Jornalistas&Cia 1456

Edição 1.456 página 4 ESPECIAL DIA DO JORNALISTA Os dados iniciais da pesquisa mostram que, quando questionados se recebem ou já receberam treinamento sobre uso de inteligência artificial no jornalismo, 76,5% dos profissionais discordam parcial ou totalmente. Considerando apenas a discordância total, o percentual chega a 69,2%, o que significa que sete em cada dez profissionais nunca tiveram treinamento algum para o uso de IA no jornalismo. As respostas ao questionário mostram também que, embora em sua maioria não recebam treinamento, dois terços dos jornalistas (66,9%) consideram a possibilidade de se capacitar para o uso de IA no trabalho, enquanto um em cada cinco (20,8%) vê algum tipo de impossibilidade. Sobre as atividades do trabalho jornalístico em que o uso de IA é mais presente, a pesquisa aponta a produção de conteúdo, em que a maioria dos profissionais (53,9%) recorrem ao uso dessa tecnologia. Na atividade de apuração, um em cada quatro (27,2%) usam IA. Na distribuição, o índice é de 20,1%, e nas operações comerciais, de 14,9%. Preocupações e idade A pesquisa traz também dados sobre a preocupação dos jornalistas com relação aos impactos da inteligência artificial no seu mercado de trabalho. Mais da metade (52,7%) dos participantes do estudo esperam impactos positivos. Porém, o receio de efeitos negativos pesa na percepção dos jornalistas sobre uma possível redução de vagas de trabalho na área. Mais de dois terços dos participantes (68,3%) esperam cortes de postos de trabalho provocados pela inteligência artificial. Pelos dados da pesquisa, é possível perceber que a faixa etária é um fator importante na variação das respostas quanto a conhecimento, utilização e preocupações dos profissionais com a inteligência artificial no jornalismo. Os mais jovens acreditam conhecer mais, usam mais e têm menos preocupações quanto a possíveis efeitos da IA no jornalismo, em comparação aos profissionais mais velhos. Exemplos de utilização O questionário da primeira fase da pesquisa também trouxe a opção de respostas a cinco perguntas abertas, qualitativas, em que os jornalistas indicam exemplos de usos e considerações sobre a inteligência artificial no jornalismo. As respostas indicam que a IA é utilizada principalmente em quatro eixos no jornalismo: 1) na otimização de processos e para garantir a qualidade do produto final; 2) na produção de conteúdo, da geração de ideias até a revisão final; 3) na distribuição de conteúdo, pela automação de tarefas, como programação e personalização; 4) nas operações comerciais, em que é ressaltada a importância de compreender e supervisionar o uso.

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