Jornalistas&Cia 1451A

Edição 1.451A - 11 de março de 2024 J&Cia tem o privilégio de divulgar com exclusividade nesta edição o lançamento da revista Veja Negócios, que a Editora Abril começa a produzir nas versões digital e impressa. A levar-se em conta a tradição e a relevância do título Veja, justifica-se fazê-lo em edição extra. As informações nela contidas foram prestadas em primeira mão aos leitores de J&Cia pelo diretor editorial Maurício Lima e pelo redator-chefe José Roberto Caetano Boa leitura! n Em edições digital e impressa, começa a circular em abril a revista Veja Negócios, ponto alto de um projeto editorial de Veja (Editora Abril) focado em conteúdos de economia nacional e internacional, negócios e finanças. O projeto começou em julho de 2023 e já inclui duas newsletters diárias, dois programas de vídeo (Veja Mercado, diário, e Veja S/A, semanal) e uma sub-home no portal de Veja. Esta representa praticamente um novo site dentro do portal de Veja, para expandir a cobertura de economia, negócios, finanças, sustentabilidade, tecnologia, inovação e outros temas afins ao chamado campo dos negócios. VN começa a circular em 26 de abril e no dia 29 haverá um evento, no Palácio Tangará − hotel localizado no bairro Panamby, na capital paulista −, com a entrega de um prêmio para as 100 empresas mais influentes do País, que inclusive será o tema da capa de estreia. u José Roberto Caetano, responsável pelo projeto, conta que, “objetivamente, ele motivou a minha contratação e eu tenho trabalhado nele desde que cheguei, em julho do ano passado. Assumi então a área de Economia de Veja, como redator-chefe (o quarto da revista, que já tinha como redatores- -chefes Fábio Altman, Policarpo Júnior e Sérgio Ruiz). A nova revista, Veja Negócios, será o ponto culminante desse projeto. Neste quase um ano, além das newsletters, dos programas de vídeo e da sub-home, fizemos cadernos editoriais especiais temáticos e começamos a planejar eventos − um já foi realizado, em janeiro, em parceria com o Lide, do João Doria Jr. Foi em Zurique, na Suíça, como o nome de Brazil Economic Forum. Obviamente, tudo o que fazemos expande-se também pelas redes sociais, os programas de vídeo são oferecidos na opção podcast etc, de modo que, como não poderia deixar de ser, a frente digital é amplamente explorada”. u Caetano diz que, com VN, volta ao jornalismo de economia e negócios, no qual militou a maior parte da carreira − na Folha de S.Paulo, na própria Veja, na Exame (22 anos e meio) e até na Jovem Pan e na rádio Band News FM, na qual foi comentarista, além de ter trabalhado em editoras e veículos menores, e em comunicação corporativa. u “É uma volta desafiadora, mas que aceitei com muita honra e alegria, ao receber o convite de Maurício Lima, diretor editorial de Veja, quase um ano atrás”, enfatiza Caetano. “De lá para cá, o trabalho foi crescente, realizado a princípio só com a equipe que encontrei responsável pela entrega semanal das matérias de Economia em Veja e pela cobertura diária no site. A essa equipe, de oito pessoas, liderada pelo editor Amauri Segalla, estamos agora acrescentando duas profissionais: Camila Barros, que veio da Você S/A (revista que a Abril descontinuou, tendo publicado o último número em fevereiro), e Juliana Machado, ex-TC, Exame e Valor, que se integra ao nosso time nesta segunda-feira (11/3)”. A equipe conta ainda com Larissa Quintino, editora assistente; Victor Irajá, colunista do Radar Econômico; Diego Gimenes, repórter e apresentador dos programas em vídeo Veja Mercado e Veja S/A, além dos repórteres Juliana Elias, Luana Zanóbia, Pedro Gil e do estagiário Felipe Erlich. u “Com esse time, totalizando 11 profissionais, eu incluído, já estamos tocando as entregas da semanal Veja, do conteúdo diário do site e das newsletters e vídeos, e preparando a futura revista Veja Negócios, que será mensal. É um time que atua em todas as frentes. Importante dizer também que a revista Veja Negócios, assim como Veja, terá uma tiragem impressa. Obviamente, a grande vitrine será digital, como pedem os tempos atuais, mas, para minha satisfação, como um leitor que ainda tem assinaturas de veículos impressos e gosta da leitura em papel, essa opção está prevista. Estamos trabalhando com afinco, muito animados, para pôr de pé mais esta realização. Contar com a marca da nossa nave-mãe, a Veja, e sua estrutura e penetração consolidada no mercado, eu creio que é uma grande vantagem para essa ousadia de lançar uma nova revista e tudo o mais que está compreendido pelo projeto Veja Negócios”. Veja Negócios começa a circular em abril, nas versões digital e impressa Revista será desdobramento de um dos pilares da Veja, a Economia”, diz o diretor editorial Mauricio Lima. Projeto está sob a responsabilidade de José Roberto Caetano, ex-Exame José Roberto Caetano

Edição 1.451A página 2 Veja Negócios n Mauricio Lima, diretor editorial de Veja, falou a este J&Cia sobre as motivações que levaram ao lançamento de Veja Negócios, sobre o conteúdo da revista e o interesse crescente por parte dos leitores de Veja e da população brasileira em geral por Economia. u Para ele, Veja Negócios será um “desdobramento” da Economia, um dos pilares de Veja, tema que já era visto com muita importância pela revista. Confira a seguir a íntegra da entrevista: Jornalistas&Cia – Fale um pouco sobre a origem de Veja Negócios. Como surgiu a ideia do projeto? Mauricio Lima – A origem e a ideia de Veja Negócios têm a ver com a experiência da própria Veja. Detectamos que Economia é um dos assuntos que os leitores mais apreciam no conteúdo de Veja, seja no digital, no impresso ou em qualquer plataforma. E o interesse do público mais amplo por Economia cresceu muito. Havia o vácuo de um projeto especializado em Economia desde a saída de Exame, que foi vendida para o BTG como parte do processo de recuperação judicial da Abril. Evidentemente que Veja nunca deixou de cobrir Economia. Mas agora consolidamos essa área em uma marca específica, Veja Negócios, que inclusive já está no ar há alguns meses, com alguns especiais, programas de vídeos como Veja Mercado, com informações diárias, e Veja S/A, com entrevistas de executivos de grandes negócios. No fundo, a revista será um desdobramento da Economia, um dos assuntos que consideramos ser um dos pilares de Veja e que sempre foi muito forte em nossa história. Apostamos em crescer nessa área, com grandes expectativas. Além da parte digital, achamos que uma circulação impressa mensal também tem espaço junto ao leitor brasileiro, que tem demonstrado cada vez mais interesse nesse tipo de assunto. Para contextualizar, pesquisa recente da Genial/Quaest sobre a avaliação do governo Lula mostrou que um dos fatores responsáveis pelo crescimento da desaprovação do governo foi a percepção da população com a Economia, o que revela um interessante amadurecimento por parte do povo em temas econômicos. Há cada vez mais interesse, seja pelo lado do empreendedorismo ou pelo lado da tecnologia, ou por finanças, negócios ou sustentabilidade. E por isso acreditamos que há espaço para uma publicação com os nossos valores e princípios para cobrir Economia de uma forma específica. J&Cia – Existe alguma relação entre o lançamento de Veja Negócios e a descontinuidade de Você S/A? Mauricio – Não, são duas coisas separadas. O caso da Você S/A foi uma decisão da Abril. O lançamento de Veja Negócios já estava previsto e a equipe já existia, independentemente da descontinuidade de Você S/A. “Veja Negócios será o desdobramento da Economia, um dos pilares de Veja”, diz o diretor editorial Mauricio Lima Mauricio Lima Mas estamos, sim, reaproveitando dela alguns profissionais que têm familiaridade com temas que serão abordados na Veja Negócios, especialmente na parte de finanças. J&Cia – Fale um pouco sobre o conteúdo abordado em Veja Negócios. Qual será o foco do projeto? Mauricio – Teremos uma boa cobertura de macroeconomia. Afinal de contas, ela acaba tendo impacto significativo em todas as áreas do País, por exemplo na política, mas também nas áreas dos negócios. Teremos especialmente uma cobertura forte em negócios − aliás, é o nome da revista. Ela trará informações sobre empresas e movimentações em diversos mercados. Também focaremos em finanças pessoais, é algo que está em ascensão, as pessoas têm se interessado muito, além de temas diretamente relacionados à Economia, como tecnologia. É uma cobertura ampla, sólida, em todas essas áreas que acreditamos que despertam cada vez mais o interesse do leitor. J&Cia – Além dos já existentes programas de vídeo, newsletters e conteúdo em áudio, vocês têm planos para novos programas e projetos para Veja Negócios? Mauricio – É inexorável a expansão da produção de conteúdo para áreas de vídeo ou áudio. Sabemos que estamos lançando uma revista, mas hoje existem formas diferentes de você consumir conteúdo. Sem dúvida, pensamos em novos programas, além dos atuais. Uma das ideias é continuar expandindo, é ter literalmente uma grade, uma sequência de programação mais intensa nessa área econômica. Já temos o programa diário Veja Mercado, e o Você S/A de entrevistas com CEOs, e planejamos, sim, outros programas, que anunciaremos posteriormente. Vamos também investir em eventos e seminários para discussão de determinados temas ligados à parte econômica. Um deles já está definido: vai ser sobre transição energética e o mercado de energia. Vamos convidar personalidades da área para debater esse movimento que acontece no mundo inteiro, e do qual o Brasil pode se beneficiar muito. Abordaremos questões como carros elétricos, mudanças de combustíveis, hidrogênio verde, entre outros temas. Então, planejamos, sim, novos programas e formatos, para interagir com o leitor de Veja Negócios de diversas formas. J&Cia – Veja Negócios afetará de alguma forma a cobertura de Economia por parte de Veja? Mauricio – Não afetará. Veja Negócios é uma expansão. Além do que já fazemos na revista Veja e no site, vamos agora ter também esse conteúdo a mais de Veja Negócios. Estamos preparando há algum tempo esse lançamento para entregar conteúdo não só para a revista impressa, mas para o site, um seminário já preparado, programas de vídeo, entre outros. Então, Veja continua fazendo o que faz sobre Economia, acredito que há muito interesse do nosso leitor, e não podemos deixar de falar em Veja sobre um pilar tão importante da sociedade. J&Cia – Veja Negócios terá também uma versão impressa. O que justifica esse impresso e o que vocês pretendem com ele? Mauricio – Temos convicção absoluta de que o impresso ainda tem espaço na vida das pessoas. Se não tivéssemos essa convicção, não faríamos esse lançamento. Nós temos uma circulação impressa de Veja bastante significativa, e achamos que, embora seja menor, Veja

Edição 1.451A página 3 J&Cia especial Dia do Jornalista Vai circular em 10 de abril a edição especial de J&Cia sobre o Dia do Jornalista. Ela trará os resultados da pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros, que o curso de Jornalismo da ESPM-SP fez com o apoio deste J&Cia, para identificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de conhecimento e de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem o uso dessa tecnologia na atividade profissional. Empresas que quiserem associar suas marcas a esse tema podem entrar em contato com Silvio Ribeiro, pelo [email protected] ou 19-97120-6693. Negócios pode ter uma presença, uma função e um público muito interessantes. Estamos na verdade lançando uma marca de comunicação, voltada para os negócios, para a Economia, e que está presente em várias plataformas, e uma delas, que acreditamos que também tem espaço, é a própria revista. A versão impressa coroa esse processo. Atingimos o público de diversas formas, e em alguns casos são públicos diferentes. O público do digital é naturalmente mais jovem, e o público do impresso em média tem mais idade, e esses públicos são complementares. Nossa aposta permanece nesse campo do impresso, ao contrário de muitas publicações, que optaram por deixar o papel. Então, seguimos confiantes nesse setor. J&Cia – Você tem informações sobre tiragem e distribuição de Veja Negócios? Mauricio – A tiragem será bastante significativa em termos de impresso, na casa dos 80 mil exemplares para mais, contemplando bancas e assinaturas. E a distribuição ficará a cargo da própria Abril, vai ser aliada a Veja em todo o território brasileiro. J&Cia – Na sua opinião, qual o diferencial de Veja Negócios em comparação a outras publicações especializadas em Economia? Mauricio – Trazemos uma história de 55 anos no jornalismo brasileiro, sempre atuando de forma independente, com profundidade, com checagem das informações, sem confundir opiniões pessoais com os valores da revista. Veja, historicamente, defendeu temas como livre iniciativa, menos impostos, difusão da informação, desenvolvimento da educação e da economia no Brasil, acreditando no crescimento econômico como um motor para a melhoria da vida das pessoas. E continuaremos a fazer jornalismo com esses princípios em mente. Vamos seguir agora em Veja Negócios a falar sobre a realidade econômica do País, falar sobre empregos e dificuldades, problemas em geral, sempre apresentando soluções e o que seria o melhor a fazer. Não com o intuito de prejudicar quaisquer empresas, mas para facilitar ainda mais o trabalho delas, para que possam crescer, gerar empregos e fazer o Brasil funcionar melhor. Veja Negócios Jornalistas&Cia é um informativo semanal produzido pela Jornalistas Editora Ltda. • Diretor: Eduardo Ribeiro ([email protected]–11-99689-2230)•Editorexecutivo: Wilson Baroncelli ([email protected] – 11-99689-2133) • Editor assistente: Fernando Soares ([email protected] – 11-97290-777) • Repórter: Victor Felix ([email protected] – 11-99216-9827) • Estagiária: Hellen Souza ([email protected]) • Editora regional RJ: Cristina Vaz de Carvalho 21-999151295 ([email protected]) • Editora regional DF: Kátia Morais, 61-98126-5903 ([email protected]) • Diagramação e programação visual: Paulo Sant’Ana ([email protected] – 11-99183-2001) • Diretor de Novos Negócios: Vinícius Ribeiro ([email protected] – 11-99244-6655) • Departamento Comercial: Silvio Ribeiro ([email protected] – 19-97120-6693) • Assinaturas: Armando Martellotti ([email protected] – 11-95451-2539)

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