fácil e rápida. u A equipe Sou Cerrado buscou instituições envolvidas na causa do bioma e da água e conquistou o apoio institucional de algumas das principais organizações que atuam pelo meio ambiente: WWF-Brasil, Voice of the Oceans, Instituto Alok, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Rede Cerrado. Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Urbia Cataratas e Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge também apoiam a iniciativa. u Segundo maior bioma do País e da América Latina, o Cerrado tem, segundo informações que complementam a pesquisa, “mais de 65 milhões de anos e abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras, além de possuir reservas subterrâneas de água doce que abastecem seis das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/ Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e oito no total”. u Outros achados da pesquisa: • Apenas 23% dos brasileiros são capazes de descrever o clima do Cerrado; • 64% dos brasileiros acreditam que a Amazônia está sendo mais desmatada que o Cerrado; • 66% dos brasileiros não sabem que o tucano é um animal do Cerrado • 70% dos brasileiros não sabem que tem Cerrado na Bahia (o bioma abrange nove Estados) u Mais informações com Ana Beatriz Schauff, sócia da Fresh PR, pelos anabeatriz@freshpr. com.br e 11-99581-6969. Internacional n Natália Pereira, cofundadora da FTW Comunicação, que esteve na operação por seis anos e nove meses, até fevereiro, e que já estava vivendo na Europa há algum tempo, iniciou nova jornada na HubSpot, em Berlim, na função de especialista em suporte ao cliente. Pará n Luís Gustavo Pracchia, que era gerente de marca na ArcelorMittal, companhia em que atuou por quase 17 anos e meio, começou recentemente na Hydro como gerente de Comunicação na sede da empresa, em Belém. Em jornadas anteriores, atuou em agências de publicidade e nas empresas Petrobras, Duratex, Agip e Borrachas Vipal. Paraná n Leandro Garcia, gerente de desenvolvimento de mercado, há mais de dez anos na Adama, foi promovido e assumiu cumulativamente o Departamento de Comunicação da companhia no Brasil. Na nova função, passa a liderar também os times de comunicação com o campo, campanhas de produtos e institucional e comunicação interna. A base dele é Londrina. Sou Cerrado Ação de RP busca colocar o Cerrado no radar da população brasileira para defender o bioma Natália Pereira Luís Gustavo Pracchia Leandro Garcia
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==