Edição 1.451 página 13 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Desde a semana passada estou listando uma série de possibilidades para você levantar algum dinheiro com os conteúdos em áudio que produz. Uma questão muito importante é que as mídias mudaram, não tendo mais aquele formato de anúncio que atinge todo o público de uma só vez. Então, pense em segmentar cada vez mais seus conteúdos e seus anúncios, pois assim serão mais eficientes. Vamos continuar com as dicas de monetização. Venda de conteúdo de arquivo: Emissoras de rádio e produtoras têm um bom arquivo de materiais produzidos ao longo dos anos. Pense em rever esse material e deixar acessível mediante um pequeno pagamento. Pode ser por episódio ou por trecho de programa... pense em como receber um pouquinho pelos minutos já produzidos que possam interessar a uma empresa ou ouvinte. Utilize o YouTube: Este é um processo rápido. Tudo o que você precisa fazer é ativar a monetização nas configurações da sua conta e o Google cuidará dos anúncios e distribuirá o seu dinheiro. Venda de produtos/serviços: Pense em fechar com algumas plataformas para que determinados produtos e serviços que sejam desejáveis para seu público possam ser comercializados nos seus produtos sonoros de forma exclusiva, ou com alguma promoção única. Ou seja, se o público gosta daquele produto/serviço vai querer usar o seu código de desconto/promoção para comprar. Uma possibilidade é receber um valor pela promoção, mais uns centavos para cada produto comercializado. Parece pouco, mas se a cada semana alguns ouvintes comprarem ao final de um ano você terá um bom valor para receber de seus anunciantes. Em casos especiais a emissora, produtora ou podcast pode ter sua própria loja virtual vendendo produtos e serviços para o público e ganhando com isso. Palestras e apresentações de eventos: Os apresentadores podem ser um produto à parte, como mestres de cerimônias em eventos, ou palestrantes em cursos e capacitações. Desta forma, os produtos sonoros alavancam os seus apresentadores, que nos eventos aproveitam para também produzir materiais especiais que serão aproveitados nos programas, facilitando a comercialização de outros espaços. Produção e comercialização de eventos: Se você produz um conteúdo de interesse para um determinado público, pense em realizar eventos anuais, regionais e nacionais sobre temas de interesse. Ou mesmo eventos em que os ouvintes/usuários podem se encontrar para conversar e trocar experiencias. Mentorias: São uma forma única de monetizar um podcast ou programa de áudio, porque você obtém mais valor dele do que apenas dinheiro. Você pode ganhar prestígio sendo mentor/organizador de Como monetizar seus produtos em áudio? (Final) um pequeno e seleto grupo de pessoas dedicadas a apoiar umas às outras em direção a um objetivo comum. Nestes grupos podemos oferecer educação, brainstorming e responsabilidade para ajudá-los a se manter no caminho com um propósito comum, como a realização de um projeto social, um evento esportivo etc. Neste caso, você e os autores também são membros e organizadores, o que significa mediar as discussões e os conteúdos apresentados. O desafio com os mentores, contudo, é que os membros esperam valor. Eles também trabalharam muito, então não ficarão satisfeitos se você ou qualquer outra pessoa que faça parte da mentoria desaparecer por uma ou duas semanas ou não limitar algumas participações que extrapolam as boas maneiras. Cursos em EAD: O formato de estudo a distância veio para ficar. Se você ou alguém da sua confiança pode produzir um curso bom sobre algo que atenda a uma necessidade do seu público, FAÇA! Há inúmeras plataformas que podem receber os conteúdos. A vantagem é que eles são comercializados, acessados e concluídos a qualquer momento, não precisando de uma atenção total, como no caso dos grupos de mentoria. Produtos de informação: Se você produz um material sobre determinado segmento normalmente acompanha em profundidade esse setor. Portanto, pode criar materiais informativos em áudio que podem ser comercializados para os demais interessados no mesmo setor. Pode ser um boletim com análises dos mais variados temas, entregue diariamente via WhatsApp. Ou uma newsletter semanal sobre agronegócios... enfim, as possibilidades são enormes. Comercialização de aplicativos: Há muitas comunidades dedicadas a programas e games em formatos de aplicativos. Se seu público tem interesse nesses conteúdos, além de fazer programas especiais é possível vender os aplicativos, créditos para fases de jogos e ferramentas exclusivas para essas comunidades. Para cada comercialização você ganha um percentual. Seja um hub de produtores: Junte seus amigos produtores, podcasters, radialistas, locutores ou até produtoras e emissoras e organize seus conteúdos em um pacote para a comercialização. Facilite a vida dos produtores de conteúdo e dos anunciantes pensando em soluções conjuntas. Em cada projeto bem-sucedido você ganha um percentual. Recentemente, os conteudistas Matt Wolfe e Joe Fier pesquisaram 1.000 apresentadores de podcast sobre como eles ganham dinheiro com podcasting para a Podcast Magazine. A maioria estava usando uma combinação das técnicas descritas acima. Ou seja, não há somente uma fórmula mágica, mas a somatória de competências, conteúdos de qualidade e atenção do público. Essa equação leva a um conjunto de fontes de recursos que garantem o bom desenvolvimento de novos projetos. Lembrando que aquele tempo em que recebíamos um bom valor de um único anunciante provavelmente não voltará mais para nenhuma mídia. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.
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