Jornalistas&Cia 1458

Edição 1.458 página 17 Últimas n A chegada de novos atores, nos últimos anos, ao tradicional e respeitado jornalismo de Economia, entre ele novos títulos, jornalistas empreendedores e instituições financeiras controladoras do negócio, tem transformado esse segmento editorial num dos mais competitivos do jornalismo brasileiro. u Às marcas tradicionais como Valor Econômico/Valor Online, Exame, Bloomberg, Broadcast/ Agência Estado, CartaCapital e IstoÉ Dinheiro, entre outras, somam-se hoje iniciativas como Infomoney, que integra o portfólio de negócios da XP Inc; Inteligência Financeira, do Banco Itaú; Invest News, do Nubank; O Especialista, do Banco Safra; Neofeed (criado por jornalistas saídos das redações), Brazil Journal... Sem esquecer a grande mídia, com seus jornais, revistas, televisões em canais abertos e por assinatura, rádios e portais, quase sempre com editorias de Economia competitivas e muito respeitadas. A esse conjunto relevante de veículos e marcas agora soma-se também Veja Negócios, título que a Editora Abril lançou recentemente para suprir a lacuna deixada com a venda da Exame, anos atrás, para o BTG Pactual. u J&Cia vai conversar com protagonistas desse universo editorial para mostrar o peso da Faria Lima, da polarização política, dos desafios da informação em tempo real, dos riscos das especulações e das fake news na produção editorial desse jornalismo especializado. u Cida Damasco, ex-editora- -chefe do Estadão e uma das mais respeitadas profissionais da imprensa brasileira, com passagens também por veículos como Exame, Gazeta Mercantil, Diário do Comércio & Indústria (DCI) e Zero Hora, aceitou o convite e vai liderar a edição. Cida, eleita algumas vezes entre os +Admirados Jornalistas Brasileiros, tanto na premiação nacional quanto na do segmento de Economia, Negócios Finanças, é desde os anos 1970 testemunha privilegiada dos principais movimentos do jornalismo de Economia no País. Dia da Imprensa u Desde 1999 o Dia da Imprensa é celebrado no Brasil em 1° de junho, data em que em 1808 circulou a primeira edição do Correio Braziliense (ou Armazém Literário), fundado por Hipólito José da Costa, em Londres – no Brasil, clandestinamente. Até 1º de dezembro de 1822, quando foi descontinuado, somou 175 edições. u Informações editoriais com Wilson Baroncelli (baroncelli@ jornalistasecia.com.br) e comerciais com Silvio Ribeiro (silvio@ jornalistasecia.com.br). n A primeira edição especial do MediaTalks em 2024 será integralmente dedicada ao tema Mídia e Saúde Mental, com produção e coordenação de Luciana Gurgel, diretamente de Londres. E está programada para circular no final de mai o. u O especial trará, conforme destaca Luciana, “um olhar internacional sobre como a mídia evoluiu no reconhecimento do problema nas redações, no apoio aos seus profissionais e na abordagem da questão na cobertura, em linha com a ciência e contribuindo para quebrar estereótipos, sobretudo no mundo corporativo. Mostrará também a contribuição da imprensa para reduzir o estigma e encorajar o público a buscar apoio terapêutico, aproveitando sem medo nem vergonha os avanços das ciências médicas no tratamento de males como depressão e ansiedade”. u Como nos especiais anteriores, MediaTalks Mídia e Saúde Mental contará com pesquisas, entrevistas e artigos com a visão de jornalistas de grandes organizações de mídia internacionais, acadêmicos e dirigentes de ONGs. Terá ainda a participação de correspondentes brasileiros em cinco países. E publicará tutoriais para quem produz conteúdo sobre saúde emocional ou precisa abordar o tema em comunicações corporativas. Reconhecimento ao papel da imprensa n Para Luciana, o apoio das marcas a esse especial “é uma oportunidade para expressar reconhecimento ao papel da imprensa e à bravura dos jornalistas, que seguem adiante na missão de informar diante de desafios que impactam a saúde emocional, como as transformações da indústria de mídia, o assédio legal e judicial e a desinformação. Também uma forma de reconhecer as suas próprias iniciativas e os compromissos assumidos com seus colaboradores num tema que, de tão relevante, levou o Brasil a aprovar uma lei federal criando um certificado para as empresas promotoras da saúde mental e bem-estar de seus trabalhadores”. Além disso, segundo ela assinala, “MediaTalks levará esse conteúdo para uma audiência formada por jornalistas de todo o Brasil, comunicadores, organizações de saúde, autoridades e leitores do UOL, do qual somos parceiros de conteúdo, interessados no tema”. u Informações editoriais com Luciana Gurgel (lucianagurgel@ mediatalks.com.br) e comerciais com Silvio Ribeiro ([email protected]). Dia da Imprensa Especial J&Cia debaterá as tendências do renovado jornalismo de Economia no Brasil Edição, coordenada por Cida Damasco (ex-editora-chefe do Estadão), circulará em 5 de junho Especial MediaTalks sobre Mídia e Saúde Mental circulará no final de maio Conteúdo será veiculado no site, em newsletter e nos feeds do UOL, do qual MediaTalks é parceiro Luciana Gurgel Cida Damasco

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==