Jornalistas&Cia 1458

Edição 1.458 - 24 a 30 de abril de 2024 n Após um primeiro turno bastante intenso, com 256 jornalistas e 315 publicações indicados por jornalistas e profissionais de comunicação, foram definidos os finalistas da quarta edição do prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio. u No total, 82 jornalistas, de 34 publicações, e 84 veículos de comunicação seguem na disputa que definirá os TOP 30 +Admirados Jornalistas da Imprensa do Agronegócio e os TOP 3 +Admirados nas categorias Agência de Notícias, Canal de Vídeo, Periódico Especializado, Programa de TV Especializado, Programa de TV Geral, Site e Veículo Impresso. u Assim como nas edições anteriores, os eleitores poderão indicar neste segundo turno suas escolhas do 1º ao 5º colocado em cada categoria. Cada posição renderá uma pontuação (1º − 100 pontos; 2º − 80; 3º − 65; 4º − 55; e 5º − 50) e ao final da apuração serão homenageados os que somarem mais pontos. Para participar, basta acessar a cédula de votação e preencher um rápido cadastro. O prazo para votar termina em 9 de maio e a cerimônia de premiação está marcada para 24 de junho, no hotel Renaissance, em São Paulo. u Confira a relação dos finalistas a partir da página 3. Faesp confirma apoio à premiação n A Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo foi confirmada nesta semana como mais uma apoiadora institucional do prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023. u Além dela, esta edição conta com os patrocínios de Cargill, Mosaic Fertilizantes, Syngenta e Yara, apoios de Elanco, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de BRF e Lavoro e apoio institucional da Rede Agrojor. u Ainda há cotas disponíveis para empresas e entidades que queiram associar suas marcas à premiação. Mais informações com Vinicius Ribeiro (11- 992446655 e vinicius@jornalistasecia. com.br). n Dois especiais estão sendo preparados pelas equipes editoriais de Jornalistas&Cia e do MediaTalks by J&Cia, para circular entre maio e junho. O especial de J&Cia, que homenageará o Dia da Imprensa, celebrado em 1º de junho, vai focar nos novos atores que chegaram nos últimos anos ao tradicional e respeitado jornalismo de Economia. Ele será liderado por Cida Damasco, ex- -editora-chefe do Estadão e uma das mais respeitadas profissionais da imprensa brasileira. u O especial de MediaTalks, que circulará no final de maio, vai se debruçar sobre o tema Mídia e Saúde Mental, mostrando sua relevância nas coberturas internacionais e o impacto que tem nas próprias equipes, diante das brutais transformações acontecidas no jornalismo e do assédio moral que a imprensa e os jornalistas sofrem cotidianamente em decorrência de fake news, processos judiciais, ataques de setores extremistas, entre outros. u Confira detalhes desses especiais na pág. 17. Prêmio +Admirados do Agro define jornalistas e publicações finalistas Segundo turno começa nesta quinta-feira (25/4) e vai até 9 de maio Vêm aí os especiais Dia da Imprensa de J&Cia e Mídia e Saúde Mental, do MediaTalks

SYNGENTA: INOVAÇÃO INSPIRADA EM VOCÊ, CONECTANDO O AGRO.

Edição 1.458 página 3 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Aleksander Horta (Notícias Agrícolas) Alessandra Bergmann (Campo e Batom) Alessandra Mello (AgFeed) Alexandre Inacio (InfoMoney) Aline leonhardt (Vale Agrícola) Aline Merladete (Portal Agrolink) Andreia Fogaça Andressa Simão (Notícias Agrícolas) Ângela Ruiz (Climatempo) Arno Baasch (Safras News) Beatriz Gunther (Canal Rural) Carla Caroline da Silva (Canal Rural) Jornalistas Carla Mendes (Notícias Agrícolas) Carol Lorencetti (G1) Carolina Rodrigues (Revista DBO)

Edição 1.458 página 5 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Cassiano Ribeiro (Valor Econômico/CBN) Clarice Couto (Bloomberg) Cristina Vieira (Globo Rural) Daniel Azevedo (Agrofy News) Denise Saueressig (Globo Rural) Dylan Pasqua (Safras News) Elaine Valdez (Marcas e Máquinas) Eliza Maliszewski (Canal Rural) Ericson Cunha (Notícias Agrícolas) Fabiano Reis (Canal do Boi) Fernanda Pressinot (Grupo Globo) Fernando Lopes (IM Business) Jornalistas Gabriel Azevedo (Canal Rural) Gisele Loeblein (Grupo RBS) Guilherme Dorigatti (Notícias Agrícolas)

O conhecimento transforma as pessoas, e as pessoas transformam o campo. @yarabrasil yarabrasil.com.br Desde 1905, a Yara cultiva uma relação de troca e confiança com agricultores, agrônomos, pesquisadores e com você, jornalista, para juntos construirmos um futuro cada vez mais próspero e sustentável para o setor.

Edição 1.458 página 7 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Guilherme Nannini (Canal Rural) Igor Batista (Notícias Agrícolas) Ingrid Alves (Record News) Jornalistas Isadora Duarte (Agência Estado) Ivaris Junior (Portal DBO) Janaina Barros (Canal Rural) Jhonatas Simião (Notícias Agrícolas) Jorge Zaidan (Canal do Boi) José Florentino Juliana Aguiar Azevedo (Canal Rural) Kellen Severo (JovemPan) Kelly Godoy (Record News) Lessandro Carvalho (Safras News) Leticia Guimarães (Notícias Agrícolas) Lilian Munhoz

Em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico, o jornalismo segue tendo importância crucial na construção de um sistema alimentar sustentável. Semear a informação para colher uma sociedade melhor para todos A Cargill ocupa uma função central na cadeia de suprimentos ao conectar quem produz alimentos com consumidores em todo o mundo. Nessa jornada para a construção de uma cadeia de fornecimento cada vez mais resiliente e acessível, nós reconhecemos e celebramos a missão dos pro ssionais do jornalismo que se dedicam à informação de qualidade e à transparência.

Edição 1.458 página 9 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Jornalistas Luiz Fernando Sá (AgFeed) Luiz Henrique Mendes (The Agribiz) Luisa Nogueira (Play no Agro) Luiz Patroni (Canal Rural) Luíza Cardoso (Climatempo) Luly Barbero (TV Tarobá/Terraviva) NOSSAS SOLUÇÕES NOSSOS COLABORADORES NOSSO COMPROMISSO Buscamos ações e iniciativas focadas em quatro pilares interligados: animais mais saudáveis, pessoas mais saudáveis, planeta sustentável e empresas mais prósperas. Todos contribuem para o sucesso e a sustentabilidade de nosso ecossistema compartilhado para as gerações de hoje e as futuras. ANIMAIS DE COMPANHIA ANIMAIS DE PRODUÇÃO Hoje, nosso time é dividido igualitariamente entre homens e mulheres - segundo sua própria identificação de gênero. 30% Outro marco importante para nós é que mais de do nosso time tem mais de 6 ANOS DE CASA! Desde 1953, a Elanco tem oferecido soluções inovadoras de saúde animal para apoiar seus clientes nos cuidados com os animais sob sua responsabilidade. Conheças nossas principais soluções: Elanco Brasil @elancoagrobr @elancopetsbr /ElancoBrasil Acompanhe a gente em nossas redes sociais: Somos a Elanco Saúde Animal. Nós acreditamos que animais saudáveis são a chave para resolver alguns dos problemas mais urgentes do mundo. QUEM SOMOS Para saber mais consulte o nosso Relatório ESG no site: www.elanco.com ou use o QR Code abaixo: SAC 0800 11 2690 Elanco e o logo em barra diagonal são marcas da Elanco e suas afiliadas © 10/2022. Todos os direitos reservados. PM-BR-22-0971.

Edição 1.458 página 10 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Jornalistas Marcelo Toledo (Folha de S.Paulo) Mariana Grilli Marusa Trevisan (Canal Rural) Mauro Zafalon (Folha de S.Paulo) Michelle Valverde (Diário do Comércio) Monaliza Pelicioni (Notícias Agrícolas/Agro ponto com) Naiane Carvalho (AgroMais) Nayara Figueiredo (Globo Rural/Valor Econômico) Nelson Araújo (Globo Rural)

Edição 1.458 página 11 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Jornalistas Pasquale Augusto Di Salvo (Agro Times) Paula Salatti (G1) Paula Sant’Ana (Canal Rural) Pedro Costa (Terraviva) Pedro Silvestre (Canal Rural) Pryscilla Paiva (Canal Rural) Raphael Salomão (Globo Rural) Renata Afonso (Terraviva) Rafael Walendorff (Valor Econômico)

Edição 1.458 página 12 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Jornalistas Tatiana Freitas (The Agribiz) Thaís D'Avila Thamires Benetório (Play no Agro) Thiago Silva (AgroMais) Valter Puga Jr. (R7) Vera Ondei (Forbes) Vivian Souza (G1) Wanessa Ferri (Urbana Caipira) Yahell Bonfim (Canal Rural) Virgínia Alves (Notícias Agrícolas) Renata Maron Renato Carvalho (AgFeed) Sidnei Maschio (Terraviva)

Edição 1.458 página 13 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Agência de Notícias Agência Brasil Broadcast Agro / Agência Estado Agência Embrapa Folhapress Agência Safras News Reuters Bloomberg Valor Pró Áudio (Podcast/Programa de Rádio) Agro Resenha Agrodinheiro Podcast Agrolink News Agrotalk Café em Prosa Conversa de Cerca Podcast do Patroni Campo e Batom Horti Resenha Rádio Agro Hoje (Cuiabá/MT) CBN Agro LanceCast Safras Podcast CBN Agro Campo Grande Mundo Agro Podcast

Edição 1.458 página 14 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Periódico Especializado (Impresso e Digital) Programa de tevê especializada AgFeed (Newsletter) Balde Branco Noticias Agrícolas (Newsletter) Agro Times DBO Revista Cultivar AgroAnalysis Dinheiro Rural Revista Nelore Agrofy (Newsletter) Globo Rural Revista Rural Agriculturabr (Canal do Boi) DBO na TV (Terraviva) Ligados & Integrados (Canal Rural) Agro Noite (Agro+) Dia a Dia Rural (TerraViva) Mercado & Companhia (Canal Rural) Agromanhã (Agro+) Giro do Boi (Canal Rural) Planeta Campo (Canal Rural) Tatersal (Terraviva) Bem da terra (Terraviva) Jornal Terra Viva (Terraviva) Rural Notícias (Canal Rural)

Edição 1.458 página 15 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Site Agro Times (Money Times) Climatempo Agroclima Pro Notícias Agrícolas Agrolink Planeta Campo Canal Rural Play no Agro Sba1.com Programa de TV Geral Agro Record News (Record News) Hora H do Agro (JovemPan TV) Tarobá Rural (TV Tarobá/Band) Agro: Do campo pra você (JovemPan/Band) Play no Agro (Globo/EPTV) Agrocultura (TV Cultura) Record News Rural (Record News) Globo Rural (Globo) SBT Agro (SBT) Terraviva Urbana Caipira

Edição 1.458 página 16 Patrocínio Apoio Apoio Institucional Colaboração REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO Veículo Impresso Correio do Povo O Estado de S. Paulo Diário do Comércio O Globo Folha de S. Paulo Valor Economico Isto É Dinheiro Zero Hora Canal de Vídeo (Youtube/Instagram) Agro ShowCast Terraviva Marcas e Máquinas Campo e Batom Urbana Caipira Notícias Agrícolas Canal Rural Vale Agrícola Portal Agrolink Climatempo Safras TV

Edição 1.458 página 17 Últimas n A chegada de novos atores, nos últimos anos, ao tradicional e respeitado jornalismo de Economia, entre ele novos títulos, jornalistas empreendedores e instituições financeiras controladoras do negócio, tem transformado esse segmento editorial num dos mais competitivos do jornalismo brasileiro. u Às marcas tradicionais como Valor Econômico/Valor Online, Exame, Bloomberg, Broadcast/ Agência Estado, CartaCapital e IstoÉ Dinheiro, entre outras, somam-se hoje iniciativas como Infomoney, que integra o portfólio de negócios da XP Inc; Inteligência Financeira, do Banco Itaú; Invest News, do Nubank; O Especialista, do Banco Safra; Neofeed (criado por jornalistas saídos das redações), Brazil Journal... Sem esquecer a grande mídia, com seus jornais, revistas, televisões em canais abertos e por assinatura, rádios e portais, quase sempre com editorias de Economia competitivas e muito respeitadas. A esse conjunto relevante de veículos e marcas agora soma-se também Veja Negócios, título que a Editora Abril lançou recentemente para suprir a lacuna deixada com a venda da Exame, anos atrás, para o BTG Pactual. u J&Cia vai conversar com protagonistas desse universo editorial para mostrar o peso da Faria Lima, da polarização política, dos desafios da informação em tempo real, dos riscos das especulações e das fake news na produção editorial desse jornalismo especializado. u Cida Damasco, ex-editora- -chefe do Estadão e uma das mais respeitadas profissionais da imprensa brasileira, com passagens também por veículos como Exame, Gazeta Mercantil, Diário do Comércio & Indústria (DCI) e Zero Hora, aceitou o convite e vai liderar a edição. Cida, eleita algumas vezes entre os +Admirados Jornalistas Brasileiros, tanto na premiação nacional quanto na do segmento de Economia, Negócios Finanças, é desde os anos 1970 testemunha privilegiada dos principais movimentos do jornalismo de Economia no País. Dia da Imprensa u Desde 1999 o Dia da Imprensa é celebrado no Brasil em 1° de junho, data em que em 1808 circulou a primeira edição do Correio Braziliense (ou Armazém Literário), fundado por Hipólito José da Costa, em Londres – no Brasil, clandestinamente. Até 1º de dezembro de 1822, quando foi descontinuado, somou 175 edições. u Informações editoriais com Wilson Baroncelli (baroncelli@ jornalistasecia.com.br) e comerciais com Silvio Ribeiro (silvio@ jornalistasecia.com.br). n A primeira edição especial do MediaTalks em 2024 será integralmente dedicada ao tema Mídia e Saúde Mental, com produção e coordenação de Luciana Gurgel, diretamente de Londres. E está programada para circular no final de mai o. u O especial trará, conforme destaca Luciana, “um olhar internacional sobre como a mídia evoluiu no reconhecimento do problema nas redações, no apoio aos seus profissionais e na abordagem da questão na cobertura, em linha com a ciência e contribuindo para quebrar estereótipos, sobretudo no mundo corporativo. Mostrará também a contribuição da imprensa para reduzir o estigma e encorajar o público a buscar apoio terapêutico, aproveitando sem medo nem vergonha os avanços das ciências médicas no tratamento de males como depressão e ansiedade”. u Como nos especiais anteriores, MediaTalks Mídia e Saúde Mental contará com pesquisas, entrevistas e artigos com a visão de jornalistas de grandes organizações de mídia internacionais, acadêmicos e dirigentes de ONGs. Terá ainda a participação de correspondentes brasileiros em cinco países. E publicará tutoriais para quem produz conteúdo sobre saúde emocional ou precisa abordar o tema em comunicações corporativas. Reconhecimento ao papel da imprensa n Para Luciana, o apoio das marcas a esse especial “é uma oportunidade para expressar reconhecimento ao papel da imprensa e à bravura dos jornalistas, que seguem adiante na missão de informar diante de desafios que impactam a saúde emocional, como as transformações da indústria de mídia, o assédio legal e judicial e a desinformação. Também uma forma de reconhecer as suas próprias iniciativas e os compromissos assumidos com seus colaboradores num tema que, de tão relevante, levou o Brasil a aprovar uma lei federal criando um certificado para as empresas promotoras da saúde mental e bem-estar de seus trabalhadores”. Além disso, segundo ela assinala, “MediaTalks levará esse conteúdo para uma audiência formada por jornalistas de todo o Brasil, comunicadores, organizações de saúde, autoridades e leitores do UOL, do qual somos parceiros de conteúdo, interessados no tema”. u Informações editoriais com Luciana Gurgel (lucianagurgel@ mediatalks.com.br) e comerciais com Silvio Ribeiro ([email protected]). Dia da Imprensa Especial J&Cia debaterá as tendências do renovado jornalismo de Economia no Brasil Edição, coordenada por Cida Damasco (ex-editora-chefe do Estadão), circulará em 5 de junho Especial MediaTalks sobre Mídia e Saúde Mental circulará no final de maio Conteúdo será veiculado no site, em newsletter e nos feeds do UOL, do qual MediaTalks é parceiro Luciana Gurgel Cida Damasco

Edição 1.458 página 18 conitnuação - Últimas n O Instituto Vladimir Herzog (IVH) lançou em 23/4 um estudo sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência sofrida por comunicadores na Amazônia. O lançamento do Fronteiras da Informação – Relatório sobre jornalismo e violência na Amazônia foi realizado em Belém. u A pesquisa revelou que a intensificação da violência está atingindo diretamente profissionais de imprensa que atuam na região. Segundo dados da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), nos últimos dez anos ocorreram 230 casos de violência contra profissionais na região. O estado do Pará foi classificado como o mais violento, seguido por Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. u Um dos casos mais conhecidos é o do inglês Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira, assassinados a tiros durante uma viagem à Terra Indígena Vale do Javari, em 2022. u Giuliano Galli, coordenador de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog, revelou que o caso aumentou o número de denúncias e serviu como motivação para aumentar o monitoramento na região. O relatório contém várias denúncias em que as agressões aos profissionais aparecem ligadas às investigações ambientais. E aponta ainda que, no ano eleitoral de 2022, os registros de violência na Amazônia mais que dobraram em relação a 2021. u Galli associou a contribuição da falta de políticas públicas de proteção e atividades ilegais como garimpo, mineração e ocupação de territórios indígenas na violência presente na região. E relembrou que as agressões afetam não somente profissionais da comunicação como também defensores de direitos humanos. Instituto Vladimir Herzog lança relatório sobre violência contra a imprensa na Amazônia Início: 20 de maio de 2024

Edição 1.458 página 19 n O narrador Téo José assinou contrato com a plataforma de streaming Zapping para comandar jogos da Série C do Campeonato Brasileiro de futebol. Ele se junta à equipe composta pelo também narrador Marcelo do Ó e os comentaristas Luiz Ademar, Bruno Camarão e Fabiano Linhares. u A estreia dele foi em 20/4, na partida entre Remo e Volta Redonda. A Zapping vai transmitir ao todo 65 partidas da Série C, 38 delas exclusivas. O narrador já havia trabalhado para a Zapping anteriormente. Em 2023, liderou transmissões do Mundial de Handebol Feminino. u Aos 60 anos, trabalhou anteriormente em Rede Manchete, Rede TV, Fox Sports, Jovem Pan e Bandeirantes. Seu último emprego foi no SBT, onde ficou de 2020 até o final de fevereiro deste ano, narrando jogos de Champions League, Libertadores, estaduais e da seleção brasileira masculina e feminina. Téo José assina com Zapping para transmissão da Série C Téo José n A cem dias dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi aberto o credenciamento para acesso ao Centro de Mídia. O prazo se encerra em 1º de maio. u Instalado no Carreau du Temple, o credenciamento dá acesso às melhores condições de trabalho possíveis, e a serviços e conteúdo exclusivos. O Paris Media Centre, gerenciado pela Prefeitura de Paris, permite aos jornalistas aproveitarem a variedade de atividades dedicadas à imprensa: conferências, reuniões, entrevistas, e serviços como a facilidade para filmagem. u Quem fizer o registro individual no site, vai receber um link personalizado para concluir a solicitação de credenciamento. Todas as informações estão disponíveis no comunicado à imprensa, nas versões em francês e inglês. Credenciamento para as Olimpíadas de Paris termina em 1º de maio conitnuação - Últimas n O conselho curador do Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança definiu, por unanimidade, que Ricardo Kotscho será o homenageado de 2024. A cerimônia de entrega será em 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. u A trajetória de Kotscho na imprensa, que está prestes a completar 60 anos, confunde- -se com a própria história do jornalismo brasileiro. Ele integra uma família repleta de jornalistas. É neto, pelo lado materno, de um popular jornalista alemão, irmão de Ronaldo Kotscho, pai de Mariana Kotscho e avô de Laura Kotscho, filha de Mariana, que está iniciando na profissão. u Atuou em muitos veículos da imprensa brasileira, nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de Reportagem, colunista, blogueiro e diretor de Jornalismo. Foi correspondente do Jornal do Brasil na Europa nos anos de 1977 e 1978, e exerceu o cargo de secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 2003 a 2004. Seu blog Balaio do Kotscho, criado em 2008, foi hospedado no portal iG e no R7, antes de chegar ao UOL, em 2020, e agora está hospedado no MyNews. Ele é colunista do UOL. u Ganhou vários prêmios Esso, em 1975, 76, 78 e 95; o Vladimir Herzog, em 1981 e 83; o Comunique-se, em 2010 e 2012; o Top Blog, em 2009; entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU. Tem também 20 livros publicados. u Kotscho une-se a outros profissionais agraciados anteriormente com o Troféu Audálio Dantas, como Patrícia Campos Mello, Mara Régia Di Perna, Luís Nassif, Jamil Chade, Julian Assange, Eliane Brum, Bruno Paes Manso e Juliana Dal Piva. Ricardo Kotscho receberá o Troféu Audálio Dantas Ricardo Kotscho Brasil de Fato/YouTube

Edição 1.458 página 20 n A CNBC, emissora de jornalismo de negócios que Douglas Tavolaro inaugura no Brasil, divulga suas instalações. A sede será em São Paulo, no edifício Berrini One, no Itaim Bibi, localização nobre para estabelecimentos comerciais. Vai funcionar num espaço exclusivo de mais de 2 mil m2, com a possibilidade de utilizar auditórios, heliponto, salas de reunião e sky lounge ou rooftop do prédio. u Lá estarão os estúdios, a redação, as áreas técnicas e operacionais, e a gestão da CNBC no Brasil, como a Presidência e o Departamento Comercial. Os estúdios contam com uma vista privilegiada da cidade de São Paulo, que servirá de cenário para os telejornais e programas da emissora. u A programação, feita por brasileiros para brasileiros, não exibirá apenas notícias de negócios ao vivo, mas também política, mundo, esportes e breaking news. E uma linha variada de programas de entretenimento, lifestyle e reality shows, com temas que influenciam o universo dos negócios. A empresa terá presença multimídia, disponível na televisão, no streaming, nas plataformas digitais, entre outros meios de distribuição. u A CNBC Brasil pertence à NBC Universal, presente em mais de 80 países, com redações em 25 capitais da Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Sede da CNBC será em São Paulo EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Na sexta-feira, 19 de abril, Paulo Victor Melo, doutor e pesquisador em comunicação, liderou uma aula sobre racismo algorítmico e sua influência na sociedade contemporânea como parte do curso Diversidade e inclusão e novos formatos no jornalismo pós-digital, parceria entre a Escola de Comunicação da UFRJ e a Rede JP. Melo explorou a história e os impactos atuais do racismo algorítmico, destacando como a tecnologia perpetua estereótipos e preconceitos. Ele abordou temas como a democracia racial, o fichamento e o reconhecimento facial, demonstrando como esses sistemas discriminatórios afetam diversas áreas, incluindo segurança pública e saúde. Também alertou para o perigo das inteligências artificiais generativas, que podem amplificar o racismo estrutural. Sua aula esclarecedora ofereceu insights importantes sobre a interseção entre tecnologia, racismo e sociedade. Mais detalhes neste link. Paulo Victor Melo conduz magistral encontro sobre o racismo algorítmico e a sociedade Paulo Victor Melo conitnuação - Últimas n A apresentadora Chris Flores deixou o SBT após sete anos de casa, em comum acordo com a emissora. Ao Notícias da TV, Flores declarou que estava cansada de trabalhar com notícias sobre celebridades e não se via em novos projetos do SBT. u A jornalista apresentava o Fofocalizando desde 2020, mas afastou-se do comando do programa em novembro do ano passado para concluir sua graduação em História e apresentar um projeto de mestrado. Segundo ela, chegou ao fim seu ciclo de trabalho no setor de celebridades: “Fofoca não fazia mais sentido, não queria mais fazer um programa para falar sobre a vida dos outros, de celebridades. Já passei por essa fase e considero uma missão cumprida”, disse ao Notícias da TV. u Flores deve se dedicar às redes sociais e ao mestrado, além de projetos comerciais, mas diz estar disponível para novas propostas na televisão. Ela chegou ao SBT em 2016, e assumiu a apresentação do Fofocalizando durante a pandemia de Covid-19. O programa tornou-se um dos maiores faturamentos da emissora. Antes do SBT, Flores trabalhou por quase dez anos na Record TV. Chris Flores deixa o SBT após sete anos Chris Flores

Edição 1.458 página 21 Pesquisa ESPM/J&Cia A partir desta edição, quinzenalmente J&Cia trará detalhes do estudo A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros, , realizado pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas − ESPM, formado por professores do curso de Jornalismo da ESPM-SP, com parceria, apoio e divulgação do Jornalistas&Cia. O estudo foi publicado na edição especial em comemoração ao Dia do Jornalista. Seus objetivos são identificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de conhecimento e de utilização de suas ferramentas na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem seu uso na atividade profissional. Os nomes dos participantes são mantidos em sigilo, e os dados obtidos serão utilizados para trabalhos acadêmicos e para a produção de notícias sobre o tema no J&Cia. A pesquisa tem duas fases. Na primeira, realizada de dezembro de 2023 a fevereiro deste ano, 423 jornalistas de todo o País responderam a um questionário online, com perguntas em escala Likert (com alternativas de discordância a concordância total com as questões). Entre os respondentes, há profissionais das cinco regiões brasileiras, de 21 das 27 unidades da Federação, de diferentes faixas etárias, áreas de atuação, funções e vínculos empregatícios. Os resultados iniciais da pesquisa mostram que a inteligência artificial não é algo desconhecido para os jornalistas. Diante da questão “Conheço o que é inteligência artificial e como ela se relaciona com o jornalismo”, 86,5% dos respondentes concordam parcial ou totalmente com a afirmação. Os números mostram que a grande maioria acredita conhecer IA e saber como ela se relaciona com o jornalismo. Se considerarmos apenas o índice de concordância total (38,7%), os dados indicam que quase quatro em cada dez profissionais acreditam ter grande conhecimento dessa tecnologia e de suas relações com a profissão. Do total de jornalistas participantes da pesquisa, 7,1% não concordam nem discordam com a afirmação, o que aponta neutralidade. Discordam parcialmente 4,7%, e apenas 1,7% discorda totalmente. A soma das taxas de discordância mostra que apenas uma pequena parcela dos respondentes (6,4%) desconhece a IA. Porém, a percepção não é uniforme nas diferentes faixas etárias. O nível de conhecimento diminui conforme a idade dos jornalistas aumenta. O índice de concordância (parcial ou total) sobre o conhecimento de IA chega a 93,2% entre os jornalistas de 25 a 34 anos (percentual mais alto). Nessa faixa etária a taxa de discordância é zero, o que significa que nenhum jornalista diz desconhecer IA. Entre os profissionais de até 24 anos, a taxa de conhecimento é de 84%. Conforme a faixa etária sobe, a partir dos 35 anos, a taxa de concordância oscila de 85,4% a 88%, até atingir seu patamar mais baixo entre os profissionais de 65 anos ou mais, com 76,4%. Nesta última faixa está também o maior índice de discordância (parcial ou total) com a afirmação, 10,9%, o que mostra que o desconhecimento sobre IA é maior entre os jornalistas mais velhos. A taxa de discordância sobe à medida que a idade avança. Segunda fase A pesquisa A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros terá uma segunda fase, que consistirá em entrevistas abertas, qualitativas, com o propósito de aprofundar respostas relativas ao uso de ferramentas de inteligência artificial na prática jornalística. Os jornalistas serão selecionados por representatividade de perfil. Ao todo, 254 (60%) dos respondentes da primeira fase manifestaram interesse em participar das entrevistas, que serão realizadas nos próximos meses. Responsável pelo estudo, o grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas − ESPM é formado pelos jornalistas Antonio Rocha Filho, Cicélia Pincer, Edson Capoano, Maria Elisabete Antonioli e Patrícia Rangel, professores do curso de Jornalismo da ESPM-SP. No J&- Cia, a coordenação dos trabalhos referentes à pesquisa é do diretor Eduardo Ribeiro e do editor executivo Wilson Baroncellli. discordo totalmente – 7 (1,7%) discordo parcialmente – 20 (4,7%) não concordo nem discordo – 30 (7,1%) concordo parcialmente – 206 (48,7%) concordo totalmente – 160 (37,8%) 1 Conheço o que é inteligência artificial e como ela se relaciona com o jornalismo não concordo nem discordo – 5 (6,8%) concordo parcialmente – 36 (48,6%) concordo totalmente – 33 (44,6%) discordo totalmente e discordo parcialmente - 0 De 25 a 34 anos Destaques por faixa etária discordo totalmente – 1 (1,8%) discordo parcialmente – 5 (9,1%) não concordo nem discordo – 7 (12,7%) concordo parcialmente – 28 (50,9%) concordo totalmente – 14 (25,5%) 65 anos ou mais Conhecimento sobre inteligência artificial no jornalismo é menor entre profissionais mais velhos

Edição 1.458 página 22 Nacionais n Organizações defensoras da liberdade de imprensa consideraram uma “infundada tentativa de silenciamento” a nova tentativa de Augusto Aras, ex-procurador-geral da República, de obter a condenação do repórter André Barrocal, da revista CartaCapital. u Em 2022, Aras apresentou uma queixa-crime contra Barrocal motivada pelas críticas dele a sua atuação enquanto estava à frente da chefia do Ministério Público Federal. Contudo, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu encerrá-la após entender que as falas foram protegidas pela liberdade de imprensa. u Apesar da derrota, recentemente Aras decidiu apelar ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota conjunta, as entidades criticaram o ato e afirmaram que ele representa a vontade de promover o “silenciamento da crítica pública e de criminalização do jornalismo”. u O comunicado ressalta que autoridades públicas, independentemente de cargo e vertente política, “estão sujeitas à fiscalização e crítica não só da imprensa, como também da sociedade” e finaliza que críticas que se restringem ao exercício de um cargo “não devem ser coibidas pelo Judiciário, sob risco de caracterizarem censura”. Organizações criticam nova tentativa de Augusto Aras de condenar André Barrocal Augusto Aras n O Instituto Serrapilheira lançou a edição de 2024 de seu edital para apoiar podcasts que abordem temas sobre ciência. Neste ano, a iniciativa apoiará exclusivamente projetos liderados por pessoas negras, com o objetivo de ampliar a diversidade no mercado audiovisual. As inscrições vão até as 16h de 14 de maio. u Serão selecionados ao todo oito projetos, que receberão apoio financeiro de até R$ 55 mil para a produção dos podcasts, além de treinamento com especialistas da área. As propostas devem ter a ciência como destaque principal, e as equipes devem ser compostas em sua maioria por pessoas negras. Serão aceitos projetos já em execução e outros que ainda estejam em fase de pré-lançamento. u O treinamento será conduzido pelo Laboratório 37, empresa de comunicação com foco em áudio, responsável pelo podcast 37 Graus. Será um treinamento online de sete semanas, com uma etapa presencial em cidade que ainda será definida. É importante que os participantes tenham disponibilidade para viagens. O Serrapilheira pagará os custos das viagens necessárias. A ideia é que, ao final do treinamento, os selecionados produzam uma temporada piloto de nível profissional. As propostas selecionadas serão divulgadas em agosto, e os podcasts finalizados serão publicados até abril de 2025. u Confira mais informações no edital completo e inscreva-se aqui. Serrapilheira lança edital para apoiar podcasts científicos liderados por pessoas negras Julia Koblitz/Unsplash n O ISE Business School inicia em 20/5 o programa Estratégias Digitais para Empresas de Mídia, que estimula a reflexão e a prática, apresentando as principais tendências do setor e contextualizando o momento de desafios e incertezas. Ao mesmo tempo, provoca o participante a enxergar as oportunidades presentes e a assumir sua posição como agente da mudança que já começou. u Segundo a instituição, a agilidade tecnológica e as demandas do mercado fazem da inovação um imperativo no mundo dos negócios: “Abaladas pela revolução digital, as empresas de mídia enfrentam igual situação”, informa a entidade. “A crise do modelo de receita publicitária pede transformações rápidas e profundas. E assim, os riscos da inovação tornam-se oportunidades de se diferenciar. O curso oferece a gestores desses negócios a oportunidade de enfrentarem um claro desafio: elaborar uma estratégia sólida, disruptiva e, ao mesmo tempo, rentável, que coloque o conteúdo e o público em primeiro lugar”. u Mais informações neste link. Curso de Estratégias Digitais para Empresas de Mídia começa em 20/5

Edição 1.458 página 23 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Sábia na comunicação com a sociedade, a rainha Elizabeth II tinha um lema famoso: ”I have to be seen to be believed” (“Preciso ser vista para acreditarem em mim”), frase que em tempos de mudanças climáticas pode ser adaptada para “é preciso sentir para acreditar”. É o que mostra uma nova pesquisa feita pelo Centro de Políticas Públicas da escola de comunicação Annenberg, da Universidade da Pensilvânia. O trabalho constata que a exposição a condições meteorológicas severas está associada ao apoio a políticas para combater os efeitos do aquecimento global, desafiando até visões partidárias. Embora seja positivo constatar que o negacionismo pode ser revertido por experiências pessoais, o resultado é um sinal da dificuldade que imprensa e cientistas têm para convencer o público sobre a crise do clima apenas com suas narrativas − uma boa reflexão na semana em que se comemora o Dia da Terra. Por outro lado, a pesquisa indica que os eventos climáticos extremos representam uma oportunidade, desde que as explicações sobre por que eles estão acontecendo sejam bem fundamentadas − é a chamada ciência da atribuição. O estudo feito pela Annenberg, divulgado na abertura da conferência anual da Sociedade de Jornalistas Ambientais, envolveu mais de 1,5 mil adultos nos EUA, e não deixa dúvidas sobre a percepção de que algo mudou no clima, até mesmo entre os menos inclinados a acreditar nisso. Mais de quatro em cada dez entrevistados (45%) afirmam que as temperaturas em sua região foram mais altas do que o normal no verão passado. Dois terços (68%) dizem que o calor extremo ao ar livre às vezes ou frequentemente afeta suas atividades diárias. Metade (50%) afirma que a má qualidade do ar resultante de incêndios florestais às vezes (31%), frequentemente (12%) ou muito frequentemente (7%) afetou seu cotidiano, enquanto 29% afirmam que as inundações produzidas às vezes (20%), frequentemente (6%) ou muito frequentemente (3%) causaram problemas. Inclinação política e clima A pesquisa constatou que mais da metade dos americanos é fortemente ou até certo ponto a favor de medidas governamentais destinadas a mitigar os efeitos das alterações climáticas decretadas recentemente. Como de hábito, conforme pesquisas anteriores, os que votam no partido Democrata são os mais favoráveis, enquanto a adesão dos Republicanos é menor de forma geral. A concessão de créditos fiscais para carros elétricos, por exemplo, é vista com simpatia por 46% dos participantes do estudo, dos quais 71% democratas e 26% republicanos. A distância entre republicanos Quem acredita mais nas mudanças climáticas? Os que sentem na pele seus efeitos, mostra nova pesquisa e democratas que aprovam empréstimos a fundo perdido para comunidades rurais que melhoram a eficiência energética é de 49 pontos percentuais, e a dos que acham boa ideia tributar empresas com base em suas emissões de carbono é de 48 pontos. Mas quando os pesquisadores examinaram as opiniões daqueles que admitem ter sofrido diretamente os efeitos das mudanças climáticas os dois lados se aproximam. Segundo o estudo da Annenberg, os republicanos que relatam ter sofrido condições meteorológicas extremas apoiam mais as políticas de mitigação das mudanças climáticas do que aqueles que não o fazem. Katherine Hall Jamieson, diretora do Centro de Políticas Públicas da Escola de Comunicação Annenberg, disse que “os resultados apontam para uma nova área importante, na qual a comunicação desempenha um papel crucial”. Como o jornalismo pode convencer? As impressões reveladas na pesquisa estão em linha com algumas das recomendações contidas em um guia para jornalistas feito pela coalizão de jornalismo ambiental Covering Climate Now. O documento lembra que as alterações climáticas são uma grande pauta global, mas, na sua essência, afetam gente comum. E afirma que o público deseja uma cobertura que reflita isso, incluindo perspectivas locais sobre como as pessoas estão vivenciando as mudanças climáticas e o que podem fazer a respeito. A Covering Climate Now também recomenda aos jornalistas um esforço para entender o próprio público, observando o quanto ele sabe sobre a questão e suas convicções − incluindo aquelas associadas à inclinação política. Isso ajuda a calibrar o conteúdo, em sintonia com o grau de conhecimento e crenças nem sempre apoiadas na ciência. O guia completo pode ser visto aqui.

Edição 1.458 página 24 conitnuação - MediaTalks Ameaça de prisão − Mais de 70 empresas internacionais de mídia e organizações de defesa da liberdade de imprensa e de expressão assinaram um manifesto protestando contra uma investigação da Promotoria de Perugia sobre três repórteres do jornal italiano Domani, que podem ser presos por reportagens envolvendo um ministro do governo da primeira-ministra Giorgia Meloni. Eles são acusados de terem solicitado e recebido documentos confidenciais de um funcionário público e publicado notícias com base neles sem base legal, o que o jornal e as entidades contestam. Giovanni Tizian, Nello Trocchia e Stefano Vergine podem pegar até nove anos de prisão, segundo a Federação Internacional de Jornalistas. Amy Winehouse − Quando Amy Winehouse morreu, aos 27 anos, em 2011, muitos sentiram que o mundo tinha sido privado de uma das suas maiores estrelas, que mal tinha mostrado a extensão do seu talento – e o novo filme Back to Black, dirigido por Sam Taylor-Johnson e batizado em homenagem ao segundo álbum de Winehouse, tenta contar sua vida tumultuada e sua produção musical. O filme acompanha Winehouse – interpretada por Marisa Abela – desde os primeiros dias de sua carreira na Londres do início dos anos 2000, até o estrelato global. No processo, revela as formas pelas quais as celebridades femininas são objetificadas na mídia contemporânea e pela cultura das celebridades, mesmo após sua morte. Prêmio a Sebastião Salgado − A Organização Mundial de Fotografia concedeu em 19/4 em Londres ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado o prêmio Outstanding Contribution to Photography, como parte do Sony World Photography Awards 2024. A homenagem reconhece pessoas que tiveram um impacto significativo no meio fotografico. Salgado disse: “Sinto-me honrado por receber este prêmio e por saber que o meu trabalho atinge o publico. A fotografia e o meu modo de vida, e a minha linguagem, e ao longo da minha carreira sempre tive interesse em captar o momento historico em que vivemos e contar as historias da nossa especie e do nosso planeta”. Doodle do Google − Uma imagem aérea do Parque Nacional do Jaú, na Floresta Amazônica, foi usada pelo Google para o Doodle em comemoração ao Dia da Terra 2024, representando a letra G. Nesse 22 de abril, as letras do buscador foram escritas com cenas aéreas de seis continentes. Os doodles são uma tradição do Google, celebrando personalidades e datas especiais por meio de imagens e até sons, que se combinam com sua marca registrada, formada pelas letras coloridas. Em anos anteriores, como o de 2022, o Doodle do Dia da Terra foi mais sombrio, chamando atenção para os riscos. Este ano o tom foi mais poético, com imagens que segundo o Google remetem à beleza da biodiversidade para lembrar a importância de proteger a natureza para as futuras gerações. Crime de guerra − A Procuradoria Nacional Antiterrorismo (PNAT) da França anunciou a abertura de uma investigação judicial sobre o caso do cinegrafista franco-irlandês Pierre Zakrzewski, da Fox News, morto em 14 de março de 2022 na Ucrânia quando cobria o início da invasão russa. No ataque ao carro de reportagem em que ele estava, nos arredores de Kiev, morreu também a produtora ucraniana Oleksandra Kuvchinova, enquanto o repórter Benjamin Hall perdeu uma perna, um pé e a visão de um dos olhos. Depois de mais de dois anos de investigação sobre as circunstâncias da morte, dois juízes de instrução acabam de ser nomeados pela procuradoria francesa. O objetivo é identificar os autores dos tiros que vitimaram o experiente profissional de 55 anos, veterano na cobertura de guerras. Esta semana em MediaTalks Kuwait, 1991 Sebastião Salgado HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.458 página 25 Comunicação Corporativa n O Brasil conhece o Cerrado, sua importância, seu valor para o meio ambiente e para a vida? Decididamente, não. É o que aponta a pesquisa inédita feita pela Hibou, empresa de pesquisa e insights, cujos resultados mostram amplo desconhecimento da população sobre o bioma, enquanto ele atinge índices históricos de devastação em silêncio. “Se a pesquisa fosse uma prova de conhecimento”, dizem os organizadores, “dois terços dos brasileiros seriam reprovados, não acertando sequer metade das questões”. Um exemplo? “Setenta por cento dos brasileiros não sabem que o Cerrado é o berço das águas do Brasil e três em cada dez não tem a menor ideia de que lá tem água”, acentua o levantamento. u Foi com base na invisibilidade do bioma que nasceu Sou Cerrado, iniciativa idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e por Felipe Triaca, ativista e detentor do canal @ chapadadosveadeiros, com o objetivo de alcançar e engajar o maior número de pessoas na preservação do bioma, por meio de uma marca forte e uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs e instituições para que os brasileiros colaborem com quais quiserem, de forma fácil e rápida. u A equipe Sou Cerrado buscou instituições envolvidas na causa do bioma e da água e conquistou o apoio institucional de algumas das principais organizações que atuam pelo meio ambiente: WWF-Brasil, Voice of the Oceans, Instituto Alok, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Rede Cerrado. Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Urbia Cataratas e Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge também apoiam a iniciativa. u Segundo maior bioma do País e da América Latina, o Cerrado tem, segundo informações que complementam a pesquisa, “mais de 65 milhões de anos e abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras, além de possuir reservas subterrâneas de água doce que abastecem seis das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/ Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e oito no total”. u Outros achados da pesquisa: • Apenas 23% dos brasileiros são capazes de descrever o clima do Cerrado; • 64% dos brasileiros acreditam que a Amazônia está sendo mais desmatada que o Cerrado; • 66% dos brasileiros não sabem que o tucano é um animal do Cerrado • 70% dos brasileiros não sabem que tem Cerrado na Bahia (o bioma abrange nove Estados) u Mais informações com Ana Beatriz Schauff, sócia da Fresh PR, pelos anabeatriz@freshpr. com.br e 11-99581-6969. Internacional n Natália Pereira, cofundadora da FTW Comunicação, que esteve na operação por seis anos e nove meses, até fevereiro, e que já estava vivendo na Europa há algum tempo, iniciou nova jornada na HubSpot, em Berlim, na função de especialista em suporte ao cliente. Pará n Luís Gustavo Pracchia, que era gerente de marca na ArcelorMittal, companhia em que atuou por quase 17 anos e meio, começou recentemente na Hydro como gerente de Comunicação na sede da empresa, em Belém. Em jornadas anteriores, atuou em agências de publicidade e nas empresas Petrobras, Duratex, Agip e Borrachas Vipal. Paraná n Leandro Garcia, gerente de desenvolvimento de mercado, há mais de dez anos na Adama, foi promovido e assumiu cumulativamente o Departamento de Comunicação da companhia no Brasil. Na nova função, passa a liderar também os times de comunicação com o campo, campanhas de produtos e institucional e comunicação interna. A base dele é Londrina. Sou Cerrado Ação de RP busca colocar o Cerrado no radar da população brasileira para defender o bioma Natália Pereira Luís Gustavo Pracchia Leandro Garcia

Edição 1.458 página 26 conitnuação - Comunicação Corporativa n Alexandre Nobeschi, gerente de comunicação e conteúdo da B3, há três anos e quatro meses na instituição, foi promovido agora em abril a superintendente de comunicação. Ex-editor da Veja São Paulo, Nobeschi já foi também, por mais de três anos e meio, head de conteúdo da NewContent e por um ano e meio content manager da Accenture Interactive. E mais... n Alessandro da Mata Lemos, ex-In Press Porter Novelli, que teve uma rápida passagem pela Imagem Corporativa, seguiu em março para a Hill & Knowlton, na função de gerente de comunicação e inovação. Ex- -Lance e Jornal TodoDia, ele também passou pela comunicação de Aché Laboratórios e CDI. n Ana Luiza Campregher Augusto, coordenadora de reputação e insights, deixou a Zamp em março, após um ano e nove meses de casa, para regressar à Loures, onde havia trabalhado por quase seis anos. Volta na função de diretora de atendimento. n Camila Martins do Espírito Santo, estagiária de Digital por um ano na Fato Relevante, foi efetivada pela agência na função de analista júnior, atuando na equipe de atendimento da XP Investimentos. Rio de Janeiro n Hugo Sppezapria iniciou nova jornada como head do núcleo de imprensa e reputação da Entrelínguas Serviços Linguísticos e Comunicação, que atua no mercado editorial. Ex-Inner Circle, Hill+Knowlton Brasil, LLYC, MktMix e Approach, já atuou no atendimento a contas como GPA, Nestlé, Hotéis Hilton e WhatsApp. Agora, cuidará da prospecção de clientes e da coordenação-geral das operações da agência em escopo nacional. O e-mail dele é [email protected]. n Naira de Paula, diretora de comunicação externa e marca institucional, despediu-se do Carrefour, em que esteve por dois anos e oito meses, até janeiro. Antes, ficou por pouco mais de quatro anos na Souza Cruz, por último na função de gerente de comunicação externa, reputação e advocacy, e dois anos como consultora na In Press Porter Novelli. Rio Grande do Sul n Silvana Porto Alegre Schmidt, ex-Gio Comunicação, Lojas Renner e que esteve por mais de cinco anos e meio na coordenação de marketing e comunicação do Hospital Mãe de Deus, assumiu em abril a Gerência de Marketing e Comunicação da Associação Educadora São Carlos (AESC). Hugo Sppezapria Naira de Paula Silvana Porto Alegre Schmidt n Meire Fidelis fechou seu ciclo à frente da Fundação Victor Civita (FVC). E o fez após concluir a entrega do Prêmio Educador Nota 10 para o Instituto Somos e a implantação do Apoio a Projetos de Educação de Terceiros, para o Instituto Alicerce. No total, sua jornada pelo Grupo Abril, incluindo a Diretoria de Relações Corporativas, foi de quase 40 anos. São Paulo Meire Fidelis encerra ciclo de quase 40 anos entre Grupo Abril e Fundação Victor Civita E o faz após a entrega do Prêmio Educador Nota 10 Meire Fidelis Alexandre Nobeschi passa a superintendente de comunicação da B3 Alexandre Nobeschi Alessandro da Mata Lemos Ana Luiza Campregher Augusto Camila Martins do Espírito Santo

Edição 1.458 página 27 conitnuação - Comunicação Corporativa n Cláudia Pires despediu-se da Máquina CW, em que era diretora de atendimento e ficou seis anos, até abril, para assumir a coordenação de comunicação do Grupo Report, agência e consultoria especializada em sustentabilidade e agenda ESG. Neste universo de agências, também já esteve em FSB, S2Publicom, Tree e Máquina. No jornalismo, passou por Abril, Thomson Reuters e Folha de S.Paulo. n Edgard Dias, head latam de Comunicação e de Marketing do UBS, deixou a organização em março. Ex-Banco Garantia, ele esteve por 35 anos em funções diversas de comunicação e marketing no banco Credit Suisse, que deixou em setembro de 2023 em direção do UBS. n Guilherme Esteves despediu- -se em março da N9ne, onde esteve por nove meses, na função de assessor de imprensa júnior, e começou na Giusti como analista júnior, para o atendimento exclusivo à Toyota. Anteriormente, ficou por um ano e oito meses na BCW Global. n João Pedro Andrade, após passagem de seis meses como coordenador de contas pela FSB Comunicação, de onde saiu em março, começou em abril como executivo da brsa. Antes, passou por VCRP, XCOM, Race e Terra. n Larissa Massaro, gerente de comunicação, deixou em dezembro o Spotify, onde permaneceu por quase um ano e meio. Antes, gerenciou a comunicação do Airbnb por um ano e sete meses. No segmento de agências, esteve em FleishmanHillard, Ideal, Ketchum e Edelman. n Milena Fiori, ex-InPress Porter Novelli e Olivia Global, começou em março nova jornada, como head de estratégias para clientes na Dialog. n Poliana Bollini Marques, ex- -Comgas, Grupo Libras, Tempo Junto e Choices, que foi por sete meses assessora de imprensa do Colégio Ábaco, está agora na Medellín Comunicação, na mesma função, para atendimento a clientes da área de saúde. n Rafael de Luca, que foi por um ano e sete meses da CDN, ali atuando como executivo pleno no atendimento à Pfizer, está agora no time de executivos sêniores da Ideal, no atendimento à Ely Lilly. Cláudia Pires Edgard Dias Guilherme Esteves João Pedro Andrade Larissa Massaro Milena Fiori Poliana Bollini Marques Rafael de Luca n Ricardo Macario, ex-Máquina, que foi coordenador de conteúdo na CDN por três anos e quatro meses, até fevereiro, começou em março no time da Nova PR, como coordenador de atendimento para a Nestlé. n Rosane Gomes iniciou nova jornada em fevereiro, como analista de marketing na Titan Pneus. Ali chegou após dois anos e meio como executiva sênior da Edelman, período em que atuou no atendimento a Microsoft e FedEx. n Sylvia Tabarin Vieira, gerente de relações institucionais, que foi da Braskem, é há algumas semanas titular da Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Galvani Fertilizantes. Antes, esteve por pouco mais de 12 anos no Grupo Unipar, entre as áreas de comunicação e responsabilidade social. Ricardo Macario Rosane Gomes Sylvia Tabarin Vieira

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