Jornalistas&Cia 1452

Edição 1.452 página 12 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores da indústria, e o rádio não é exceção. Com a promessa de otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência, a IA abre um leque de possibilidades para as emissoras. No entanto, surge a pergunta: o que o público pensa sobre essa nova tecnologia? Para responder a essa questão, a Jacobs Media, consultoria especializada no setor de mídia, fez uma análise do estudo apresentado pela tradicional pesquisa TechSurvey. Ela é a maior pesquisa anual do setor de radiodifusão, sendo o 19º ano de sua realização, contando com mais de 430 emissoras dos Estados Unidos e do Canadá, e com mais de 30 mil ouvintes. O objetivo era investigar a percepção dos ouvintes sobre o uso da IA em três diferentes áreas do rádio: 1. Produção comercial: Como os ouvintes se sentem em relação às vozes geradas por IA em anúncios da estação? 2. Identificações e produção promocional: Está OK para as estações usarem IA para dar voz a posicionamentos básicos e identificação? 3. Programas de rádio: E quanto a programas de rádio com voz de IA? A pesquisa TechSurvey 2024 revelou que a maioria dos ouvintes (75%) tem grandes preocupações com a IA substituindo locutores em programas de rádio. Essa resistência pode ser explicada por diversos fatores, como a perda da conexão humana e da autenticidade que os locutores proporcionam, além da possível perda de qualidade do conteúdo. O estudo também indicou que o público se mostra mais receptivo ao uso da IA em anúncios e vinhetas. No caso da produção comercial, 44% dos ouvintes não teriam problema com o uso da IA, enquanto 35% expressaram algumas preocupações. Já para identificações e produção promocional, 42% dos ouvintes se mostraram favoráveis à IA, contra 38% que manifestaram algum tipo de receio. Embora a pesquisa indique que o público ainda tem receio do uso da IA no rádio, é importante ressaltar que os resultados se baseiam Qual a impressão do público ao uso de IA no rádio? em uma descrição textual das aplicações da tecnologia. Ou seja, os ouvintes não tiveram a oportunidade de ouvir como a IA soa na prática para responder às questões. Fred Jacobs, da Jacobs Media, destaca que o importante é que as empresas utilizem a IA para criar uma experiência melhor para o cliente. De forma geral, ainda é cedo para prever o futuro da IA no rádio. No entanto, é evidente que a tecnologia tem o potencial de transformar o setor de diversas maneiras. As emissoras que souberem utilizar a IA de forma estratégica e com foco na experiência do ouvinte estarão bem posicionadas para avançar em um mercado cada vez mais competitivo. É importante destacar que a pesquisa TechSurvey é apenas um estudo, e seus resultados não podem ser generalizados para todo o público. Diversos outros fatores, como a cultura local, o perfil do público e a forma como a IA é implementada podem influenciar a percepção dos ouvintes sobre a tecnologia. Mas é importante considerar algumas questões: Como a IA pode ser utilizada para melhorar a qualidade do conteúdo radiofônico? Quais são os riscos éticos do uso da IA no rádio? Como as emissoras podem garantir que a IA seja utilizada de forma transparente e responsável? A discussão sobre o uso da IA no rádio está apenas começando. É fundamental que todos os stakeholders – emissoras, anunciantes, produtores, artistas e público – participem do debate para que a tecnologia seja utilizada de forma ética e responsável, em benefício de todos. Não apenas de alguns espertalhões ou de forma a massificar a produção levando ao desinteresse pelo meio. Obs.: O material desta coluna foi pesquisado em https://zydigital. com.br/ e https://jacobsmedia.com/what-radio-listeners-think-about-stations-using-ai/. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. Jacobs Media ZYDigital

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==