Edição 1.427 página 29 Curtas n A Google News Initiative (GNI) abriu inscrições para nova edição do Startups Lab, programa de aceleração de startups jornalísticas, em parceria com o laboratório de inovação Echos. Nesta edição, o foco será em empreendedores de startups em estágio inicial ou pessoas com ideias que ainda precisam sair do papel. Serão 15 iniciativas selecionadas que receberão auxílio financeiro de US$ 3.000 cada. Os cinco projetos que mais se destacarem ao longo do programa receberão um prêmio equivalente a US$ 10.000 para impulsionar o crescimento de seus negócios. u Os participantes terão aulas sobre temas como audiência, criação de conteúdo multimídia e monetização. As inscrições vão até dia 15 de outubro. Mais informações aqui. E mais... n O Balaio do Kotscho, coluna de Ricardo Kotscho, completou 15 anos ininterruptos no ar. O espaço, que estreou em 2008 no iG, ficou por sete anos no R7, do Grupo Record, e por quatro no UOL, até chegar recentemente ao canal My News. n A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a agência Fiquem Sabendo abriram inscrições para oficinas online e gratuitas sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), voltada para comunicadores que trabalham em iniciativas hiperlocais. Os encontros têm o objetivo de ajudar esses jornalistas a fazerem apurações com dados obtidos pela LAI. As inscrições vão até 24/9. n A revista piauí realizará nos dias 2 e 3 de dezembro a oitava edição do Festival Piauí, que reunirá profissionais de diversos países para debaterem o impacto das redes sociais e da inteligência artificial no jornalismo. Além das mesas com convidados internacionais, o Festival terá uma edição ao vivo do Foro de Teresina. Confira os convidados confirmados e compre seu ingresso aqui. n A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e a Google News Initiative (GNI) anunciaram os veículos selecionados para o Laboratório de Desenvolvimento de Audiência, que ajuda pequenos e médios veículos a diversificar receitas e entender melhor Google abre inscrições para programa de aceleração de startups jornalísticas Ricardo Kotscho sua audiência. Ao todo, foram selecionadas 15 organizações associadas à Ajor, que receberão mentoria sobre audiência digital, métodos ágeis e mentalidade de teste e aprendizado, definição de metas, SEO, entre outros. Confira os selecionados. n O Farofafá, canal de notícias focado em música e cultura brasileira, firmou parceria no Brasil com a plataforma de jornalismo independente Headline. Pedro Alexandre Sanches, editor do Farofafá, disse ter orgulho de atuar ao lado da empresa que abriga iniciativas e sites jornalísticos independentes. “Convidamos todos, todas e todes a frequentar o noticiário de Headline e a visitar o canal de Farofafá, em farofafa. headline.com.br. Reafirmamos assim, mais uma vez, nosso compromisso com o jornalismo cultural cidadão”, diz trecho do texto. n Nathalia Arcuri tornou-se a celebridade mais influente do Brasil no ranking do Most Influential Celebrities 2023 da Ipsos. Na pesquisa divulgada em 11/9, a dona do canal de finanças Me Poupe ocupou o primeiro lugar pelo bom desempenho nos critérios estabelecidos pelo estudo. Sobretudo nos de Confiança e Credibilidade, que analisam autenticidade, experiência e acessibilidade. Na segunda colocação dos TOP 5 está a atriz Paolla Oliveira, seguida de Gisele Bündchen, da chef Paola Carosella e do apresentador e atleta paralímpico Fernando Fernandes. Vale lembrar que em 2020 Nathalia foi eleita a +Admirada Jornalista de Economia, Negócios e Finanças, em votação promovida por este J&Cia e pelo Portal dos Jornalistas. Nathalia Arcuri Dos leitores “Sugiro repercutirem o excelente artigo do Eugenio Bucci no Estadão de hoje (7/9), com o enganoso título de Quem vai agradecer ao Jornal Nacional?. Na realidade, o articulista mostra que, agora que todo mundo fala na pandemia vencida e na punição dos facínoras de 8 de janeiro, ninguém está se lembrando da imprensa, que foi o grande líder nestes dois episódios. O artigo mostra que, quando o governo Bolsonaro resolveu esconder os números da pandemia, a imprensa substituiu o governo e alimentou a população com números corretos, que deu imenso trabalho levantar, entrevistou parentes de pacientes mortos, responsáveis pelos hospitais, alimentando a população com a informação necessária e sonegada pelo governo. No segundo caso citado, ao chamar corretamente de vândalos e terroristas os invasores do Congresso, do Palácio e do STF, a imprensa também cumpriu papel vital, levando a informação correta à população e anulando as várias tentativas dos golpistas de se vitimizarem e de justificarem seus atos. O artigo de Bucci está no Estadão de hoje e é pena que o tituleiro (como jornalista, sempre fui contra o fazedor de títulos) tenha falado em Jornal Nacional, quando o elogio é para toda a imprensa.” – Luiz Roberto de Souza Queiroz (Bebeto) Jornalistas&Cia é um informativo semanal produzido pela Jornalistas Editora Ltda. • Diretor: Eduardo Ribeiro ([email protected]–11-99689-2230)•Editorexecutivo: Wilson Baroncelli ([email protected] – 11-99689-2133) • Editor assistente: Fernando Soares ([email protected] – 11-97290-777) • Repórter: Victor Felix ([email protected] – 11-99216-9827) • Estagiária: Hellen Souza ([email protected]) • Editora regional RJ: Cristina Vaz de Carvalho 21-999151295 ([email protected]) • Editora regional DF: Kátia Morais, 61-98126-5903 ([email protected]) • Diagramação e programação visual: Paulo Sant’Ana ([email protected] – 11-99183-2001) • Diretor de Novos Negócios: Vinícius Ribeiro ([email protected] – 11-99244-6655) • Departamento Comercial: Silvio Ribeiro ([email protected] – 19-97120-6693) • Assinaturas: Armando Martellotti ([email protected] – 11-95451-2539)
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